sábado, 1 de maio de 2010

A Anistia e a vergonha de ser brasileiro

Supremo Tribunal Federal (STF) considerou, por sete votos a dois, improcedente a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 153 contra a Lei da Anistia e a interpretação de que o perdão se estende aos que tenham cometidos crimes comuns como sequestro, tortura, estupro e homicídio contra presos políticos da época da ditadura militar (1964-1985).

O entendimento que prevaleceu no STF foi o de que a Lei da Anistia faz parte da “construção constitucional” que se ergueu para a redemocratização do país e foi incorporada pela ordem constitucional vigente no chamado “Estado de Direito”, após a Carta de 1988.

A sociedade brasileira não está nem aí para a tortura cometida no País, tanto faz se no passado ou no presente.

O motoboy Eduardo Pinheiro dos Santos nasceu um ano depois da promulgação da lei da Anistia no Brasil, de 1979. Aos 30 anos, [...] Pinheiro foi espancado seguidas vezes, até a morte, por um grupo de 12 policiais militares com os quais teve o azar de se desentender a respeito do singelo furto de uma bicicleta. Treze dias depois do crime, a mãe do rapaz recebeu um pedido de desculpas assinado pelo comandante-geral da PM. Disse então aos jornais que perdoa os assassinos de seu filho. Perdoa antes do julgamento. Perdoa porque tem bom coração. O assassinato de Pinheiro é mais uma prova trágica de que os crimes silenciados ao longo da história de um país tendem a se repetir. Em infeliz conluio com a passividade, perdão, bondade geral.

Encaremos os fatos: a sociedade brasileira não está nem aí para a tortura cometida no País, tanto faz se no passado ou no presente.
Leia este artigo de Maria Rita Kehl - n'O Estado de S.Paulo.
Dica de TecaRadar.

Quem "controla" a mídia?

Você já ouviu falar em Alexander Lebedev, Alexander Pugachev, Rupert Murdoch, Carlos Slim ou Nuno Rocha dos Santos Vasconcelos? Talvez não, mas eles já “controlam” boa parte da informação e do entretenimento que circulam no planeta e, muito provavelmente, chegam diariamente até você, leitor(a).

Enquanto na América Latina, inclusive no Brasil, a grande mídia continua a “fazer de conta” que as ameaças à liberdade de expressão partem exclusivamente do Estado, em nível global, confirma-se a tendência de concentração da propriedade e controle da mídia por uns poucos mega empresários.

Continue a leitura do artigo de Venício A. de Lima aqui.

Fazendeiro é condenado a 30 anos de prisão por morte de Dorothy Stang

São Paulo, 1 mai (EFE).- O fazendeiro Regivaldo Pereira Galvão foi condenado na madrugada deste sábado, em Belém (PA), a 30 anos de prisão por ser um dos mandantes do assassinato, em 2005, da missionária americana Dorothy Stang.
Segundo a acusação, a missionária, de 73 anos, foi assassinada porque liderava o movimento camponês que se opunha a entregar aos fazendeiros uma porção de terras que o Governo tinha concedido antes a um grupo de pobres da região.
A defesa do condenado deve decidir em até cinco dias se apelará da sentença.
Dorothy Stang, nascida em Ohio (EUA) e morta a tiros em fevereiro de 2005, lutou durante 20 anos contra o desmatamento no município de Anapu, no interior do Pará.
No mês passado, o mesmo tribunal condenou a 30 anos de prisão o fazendeiro Vitalmiro Brutos de Moura, o "Bida", apontado como cúmplice de Regivaldo ao pagar junto a ele R$ 50 mil pelo assassinato.
Os dois homens que mataram a missionária também já foram condenados, assim como outro fazendeiro que serviu de intermediário entre os assassinos e os mentores do crime.
O autor dos seis disparos, Rayfran das Neves Sales, que confessou o crime, foi condenado a 28 anos de prisão, e seu cúmplice, Clodoaldo Carlos Batista, que o acompanhou mas desarmado, a 17 anos.
O fazendeiro Amair Feijoli da Cunha, que admitiu ter sido o intermediário do crime, foi condenado a 18 anos de prisão.

Via DEUTSCHE WELLE.

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Chávez quer Fidel e Evo no Twitter

A rede social Twitter causou uma inesperada satisfação ao presidente da Venezuela, Hugo Chávez, após reunir cerca de 100.000 seguidores em apenas alguns dias após a estreia de seu perfil @chavezcandanga.


O presidente comemorou sua popularidade, mandou colocar seu celular no gelo para baixar a temperatura causada por tanta ação e confirmou que ele próprio escreve as mensagens.


A notícia da EFE está disponível na INFO Exame

Vietnã: os 35 anos da vitória sobre os norte-americanos em imagens



O dia 30 de abril de 1975 marca o triunfo do Vietnã socialista contra o governo de Saigon (velho nome da cidade). A guerra e a ocupação militar e política dos Estados Unidos terminaram nesse dia, definitivamente.

Na celebração em Ho Chi Minh neste ano, que marca os 35 anos do fim da guerra, aproximadamente 50 mil pessoas desfilaram diante das tribunas, encenando momentos da luta contra os norte-americanos, com muita música e dança.

Veja abaixo imagens da celebração:



Mais imagens no Operamundi.

Para um histórico do conflito na Indochina, confira este outro texto, também no Operamundi.

A política de desarmamento do governo Obama

Depois de 15 meses de discursos e indecisões, o presidente Barack Obama conseguiu transformar em fatos, o que deseja ser a marca de sua política externa, voltada para o desarmamento e o controle nuclear. No inicio o mês de abril, Obama redefiniu a estratégia nuclear dos Estados Unidos, prometendo não utilizar mais armas atômicas contra países que não as possuam e que assinem e cumpram com o Tratado de Não-Proliferação. Logo em seguida, no dia 8 de abril, em Praga, Obama, assinou um acordo com o presidente russo, Dmitri Medvedev, com o objetivo de reduzir o arsenal nuclear duas maiores potências atômicas do mundo. E, quatro dias depois, liderou a reunião da Cúpula de Segurança Nuclear, em Washington, para discutir com 47 chefes de Estado e de governo sua própria proposta de controle da proliferação nuclear ao redor do mundo. Tudo foi feito de olho na reunião quinquenal de reexame do tratado, no próximo mês em Nova York, com a participação dos 189 países signatários. 

