sábado, 27 de fevereiro de 2010

Megaterremoto afeta 2 milhões e mata ao menos 214 no Chile

Um dos terremotos mais poderosos da história sacudiu o Chile neste sábado, matando pelo menos 214 pessoas e afetando cerca de 80 por cento da população do país. O tremor derrubou prédios, devastou uma cidade portuária e gerou um tsunami ameaçador no Pacífico que viaja para tão longe quanto o Japão.

Prédios se incendiaram, outros ruíram e grandes pontes em estradas caíram, mas o número inicial de mortos é relativamente baixo para um terremoto muitas vezes mais poderoso daquele que arrasou o Haiti no mês passado, de magnitude 7,0, e que matou mais de 200 mil pessoas.

A notícia continua na Reuters.


Coragem para fazer é: colocar a saúde da população em risco para fazer déficit zero

Matéria de Leandro Fortes, na Carta Capital, conta como os governos do Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal (PSDB e DEM) usaram recursos do SUS para fazer ajuste fiscal:

O Rio Grande do Sul foi o último estado a ser auditado, após um adiamento de dois meses solicitado pelo secretário da Saúde da governadora tucana Yeda Crusius, Osmar Terra, do PMDB, mesmo partido do ministro Temporão. Terra alegou dificuldades para enviar os dados porque o estado enfrentava a epidemia de gripe suína. Em agosto, quando a equipe do Denasus finalmente desembarcou em Porto Alegre, o secretário negou-se, de acordo com os auditores, a fornecer as informações. Não permitiu sequer o protocolo na Secretaria da Saúde do ofício de apresentação da equipe. A direção do órgão precisou recorrer ao Ministério Público Federal para descobrir que o governo estadual havia retido 164,7 milhões de recursos do SUS em aplicações financeiras até junho de 2009.

Continua no RS Urgente.

Decompondo uma biblioteca

Embora minha biblioteca continuasse crescendo, percebi que para compreender a essência da literatura brasileira, para obter um conhecimento total sobre ela, seria necessário compará-la a outras. Comecei, então, um processo compulsivo de comprar livros para formar, nessa mesma biblioteca, uma seção com os grandes clássicos universais, muitos dos quais eu conhecera na biblioteca paterna.

Então, aos autores brasileiros se somaram franceses, russos, portugueses, ingleses, italianos, norte-americanos, espanhóis, alemães e o magistral conjunto dos chamados hispano-americanos. Alguns dirão que essa biblioteca não tinha nada de especial, era uma simples coleção de clássicos. Mas havia uma diferença: é que, a partir dos poemas do Agostinho Neto, também passei a ler ― e muito ― os escritores da África.

E foi a experiência profunda e original expressa na literatura africana que me fez perceber que os cânones convencionais são o reflexo de uma mentalidade colonial e evolucionista. Assim, para obter o conhecimento total da literatura, era necessário incluir, além dos africanos, o mundo inteiro. E era fundamental estudar as literaturas antigas, clássicas e medievais. Porque a comparação tinha também que se fazer no tempo.

Confira o texto completo no Digestivo Cultural. O texto expõe a "decomposição da biblioteca" embora este trecho aqui mostre a composição...

EM EL SALVADOR, LULA VISITA TÚMULO DE RELIGIOSO ASSASSINADO

SAN SALVADOR, 26 FEV (ANSA) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou hoje, em San Salvador, o túmulo do arcebispo Oscar Arnulfo Romero, assassinado em 1980, sobre o qual foi depositada uma oferenda de flores.
Segundo Lula, o monsenhor Arnulfo Romero teve grande influência em sua trajetória política, principalmente na década de 1970, quando chegou à presidência do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Ele se referiu ao religioso como um símbolo da luta da Igreja na América Central.
Arnulfo Romero foi assassinado em 24 de março de 1980, um dia depois de fazer um discurso no qual pediu às Forças Armadas do país que recuperassem "a consciência" e se negassem a atacar a população salvadorenha.

