sábado, 30 de janeiro de 2010

FRACASSO REVELADO


A onda neoliberal no seu afã de redução do papel do Estado surgiu com a figura das agências reguladoras, que funcionariam de forma independente dos governos, regulando, como seu nome já diz, e fiscalizando as empresas concessionárias de serviços públicos ou atividades privadas. Assim como um Banco Central independente, diziam, as agências estariam livres das influências dos governos e desempenhariam melhor sua função reguladora.

Passados oito anos do governo neoliberal de Fernando Henrique Cardoso e mais oito do governo Lula, que ao menos recuperou a capacidade do governo de formular políticas para estes setores, as agências continuam a dever nas questões técnicas e, principalmente, no atendimento aos interesses dos consumidores.

Vejam o texto completo em DIRETO DA REDAÇÃO

Nota do MST sobre prisão de militante em Santa Catarina

Entre nossos principais posicionamentos estão a defesa da agricultura familiar e camponesa, a luta contra os latifúndios improdutivos e a defesa de diversas populações contra a retirada sistemática, e muitas vezes violenta, de trabalhadores e trabalhadoras de suas terras e de suas casas, em nome de um modelo que somente privilegia grandes empresas e latifundiários.A prisão de homens e mulheres ligados ao MST, quando realizavam uma reunião com integrantes da comunidade, em Imbituba, demonstra uma faceta controversa do Estado, do poder policial e de uma parcela do judiciário. Estas pessoas foram detidas mesmo sem cometer qualquer crime, apenas pelo fato de trabalharem junto às famílias no esclarecimento de seus direitos enquanto cidadãos e cidadãs.

Vejam o texto completo em KAOSENLARED.NET

Pesquisam na Venezuela uso de estudantes para distúrbios opositores

Caracas, 29 jan (Prensa Latina) O ministério Público venezuelano pesquisa hoje a utilização de estudantes como ponta de lança para gerar distúrbios, prática promovida por setores radicais da oposição.

A pesquisa começa a partir de uma denúncia apresentada pela Juventude do Partido Socialista Unido da Venezuela (JPSUV) ante a Promotoria, depois de fatos violentos que deixaram dois estudantes mortos no estado de Mérida, além de incidentes em outros pontos do país.

Vejam mais em PRENSA LATINA-Agencia Informativa Latinoamericana

Responsabilizar as multinacionais pelos crimes do Apartheid

Uma acção destinada a tornar-se um marco histórico está a decorrer num Tribunal Federal de Nova York. As vítimas do apartheid na África do Sul apresentam queixa contra as corporações que, dizem, ajudaram o regime pré-1994. Entre as empresas multinacionais encontram-se a IBM, a Fujitsu, a Ford, a GM e os gigantes da banca UBS e Barclays. A acção judicial acusa as corporações de "participação por conhecimento em e/ou cumplicidade com os crimes do apartheid; de execuções extrajudiciais; de tortura, prolongada detenção ilegal e tratamento cruel, desumano e degradante. O pedido de indemnização por danos, apresentado pelos advogados, ascende a 400 mil milhões de dólares.


Vejam o texto completo em ESQUERDA.NET

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

RCTV apoia a "Solução Militar" para a saída de Chávez - EL PAÍS amordaça Chavez

RCTV apoia a "Solução Militar" para a saída de Chávez

EL PAÍS amordaça Chavez



Uma vez mais, o periódico EL PAÍS nos obsequia com uma lição de periodismo de qualidade com o Editorial, publicado em 26 de janeiro, Chávez Amordaza. Recordemos que um editorial marca a linha ideológica de um meio periodistico e, neste caso, define claramente a posição que tem esse meio com respeito ao processo venezuelano.

El País faz uma crítica à suspensão temporária de 6 cadeias de televisão na Venezuela. As cadeias American Network, America TV, Momentum, RCTV, Ritmo Son y TV chile, foram suspensas até cumprir a legalidade vigente. Os argumentos de El País coincidem com os que se difundem internacionalmente pelas mídias comerciais.

Começa o Editorial com a afirmação que "O Governo venezuelano cortou definitivamente o sinal do canal de televisão". A suspensão da emissão destes 6 cainais não é definitiva. Não há nenhuma declaração por parte dos responsáveis desta suspensão que indique que seja definitiva, ao contrário, trata-se de uma suspenção temporária. Já foi repetido uma e outra vez por parte da CONATEL, Comissão Nacional de Telecomunicações. e o provedor do cabo de onde esses canais transmitem. Não é, absolutamente, uma suspensão definitiva como diz o artigo.

As cadeias suspensas, que conheciam perfeitamente o marco jurídico que deviam cumprir, devem apresentar-se na CONATEL para sua supervisão, registrar-se como produtora nacional audiovisual, e assim cumprir com os requisitos que marcam a Lei Organica de Telecomunicações, a Lei de Responsabilidade Social no Radio e Televisão e, imediatamente, reiniciariam sua transmissão. É, portanto, uma medida que se ajusta às leis venezuelanas. TV Chile, por exemplo, já está em processo para restabelecer sua emissão.

Vejam mais em REBELIÓN.ORG


Avatar: los límites de una película producida bajo la lógica espectacular del capitalismo

(...)
Sin embargo, creo que sería errado pensar que todas las películas de Hollywood responden a un mismo formato estético o a una misma preocupación ideológica. Por más que las películas de Hollywood estén sometidas a férreas normas de producción y distribución, el circuito que une creadores, productores, y espectadores nunca es cerrado ni unidireccional, existen creadores insumisos y espectadores heterodoxos capaces de producir interpretaciones alternativas a las dominantes. Si afirmamos que todas las películas hechas en Hollywood representan sólo y exclusivamente una visión capitalista y pro norteamericana del mundo, estaremos ignorando casi todo lo que hemos aprendido de las concepciones de la cultura que han articulado pensadores como Antonio Gramsci o Raymond Williams. No toda producción de Hollywood responde a los valores hegemónicos –algunas muestras claras en mi opinión serían El Padrino o The Matrix – y, sobre todo, no todas las interpretaciones de una película coinciden con las intenciones del director o los productores.

Vejam o texto completo em REBELIÓN.ORG

Trocadilho infame


De Pedro Mendez para REBELIÓN.ORG

Avisos sobre eventos meteorológicos severos por cidades e regiões na internet


Um novo sistema de avisos meteorológicos agrega informações sobre eventos severos às previsões de tempo por cidades disponíveis na página do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE): www.cptec.inpe.br
Assim, o usuário pode obter de forma rápida e clara as previsões de tempo e, quando for o caso, os avisos de eventos severos para uma determinada região ou cidade.