Até agora, a retórica e a encenação foram perfeitas, mas os limites e contradições desta nova proposta de desarmamento do presidente Obama são muito visíveis. (...)

O texto, de José Luís Fiori, continua no Operamundi

Tailândia prende ativista por ofensa à monarquia no Facebook

Um ativista antigovernamental ligado aos "camisas vermelhas" foi detido na Tailândia acusado de ofender à monarquia pelo Facebook, informaram hoje fontes policiais.

Wipas Raksakulthai, de 37 anos, foi detido ontem em sua casa na província de Rayong, no nordeste do país, acusado de escrever no mês passado um comentário injurioso contra a Casa Real na rede social.

Raksakulthai negou ter ofendido à família real, mas admitiu pertencer aos "camisas vermelhas", o grupo que ocupa o centro comercial de Bangcoc há semanas e exige a dissolução do Parlamento e eleições antecipadas.

Ele é acusado de fazer críticas à monarquia e ao rei Bhumibol Adulyadej, venerado quase como divindade por grande parte da sociedade tailandesa.


Notícia completa, da EFE, disponível no UOL

Governo Yeda dá as costas para a comunidade em reunião sobre venda do Morro Santa Teresa

No site da Catarse, a íntegra - sem cortes! - da reunião entre representantes do governo Yeda e lideranças das comunidades do Morro Santa Teresa.
Em determinado momento o presidente da FASE e outro membro de uma secretaria resolvem que está na hora de sair.
A discussão que precede, inclusive, o fato é bem estranha.
Assistam aos 20 minutos de reunião e tirem suas próprias conclusões: clique aqui.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Novo ataque em escola chinesa deixa 32 feridos

O ataque de Chen foi cometido no mesmo dia da execução, na província vizinha de Fujian, de Zheng Minsheng, um ex-médico de 42 anos que matou oito estudantes em 23 de março, frustrado pelos rumos de sua vida profissional e pessoal.

Antigos problemas como a corrupção, o crime e o abuso de drogas ressurgiram na China com o relaxamento dos controles sociais que acompanha a transição de uma economia controlada pelo Estado para uma capitalista.

Vários estudos recentes destacam o aumento no número de distúrbios mentais, com frequência associados ao estresse psicológico que cresce à medida que a sociedade evolui com rapidez e que desaparecem as ajudas sociais.

Além dos ataques em escolas, nos últimos meses a China foi abalada por outros massacres.


Notícia completa da AFP, disponível no UOL

Hamas acusa Egito de matar palestinos com gás em túnel da Faixa de Gaza

O grupo islâmico Hamas acusou forças de segurança do Egito de terem matado quatro palestinos que estavam trabalhando na escavação de um túnel entre a Faixa de Gaza à cidade egípcia de Rafah, na noite desta quarta-feira.

De acordo com o porta-voz do Hamas Fauzi Barhum, tropas egípcias na fronteira entre a Faixa de Gaza e o Egito, lançaram um gás venenoso dentro do túnel, matando os quatro palestinos e deixando outros dez feridos.

Barhum acusou o Egito de matar os trabalhadores “a sangue frio” e exigiu que o governo egípcio investigue o incidente.


Continua na BBC Brasil

Charge do Bessinha


Charge do Bessinha no blog BRASIL! BRASIL!

Arizona enfrenta boicote por causa de lei de imigração

Políticos de San Francisco, Los Angeles e Washington organizam um boicote ao governo e a algumas empresas do Arizona por causa da polêmica lei aprovada na sexta-feira passada que autoriza a polícia a interrogar imigrantes sobre a sua situação legal no país.

O grupo ativista Care2 lançou na internet o site “Boycott Arizona!” (Boicote o Arizona!), que promove o boicote ao governo do Estado e a empresas que apoiem políticos do Estado.

Vários grupos de defesa dos direitos humanos e o próprio presidente Barack Obama pediram que o Departamento de Justiça reavalie a validade da lei.


Continua na BBC Brasil

Marcadores: "Arizona"

A Cancún que ninguém vê fala 50 línguas 'proibidas' e não pode ir à praia

“Isso aqui é a Pequena Miami”, brinca o ativista Alejandro Eguiá Liz, diretor da ONG Tzol K’in, que trabalha com mexicanos que sofrem com os impactos do turismo. Ele aponta para a zona hoteleira: uma faixa de 17 quilômetros que margeia a praia com hotéis como Mariott e Hilton, além de resorts como “Casa de los Sueños Resort”, “Crown Paradise” e “Moon Palac”, cujos valores de diária podem chegar até cinco mil dólares. A zona hoteleira também oferece bares consagradas nos EUA, como Hard Rock Café e Hooters, boates e lojas de luxo como Armani, Cartier e Dolce & Gabanna. 

Segundo o Instituto Nacional de Estatística e Geografia do México, 67% dos turistas que chegaram à região em 2008 se hospedaram em hotéis cinco estrelas, e outros 14% em hotéis de quatro estrelas. 

“Nós vivemos muito longe de Deus e muito perto dos EUA”, brinca Alejandro com a citação do ditador mexicano Porfirio Díaz, ao explicar que os habitantes não têm acesso às praias da cidade. “Cada hotel tem sua faixa de areia com serviço de bar e restaurante. As entradas, obrigatórias por lei, são de difícil acesso”.

Confira o texto completo no Operamundi

Marcadores: "Cancún"

Qual farsa Serra quer?

Martin Granovsky
O Mercosul não é o paraíso em boa medida porque foi esvaziado de política pela dupla FHC-Menem com a ajuda de Domingo Cavallo,o ministro argentino que adorava as áreas de livre comércio como Serra.
Peço um empréstimo aos irmãos brasileiros: Poderiam nos enviar um manual para entender Serra?

Primeiro ele disse que o Mercosul é uma “farsa”. Depois defendeu a “flexibilização” do Mercosul. Como se flexibiliza uma farsa?

Mistério. O que fica claro, olhando desde a Argentina, é que José Serra associa o Mercosul a um valor negativo. Para ele, por outro lado, seria positivo que o Brasil firmasse muitos tratados de livre comércio. Segundo Serra, o Brasil não pode fazê-lo, justamente, por culpa das barreiras que seriam impostas pelo Mercosul.