Vejam mais em ANSALATINA

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Folha se lambuza no “esterco dos EUA”

Por Altamiro Borges em 25/02/2010

A Folha de S.Paulo, que mais parece um pasquim estadunidense feito no Brasil, ficou irritadinha na semana passada com as críticas de Marco Aurélio Garcia, assessor especial do presidente Lula para assuntos internacionais, à “hegemonia cultural dos EUA” na programação das TVs a cabo. O decadente jornal da famíglia Frias utilizou várias páginas para bombardear o intelectual petista – só faltou solicitar ao “democrata” Barack Obama o envio imediato de fuzileiros navais para trucidar os “nacionalistas”, inimigos do imperialismo, instalados no Palácio do Planalto.

Num dos textos, intitulado “que esterco é esse?”, a jornalista Ana Paula Sousa tentou satanizar Marco Aurélio Garcia – um dos alvos prediletos da rancorosa mídia golpista. Ela ouviu algumas figuras para reforçar a tese de que “as declarações do assessor provocam reações inflamadas no meio cultural”. Daniel Filho não escondeu o seu ranço senil. “Estamos diante de um homem que apóia Fidel e Chávez. As declarações são parecidas com as ouvidas nesses países”, esbravejou o ex-diretor da TV Globo, que fez fama e fortuna exatamente o período da ditadura no Brasil.

Vejam o texto completo em CONSCIÊNCIA.NET

Congresso do PT: oportunidade histórica para consolidar o projeto de Nação Brasileira

Política exterior e mundo

O Brasil, como Nação, pode ser considerado privilegiado, frente ao atual momento da conjuntura interna e internacional. A desastrosa crise do capitalismo mundial desencadeada pelo sistema financeiro e especulativo, está longe de estabilizar-se e apresenta novos e graves sintomas na Europa, devido aos trilhões de dólares dos cofres públicos desembolsados para atenuar a primeira onda da catástrofe. Os Estados Unidos continuam incapazes de resolver os próprios problemas domésticos, apesar da eleição de Obama e das tentativas de por um cabresto no selvagem mercado bancário e de algumas estatizações obrigatórias para tentar salvar o conjunto do sistema capitalista. Ao contrário, este parece sucumbir frente ao complexo industrial-militar e às armadilhas legadas da administração Bush e pela fortaleza intocada do imperialismo guerreiro, como a guerra do Afeganistão e a campanha contra o Iran. Na América Latina, o presidente norte-americano faz acordo com a Colômbia para instalar sete bases militares, e namora com a extrema direita republicana e com o Pentágono, organizadores e apoiadores do golpe de estado reacionário em Honduras, mostrando total incapacidade de mudar a política dos EUA para a América Latina, e projetando uma nova era de conflitos, conspirações e golpes, do que a sempre revitalizada campanha contra a Venezuela é o carro-chefe.


Vejam o texto completo em PATRIA LATINA

Mais de um milhão de iraquianos já morreram sob a ocupação norte americana

Mais de 1,2 milhões de iraquianos sofreram mortes violentas desde a invasão em 2003, de acordo com um estudo realizado pelo prestigiado instituto de pesquisa britânico Opinion Research Business (ORB). Estes números sugerem que as mortes causadas pela invasão e ocupação do Iraque competem em número com os assassinatos em massa do século XX, o número de mortos no Iraque ultrapassa em 800 000 a 900 000 vítimas o genocídio em Ruanda, em 1994 e agora está já próximo ao número de 1,7 milhões de mortos nos famosos ´campos da morte´ do Khmer Vermelho, nos anos 70 do século passado.

O levantamento ORB cobre quinze das dezoito províncias do Iraque. Entre as áreas não abrangidas estão as duas regiões mais instáveis do país, Kerbala e Anbar, e a província de Arbil, no norte, onde o instituto foi proibido de pesquisar por parte das autoridades locais. Depreende-se em face de entrevistas com 2 414 adultos que mais de um em cada cinco tiveram uma morte em sua casa por causa do conflito.

