sábado, 6 de março de 2010

Fechamento abrupto da revista Cambio causa confusão na Colômbia

Causou surpresa na Colômbia o fechamento da revista de atualidades Cambio, com a rescisão de contrato de seus principais diretores, informa o jornal El Espectador. Segundo a Casa Editorial El Tiempo, cujo principal acionista é o Grupo Planeta, a decisão obedece razões econômicas, mas tanto o diretor quanto a editora da revista acreditam que também houve motivações políticas.

Ainda que o fechamento tenha obedecido a mais uma decisão de negócios do Grupo Planeta, “a decisão certamente alegrará o governo [de Álvaro Uribe], que terá um crítico a menos”, conclui Juanita León, do La Silla Vacía.


Vejam mais em KNIGHT CENTER FOR JOURNALISM IN THE AMERICAS

Mais sobre protesto na UFRGS: segurança universitária parte para o confronto

Reportagem da Catarse sobre a manifestação na reitoria da UFRGS para tentar impedir a reunião do conselho universitário da universidade que votaria hoje a criação do Parque Tecnológico.
A manifestação era pacífica até que a polícia federal e os seguranças tentaram acabar com o protesto agredindo os estudantes

sexta-feira, 5 de março de 2010

Projeto de lei pode bloquear YouTube na Inglaterra

Um projeto de lei, proposto pelo partido liberal-democrata britânico, dará poder à Alta Corte Inglesa para tirar do ar sites da internet que infrinjam as leis de direitos autorais do país, se for aprovado em definitivo. Ou seja, sites como o YouTube poderão ser bloqueados na Inglaterra.

A medida, que está dentro da Lei de Economia Digital, foi votada na Câmara dos Lordes por 165 votos a 140 e ainda precisa de aprovação na Câmara dos Comuns para poder ser colocada em prática. As informações são do jornal britânico “The Telegraph”.

Mais no UOL Tecnologia.

Para comitê dos EUA, Turquia cometeu ‘genocídio’ armênio na 1ª Guerra

Um comitê da Câmara do Representantes dos Estados Unidos aprovou, nesta quinta-feira, uma resolução que qualifica de "genocídio" o assassinato em massa de armênios por turcos otomanos durante a Primeira Guerra Mundial, apesar da oposição da Turquia e de membros do governo de Barack Obama.

A Comissão de Relações Exteriores da Câmara aprovou a resolução por 23 votos a 22, contrariando o conselho da secretária de Estado, Hillary Clinton, que recomendou que o Congresso evitasse ofender a Turquia com a aprovação da medida. O texto agora vai a plenário.

Logo após o anúncio da aprovação, o primeiro-ministro turco, Tayyip Erdogan, condenou a decisão que “acusa a nação turca de um crime que não cometeu”. Erdogan chamou seu embaixador em Washington para consultas.

Continua na BBC Brasil.

A verdade e a mentira na batalha pela América Latina

Ángel Guerra e Cabrera
La Jornada

A Carlos Montemayor

A criação da Comunidade de Estados da América Latina e o Caribe decidida no encontro de Cancún é reflexo institucional de um nível qualitativamente superior na luta dos povos de nossa América por sua emancipação, integração e unidade. Expressa também a criação de uma correlação de forças mais desfavorável ao exercício da hegemonia dos Estados Unidos até finais da década dos anos 90, que ajudaria a explicar a crescente militarização da política imperial. As grandes batalhas populares contra o neoliberalismo conduziram ao surgimento de um conjunto de governos com politicas mais ou menos radicais mas independentes de Washington e estimularam em graus distintos segundo os paises e grupos sociais a elevação da consciência latinoamericanista, antimperialista e inclusive anticapitalista a toda extensão de nossa região. Chegado este momento a batalha de ideias passava a ser um componente decisivo do enfrentamento ao imperialismo.

Vejam uma tradução do texto integral no espaço de comentários e o original em REBELIÓN.ORG
Editorial da Folha perde o ânimo com Serra














O jornal paulistano Folha de S. Paulo é sabidamente um diário serrista, ou melhor, era serrista. Hoje, em editorial, o jornal da família Frias "derruba os braços", como se diz, com o tucano José Serra. Derruba os braços, desanima, desacorçoa, murcha, perde o ânimo. A Folha está dizendo à Serra: - Te larguei, magrão! E o faz em tom lamentoso e quase cético em relação a uma possível modificação deste quadro de apatia tucana, pelo menos até outubro próximo.Do governador paulista, a Folha constata o seguinte: "Se grandes reservas de astúcia e de cautela são necessárias a um bom político, é também verdade que não há liderança concebível numa atitude de permanente aversão ao risco e à clareza de compromissos". (...)

*Leia a íntegra do artigo escrito pelo sociólogo Cristóvão Feil clicando AQUI

Matéria da Catarse: Estudantes da UFRGS denunciam reitoria por projeto de Parque Tecnológico

Não ouças as rádios oficialistas, não leia os sites dessas empresas de assessoria do poder hegemônico, assista a esta reportagem para saber o que aconteceu na UFRGS sobre o Parque Tecnológico:


Manifestação UFRGS
by temisnicolaidis

NESTA SEXTA-FEIRA, O PROJETO FOI RETIRADO DA PAUTA DA REUNIÃO DO CONSELHO.

Pascual Serrano: "O divórcio entre a realidade e o que as midias apresentam é abismal

Pascual Serrano, periodista, escritor e co-autor do site "Rebelión" da algumas receitas para evitar a desinformação: "Deixe de ver a telenovela, deixe de comprar jornais, deixe de ver a televisão e busque um bom livro".
(...)
P: Um dos aspectos que mais tem seguido o processo informativo dos meios espanhois diz respeito a Cuba e Venezuela. Como é esse processo e a que se deve?
R: Este processo que eu qualificaria de satanização não é uma questão ideológica. Eu o resumiria com uma frase de Vito Corleone que quando matava a alguém dizia "não é nada pessoal, são apenas negocios".