Vejam o texto completo em KAOSENLARED.NET

O renascer do fascismo

Juan Diego García
O paulatino desmantelamento do Estado de Bem Estar nas economias metropolitanas marcha paralelo com um debilitamento progressivo do Estado de Direito e é cada vez maior o divórcio entre o ideário liberal clássico e as politicas concretas que regem a vida cotidiana. Assiste-se a um renacimento do fascismo? Por que uma economia de guerra se justifica pela necessidade de combater um suposto inimigo externo de dimentsões apocalipticas (ontem era o comunismo, agora, o terrorismo) e se afiança uma ordem social que promove ao mesmo tempo um individualismo feroz e o gregarismo alienante, instaurando o reino do mais forte, a lei da selva, a competição mais feroz e o princípio utilitarista segundo o qual o fim justifica tudo. É a face amarga da sociedade capitalista e, sem dúvida, o mais parecido com a ordem fascista tradicional.
(...)
Na América Latina e no Caribe, alí onde os movimentos populares governam, as nunca desaparecidas forças da reação mais obscura em coalizão com o capitalismo internacional contratacam com um variado arsenal que vai das vitorias eleitorais "limpas" como no Chile ou fraudulentas como na Colômbia, México e Honduras, até a sabotagem sistemática, o terror, a guerra civil ou a intervenção direta de tropas estrangeiras se for o caso. Se no mundo rico ameaçam nuvens negras que pressagiam um futuro imediato cheio de temores para as forças democraticas, no mundo pobre, com resultados desiguais, o combate está já em pleno desenvolvimento. A cadeia poderia voltar a romper-se pelo seu elo mais frágil.

Vejam o texto completo em REBELIÓN.ORG

Globo completa esta semana 45 anos com ibope + baixo da década

A Rede Globo está chegando ao fim de abril com a menor média de audiência (das 07:00 à meia-noite) da década - 16,8 pontos, segundo mediçao na Grande Sao Paulo. Em 2000, a média/dia da emissora foi de 20 pontos. Em 2002, pulou para 20,3 pontos e em 2003, para 21 pontos. Em 2004, a Globo teve sua melhor média da década - 21,7 pontos, os sonhados 22 pontos de audiência/dia que viraram meta na rede nos últimos anos. Em 2007, veio a queda acentuada, com 18,7 pontos de ibope, seguidos por 17,4 pontos, médias de 2008 e 2009, que a rede ainda pretende bater este ano.

Visite Blue Bus

Charge do Allan Macdonald

Vejam em REBELIÓN.ORG

Lula é eleito por revista o mais influente do mundo, Obama fica em quarto lugar

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A revista semanal norte-americana Time elegeu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva como o nome mais influente do mundo. Lula é o primeiro de uma lista com 100 citados nas categorias líderes, pensadores, heróis e artistas. O brasileiro ficou na frente do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que aparece em quarto lugar. Outro brasileiro que aparece entre os influentes é o ex-governador do Paraná e ex-prefeito de Curitiba Jaime Lerner – na lista de pensadores.

Na categoria de líderes, a segunda posição ficou com o presidente da empresa de computadores pessoais Acer, J.T Wang, depois o chefe do Estado-Maior Conjunto dos Estados Unidos. A juíza Sonia Sotomayor, de origem latina, também está entre os 100 citados na pesquisa. Ela foi a primeira mulher latina a chegar à Corte Suprema dos Estados Unidos.


Vejam o texto completo em AGÊNCIA BRASIL

Entrevista com o general Vasco Gonçalves, líder histórico da Revolução dos Cravos de Portugal

Novo aniversário do atípico levantamento de 25 de abril de 1974, que seria traido pela socialdemocracia, como tantas outras lutas...

Para comemorar a data reeditamos esta entrevista de nosso colaborador Néstor Kohan a Vasco Gonçalves, o falecido general que fora um dos condutores da mobilização, que defendia Cuba e Venezuela, tratava de assassinos aos militares repressores e se declarava abertamente marxista citando

Entrevista realizada em 25 de setembro de 2004

Os argentinos, os chilenos e muitos outros latinoamericanos estamos acostumados a ver os principais chefes militares com sua tradicional pose prepotente, arrogante e autoritária. Em nossa América, cada vez que essas personagens sinistras se dirigem ao povo mostram seus dentes como cães assassinos. Fieis guardiães de seus amos, os empresarios locais e o imperialismo norteamericano, esses militares veem a seus proprios povos como "inimigo" como dizem seus textos doutrinarios, o "populacho" na intimidade do lugar, com desprezo e soberba.

Tremendo contraste! Quando alguém se aproxima do general Vasco Gonçalves tem a impressão exatamente oposta. Esse homem, que liderou em 25 de abril de 1974 a célebre Revolução dos Cravos que derrotou o fascismo em Portugal, fala pausado, suave e com calma. Tem os gestos amaveis e a atitude de um velho professor universitário.


Vejam a entrevista em LA HAINE.ORG

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Roteirista Furio Scarpelli, gênio da comédia italiana, morre aos 90 anos

O roteirista italiano Furio Scarpelli, autor junto com Agenore Incrocci, conhecido com Age, de clássicos da "comédia à italiana", morreu hoje aos 90 anos.

Por trás das dezenas de filmes que deram origem ao gênero nos anos 50 e 60 estava a dupla de roteiristas Scarpelli e Age, que morreu em 2005. Os dois colaboraram com diretores como Dino Risi e Mario Monicelli.

(...)

Juntos escreveram os roteiros dos filmes mais representativos da comédia italiana como "La Banda degli Onesti" (1956), dirigido por Camillo Mastrocinque; ou "Nata di Marzo"(1957), de Antonio Pietrangeli.

Também assinou roteiros de sucesso internacional como "Os Eternos Desconhecidos" (1958), "A Grande Guerra" (1959) ou "O Incrível Exército de Brancaleone" (1966), dirigidos por Mario Monicelli; além de "A Marcha sobre Roma" (1962), "Os Monstros" (1963) ou "Em Nome do Povo Italiano" (1971), de Dino Risi.


Notícia completa na Folha Online. Destaque do editor.


Marcadores: "Brancaleone", "O Incrível Exército Brancaleone".

Com visita de Chávez, Brasil e Venezuela devem assinar novos convênios

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, afirmou nesta quarta-feira (28/4) que assinará com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva novos convênios em áreas como a petroquímica e a alimentícia, dentro da visita que faz ao Brasil.