Vejam mais no TRIBUNAL IRAQUE-Audiência Portuguesa do Tribunal Mundial sobre o Iraque

A ditadura continua massacrando a oposição de esquerda - Novo assassinato de uma militante da Frente de Resistência em Honduras

Tercera Información

O Comitê para a Defesa dos Direitos Humanos em Honduras (CODEH) confirmou a denúncia da Frente Nacional de Resistência Popular (FNRP) no comunicado que sua militante Claudia Larissa Brizuela tinha sido assassinada.

O crime foi perpetrado ontem na colônia Celeo Gonzáles, San Pedro Sula, por uns individuos não identificados que chamaram Claudia Brizuela à porta de sua casa e ao vê-la a massacraram a balas. Os assassinos deixaram órfãos os filhos da mulher de 36 anos. Tinha dois, a filha menor, de ois anos, Said Meléndez Brizuela e o maior Eduard Brizuela, de oito anos.

Vejam mais em REBELIÓN.ORG

Ônibus anfíbio anda bem, sofre problemas, mas está bem agora



O "amfibus", construído na Holanda e usado na Escócia, voltou a ser testado hoje, depois de ter ficado de castigo por ativar um airbag sem necessidade. Pelo vídeo da BBC, ele parece só um daqueles ônibus escolares amarelos que se vê nos EUA — só que ele anda na água.

Mais no Gizmodo Brasil. Lá também está disponível um vídeo do ônibus.

Marcadores: "transporte coletivo", "ônibus"

Cientista russo minimiza o perigo de iceberg gigante à deriva na Antártida

Moscou, 26 de fevereiro, RIA NOVOSTI.
A preocupação em torno ao iceberg do tamanho de Luxemburgo que se desprendeu do glaciar Mertz na Antártida carece de fundamento, assegurou hoje o expert do Instituto de Investigações Cientificas do Ártico e Antártida (IICAA), Lev Savatyugin.

Anteriormente, o investigador australiano Neal Young informou que a massa de gelo desprendida de Mertz poderia afetar o comportamento das correntes oceanicas e influir no clima.

Vejam mais em RIA NOVOSTI

Ameaças e violência para quem investiga fornecedores da Apple

Então, deixe-me entender: se você for um repórter fora de uma fábrica da Foxconn, você pode ser arrastado, chutado, ameaçado enquanto sabe que as relações com a Apple tornam a Foxconn "especial". (Ah, e você soube do novo iPad, ele é muito demais!)

Para a Apple, isso significa duas coisas: ou eles fizeram negócio com uma empresa que tem predisposição à violência como forma de segurança, ou as exigências extremas da Apple por confidencialidade fizeram a empresa se comportar desse jeito.

Em nenhuma das situações dá pra acusar a Apple de ser a culpada. Nos dois casos, no entanto, eles estão pelo menos em silenciosa complacência.

Para entender o caso, veja o texto completo no Gizmodo Brasil.

Sobre este assunto, já vimos aqui no Blogoleone, sobre um funcionário que se suicidou, e um segurança que abusou deste funcionário, por conta do sumiço de um protótipo da Apple.

A indústria dos EEUU pede a seu governo que vigie a seis paises por promover programas de código aberto

O "eixo do mal" do software livre


A indústria cultural dos EEUU não gosta do software livre. A mesma Aliança Internacional pela Propriedade Intelectual (IIPA) que incluiu a Espanha entre os paises piratas, também pede a seu governo que vigie a varios paises por promover o uso de software livre. Os acusados poderão ser ouvidos na semana que vem pelo Escritório do Representante para o Comércio dos EEUU, o organismo federal que elabora a temida "Lista 301 ".

Duas potencias emergentes como India e Brasil aparecem no informe elaborado pela IIPA para o governo dos EEUU. O lobby cultural (que inclui a Business Software Alliance, BSA) os acusa de promover o uso do software livre em suas administrações publicas.

Vejam o texto completo em REBELION.ORG

Onda crescente de censura na Internet

Os êxitos recentes nos combates contra o controle da Internet serão suficientes para impedir a tirania?