Vejam mais em PRAVDA.RU

Um camponês contra Kátia Abreu

O pequeno agricultor Juarez Vieira Reis enfrenta na Justiça uma das líderes da bancada ruralista no Congresso, que tomou suas terras há sete anos

Eduardo Sales de Lima
da Redação do Brasil de Fato
O camponês Juarez Vieira Reis foi expulso em 2003 da terra onde vivia desde o seu nascimento, em Tocantins, graças a uma intervenção judicial a pedido da senadora Kátia Abreu (DEM/TO). É que ela recebeu as terras de Juarez de presente do ex-governador tocantinense Siqueira Campos. O Projeto Agrícola Campos Lindos, criado em 1999, expulsou dezenas de pequenos posseiros de suas terras para entregá-las a figurões políticos e endinheirados, entre eles, a presidente da Confederação Nacional de Agricultura (CNA), entidade que aglutina grandes proprietários rurais.
Entre as terras “doadas” por Siqueira Campos a Kátia Abreu, estavam os 545 hectares onde Juarez vivia desde o seu nascimento: a fazenda Coqueiro. Em dezembro de 2002, a senadora entrou com uma ação de reintegração de posse da área que lhe havia sido presenteada. Ela passou por cima da ação de usucapião em andamento, que dava respaldo legal à permanência da família de Juarez no imóvel. A Justiça de Tocantins aprovou a reintegração de posse e expulsou o posseiro e seus parentes.

Vejam o texto completo no PATRIA LATINA

Embaixador chileno critica excesso de força militar dos EUA no Haiti

Santiago do Chile (Prensa Latina) O uso da força dos Estados Unidos no Haiti "tem sido demasiado imponente", afirmou o embaixador chileno em Porto Príncipe, Marcel Young. Em entrevista ao diário chileno O Mercúrio, publicada nesta quarta, o diplomata disse que o Haiti é um país soberano e os soldados estadunidenses são "desnecessariamente agressivos".

Vejam mais em PATRIA LATINA

Acampamento internacional ajuda mulheres na reconstrução do país

É com o nome de três feministas haitianas - Myriam Merlet, Anne-Marie Coriolan e Magalie Marcelin - que está sendo instalado, no Haiti, o Acampamento Feminista Internacional. Organizações e redes feministas do mundo todo estão empenhadas na implantação do Acampamento, o qual servirá como apoio e atendimento às mulheres vítimas do terremoto que atingiu o país no último dia 12.

De acordo com as feministas, são as mulheres e as crianças as que mais sofrem em situações de emergência e desastres. Isso porque, além de terem que lidar com os danos físicos e psicológicos causados pelo episódio, ficam ainda mais vulneráveis ao tráfico de pessoas e à violência sexual e de gênero, práticas que se tornam mais recorrentes nesses momentos.

Vejam mais em ADITAL

As marcas das ditaduras e a revelação dos sobreviventes

“Uma sociedade com futuro é uma sociedade com memória. Não por conta do nunca mais, não, que eu não acredito nisso. Mas para que a vida em comunidade faça sentido”, disse Lilian Celiberti, na terça-feira (26), em Porto Alegre, pouco antes de Lula pegar o microfone. Lilian Celiberti, militante feminista uruguaia e uma das poucas sobreviventes da Operação Condor, sabe o que essas palavras significam.

Mas o que elas querem dizer? O que organiza a exigência da memória na vida política de um povo? Por que essas palavras fazem sentido e como se pode traduzir a clareza na face de Lilian Celiberti, quando as pronunciou, para milhares de participantes do FSM?
(...)
O desaparecimento de sua irmã e de seu cunhado foi um episódio inimaginavelmente doloroso para a sua família. E parece ter sido por ocasião deste evento que Bernardo tenha explicitado o fio condutor da memória silenciada, que não aleatoriamente é o mesmo que liga as ditaduras. A culpa que guarda a pretensão da função de um predicado atemporal e intransitivo do sobrevivente foi exemplarmente apresentada, lembrou Berrnardo, em A Escolha de Sofia (William Styron, 1979). Por que o soldado alemão não matou as duas crianças, em vez de pedir à mãe que ela escolhesse, entre o filho e a filha, qual iria morrer? A despeito de quem seja esse sujeito, há um dispositivo que o ultrapassa e que opera, nessa ordem macabra, a perversidade da transmissão da culpa. A transferência da culpa para a vítima e, assim, a perpetuação do sofrimento. O destino da culpa de Sofia é o suicídio, como se sabe. O livro de Styron é obra de ficção; seu argumento, não.


Vejam o texto completo na AGÊNCIA CARTA MAIOR

Guerra pela água

A Cruz Vermelha afirma que cerca de cem mil famílias palestinas dependem da colheita de azeitonas para sua subsistência, mas a cada ano o produto está mais escasso.

Segundo os agricultores, 2009 foi um ano particularmente ruim.

A seca não ajudou, mas os eles dizem que na raiz do problema estão as restrições impostas por Israel à circulação dos palestinos da Cisjordânia, assim como o muro construído pelo governo israelense.

Mais na BBC Brasil, com vídeo.


Rede de informantes seria entrada de jovens no conflito armado

Adital -
Ao que tudo indica, o conflito armado na Colômbia terá novos atores: os jovens estudantes. Como se não bastassem crianças recrutadas para fins militares, agora, serão os estudantes o objetivo militar dos grupos armados. Isso é o que denuncia o "Tribunal Internacional sobre a Infância afetada pela Guerra e pela Pobreza" da Missão Diplomatique Internationale Humanitaire Rwanda 1994.
(...)
Manifestação

Contrários ao uso de estudantes e jovens como informantes do conflito armado, associações estudantis realizam, hoje (29), uma manifestação em Bogotá, na Colômbia. O objetivo da mobilização é denunciar e repudiar a proposta de utilizar estudantes como informantes do Estado, anunciada na última quarta-feira (27) pelo presidente colombiano Álvaro Uribe.

A ideia do mandatário é reunir cerca de 1.000 estudantes - que receberiam US$ 50 por mês - para fornecer informações que sirvam de guia para a captura de grupos irregulares. Para Uribe, a justificativa de tal rede é para ajudar na redução da violência na Colômbia. No entanto, segundo os manifestantes, tal proposta servirá apenas para vincular os jovens ao conflito armado, sem tomar conhecimento das verdadeiras problemáticas sociais do país.


