sábado, 17 de abril de 2010

FAB apresenta novos helicópteros de combate AH-2 Sabre (MI-35)


Nesse sábado (17), o Comando da Aeronáutica vai incorporar ao acervo de aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) três helicópteros AH-2 Sabre, de fabricação russa, de um total de 12 aeronaves adquiridas. A solenidade militar irá ocorrer na Base Aérea de Porto Velho (BAPV), às 11 horas da manhã, com a presença do Ministro da Defesa Nelson Jobim e do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito.

O AH-2 Sabre é um helicóptero de combate que possui grande capacidade de fogo e pode ser utilizado em missões de escolta de outros helicópteros, interdição aérea e de apoio a tropas terrestres. A aeronave é conhecida mundialmente como MI-35 e seu projeto já foi testado em combate em diversos conflitos. Os novos helicópteros irão equipar o Segundo Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (2º/8ºGAV), Unidade Aérea recentemente transferida da Base Aérea de Recife (BARF) para a BAPV.

Vejam mais em DEFESANET

A física e a realidade

Conceitos da mecânica quântica podem ser difíceis de apreender, mas são parte fundamental das tecnologias que usamos no cotidiano, descreve Adilson de Oliveira. Ele alerta, entretanto, para a disseminação de ideias equivocadas sobre o assunto.
(...)


Sem descambar para a pseudociência

Talvez devido ao grande sucesso de aplicação dos conceitos quânticos na descrição da matéria e da tecnologia que dela surgem, encontramos com relativa frequência aplicações da física quântica como pseudociência.

O termo “pseudo” significa falso. Dessa forma, pseudociência é um conjunto de teorias, métodos e afirmações que parecem científicas, mas partem de pressupostos falsos e/ou que não usam uma metodologia científica. A física quântica, em particular, acaba estimulando muito o imaginário, e algumas vezes certas teorias se aproveitam da falta de conhecimento das pessoas sobre o tema para buscar um status científico.

Vejam o texto completo em CIÊNCIA HOJE

Perfil: Piedad Córdoba, a lutadora que não espera gratidão

Depois de sofrer violência, discriminação e de também ter sido sequestrada - no caso dela, pelos paramilitares de direita - a senadora colombiana dedicou-se a lutar pela libertação dos reféns que ainda existem em seu país.

As imagens de Piedad Córdoba que o mundo conhece mostram a senadora colombiana, de 55 anos, embarcando em helicópteros brasileiros e partindo rumo a lugares perdidos na selva colombiana, enquanto jornalistas de meio mundo ficam olhando para o céu. Ela volta algumas horas depois, em companhia de reféns libertados.


Vejam mais em OPERAMUNDI

Chomsky: o que está em jogo na questão do Irã

Em entrevista à publicação alemã Freitag, Noam Chomsky fala da pressão dos EUA e de Israel sobre o Irã e seu significado geopolítico. "O Irã é percebido como uma ameaça porque não obedeceu às ordens dos Estados Unidos. Militarmente essa ameaça é irrelevante. Esse país não se comportou agressivamente fora de suas fronteiras durante séculos. Israel invadiu o Líbano, com o beneplácito e a ajuda dos EUA, até cinco vezes em trinta anos. O Irã não fez nada parecido", afirma.

Lula está errado sobre o Irã?

Com viagem prevista para Teerã em maio, o mandatário brasileiro voltou a se pronunciar contra novas sanções aos iranianos. Essa postura não é ditada apenas pela agenda comercial, importante na estratégia de diversificação de mercados. Tem a ver, fundamentalmente, com uma razão de Estado. A adoção de punições adicionais ao Irã, em uma escalada que a agressão militar como horizonte, significaria reforço à jurisprudência que considera a autodeterminação dos Estados nacionais um direito subordinado a hipotéticos e indivisíveis interesses mundiais, geralmente auto-representados pela principal potência militar. O artigo é de Breno Altman.

Vejam o texto completo em CARTA MAIOR

Editorial de Carta Maior

"Dá para confiar em pesquisa eleitoral feita por quem edita a realidade dessa forma? Aos fatos: a notícia de que o Brasil criou 657 mil empregos apenas no 1º trimestre, recorde histórico, mereceu uma nota de 33 linhas no pé da pág B7 da edição de hoje da Folha. O espaço das manchetes da 1º página foi dedicado a assuntos como "Às escuras, norte-coreano celebra líder morto em 94', ou ainda o palpitante anúncio: ' Kassab decide ampliar restrição a caminhão na Bandeirantes'. Dá para levar a sério pesquisa eleitoral da família Frias?"
(Folha, uma credibilidade em ruína; Carta Maior, 16-04)


Vejam em CARTA MAIOR

Antigo diretor da CIA autorizou a destruição de videos com torturas a presos na Tailândia

Moscú, 15 de abril, RIA Novosti. O ex-chefe da CIA, Porter Goss, que encabeçou o organismo entre 2004 e 2006, autorizou a destruição de gravações em vídeo de torturas a presos do cárcere da CIA na Tailândia, revelou o diário The New York Times.

Segundo a documentação interna da CIA que cita a mídia, os videos foram destruidos em novembro de 2005 por ordem de José Rodríguez, adjunto de Goss e diretor do Serviço Clandestino Nacional dependente da CIA.