O foco das atenções voltou-se para a censura da Internet esta semana, quando artigos foram publicados simultaneamente no Time Magazine e no The New York Times, defendendo a obrigatoriedade de licença para operar sítios na Internet. Esses artigos foram devidamente criticados por Paul Joseph Watson como uma tentativa coxa de apoiar o monopólio da mídia hoje em desintegração em face de uma blogosfera que está rapidamente a substituí-lo.

Vejam o texto completo em RESISTIR.INFO

Baú das eleições: o marketing e a propaganda em 89

Por Moriti Neto [Quinta-Feira, 25 de Fevereiro de 2010 às 15:36hs]

Os dias 15 de novembro e 17 de dezembro de 1989 foram definitivos para marcar um período histórico. Após 29 anos sem eleições diretas para presidente, a última havia ocorrido em 1960, com a vitória de Jânio Quadros, o Brasil foi às urnas em primeiro e segundo turnos, para escolher o mandatário da nação.

E a escolha foi repleta de momentos marcantes, com um amplo leque de possibilidades. É complicado imaginar que uma disputa presidencial como aquela volte a acontecer. Eram 22 candidatos – sem contar com o apresentador Silvio Santos, que concorreu por menos de 15 dias – alguns abastecidos com discursos de forte caráter ideológico. Nesse ambiente, as ferramentas de marketing eleitoral jogaram papel importante, com uma produção que ia desde jingles memoráveis até vídeos de campanha precários.


Vejam o texto completo na REVISTA FÓRUM

Editorial de CARTA MAIOR

"a ficha falsa da Dilma foi desmoralizada; o 'escândalo' da Eletronet não sobreviveu a 48 horas de desmentidos; a candidata do governo está em ascensão; a cadidatura Serra sofre voçoroca de desgastes e desânimo; Kassab submergiu nas águas da incompetência; a 'gestão' Arruda foi parar no xilindró; o emprego bateu recorde em janeiro; o otimismo empresarial atinge o terceiro maior nível desde 1995. O que sobra então ? Antecipar a temporada das 'denúncias' nas revistas semanais. Revisitar o 'mensalão'; ressuscitar 2005 em 2010. Ocultar a falta de projeto num denuncismo udenista enfadonho. A mídia cumpre o roteiro e repercute. A coalizão demotucana pede mais uma CPI. E o eleitor, aguenta tudo isso de novo, vindo, como vem, de quem inventou a Oração da Propina'? A ver."
(Carta Maior e a temporada precoce das denúncias nas semanais)


Vejam em CARTA MAIOR

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Eletronet: o lobby foi da Folha

Qualquer repórter iniciante, mais que isso, qualquer pessoa medianamente inteligente e intelectualmente honesta se perguntaria porque uma fonte estaria lhe passando informações denunciando uma operação da qual supostamente ela seria beneficiária. Aith não é ingênuo, não é novato e não é despreparado. Mesmo assim, não perguntou.

Não há hipótese de Aith/Folha não saberem que as informações vindas de Nelson dos Santos se destinavam a melar o PNBL. E, sendo assim, seria impossível que o PNBL beneficiasse Nelson e a Eletronet. Então por que insistiram nesse falso escândalo? Aliás, pela própria declaração de Nelson – só agora revelada por Aith – se constata que o repórter já sabia das pendências entre governo e Eletronet antes de saírem as denúncias. Estava informado sobre o imbróglio jurídico e sobre a maneira como a lógica do PNBL contrariava os interesses de Nelson. E reportou justamente o contrário, fazendo o jogo da fonte.

Confira o texto completo no blog do Luís Nassif.


Justiça aceita denúncia contra 11 no mensalão tucano

A Justiça de Belo Horizonte aceitou a denúncia contra 11 dos 14 acusados no mensalão tucano, esquema de caixa 2 da campanha do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) ao governo de Minas em 1998 e apontado pela Procuradoria Geral da República como a origem do mensalão federal. Já no caso de Azeredo, por ser senador, o processo fica sob responsabilidade do STF (Supremo Tribunal Federal).

