sábado, 20 de fevereiro de 2010

Goiás lidera tráfico de pessoas com 18% dos inquéritos abertos nos últimos 20 anos

Adital -
Goiás é o estado campeão no número de inquéritos abertos pela Polícia Federal (PF) para investigar casos de tráfico de seres humanos. Foram 147 desde 2000, quando houve um aumento nessa modalidade criminosa e nos procedimentos abertos para apurá-la em todo o País.

O Estado responde por 18% dos casos apurados em todo o Brasil: 800 nos últimos 20 anos, segundo dados divulgados ontem pelo Ministério da Justiça. São Paulo, o segundo colocado, teve apenas 99 inquéritos abertos pela PF.

Vejam mais em ADITAL-Tráfico de Pessoas


sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

A guerra duplica os casos de leucemia infantil no Iraque

Por si só os meninos iraquianos não tiveram bastante... agora, desgraçadamente, acaba de ser conhecido um estudo internacional que confirma que os casos de leucemia infantil duplicou em 15 anos.

Os dados tem surgido à luz graças ao trabalho conjunto de especialistas da Universidade de Washington (EEUU) e do Hospital Infantil e de Mulheres Al-Basrah (Basora) Ibn Ghazwan, filiado à Universidade de Al-Basrah (Basora). É o único da região que dispõe de tratamento para o câncer infantil.

Vejam mais em REBELIÓN.ORG

Cinco paises da OTAN pedirão a eliminação do arsenal nuclear na Europa

Cinco paises da OTAN, Alemanha, os três do Benelux e Noruega, vão pedir a retirada das bombas nucleares que ficaram na Europa como restos da Guerra Fria, uns duzentos artefatos para ser lançados de aviões da Aliança ou dos Estados Unidos. O primeiro ministro belga anunciou hoje a iniciativa com intenção de que seja registrada na elaboração do novo conceito estratégico que a OTAN deve adotar ao final do ano.


Vejam mais em EL PAIS.COM

Os documentos PDF são inseguros

Em uma batalha constante por manter limpos e seguros nossos computadores, as ameaças e as vulnerabilidades se multiplicam a uma velocidade incrível. Coisas que antes não representavam perigo algum, agora convertem-se em ferramentas ideais para quem desenvolve software malicioso e busca ganhar proveito por meios ilegais. Uma dessas coisas é o documento em formato PDF. De acordo com um estudo feito pela firma ScanSaf, oitenta por cento das vulnerabilidades detectadas no ano passado estão relacionadas com documentos pdf que contem código malicioso.

Vejam mais em REBELION.ORG

Charge do Tomy



Charge do Tomy para REBELIÓN.ORG

Brasil entre os melhores países do mundo em Olimpíadas de Matemática

País participa pela primeira vez da Romanian Master in Mathematics (RMM), competição que realiza sua terceira edição de quarta-feira (24) a 1º de março, na Romênia

O evento convoca os países com melhor desempenho no mundo na Olimpíada Internacional de Matemática (IMO). Além do Brasil participam este ano as delegações da Alemanha, Bielorussia, Bulgaria, Coreia do Sul, China, Estados Unidos, Hungria, Itália, Irã, Japão, Reino Unido, Romênia, Rússia, Sérvia, Turquia, Ucrânia. O Brasil é o primeiro e único país iberoamericano a ser convidado.

Vejam mais em Jornal da Ciência-SBPC


MULHERES-EUROPA: Cruzada contra mutilação genital

Pavol Stracansky

Viena, 19/2/2010, (IPS) - As centenas de milhares de meninas e mulheres, que correm o risco de sofrer uma mutilação genital na Europa, levaram várias organizações de direitos humanos a lançar uma campanha junto a governantes da região contra o que qualificam de procedimento brutal e perigoso.

A mutilação genital feminina (MGF) é um termo genérico que compreende diferentes procedimentos como extirpação total ou parcial dos genitais externos da mulher ou outro tipo de intervenção em seus órgãos sexuais sem justificativa médica. Trata-se de uma prática condenada por vários governos, organizações médicas e de direitos humanos do mundo.

Vejam mais em IPS

No Brasil, os 2.514 condenados por improbidade serão conhecidos

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu tornar públicos os dados do Cadastro Nacional de Condenados por Ato de Improbidade Administrativa no Brasil. A expectativa é de que todas as informações desse banco único de dados estejam disponíveis para consulta pública dentro de 30 dias, no site do CNJ.