Vejam a entrevista em L`INFORMATIU.COM

A polícia agride ao pessoal da Embaixada de Cuba em Madrid. Ataque também em El Salvador

O Movimento de Solidariedade a Cuba e o pessoal da embaixada cubana em Madrid estão analisando os fatos graves que ocorreram na entrada do recinto da embaixada entre varios policiais, pessoal da embaixada incluindo o embaixador Alejandro Gonzalez Galiano, e alguns solidarios que haviamos sido convidados à embaixada por González.

Os fatos demonstraram uma clara mudança de estratégia da gusanera (contrarevolução cubana) que sugere que já está melhor organizada, e devem servir como aviso a todo o Movimento de Solidariedade no Estado espanhol.
(...)

Dirigente da ARENA liderou protesto ante embaixada de Cuba

Um grupo de pessoas da juventude do partido Aliança Republicana Nacionalista, ARENA, dirigidos por Martha Evely Batres, dirigente da juventude do partido ultradireitista ARENA, protestaram ontem terça-feira 2, ante a embaixada de Cuba.


Vejam o texto completo em LA HAINE.ORG

Libelu, Rolando Lero e Gustavo Corção na "Confecom da direita"

A terceira mesa da "Confecom da direita", realizada na última segunda-feira, foi intitulada “Ameaças à democracia no Brasil” e foi a mais trepidante de todas. Contou com Demétrio Magnoli, o Gustavo Corção da Libelu, Denis Rosenfeld, o Rolando Lero na filosofia gaúcha, e Amauri de Souza, sociólogo. Na mediação, Tonico Ferreira (Globo).

Ferreira é mais um daqueles que um dia foram de esquerda e transitaram alegremente para a outra ponta do espectro político sem culpas. Chefe de redação do semanário Movimento, no final dos anos 1970, Ferreira, de saída, denuncia o caráter autoritário da lei eleitoral. “É censura”, diz ele, antes de passar a palavra a Magnoli.

Vejam o texto completo em OPERA MUNDI

A conferência de comunicação particular da direita

Gilberto Maringoni

“O Plano Nacional de Direitos Humanos [PNDH] é totalitário”, “o stalinismo predomina no PT”, “temos de ir para a ofensiva”, “vamos acabar com essa história de ouvir o outro lado na imprensa”, “governo cínico, cínico, cínico!”, “democracia não é só eleição”. Frases assim, proclamadas com ênfase quase raivosa, deram o tom no Fórum Democracia e Liberdade de Expressão, realizado na última segunda-feira, em São Paulo.
(...)
Pois o Instituto Millenium fez seu convescote para cerca de 180 participantes. Eram empresários, jornalistas e interessados, que desembolsaram R$ 500 cada um, por um dia de atividades. Na mira dos palestrantes, os governos de centro esquerda da América Latina, os movimentos sociais, o governo Lula e o PNDH. As intervenções mais moderadas foram as de Roberto Civita (Abril) e Otávio Frias Filho (Folha), que buscaram, de certa forma, situar seus interesses na cena política. Externaram o que se espera de proprietários de monopólios.


Vejam o texto completo em OPERA MUNDI

quinta-feira, 4 de março de 2010

Manifesto de apoio a Denise Bottmann

rompendo o silêncio para manifestar o meu apoio a denise bottmann, tradutora e editora do blog não gosto de plágio, que está sendo processada pela editora landmark que busca, além de indenizações, a remoção do nãogosto da internet.

vale lembrar que, ao denunciar os plágios, a denise apresenta um trabalho sério e criterioso. os tradutores jorio dauster, heloisa jahn, ivo barroso e ivone benedetti publicaram um manifesto em defesa da denise. a luta dela é uma luta em nome do respeito ao leitor, da tradução e de todos nós tradutores. para dar aderir ao manifesto, há o abaixo-assinado online. já assinei e assinarei quantas vezes for preciso.

Continue lendo no blog Implicante.

Marcadores: "plágio"

No Maranhão e Tocantins, o respeito aos direitos humanos submergiu

Em julho de 2009, famílias atingidas pela construção da Usina Hidrelétrica de Estreito (MA) montaram acampamento nas portas do canteiro de obras da usina. Só sairiam de lá quando as reivindicações de seus direitos fossem atendidas. Já era o terceiro acampamento que subiam. E lá permanecem até hoje, sem nenhuma perspectiva de solução de seus problemas com relação às indenizações, reassentamentos (de pequenos proprietários, assentados e posseiros) e o reconhecimento de diversas categorias como atingidas (entre elas barqueiros, barraqueiros, pescadores, extrativistas e vazanteiros, que vivem do rio, mas que não possuem propriedade em suas margens a serem inundadas). Permanecem no acampamento vendo e ouvindo histórias de famílias expulsas por meio de despejos judiciais violentos, e sendo pressionadas a aceitarem cartas de crédito que não irão assegurar a aquisição de áreas semelhantes às que vivem hoje. A construção da usina, obra do PAC realizada pelo Ceste (consórcio de empresas responsável pelas obras, entre elas Vale, Alcoa e Camargo Correia), vai atingir 12 municípios: dois no Maranhão (Estreito e Carolina), e dez no Tocantins (Aguiarnópolis, Babaçulândia, Barra do Ouro, Darcinópolis, Goiatins, Filadélfia, Itapiratins, Palmeirante, Palmeiras do Tocantins e Tupiratins). Depoimentos colhidos pela Comissão Pastoral da Terra falam por si. Os nomes foram trocados para evitar mais perseguições. E as declarações estão publicadas do jeito que foram ditas, sem as amarras da língua:

Confira os depoimentos no Blog do Sakamoto.

Instituto Millenium: toda a democracia que o dinheiro pode comprar!

Acabou o carnaval, mas a festa continua. Vem aí, gente, o Fórum Democracia e liberdade de expressão, promovido pelo Instituto Millenium . O acontecimento será no dia 1º de março, no Hotel Golden Tulip, na capital paulista. A inscrição é uma pechincha: R$ 500 por cabeça.

