sábado, 13 de março de 2010

Jornalista hondurenho é assassinado

O jornalista hondurenho David Meza Montesinos foi assassinado na tarde desta quinta-feira (11/03), em La Ceiba, cidade que fica ao norte do país. De acordo com a imprensa local, ele foi morto a tiros dentro de seu carro, após ter sido perseguido pelos assassinos, que estavam em outro veículo. A polícia não divulgou detalhes do crime.

Meza era um dos mais respeitados jornalistas do país. Ele trabalhava nas rádios El Patio e Radio America e no telejornal Abriendo Brecha, do Canal 10.

Em comunicado, a organização internacional Repórteres Sem Fronteiras informa que há três semanas, Meza foi ameaçado de morte após fazer reportagem sobre o tráfico de drogas. (...)

Mais no Comunique-se.

sexta-feira, 12 de março de 2010

EUA reafirmam críticas a abusos de polícias estaduais no Brasil

O relatório anual sobre direitos humanos divulgado nesta quinta-feira pelo Departamento de Estado americano afirma que as polícias estaduais são responsáveis por inúmeros abusos e mortes ilegais no Brasil.

"O governo federal e seus agentes não cometeram crimes politicamente motivados, mas homicídios ilegais cometidos pelas polícias estaduais (militar e civil) foram frequentes", diz o relatório, que reúne dados relativos aos direitos humanos em 194 países em 2009.

O trecho relativo ao Brasil repete várias afirmações já feitas em anos anteriores sobre o envolvimento da polícia brasileira em abusos e em esquadrões da morte.

"Em muitos casos, os policiais empregaram força letal indiscriminada durante apreensões. Em alguns casos, mortes de civis ocorreram após tortura por oficiais", diz o texto.

O documento afirma que as mortes perpetradas por policiais ocorreram por diversas razões e que alguns policiais acusados de matar suspeitos "não tinham treinamento e profissionalismo para lidar com força letal".

"Em outras ocasiões, os policiais agiram como criminosos", diz o relatório.

Continua na BBC Brasil.

TSE inviabiliza a investigação de fraude em urna eletrônica

Para a advogada Maria Cortiz, falta de transparência e o custo da urnas eletrônicas brasileiras são dignos de maior atenção. Contudo, alerta, o Tribunal Superior Eleitoral "inviabiliza" investigação sobre fraudes e "ridiculariza" quem levanta essas questões. Em entrevista a Terra Magazine, a especialista em auditoria de processo eleitoral aponta essas e mais uma série de falhas no sistema que adota o voto eletrônico desde 1996.

- As urnas não são invioláveis - pontua Cortiz.

A advogada presta consultoria para o PDT e PT, mais recentemente. Por conta disso, conta ter visto e denunciado uma série de fraudes envolvendo as urnas eletrônicas brasileiras. Na entrevista abaixo ela detalha casos em que elas foram violadas e, segundo a advogada, nada foi feito. Segundo ela, pelo contrário, "os pedidos foram indeferidos". "Estão parados".

Continue lendo no Vi o Mundo.

A satanização dos dissidentes cubanos

Cuba tem carradas de razão ao protestar contra o embargo comercial estadunidense, que asfixia sua economia há décadas.

Mas, com sua insistência em manter um estado policial tipicamente stalinista, praticando violações grosseiras dos direitos humanos de dissidentes e insatisfeitos de todos tipos, afugenta os homens justos que tenderiam a simpatizar com sua causa, dando um ruinoso tiro no pé.

As perdas irreparáveis que sofre na batalha pela conquista dos corações e mentes, ao fornecer de mão beijada trunfos valiosíssimos à propaganda inimiga, nem de longe são justificadas por um perigo real que as vítimas dessas perseguições e arbitrariedades estivessem causando.

Então, não vejo proveito nenhum em ajudar a vender gato por lebre, satanizando um Orlando Zapata para livrar a cara dos desatinados que causaram sua morte e dão má fama à revolução em escala mundial, fazendo-a passar por liberticida.

Continua no blog do Celso Lungaretti, Náufrago da Utopia. Via Vi o Mundo.

Metrô de SP tenta evitar documentário sobre cratera

O desabamento nas obras da estaçao do Metrô Pinheiros (zona oeste de Sao Paulo) em 2007 pode virar documentário no Discovery Channel.

A ressurreiçao do assunto, no entanto, esbarrou na direçao do Metrô. No mês passado, produtores do canal tentaram entrevistar dois geólogos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), responsáveis pelos laudos do acidente. O instituto, que se pronunciou à imprensa na época da conclusao dos laudos, proibiu seus técnicos de falarem ao canal. Na ocasião, o Discovery argumentou ao IPT que queria enquadrar a tragédia da cratera do Metrô em um documentário sobre desastres naturais, mas, mesmo assim, nao obteve as entrevistas.

O IPT, via assessoria de imprensa, diz que, para se pronunciar, depende da autorização do Metrô. Alega que há uma cláusula de sigilo em seu contrato sobre o trabalho executado no acidente da Linha 4.

Visto no Vi o Mundo. Alegadamente originário do BlueBus.

Suécia reconhece 'genocídio' armênio na 1ª Guerra

O Parlamento da Suécia aprovou, nesta quinta-feira, uma resolução reconhecendo como “genocídio” a morte de milhares de armênios deportados da região da Anatólia pelo Império Turco-Otomano durante a 1ª Guerra Mundial.

A decisão, que foi contrária à orientação do Executivo sueco, levou a Turquia a retirar seu embaixador em Estocolmo e provocou o cancelamento de uma visita oficial do premiê Recep Tayyip Erdogan à Suécia.

A medida foi aprovada por diferença de apenas um voto, após quatro deputados conservadores decidirem votar com a oposição.

O governo sueco, considerado um dos maiores aliados da Turquia na União Europeia, afirmou que continua apoiando a candidatura turca à entrada no bloco.

Continua na BBC Brasil.


A segunda república israelense

A guerra sem fim contra os palestinos cria uma realidade de ocupação e opressão, de morte e destruição, de brutalidade e crueldade, de degeneração moral e de bestialidade geral. Que tipo de ideal pode ser alcançado nessa situação? O feminismo, por exemplo, poderia realizar suas melhores aspirações num país tomado pelo mais irracional e absoluto militarismo chauvinista? Que animais se poderão salvar da tortura, quando a rotina é torturar seres humanos? Rios, florestas, pássaros e leopardos podem ser salvos, se chovem bombas de fósforo branco sobre quarteirões inteiros e famílias inteiras?

A questão principal, é claro, é: por que pessoas conscientes tanto se dedicam a fugir do problema da paz? Por que tantos tanto fazem para não lutar pela paz?

A resposta é clara: “paz” virou palavrão; pacifistas viraram perigosos delinquentes, em Israel. Gente decente não quer ser vista em companhia da paz e dos pacifistas. “Paz” é palavra que não se pronuncia entre israelenses polidos.

O texto completo no Vi o Mundo.

Graves denúncias sobre desvios na Saúde de Porto Alegre

Boletim do DM e da Bancada de Vereadores do PT da capital gaúcha denuncia o prefeito José Fogaça por omissão e improbidade administrativa. Leia a seguir.

Charge do Bessinha


Charge do Bessinha copiada do blog BRASIL! BRASIL! (blog do Nogueira)

Para jornal israelense, presidente brasileiro é o “profeta do diálogo”

O jornal israelense Haaretz publicou nesta sexta-feira (12/3) ampla reportagem sobre a entrevista que fez com o presidente Lula em Brasília no início da semana, tratando de dois temas centrais: as negociações de paz no Oriente Médio e o programa nuclear do Irã.