Vejam mais em RIA NOVOSTI

El Papa advierte a la Iglesia de Brasil contra el sincretismo

Benedicto XVI reclama un retorno a la ortodoxia

El papa Benedicto XVI ha mandado un mensaje tajante a la progresista Iglesia de Brasil: nada de experimentos de sincretismo religioso en el culto. Deben volver a la ortodoxia, la que él defendía cuando era Prefecto de la Congregación de la Doctrina de la Fe y había condenado al silencio al teólogo de la liberación y franciscano Leonardo Boff, que acabó dejando el sacerdocio.

A los obispos de la región norte de Brasil, recibidos en audiencia en el Vaticano el jueves pasado, el Papa, con un lenguaje sutil y teológico, les mandó un ultimátum: "Déjense de fantasías en la realización del culto divino", les dijo. Les advirtió que, de ahora en adelante, Roma no va a aceptar más las experiencias de sincretismo religioso que muchos sacerdotes, apoyados por sus obispos, están llevando a cabo para acercar las prácticas del culto divino a otras experiencias religiosas, vividas, por ejemplo, por comunidades indígenas.


Vejam mais em EL PAÍS.COM

O relatório negro

- Os bancos estavam sendo usados pelos seus donos e diretores como um pote de dinheiro sem fim, para uso próprio. Os maiores devedores dos bancos eram seus diretores, com alguns deles tendo pegado dos bancos empréstimos de valor superior à cinco bilhões de dólares. Um dos grandes bancos emprestou mais da metade do valor de marcado do banco inteiro, para um dos seus diretores.

- Os próprios bancos detinham 40% ou mais de suas próprias ações via empresas-fantasma, quando o limite definido por lei é de 10%. Os bancos usavam das empresas fantasma para comprar ações deles mesmos, assim inflando o valor das ações e o tamanho dos bancos no papel.

Coisas do Brasil? Não! Da simpática (e gelada) Islândia. Do blog Vida na Islândia, via blog do Luís Nassif.

Serra confunde Defesa Civil com Força Pública

Pelo desconhecimento demonstrado, certamente não participou de nenhuma reunião com a Defesa Civil do estado, naquele que foi o mais trágico episódio das últimas décadas: as enchentes que abalaram a cidade. Comprova o que eu escrevi sobre o total alheamento do ex-governador em relação à gestão do estado, mesmo em episódios de tal relevância.

Não se trata de uma organização como a Polícia Militar, o Exército. Trata-se de um sistema de coordenação das estruturas anti-desastre que existem no município, estado e país. O INPE trata das previsões do tempo, o Corpo de Bombeiros das ocorrências, as empresas de eletricidade da energia, as organizações civis do apoio na ponta. É um sistema de informações e de coordenação. De onde ele tirou que consiste na formação de “forças estaduais”?

Aí ele pega um conceito que inventou na hora – por falta de conhecimento sobre o tema – e define um prazo de dois anos para colocar a idéia em prática.

Confira o contexto completo no blog do Luís Nassif.

Panamá - Os corruptos criminalizam o protesto

por Marco A. Gandásegui, hijo (Profesor de la Universidad de Panamá e investigador asociado del CELA)

A Assembléia de Deputados acaba de aprovar uma lei que converte o protesto em um crime que pode ser objeto de um castigo de até dois anos de prisão no Panamá.

Há pouco tempo elevaram a pena de prisão maior de 20 a 50 anos. A legislação, obviamente, tem nome e apelido. O que se quer é acabar com a pouca liberdade de expressão que resta aos setores populares e, especialmente, aos segmentos mais combativos da classe operária organizada.

O protesto na rua é o último recurso que resta ao povo que não tem a capacidade financeira para expressar seu descontentamento por meio de partidos politicos, pela mídia (televisão) ou utilizando as contas bancarias dos donos do país.

(Legenda das fotos: "Algunos de los Mafiosos que siempre han gobernado Panamá - La Mafiocracia de los 100 Dueños - y algunos de sus secuaces y perros de presa.")

Vejam o texto completo em KAOSENLARED.NET

Charge do Pedro Mendez

Charge do Pedro Mendez vista em REBELIÓN.ORG

Empregados de fornecedores da Microsoft vivem "como prisioneiros"

Tem algo que você deveria saber: há uma boa probabilidade dos gadgets que você usa terem sido fabricados por trabalhados miseráveis, em péssimas condições de trabalho e de vida. Este fato já assombrou a Apple e muitas outras empresas em diferentes ocasiões, e agora é a vez da Microsoft.

Um relatório do National Labor Comittee detalha as condições de uma fábrica, operada por uma empresa chamada KYE, que produz hardware (mouses, webcams e alguns componentes do Xbox) para a Microsoft, assim como componentes para a Hewlett Packard, Best Buy, Samsung, Foxconn, Acer, Logitech e Asus, ainda que em menor escala. Eles também têm a sua própria marca, a Genius, que você provavelmente já viu na Kalunga ou lojas de informática similares. As condições a que se submetem estes empregados -- com provas fotográficas, não apenas verbais -- são horríveis":

- Trabalhadores são admitidos como "estudantes de trabalho" a partir dos 16 anos.