Os 11 viram réus em ação penal na 9ª Vara Criminal de Belo Horizonte por peculato e lavagem de dinheiro. Entre eles, estão o ex-ministro das Relações Institucionais Walfrido dos Mares Guia e o publicitário Marcos Valério. Este último também é réu em outro processo do mensalão nas mãos do STF. Todos negam a acusação e dizem que não há irregularidade.

Notícia completa no R7, via blog do Luís Nassif.

Primo de Álvaro Uribe é preso pela segunda vez na Colômbia


O ex-senador colombiano Mário Uribe Escobar, primo e aliado político do presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, foi preso nesta quarta-feira por suposto envolvimento com grupos paramilitares.

O escândalo, que envolve dezenas de políticos colombianos, ficou conhecido como “parapolítica”.

Mário Uribe foi preso em Medellin horas depois que a Suprema Corte ordenasse sua captura. O ex-congressista deve ser levado à capital Bogotá para responder à acusação de conspiração para cometer atos criminosos, conforme informou a imprensa local.

Continua na BBC Brasil.

Cuba: comissão denuncia prisão de opositores antes de enterro de dissidente

O governo de Cuba lançou uma operação policial contra dissidentes da oposição na terça e quarta-feira, segundo informou à BBC o presidente da Comissão de Direitos Humanos no país, Elizardo Sánchez.

Segundo o correspondente da BBC Mundo em Havanna, Fernando Ravsberg, o objetivo parece ser impedir que os opositores compareçam ao funeral do prisioneiro político Orlando Zapata Tamayo, morto na terça-feira após 85 dias de greve de fome.

Zapata deve ser enterrado nesta quinta-feira de manhã em Banes, sua cidade natal, há cerca de 1.000 km de Havana.

Segundo a agência de notícias AFP, cerca de 30 dissidentes foram presos em várias províncias. De acordo com Sánchez, outros 60 dissidentes estariam detidos em suas casas.

Continua na BBC Brasil.


A dívida bilionária da El País

A Prisa, maior grupo de mídia, em vendas, da Espanha (e que controla o jornal El País), negocia com investidores estrangeiros a venda de uma grande participação para ajudar a pagar seu endividamento líquido, de cerca de € 4,9 bilhões.

A companhia, que anunciou o refinanciamento de um empréstimo-ponte de € 1,9 bilhão na segunda-feira, confirmou em documento enviado ontem às autoridades reguladoras locais que os investidores poderiam injetar entre € 450 milhões e € 600 milhões em capital novo.


Continua no blog do Luís Nassif.

Abbas denuncia 'provocação' em decisão de Israel sobre locais santos


O presidente palestino, Mahmoud Abbas, classificou a intenção israelense de incluir dois locais sagrados do território palestino ocupado da Cisjordânia na lista do patrimônio nacional do país como uma “provocação”.

Segundo Abbas, a decisão pode dar início a uma guerra religiosa entre judeus e muçulmanos.

"Uma provocação assim não contribui para o processo de paz. Isso pode provocar uma guerra religiosa", disse Abbas em discurso no Senado belga.

Os planos do governo do premiê israelense Benjamin Netanyahu, divulgados domingo, já geraram protestos na Jordânia, Egito e Síria. O Hamas, grupo rival do Fatah de Abbas, também criticou a medida.

A Autoridade Palestina convocou uma greve de três dias, a partir da última segunda-feira na cidade bíblica de Belém em protesto contra a ideia. Uma grande manifestação foi marcada para a sexta-feira.

A notícia continua na BBC Brasil.

Onda de suicídios leva França a discutir cultura ‘pós-privatizações’

Uma onda de suicídios numa das maiores empresas francesas vem levando o país a discutir o "choque cultural" entre os valores tradicionais do funcionalismo público do país e o foco na competição adotado após processos de privatização.

Após o 25º suicídio de um funcionário da France Télécom em apenas 20 meses, o governo francês fixou nesta semana um prazo para que grandes empresas do país adotem medidas contra o estresse no trabalho.