Sob o título “Profeta do diálogo”, o texto que ocupa o alto da primeira página do caderno de fim de semana – e está na capa da edição online do jornal - afirma que o presidente brasileiro está convicto de que é possível obter sucesso na solução de conflitos por meio do diálogo.

(...)

Ao ser perguntado pelo jornalista se teria o mesmo diálogo com Adolph Hitler se estivesse no poder entre 1938/39, Lula foi enfático: quem faz tal comparação da Alemanha nazista com o Irã de hoje, está tendo o mesmo comportamento radical que acha que o Irã tem.

Vejam a entrevista no BLOG DO PLANALTO


Ontem, manifestação contra desalojamento pela venda da FASE


Centenas de moradores das vilas Gaúcha, Figueira, Padre Cacique, Ecológica e União Santa Tereza foram pra rua ontem pela manhã, manifestar contra o projeto do governo do estado que quer despejá-los de casa. Todas essas comunidades serão prejudicadas pela venda da área da FASE (Fundação de Atendimento Sócio-Educativo), na avenida Padre Cacique, em Porto Alegre.

- leia a matéria de Jefferson Pinheiro no site da Catarse, clique aqui

HONDURAS: Zelaya, “El petróleo es la verdadera raíz del golpe en Honduras”

07 Mar.- El petróleo es la verdadera raíz del golpe de Estado perpetrado en contra del presidente Manuel Zelaya, así lo confirmó el ex presidente hondureño durante una entrevista concedida al programa Dossier, que transmite Venezolana de Televisión.

El ex mandatario del país centroamericano explicó que los ataques en contra de su gobierno iniciaron a raíz de que decidiera acabar con el monopolio que mantuvieron los gobiernos de turno en Honduras con las empresas petroleras, el cual se basaba en un sobreprecio que beneficiaba a las trasnacionales responsables de suministrar petróleo a su país: Shell, Exxon y Texaco.

Refirió que recién instalado en el cargo presidencial, solicitó a estas compañías modificar los precios de venta del combustible, pues las mismas disfrutaban de lo que calificó como un “pacto de corrupción”.

Continue a leitura AQUI [texto em espanhol].

quinta-feira, 11 de março de 2010

SENADORA DIZ TER COORDENADAS PARA RESGATE DE REFÉNS DAS FARC

BOGOTÁ, 11 MAR (ANSA) - A senadora Piedad Córdoba anunciou hoje que a organização Colombianos pela Paz, liderada por ela, já tem as coordenadas para a libertação de dois reféns das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).
"Já temos (...) o lugar onde estão localizadas as pessoas que serão entregues [pelas Farc] de maneira unilateral", disse a senadora. A guerrilha pretende libertar nos próximos dias o sargento Pablo Emilio Moncayo e o soldado Josué Daniel Calvo. Além disso, promete entregar os restos do capitão da polícia Julián Guevara, morto em cativeiro.
Córdoba, que defende uma saída negociada para o conflito interno vivido no país, disse que por segurança só informará as coordenadas uma vez que "se inicie toda a operação técnica", que será realizada pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) com o apoio logístico do Brasil.

Vejam mais em ANSALATINA-Portal Latinoamericano da Agência ANSA

A sabujice da Globo diante do conflito comercial Brasil-EUA

O governo Obama não gostou das medidas anunciadas pelo governo Lula em retaliação aos subsídios ilegais que os EUA concedem aos produtores de algodão, o que não deixa de ser natural. Inusitada neste episódio foi a reação de alguns bajuladores e aliados do império, com destaque para as Organizações Globo da família Marinho.

Confira o texto de Umberto Martins, no Vermelho. Via Conversa Afiada.

A retaliação comercial brasileira

Está um pouco confusa essa história da retaliação brasileira aos produtos americanos, em decorrência na vitória obtida na OMC (Organização Mundial do Comércio) contra o subsídio ao algodão norte-americano.

A retaliação consiste no direito do país vencedor em escolher quais produtos poderão ser retaliados (isto é, ter as alíquotas de importação aumentadas) do país condenado.

Pode parecer estranho à primeira vista. Os subsídios americanos foram para o algodão. As retaliações brasileiras foram sobre outros produtos. Qual a lógica de se retaliar setores que nada tinham a ver com a pendência original.

Confira a análise de Luís Nassif sobre o assunto.


(VIDEO) O Che de Korda: A foto mais reproduzida do mundo e o grito de "Pátria ou Morte" faz 50 anos

Caracas, 4 de março - Faz exatamente 50 anos Havana era sacudida pela explosão do barco Le Coubre, no atentado dos Estados Unidos contra a nascente Revolução Cubana do que todavia o imperialismo não dá explicações. No dia seguinte, e no ato do enterro das vitimas foi feita uma fotografia, considerada um dos 10 retratos de todos os tempos e a mais reproduzida no mundo. Ainda não foi possível obter outro semblante fotografado, como a de Ernesto Guevara, Che Companheiro, refletindo a dor contida, mas também um horizonte melhor para nossos povos.
(...)

A Crônica:

Logo, uma explosão estremeceu a terra. os postes da extensão elétrica cairam e cogumelos de bordas negras se elevaram sobre o cais. Romualdo se viu lançado no ar. Ao voltar a si, viu que a paisagem havia mudado: os armazens não tinham teto e La Coubre, destroçado na proa, havia se desatracado. José Antonio despertou no chão, com a cabeça e a perna sangrando. Manuel ficou inconsciente e ao recobrar a consciência, pegou um acesso de tosse por causa da fumaça densa e negra.


Vejam mais detalhes a respeito desse primeiro atentado contra a revolução cubana e o vídeo sôbre Korda e a famosa foto em APORREA.ORG

Israel, os assentamentos ilegais na Cisjordânia e a visita de Joe Biden (3): Palestinos desistem de novas negociações com Israel

O presidente palestino Mahmoud Abbas anunciou que desistiu de iniciar negociações indiretas com Israel, depois da crise gerada pelo projeto de construção de 1,6 mil casas em Jerusalém Oriental.

O principal negociador palestino, Saeb Erekat, disse nesta quinta-feira que o presidente Abbas telefonou ao secretário-geral da Liga Árabe, Amer Moussa, avisando que voltou atrás da intenção de iniciar negociações indiretas com Israel, em decorrência da construção israelense em Jerusalém Oriental.

De acordo com Erekat, Abbas não quer retomar as negociações de paz com Israel sem o congelamento total da construção de assentamentos israelenses, inclusive em Jerusalém Oriental.

Continua na BBC Brasil.

Apesar de tudo, o vice-presidente dos Estados Unidos ainda fez uma "conclamação à volta às negociações". Isto também pode ser conferido na BBC Brasil.

Brasil tem 18 bilionários na lista anual da Forbes

O Brasil tem 18 pessoas ou famílias com fortunas acima de US$ 1 bilhão, segundo a tradicional lista anual da revista americana Forbes, divulgada na quarta-feira.

O país tem o maior número de bilionários da América Latina. O brasileiro mais rico, segundo a Forbes, é o empresário Eike Batista, que ocupa a 8ª posição geral na lista, com uma fortuna estimada em US$ 27 bilhões.

(...)

O segundo da lista é Jorge Paulo Lemann, sócio da cervejaria belgo-brasileira InBev, com uma fortuna de US$ 11,5 bilhões. Ele aparece na 48ª posição na lista geral.