"Iremos esta noite ao Brasil", disse Chávez à televisão estatal. A visita do presidente venezuelano está inserida na série de encontros trimestrais que vem tendo com Lula. "Temos um conjunto de novos convênios" para assinar, entre eles "energéticos, petroquímicos, de obras públicas, financeiros", afirmou.

Continua no Operamundi.

Confira também: - Lula e Chávez iniciam reunião para revisar assuntos bilaterais em Brasília.

Manifestações na Tailândia deixam um soldado morto e 16 feridos

Um soldado baleado na cabeça morreu e 16 pessoas ficaram feridas em enfrentamentos entre as forças de segurança e os manifestantes em um subúrbio de Bangcoc, bloqueado por um grupo de "camisas vermelhas" opostos ao governo.

Cerca de 900 soldados e policiais enfrentaram os cerca de 200 caminhões e 500 motos que pela manhã saíram das bases oposicionistas na direção norte da capital, onde as forças de segurança prenderam na segunda-feira onze manifestantes.

Texto completo no UOL Notícias.

Crises de Grécia e Portugal derrubam mercados financeiros

As principais bolsas mundiais fecharam em forte queda nesta terça-feira (27/4) refletindo o pessimismo que paira sobre países do sul da Europa. No Brasil, o Ibovespa fechou o pregão em baixa de 3,43%, com 496.794 operações e um giro financeiro de 8,579 bilhões de reais.

Já em Nova York, o índice Dow Jones Industrial, principal de Wall Street, fechou em queda de 1,9% e o Standard & Poor's 500 caiu 2,34%. A bolsa eletrônica Nasdaq obteve queda de 2,04%.

A notícia continua no Operamundi.

Ainda sobre a crise nos chamados "países periféricos" na zona monetária do euro:





Guerra contra Cuba: novos orçamentos e a mesma premissa

Em Cuba, há uma grande diversidade de opiniões legítimas sobre o futuro do país. Qualquer um que tenha entrado na fila no armazém, ou participe dos debates organizados na ilha, sabe disso. Esses diálogos acontecem tanto nos centros de trabalho quanto nas reuniões do Partido. Mas uma opinião é unânime: Cuba pertence aos cubanos e não aos norte-americanos. Por este princípio filosófico martiano, os cubanos estão dispostos a cerrar fileiras e morrer.

Se Washington entendesse isso, seria o fim do bloqueio e de tudo o que está relacionado a ele. No entanto, é um conceito que parece antinatural para um Washington imperial que vê em Cuba seu quintal político dos fundos. Silvio Rodríguez observou recentemente, na Casa das Américas, que Cuba não é um país normal pelo que pretende ser, e tampouco pelo tratamento que lhe é dado por aquilo que pretende ser. Independente.

O texto completo está disponível no Operamundi.

As loucuras de nossa época


Duas notícias recebidas ontem expressam a filosofia do império tentando fazer com que acreditemos em seu caráter "democrático", "pacífico", "desinteressado" e "honesto". Basta ler o texto dessas informações procedentes da capital dos Estados Unidos.


Texto opinativo completo de Fidel, no Operamundi.

Justiça argentina cancela indulto de Menem a ex-ministro da ditadura

A Corte Suprema de Justiça argentina declarou nesta terça-feira (27/4) a inconstitucionalidade do indulto concedido pelo ex-presidente Carlos Menem, em 1990, ao ex-ministro da Economia José Alfredo Martínez Hoz, membro do governo da última ditadura do país (1976-1983).

Com a decisão, de acordo com a agência DyN, Martínez Hoz, que foi titular do ministério no período poderá ser preso pelo sequestro do empresário Federico Gutheim e de seu filho, Miguel Ernesto, em novembro de 1976.

Continua no Operamundi.

ONG propõe esterilização de drogados

Uma ONG americana afirma que já impediu mais de três mil viciados em drogas e álcool de ter filhos, pagando cerca de US$ 300 por pessoa em anticoncepcionais e tratamento de esterilização. Agora a entidade tenta trazer esta ideia para a Grã-Bretanha.

A ONG Project Prevention defende que pessoas viciadas não devem ter filhos e oferece anticoncepcionais ou até tratamentos de esterilização a viciados.

Cerca de 350 mil crianças na Grã-Bretanha têm pelo menos um pai viciado em drogas e a maioria sofre alguma consequência do vício dos pais.

A ideia da ONG americana sofre resistência de outras entidades britânicas. Para uma das entidades, a ideia é uma "farsa" e lembra políticas "nazistas".


Notícia da BBC Brasil. Há um vídeo disponível na BBC.

Abbas decreta boicote a produtos de assentamentos israelenses

O presidente palestino, Mahmoud Abbas, assinou um decreto proibindo a venda, nos territórios palestinos, de produtos fabricados nos assentamentos israelenses.

Os comerciantes que violarem a ordem, que entrará em vigor na semana que vem, estarão sujeitos a multas de até US$ 14 mil e a penas de até cinco anos de prisão.

O porta-voz do presidente palestino, Mohamed Edwan, disse à BBC Brasil, que o objetivo do decreto do presidente Abbas é "por um fim à situação atual" em que nos mercados e lojas das cidades palestinas são vendidos desde frutas e legumes até enlatados, brinquedos infantis e produtos cosméticos provenientes dos assentamentos.


Continua na BBC Brasil.

Dificuldade seletiva de acesso a site afeta usuários do Virtua

À luz do post de ontem sobre o bloqueio seletivo que a Wikipédia aplicou em parte dos usuários da Oi, Filipe Saraiva enviou uma notícia que apresenta a dificuldade oposta: aparentemente usuários do Virtua não conseguem acesso a um site com o qual ele colabora, e o provedor, tendo sido comunicado por mantenedores do site e por seus próprios clientes, não teria apresentado solução até o momento, segundo consta no relato publicado.


Continua no BR-Linux.

Neo-fascismo perfumado


“Civilidade” do PSDB e de Serra é uma fraude

Imagine se o PT, o PDT ou outro partido que apóia Dilma tivesse no seu site oficial um link para outro site – também registrado em nome do partido – intitulado “Gente que Mente” , dedicado exclusivamente a atacar o tucanato, o que aconteceria. Folha, Globo, Estadão, todos eles estariam caindo em cima: “Dilma monta site para atacar adversários”, não seria um título plausível para este caso?