Vejam mais em ADITAL

Não vai dar no Jornal Nacional: Aparece uma vala comum na Colômbia com 2 mil cadáveres

No pequeno povoado de Macarena, região de Meta, 200 quilômetros ao sul de Bogotá, uma das zonas mais quentes do conflito colombiano, está sendo descoberta a maior vala comum da história recente da América Latina, com uma cifra de cadáveres enterrados sem identificação, que poderia chegar a 2.000 segundo diversas fontes e os próprios residentes. Desde 2005 o Exército, cujas forças de elite estão baseadas nos arredores, depositou atrás do cemitério local centenas de cadáveres com a ordem para que fossem enterrados sem nome.

Trata-se do maior túmulo de vítimas de um conflito de que se tem notícia no continente. Seria preciso ir ao Holocausto nazista ou à barbárie de Pol Pot no Camboja para encontrar algo desta dimensão.

Confira o texto completo no Vi o Mundo.


Edu Marcondes: Analisando o Populismo

Aceitar esses novos atores no cenário político tem sido complicado para setores tradicionais da sociedade latino americana acostumados aos benefícios dos regimes oligárquicos ou mesmo dos tolerados estados democráticos de raiz liberal-burguesa.

Por isso, diante da inexorável existência desses novos governos e governantes uma elite conservadora sentindo-se ameaçada na estabilidade de seus poderes tem recorrido a insidiosas campanhas golpistas para as quais conclama intelectuais, políticos e a mídia aliada com o intuito de repercutir deles uma imagem negativa que os abale, os enfraqueça, os ponha abaixo.

É nesse contexto que, na busca de um rótulo de comprovada eficácia propagandística, essas campanhas foram desenterrar o populismo, identificador de forma de governo que vicejou nos anos 1940, 1950, 1960 em vários países da América Latina.

Ainda que vivamos hoje numa realidade nacional e internacional completamente diferente das que o geraram naqueles anos não há nada que uma boa plástica semântica não consiga fazer rejuvenescendo um velho e até há pouco quase esquecido conceito.

O texto completo pode ser encontrado no Vi o Mundo.

São Paulo: busca e apreensão para calar blogueiro

Meu caro, está rolando uma situação grave para todos que tem blog. Está em andamento uma operação sigilosa para tirar o blog do delegado Roberto Conde Guerra - blog Flit Paralisante, que faz críticas aos policiais corruptos de sp. Ontem, acho que por descuido, foi publicado no diário oficial (veja lá no blog dele e já checamos, é verdade) um despacho da Justiça, atendendo a pedido de advogados dos piores e maiores policiais corruptos (todos ligados aos tucanos) do estado já denunciados no blog dele, para conceder BUSCA E APREENSÃO. O juiz pediu para que estes advogados informem o endereço para expedir o mandado. Portanto, em breve a casa do delegado blogueiro sofrerá a violência de uma busca e apreensão determinada pela justiça por conta do blog que ele mantém.

Continua no Vi o Mundo.

A arte da negociação com o MST

O juiz substituto da Comarca de Abaré, Antonio Henrique da Silva, realizou ontem audiência com integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) na região, que invadiram uma propriedade privada, para falar aos líderes sobre a determinação do juízo de Rodelas para desocupação da área invadida e informar a data para saída voluntária.

A audiência, que durou duas horas, resultou em um acordo, que concedeu a um grupo de 10 integrantes do MST um prazo adicional de 90 dias para colheita da lavoura plantada no local, desde que todos os barracos construídos na área fossem derrubados.

Continua no blog do Luís Nassif.


Blair nega 'acordo secreto' com Bush para invadir Iraque em 2003

O ex-premiê britânico Tony Blair negou que tivesse acertado um "acordo secreto" para invadir o Iraque com o ex-presidente americano George W. Bush durante uma visita ao rancho do líder americano em Crawford, no Texas.

Respondendo a perguntas feitas em um inquérito público em Londres que averigua a entrada da Grã-Bretanha na Guerra do Iraque, Blair disse que concordou publicamente naquela ocasião a se juntar à ação militar que os Estados Unidos planejavam no Iraque e que foi "aberto" sobre isso.

O ex-premiê defendeu a ação militar de 2003 no Iraque dizendo que Saddam Hussein tinha passado a representar uma ameaça de novas dimensões após os ataques da Al-Qaeda em 11 de setembro de 2001.

Continua na BBC Brasil.

Em outra notícia da BBC, Blair diz que invadiria o Iraque de novo...

Dentista trata de hipopótamo sem anestesia



Um hipopótamo de quase três toneladas foi submetido a um tratamento dentário sem uso de anestesia na última quarta-feira no zoológico Santa Fé, em Medellín, na Colômbia.

Segundo o jornal El Colombiano, o dentista Iván Bano acredita que um procedimento como esse nunca tenha sido realizado em um hipopótamo que não estivesse sedado.

O hipopótamo chamado Orion danificou um dos dentes incisivos do maxilar inferior em outubro do ano passado, ao morder uma coluna de metal. A lesão não era grave, mas apresentava riscos de inflamação e infecção a longo prazo, podendo até vir a causar a morte do animal.

O tratamento era necessário, mas hipopótamos sofrem o risco de morrer asfixiados quando tomam anestesia.

A solução encontrada pela equipe de veterinários do zoológico foi treinar Orion para manter a boca aberta por períodos prolongados, permitindo que alguém tocasse em seus dentes.

Mais na BBC Brasil.


Autoridades resgatam 1.400 turistas de Machu Picchu

Autoridades peruanas retiraram cerca de 1.400 turistas da região de Machu Picchu, depois que a forte chuva e deslizamentos de terra deixaram a região isolada.

Aproveitando uma brecha no mau tempo, o governo enviou helicópteros para resgatar as pessoas, mas cerca de 800 turistas permanecem no local, entre eles, cerca de 270 brasileiros, segundo o Itamaraty.

Mais de 80 mil pessoas foram afetadas pela chuva no Estado de Cusco, e 14 mil hectares de terra cultivável foram perdidos, segundo o presidente regional, Hugo Gonzalez.

Mais na BBC Brasil.


quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Ambientalista: SP privatizou as águas da chuva; a quem atende o gerenciamento das represas?

“O Pantanal inundou, de novo, porque as barragens do sistema do Alto Tietê estão excessivamente cheias para o verão, e a Sabesp abriu as comportas, contribuindo para alagar ainda mais região”, denuncia o economista e ambientalista José Arraes. “É uma irresponsabilidade a Sabesp e o Daee terem deixado a cheias chegar, para começarem a descarregar água dos seus reservatórios. É um crime. É um erro tremendo de gerenciamento”

Veja a notícia completa no Vi o Mundo.