- Eles trabalham por períodos extremamente longos, tipicamente "das 7h45 às 22h55", pelo equivalente a R$ 1,13 por hora, menos dedução de alimentação, o que dá na prática o equivalente a R$0,91 por hora.

Continua no Gizmodo Brasil.


sexta-feira, 16 de abril de 2010

Militantes bascos colocam faixa no Arco do Triunfo

Militantes bascos colocaram nesta sexta-feira uma faixa do movimento no Arco do Triunfo, sobre a avenida Champs Elysées de Paris, com uma pergunta aos partidos que governam França e Espanha: "O que fizeram com Jon Anza?", membro do ETA que apareceu morto depois de passar vários vários meses desaparecido.

Seis militantes foram detidos, incluindo um que ficou preso em um andaime e outro que caiu durante a operação.

A faixa perguntava, em francês e inglês, "PSOE-UMP: O que fizeram com Jon Anza?".


A notícia (pequena) da AFP, está no UOL.

Hamas coloca em prática pena de morte em Gaza e executa dois


Pela primeira vez desde que tomou à força o controle da Faixa de Gaza, em junho de 2007, o grupo islâmico Hamas implementou nesta quinta-feira a pena de morte executando a tiros dois palestinos acusados de colaboração com Israel.

Os dois palestinos, um do campo de refugiados de Jebaliah, no norte da Faixa de Gaza, e um da cidade de Rafah, no sul da região, foram executados a tiros, depois que um tribunal do Hamas os condenou por acusações de traição e de colaboração com Israel.

Segundo as acusações, Mohamed Ismail e Nasser Abu Freij teriam cooperado com Israel durante a chamada Operação Chumbo Fundido – a ofensiva israelense à Faixa de Gaza em dezembro de 2008 e janeiro de 2009.

O tribunal do Hamas condenou mais oito palestinos à pena de morte por acusações semelhantes, porém as execuções ainda não foram realizadas.

Organizações de defesa dos direitos humanos palestinas e internacionais haviam protestado contra a pena de morte e dirigido um apelo ao governo do Hamas na Faixa de Gaza para impedir a execução.


A notícia continua na BBC Brasil.

Software para previsão de crimes não é uma boa ideia




Ainda não há precogs nus em banheiras reluzentes ainda, mas o Departamento de Justiça Juvenil do estado da Flórida vai usar um programa de análise para prever crimes de jovens delinquentes, colocando possíveis criminosos em prevenção específica e programas de educação. Adeus, direitos humanos!

Eles vão usar este software com jovens delinquentes, usando uma série de variáveis para determinar a chance de que essas pessoas cometam crimes de novo. Dependendo desta probabilidade, eles vão colocá-los sob programas específicos de reeducação. Deepak Advani, vice-presidente de análise preditiva da IBM, diz que o sistema gera "projeções confiáveis" para que governos possam tomar "atitude em tempo real" para "prevenir atividades criminais".

Sério? "Projeções confiáveis"? "Atitude em tempo real"? "Prevenir atividades criminais"? Eu não sei quão confiável é seu sistema, IBM, mas você já ouviu falar das Quinta, Sexta e 14ª Emendas da Constituição americana? E o artigo 11 da Declaração Universal dos Direitos Humanos? Não? Então eu facilito pra vocês: vocês assistiram o Tom Cruise em Minority Report - A Nova Lei?


Continue lendo no Gizmodo Brasil.

Soberania alimentar e biodiversidade palpável

A Catarse está disponibilizando na íntegra, mas em 4 partes, o vídeo promocional sobre o Projeto PANCs, elaborado pela nutricionista Irany Arteche para assentados do MST/RS e promovido pela Superintendência da CONAB/PNUD, com oficinas ministradas pelo botânico Valdely Kynupp sobre plantas com grande potencial alimentício e de comercialização, mas que costumam ser negligenciadas. "Somos xenófilos, o brasileiro não come a biodiversidade que tem", adverte Valdely.

O objetivo do registro é colaborar na divulgação desta experiência para outros assentamentos de reforma agrária e organizações de agricultores familiares nas diferentes regiões do Brasil. Servirá como material pedagógico para cursos que tratem de alternativas para agricultura familiar, segurança alimentar e nutricional, diversificação agrícola, processamento de novos produtos e alimentos.

- clique aqui

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Rússia diz que Quirguistão está à beira de guerra civil


O presidente russo, Dmitri Medvedev, afirmou, nesta terça-feira, em Washington, que o Quirguistão está à beira de uma guerra civil.

Segundo ele, o país corre o perigo de se tornar “um segundo Afeganistão” depois da deposição do presidente, Kurmanbek Bakiyev, na última semana.

“Nós entendemos o que uma guerra civil nas condições atuais significa. E se começar, esse nicho será atraente para terroristas e extremistas de todo o tipo porque é o tipo de lugar mais favorável para que radicais sejam criados. E podemos ter, no lugar do Quirguistão, o tipo de Afeganistão que existia há algum tempo – um segundo Afeganistão”, disse.

Continua na BBC Brasil.