A lista de palestrantes é de primeira. Lá estarão o dr. Roberto Civita (Abril), o ministro Hélio Costa (Globo), Marcel Granier (dono da RCTV, famosa por tramar e propagar o golpe de 2002 na Venezuela), Demétrio Magnoli (venerando Libelu de direita, que está decidindo se o melhor é ser contra a política de cotas ou contra a política de quotas), Denis Rosenfield (entidade do folclore gaúcho que ainda não tomou conhecimento do fim da Guerra Fria), Arnaldo Jabor (o espirituoso), Carlos Alberto Di Franco (dirigente da organização democrática Opus Dei), Marcelo Madureira (humorista neocon), Reinaldo Azevedo (claro!), Roberto Romano (ético ao quadrado) e os modernos deputados Fernando Gabeira e Miro Teixeira.

Texto completo na Agência Carta Maior. Via Conversa Afiada.

Marcadores: "Instituto Millenium"

Telecom: por que é tão ruim?

Idec: Por que antes da privatização era tão difícil conseguir um telefone fixo? Houve época em que as linhas eram investimento, como um carro, um imóvel...
VF:
Era tão difícil e caro porque assim queria o governo federal. Era do interesse do Delfim Netto, que era ministro do Planejamento na época, e de seus seguidores que isso acontecesse. Isso não acontecia porque a Telebrás e suas subsidiárias eram incompetentes e não tinham dinheiro. A Telebrás não tinha a liberdade que a Petrobrás e o Banco do Brasil tinham como estatal e foi isso que provocou seu engessamento. Enquanto os milicos governavam, as telecomunicações, por questões estratégicas militar, eram consideradas prioridade. Com a redemocratização, a Telebrás e suas subsidiárias tinham muitas linhas e recebiam muito dinheiro. Existia, inclusive, o Fundo Nacional de Telecomunicações, cujo objetivo era recolher o dinheiro de cada ligação e de cada assinatura. Tudo o que esse fundo arrecadasse deveria ir para instalações novas, que não foram feitas. Por ordem do Delfim Netto esse fundo era imediatamente roubado para o tal do Fundão, que tinha como objetivo pagar a dívida externa. Ainda assim a Telebrás chegava ao final do ano com 20 bilhões de lucro.

Uma entrevista muito interessante com Virgílio Freire, sobre porque os serviços de telecomunicações são tão ruins no Brasil, no IDEC. Via Conversa Afiada.


Requião e o PMDB

“O que Temer quer ser é presidente mesmo”, brada Requião, entre irônico e indignado, com voz de trovão, empenhado em revelar intenções supostamente escondidas pelo sinistro semblante do presidente do PMDB. A lógica do governador paranaense faz sentido, embora tenha um quê de teoria conspiratória: caso seja eleita, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (“uma gerentona”, segundo ele), teria enormes dificuldades de se relacionar com o Congresso Nacional, o que a tornaria refém do habilidoso Temer, raposa velha do Parlamento, ambiente pelo qual transita, há mais de três décadas, com grande desenvoltura. Assim, do Palácio do Jaburu, aprazível, mas anódina, residência oficial dos vices, Michel Temer conseguiria o que ninguém do PMDB conseguiu, desde o governo José Sarney, ou seja, mandar de fato no Executivo federal.

O "post" completo no blog Brasília, eu vi.

Venezuela proíbe venda de games violentos e armas de brinquedo

Entrou em vigor nesta quarta-feira na Venezuela uma nova lei que proíbe a venda e a importação de videogames violentos, armas de brinquedo e outros artigos semelhantes que façam alusão a guerras ou qualquer outro ato de violência.

A medida é uma tentativa de diminuir o ambiente de criminalidade no país.

Continua na BBC Brasil.


Iraquianos denunciam aumento de defeitos congênitos em Fallujah

Médicos no Iraque denunciaram um grande aumento no número de crianças com defeitos congênitos em Fallujah, que, há seis anos, foi palco de intensas batalhas entre tropas americanas e insurgentes.

Médicos na cidade responsabilizam as armas usadas pelo Exército americano durante a ação militar pelos defeitos congênitos. Segundo uma pesquisadora, agora a incidência de doenças cardíacas entre os recém-nascidos na região é 13 vezes mais alta do que na Europa.

O Exército americano afirma não estar ciente de nenhum relatório oficial demonstrando o aumento dos defeitos congênitos na área, e que leva “muito a sério” as preocupações com saúde pública das populações civis morando em áreas de combate.

O editor de internacional da BBC John Simpson visitou um novo hospital em Fallujah, financiado pelos Estados Unidos, onde a pediatra Samira al-Ani contou que vê entre dois e três casos de defeitos congênitos por dia, principalmente doenças cardíacas.

Simpson também visitou várias crianças na cidade que sofrem de paralisia, lesão cerebral e viu a fotografia de um bebê que nasceu com três cabeças.

Muitos dos moradores também disseram a ele que as autoridades de Fallujah aconselharam as mulheres a não engravidar.

Continua na BBC Brasil.


País retoma desenvolvimento de nova família de foguetes

Programa Cruzeiro do Sul prevê investimentos de US$ 750 milhões (valores de 2004) para a construção de cinco foguetes em 17 anos

O desenvolvimento de nova geração de lançadores de satélites no Brasil será retomado em breve. O Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), órgão do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), aguarda para os próximos dois meses o recebimento dos relatórios técnicos (anteprojeto) do foguete VLS Alfa, o primeiro veículo da nova família de lançadores do Programa Cruzeiro do Sul.

O documento, que inclui a análise da configuração do novo veículo, simulação de desempenho e proposta de propulsor, foi elaborado pelo Centro Estatal de Foguetes Acadêmico V.P. Makeyev, da Rússia. O Cruzeiro do Sul prevê investimentos de US$ 750 milhões (valores de 2004) para a construção de cinco foguetes em 17 anos, com o objetivo de atender às demandas brasileiras na área de transporte espacial.


Vejam mais no JORNAL DA CIÊNCIA-SBPC

Sob o impacto da luz

Livro discute o efeito da iluminação artificial em insetos, plantas e no metabolismo humano .