O terceiro brasileiro mais rico, na 64ª posição da lista, é o banqueiro Joseph Safra, com uma fortuna acumulada de US$ 10 bilhões.

A família Steinbruch, dos grupos CSN e Vicunha, aparece na 136ª posição, com uma fortuna de US$ 5,5 bilhões.

Outros dois sócios da InBev aparecem sem seguida - Marcel Telles (152ª posição, fortuna de US$ 5,1 bilhões) e Carlos Alberto Sicupira (176ª posição, US$ 4,5 bilhões).

Em seguida estão o banqueiro Aloysio de Andrade Faria (201ª posição, US$ 4,2 bilhões), Abílio Diniz, do grupo Pão-de-Açúcar, e Antonio Ermírio de Moraes, da Votorantim, ambos empatados na 316ª posição, com US$ 3 bilhões, o banqueiro Moise Safra (421ª posição, US$ 2,3 bilhões), Elie Horn, da imobiliária Cyrella (437ª posição, US$ 2,2 bilhões), Antonio Luiz Seabra, da Natura (437ª posição, US$ 2,2 bilhões), Guilherme Peirão Leal, também da Natura (463ª posição, US$ 2,1 bilhões), Rubens Ometto, da produtora de álcool e açúcar Cosan (463ª posição, US$ 2,1 bilhões), o sino-brasileiro Liu Ming Chung, radicado em Hong Kong, da empresa de papel Nine Dragons (582ª posição, US$ 1,7 bilhão), João Alves de Queiroz Filho, da Hypermarcas (616ª posição, US$ 1,6 bilhão), Jayme Garfinkel, da seguradora Porto Seguro (828ª posição, US$ 1,2 bilhão) e o banqueiro Julio Bozano (880ª posição, US$ 1,1 bilhão).

A notícia é da BBC Brasil. Confira o texto completo.

O Rio Grande do Sul vive um período de trevas

O jornalista Felipe Vieira, da Rede Bandeirantes, está processando o jornalista Marcelo Träsel, professor e coordenador da especialização e Jornalismo Digital da Famecos/PUC. A queixa-crime contra Träsel é assinada por Norberto Flach, que também é advogado de Walna Vilarins Meneses, ex-assessora direta da governadora Yeda Crusius, e indiciada dia 18 de agosto de 2009 pela Polícia Federal pelos crimes de corrupção passiva e formação de quadrilha, em um inquérito resultante da Operação Solidária, que investiga fraudes em licitações no Rio Grande do Sul. Um caso não tem nada a ver com o outro, mas ambos estão relacionados ao mesmo contexto político que caracteriza atualmente o Estado. Vamos a ele (o caso e o contexto).

Segundo a queixa-crime, datada de 27 de outubro de 2009, Träsel teria cometido os crimes de injúria e difamação contra Felipe Vieira, por comentários postados em seu blog relativos a um texto publicado no site Nova Corja sobre o suposto envolvimento de jornalistas gaúchos no escândalo do Detran. Entre as afirmações de Träsel consideradas injuriosas e difamatórias por Felipe Vieira está a seguinte: “jornalista processar jornalista é coisa de maricas”…Seria um exemplo de “abuso da liberdade de expressão”.

Há um contexto mais amplo que cerca esses processos contra jornalistas e blogueiros. Uma boa parte desses processos está relacionada às denúncias sobre o desvio de mais de R$ 40 milhões do Detran gaúcho e a uma denúncia particular feita pelo Ministério Público Federal sobre o envolvimento de jornalistas no esquema.(...)

Texto completo no RS Urgente.

Homenaje recuerda 20 años de la muerte de Luis Carlos Prestes

El próximo domingo (7) a partir de las 10 horas se realizará en memoria de los años de muerte de Luiz Carlos Prestes, político y líder comunista, un homenaje que será realizado en su sepultura, en el Cementerio São João Batista, en la capital carioca, promovido por el Instituto Luiz Carlos Prestes (ILCP).


Vejam mais em RESISTÊNCIA DIGITAL


Nota do editor: infelizmente, devido a uma limitação no número de marcadores imposta pelo sistema não foi possível inserir o nome de Luiz Carlos Prestes e outras expressões do texto.

Partido dos Trabalhadores

PT vai à Justiça contra mentiras, calúnias e agressões criminosas de Veja, Estadão e Blat

É com perplexidade e absoluta indignação que o Partido dos Trabalhadores vem acompanhando a escalada de ataques mentirosos, infundados e caluniosos por parte de alguns órgãos da imprensa a partir de matéria sensacionalista publicada na última edição da revista Veja.

O mais absurdo desses ataques se deu hoje, terça-feira (9), quando o jornal O Estado de S.Paulo usou seu principal editorial para acusar o PT de ser “o partido da bandidagem” – extrapolando todos os limites da luta política e da civilidade sem qualquer elemento que sustente sua tese.

Justiça nega bloqueio de contas da Bancoop e questiona procedimentos de Blat

A Justiça de São Paulo negou nesta quinta-feira (11) o pedido de bloqueio das contas da Bancoop e não autorizou a quebra do sigilo bancário do ex-presidente da cooperativa, João Vaccari Neto, atual secretário de Finanças do PT.

Os pedidos haviam sido feitos pelo promotor José Carlos Blat – que, sem base jurídica nem factual, tem usado a imprensa na tentativa de envolver o PT e seus integrantes no processo que investiga supostas irregularidades na na administração da Bancoop, uma cooperativa habitacional ligada ao Sindicato dos Bancários de São Paulo.


Vejam também no PARTIDO DOS TRABALHADORES


PCdoB convoca ato em apoio a Dilma; Renato destaca convergências


A direção nacional do PCdoB realizará na tarde do dia 8 de abril no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, um ato político no qual vai comunicar a filiados e simpatizantes a indicação de apoio à pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Roussef. O presidente do Partido, Renato Rabelo, revelou que já vem conversando com a ministra da Casa Civil “há cerca de oito meses” e observou que há uma convergência de opiniões sobre muitos temas que estarão em pauta nas eleições.

Vejam o texto completo com a nota do PCdoB no PORTAL VERMELHO

Livros digitais da Unesp

Programa de Publicações Digitais publica na internet 44 obras inéditas produzidas por pesquisadores dos programas de pós-graduação da universidade em artes e humanidades

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) encontrou uma solução inovadora para oferecer acesso universal ao conhecimento produzido em sua pós-graduação: o Programa de Publicações Digitais, que lança nesta quinta-feira, dia 11, sua primeira coleção, com 44 títulos inéditos.

O programa, decorrente de uma parceria entre a Fundação Editora Unesp (FEU) e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG) da universidade, publica em formato digital livros exclusivamente produzidos para esse fim, com foco nas áreas de ciências humanas, ciências sociais e aplicadas e linguística, letras e artes.

Vejam mais em JORNAL DA CIÊNCIA-SBPC

MCT manifesta-se sobre cooperação científica com Irã

Nota da Assessoria de Assuntos Internacionais garante que ministério "sequer cogitou de negociar com o Governo da República Islâmica do Irã qualquer projeto relacionado à área nuclear". SBF cria fórum de discussão sobre o tema

A manifestação do Ministério da Ciência e Tecnologia foi gerada após divulgação de nota da Sociedade Brasileira de Física (SBF).

(...)

O MCT afirmou que o "tema jamais foi tratado entre as partes" e que as "notícias veiculadas a respeito têm se configurado em meras especulações".