Confira também na BBC Brasil: "Entenda a crise no Quirguistão"

Marcadores: "Quirguistão"

Tijolaço




Serra, o Brasil não pode mais…


Brizola Neto escreve:

Li boa parte de seu discurso, senhor José Serra. Talvez eu seja hoje o que o senhor foi, na minha idade, quando era um jovem, que presidia a União Nacional dos Estudantes e apoiava o Governo João Goulart no Comício da Central. Quando o senhor defendia o socialismo que hoje condena, o patriotismo que hoje trai, o desenvolvimento autônomo do Brasil do qual hoje o senhor debocha.

O senhor, como Fernando Henrique, é útil aos donos do Brasil – sim, Serra, o Brasil tem donos, poque 1% dos brasileiros mais ricos tem o mesmo que todos os 50% mais pobres – porque foi diferente no passado e, hoje, cobre-se do que foi para que não lhe vejam o que é.

O símbolo do Brasil que não pode mais, que não pode ser mais como o fizeram.

Não pode mais o Brasil ser das elites, porque nossas elites, salvo exceções, desprezam nosso povo, acham-no chinfrim, malandro, preguiçoso, sujo, desonesto, marginal. Têm nojo dele, fecha-lhe os vidros com película para nem serem vistos.

Não pode mais ser o país das elites, porque nossas elites, em geral, não hesitam em vender tudo o que este país possui – como o senhor, aliás, incentivou fazer – para que a “raça superior” venha aqui e explore nossas riquezas de maneira “eficiente” e “lucrativa”. Para eles, é claro, e para os que vivem de suas migalhas.

Não pode mais ser o Brasil dos governantes arrogantes, como o senhor, que falam de cima – quando falam – que empolam o discurso para que, numa língua sofisticada, que o povo não entende, negociem o que pertence a todos em benefício de alguns. (...)

*Leia a postagem completa do Deputado Fed. Brizola Neto (PDT/RJ) Clicando Aqui

Strawberry fields forever

Os homens europeus descem sobre Marrocos com a missão de recrutar mulheres. Nas cidades, vilas e aldeias é afixado o convite e as mulheres apresentam-se no local da selecção. Inscrevem-se, são chamadas e inspeccionadas como cavalos ou gado nas feiras. Peso, altura, medidas, dentes e cabelo, e qualidades genéricas como força, balanço, resistência. São escolhidas a dedo, porque são muitas concorrentes para poucas vagas. Mais ou menos cinco mil são apuradas em vinte e cinco mil. A selecção é impiedosa e enquanto as escolhidas respiram de alívio, as recusadas choram e arrepelam-se e queixam-se da vida. Uma foi recusada porque era muito alta e muito larga. São todas jovens, com menos de 40 anos e com filhos pequenos. Se tiverem mais de 50 anos são demasiado velhas e se não tiverem filhos são demasiado perigosas. As mulheres escolhidas são embarcadas e descem por sua vez sobre o Sul de Espanha, para a apanha de morangos. É uma actividade pesada, muitas horas de labuta para um salário diário de 35 euros. As mulheres têm casa e comida, e trabalham de sol a sol. É assim durante meses, seis meses máximo, ao abrigo do que a Europa farta e saciada que vimos reunida em Lisboa chama Programa de Trabalhadores Convidados.


Vejam o texto completo em EXPRESSO

PT pede à Polícia Federal que investigue ataque ao site do partido

por Conceição Lemes

O portal do Partido dos Trabalhadores (PT) foi realmente invadido de domingo para segunda-feira. Mais precisamente às 3h05 do dia 12 de abril. Ele ficou indisponível por mais de 24h. Só voltou à normalidade no começo da noite dessa terça-feira.

“Nós descobrimos no decorrer da segunda-feira, quando usuários do portal começaram a receber a mensagem de que se tratava de um site perigoso e que poderia danificar o computador”, revela André Vargas, deputado federal (PR) e secretário nacional de Comunicação do PT. “Aí, para que não causasse danos aos computadores dos usuários, tiramos o portal do ar e uma equipe técnica começou a fazer uma varredura, para descobrir o que aconteceu.”

Análises realizadas pelo suporte técnico concluiu que o portal sofreu “uma inserção de iframes maliciosos em diversos arquivos com extensão .html e .php”. Um iframe é uma seção de uma página web que carrega o conteúdo de outra página página ou site.

Vejam em VI O MUNDO - O que você não vê na mídia

O Brasil "poderá menos" se tiver um presidente que dorme até meio-dia em plena quarta-feira


Hoje o noticiário divulgado pela campanha de José Serra (PSDB/SP) anuncia que o demo-tucano terá compromissos só pela tarde. De manhã, nada.

No twitter dele há um "boa noite" às 3 horas da madrugada de hoje.






Vejam mais no blog dos Amigos do Presidente Lula

Serra e Dilma empatam em pesquisa Sensus

BRASÍLIA (Reuters) - Pesquisa do Instituto Sensus divulgada nesta terça-feira indica empate técnico entre os pré-candidatos José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) na sucessão presidencial de outubro.

A sondagem, encomendada e divulgada pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada e Afins do Estado de São Paulo (Sintrapav), mostra Serra com 32,7 por cento das intenções de voto e Dilma, com 32,4 por cento. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 por cento.