A luz artificial é um grande benefício da vida moderna, tendo acelerado o processo de desenvolvimento. Mas, passados quase 200 anos do início da difusão da iluminação elétrica, pesquisadores chamam a atenção para o impacto da luz artificial sobre o meio ambiente.

Esclarecer a população sobre benefícios e riscos da iluminação artificial é um dos objetivos do livro Antes que os vaga-lumes desapareçam - ou A influência da iluminação artificial sobre o ambiente, de Alessandro Barghini, que será lançado no dia 27 de março.


Vejam o texto completo no JORNAL DA CIÊNCIA-SBPC

STJ nega habeas corpus a Daniel Dantas e mantém juiz no caso

Por quatro votos a um a Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou o habeas corpus pedido pela defesa do banqueiro Daniel Dantas e decidiu manter o juiz Fausto De Sanctis, da 6ª Vara Criminal Federal de São Paulo, à frente do processo envolvendo o empresário.

De Sanctis era suspeito de parcialidade no caso. Em dezembro do ano passado, o ministro Arnaldo Esteves Lima, do STJ, determinou a interrupção das ações penais em que Dantas figurasse como acusado e que tivesse a atuação do juiz.

Vejam mais no NOVOJORNAL

quarta-feira, 3 de março de 2010

Rádio digital: quando termina esta novela?

No Brasil, parece que ainda vai demorar um pouco para a rádio digital ser implantada. Após mais de cinco anos de testes e debates sobre o tema, coordenados pelo Ministério das Comunicações, o governo federal pretende, finalmente, anunciar ainda este mês a escolha pelo padrão americano IBOC ou o europeu DRM. É esperar para ver (ou melhor ouvir).

Mais a respeito no Planet Tech.

Marcelo Rech e o “símbolo da luta pela liberdade de imprensa"

A cultura a e tradição gaúcha, como diria a secretária Mônica Leal, estiveram representadas no seminário promovido pelo Instituto Millenium em São Paulo, que denunciou a iminência de um “regime stalinista” no Brasil caso Dilma Rousseff vença as eleições presidenciais. Assistir ao festival de delírios que misturou empregados de grandes empresas de comunicação, dirigentes da Opus Dei e intelectuais orgânicos da extrema-direita custou 500 reais. O Rio Grande do Sul esteve representado pela dupla Denis Rosenfield e Marcelo Rech. O diretor da RBS saudou o empresário venezuelano Marcel Granier, presidente da RCTV, como uma espécie de símbolo da luta pela liberdade de imprensa.

Há mais sobre Marcel Granier, a RCTV, e o golpe de estado de 2002 na Venezuela, no RS Urgente.

Ataques a bomba deixam 31 mortos no nordeste do Iraque

Dois postos de polícia e um hospital foram alvo de ataques suicidas a bomba no Iraque e deixaram 31 pessoas mortas e outras 48 feridas, dias antes das eleições parlamentares.

A votação de domingo no Iraque é vista como um passo fundamental para o país, uma vez que as tropas norte-americanas se preparam para encerrar as operações de combate em agosto, antes da retirada total no fim de 2011.

Segundo a polícia, no primeiro dos dois ataques os carros carregados com explosivos foram detonados nos centros da polícia no oeste da cidade de Baquba, 65 km ao nordeste de Bagdá.

O terceiro homem-bomba, aparentemente vestindo um uniforme da polícia e a pé, se explodiu no principal hospital da cidade, enquanto feridos eram levados para lá.

A notícia da Reuters está disponível no UOL.

Menino espera há 12 anos por cirurgia para andar

Marcelo Gonçalves dos Reis tem 14 anos. Desde os 02 de idade espera por uma cirurgia para tentar caminhar. A família, que mora na Vila Dique, em Porto Alegre, há 12 anos percorre os serviços públicos de saúde com a esperança de que o menino consiga fazer a intervenção cirúrgica. Sempre ouviu dos médicos que a fila é grande e não há outra coisa a fazer que não seja esperar. Enquanto o tempo passa, a possibilidade de Marcelo voltar a andar vai diminuindo, com a contração dos nervos das pernas.

Assista ao vídeo produzido pelo Coletivo Catarse com Marcelo e sua família:



ps: após relatada a situação no site da Catarse no dia primeiro de março, ontem, por volta das 10h, recebemos ligação da Vera, em nome da ouvidoria do Hospital de Clínicas, comunicando que o menino será atendido dia 09/03, terça que vem. Ela já havia ligado para Júlio, pai do garoto, para informá-lo. O hospital age rapidamente com 12 anos de atraso. Espera-se que, agora, Marcelo consiga fazer a sua cirurgia para poder caminhar.

terça-feira, 2 de março de 2010

Brasil tem a tarifa de celular mais cara do mundo

A gente já mencionou aqui que o Brasil tem a segunda tarifa de celular mais cara do mundo. Mas isso era um estudo feito por uma consultoria, e usando apenas 17 países na comparação. E se uma organização internacional de telecomunicações fizesse um estudo comparando 159 países? Com certeza vários países teriam tarifas mais caras que as do Brasil, não é mesmo? Não é mesmo? Infelizmente, não.

A União Internacional de Telecomunicações (UIT) comparou as tarifas de telefonia fixa, móvel e de banda larga em 159 países. A comparação é feita em paridade de poder de compra (PPC), que considera o nível de preços de cada país. A PPC é uma espécie de taxa de câmbio de longo prazo — ao contrário da taxa de câmbio encontrada nos jornais, que muda a cada dia — então não é correto multiplicar os valores em dólares PPC pela taxa de câmbio.

A ideia principal do estudo é comparar as tarifas entre países, então vamos às comparações.

Segundo a UIT, o Brasil tem a tarifa de celular mais cara do mundo, em termos de PPC. A tarifa mais cara entre 159 países. Por exemplo, um pacote com 25 chamadas e 30 torpedos custa, em média, US$ 42 por mês no Brasil. No México, são US$ 14,60; e em Hong Kong, apenas US$ 1 mensal.

Continue lendo no Gizmodo Brasil.