Com a decisão do CNJ, o Cadastro Nacional de Improbidade Administrativa poderá ser consultado, a qualquer momento, via Internet, por qualquer cidadão comum. Dessa forma, os 2.514 condenados, que até hoje são desconhecidos da opinião pública brasileira, terão seus nomes e os crimes que praticaram expostos publicamente.

Vejam mais em PRAVDA.RU

Astronomia: Brasil planeja parceria com organização internacional

Ministro da C&T visita observatórios no Chile

O Brasil continua avançando no planejamento estratégico da astronomia. Nesta quarta-feira (17/2), o ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, visitou as instalações dos observatórios Atacama Large Milimetric Array (Alma) e Very Large Telescope (VLT) no Chile. A visita foi feita a convite da European Southern Observatory (ESO), organização internacional que coordena os equipamentos.

O encontro de Rezende com pesquisadores faz parte das conversas da comunidade astronômica brasileira com a ESO para formalizar uma parceria capaz de desenvolver um telescópio com um equipamento de grande porte, o Europeans Extremely Large Telescope (E-ELT).

O telescópio Alma é o maior empreendimento em infraestrutura astronômica. Quando estiver pronto, terá 66 antenas de alta precisão para captar informações vindas do espaço.

Vejam mais no JORNAL DA CIÊNCIA-SBPC

Os restos mortais de Nicolás Copérnico receberão nova sepultura

Moscou, 19 de fevereiro, RIA Novosti.
Los restos mortais do astrônomo e sacerdote polonês Nicolás Copérnico serão enterrados em 22 de maio próximo na catedral de Frombork, norte da Polônia, informou hoje a agência KAI.

Nicolás Copérnico, célebre astrônomo, matemático e economista, viveu em Frombork desde 1510 e até sua morte em 1541. Serviu de cônego na catedral local. Instalou observatório e biblioteca em uma das torres da muralha que cercava a catedral.

Copérnico criou o sistema heliocêntrico do mundo, que deu início à primeira revolução científica.

Veja mais em RIA NOVOSTI

A batalha pelo dinheiro entre os mafiosos anticubanos

Percy Francisco Alvarado Godoy
Duas noticias recentes tem criado um verdadeiro alvoroço na mafia anticubana de Miami, provocando em alguns de seus representantes iradas e preocupantes reações, enquanto em outros, mais preparados na arte de manobrar e buscar formulas inimaginaveis para preservar seu tradicional
negócio da contrarevolução, fonte de seu permanente enriquecimento, se tem dedicado a tocar novas portas para obter o ansiado financiamento para suas campanhas pelas transição em Cuba.

A recente captura em Havana, em 4 de dezembro de 2009, de Alan P.Gross, mercenário a soldo da USAID e vinculado diretamente com setores da própria administração de Obama, por intermédio da Cuba Democracy Assistance, pôs a desnudo algo já amplamente conhecido por todos: as proprias administrações norteamericanas estão diretamente envolvidas no negócio de fomentar e financiar a contrarevolução interna dentro da Ilha, em aberta violação das normas internacionais.


Vejam mais em REBELION.ORG

Estudantes protestam nos EEUU contra advogado de Bush vinculado ao programa de torturas (+ video)

Em Maryland, nesta quarta-feira dois estudantes da Universidade Johns Hopkins interromperam a conferência do ex-advogado do governo Bush, John Yoo, quem ajudou a redigir os controvertidos memorandos do Departamento de Justiça que justificavam a prática conhecida como "submarino" e outras formas de tortura.

Antes do Yoo começar seu discurso, os estudantes pararam à frente da sala de conferencias com um cartaz que dizia: "processem a Yoo pela tortura".


Vejam mais em CUBA DEBATE-Contra o terrorismo midiático

A apropriação da democracia dos EUA pelas empresas

Por Noam Chomsky [Quarta-Feira, 17 de Fevereiro de 2010 às 16:03hs] O dia 21 de janeiro de 2010 irá permanecer como um dia sombrio na história da democracia dos EUA e do seu declínio.

Nesse dia, a Suprema Corte dos EUA decidiu que o governo não poderá impedir as empresas de fazer gastos políticos nas eleições - uma decisão que afeta profundamente a política governamental, quer interna quer externa.

A decisão marca ainda mais a apropriação pelas empresas do sistema político dos EUA. Para os editores do The New York Times, a decisão "atinge o coração da democracia" tendo "aberto caminho para as empresas usarem as suas vastas tesourarias para dominar as eleições e pressionar os políticos eleitos a cumprir as suas ordens."