Batalha de Kursk e a falsificação da história

Miguel Urbano Rodrigues
Fonte: Pravda.ru
Salvo raríssimas excepções, os historiadores militares da burguesia omitem qualquer referência à batalha de Kursk, “a maior batalha da História, de importância decisiva para o desfecho da II Guerra Mundial. “A omissão não resulta de ignorância. Tornar pública a verdade sobre Kursk pulverizaria os mitos forjados por Hollywood sobre a participação dos EUA na II Guerra e arrancaria a máscara à moderna historiografia norte-americana, tirando-lhe credibilidade”.
As comemorações do desembarque anglo–americano na Normandia, em Junho de 44, serviram mais uma vez de pretexto para uma campanha de falsificação da História de dimensão planetária. Este ano, pela primeira vez, até a Alemanha, o país vencido, se fez representar através da chanceler Angela Merkel.


Vejam o texto completo em PATRIA LATINA

17 de Abril - Lutar pela Reforma Agrária é lei

Adital -
Lutar pela Reforma Agrária no mês de abril, especialmente no dia 17, está previsto na lei. Nesta semana, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) dá início à Jornada Nacional de Lutas por Reforma Agrária, realizada em memória dos 19 companheiros assassinados no Massacre de Eldorado de Carajás, durante operação da Polícia Militar, no município de Eldorado dos Carajás, em 1996.

Vejam em ADITAL-Noticias da América Latina e Caribe

Notícias do Portal do PT


1. Dilma cresce e empata com Serra também no segundo turno, aponta Sensus

2. Encontro Nacional de Negras e Negros do PT é adiado

3. Guerra virtual: Portal do PT volta ao normal após ação de invasores

EEUU confirmam a existência de armamento nuclear em suas bases na Italia

O Pentágono confirma que dispõe de bombas nucleares na Italia.

Já se sabia - por um informe da associação ambientalista estadunidense Natural Resources Defense Council [1] - que os Estados Unidos mantinham 90 bombas nucleares na Italia: 50 em Aviano (Pordernone) e 40 em Ghedi Torre (brescia). Há 400 mais dispersas na Alemanha, no Reino Unido, na Bélgica e na Holanda. Trata-se de bombas táticas do tipo B-61, em tres versões cujas potencias vão dos 45 aos 170 quilotons (13 vezes a bomba de Hiroshima).


Vejam mais em
NODO50.ORG

Charge do Tomy


Vejam em DIGITAL GRAMNA INTERNACIONAL

Militares pedem ao STF a punição dos torturadores

Grupo de militares que não apoiaram o golpe de 1964, e por isso foram punidos, consideram que “os crimes comuns e de tortura praticados pelos agentes do Estado e da Repressão durante o regime militar brasileiro são atos absolutamente nulos e impassíveis também de anistia”. Os postulantes usam argumentos com base na legislação nacional e internacional para afirmar que a Lei da Anistia não a não pode provocar um esquecimento artificial dos fatos ocorridos. STF adia julgamento sobre o caso que estava marcado para esta quarta-feira.

O Major Brigadeiro Rui Moreira Lima - um dos três heróis de guerra remanescentes da Força Expedicionária Brasileira combatente do nazi-fascismo, durante a II Guerra Mundial - protocolou segunda-feira (12), no Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido para que a lei de Anistia não abarque os crimes de tortura. O documento, assinado pelo Brigadeiro como presidente da Associação Democrática e Nacionalista de Militares (ADNAM), afirma:


Vejam o texto completo na AGÊNCIA CARTA MAIOR

EEUU inauguram uma base naval em Honduras

Como parte do golpe de estado em Honduras os Estados Unidos inauguram uma base militar, com o pretexto de lutar contra o narcotráfico.

Os governos dos Estados Unidos e Honduras inauguraram uma base naval no departamento norte oriental de Gracias a Dios, na fronteira com a Nicarágua, com o anunciado propósito de combater o narcotráfico.

O embaixador estadunidense Hugo Llorens disse durante a cerimônia que seu país investiu dois milhões de dolares nas construções, além de doar quatro embarcações e facilitar assessores.

Llorens explicou que a base conta com um edifício multifuncional e um centro de operações que contribui com o aumento da capacidade de alocar mais pessoal e um cais para lanchas de patrulha.

Vejam mais em KAOSENLARED.NET

Envie uma pergunta ao Supremista Gilmar Mendes

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, vai responder ao vivo, às 18 horas do dia 16 de abril, na TV Justiça, a perguntas enviadas por qualquer pessoa da população para o YouTube. Envie perguntas em formato de texto ou vídeo sobre qualquer um dos 11 tópicos ao lado. E não deixe de votar nas suas perguntas preferidas, inclusive as enviadas por outros internautas. As mais votadas serão respondidas pelo ministro Gilmar Mendes. No canal YouTube do STF.

terça-feira, 13 de abril de 2010

As editoras continuam perdidas diante do e-book

Mesmo conhecendo o histórico de outros setores, as editoras ainda acreditam que o formato atual de produção e conteúdo não irá mudar, mas apenas o formato de entrega.

Ainda acredita-se que o formato atual de produção e conteúdo não irá mudar, alterando apenas o formato de entrega.