Graeff não só comanda os brucutus. É o brucutu

Segui uma dica postada aqui e está aí ao lado, para quem quiser ver. Além do site de ataques “gente que mente” (veja aqui a denúncia), assunto escandaloso e encoberto até agora, a direção do PSDB tem um “saco de maldades” preparado e reservado para a campanha suja que vai fazer na web nestas eleições. Reproduzo aí ao lado a página do registro.br que elenca os sites registrados em nome do Instituto Social Democrata, uma instituição criada pelo ex-presidente FHC, e dirigida pelo alto tucanato. O ISD, que vive de doações privadas e contribuições de sócios, é, segundo seu estatuto, “uma sociedade civil sem fins lucrativos, destinada a promover o debate e a divulgação de idéias e teses da social democracia, buscando aprimorar o pensamento e as propostas de ação relativos aos relevantes problemas nacionais.”. Goza, por isso, de isenções fiscais.



Vejam mais no blog TIJOLAÇO-O BLOG DO BRIZOLA NETO

Imunize-se contra vacinas e outras perigosas mentiras, com informação.

Assista os seguintes documentários e depoimentos (em espanhol):

Vacinas para gripe A - o mercado do medo.
http://vimeo.com/7951734
http://vimeo.com/7996944

Entrevistas completas:

Juan Gervas - médico
http://vimeo.com/8452780

Javier Uriarte - médico
http://vimeo.com/8658705

Miguel Jara - jornalista
http://vimeo.com/9713797

Santos Martin - médico
http://vimeo.com/9390410

Teresa Forcades - médica
http://vimeo.com/7965935

Destroçando Darwin:
Maximo Sandin - biólogo
http://www.vimeo.com/10330767

China retira proibição de entrada de portadores do vírus da Aids

Pequim anunciou, nesta terça-feira (27), a retirada de restrições à entrada de estrangeiros portadores do vírus HIV na China, devido à proximidade da abertura da Exposição Mundial de Xangai que ocorrerá no sábado.

O governo informou que uma emenda à lei suprimiu a proibição que impedia os portadores da Aids de entrar no país. A medida foi publicada no site do governo.

Mais no G1.

Santa Catarina tem 32 cidades em emergência

Subiu nesta terça-feira para 32 o número de municípios em situação de emergência no Estado de Santa Catarina por causa das fortes chuvas e vendavais que atingiram o Estado nos últimos dias. Além disso, em Jaraguá do Sul, as aulas das redes estadual e municipal e particular da cidade foram suspensas ontem e hoje. As aulas retornam amanhã, segundo a Secretaria Estadual de Educação.

Até o momento, 51 municípios foram atingidos pelas enxurradas e 32 decretaram situação de emergência: Anchieta, Apiína, Balneário Barra do Sul, Bela Vista do Toldo, Caçador, Calmon, Concórdia, Dona Emma, Ipumirim, Itaiópolis, Iomerê, Jaborá, Lebon Régis, Lindóia do Sul, Matos Costa, Nova Itaberaba, Palma Sola, Penha, Presidente Castelo Branco, Princesa, Rios das Antas, Rio do Campo, Rio Negrinho, Romelândia, Santa Terezinha, São José do Cedro, Seara, Timbó Grande, Videira, Xavantina e Xaxim...


A notícia continua no IG - Último Segundo.

Toda a poesia de Vinicius de Moraes para livre acesso na Internet


Quinze livros do Poetinha estão disponíveis no site da Biblioteca Brasiliana USP

Já está disponível no site da Biblioteca Brasiliana USP (www.brasiliana.usp.br) o acervo completo de poemas de Vinicius de Moraes. A publicação foi autorizada pela VM Empreendimentos Artísticos e Culturais, que detém os direitos sobre a obra do autor.


Continua no IDGNow!


Marcadores: "Vinicius de Moraes"


Receita confisca tela de R$ 3,6 mi em Viracopos




A obra Claudius, do alemão Gerhard Richter, considerado um dos maiores nomes da pintura do século 20, foi entregue nesta segunda (26/04) pela Receita Federal do Aeroporto Internacional de Viracopos ao Instituto Nacional de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e irá integrar o novo acervo de arte contemporânea do Iphan instalado no Paço Imperial no Rio de Janeiro. A pintura, avaliada em R$ 3,6 milhões, estava há um ano em Viracopos, após ser apreendida durante tentativa de entrada no país com documentos falsos e ocultação do real importador. A Receita suspeita que a tela era usada para lavagem de dinheiro.

O dono do quadro, que é de São Paulo e cuja identidade não foi revelada pela Receita, foi multado em R$ 2 milhões, pagou sem discussão e não contestou a perda da propriedade. A Receita calcula que o importador deixou de pagar cerca de R$ 600 mil em impostos. Essa é a primeira apreensão de uma obra de arte em Viracopos e será a primeira vez que um museu público abrigará uma obra de Richter.

Mais no Cosmo On Line.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Crise financeira redobrou determinação de consolidar parceria com países do Caribe, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira (26/04) que o Brasil tomou a decisão de tornar-se membro pleno do Banco de Desenvolvimento do Caribe, ao discursar na abertura da 1ª Cúpula Brasil-Comunidade do Caribe (Caricom).

Segundo Lula, a crise financeira internacional enfrentada recentemente redobrou a determinação em consolidar a parceria entre o Brasil e os países do Caribe. “Nos primeiros meses de 2010 nosso comércio vive forte recuperação. A ampliação das trocas e o estímulo a investimentos brasileiros ajudam a corrigir o elevado desequilíbrio comercial em favor do Brasil”, disse Lula.

Continua no Operamundi.