Criada a ALTERCOM - associação da "outra" mídia

Associação Brasileira de Empresas e Empreendedores da Comunicação.

Esse foi o nome aprovado no sábado, para a entidade que deve reunir editoras, sites, produtoras de vídeo, de rádio, revistas, jornais, blogueiros, agências de comunicação e tantos outros que não se sentem representados pelo condomínio comandado por Abril/Globo/Folha/Estadão, nem tem peso econômico para atuar junto às grandes teles.

O nome fantasia da nova associação será ALTERCOM.

A entidade é fruto de quase seis meses de debate. Mais que tudo, é fruto da experiência concreta.

A ALTERCOM surgiu como resultado das articulações inciadas durante a Confecom - Conferência Nacional de Comuncação.

Continua no blog do Rodrigo Vianna.


Marcadores: "ALTERCOM",

Grande mídia organiza campanha contra candidatura de Dilma

Se algum estudante ou profissional de comunicação desavisado pagou os R$ 500,00 que custavam a inscrição do 1º Fórum Democracia e Liberdade de Expressão, organizado pelo Instituto Millenium, acreditando que os debates no evento girariam em torno das reais ameaças a esses direitos fundamentais, pode ter se surpreendido com a verdadeira aula sobre como organizar uma campanha política que foi dada pelos representantes dos grandes veículos de comunicação nesta segunda-feira, em São Paulo.

Promovido por um instituto defensor de valores como a economia de mercado e o direito à propriedade, e que tem entre seus conselheiros nomes como João Roberto Marinho, Roberto Civita, Eurípedes Alcântara e Pedro Bial, o fórum contou com o apoio de entidades como a Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão), ANER (Associação Nacional de Editores de Revista), ANJ (Associação Nacional de Jornais) e Abap (Associação Brasileira de Agências de Publicidade). E dedicou boa parte das suas discussões ao que os palestrantes consideram um risco para a democracia brasileira: a eleição de Dilma Rousseff.

Continua na Agência Carta Maior. Via RS Urgente.

Por que e como?

Mas aí surge outra questão: se os homens que acabaram matando Eliseu não tinham intenção deliberada de fazê-lo e queriam, apenas, roubar o carro, porque usaram um segundo veículo na ação? Sim, poderiam ser ladrões que atuam de modo planejado e o segundo carro estaria na cena apenas para o caso de alguma coisa sair errada como, efetivamente, saiu. Estaríamos, então, lidando com criminosos profissionais? Ou não são profissionais os ladrões que planejam seus assaltos?

Entretanto, se for assim, a segunda hipótese para o mistério da rua Hoffmann, a de que tenha havido uma execução, ganha alguma robustez. Ou seja, se foi coisa de profissional, o objetivo poderia ser o de tirar a vida de Eliseu. Para o pessoal de imprensa que chegou ao local do crime quando o corpo ainda estava no chão e para os policiais subalternos que primeiro atenderam a ocorrência, havia poucas dúvidas: a Eliseu fora dada uma “sentença” de morte. Só restava saber se a execução fora do próprio sentenciador ou de alguém a seu mando.

Confira o texto completo sobre questões a respeito do assassinato do Dr. Eliseu Santos, secretário da saúde de Porto Alegre, no RS Urgente.


Marcadores: "Eliseu Santos"

Sonda descobre depósitos de gelo no polo norte da Lua

A sonda lunar indiana Chadrayaan-1, equipada com um radar americano, identificou depósitos de gelo em mais de 40 crateras no polo norte da lua, informou a Nasa durante uma conferência de ciência planetária no Texas, Estados Unidos.

Outros compostos, como hidrocarbonetos, estão misturados ao gelo lunar, segundo os resultados de uma missão da Nasa ao satélite chamada LCROSS.

As crateras contendo gelo têm diâmetro entre 2 km e 15 km, mas a quantidade de gelo em cada uma delas varia.

Vejam mais em BBC BRASIL

Criticada por ser grande demais, BBC anuncia cortes em serviços

A direção da BBC anunciou nesta terça-feira uma proposta para cortar parte de seus serviços para o público britânico, em meio às críticas de que a corporação se tornou grande demais e que estaria ameaçando a livre competição no setor de mídia, já que é financiada por dinheiro público.

Em um plano de ação apresentado aos funcionários, o diretor-geral da BBC, Mark Thompson, propôs o fechamento das estações de rádio digital BBC 6 Music, com programação musical, e Asian Network, destinada ao público asiático, e dos serviços de rádio e TV BBC Switch e Blast, dirigidos ao público adolescente.

Thompson anunciou ainda uma redução de 25% nos gastos da BBC com conteúdo online até 2013 e a possível saída da BBC do mercado de revistas na Grã-Bretanha, com a venda dos títulos produzidos atualmente.

Mais na BBC Brasil.


Ex-guerrilheiro assume o poder no Uruguai e prega austeridade

O ex-guerrilheiro José "Pepe" Mujica, de 74 anos, assume o poder no Uruguai nesta segunda-feira para se tornar o presidente uruguaio mais velho da história e o segundo dirigente de esquerda a assumir as rédeas do país.

Mujica tem defendido a "austeridade" como a principal bandeira de seu futuro governo e, durante entrevista coletiva a jornalistas estrangeiros, afirmou que suas principais metas serão "fazer desaparecer a indigência e reduzir a pobreza em 50%".

Continua na BBC Brasil.

Ainda sobre a posse de Mujica no Uruguai, na BBC Brasil:

- Na posse, Mujica diz esperar "reciprocidade" no Mercosul.

- Diálogo com o Brasil, será mais fácil, diz aliada de Mujica.


Marcadores: "Frente Ampla", "tupamaros", "Mujica".


Análise telúrico-social do terremoto no Chile

A catástrofe volta a cair em cima dos povos que habitam os territorios controlados pelo estado chileno. Por uma parte as catastrofes naturais e, por outra, aquelas derivadas do modelo de sociedade em que nos fazem viver.