A própria empresa, privatizada em 2004, anunciou a suspensão de seus processos de restruturação e de realocação obrigatória de funcionários após os 25 suicídios, além de 15 outras tentativas de empregados de tirar suas próprias vidas.

Para analistas, o fenômeno é consequência desse "choque cultural" que opõe a visão tradicional que atribuía ao funcionalismo público um caráter social e as novas políticas comerciais agressivas, que privilegiam o aumento constante das vendas e da rentabilidade.

Mais na BBC Brasil.


Dissidente cubano preso morre após 85 dias de greve de fome

Um dos principais dissidentes políticos cubanos, Orlando Zapata, morreu na tarde de terça-feiraem um hospital da capital de Cuba, Havana, após uma greve de fome de 85 dias.

Zapata morreu aos 42 anos, mesmo após ter sido transferido de um presídio na província de Camaguey, onde começara a sua greve de fome, para o hospital.

Desde 2003, a organização internacional de defesa dos direitos humanos Anistia Internacional classificava Zapata como "prisioneiro de consciência".

Na época, ele foi preso com mais de 70 adversários políticos do regime comunista cubano.

Ele é o primeiro prisioneiro político a morrer de fome no país em quase 40 anos.

Mais na BBC Brasil.


quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

SUS inclui duas novas vacinas no calendário a partir de março

O Ministério da Saúde inclui, neste ano, duas novas vacinas no calendário público de vacinação. Em nota, o ministério informou hoje que vão ser incluídas no calendário básico de vacinação as vacinas pneumocócica 10-valente e a antimeningococo C. A primeira começa a ser ministrada em crianças menores de 2 anos de idade a partir de março e a segunda, a partir de agosto.

Continue lendo na Folha Online.

Sindicatos protestam na Espanha contra reformas na previdência

As principais cidades da Espanha devem ter grandes manifestações a partir desta terça-feira contra uma série de reformas na previdência propostas pelo governo do primeiro-ministro José Luiz Rodríguez Zapatero.

Milhares de pessoas devem ir às ruas de Madri, Barcelona e Valência em manifestações convocadas por centrais sindicais como a União Geral dos Trabalhadores (UGT) e a Comisiones Obreras, entre outras.

Na quarta-feira, mais cidades espanholas vão parar com milhares de manifestantes nas ruas de Oviedo, La Rioja e Ceuta. Na quinta, os protestos deverão chegar a mais cidades da região da Andaluzia e, no resto da semana, as manifestações deverão atingir também Palma de Mallorca e Bilbao.

Esta é a primeira vez que o governo do primeiro-ministro Zapatero enfrenta manifestações das centrais sindicais, que esperam reunir centenas de milhares de pessoas.

Mais na BBC Brasil.

Cientistas criam mosquito transgênico para conter dengue

Pesquisadores americanos e britânicos estão criando um tipo de mosquito transgênico em um esforço para conter a propagação da dengue.

O vírus que provoca a dengue se propaga através da picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypti e não há vacina para a doença.

Segundo especialistas, a dengue afeta até 100 milhões de pessoas por ano e ameaça mais de um terço da população mundial.

Cientistas esperam que os machos transgênicos que estão criando cruzem com fêmeas para produzir outras fêmeas que herdem um gene que limita o crescimento das asas.

Essas fêmeas têm sua capacidade de voar limitada, o que resultaria na supressão da população do mosquito.

Notícia completa na BBC Brasil.

Marcadores: "OGM", "organismos geneticamente modificados"

Governo decide: laptop educacional terá de usar software livre

“Durante a audiência pública do laptop escolar realizada nesta semana pelo BNDES, em São Paulo, nenhum assunto tomou tanto tempo quanto a definição do sistema operacional que rodará nos equipamentos. O governo já decidiu: o projeto não terá espaço para sistemas proprietários, isto é, software de companhias que não possam ter seus códigos manipulados. “Essa decisão não é apenas uma exigência do Ministério da Educação, é uma diretriz de governo”, disse José Guilherme Moreira Ribeiro, diretor de infraestrutura do MEC.