Marcadores: "Cúpula Brasil-Caricom", "Caricom"

Cruz Vermelha: refugiados colombianos são vítimas de "guerra invisível"

A difícil situação de dezenas de milhares de pessoas que sofrem com os conflitos na Colômbia piora a cada ano e se tornou “invisível”, informou o Comitê Internacional da Cruz Vermelha no relatório anual divulgado nesta segunda-feira (26/4). Segundo a instituição, que tenta dar assistência aos refugiados e trabalhar com o exército e com a guerrilha, afirma que pouco se sabe sobre a maioria destas tragédias, afirmou a instituição. Além da dificuldade para acompanhar a vida das pessoas que fogem para escapar do conflito entre governo e guerrilheiros, outra razão por que há pouca informação sobre o tema é a abordagem razão são as dificuldades para estudar a tema é pouco abordado. Muitas precisam fugir e vivem sob constante ameça de morte. Muitos morrem, ficam feridos ou são vítimas de violência sexual. As comunidades indígenas e afrodescendentes, o sul e a costa pacífica do país são as regiões mais afetadas pelo conflito armado: Antioquia, Arauca, Caquetá, Cauca, Chocó, Córdoba, Guaviare, Huila, Meta, Nariño, Putumayo, Tolima e a região de Catatumbo. (...)


Continua no Operamundi.

Objeto não identificado cai e pega fogo em praia em Israel

Um objeto não identificado, que acredita-se ser um fragmento de um meteorito, caiu em uma praia perto de Tel Aviv, em Israel.

A polícia israelense divulgou imagens gravadas em telefones celulares, que mostram um objeto em chamas na praia da cidade de Bat Yam.

Testemunhas disseram que o objeto pegou fogo quando atingiu o chão.

O objeto foi levado para ser analisado por especialistas.


Notícia da BBC Brasil. Há um vídeo disponível no sítio da BBC.

Petrobras lança mapa de biodiversidade amazônica na Internet

Interessados em flora e fauna brasileiras vão encontrar, a partir dessa terça-feira, 27 de abril, mais de 100 espécies nativas da Amazônia no site www.petrobras.com.br/biomapas

A pesquisa sobre os ecossistemas nos arredores da Província Petrolífera de Urucu - base de produção da Petrobras -, foi realizada pela companhia, em parceria com alguns centros de pesquisa da região.

Vejam mais em JORNAL DA CIÊNCIA-SBPC

Charge do Tomy


Vejam em REBELIÓN.ORG

Corte ecuatoriana mantiene orden de captura contra Juan Manuel Santos

La Corte ecuatoriana mantiene vigente la orden de captura contra el candidato por la presidencia de Colombia, Juan Manuel Santos. La decisión se llevó a cabo por la ausencia del defensor público ante la audiencia de apelación. El defensor había solicitado que se defiriera la audiencia, pero se acogió la solicitud del fiscal provincial de Sucumbíos de abandonar el recurso, conforme a lo establecido por la ley.

La Corte Provincial de Sucumbíos acogió este lunes la solicitud del fiscal, Nelson Guamán y declaró abandonado el recurso de apelación presentado por la Defensoría Pública, que pretendía revocar la orden de prisión contra el candidato a la presidencia de Colombia, Juan Manuel Santos por el bombardeo sobre terriorio ecuatoriano en marzo de 2008.

Vejam mais em KAOSENLARED.NET

Livro que acusa Freud de charlatanismo causa polêmica na França

Um novo livro que acusa o pai da psicanálise, Sigmund Freud, de ser mentiroso, fracassado e defensor de regimes totalitários está criando polêmica na França.

De acordo com o filósofo francês Michel Onfray, autor de Le Crépuscule d'une idole, l'affabulation freudienne (O Crepúsculo de um Ídolo, a Fábula Freudiana), a psicanálise é comparável a uma religião e sua capacidade de curar as pessoas é semelhante a da homeopatia.

O livro começou a ser vendido nesta semana nas livrarias francesas, mas já havia começado a gerar controvérsia antes mesmo de sua publicação. Psicanalistas acusam Onfray de cometer erros e ignorar fatos para defender a sua tese.

Vejam mais em BBC BRASIL

Mendigo ‘herói’ esfaqueado morre após ser ignorado por pedestres em NY

Um mendigo que foi esfaqueado após tentar ajudar uma mulher em uma discussão acabou morrendo na rua, ignorado pelos transeuntes, segundo imagens captadas por câmeras de segurança de um prédio nos arredores.

O incidente ocorreu no bairro de Queens, em Nova York. De acordo com a polícia, pelo menos 25 pessoas passaram pelo pedinte esfaqueado, o imigrante guatemalteco Hugo Alfredo Tale-Yax, de 31 anos, enquanto ele sangrava em uma calçada do bairro.

Segundo a imprensa americana, a polícia agora procura a mulher envolvida na discussão, pois acredita que ela não sabe que o mendigo foi esfaqueado e que ela provavelmente pode identificar o assassino. Os dois pareciam estar discutindo quando o imigrante interferiu tentando ajudá-la.

Vejam mais em BBC BRASIL

Violência sexual contra as mulheres continua sendo arma de guerra

Adital -
A violência sexual contra as mulheres continua sendo transformada em arma de guerra. Foi esta uma das constatações do Alerta 2010! Relatório sobre conflitos, direitos humanos e construção da paz. O documento, elaborado anualmente pela Escola de Cultura de Pau da Universidade Autônoma de Barcelona, analisa a situação mundial no que diz respeito aos conflitos armados e às oportunidades de paz.

Em sua nona edição o Alerta! Analisou os 31 conflitos armados que aconteceram durante o ano de 2009. Grande parte ocorreu na Ásia (14), seguido pela África (10). O ano terminou com 29 conflitos armados ainda em andamento; 12 conflitos se intensificaram durante o ano e oito mostraram uma redução nas hostilidades. Segundo o relatório, os demais não mudaram em nada.

Vejam o texto completo em ADITAL

Plano Brasil 2022 prevê fim do analfabetismo, da miséria e da desnutrição

Pedro Peduzzi

Repórter da Agência Brasil

Brasília - Se cumprir todas as metas previstas pelo Plano Brasil 2022, no ano de seu bicentenário da Independência, o país terá erradicado o analfabetismo, a miséria e a desnutrição, bem como amenizado as disparidades social, de gênero e racial. Além disso, a qualidade de vida da população estará melhor graças a investimentos em infraestrutura, em especial a de transportes públicos. A expectativa é de que o bem estar do brasileiro fique mais próximo ao dos cidadãos de países desenvolvidos.

O cenário otimista consta da primeira parte do Plano Brasil 2022, divulgada hoje (27) pelo ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), Samuel Pinheiro. “Nosso objetivo é o de sermos um país desenvolvido. Certamente isso não será alcançado em 2022 porque a renda per capita estará ainda em apenas US$ 12 mil. Mas teremos dado um passo muito significativo nesse sentido”, afirmou o ministro.