As comunidades mapuche foram atacadas pelas hostes selvagens provenientes da península ibérica, morrendo milhares na defesa do território ancestral. Essa foi uma grande catástrofe. Os terremotos são outro tipo de atividade catastrófica, assim como as erupcões vulcanicas. Posteriormente, sobreveio a catástrofe do genocidio militar em 1973, que assassinou milhares de pessoas, torturou e desapareceu outras tantas, sem contar mais de um milhão que teve de ir para o exílio.

Depois dos militares vieram os civis, que seguiram roubando o erário público, e chegou o terremoto de Tocopilla, que destruiu boa parte dessa cidade do norte. O governo teve um comportamento tão pouco eficaz, que milhares de pessoas sairam às ruas para manifestar seu descontentamento. A população conseguiu romper os laços de dependência e subordinação das instituições que a solicitava esperar e ter paciência, enquanto as autoridades roubavam parte importante dos recursos destinados à construção. Era o momento de levantar um programa de soluções elaboradas e desenvolvidas pela própria gente aproveitando os laços de solidariedade que se extendiam até as populações das cidades proximas, sem dúvida o candidato independente à prefeitura renunciou a essa condição incorporando-se à lista da esquerda burocrática, o que obviamente pesou na hora do voto e a população deu-lhe as costas, saindo derrotado.

Vejam o texto completo em LA HAINE.ORG

Cuba, os meios ocidentais e o suicidio de Orlando Zapata Tamayo

(...)
Zapata, preso político ou recluso de direito comum?

Desde 2004 a Anistia Internacional (AI) o considera como um "prisioneiro de consciência", entre os 55 que há em Cuba, e assinala que Zapata empreendeu uma greve de fome para denunciar suas condições de detenção, mas também para exigir coisas impossiveis de conseguir para um recluso, a saber, um televisor, uma cozinha pessoal e um telefone celular para chamar sua familia. Ainda que não seja Lúcifer em pessoa, Zapata não era um recluso modelo. Com efeito, segundo as autoridades cubanas, foi culpado de varios atos de violência na prisão, particularmente contra os guardas, até o ponto de que sua condenação foi agravada até 25 anos de prisão.

Curiosamente AI não menciona em nenhum momento as supostas atividades politicas que levaram Zapata à prisão. A razão é relativamente simples: Zapáta nunca realizou atividades antigovernamentais antes de seu encarceramento. Ao contrário, a organização reconhece que foi condenado em maio de 2004 a três anos de prisão por "desacato, alteração da ordem pública e resistência". Esta sanção é relativamente leve comparada com a dos 75 opositores condenados em março de 2003 a penas vão até 28 anos de prisão "por terem recebidos fundos ou materiais do governo estadunidense para realizar atividades que as autoridades consideram subversivas e prejudiciais para Cuba", como reconhece AI, o que constitui um grave delito em Cuba mas também em qualquer país do mundo. Aqui AI não pode escapar de uma evidente contradição: por um lado qualifica essas pessoas de "prisioneiros de consciência", e por outro admite que cometeram um grave delito ao aceitar "fundos ou materiais do governo estadunidense".


Vejam o texto completo em REBELION.ORG

Apple admite que algumas de suas fábricas usaram trabalho infantil

A Apple admitiu que algumas de suas fábricas espalhadas pelo mundo violaram diversas leis trabalhistas, até mesmo contratando menores de idade para a fabricação de iPhones, ipods e computadores Macintosh. A revelação foi feita no site da empresa , após uma auditoria em 102 fábricas na China, Taiwan, Tailândia, Malásia, Cingapura, Coreia do Sul, República Tcheca, Filipinas e EUA.

Continua no Java Free.org .

O último encontro com Lula

CONHECI Lula em Manágua, em julho de 1980, há trinta anos, durante a comemoração do primeiro aniversário da Revolução Sandinista, graças aos meus contatos com os parceiros da Teologia da Libertação, iniciados no Chile, no ano 1971, quando visitei o presidente Allende.

Graças a Frei Betto sabia quem era Lula, um líder operário no qual os cristãos de esquerda tinham depositado bem cedo suas esperanças.

Tratava-se, é, de um humilde operário da indústria metalúrgica, que destacava pela sua inteligência e prestígio entre os sindicatos, na grande nação que emergia das trevas da ditadura militar, imposta pelo império ianque, na década de 60.

Vejam o texto completo em CUBADEBATE

Terremoto




Vejam no PORTAL VERMELHO

Vamos manter viva a universidade dos trabalhadores!

José Arbex Jr *
Adital -
Caros(as) amigos(as):

A Escola Nacional Florestan Fernandes pede a sua ajuda urgente para se manter em funcionamento (veja como contribuir, no final deste texto).

Situada em Guararema (a 70 km de São Paulo), a escola foi construída, entre os anos 2000 e 2005, graças ao trabalho voluntário de pelo menos mil trabalhadores sem terra e simpatizantes. Nos cinco primeiros anos de sua existência, passaram pela escola 16 mil militantes e quadros dos movimentos sociais do Brasil, da América Latina e da África. Não se trata, portanto, de uma "escola do MST", mas de um patrimônio de todos os trabalhadores comprometidos com um projeto de transformação social. Entretanto, no momento em que o MST é obrigado a mobilizar as suas energias para resistir aos ataques implacáveis dos donos do capital, a escola torna-se carente de recursos. Nós não podemos permitir, sequer tolerar a ideia de que ela interrompa ou sequer diminua o ritmo de suas atividades.

Vejam o texto completo em ADITAL

Bisnetos do marechal nazista Hermann Goering se esterelizaram para não procriar novos Goerings

Moscou, 2 de marços, RIA Novosti.

A bisneta do marechal nazista Hermann Goering, Bettina Goering de 53 anos, declarou há pouco ao periódico La Republica que ela e seu irmão haviam se esterelizado para não gerar novos Goerings.

"Notei horrorizada que sou muito parecida com Hermann Goering: tenhos os mesmos olhos, perfil e maçãs da face", disse Bettina ao diretor de documentários israelense Janoj Zeevi que rodou a película "Os filhos de Hitler".