  • Criado por redações onde múltiplos talentos se somam e se complementam de uma forma harmoniosa
  • Uma pessoa não tem condições de reunir toda a massa de opinião é capaz de configurar um retrato do que aconteceu de relevante no mundo num dado período de tempo
  • Para compor este retrato, é necessário uma equipe ampla e dispersa, atuando coletivamente
  • Produzir jornalismo independente e de qualidade é uma operação cara

Eles estão certos nas afirmações. Se estamos pensando em fazer isso debaixo de uma única bandeira, um grupo editorial, uma empresa ou um CNPJ, ninguém tem mais condições de fazer isso do que os grandes grupos editoriais.

Mas esta visão ignora que o livro eletrônico é apenas parte da mudança e, talvez, a parte menos importante. É um conselho que dou para todos os meus clientes. Olhem para o processo de digitalização como um todo e não apenas parte dele. Uma loja de varejo não pode olhar apenas para o e-commerce. A indústria da música não pode olhar apenas para o MP3. E as editoras não podem olhar apenas para o e-book.

Veja o texto completo no Webinsider.

Trabalhadores participam de manifestação em São Paulo em defesa da jornada de 40 horas

Trabalhadores ligados à Força Sindical participam, na capital paulista, de uma manifestação em defesa da jornada de 40 horas semanais. O ato ocorre em frente à sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na avenida Paulista, região central da cidade.

Integrantes da Força Sindical esperam ser recebidos por representantes da Fiesp para negociar a redução da jornada de 44 para 40 horas por semana. Segundo a Polícia Militar, cerca de 500 pessoas participam do protesto.

Mais no UOL Notícias.

E é possível conferir também um álbum de fotos da manifestação.


Marcadores: "Força Sindical"

Mortalidade materna caiu 63% em 28 anos no Brasil, diz estudo


A taxa de mortalidade materna no Brasil caiu em média 63% entre 1980 e 2008, segundo estudo publicado na segunda-feira pela revista médica The Lancet.

Em 1980, o país apresentava uma taxa média de 149 mortes de mães para cada 100 mil bebês nascidos vivos. Há dois anos, este número havia caído para 55 em cada 100 mil.

Continua na BBC Brasil.


Empresa de telefonia é condenada por enfarto de cliente durante atendimento

A empresa de telefonia Brasil Telecom foi condenada a pagar indenização de R$ 20,4 mil, por danos morais, pela morte de um cliente que sofreu um enfarte enquanto tentava cancelar um serviço usando o sistema de Call Center - vindo a falecer dois dias depois.

Continua no Última Instância.

Decreto israelense pode levar à expulsão de brasileiros da Cisjordânia

Um decreto do Exército israelense que entra em vigor nesta terça-feira pode afetar brasileiros que vivem na Cisjordânia. As novas normas ampliam os poderes dos comandantes militares na região para expulsar palestinos que não tenham os documentos necessários para permanecer na Cisjordânia.

Estima-se que entre 4 e 5 mil cidadãos brasileiros morem na região - muitos deles são mulheres brasileiras casadas com palestinos, que vivem há anos na Cisjordânia e podem ser enquadradas no novo decreto, correndo o risco de prisão e expulsão.

Continua na BBC Brasil.


Dorothy Stang: mandante é condenado

O fazendeiro Vitalmiro Bastos de Moura, o Bida, acusado de ter encomendado a morte da missionária Dorothy Stang , em 2005, foi condenado a 30 anos de prisão, em regime fechado. A sentença foi anunciada às 23h50m de segunda-feira, no Tribunal do Júri de Belém, após 15 horas de julgamento.

A defesa do fazendeiro já tinha anunciado que recorreria se Bida fosse condenado.

Confira no blog do Luís Nassif.


Avatar, USAID e o movimento indígena

Ontem, o diretor de “Avatar”, James Cameron, juntou-se a índios e ambientalistas contra a hidrelétrica de Belo Monte. Não bastasse a coincidência dos personagens de Avatar serem baseados em índios da Amazônia.

(...)

Em 2006, a USAID (Agência dos Estados Unidos Para o Desenvolvimento Internacional) – órgão do Departamento de Estado norte-americano – lançou o programa “Iniciativa de Conservação da Bacia Amazônica” (ICBA). A intenção era dar apoio aos governos nacionais e às ONGs que atuam na Amazônia, fornecendo recursos, prestando assistência técnica e definindo princípios de atuação.

Poderia chamar a atenção dos mais céticos, já que os EUA representam, hoje em dia, a maior resistência aos acordos de sustentabilidade discutidos internacionalmente.

Confira o texto da coluna do Luís Nassif.

Marcadores: "Avatar", "James Cameron"




Nota da assessoria de imprensa do INCRA, sobre problemas em Bagé com ruralistas

A Superintendência Regional do Incra no RS vem a público lamentar a situação de conflito criada em Bagé por proprietários rurais. Hoje pela manhã, técnicos do Incra estiveram a campo iniciando o levantamento fundiário necessário ao Relatório Técnico de Identificação e Delimitação do território da comunidade quilombola das Palmas. Um grupo de ruralistas cercou a equipe e não permitiu a realização do trabalho, dentro da área do próprio quilombo, em atitude totalmente ilegal e incompreensível.