Texto completo no BR-Linux.

Ubuntu adaptado torna-se o sistema padrão dos telecentros

Serpro customiza uma versão mais leve do sistema operacional, capaz de funcionar em máquinas com configuração simples. Com o Ubuntu, os computadores dos telecentros passam a aceitar atualizações e oferecer opções de acessibilidade para deficientes visuais. A partir dessa definição do Programa Serpro de Inclusão Digital, todas as novas máquinas doadas pela empresa utilizarão o Ubuntu. Os mais de trezentos telecentros já existentes serão atualizados de forma gradual, durante visitas técnicas. Antes da opção pelo Ubuntu, as máquinas utilizavam o Fedora 4.(...)"

O texto completo no BR-Linux.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Agora só o marketing para resgatar partido desmoralizado

...depois das ameaças de cassar Arruda e o prefeito de SP, Gilberto Kassab - "Cúpula do DEM tem reunioes marcadas nos próximos dias com marqueteiros" e "pretende começar o quanto antes o trabalho de resgate da sigla (....)".

Blue Bus

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Pacote severo de austeridade provoca a ira da classe operária grega

O que estamos vendo na Grécia hoje, veremos amanhã na Espanha, Itália, Portugal, Irlanda e posteriormente em doa a União Européia.

O capitalismo grego se encontra em uma profunda crise. É o elo débil da corrente que está começando a romper. O país corre o risco de entrar em mora com seus pagamento da dívida externa, o que representa uma grave ameaça para a estabilidade do euro. Medidas severas de austeridade estão se impondo e estas estão provocando uma reação agressiva da classe operária.


Vejam o texto completo em LA HAINE.ORG

Comunicado no. 48 da FNRP sobre o Grupo do Rio no México

Aos representantes de Governo e Estado que integram o Mecanismo Permanente de Consulta e Acordo Político reunidos em Cancún México tendo em vista o vigésimo terceiro Encontro do Grupo do Rio expressamos:



Vejam em KAOSENLARED.NET o manifesto da Frente Nacional de Resistência Popular de Honduras.

Pos-modernismo, pseudociencias, religião e esquerda política

Há alguma relação entre pos-modernismo e pseudociência? Bem, talvez para poder responder com maior conhecimento de causa seja necessário definir ambos os termos. O pos-modernismo é uma corrente intelectual que tem em maior ou menor grau estas caracteristicas: a recusa da tradição racionalista da ilustração, o desapreço a qualquer tipo de comprovação empírica de seus discursos teoricos, e um relativismo cognitivo e cultural que considera a ciência como uma "narração" ou um construção social entre muitas outras.

Por pseudociência a definição que pode valer é: conjuntos de pensamentos, afirmações ou relações sobre realidades ou imaginações em todos os pontos inaceitáveis pela ciência; habitualmente quem a pratica apoia estes pensamentos mediante argumentos ou informações que estão longe de satisfazer os requisitos habituais na ciência.


Vejam o texto completo em KAOSENLARED.NET

O conflito na Venezuela: uma mirada mais à esquerda - 2

Ao mesmo tempo em que seria um exagero afirmar que toda a oposição venezuelana é fomentada pela CIA, não é errado dizer que a dividida e mal organizada oposição tanto ao processo bolivariano como ao governo Chávez tem um grau de articulação com as agências estadunidenses operadoras da política imperialista do Big Stick (porrete grande). Dentre elas está a CIA, e vem daí a referência para os protestos da juventude à direita. Um enlace da Agência que dera certo foi no movimento de oposição sérvio datado de 2000. Com grande criatividade e frescor juvenil, uma gama de universitários do país que fora líder da extinta Iugoslávia conseguiu derrubar o governo alimentado do discurso chauvinista e herdeiro das estruturas de Estado pós-Tito. Nessa luta de ares cívicos, o Império operou com desenvoltura, mesmo porque a defesa daquele governo era um absurdo.