Leia a nota assinada pelo chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais do MCT, José Monserrat Filho:


Vejam o texto completo no Jornal da Ciência-SBPC

Caso Sollus


Representação no Ministério Público Federal pede Ação de Improbidade Administrativa contra o prefeito de Porto Alegre

Porto Alegre/RS - Na tarde dessa quinta-feira, 11, a bancada de vereadores do PT na Câmara Municipal de Porto Alegre protocolará representação no Ministério Público Federal pedindo a responsabilização do prefeito de Porto Alegre, José Fogaça (PMDB), por ato de improbidade administrativa. Na peça, que será entregue ao Procurador-Chefe da Procuradoria-Geral da República – 4ª Região e à Procuradoria de Justiça do Ministério Público Estadual do RS, estão apontadas todas as falcatruas ocorridas no processo de contratação e de prestação de serviço do Instituto Sollus, desde 2007, bem como anexados todos os documentos comprobatórios das fraudes. Cópias da representação serão entregues, também, para a Polícia Federal e para o Conselho Municipal de Saúde.

A bancada do PT espera que o MPF investigue a fundo as irregularidades e possa apontar os responsáveis pelos desvios, fazendo com que o dinheiro – cerca de R$ 9,6 milhões – retorne aos cofres públicos para melhorar a saúde da população porto-alegrense. A informação é oriunda da Assessoria de Imprensa da Bancada do PT na Câmara de Vereadores da capital e do blog Cloaca News.

*Para ler a matéria na íntegra, clique AQUI

quarta-feira, 10 de março de 2010

Profissional de TI em SP terá redução de jornada de trabalho

A partir de 1º de janeiro de 2011, os trabalhadores de tecnologia da informação do Estado de São Paulo passam a ter sua jornada semanal de trabalho reduzida de 44 para 40 horas semanais, sem redução dos salários.

A mudança é fruto de um acordo coletivo, fechado nesta terça-feira (9/3) entre o Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados e Empregados de Empresas de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Sindpd) e o Sindicato das Empresas de Processamento de Dados e Serviços de Informática do Estado de São Paulo (Seprosp).

Notícia completa na PC World.

Israel responde por morte de ativista

Começa nesta quarta-feira em Israel um processo contra o governo israelense, acusado de ser responsável pela morte da ativista americana Rachel Corrie.

Em 2003, aos 23 anos, Corrie passou cerca de um mês e meio documentando a ação das autoridades israelenses na Faixa de Gaza.

Ela morreu quando filmava outros ativistas internacionais tentando interromper a demolição de casas palestinas.

A família de Corrie alega que a moça morreu cinco minutos depois de os militares terem recebido novas ordens para não deixar os ativistas internacionais atrapalharem as suas atividades.

Confira a notícia completa, com vídeo, na BBC Brasil.


Morre o imame Tantaui, a mais elevada autoridade sunita

O xeque Mohamed Sayed Tantaui, grande imame de Al Azhar (Egito), a maior autoridade do Islã sunita, morreu nesta quarta-feira, na Arábia Saudita, de ataque cardíaco, anunciaram meios oficiais de imprensa.

(...)

Por várias vezes, Tantaui tomou posições moderadas sobre assuntos religiosos sensíveis, em um país seduzido por um Islã moralista inspirado pela Irmandade Muçulmana e pelo salafismo.

Em outubro passado, causou forte polêmica ao afirmar que o 'niqab', o véu integral que só deixa aparentes os olhos das muçulmanas, era "uma tradição" e não uma obrigação religiosa.

Ele já havia condenado o terrorismo, ao considerar que "o extremismo é o inimigo do Islã".

Opôs-se à excisão - mutilação genital - das meninas, ao contrário de seu antecessor, o ultraconservador xeque Gad al Haq.

Confira a notícia da AFP, disponível no UOL.

Marcadores: "sunismo", "sunitas",

Governo determina recall do Stilo e multa Fiat em R$ 3 milhões

O Ministério da Justiça vai multar a montadora Fiat em R$ 3 milhões devido a um defeito nas rodas do veículo Fiat Stilo que causou acidentes e não foi solucionado pela montadora. Além disso, o governo vai determinar que a montadora faça o recall imediato dos automóveis. A Fiat já foi notificada sobre a decisão.

De acordo com o ministério, um parecer do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) constatou a existência de um defeito no conjunto do cubo da roda dos veículos, o que poderia, em último caso, causar a soltura da roda. Durante a investigação, foram noticiados cerca de 30 acidentes envolvendo o problema entre 2007 e 2008 --nos quais oito pessoas morreram--, com veículos fabricados entre 2004 a 2008.


Mais na Folha Online.

Outro texto a respeito deste assunto, também na Folha Online.


.

Info gráfico da Folha.

Marcadores: "recall", "Fiat Stilo",

Luiz Felipe Alencastro analisa a escravidão

Nenhum país foi tão escravista quanto o Brasil.

Dos 11 milhões de escravos vivos que chegaram às Américas, entre 1550 e 1886, 44% vieram para o Brasil, ou seja, 5 milhões.

Eles vieram sob tortura, trazidos por negreiros lusos e brasileiros e, depois, por traficantes brasileiros.

Vinham acorrentados, como descrevia Castro Alves, que sabia disso, porque o padrasto era negreiro.

Das 35 mil viagens através do Atlântico, nenhum barco africano esteve envolvido no tráfico.

Alô, alô, Senador DEM-óstenes (clique aqui para ler “DEM-óstenes põe a culpa nos africanos pela escravidão” )

No Século XIX, o Brasil foi a ÚNICA nação independente que traficava escravos.

A Lei estabeleceu que, em 1831, os negros que chegassem a uma praia brasileira eram considerados livres.

Porém, a Lei e as instituições fizeram vista grossa e foi possível re-escravizar por sequestro.

Era o sequestro de homens livres.

Assim, desde 1831, 760 mil negros e seus descendentes foram mantidos ilegalmente na escravidão, até 1888.

Eles não eram escravos.

Eram sequestrados.

Esse pacto entre sequestradores de homens livres para torná-los escravos e as instituições brasileiras é, segundo Alencastro, o “pecado original” da democracia brasileira.

O texto completo, com vídeo, no blog do Luis Nassif.


Fogaça e o desmonte do Orçamento Participativo

Consultando os registros do OP confirma-se totalmente o que afirma CIDADE. No período do “pico” do funcionamento do OP - o quadriênio 1997/2000 – o governo municipal se comprometia atender em média cerca de 400 demandas por ano. Efetivamente atendia um percentual da ordem de 95%, o que significa dizer cerca de 380 demandas/ano. Entre 2005 e 2008 das cerca de 200 demandas anuais, são atendidas pouco mais de um terço, ou seja, algo em torno de 70 ou 80 demandas por ano. Conclui-se que o ritmo de atendimento das demandas no governo Fogaça reduziu-se a menos de um quinto comparado com o que era realizado há pouco mais de dez anos atrás. E em 2008 o colapso: apenas 12% das pouco mais de 200 demandas foram atendidas! CIDADE informa, também, que em 2008 apenas 8% dos investimentos se destinaram ao atendimento das demandas do OP. Como a taxa efetiva de investimento no orçamento municipal é hoje de cerca de 5%, significa dizer que o OP responde por apenas 0,4% da despesa total da Prefeitura. Em outras palavras: 99,6% das despesas do orçamento da Prefeitura independem, não passam por decisões do OP.

Texto completo no RS Urgente.