A morte de Howard Zinn

Faleceu ontem, aos 87 anos, em viagem a Santa Mônica (Califórnia) o historiador, ativista político e – por que não? – anarquista Howard Zinn: http://pt.wikipedia.org/wiki/Howard_Zinn

Zinn foi uma figura muito importante nas mobilizações pelos direitos humanos nos EUA nas décadas de 1950 (qdo era professor no Sul e ajudou a lutar contra a segregação) e de 1960 (quando protestou contra a Guerra do Vietnã), entre outros feitos. Nas palavras de N. Chomsky: “ele deixou uma contribuição incrível para a cultura intelectual e moral americana. Ele mudou a consciência da América de uma forma muito construtiva. Eu realmente não consigo pensar em ninguém a quem eu posso comparar a ele nesse quesito”.


Mais no blog do Luís Nassif.

A aliança BC-mercado para garfar o Tesouro

Às vésperas da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), o secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, afirmou ontem que os juros pedidos pelos investidores para comprar títulos do governo estão ”acima do razoável”, levando em conta a perspectiva de inflação. Em tom mais elevado que o habitual, o secretário mandou um recado aos investidores: o Tesouro não vai sancionar taxa de juros elevadas nos leilões de vendas de títulos.

Mais no blog do Luís Nassif.

Chacina de Unaí completa seis anos de impunidade

A Chacina de Unaí completa seis anos neste 28 de janeiro. E, até agora, não há ninguém condenado pelos assassinatos.

Em 28 de janeiro de 2004, quatro, funcionários do Ministério do Trabalho e Emprego, foram assassinados enquanto realizavam uma fiscalização rural de rotina na região de Unaí, Noroeste de Minas Gerais. O motorista Aílton Pereira de Oliveira, mesmo baleado, conseguiu fugir do local com o carro e chegar à estrada principal, onde foi socorrido. Levado até o Hospital de Base de Brasília, Oliveira não resistiu e faleceu no início da tarde. Antes de morrer, descreveu uma emboscada: um automóvel teria parado o carro da equipe e homens fortemente armados teriam descido e fuzilado os fiscais. Erastótenes de Almeida Gonçalves, Nelson José da Silva e João Batista Soares Lages morreram na hora. O caso ganhou repercussão na mídia nacional e internacional.

Continua no blog do Sakamoto.


Irã executa dois ativistas políticos condenados por protestos

O governo do Irã anunciou nesta quinta-feira a execução de dois homens presos durante os protestos políticos desencadeados pela polêmica em torno das eleições realizadas no país no ano passado.

"Após os confrontos e eventos antirrevolucionários dos últimos meses, um tribunal islâmico revolucionário considerou os casos de alguns acusados e determinou a sentença de morte para 11 deles", afirma a agência de notícias iraniana Isna, citando o pronunciamento da promotoria.

"As sentenças contra dois destes indivíduos foram cumpridas neste amanhecer, e os acusados foram enforcados", acrescenta o texto.

Continua na BBC Brasil.


O IPEA para internautas

Ferramenta Mapas Ipea faz radiografia dos municípios brasileiros

Portal acessível pela internet oferece dados consolidados sobre diversos temas, como educação, pobreza e serviço público

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulga nesta quinta-feira, dia 28, às 10h, o portal Mapas Ipea, que permite aos internautas visualizar, no mapa brasileiro, diversas informações sobre os municípios do País. Por meio dele será possível, por exemplo, obter detalhes sobre as 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016.

Mais no blog do Luís Nassif.


A notícia no próprio IPEA aqui.


Milhares se despedem de Zelaya em Honduras

Milhares de pessoas se reuniram na tarde desta quarta-feira nas imediações do aeroporto internacional de Toncontín, em Tegucigalpa, para se despedir do ex-presidente de Honduras, Manuel Zelaya, que deixou o país depois de ter ficado mais de quatro meses abrigado na embaixada brasileira na capital hondurenha.

Zelaya deixou o prédio da representação brasileira por volta de 15h (horário local, 19h em Brasília) e seguiu em um comboio até o aeroporto, partindo para a República Dominicana, onde desembarcou no começo da noite.

Uma multidão já o aguardava nas proximidades da base aérea, carregando cartazes e bandeiras e gritando palavras de apoio.

Continua na BBC Brasil.


quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

E se o sistema operacional mais usado fosse o Linux?

Eu compreendo o indivíduo que declarou ter problemas em passar do Windows para o Linux


Senti o mesmo ao experimentar o Windows. Decidi experimentá-lo, depois de alguns amigos que o usam a toda a hora me dizerem que era ótimo.

Fui até ao site da Microsoft para baixá-lo mas não estava lá disponível.

Fiquei frustrado porque não consegui descobrir como se baixava o mesmo. Por fim tive que perguntar a um amigo e ele disse-me que tinha de o comprar.

Fui até o carro, fui até à Staples e pedi a um dos vendedores uma cópia do Windows. Ele perguntou-me qual, eu disse-lhe: “Quero a mais completa, por favor” e ele respondeu: “São ?599, por favor…”. Soltei um palavrão e voltei para casa de mãos abanando.

Continua no Invasão.com.br .

Após protestos, três canais de TV voltam ao ar na Venezuela

O governo venezuelano levantou a suspensão a três canais de televisão que ficaram três dias fora ar por desacatado às novas regras para a radiodifusão no país. O canal opositor RCTV e outras duas emissoras continuam suspensas.

De acordo com a Comissão Nacional de Telecomunicações (Conatel), as emissoras que tiveram o sinal cortado teriam fracassado em apresentar ao órgão a documentação exigida por lei para comprovar que a conteúdo da programação transmitida era predominantemente internacional.

De acordo com um comunicado divulgado pela Conatel, as emissoras tiveram permissão de voltar ao ar porque teriam apresentado os requisitos exigidos pela legislação.

Continua na BBC Brasil.

Filantropo americano doa obras de Picasso, Duchamp, Miró e Warhol a Cuba

O filantropo norte-americano Gilbert Brownstone, radicado na França, doou ao Museu de Belas Artes de Cuba 120 obras de Pablo Picasso, Joan Miró, Andy Warhol, Marcel Duchamp e outros cinco artistas de vanguarda, informou à AFP o próprio colecionador.

A notícia da AFP está disponível no UOL.

Presidente é reeleito em 1º pleito após fim de conflito no Sri Lanka

A comissão eleitoral do Sri Lanka declarou o atual presidente, Mahinda Rajapaksa, vencedor nas primeiras eleições presidenciais do país desde a derrota dos rebeldes do grupo Tigres de Libertação da Pátria Tâmil, no ano passado.

A supressão, pelo governo, do movimento separatista dos Tigres Tâmeis pôs fim a 25 anos de guerra civil no país.