Os servidores registraram queixa, e o Incra/RS está tomando providências para a realização do levantamento em segurança.

Cabe ressaltar que a atitude desmedida deste grupo depõe contra os avanços que o estado têm registrado nas políticas de reconhecimento dos direitos das comunidades remanescentes de quilombo. São do RS as duas primeiras comunidades quilombolas urbanas tituladas no país, no resgate de uma dívida histórica que o Estado brasileiro tem com o povo negro. Um avanço na cidadania, nos direitos humanos.

Em Bagé, a comunidade das Palmas habita a região há 200 anos. Em 2005, abriu processo no Incra para a regularização do seu território. Já possui laudo sócio-histórico-antropológico feito por pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e o Incra/RS precisa iniciar os demais estudos necessários para definir o território a ser titulado em nome da comunidade.

Todo o processo é realizado de maneira pública, com muita tranqüilidade, seguindo a legislação competente, com acompanhamento do Ministério Público Federal. Uma vez publicado o RTID, há garantia de prazo de contestação por quem quer que se sinta prejudicado. Proprietários de áreas que devam ser desapropriadas são indenizados, a preço de mercado, conforme os termos legais.

Por tudo isto, é lamentável a atitude de um grupo como este em Bagé, que não buscou o diálogo, e sim o confronto. Só podemos entender que esta seja, terrivelmente para os gaúchos, a manifestação explícita de um racismo que tanto castiga o povo negro em nosso país, e que nos envergonha. Os quilombolas vizinhos, na visão destes proprietários, não têm o direito de registrar a sua própria terra.

Lamentamos esta atitude. Mas seguiremos o curso da história e da lei, e o município de Bagé poderá se orgulhar de ter resgatado a cidadania de seus quilombolas, quando a comunidade das Palmas estiver de posse de seu título, depois de séculos de espera.

Assessoria de Comunicação Social INCRA/RS
Jornalista: Marja Pfeifer (Mtb 8516)
E-mail: marja.coelho@poa.incra.gov.br
Fones: (51) 32843309/ 32843311

Campanha contra a anistia dos torturadores


clique na imagem

EEUU investe grandes somas para a subversão em Cuba

E não pode ser um segredo porque se tratam de valores orçamentados e aprovados nas sessões do Congresso ou extraidos dos fundos secretos da CIA e outras agencias governamentais, mas divulgados de maneira permanente pela própria imprensa norteamericana.

São volumosas somas que, ademais, se disputam até publicamente quem decidiu aceitar o papel assinalado desde Washington e as recebem por distintas vias em Havana.

O dinheiro da conspiração tem provocado mais de uma disputa pública entre o punhado de grupos que apenas contam em suas fileiras com um exíguo número de membros.

(...)

Assim, por exemplo, o senador John Kerry vetou a entrega dos ultimos 40 milhões de dolares destinados a "ajudar os opositores cubanos" dentro da Ilha até lograr uma análise exaustiva de sua utilização.

Tampouco surpreende que desde Havana, com interessada pressa, uma senhora ricamente vestida de branco aplauda a decisão de Kerry e peça a gritos nada menos que uma auditoria do emprego desses milhões porque, evidentemente, estão entregando-lhe menos do que o desejado por ela.


Vejam o texto completo em 3i-TERC3RA INFORMACIÓN


É iminente o massacre dos camponeses do Bajo Aguán em Honduras

Os militares e policiais já tomaram as ruas donde vivem os camponeses

As forças militares e policiais da ditadura hondurenha invadiram as ruas das comunidades donde vivem os camponeses do Bajo Aguán, no departamento hondurenho de Colón.

O Comitê para a Defesa dos Direitos Humanos em Honduras (CODEH) e a resistência hondurenha (Frente Nacional de Resistência Popular, FNRP) tem denunciado que vai ocorrer uma violenta repressão contra os camponeses organizados no Movimento Unificado de Camponeses de Aguán (MUCA), que em sua maior parte também militam ativamente na FNRP.

Vejam mais em 3i-TERC3RA INFORMACIÓN

EEUU recrutam jovens da área de informática para fazer a ciberguerra

Os soldados do século XXI (pelo menos parte deles) não sairão das academias militares mas sim das faculdades de informáticas. Não se distinguirão por sua pontaria ou suas qualidades de sobrevivência, senão por dominar as tecnicas para infiltrarem-se nos sistemas digitais do inimigo, ou evitar seus ataques.

É que a ciberguerra não é nenhum roteiro cinematográfico de ficção científica, mas uma realidade que cada vez mais estados dedicam recursos. Porque ao inimigo pode-se combater de muitas formas, e nas sociedades tecnificadas de hoje em dia um dos mais contudentes pode ser um ataque contra seus sistemas digitais.

Vejam o texto completo em REBELIÓN.ORG

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Problemas marcam 1ª dia de eleição histórica no Sudão

O primeiro de três dias de votação nas primeiras eleições multipartidárias do Sudão em 24 anos foi encerrado com problemas sendo registrados no norte e no sul do país.

Cerca de 16 milhões de sudaneses estão registrados a votar para escolher o presidente, os parlamentares e seus dirigentes regionais.

(...)