Israel, os assentamentos ilegais na Cisjordânia e a visita de Joe Biden (2): Israel se desculpa por aprovar casas durante visita de Biden

O ministro de Interior de Israel, Eli Yishai, se desculpou hoje pelo "mal-estar" que o Estado judeu causou ao aprovar a construção de 1.600 casas em território palestino durante a visita do vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, à região.

"Peço desculpas pela inquietação que este assunto causou", declarou o ministro à "Rádio Israel".

Yishai disse na manhã desta quarta-feira que não sabia que um comitê de seu ministério pretendia aprovar ontem o plano para a ampliação do assentamento judaico de Ramat Shlomo, em Jerusalém Oriental.

Notícia da EFE, disponível no UOL.

Israel, os assentamentos ilegais na Cisjordânia e a visita de Joe Biden (1): Ampliação de assentamentos gera crise durante visita de Biden a Israel

O anúncio do governo israelense sobre a construção de mais 1.600 casas em Jerusalém Oriental gerou uma crise de confiança entre Israel e o governo dos Estados Unidos durante a visita do vice-presidente americano, Joe Biden, a Israel.

Nesta quarta-feira, Joe Biden é aguardado em Ramallah, na Cisjordânia, para se encontrar com o presidente palestino, Mahmoud Abbas, e com o primeiro ministro da Autoridade Palestina, Salam Fayad.

Continua na BBC Brasil.

Outro texto sobre o mesmo assunto, desta com Biden já se encontrando com Abbas, também na BBC Brasil, confira aqui.


Oscar: Venceu o filme a favor da máquina de guerra

Por Luiz Bolognesi*

Ao contrário do que parece à primeira vista, a polarização entre Avatar e Guerra ao Terror não traduz uma disputa entre cinema industrial e cinema independente, nem batalha entre homem e mulher. O que estava em jogo e continua é o confronto entre um filme contra a máquina de guerra e a economia que a alimenta e outro absolutamente a favor, com estratégias subliminares a serviço da velha apologia à cavalaria.

Continua no Aldeia Gaulesa.

Uma bandeira para a esquerda

Hoje o IPEA lançou um documento, intitulado “Pobreza, desigualdade e políticas públicas”, que conclui que: “Na década atual, a combinação entre a continuidade da estabilidade monetária, a maior expansão econômica e o reforço das políticas públicas, como a elevação real do salário mínimo, a ampliação do crédito popular, reformulação e alargamento dos programas de transferências de renda aos estratos de menor rendimento, entre outras, se mostrou decisiva para a generalizada melhora social no Brasil”. Note, todas essas causas de diminuição das desigualdades sociais foram ou instituídas ou aprofundas pelo governo Lula. Isso derruba a tese de que o governo do petista é uma mera continuação do governo FHC.

Continua no blog Miúdo Recruzado. Não deixem de ler os comentários.

CRISE CAPITALISTA


"Opinião Gráfica" em DIGITAL GRAMNA INTERNACIONAL

terça-feira, 9 de março de 2010

'Popular Science' abre seu arquivo completo



Aviso: se você não quer perder um monte de tempo hoje, amanhã e o ano todo, não abra a porta para 137 anos de “Popular Science”. Revistas velhas são viciantes. [PopSci]

Do Gizmodo Brasil.

Marcadores: "Popular Science"

Diminuiu a participação feminina na política

De acordo com o levantamento, foram eleitas em 2008 – última eleição municipal -, 6.508 mulheres e 45.457 homens. Porcentualmente, os Municípios são governados por 12,52% de mulheres e 87,48% de homens.

Em comparação às outras duas eleições municipais, de 2004 e 2000, a quantidade de mulheres eleitas caiu em 2008. No pleito de 2004, foram eleitas 6.555 mulheres – 47 a mais – e em 2000, foram 7.001 vereadores e prefeitas – 493 a mais em relação a 2008.

Mais no blog do Luís Nassif.

Algodão: subsídios, retaliação comercial e trabalho escravo

A discussão gerada pela lista de produtos norte-americanos que devem sofrer sobretaxa de importação como forma de retaliação pelos subsídios concedidos aos produtores de algodão dos Estados Unidos – que prejudicaram os agricultores brasileiros – é um bom momento para tratar de um problema interno. Como estamos discutindo a imagem internacional das mercadorias que vendemos, creio que vale a pena ver como o esforço de alguns para gerar produtos de qualidade pode ser posto por água abaixo por aqueles que querem lucro fácil obtido com a transformação de pessoas em instrumentos descartáveis.

Há incidência de trabalho escravo não apenas em lavouras de algodão, mas também em outros pontos da cadeia – como bem mostra as repetidas libertações de imigrantes latino-americanos, principalmente bolivianos, em oficinas de costura em São Paulo. Hoje, os casos de empregadores flagrados com escravos nas fazendas de algodão representam cerca de 3,7% da “lista suja” do Ministério do Trabalho e Emprego, que relaciona pessoas físicas e jurídicas que se utilizaram desse tipo de mão-de-obra. Como a atividade pode ser intensiva em força de trabalho, o número de libertados chega a 7% do total da lista. Nada comparado ao gado bovino, primeiro lugar em fazendas fiscalizadas devido a esse crime, ou à cana-de-açúcar, que vem sendo campeã no número de libertados nos últimos anos. Mas ainda assim preocupante.

Texto completo no blog do Sakamoto.

Sábados - 6 de janeiro de 2010

Está em inglês, mas, quem sabe, nessa língua granjeia credibilidade entre os nefelibatas que ainda defendem o golpe de Estado em Honduras e acha que o problema lá foi o Brasil não ter fechado a porta da embaixada na cara de Manuel Zelaya: Mark Weisbrot , do progressista Center for Economic and Policy Research em Washington, fala em "Controle de Danos" para definir a recente visita de Hillary Clinton à América Latina, e compara _ um tanto exageradamente _ a viagem da Secretária de Estado à tumultuada visita feita anos atrás à região por George Bush, na qual ele antecipou a saída da Argentina para fugir aos protestos (ou, como diz Weisbrot, " just to get the hell out of town".

O analista norte-americano classifica de gafe a insistência de Hillary em obter na região o reconhecimento do governo de Honduras, e conta algo que não se vê na midia brasileira: continuam em Teguicigalpa violências contra os oposicionistas. Trecho de carta de nove congresistas dos EUA a Hillary, reproduzido no blogue onde achei o artigo de Weisbrot:

"Desde a posse do presidente Lobo, vários proeminentes líderes da oposição ao golpe foram atacados. Em 3 de fevereiro, Vanessa Zepeda, uma enfermeira e líder sindical que havia recebido ameaças de morte ligadas a seu ativismo no movimento de resistêcia foi estrangulada e seu corpo jogado de um veículo, em Tegucigalpa. Em 15 de fevereiro, Julio Funez Benitez, membro do sindicato SITRASANAA e membro ativo do movimento de resistência foi alvejado e morto do lado de fora de casa, por um pistoleiro desconhecido numa moto.Mais recentemente, Claudia Brizuela, uma ativista da oposição, foi assassinada em casa, em 24 de fevereiro. Infelzimente esses são apeans três dos numerosos ataques contra ativistas e suas famílias..."

Veja mais no Sítio do Sérgio Léo.