Segundo a Comissão Eleitoral, Rajapaksa recebeu 57,8% dos votos, contra 40% obtidos pelo ex-chefe do Exército general Sarath Fonseka.

Aliados na batalha para derrotar os Tigres Tâmeis, Rajapaksa e o general Fonseka se tornaram inimigos por discordarem sobre quem merecia os louros da vitória. Após a desavença, o general Fonseka decidiu disputar a Presidência.

Continua na BBC Brasil.

Honduras II: Porfirio Lobo assume Presidência de Honduras

O novo presidente de Honduras, Porfirio Lobo, tomou posse na manhã desta quarta-feira na capital, Tegucigalpa, com o desafio de governar um pais dividido.

"Juro ser leal à República e assegurar que suas leis sejam cumpridas", disse Lobo, de 62 anos, durante a cerimônia de posse.

Lobo recebeu a faixa presidencial das mãos do presidente do Congresso Nacional, Juan Orlando Hernandez, que disse que o novo líder foi o presidente que recebeu o maior número de votos da história de Honduras.

Roberto Micheletti, que assumiu o poder em junho após a deposição do líder eleito Manuel Zelaya, não compareceu à cerimônia.

Continua na BBC Brasil.

Honduras I: Justiça de Honduras inocenta militares que depuseram Zelaya

A Suprema Corte de Honduras proferiu, nesta terça-feira, uma decisão que livra de qualquer responsabilidade penal os líderes militares do país que participaram da deposição do presidente Manuel Zelaya, em junho do ano passado.

Na ocasião, após ser retirado do poder, Zelaya foi enviado à força para a Costa Rica, o que, no entender do Ministério Público hondurenho, configuraria “abuso de poder”, já que a Constituição do país proíbe a expatriação de qualquer cidadão.

O presidente da Corte Suprema de Honduras, Jorge Rivera Avilés, no entanto, não acatou as acusações do Ministério Publico contra os seis líderes das Forças Armadas, aceitando os argumentos da defesa, que dizia que, na ocasião, os líderes militares teriam informações de que existiriam estrangeiros armados que representavam um “perigo para a segurança interna do país”.

O magistrado também aceitou o argumento usado pela defesa dos militares de que a expatriação de Zelaya na ocasião “se justificaria”, devido “ao grande perigo que corria o país e para proteger os bens e as vidas de hondurenhos e estrangeiros residentes”.

Continua na BBC Brasil.

Governo britânico 'rejeitou advertência sobre ilegalidade da Guerra do Iraque'

Os dois mais importantes conselheiros legais do Ministério das Relações Exteriores da Grã-Bretanha nos meses que antecederam a guerra no Iraque afirmaram que advertiram o governo em diversas ocasiões que a invasão era “ilegal”.

As declarações dos advogados Michael Wood e Elizabeth Wilmshurst foram feitas nesta terça-feira durante um inquérito parlamentar britânico sobre os fatos que antecederam a guerra no Iraque, iniciada em setembro de 2002.

Wood disse que alertou o então ministro do Exterior, Jack Straw, que a invasão sem o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU) “seria um crime de agressão”.

Straw, no entanto, teria dito a Wood que ele estava sendo “dogmático” e que “a lei internacional era bastante vaga”.

Continua na BBC Brasil.

Ainda sobre o assunto, a BBC tem esta outra notícia...

Ministro da Justiça suspende Protógenes por causa do blog. Faltam 99 suspensões

O Ministro da Justiça Abelardo Jurema(*) suspendeu por dois dias o ínclito delegado Protógenes Queiroz por causa de um texto que publicou em seu blog.

Como há 100 comunidades na internet em defesa do ínclito delegado e como esses espaços costumam reproduzir textos originalmente publicados no blog do Protógenes, o ministro Abelardo Jurema(*) ainda punirá Protógenes 99 vezes.

O Ministro Abelardo Jurema(*) torna-se, assim, o pioneiro da censura na internet brasileira.

Mais no Conversa Afiada.

O resultado da chuva e da falta de dragagem

A velha mídia foge o quanto pode do encontro com a verdade. Mas não haverá como fugir para sempre. Desde 2005 não são feitas dragagens ou desassoreamento no rio Tietê. O investimento de décadas, mais de um bilhão de dólares no rebaixamento da calha do Tietê, foi jogado fora nesses quatro anos sem desassorear o rio.

Um dado crucial para o bem estar, a segurança e a vitalidade econômica da cidade – manter o rio desassoreado – foi ignorado pelos governantes.

Pergunta-se: como é que fica? Não se trata de um erro banal de planejamento, mas de descuido em relação a um ponto estratégico na vida da cidade: o rio Tietê.

Mais no blog do Luís Nassif.

Outra notícia sobre cheias no estado de São Paulo neste outro linque.

França lança míssil M51 a partir de submarino

O êxito do teste "marca uma etapa importante na modernização e adaptação do dispositivo de dissuasão da França em estrito respeito aos compromissos internacionais", ressaltou o Ministério da Defesa em comunicado.

A França espera substituir neste ano os M45, que equipam seus submarinos, por unidades de M51, um míssil mais potente e capaz de atingir alvos mais distantes, de até 8 mil quilômetros.

Notícia completa, da EFE, no UOL.

Provedores preocupados com projeto de Lei que os torna responsáveis pelas violações cometidas pelos usuários italianos

Companhias de internet e organizações de defesa das liberdades civis expressaram alarme quanto a um projeto de lei italiano que tornaria os provedores de acesso à internet responsáveis tanto pelo seu conteúdo audiovisual quanto pelas violações de direitos autorais praticadas por usuários.

O projeto, que deve ser votado no mês que vem, tornaria provedores italianos de acesso tais como Fastweb e Telecom Italia, e sites como o YouTube, do Google, responsáveis pela fiscalização do conteúdo de TV em suas páginas, segundo especialistas.


Mais no BR-Linux.

Catarse entrevista: "Quilombo dos Silva: um marco na luta quilombola e novo paradigma para rediscutir as cidades"

Em setembro de 2009, foi titulado o primeiro quilombo urbano no Brasil. Encravado num dos bairros mais caros de Porto Alegre, o Quilombo dos Silva se tornou não apenas uma referência para a luta quilombola, mas também para o conjunto do movimento social brasileiro. Em anos de resistência, enfrentando os interesses da elite econômica, os Silva construíram uma história vitoriosa de perseverança, coragem e alteridade. Nesta entrevista com o advogado da família e integrante do Movimento Negro Unificado (MNU), Onir Araújo, ele reflete sobre a situação atual dos quilombos, denuncia as ameaças aos direitos quilombolas feitas pelos ruralistas e seus representantes políticos, revela que a titulação é um marco na reparação às injustiças contra o povo negro e que abre a possibilidade pra se rediscutir o território das cidades.