Apesar de estar sendo considerada um marco na história do Sudão, a votação está sendo boicotada, principalmente no norte, pela oposição, que acusa de fraude o presidente, Omar al-Bashir.

Com isso, Al-Bashir não enfrenta nenhum adversário de peso nas urnas.

As acusações colocam em questão a credibilidade do processo, cujo resultado deve ser conhecido no dia 18 de abril.

A notícia completa, da BBC Brasil, está disponível no UOL.

A Folha Online tem um texto e um "podcast" sobre estas eleições.



Manifestantes marcham por Bangcoc carregando caixões dos mortos em confronto

Os manifestantes antigovernamentais saíram hoje em procissão por Bangcoc com os caixões dos mortos nos confrontos com as forças de segurança no fim de semana passado com um balanço de 21 vítimas fatais.

Pelo menos 874 pessoas ficaram feridas, quando soldados do Exército tentaram recuperar à força o controle das zonas públicas tomadas pelos "camisas vermelhas", que exigem a renúncia imediata do primeiro-ministro, Abhisit Vejjajiva, e a convocação de eleições.

Notícia da EFE, publicada no UOL.

Regime militar planejava novo atentado aos moldes do Riocentro

O ex-chefe do SNI (Serviço Nacional de Informações) e ex-comandante militar do Planalto, o general Newton Cruz, disse em entrevista ao programa Globo News Dossiê, da GloboNews, que os militares planejavam na década de 80 um novo atentado nos moldes do cometido no Rio. O atentado do Riocentro ocorreu em 30 de abril de 1981.

"Agora tem o seguinte: tempos depois [do Riocentro], recebi a informação de que havia um grupo lá no DOI (Destacamento de Operações e Informações) tentado fazer coisa parecida [ao atentado do Riocentro]", disse ele. "Era da mesma natureza [atentado a bomba]."


Vejam mais no PORTAL VERMELHO

PT: Encontro Nacional de Negras e Negros - 16 e 18 de abril

Diante dos desafios que estão colocados para 2010, onde serão debatidos os projetos do governo com novas propostas que dêem continuidade às políticas públicas implementadas, a Secretaria Nacional e o Coletivo Nacional de Combate ao Racismo, do PT, realizam no período de 16 a 18 de abril, em Brasília, o Encontro Nacional de Negras e Negros petistas com o objetivo de promover o debate sobre a temática racial, entre partido, militância negra e governo.

Vejam mais em FPA-FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO

Senador russo solicita a criação de base legal para penalizar as intenções de reabilitar aos nazistas

Kíev, 12 de abril, RIA Novosti. O presidente do Conselho da Federação (cãmara alta do parlamento russo), Serguei Mirónov, ao participar hoje em uma conferência organizada por RIA Novosti e dedicada ao 65 aniversário da Vitória na Segunda Guerra Mundial, declarou que se deve criar uma base legal para impedir as intenção de transformar em heróis aos nazistas e seus cumplices.

Vejam mais em RIA NOVOSTI

Os suíços que não gostam do dalai-lama

Enquanto conta muitos adeptos na Suíça, o líder espiritual dos tibetanos não é muito popular para os suíços estabelecidos na China.

"Falar de genocídio cultural no Tibete é verdadeiramente algo completamente cretino!". Quem diz isso é Christoph Müller, fundador e gerente da agência de viagens Hiddenchina.net, instalado em Pequim há sete anos.

Leia mais na Swiss Info.

domingo, 11 de abril de 2010

Participação da classe C sobe de 45% para 49% da população em 2009

A classe C ampliou sua participação para 49% da população brasileira em 2009, ano marcado pela crise econômica global, ante 45% no ano anterior, chegando a 92,85 milhões de pessoas.

Já as classes A/B subiram de 15% para 16% do total, enquanto as D/E caíram de 40% para 35%, de acordo com pesquisa divulgada nesta terça-feira pela Cetelem, financeira do grupo francês BNP Paribas, em conjunto com a Ipsos.

Prédios populares já têm serviço de classe média

Segundo o "Observador Brasil 2010", a expansão da classe C chegou a 15 pontos percentuais, considerando os dados desde 2005, quando essa fatia da população representava 34% do total. Naquele ano, as classes A/B respondiam por 15% e as D/E, por 51%. Leia mais no blog Guerrilheiro do entardecer.

Yeda quer vender metade do Morro Santa Teresa




O futuro da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (FASE) está servindo de cortina de fumaça para esconder um dos maiores negócios imobiliários da história do Rio Grande do Sul: a venda de uma área nobre de aproximadamente 74 hectares que abrange boa parte do Morro Santa Teresa, uma das mais belas (e, agora, disputadas) vistas de Porto Alegre. O assunto está sendo tratado como “a venda do terreno da FASE” que faria parte de um processo de descentralização da entidade. O que não está sendo dito, por razões óbvias, é que o “terreno da FASE” é mais ou menos a metade do Morro Santa Teresa, uma das maiores (e últimas) áreas verdes da capital, com 17 espécies vegetais ameaçadas de extinção, com patrimônio histórico e cultural e onde vivem milhares de pessoas. Não se trata, portanto, da mera venda de um terreno qualquer do Estado.

A notícia continua no RS Urgente.