Repórteres no pelourinho

A direção da Folha de S.Paulo, simplesmente, autorizou a um elemento estranho à redação (mas não aos diretores), o sociólogo Demétrio Magnoli, a chamar de “delinquentes” dois repórteres do jornal, autores de matéria sobre a singular visão do senador Demóstenes Torres (DEM-GO) da miscigenação racial no Brasil. Vocês, não sei, mas eu nunca vi isso na minha vida, nesses 24 anos de profissão. Nunca. Por tabela, também o colunista Elio Gaspari, que desceu a lenha no malfadado discurso racista de Demóstenes Torres, acabou no balaio da delinquencia jornalística montado por Magnoli.

Das duas uma: ou a Folha dá direito de resposta aos repórteres insultados (Laura Capiglione e Lucas Ferraz), como, imagino, deve prever o seu completíssimo manual de redação, ou encerra as atividades. Isso porque Magnoli, embora frequente os saraus do Instituto Milleniun, não entende absolutamente nada de jornalismo e confundiu reportagem com opinião. A matéria de Laura e Lucas nada tem de ideológica, nem muito menos é resultado de “jornalismo engajado” (contra o DEM, na Folha??). A impressão que se tem é que houve falha nos filtros internos da redação e deixaram passar, por descuido ou negligência, uma matéria cujas conseqüências aí estão: o senador Torres, sujeito oculto da farsa do grampo montada em consórcio entre a Veja e o STF, virou, também, o símbolo de um revisionismo histórico grotesco, no qual se estabelece como consensual o estupro de mulheres negras nas senzalas da Colônia e do Império do Brasil.

Continua no blog Brasília, eu vi.


Senador americano que votou contra direitos dos gays afirma que é homossexual

O senador republicano Roy Ashburn, que se destacou na câmara alta do estado da Califórnia (EUA) como um forte opositor dos direitos dos gays, admitiu hoje que é homossexual.

"Sou gay. Essas são palavras que para mim foram muito difíceis de dizer durante muito tempo", afirmou em entrevista para uma rádio de Los Angeles (no estado americano da Califórnia).

Notícia da EFE, publicada no UOL.

Movimento negro aciona O Globo por impedir publicação de anúncio

O movimento Afirme-se, que defende as cotas afirmativas nas universidades brasileiras, entrou com uma representação no Ministério Público do Rio de Janeiro contra o jornal O Globo. A entidade alega que o veículo vetou um anúncio publicitário ao estipular um valor alto para a publicação de uma peça.

Segundo o jornalista Fernando Conceição, coordenador do Afirme-se, ao saber do conteúdo da campanha, o jornal aumentou o preço de R$ 54.163,20 para R$ 712.608,00 (1.300%), alegando que o texto reflete “expressão de opinião” e que, por isso, teria que cobrar a tabela cheia.

Continua no Comunique-se.

Facebook alerta contra 'estranhos' após estupro e morte de adolescente

O site de relacionamentos pessoais Facebook alertou seus usuários para que evitassem encontros com pessoas conhecidas apenas da rede, depois que uma jovem britânica foi sequestrada, estuprada e assassinada por um criminoso que conheceu na internet.

Em um comunicado divulgado após a condenação, na segunda-feira, de Peter Chapman, 33 anos, pelo assassinato de Ashleigh Hall, 17 anos, o site pede que internautas evitem se encontrar com pessoas desconhecidos contatadas online online, “já que há muitas pessoas inescrupulosas no mundo, com agendas malévolas”.

O Facebook encorajou o uso das várias medidas disponíveis no seu site e na internet para evitar contatos indesejados.

Continua na BBC Brasil.



Sindicato diz que Gilmar Mendes trata com ironia protesto contra queda do diploma

A presidente da entidade, Déborah Lima, entregou a Mendes o informativo do Sindjorce que dizia que para ser jornalista no Brasil basta estar vivo. "Ministro, este é um protesto dos jornalistas contra a derrubada do diploma", disse Déborah ao abordar o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). De acordo com a diretoria, o ministro riu e foi irônico com o protesto.

“A presidente entregou o panfleto e ele ficou lendo e rindo, dizendo ‘ah é, né?’, 'ah é, né?’. O tom de ironia foi muito grande”, conta Claylson Martins, diretor do sindicato, que lembrou que o informativo também foi entregue à prefeita de Fortaleza e ao governador do Ceará.

Notícia completa no Comunique-se.

Farc exigem garantias de segurança para entrega de reféns

As Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) exigiram nesta segunda-feira do governo colombiano a desmilitarização de uma zona no interior do país para a libertação de dois soldados - um deles gravemente doente - que estão em poder da guerrilha há mais de dez anos.

As negociações para a libertação de Pablo Emilio Moncayo, Josué Daniel Calvo e a entrega dos restos do corpo do policial Julián Ernesto Guevara, morto em cativeiro, se arrastam desde abril do ano passado, quando as Farc anunciaram o gesto de maneira unilateral.

Continua na BBC Brasil.


Elio Gaspari retira direitos de A Tribuna publicar sua coluna



O jornal A Tribuna perdeu o direito de publicar a coluna de Elio Gaspari por ter deixado de veicular o texto do jornalista no último domingo (07/03). Gaspari afirmou ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Espírito Santo (Sindijornalistas/ES) que ficou sabendo do caso após ler a notícia na Folha Online, e logo em seguida procurou a Agência O Globo, que comercializa a coluna, para fazer a confirmação.

Gaspari disse que os motivos que levaram A Tribuna a não publicar a coluna “parecem óbvios". O texto “As masmorras de Hartung aparecerão na ONU” tratava do sistema prisional do Espírito Santo, com duras críticas ao governador do estado, Paulo Hartung (PMDB-ES). O jornal alega que uma falha técnica impediu a publicação.

Mais no Comunique-se.

Marcadores: "masmorras".



Por internet livre, EUA reduzem sanções contra Cuba, Sudão e Irã

O Departamento do Tesouro americano suspendeu nesta segunda-feira parte das sanções contra Irã, Cuba e Sudão com o objetivo de dar impulso à internet nesses países e, assim, apoiar grupos de oposição locais.

Segundo uma declaração no site do departamento, a partir de agora as companhias de tecnologia dos Estados Unidos poderão exportar serviços online como os de mensagens instantâneas e redes sociais para estes países.

Também passou a ser permitido oferecer serviços de blog, email e de compartilhamento de filmes e fotos.

Empresas dos Estados Unidos passarão ainda a poder exportar softwares americanos para comunicação online para Irã e Sudão, mas não para Cuba.

Continua na BBC Brasil.


O Chile nas mãos de Piñera

O que significa Sebastián Piñera para o Chile? Neoliberalismo na economia, gerencialismo na administração pública, tentativa de esvaziamento da"Concertación", diplomacia orientada para o dólar e o euro e polarização de posições ideológicas. Um presidente que pode ser aclamado pelo clube dos adeptos do Sr. Scrooge (o personagem de Dickens), que hoje em dia é assombrado pelo espírito de Milton Friedman. A análise é de Antonio Lassance.