- LEIA A ENTREVISTA EM http://www.coletivocatarse.com.br/
- para aqueles que têm blogs e veículos, este é um material realizado com a licença COPYLEFT, podendo ser feita a reprodução total ou parcial do material sem prévio aviso, apenas citando a fonte. POR FAVOR, ESPALHE!

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Adolescente recebe 101 chibatas por ter sido estuprada

Uma adolescente de Bangladesh recebeu 101 chibatadas por ter sido estuprada. O pai da jovem de 16 anos foi multado e advertido de que a família seria expulsa do vilarejo se ele não pagasse a dívida, segundo publica a edição online do jornal Telegraph.

De acordo com ativistas de Direitos Humanos, a jovem, que tinha se casado rapidamente após o estupro, divorciou-se semanas depois, quando um exame confirmou que estava grávida.

Mais no Terra.

Com anistia a Zelaya, Lobo quer agradar comunidade internacional, dizem analistas


O presidente eleito de Honduras, Porfirio Lobo, toma posse na próxima quarta-feira sob a promessa de fazer um governo de conciliação nacional no país centro-americano, após a grave crise política e os conflitos que seguiram a deposição do então presidente, Manuel Zelaya, no último dia 28 de junho.

Mesmo antes de assumir oficialmente ao cargo, Lobo já deu indicações de que pretende passar uma borracha nas divisões políticas que ainda permanecem evidentes em Honduras.

No último dia 20 de janeiro, o presidente eleito assinou um acordo com o governo da República Dominicana que dá a Zelaya – que está abrigado desde 21 de setembro na embaixada brasileira em Tegucigalpa – um salvo-conduto para deixar Honduras e seguir para o país caribenho na condição de hóspede.

Lobo também é o principal defensor de uma lei de anistia que perdoe os crimes políticos dos envolvidos na crise - e que pode ser votada já nesta terça-feira pela nova legislatura do Congresso hondurenho.

Continua na BBC Brasil.

Após protestos, moradores do Jd. Lucélia/Vila Nascente/Vila Nova Grajaú são perseguidos e ameaçados pela Polícia Militar e pela Polícia Civil

Eis aí, mais uma vez, o preço da ousadia. Cansados do descaso e da truculência do “poder público”, centenas de famílias do Jd. Lucélia/Vila Nascente/Vila Nova Grajaú se manifestaram em busca de uma solução digna para a situação de verdadeira calamidade que têm vivido, com suas casas inundadas em função de uma mal-feita e inacabada obra da Prefeitura. Não bastassem as violentas pressões para despejos e remoções absurdas, sem qualquer alternativa digna, que têm vitimado há meses milhares de famílias de toda a região. Não bastasse a violência das águas, potencializada por obras mais feitas e por possíveis ações deliberadas para afogar comunidades inteiras. No caso destas três comunidades agora, depois das mobilizações da última semana, a única resposta obtida do chamado "poder público" foi o aumento da repressão: durante os atos dos últimos dias, como foi amplamente noticiado, dezenas de policiais do Choque e da Tática já reprimiram violentamente os moradores desesperados e indignados.

Mais no Cocaia I Luta, via blog do Luís Nassif.

A guerra Chávez x Mídia - 2

Não creio ser o caso de se comparar Chávez a outras situações de oposição sistemática da imprensa a um líder, como costuma ser exemplificado com JK. O Brasil de 1960 não foi a Venezuela de 2010. Chávez não fechou nenhum jornal que o ataca. A Venezuela atual é uma sociedade muito dividida e a década de 90 lá já foi muito conflituosa também.

A lei que obriga à transmissão de programas políticos de Chávez é propagandista, existe, foi contestada, foi mantida e, portanto, deve ser cumprida. Não há nenhuma razão para não fazê-lo, todas as emissoras abertas e as demais a cabo o fazem. O fechamento de emissoras deu-se pelo não cumprimento da legislação, não por censura a críticas. Atribuir a isso agora é diversionismo. Seria considerar como “ato de protesto” uma simples transgressão de lei.


Confira o texto completo no blog do Luís Nassif.


Anistia denuncia abusos de governo interino de Honduras

Caio Quero
Da BBC Brasil em Tegucigalpa

Na véspera da posse do novo presidente de Honduras, Porfirio Lobo, a organização de defesa dos direitos humanos Anistia Internacional tornou pública uma série de denúncias sobre supostos abusos cometidos pelo governo interino do país, que assumiu após a deposição do presidente Manuel Zelaya, em junho do ano passado, e deixa o poder nesta quarta-feira.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Cérebro só consegue administrar 150 amigos em redes sociais, diz estudo

O cérebro humano é capaz de administrar um máximo de 150 amigos nas redes de relacionamento disponíveis na internet, como os sites Facebook e Orkut, revelou uma pesquisa realizada na Universidade de Oxford, na Grã-Bretanha.

Segundo Robin Dunbar, professor de antropologia evolucionária na entidade, este número é praticamente o mesmo que se via antes da existência desses sites.

Nos anos 90, o cientista desenvolveu uma teoria batizada de "Número de Dunbar", que estabelece que o tamanho do neocortex humano - a parte do cérebro usada para o pensamento consciente e a linguagem - limita a capacidade de administrar círculos sociais a até 150 amigos, independente do grau de sociabilidade do indivíduo.

Continua na BBC Brasil.

Zé Alagão pensou que tinha sowetizado a pobreza. A chuva jogou a pobreza na cara da elite

Conversa com um amigo navegante ilustre:

- Por que só agora, com a chuva, o pobre de São Paulo apareceu ?

- Porque o pobre de São Paulo foi sowetizado.

- Como assim ?

- A elite se fechou para dentro e jogou a favela na periferia, num conjunto de sowetos: Heliópolis, Paraisópolis, Jardim Romano, São Miguel Paulista.

- Mas isso sempre existiu.

- Existiu, mas a elite não via.

Continua no Conversa Afiada.


Bloguera paradójica en país desarrollado

Alberto Garzón Espinosa
Altereconomía


Artículo absolutamente imprescindible de Pascual Serrano en Público sobre la famosa blogera cubana Yoani y las paradojas en torno a su trascendente figura política y periodística. Es especialmente interesante porque en estos tiempos posmodernos, en los que se alza a los cuatro vientos las bondades de la web 2.0, es aún más fácil colar determinados goles en determinadas porterías. Y me refiero a todas aquellas personas identificadas con la "izquierda progresista" (¡vaya concepto más ambiguo!) que centran su actividad en la crítica pormenorizada al país cubano, aprovechando cualquier noticia o rumor sin constrastar para atacar sin piedad al pequeño país socialista; olvidándose, obvio es, de los más de 150 países capitalistas en los que sobrevivir es prácticamente imposible para la mayoría de la población.