Vejam o texto completo na REVISTA FORUM

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

¿Quiénes y por qué atacan a la economía española, o a la griega? ¿Y qué hacer para evitarlo?

Todo el mundo es consciente de que "van a por España", como decía un artículo publicado hace unos días en el diario El País. Dicho de otra manera, eso quiere decir que "los mercados" atacan a la economía española, que se difunden rumores sobre su debilidad, que salen capitales y, sobre todo, que las agencias de calificación pueden estimar que la capacidad de España para hacer frente a sus compromisos de deuda disminuye, lo que dificultaría la colocación de la deuda española, haciéndola más costosa y quizá impidiendo que pudiera seguir haciendo frente a sus compromisos de pago. Hasta aquí es más o menos lo que cuentan los periódicos y lo que dicen la mayoría de los economistas, pero conviene saber algunas cosas más.

Vejam o texto completo em REBELION.ORG

Universidade russa oferece 20 vagas para brasileiros interessados em estudar Relações Internacionais

A Universidade Amizade dos Povos (RUDN), localizada em Moscou, na Rússia, está com 20 vagas abertas, destinadas preferencialmente para brasileiros, para graduação, pós-graduação e intercâmbio em Relações Internacionais (RI). Apesar de ser em russo, não é necessário saber o idioma para realizá-lo. Isso porque, antes de ingressar no primeiro ano da graduação, o estudante faz uma Faculdade Preparatória. Com duração de 15 meses, tem como principal finalidade adaptar o brasileiro a nova língua para que ele se familiarize com os termos técnicos da profissão escolhida.

Vejam mais em PATRIA LATINA

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

2º trim./2010: Agravamento brutal da crise sistémica global – Reforço das cinco tendências negativas fundamentais

Para o LEAP/E2020, o efeito dos milhões de milhões gastos pelos Estados para "atravessar a crise" já se terá dissipado. Estas quantias imensas terão permitido atenuar durante alguns meses a evolução da crise sistémica global. Mas, como antecipado nos GEAB anteriores, esta estratégia não terá servido in fine senão para implicar definitivamente os Estados na crise gerada pelas instituições financeiras.
(...)
O agravamento brutal da crise sistémica global vai assim ser caracterizado por uma aceleração e/ou um reforço de cinco tendências negativas fundamentais:

  • a explosão da bolha dos défices públicos e a ascensão consequente das cessações de pagamentos de Estados
  • a colisão fatal do sistema bancário ocidental com a subida dos incumprimentos de pagamento e o muro das dívidas a chegarem à maturidade
  • a inelutável subida das taxas de juros
  • a multiplicação das tensões internacionais
  • a insegurança social crescente.

Vejam o texto completo em RESISTIR.INFO

Médicos formados em Cuba vacinam população haitiana

UM grupo de médicos formados na Escola Latino-Americana de Medicina em Cuba (ELAM), incorporou-se à campanha de vacinação que realizam os colaboradores cubanos no devastado Haiti.

Os jovens médicos, procedentes de vários países da América Latina, começaram seu trabalho num dos maiores acampamentos improvisados pelos danificados do terremoto, assistidos por cooperadores cubanos.

Vejam mais em DIGITAL GRAMNA INTERNACIONAL

Honduras: Agridem ao movimento de Camponeses e assassinam a membro da Frente de Resistência

x Radio Liberada / COFADEH

Denunciamos que os companheiros do Movimento Unificado de Camponeses do Aguán tem sofrido tres dias seguidos de agressões armadas, incluindo hoje.
Esta agressão foi liderada por grupos PARAMILITARES uniformizados como policiais (a serviço de Miguel Facusse), que com o apoio da polícia e do exército tem tentado tomar a terra que ocupam os companheiros.

Vejam mais em LA HAINE.ORG

Colômbia: Guerra midiática e cadaveres uteis ao Estado; Mães de Soacha contra a impunidade


A Diretiva 029 da Presidência da Colômbia dão preço aos guerrilheiros mortos em combate, criando assim uma dinâmica perversa... O Estado na Colômbia desapareceu com 50.000 pessoas.

As Mães de Soacha, são as mães de jovens assassinados pelo exército colombiano para fazer montagens midiáticas, dentro do quadro de sua guerra física e psicológica contra o povo colombiano. Como essas mães de Soacha, há milhares de mães na Colômbia que buscam a seus filhos desaparecidos, muitos deles fazem parte da macabra encenação dos "falsos positivos".