Vejam mais em RIA NOVOSTI

Jornadas libertarias en Porto Alegre

REALIZAÇÃO- COB-FORGS-SINDIVARIOS CANOAS/PORTO
ALEGRE/NOVA SANTA RITA/CAXIAS DO SUL.
AGRADECIMENTOS A FOGO (FEDERAÇÃO OPERARIA DE GOIAS)

Vejam a relação das atividades em LA HAINE.ORG

(Nota do editor: - Infelizmente, devido ao limite de marcadores não foi possível acrescentar o termo "anarcosindicalismo" no espaço apropriado)

Cuba: o suicidio de um "dissidente"

Atilio Boron

O suposto "prisioneiro de consciência" não era tal; por isso nunca figurou na lista de "prisioneiros politicos" elaborada pela Comissão de Direitos Humanos da ONU

Fazendo uma mais festa de sua proverbial falta de escrupulos El País de Madrid informou em sua edição digital de 27 de fevereiro que "A dissidência cubana segue mobilizada pela morte do prisioneiro de consciência Orlando Zapata Tamayo." Afirmação tão veemente quanto falsa cuja intenção não é ooutra que a de levar água para o moinho da permanente campanha de ataques e agressões contra a Revolução Cubana e alimentar os prejuizos de uma grande parte dos leitores desse periódico que nem sempre tem tempo, possibilidade ou interesse em corroborar a veracidade das informações que lhes proporcionam os grandes meios de comunicação.

Felizmente, uma oportuna nota publicada pelo influente intelectual Enrique Ubieta Gómez permite lançar luz sobre este penoso episódio e desmontar a mentira urdida pelo periódico madrilenho. ( http://www.lahaine.org/index.php?p=43596 ). Nela se demonstra que o suposto "prisioneiro de consciência" não era tal; por isso nunca figurou na lista de "prisioneiros politicos" elaborada pela Comissão de Direitos Humanos da ONU em 2003, substituida por causa de seus serios vicios e sua manifesta arbitrariedade a serviço dos interesses dos Estados Unidos pelo Conselho de Direitos Humanos. Como é possível que um "prisioneiro de consciência" cuja identificação com o projeto político o levou a imolar-se a ponto de não trair seus ideais tenha passado despercebido ante os atentos olhos da Comissão?

Vejam mais em LA HAINE.ORG

Coroneis e jagunços

Compadre de CorrupTasso condenado a devolver rombo aos cofres públicos

Justamente quando FHC lançou o senador Tasso Jereissati (PSDB/CE) candidato a vice-presidente de José Serra (PSDB/SP), o demo-tucano cearense deu uma de Arruda.

Foi abatido pela condenação de seus apadrinhados, que provocaram um rombo de R$ 7 bilhões no BNB (Banco do Nordeste do Brasil, pertencente ao governo federal).

Essa condenação de seus compadres reforça o apelido pelo qual o senador é popularmente conhecido: CorrupTasso.

A condenação saiu do julgamento da ação de improbidade administrativa movida pelo Ministério Público Federal no Ceará (MPF/CE).


Tasso colocou no BNB Byron Queiroz... que fez empréstimos irregulares para Tasso e Agripino

Aqui no blog a gente mata a cobra e mostra a cobra morta.

Neste momento em que Byron Queiroz foi condenado por rombo no BNB (ver nota abaixo), resgatamos a auditoria do TCU (Tribunal de Contas da União), "Decisão 99/2001 - Plenário", onde constata-se o aparelhamento político do BNB na época do governo FHC, para favorecer políticos aliados, com empréstimos irregulares.

O BNB foi loteado por FHC para o grupo político de Tasso Jereissati, que indicou Byron Queiroz para a presidência.


Vejam no blog Os Amigos do Presidente Lula

Bispo tem carteira do Sindicato, uniforme da escola estadual com logo da Globo

Ah, a midia brasileira :- ))); O Tribunal Regional Federal determinou ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio que emita carteira de jornalista em nome do bispo Edir Macedo, fundador da Igreja Universal. Macedo entrou na Justiça para conseguir o documento, negado pelo sindicato. Por outro lado foi fundada em Campinas uma escola estadual que carrega o nome de Roberto Marinho. O problema é que as crianças carregam no uniforme (de uso obrigatório), ao lado esquerdo do peito, a insígnia da Rede Globo (!).

Blue Bus

Atividades das Segundas Jornadas Internacionais de Protesto contra o massacre perpetrado no Equador pelo Exército colombiano.

Atividades desde 02 de março de 2010 a 27 de março, exposições, documentos e conferencias. http://asociaciondepadresyfamiliares.
blogspot.com

(...)
O acampamento era uma comissão em missão de busca de paz e de intercâmbio humanitário, Raul Reyes havia se comunicado com o governo francês para agilizar a liberação de Ingrid Betancourt; essa libertação estava prevista na mesma semana em que os atacantes colombo-estadounidenses cometeram o massacre. Mas é que a Uribe e à oligarquia colombiana não os interessa a paz na Colômbia, e tinham que evitar que as FARC procedesse essa libertação e conseguir assassinar a Raúl Reyes de forma traiçoeira. Recordemos também que os milhares de presos politicos (7.500 presos politicos) que mantem encarcerados o governo colombiano, quase ninguem fala... salvo as FARC, que por eles reclamam a troca ou o intercâmbio humanitário.

(legenda da foto: 2 madres de los estudiantes mexicanos internacionalistas masacrados en Ecuador por un bombardeos y tiros a quemarropa del ejército USA-colombiano)

Vejam o texto completo e a agenda de atividades em KAOSENLARED.NET

segunda-feira, 1 de março de 2010

França será o primeiro país da OTAN a vender porta-helicopteros à Russia

A França negociará a venda de quatro navios de guerra para o transporte de helicopteros à Russia, com o que se converterá no primeiro país da OTAN em provisionar Moscou com este tipo de veículo. Assim anunciou o presidente franco, após uma reunião de algo mais de uma hora no Palácio do Elíseo que deixou fora da competição o Navio de Projeção Estratégica (BPE) espanhol e a Holanda e Coréia do Sul, paises que também competiam pelo contrato.