Editorial da Carta Maior

"epitáfios neoliberais: 1) as 12 seções regionais do FED,o BC dos EUA, encarregadas de fiscalizar in locu as operações dos 'livres mercados' tem cada qual um bureau 'público-privado' assim composto: 3 diretores indicados pelo governo; 3 personalidades indicadas pela banca privada local e 3 representantes da mesma banca privada local... Deu no que deu; 2) no Chile, o Código de Obras data de 1975 e reflete as convicções mercadistas da ditadura mais sangrenta já imposta à AL.Por essa Lei Geral de Urbanismo e Construções, o fiscal das obras é contratado pela própria empreiteira, numa versão 'criativa' do princípio neoclássico segundo o qual o mercado se auto-regula. Deu no que deu: muitos desabamentos registrados no terremoto de 27 de fevereiro evidenciam uso inadequado de materiais e estruturas fragilizadas; 3) Critério semelhante ao princípio da auto-regulação, introduzido na AL por Pinochet, pauta grandes obras tucanas em SP. Na cratera do metrô, em 2007, a investigação da tragédia trouxe à baila o sistema 'turn-key', algo como 'chaves na mão', em tradução livre. Em síntese, o Estado define prazo e preço do projeto com a empreiteira, deixando todo o resto da obra a seu critério --incluindo-se a qualidade do material utilizado e o rigor das estruturas requeridas. Deu no que deu."
(Carta Maior à propósito da promessa de Sebastian Piñera de sacudir a sociedade chilena com um choque de mercado, a partir desta 5º feira; 09-03)

Vejam em AGENCIA CARTA MAIOR

ESTADO FORTE NÃO É CRIME


Considerada pecado mortal nos tempos de neoliberalismo, a defesa de uma maior participação do Estado na economia brasileira passou a ser vista de forma diferente a partir do papel que os bancos públicos tiveram na superação da maior crise do capitalismo global.

Talvez seja por isso que a grande mídia costuma tachar o rótulo de estatizantes as medidas defendidas pelo presidente Lula e sua candidata, Dilma Rousseff, como se o termo continuasse contendo o pecaminoso e o atraso. Essa diferença de visões sobre o papel do Estado na economia é o grande divisor de águas da campanha eleitoral que se aproxima e os dois lados devem assumi-las sem medo.
(...)
Mais ainda, Lula falou para o mundo da importância de instrumentos poderosos na mão do Estado ao sugerir ao presidente Barack Obama que olhasse como funciona o Banco do Brasil, já que os Estados Unidos não têm um banco público como o brasileiro, essencial no enfrentamento da crise.

Com um discurso claro assim, fica fácil perceber as diferenças entre as principais forças políticas do país e decidir de que lado se está.


Vejam o texto completo em DIRETO DA REDAÇÃO

EUA estudam oferecer serviço de banda larga sem fio gratuita

WASHINGTON (Reuters) - Agências reguladoras dos Estados Unidos podem dedicar parte do espectro de frequências a um serviço de Internet banda larga sem fio gratuito para parte da população, dentro do plano para ampliar o serviço de Internet rápida em todo o país, afirmou a Comissão Federal de Comunicações (FCC, na sigla em inglês) nesta terça-feira.

Vejam mais em REUTERS BRASIL

Pesquisadora gerencia projeto para levar outro robô a Marte

Engenheira mecânica, Jaqueline Lyra gerencia equipe de profissionais envolvida no projeto de espaçonave que levará robô a Marte

As brasileiras ocupam, cada vez mais, posição de destaque no Brasil e no exterior na área de ciência e tecnologia. Para isso, driblam diversos desafios e mostram que podem contribuir de forma significativa para novas descobertas e para a evolução do planeta.

É o caso da engenheira mecânica Jaqueline Lyra, que gerencia uma equipe de profissionais envolvida no projeto de uma espaçonave que levará um outro robô a Marte.

Vejam mais no JORNAL DA CIÊNCIA-SBPC


Brasil cria inseticida biológico contra mosquito da dengue

Flávia Villela
Repórter da Agência Brasil

Rio – Depois de quase três anos de estudos, a Farmanguinhos, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), criou um inseticida biológico capaz de matar as larvas do mosquito da dengue em 24 horas. A pesquisadora Elizabeth Sanches, que coordena o projeto, informou que o comprimido é inofensivo ao meio ambiente e à saúde humana e pode ser dissolvido em até 50 litros de água.

“A pastilha é colocada dentro da caixa d’água. Duas horas depois de ingerir o inseticida, a larva fica paralisada e impossibilitada de alimentar-se e morre depois de 24 horas. Além disso o efeito do inseticida dura até 21 dias”.

Vejam mais na AGÊNCIA BRASIL


Falar em aumento do pãozinho é “terrorismo”, diz Stephanes

Danilo Macedo
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, disse hoje (9) que “estão fazendo terrorismo” os que falam que o preço do pão vai aumentar por causa da sobretaxa que o país pode aplicar à importação do trigo americano.

Ontem (8), a Câmara de Comércio Exterior (Camex) anunciou a medida, como parte da retaliação autorizada pela Organização Mundial do Comércio (OMC) à prática do governo dos Estados Unidos de pagar subsídios aos produtores de algodão.

“Já tem gente querendo ganhar dinheiro à custa de uma determinada situação”, comentou Stephanes em entrevista coletiva para apresentar o sexto levantamento da safra de grãos 2009/2010.

Vejam mais na AGÊNCIA BRASIL

Jornadas Bolivarianas

Já estão à disposição, para ver e baixar, todas as conferências das Jornadas Bolivarianas realizadas pelo IELA no ano passado. O tema foi a Política dos Estados Unidos para América Latina. As conferências podem ser acessadas no enlace:
http://tvled.egc.ufsc.br/BIBLIOTECA/Jornadas%20Bolivarianas/

É só entrar e fruir... muita gente boa!

[Dica do blog Palavras Insurgentes.]

A corrida louca para a hegemonia americana põe em perigo a vida na Terra

O Washington Times é um jornal que encara com bons olhos as guerras de agressão de Bush/Cheney/Obama/ neoconservadores no Médio Oriente e defende que se obrigue os terroristas a pagar pelo 11/Setembro. Por isso, fiquei admirado ao saber que, em 24 de Fevereiro, a notícia mais apreciada no sítio web do jornal durante os últimos três dias era a reportagem "Explosive News" , do "Inside the Beltway", sobre as 31 conferências de imprensa em cidades dos EUA e no estrangeiro realizadas a 19 de Fevereiro pelos Arquitectos e Engenheiros para a Verdade do 11/Setembro, uma organização de profissionais que já tem 1 000 membros.

E ainda fiquei mais admirado por a reportagem do jornal tratar a conferência de imprensa muito a sério.

Como é que três arranha-céus do World Trade Center se desintegram subitamente em poeira fina? Como é que sólidas vigas de aço em três arranha-céus cedem subitamente em consequência de incêndios de curta duração, isolados e de baixa temperatura? "Mil arquitectos e engenheiros querem saber, e apelam ao Congresso que promova uma nova investigação sobre a destruição das Torres Gémeas e do Edifício 7", noticia o Washington Times.

Vejam o texto completo em RESISTIR.INFO

A Tribuna deixa de publicar coluna crítica de Elio Gaspari ao governo do ES


O jornal A Tribuna deixou de publicar a coluna de Elio Gaspari na edição deste domingo (07/03). O texto, veiculado em outros jornais, fazia críticas ao governador do Espírito Santo, Paulo Hartung (PMDB-ES). Segundo o jornal capixaba, houve uma falha técnica que impediu a veiculação do artigo.

O texto intitulado "As masmorras de Hartung aparecerão na ONU" critica o sistema prisional do Espírito Santo e anuncia que no próximo dia 15/03 o governador terá que prestar esclarecimentos à ONU sobre a situação das carceragens no estado. Elio Gaspari também cita crimes hediondos ocorridos entre presos durante a gestão do governador. Além disso, o jornalista aponta números de superlotação nos presídios capixabas.

Mais no Comunique-se.