Os chamados "falsos positivos" (1) são crimes de Estado: são civis assassinados por membros do Exército colombiano, que depois o exército faz passar por "guerrilheiros mortos em combate"; às vezes os assassinados são disfarçados pelo exército com características do uniforme guerrilheiro. Esses crimes n crímenes de Estado: son civiles asesinados por miembros del Ejército colombiano, que después el ejército hace pasar por “guerrilleros muertos en combate”; a veces los asesinados son disfrazados por el ejército con prendas del uniforme guerrillero. Estos crímenes afetam toda a humanidade porque constituem crimes de lesa humanidade.

Vejam mais em KAOSENLARED.NET

Juíza afrouxa medidas antiterroristas a Posada

Jean-Guy Allard

• IncrIVELmente, enquanto o governo dos Estados Unidos decreta medidas extremas contra os viajantes de vôos procedentes de 14 países, incluindo escandalosamente Cuba, a juíza Kathleen Cardone, de El Paso, Texas, que julgará Luis Posada Carriles, autoriza explicitamente o terrorista a usar um avião privado para viajar ao julgamento, em fevereiro.

Afirmando paradoxalmente que seu cliente não pode viajar num vôo comercial, por classificar como terrorista, os advogados mafiosos de Luis Posada Carriles solicitaram essa ordem da juíza, embora alegassem diante dela que Posada NÃO se dedicou ao terrorismo.

(...)

O documento da corte texana, consultado na internet, indica que Alberto Hernández, o médico do agente da CIA, assassino, torturador e narcotraficante, afirma que este padece de "transtornos cardíacos, hipertensão, colesterol alto e doenças da pele".

Vejam o texto completo em DIGITAL GRAMNA INTERNACIONAL

Charge do Josetxo Ezcurra para REBELIÓN


Vejam em REBELIÓN.ORG

Feminicídio durante o Carnaval

“Morta por ciúmes”. “Sob cárcere privado por terminar um relacionamento”. “Perdeu parte da genitália em tentativa de estupro”. Estes enunciados foram retirados de três notícias que me deparei durante o Agendamento da Semana de Carnaval na mídia. Sem tanta repercussão, mesmo diante da dramaticidade dos fatos, estes acontecimentos são cada vez mais sintomáticos em relação ao aumento dos números da violência contra mulheres no País, e também na Paraíba.

Continue a leitura no blog Etnografias do Invisível.

-----------
N.E.: É por essas e por outras, que a charge do Angeli, publicada na Folha de S.Paulo em 26/01/2010, deve ser denunciada por mau gosto e desnaturalizada como possibilidade de denúncia contra a violência sofrida pelas mulheres. Um reforço negativo possui efeitos mais nefastos, do que provocar reflexões positivas sobre o assunto.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Más de 320 000 cubanos por primera vez a las urnas

s de 320000 cubanos usaran por vez primera su derecho a voto en los comicios parciales convocados por el Consejo de Estado,para elegir a los delegados a las Asambleas Municipales del Poder Popular.
Al confirmar la buena nueva, Rubén Pérez Rodríguez, vicepresidente de la Comisión Electoral Nacional (CEN), aseguró a la AIN que esa cifra nada despreciable corresponde a jóvenes que alcanzan la edad mínima necesaria para el sufragio, que la Constitución de la República y la Ley Electoral fijan en 16 años.

Esos miles de muchachas y muchachos cumplieron ya los 16 o los cumplirán en el periodo que media desde los anteriores comicios hasta el propio domingo 25 de abril de este año, día señalado para la primera vuelta de las elecciones, explicó el también vicecoordinador de los Comités de Defensa de la Revolución en el país, quien recordó que el vínculo comienza desde muy temprano, cuando con el uniforme escolar y los atributos pioneriles, niñas y niños custodian orgullosos y felices las urnas.


Vejam mais em KAOSENLARED.NET

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Banco privado publica "Uma leitura marxista da crise" (sic)

A nossa interpretação da crise é como se segue:
  • há um excesso mundial de capacidade de produção, devido essencialmente à globalização e ao investimento muito importante nos países emergentes;
  • o excesso de capacidade deveria normalmente fazer baixar a lucratividade das empresas; em reacção a esta evolução, as empresas tentaram reduzir os salários, de onde, em muitos países, o recuo da parte dos salários no PIB, que amplifica a insuficiência da procura em relação à capacidade; elas tentam também tornarem-se líderes na sua actividade para beneficiar de margens de oligopólio;
(...)