Vejam o texto completo em REBELIÓN.ORG



Porque os EUA devem bilhões de dólares ao Haiti

Bill Quigley

Porque é que os EUA devem bilhões de dólares ao Haiti? Colin Powell, antigo secretário de Estado dos EUA, definiu a sua política externa como a "regra do Pottery Barn". Ou seja – "quem parte, paga".
Durante 200 anos os EUA fizeram tudo para "partir" o Haiti. Estamos em dívida para com o Haiti. Não é uma questão de caridade. Estamos em dívida para com o Haiti por uma questão de justiça. Indenizações. E não apenas os 100 milhões de dólares prometidos pelo presidente Obama – isso são trocos. Os EUA devem ao Haiti bilhões de dólares – com Bs maiúsculos.

Vejam o texto completo em PATRIA LATINA

Dilma diz que demora na capitalização atrasa plano da Petrobras

RIO (Reuters) - A ministra-chefe da Casa Civil e pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, afirmou nesta segunda-feira que a demora na aprovação do projeto de capitalização da Petrobras pelo Congresso está atrapalhando a conclusão do plano de investimentos da estatal para o próximos cinco anos.

"Isso já está atrapalhando o plano de investimentos da Petrobras... Ainda nenhum investimento foi postergado, mas estamos chegando no limite", afirmou Dilma a jornalistas após entrevista a uma rádio no Rio de Janeiro.

Vejam mais em REUTERS Brasil


O que não estamos a ouvir acerca do Haiti: petróleo

"Há prova de que os Estados Unidos descobriram petróleo no Haiti décadas atrás e que devido a circunstâncias geopolíticas e a interesses do big business foi tomada a decisão de manter o petróleo haitiano na reserva para quando o do Médio Oriente escasseasse. Isto é pormenorizado pelo dr. Georges Michel num artigo datado de 27/Março/2004 em que esboça a história das explorações e das reservas de petróleo no Haiti, bem como na investigação do dr. Ginette e Daniel Mathurin.

Também há boa evidência de que estas mesmas grandes companhias de petróleo estado-unidenses e seus monopólios inter-relacionados de engenharia e empreiteiros da defesa fez planos, décadas atrás, para utilizar portos de águas profundas do Haiti tanto para refinarias de petróleo como para desenvolver parques de tancagem ou reservatórios onde o petróleo bruto pudesse ser armazenado e posteriormente transferido para pequenos petroleiros a fim de atender portos dos EUA e do Caribe. Isto é pormenorizado num documento acerca da Dunn Plantation em Fort Liberté , no Haiti.

Vejam o texto completo em RESISTIR.INFO

O MEDO DA MÍDIA GOLPISTA


Os leitores possivelmente estão acompanhando a gritaria dos grandes veículos de comunicação relacionada com uma suposta ameaça de censura ou algo do gênero. Na verdade, atrás disso esconde-se uma estratégia destinada a enganar a opinião pública e dessa forma evitar avanços na área da mídia, cuja regulamentação está totalmente defasada e precisa ser atualizada. Ou seja, no fundo os barões da mídia presentes principalmente em O Estado de S. Paulo, O Globo e Folha de S. Paulo, TV Globo, Record, etc querem apenas defender privilégios e em nome disso misturam o conceito de liberdade de imprensa com o de liberdade de empresa.

Vejam o texto completo em DIRETO DA REDAÇÃO

Los Estados Unidos catedráticos de invasiones, saqueos, desfalcos y terrorismo.

Ya es hora que todos los pueblos de los paises capitalistas del norte,con su voto y sus luchas sean parte de la salvación de la humanidad y dejen de ser cómplices del desastre.
José Justiniano Lijerón | 24-1-2010 a las 21:29 | 216 lecturas

Todas las acepciones y sinónimos contemplados en cualquiera de nuestros diccionarios del idioma castellano, referentes a las palabras invasión, saqueo, desfalco y terrorismo, nos dan como resultado una interpretación correcta del idioma para atribuir sin lugar a equívocos de ninguna naturaleza, los hechos flagrantes, de ayer y de hoy, de las políticas que imprimen los gobiernos de los Estados Unidos de Norteamérica, en nombre de la “libertad y la prosperidad” a los países y pueblos del mundo que a ellos les viene en ganas.

No es necesario apoyarse ni adjuntar ninguna clase de documentos para sostener que ellos son los mejores catedráticos, en estas cuatro ramas de delitos condenables por el ser humano, que sin ser los más desgraciados son algunos de los cuales en que el sistema capitalista sustenta su modelo de “bienestar y despilfarro” a costa del hambre de las mayorías y de la salud del planeta.

Vejam o texto completo em KAOSENLARED.NET

Justiça Alemã emite mandado contra ex-ditador argentino

A ordem de prisão do ex-ditador argentino Jorge Rafael Videla foi emitida pela justiça alemã nesta segunda-feira.

Videla ocupou o cardo de presidente argentino entre 1976 e 1981, após um golpe de Estado que derrubou a presidente María Estela Martínez de Perón. O mandado internacional de captura foi emitida pela morte do estudante Rolf Stawowiok, em 1978.

Vejam mais em ESQUERDA.NET

Lula: indenização às famílias de militares mortos no Haiti é o mínimo que se pode fazer

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje (25) que o pagamento de uma indenização no valor de R$ 500 mil para cada família de militares brasileiros mortos no Haiti no terremoto é “o mínimo” que o o governo pode fazer. O projeto que prevê o pagamento foi enviado ao Congresso Nacional na última sexta-feira (22).

Vejam mais na AGÊNCIA BRASIL

Pirataria e Ética Hacker

Jamile Borges
Antropóloga, Professora da FACED-UFBA e Coord. técnica do Museu Digital da Memória Afro-Brasileira. http://www.arquivoafro.ufba.br

Eles já foram símbolo de medo, terror e morte. Já povoaram nossas fantasias e as telas de Hollywood. Hoje, representam a promessa de liberdade na política e na sociedade. De quem estou falando? PIRATAS!

Atos de pirataria eram praticados por tripulantes de navios sem bandeira, em alto-mar, contra propriedades ou pessoas, numa época em que o comércio era primordialmente realizado por vias marítimas. Eram homens que não se submetiam a qualquer tipo de lei; saqueavam embarcações de mercadores e percorriam as rotas comerciais em busca de objetos de valor. Eram vistos como mercenários, assassinos, párias da sociedade.