Continua no Estratégia e Análise.

Charge do Josetxo Ezcurra para REBELIÓN



Esta é uma charge do Josetxo Ezcurra para REBELIÓN.ORG. Fiz tradução abaixo sem compromisso, livre e feliz como pinto no lixo:

" - Cavalheiro: temo que já tenha te ferrado e você vai morrer, mas antes rogo que me pagues logo e continuemos amigos.
.
- Mas, doutor, isso é um absurdo!
.
- Mais absurdo é o resgate financeiro e você não tem se queixado tanto!"

A OTAN mata 27 civis no sul do Afeganistão

A ISAF bombardeia um comboio de mulheres e meninos que confundiu com insurgentes talebãs

Um bombardeio das forças da OTAN no Afeganistão(ISAF) matou 27 civis na provincia de Uruzgan, ao sul do país, segundo o governo afegão. Entre os mortos há quatro mulheres e um menino confundidos com insurgentes, sobre quem se realizou ontem o ataque aéreo.

Vejam maia em EL PAÍS.COM

Montadoras querem impedir fabricação independente

Por Moriti Neto

Três montadoras de veículos automotivos, todas gigantes multinacionais, podem impor dificuldades ao consumidor brasileiro na aquisição de peças para reposição. É o que afirma um comunicado da Associação Nacional dos Fabricantes de Autopeças (Anfape).

Vejam mais na REVISTA FÓRUM

Golpistas impõem toque de recolher e fecham fronteiras no Níger

O CSRD (Conselho Supremo para a Restauração da Democracia), grupo que protagonizou nesta quinta-feira (18) um golpe de Estado no Níger, decretou a suspensão da Constituição, estabeleceu toque de recolher e fechou as fronteiras do país.

Continua no UOL Notícias.

Marcadores: "NÍGER", "Níger"

Pedro Simon analisa desempenho do Judiciário em relação a operações da Polícia Federal

Em discurso nesta quarta-feira (17), o senador Pedro Simon (PMDB-RS) fez uma análise da atuação do Judiciário brasileiro em relação a operações da Polícia Federal. Para ele, decisões de tribunais superiores entraram em choque com decisões de primeira instância tanto na Operação Satiagraha quanto na Operação Castelo de Areia.

Simon leu o artigo “A Justiça na UTI”, de autoria da procuradora Janice Ascari, publicado pelo jornal Folha de S.Paulo em 24 de dezembro do ano passado, onde ela examina os desdobramentos jurídicos da Operação Satiagraha. Para a procuradora, “após sucessivas intervenções jurídicas incomuns” as investigações sobre “um dos mais escabrosos casos de corrupção” do Brasil foram prejudicadas. Na opinião dela, leu Simon, a Satiagraha surpreendeu o país devido às “manifestações de autoridades e de instituições públicas e privadas em defesa dos investigados”.

A notícia da Agência Senado, foi vista no blog do Luís Nassif.


Mulheres infiéis são surradas com varas na Malásia

O governo da Malaia anunciou nesta quarta-feira o cumprimento da punição de três mulheres condenadas a serem surradas com varas pelas autoridades da Malásia por terem mantido relações sexuais fora do casamento.

O ministro do Interior malaio, Hishammuddin Hussein, afirmou que as punições foram executadas em uma prisão nos arredores da capital, Kuala Lumpur, no dia 9 de fevereiro.

A notícia da BBC pode ser conferida no UOL.

Braços Secos

Muita gente tem comentado sobre como o Haiti tem "azar" na história. País mais pobre das Américas, etc etc. Eu mesmo comentei isso quando ouvi do terremoto pela primeira vez. Pois bem, só pra constar: o Haiti não é o país mais pobre das Américas por azar, por incúria dos nativos, ou por um acaso inexplicável. É o país mais pobre das Américas porque tem sido, sistematicamente, alvo das atenções das grandes potências européias e dos EUA, que roubaram tudo que não estava pregado no chão. E olhe lá.

A leitura continua no blog Samba do Avião.