Vejam o texto completo na AGÊNCIA BRASIL

Serra repete discurso pró-ALCA da campanha de Alckmin

Marco Aurélio Weissheimer

O pré-candidato à presidência da República, José Serra (PSDB), vem tentando consertar as críticas que fez ao Mercosul durante palestra na Federação de Indústrias de Minas Gerais. Serra disse que o bloco sulamericano era uma “farsa” e “uma barreira para que o Brasil possa fazer acordos comerciais”.

Diante da repercussão negativa das declarações, especialmente nos países parceiros do Brasil no Mercosul, o ex-governador de São Paulo recuou dizendo que defende apenas a “flexibilização do bloco”. “O Mercosul deve ser flexibilizado de modo a evitar que seja um obstáculo para políticas mais agressivas de acordos internacionais”, disse Serra em entrevista à Folha de S.Paulo. A mudança de discurso, na verdade, foi uma troca de seis por meia dúzia. A integração sulamericana nunca faz parte da agenda de Serra e de seu partido o PSDB.

Vejam o texto completo em CARTA MAIOR

Banda Larga Nacional não depende apenas de melhoria na infraestrutura, alerta Ipea

O Plano Nacional de Banda Larga, cuja meta é levar internet rápida a 50% dos domicílios brasileiros até 2014, tem pouca chance de sucesso se não forem empregadas políticas integradas do governo, como a revisão do regime jurídico ao qual o serviço está submetido e o uso efetivo do FUST (Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações), além de investimentos direcionados às regiões onde a desigualdade é mais grave.

As recomendações são do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), que divulgou nesta segunda (26) um estudo para melhoria do plano nacional de banda larga. Na apresentação, Luis Kubota, técnico do Diset (Diretoria de Estudos e Políticas Setoriais, de Inovação, Regulação e Infraestrutura), mostrou dados de estudos recentes de outros órgãos de pesquisa nacionais e internacionais sobre a defasagem do Brasil em relação a outros países: 46 milhões de domicílios não têm acesso à internet e o custo da banda larga no país é dez vezes maior do que em países desenvolvidos.

O texto continua no UOL Tecnologia.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Para FGV, gastos sociais explicam aumento das despesas

Segundo a Carta do Ibre, o aumento dos gastos do governo, de 1999 até 2009, se deve basicamente à ampliação das despesas para a área social, assim como para educação e saúde.

De acordo com texto, “a análise da evolução da despesa desde 1999 mostra que o grosso do crescimento deveu-se ao mandato político democraticamente conferido pela população aos governantes, ao longo de dois governos situados no eixo do centro à centro-esquerda, para que expandissem e fortalecessem o estado de bem-estar social brasileiro”.

E prossegue: “Alguns dos itens que explicam esse crescimento são quase que unanimidades, como os gastos sociais, que mais do que duplicaram, saindo de 0,6% para 1,3% do PIB; ou o custeio de educação e saúde, que dobraram, de 0,7% para 1,4% do PIB. Outros podem ser mais polêmicos, como o salto das despesas do INSS de 5,5% para 7,2% do PIB, mas sem dúvida nenhuma correspondem ao anseio popular por transferências e garantias de rendas bancadas pelo Estado”.

Texto completo no blog de Guilherme Barros, no IG.

Ainda sobre este assunto:

- "Não há gastança desenfreada e descontrolada do Estado", diz a FGV;

- FGV diz que excesso de gastos públicos e baixo investimento são mitos que devem ser revistos.



Israel ataca manifestantes em Gaza e deixa pelo menos 6 feridos

Ao menos cinco palestinos e uma ativista ficaram feridos neste sábado (24/04) por disparos de soldados israelenses quando se manifestavam em Gaza junto pero da fronteira com Israel, informaram fontes médicas e testemunhas.

Um dos feridos está em estado grave, informaram as fontes médicas. A militante estrangeira foi identificada como Pianca Zmett, de Malta, membro de um grupo de solidariedade à Palestina.

As tropas atiraram contra as dezenas de manifestantes, que carregavam bandeiras palestinas, porque eles penetraram na "zona almofada". A faixa de 300 metros de largura foi estabelecida pelo Exército israelense em torno da barreira que separa os territórios, segundo os militares, para impedir ataques.

Continua no Operamundi.

Em entrevista, blogueira Yoani Sánchez não explica suas contradições

Esta impressionante avalanche de distinções simultâneas suscitou numerosas interrogações, ainda mais considerando que Yoani Sánchez, segundo suas próprias confissões, é uma total desconhecida em seu próprio país. Como uma pessoa desconhecida por seus vizinhos - segundo a própria blogueira - pode integrar a lista das 100 personalidades mais influentes do ano?

Um diplomata ocidental próximo desta atípica opositora do governo de Havana havia lido uma série de artigos que escrevi sobre Yoani Sánchez e que eram relativamente críticos. Ele os mostrou à blogueira cubana, que quis reunir-se comigo para esclarecer alguns pontos abordados.

O encontro com a jovem dissidente de fama controvertida não ocorreu em algum apartamento escuro, com as janelas fechadas, ou em um lugar isolado e recluso para escapar aos ouvidos indiscretos da "polícia política". Ao contrário, aconteceu no saguão do Hotel Plaza, no centro de Havana Velha, em uma tarde inundada de sol. O local estava bem movimentado, com numerosos turistas estrangeiros que perambulavam pelo imenso salão do edifício majestoso que abriu suas portas no início do século 20.


O Operamundi publica entrevista já publicada inicialmente no Rebelión.

A segunda parte da entrevista: Yoani Sánchez tenta explicar por que deixou a Suíça para voltar para Cuba.

A terceira, e final, parte da entrevista: Blogueira dissidente afirma ser contra embargo a Cuba e tenta explicar proximidade com Obama.

Revolução dos Cravos, outra visão: Hoje na História: Sem derramar sangue, Revolução dos Cravos põe fim à ditadura herdada de Salazar

Uma rebelião militar conduzida basicamente por jovens capitães do exército derruba, em 25 de abril de 1974, o governo português de Marcelo Caetano, herdeiro da ditadura de Antonio de Oliveira Salazar. Uma imensa massa sai às ruas para manifestar solidariedade aos soldados.

Continue lendo no Operamundi.