Vejam mais em EL PAÍS.COM

Reflexiones de un elector, sobre la nominación de su candidato a delegado

Escrito por Orlando Guevara Núñez
Santiago de Cuba, marzo 1.- Asistí a la convocatoria para, como elector, nominar a los candidatos para las elecciones del próximo 25 de abril, cuando serán electos, en todo el país, los delegados a las asambleas municipales del Poder Popular.

Pienso en mi circunscripción. El delegado actual es buen delegado, pero su salud es delicada; pienso en otros que puedan desempeñarse como representantes. Sin embargo, cuando comienza la reunión, de inmediato surge una propuesta y la analizo. Se trata de un joven, trabajador de la Aduana; otra persona propone a un joven trabajador de Gastronomía. Los son buenos, pero en mi área debemos decidirnos por uno. Al nivel de circunscripción pueden ser hasta ocho y no menos de dos.

Sometidas al voto directo de los electores, en mi área quedó Leonardo, el gastronómico.

A quien no conozca nuestro sistema electoral, le parecerá extraño. Ninguno de los dos propuestos habló. Ellos mismos no sabían que iban a ser propuestos. Y la única palabra que pronunciaron fue un sí cuando se les preguntó si aceptaban la propuesta. Su aval único es el veredicto de las masas.

Vejam o texto completo em SIERRA MAESTRA

O que fazem os impérios?

por Michael Parenti [*]

Quando em 1995 escrevi o livro Against Empire alguns dos meus compatriotas estado-unidenses, tal como seria de esperar, consideraram que era um erro chamar os Estados Unidos de império. Acreditava-se generalizadamente que os governantes dos EUA não buscavam o império; intervenham lá foram só como auto-defesa ou para operações de resgate humanitário ou para derrubar a tirania, combater o terrorismo e difundir a democracia.

Mas por alturas do ano 2000 toda a gente começou a falar dos Estados Unidos como um império e a escrever livros com títulos como Sorrows of Empire, Follies of Empire, Twilight of Empire, ou Empire of Illusions – todos referindo-se aos Estados Unidos quando falam de império.

Mesmo conservadores começaram a utilizar a palavra. Admirável. Podia-se ouvir sabichões da extrema-direita a anunciaram na televisão estado-unidense: "Somos um império, com todas as responsabilidades e oportunidades do império e é melhor acostumar-nos a isso", e "Somos o país mais forte do mundo e temos todo o direito a actuar como tal" – como se ter o poder desse aos líderes dos EUA um direito inerente a exercitá-lo sobre outros como quisessem.



Vejam o texto completo em RESISTIR.INFO

Editorial da Carta Maior

"O terremoto que atingiu o Chile na madrugada de sexta-feira pode ter abalado o projeto econômico do recém-eleito presidente, o conservador Sebastian Piñera, que pretendia reduzir --ainda mais-- o papel do Estado na economia local. A exemplo do que ocorre no Haiti, mesmo vivendo em uma sociedade estruturada, os chilenos precisarão mais que nunca do financiamento público e da coordenação estatal para reconstruir edificações e reerguer a infraestrutura comprometida pelos sucessivos abalos dos últimos dias. No infortúnio, o Estado mínimo evidencia sua total inadequação para responder aos desafios da convivência compartilhada."


(Carta Maior; 01-02)

Max Altman: os hipócritas atacam Cuba para atingir Lula

Em artigo divulgado pela internet, o jornalista Max Altman aponta a hipocrisia dos veículos de comunicação que agora gritam contra Cuba por causa da morte de um preso em greve de fome, mas que se calaram todas as vezes em que fatos semelhantes e até mais graves ocorreram em outros países. Para Altman, a gritaria da mídia sobre o caso cubano tem como objetivo atingir o presidente Lula.


Vejam o texto completo em PATRIA LATINA

Universidade Federal do ABC - Um projeto que já é realidade, artigo de Helio Waldman

"Fosse ainda 'um projeto que continua projeto' a UFABC não poderia registrar que conta com mais de 2.600 alunos de graduação que, até quatro anos atrás, não tinham onde fazer um curso público, gratuito e de qualidade"

Helio Waldman é reitor da Universidade Federal do ABC. Artigo enviado pelo autor ao "JC e-mail":

No dia 5 de julho de 2006, ano de eleições presidenciais, "O Estado de São Paulo" publicou uma reportagem de título "Universidade do ABC fica no papel". Nela, os leitores do jornal eram informados de que as aulas teriam início "em um prédio improvisado, pois o terreno cedido pela prefeitura de Santo André para virar campus ainda funciona como garagem municipal."

(...)

Agora, em 2010, sintomaticamente mais um ano de eleições presidenciais, "O Estado de São Paulo" volta à carga contra a UFABC em editorial de 24 de fevereiro intitulado "As inaugurações de projetos".

Vejam o texto completo no JORNAL DA CIÊNCIA-SBPC

Barreira do Inferno lança foguetes de treinamento básico

Na quinta-feira, dia 25, o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Ganem, participou da operação de lançamento dos Foguetes de Treinamento Básico (FTB)

O lançamento foi feito no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), localizado em Parnamirim (RN). A campanha, denominada Operação Barreira I - FTB, terminou na sexta-feira, dia 26.

Vejam mais no JORNAL DA CIÊNCIA-SBPC

Autorização para base em Alcântara deve sair este mês

Fase de pré-qualificação dos interessados, já concluída, selecionou nove empresas para participar da licitação.

Depois de duas audiências públicas bem-sucedidas, em Alcântara e São Luís (MA), e de um depoimento de duas horas no Senado, na quinta-feira, o ex-ministro de Ciência e Tecnologia Roberto Amaral está otimista: acredita que sai ainda em março a autorização do Ibama para a construção do Sítio de Lançamentos de Alcântara - um passo decisivo para o Programa Espacial Brasileiro.

Como diretor do lado brasileiro do consórcio Alcantara Cyclone Space (ACS), dividido com a Ucrânia, Amaral marcou para 8 de abril

Conforme JORNAL DA CIÊNCIA-SBPC