O mundo mudou e as formas de vender e comprar também mudou. Dos regimes mercantilistas e feudais ao capitalismo globalizado de agora, ser pirata pode até dar certo “status”.

Vejam o texto completo em NOVAE


O holocausto haitiano - dossiê da ESQUERDA.NET

Dez dias depois do terramoto que arrasou o Haiti, ainda não se sabe quantas pessoas morreram, a ajuda chega apenas a conta-gotas, os riscos de epidemias são cada vez maiores. O povo haitiano continua a morrer por causa do terramoto, mas também em consequência de séculos de exploração colonial.
Começamos este dossier recordando a Revolução haitiana (1791-1803) que levou à eliminação da escravatura e ao estabelecimento do Haiti como a primeira república governada por um descendente africano. Em seguida, Bill Quigley afirma que os EUA devem milhares de milhões ao Haiti.

Vejam o dossiê em ESQUERDA.NET

Mais cedo ou mais tarde a fatura deverá ser cobrada

Ricardo Zedano, RIA Novosti

Em uma entrevista a Raúl Fajardo, correspondente de guerra mexicano, autor do impactante documento "Osetia do Sul: crônica de genocídio e liberdade", comentei que o continente latinoamericano novamente cai na dependência depois de liberar-se do jugo espanhol.

Dentro deste contexto, a Colômbia ocupa um lugar especial devido à "ingenuidade" de seus governos, sobretudo ao do presidente Álvaro Uribe. Durante muitos anos os Estados Unidos vem "apoiando" o governo colombiano de diversas maneiras, como por exemplo, mediante convenios de assistência social, económica e humanitária através de diferentes organizações.

Vejam o texto completo em RIA NOVOSTI

Amorim diz que Haiti vai precisar de “Plano Lula” para reconstruir o país

Porto Príncipe (Haiti) - O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, disse hoje (23) que o Haiti vai precisar de um “Plano Lula” para a reconstrução do país, fazendo alusão ao Plano Marshall, a iniciativa dos Estados Unidos para reerguer a Europa depois da Segunda Guerra Mundial.


Vejam mais na AGÊNCIA BRASIL

Jornal da Ciência

Investimento em pesquisa cresce 10% ao ano no Brasil, aponta relatório dos EUA

Montante aplicado, no entanto, ainda é pequeno se comparado com países desenvolvidos

O Brasil é um dos países em que os investimentos em pesquisa e desenvolvimento mais crescem no mundo, afirma o Conselho de Ciência e Engenharia dos Estados Unidos, que acaba de soltar o seu relatório bianual, considerado um dos mais importantes guias para a formulação das políticas públicas americanas na área.


Tecnologia criada por estudante da Coppe ganha prêmio internacional

Artigo de doutorando foi um dos três premiados pelo as Instruments Student Paper Award, durante a Conferência Europeia de Processamento de Sinais

Nascido em Duque de Caxias, Baixada Fluminense, e criado na favela da Grota - comunidade de baixa renda do subúrbio do Rio mais conhecida pelo baixo índice de desenvolvimento humano e o trágico assassinato do jornalista Tim Lopes por traficantes em 2002 -, Wallace Alves Martins é exemplo de como o estudo e uma boa orientação dos pais podem fazer pessoas romperem barreiras sociais e almejar um futuro melhor.

Vírus da dengue pode levar a transtornos neurológicos

Entre 1% e 5% dos casos de dengue evoluem para transtornos neurológicos, como mielite e encefalite

Durante a epidemia de dengue de 2002, muitos pacientes não diagnosticados com a doença deram entrada nos hospitais da rede pública com quadros neurológicos. Segundo a neurologista Marzia Puccioni-Sohler, não se tratava de coincidência.


Essas e mais outras informações no JORNAL DA CIÊNCIA-SBPC

domingo, 24 de janeiro de 2010

A verdadeira Bahia é o Rio Grande do Sul

- Trabalhar na RBS é o sonho de qualquer um da área da comunicação.

Ela disse à entrevistadora e a outros sete candidatos a uma vaga de estágio. Me espantou menos a afirmação do que a sinceridade com que foi dita. Parecia realmente feliz – e um pouco nervosa – por estar ali.

Somos quem podemos ser. Sonhos que podemos ter.


Porrada do jornalista Alexandre Lucchese na zumbilândia dos operários da comunicação gaúchos. Lá no jornalismo B.

O comunista que o FBI usou para envelhecer Bin Laden

“A segurança de Bin Laden não está em perigo, mas a minha está”, criticou o representante comunista no Parlamento de Madrid ao saber que o seu retrato fora aproveitado pelos Estados Unidos para “atualizar” o do líder da Al-Qaeda.

O embaixador americano em Espanha já esclareceu que tudo não passou de um erro humano sem intenção política. Mas Gaspar Llamazares não ficou convencido e exige receber explicações ao mais alto nível: do FBI, do governo dos Estados Unidos, do Congresso americano. Em causa está o fato de a sua fotografia ter servido de base para criar uma imagem actualizada de dois terroristas procurados: Ossama bin Laden e Atiyah Abd al-Rahman. O primeiro é o alegado líder da Al-Qaeda e está em paradeiro desconhecido há nove anos. O segundo é membro do Grupo Combatente Islâmico Líbio.

Vejam mais em O OUTRO LADO DA NOTÍCIA


A ciência do clima: Observações versus modelos

por Richard K. Moore

Se a um homem for apresentado um fato que vai contra seus instintos, ele o examinará atentamente e, a menos que a evidência seja avassaladora, ele se recusará a acreditar nele. Mas se, por outro lado, lhe for apresentado alguma razão para atuar de acordo com seus instintos, ele o aceitará mesmo com evidências mínimas.
– Bertrand Russell, Caminhos para a Liberdade, 1918.
Ciência e Modelos

A verdadeira ciência começa com observações e medições. Isso leva a teorias e modelos, que por sua vez levam a predições. As predições podem então ser testadas por medições e observações adicionais, que podem validar ou invalidar as teorias e modelos, ou serem usadas para refiná-los.

Esse é o paradigma aceito por todos os cientistas. Mas, sendo cientistas pessoas, tipicamente numa comunidade acadêmica de pesquisa, dentro de uma sociedade política, muita coisa pode acontecer entre o copo e a boca na prática da ciência. Há os problemas da obtenção de fundos, da pressão dos pares e das considerações sobre a carreira, dos dogmas políticos dominantes, etc.

Vejam mais em RESISTIR.INFO