Força aérea americana coloca espaçonave sigilosa em órbita

O protótipo de uma espaçonave desenvolvida para o Exército americano foi colocado em órbita nesta quinta-feira.

O protótipo X-37B, que parece um ônibus espacial em tamanho menor, foi lançado do Cabo Canaveral, no Estado americano da Flórida.

O veículo militar não tem piloto, e realizará a primeira volta à Terra e aterrisagem autônomas da história do programa espacial americano.

O custo exato e os objetivos do projeto são secretos. Especulações sobre o objetivo da aeronave geraram acusações de que o projeto poderá estar contribuindo para uma militarização do espaço.


A notícia é da BBC Brasil. Há um vídeo disponível no sítio da BBC.

A “imprensa livre” e os eventos no Memorial

Entre o final de março e o começo de abril, o Memorial da América Latina, em São Paulo, abrigou três eventos onde a comunicação era o tema central. Todos com algum tipo de participação de docentes da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. De longe, um fato a ser saudado. Afinal, são poucos os espaços que ainda restam para discussão desse tema. De perto, no entanto, a visão é mais melancólica.

Continue lendo no Operamundi.

Oposição obtém vitória esmagadora em eleições na Hungria

O partido oposicionista conservador Fidesz obteve uma vitória esmagadora nas eleições gerais da Hungria neste domingo, conquistando cerca de dois terços das cadeiras do Parlamento do país.

Com 99,22% dos votos apurados, o partido tinha conquistado a preferência de cerca de 68% do eleitorado, o que faz com que ele passe a ocupar 263 dos 386 assentos do Parlamento, de acordo com a comissão eleitoral da Hungria.

Já o Partido Socialista, que atualmente governa o país, ficou em segundo lugar, com 15% dos votos e obtendo 59 cadeiras do Parlamento.

O partido Jobbik, de extrema-direita, ficou em terceiro, com 47 assentos e os verdes conquistaram 16 cadeiras. Um assento foi para um candidato independente.


Continua na BBC Brasil.


Marcadores: "Hungria"



Os crimes que ninguém quer ver

Este colunista não tem nada favorável a dizer sobre o general Newton Cruz, que foi comandante militar do Planalto durante a ditadura. Mas ocupou cargos da mais alta importância, incluindo a agência central do SNI, o terrível Serviço Nacional de Informações; conheceu os governos por dentro; era companheiro dos generais que chegaram à Presidência da República. O que diz tem importância, portanto – ou por ser verdade, e nesse caso exige investigação, ou por ser mentira, e nesse caso exige punição. E, de qualquer maneira, o que diz pode configurar outro crime, o de ter conhecimento de fatos delituosos que ocorreram e, abdicando de suas responsabilidades, silenciar sobre eles.

A entrevista do general Newton Cruz ao jornalista Geneton Moraes Neto, no canal Globonews, foi quase ignorada pela grande imprensa. E, no entanto, ele narra coisas notáveis, como a proposta que disse ter recebido de Paulo Maluf, então candidato à Presidência da República, de mandar assassinar seu adversário Tancredo Neves, ou a informação de que sabe quem eram os militares que queriam promover novo atentado a bomba, logo após o atentado do Riocentro (veja a entrevista completa aqui ou leia o texto do próprio Geneton, aqui.


Este texto é parte da coluna de Carlos Brickmann, no Observatório da Imprensa.

Un derrame de petróleo amenaza con un desastre ambiental en el Golfo de México

Washington. (EFE).- Técnicos de British Petroleum (BP) intentan con vehículos robóticos submarinos tapar un pozo abierto en el fondo del Golfo de México del que sigue fluyendo crudo desde que explotó la semana pasada la plataforma de exploración. El derrame cubre ya unos 1.550 kilómetros cuadrados y se halla a unos 110 kilómetros de las costas de los Estados de Misisipi y Alabama, en Estados Unidos.
...
... del pozo salen unos 1.000 barriles diarios de crudo (160.000 litros). BP, la mayor extractora de petróleo en el Golfo de México y operadora del yacimiento Macondo, había alquilado la plataforma Deepwater Horizon de la firma Transocean, que es la que explotó el pasado miércoles, para las perforaciones de exploración.

Leia mais em LA VANGUARDIA.

A tragédia em Honduras se faz maior

Pela vontade do governo norte-americano, Honduras converteu-se em laboratório da nova doutrina de Barack Obama para a América Latina.

Depois da sofisticada campanha de justificação do golpe de Estado em 28 de junho de 2009 em Honduras contra o ex-presidente Manuel Zelaya, os meios de comunicação decidiram "esquecer" este sofrido país.
(...)
O experimento "Honduras", dá luz verde para novos golpes na América Latina de duração curta mas de consequencias tragicas que poderiam desatar guerras civis em alguns paises na lista do Departamento de Estado. "Retificar" o curso da democracia significa terminar com a ALBA, retornar o país às corporações globalizadas, disciplinar a mão-de-obra, eliminar sindicatos, terminar com todas as instituições coletivas, erradicar a noção da solidariedade e implantar o individualismo e a ignorância no estilo norte-americano para lograr total domínio da população.

Vejam mais em LA HAINE.ORG

Revolução dos Cravos



Portugal comemora 36 anos da Revolução dos Cravos

A 'Revolução dos Cravos' foi o movimento que derrubou a ditadura salazarista em Portugal, em 25 de abril 1974, de forma a restabelecer as liberdades democráticas e promover transformações sociais no país. Portugal viveu mais de 40 anos sob as botas do totalitarismo direitista. (...)

*Leia mais sobre os 36 anos da Revolução dos Cravos Clicando Aqui

Informáticos de América Latina y Europa debaten sobre software libre en La Habana

Pueblo en Línea


El tema de los programas de computación (software) libres y las tecnologías de la informática y la comunicación centra el día 21 las sesiones de la tercera jornada del XI Congreso Internacional de Información Info 2010, en La Habana.


Vejam mais em REBELIÓN.ORG

Rusia lanza un cohete con satélite estadounidense a bordo

Moscú, 24 de abril, RIA Novosti. Las Tropas Espaciales de Rusia efectuaron este sábado un lanzamiento del cohete pesado Proton-M con un satélite estadounidense a bordo, comunicó un portavoz del Ministerio ruso de Defensa.

Vejam mais em RIA NOVOSTI