Vejam o artigo completo mais os gráficos em RESISTIR.INFO

Os EUA interpretam mal a política mundial do Brasil

Quando, por volta de 1970, os Estados Unidos se deram conta pela primeira vez que o seu domínio hegemónico era ameaçada pela crescente força económica (e, por consequência, geopolítica) da Europa Ocidental e do Japão, alteraram a sua postura, procurando evitar que tanto Europa Ocidental quanto Japão assumissem uma posição demasiado independente nos assuntos mundiais.

Ainda que não com palavras, a mensagem dos EUA foi: até agora tratámo-vos como satélites, exigindo que seguissem, sem questionamentos, a nossa liderança na cena mundial. Mas agora vocês estão mais fortes. Assim, convidamo-vos a ser sócios, sócios minoritários, que participarão na tomada de decisão colectiva desde que não se desviem demasiado por conta própria. Esta nova política dos EUA foi institucionalizada de diferentes maneiras - nomeadamente com a criação do G-7, com o estabelecimento da Comissão Trilateral e com a invenção do Fórum Económico Mundial de Davos como espaço de encontro da "amigável" elite mundial.

Vejam o texto completo em ESQUERDA.NET

Capangas armados provocaram conflito em Ponta Grossa, diz MST

Empregados do tenente coronel reformado da PM Valdir Copetti Neves, portando armas de fogo, provocaram o confronto deste sábado (13) na Fazenda São Francisco 2, na zona rural de Ponta Grossa (120 km de Curitiba). O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), que ocupou a terra, alega que as famílias agiram 'em nome da própria segurança' quando o tenente coronel – que se especializou em expulsar sem-terra, mandou seus empregados atirarem.


Vejam mais no PORTAL VERMELHO

Invictus ou como Clint Eastwood vê Mandela

É muito curioso que depois de tachar a Mandela de "terrorista", alguns que diziam isto antes o apresentam agora como se tivesse um lugar garantido no céu.

Há pouco tempo se vinha falando de Invictus que é o título que Clint Eastwood tomou emprestado de um dos podemas escritos por Nelson Mandela em seus longos anos de cativeiro. Estamos falando de uma produção em que Morgan Freeeman - que já havia interpretado a Deus numa ocasião - tem sido inspirador, produtor e protagonista.



Vejam o texto completo em KAOSENLARED.NET

24 coisas que podes fazer com Linux e não com Windows nem Mac


A seguinte lista foi realizada por um usuário de Linux que intentava explicar a um amigo o que não podia fazer no Windows ou Mac...

1 - Atualizar o sistema legalmente à última versão disponível e grátis.
2 - Conseguir que a última versão do SO corra mais rápido que a versão anterior na mesma máquina.
3 - Instalar facilmente e executar diferentes interfaces gráficas.
4 - Instalar 20 programas com um só comando.
5 - Atualizar automaticamente todos os programas que tenho instalados.
6 - Atualizar a mesma cópia de meu SO (Ubuntu) em varios equipamentos sem ter que preocupar-me pelas restrições de licença ou chaves de ativação.
7 - Presentear copias do SO e outros programas sem violar nenhuma lei governamental, ética ou moral.

8 - Ter um controle total sobre meu PC e saber que não há portas secretas em meu software, criadas às minhas costas por softwares mal intencionados, empresas ou governos.
9 - Não necessito proteção antivirus nem reiniciar meu equipamento durante meses, inclusive atualizando o sistema com as ultimas atualizações de segurança.
10 - Não tenho que desfragmentar o disco rígico, nunca.

Vejam os outros itens da lista em REBELION.ORG

Foguetes da Otan matam 12 civis afegãos

Por Golnar Motevalli

MARJAH, 14 de fevereiro (Reuters) - Foguetes da Otan mataram 12 afegãos neste domingo, o segundo dia da ofensiva para impor a autoridade do governo do Afeganistão num dos últimos grandes redutos do Taliban no país.

(...)
Apesar dos esforços, dois foguetes da Otan erraram o alvo e atingiram uma casa, matando 12 pessoas. O presidente afegão, Hamid Karzai, lamentou o fato e afirmou que as vítimas eram da mesma família.


Vejam mais em REUTERS BRASIL