Marcadores: "masmorras"



segunda-feira, 8 de março de 2010

Israel autoriza novas construções em assentamento na Cisjordânia

O Ministério da Defesa de Israel aprovou a construção de 112 apartamentos no assentamento ultraortodoxo de Beitar Ilit, na Cisjordânia, às vésperas da retomada das negociações de paz com os palestinos.

O anúncio do governo israelense, feito no mesmo dia em que o vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, inicia sua visita ao Oriente Médio, pode afetar a retomada das negociações entre israelenses e palestinos, que estava prevista durante a visita.

A ampliação do assentamento de Beitar Ilit contradiz a decisão do governo israelense, anunciada pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu em novembro de 2009, de congelar a construção na Cisjordânia "para facilitar a retomada das negociações".

Continua na BBC Brasil.


Ativistas vivem 'insegurança permanente' na Colômbia, diz ONU

Um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) alerta para as ameaças contra ativistas de defesa dos direitos humanos na Colômbia, deixando-os em uma situação de "insegurança permanente".

O documento do Alto Comissariado para os Direitos Humanos da ONU chama a atenção sobre a "vigilância ilegal por parte dos serviços de intelgiência do Estado, as detenções arbitrárias, as incursões em sedes de ONGs e o roubo de informações".

"Algumas das violações dos direitos humanos dos ativistas são atribuídas às guerrilhas, a novos grupos armados ilegais e a organizações paramilitares que, segundo os próprios ativistas, não foram desmanteladas", diz o relatório.

"As ameaças geram um clima de terror dentro da comunidade dos defensores dos direitos humanos e impedem o seu papel legítimo."

Continua na BBC Brasil.


Mulheres: protagonistas e forças renovadoras na sociedade cubana

Havana, 8 mar (Prensa Latina) Diferentes gerações de mulheres cubanas celebrarão hoje o Dia Internacional da Mulher com o orgulho de viver em uma sociedade que reivindicou seus direitos e as tem há meio século como verdadeiras protagonistas.

Alunas, trabalhadoras, dirigentes, aposentadas, donas-de-casa, todas receberão o acolhimento em instalações estudantis, centros trabalhistas e bairros dos mais diferentes lugares desta ilha caribenha.



Vejam mais em PRENSA LATINA-Agencia Informativa Latinoamericana

Centenário do Dia Internacional da Mulher

Cem anos passam desde que Clara Zetkin propôs o dia 8 de Março como Dia Internacional da Mulher, aquando da II Conferência Internacional de Mulheres Socialistas.

Muitas histórias se contam sobre a origem deste dia, mas “Em busca da memória perdida”, recontam-se os acontecimentos que marcaram o início da luta feminista desde o séc. XIX, que antecedem e são consequência da proclamação de um “Dia da Mulher”.

Na altura, dava-se início à organização política das mulheres, das mulheres socialistas e é sobre isso que Alexandra Kollontai, a famosa feminista russa, nos conta no seu texto publicado em 1920 - Uma celebração militante.

Vejam mais em ESQUERDA.NET


Juiz que relaciona Caracas ao ETA e FARC está vinculado a máfia de Aznar: chanceler

"É um juiz que tem trabalhado para o (espanhol) Partido Popular (PP), que é partido da direita, que tem setores ultradireitistas, que tem setores ultra-reacionarios vinculados ao passado franquista", declarou o chanceler venezuelano, Nicolás Maduro.

Vejam mais em LA JORNADA

Zelaya: "O petróleo é a verdadeira raiz do golpe em Honduras"

07 Mar.- O petróleo é a verdadeira raiz do golpe de Estado perpetrado contra o presidente Manuel Zelaya, assim o confirmou o ex-presidente hondurenho durante uma entrevista concedida ao programa Dossier, que transmite Venezoelana de Televisión.

O ex-mandatário do país centroamericano explicou que os ataques contra seu governo iniciaram a raiz do golpe quando decidira acabar com o monopólio que mantiveram os governos anteriores em Honduras com as empresas petroleiras, o qual se baseava num sobrepreço que beneficiava as transnacionais responsaveis de abastecer petróleo a seu país: Shell, Exxon e Texado.

Referiu que recentemente instalado no cargo presidencial, solicitou a essas companhias modificar os preços de venda do combustível, pois as mesmas desfrutavam do que qualificou como um "pacto de corrupção".

Vejam mais em APORREA.ORG

Mulheres do Campo doam sangue em Cuibá,MT

Além de denunciar a situação de violência que vivem, sob os efeitos do capitalismo, do patriarcado e do agronegócio, mulheres doaram sangue para reforçar o compromisso da Via Campesina com a solidariedade e a vida.

Vanderléia da Silva Santos, 34 anos, casada, dois filhos, mora no pré-assentamento Keno, em Cláudia (a 620 quilômetros de Cuiabá). Ela foi a primeira a doar sangue no ato público realizado pelas mulheres do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Via Campesina e Movimento de Mulheres do Campo (MMC), na manhã desta segunda-feira (8/3), na praça da República, centro de Cuiabá.

“Com esse ato de doação e solidariedade, vamos poder ajudar a salvar algumas vidas”, disse Vanderléia, que cria galinhas na área o­nde espera pela posse definitiva da terra. Ela, que é padeira, planeja montar uma panificadora no local quando se fixar definitivamente.

(...)

Mídia ignora ato de solidariedade

Apesar do ato positivo, nenhum meio de comunicação compareceu ao evento para fazer a cobertura. Na luta por Reforma Agrária, essas mesmas mulheres costumam aparecer nos jornais e TVs sempre em situação de conflito, o que constrói uma imagem de agressividade.

Vejam mais em KAOSENLARED.NET




A Rede Nacional de Sensibilização ao Conhecimento Livre: espaço de reflexão e interação comunitária na Venezuela

Rebelión

...a sociedade do talento, a sociedade criadora, criativa, esse é o rumo que nós temos dado a nosso Projeto Simón Bolívar, passar pela Sociedade da Informação, a Sociedade do Conhecimento, rumo à Sociedade do Talento..."

Ato de Inauguração de CENDITEL, pelo Presidente da República Bolivariana da Venezuela, Hugo Rafael Chávez Frías, em 10 de Novembro de 2006.

Há dois anos, o presidente Chávez inaugurou em Mérida o Centro Nacional de Desenvolvimento e Investigação em Tecnologias Livres (CENDITEL). Desde então, CENDITEL, uma das "artilharias do pensamento" do processo revolucionário, tem combinado sua investigação e desenvolvimento em tecnologias livres com seu trabalho com a comunidade, a Rede Nacional de Sensibilização é um dos projetos que tem logrado melhores resultados, conseguindo articular com varios coletivos e comunidades.

Vejam mais em REBELIÓN.ORG

domingo, 7 de março de 2010

Promotor Blat denuncia à imprensa em 2 eleições seguidas, mas não denuncia à justiça

O promotor José Carlos Blat, já foi à TV falar contra a Bancoop em 2007.

Em 2008, pouco antes das eleições, fez uma turnê pelos canais de TV dando entrevistas, deitando falação de novo, repetindo a mesma coisa.

Ontem, estava no Jornal Nacional mais uma vez, repetindo o que disse em 2006 e 2008. Por coincidência estamos na "temporada de caça" eleitoral de novo.

Mas Blat não apresentou até hoje denúncia à justiça para abrir processo, que é o que interessa no trabalho de um promotor. Ele recebe salários do Estado para defender o cidadão acionando os tribunais, e não as câmeras de TV's.

Vejam detalhes importantes aqui e aqui também no blog OS AMIGOS DO PRESIDENTE LULA