sábado, 29 de maio de 2010

Relações Internacionais

Política externa exige cautela, diz Dilma em Gramado

Pré-candidata petista criticou declarações do tucano Serra sobre a Bolívia

Do Sul21 - A pré-candidata do PT, Dilma Rousseff, criticou José Serra (PSDB) nesta quinta-feira (27), durante 26º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, em Gramado. Sem apresentar provas, o tucano acusou ontem o governo boliviano de ser condescendente com o tráfico de cocaína para o Brasil. Dilma alegou que é contra a demonização do país e disse que é preciso ter cautela.

O assessor especial da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, também classificou o candidato à presidência pelo PSDB de "exterminador do futuro" da política externa. “Não podemos desprezar nossos vizinhos nem olhar com soberba para os outros problemas. Acredito em uma América Latina forte”, concordou a pré-candidata petista.

Em coletiva com jornalistas depois do discurso na serra gaúcha, a ex-ministra disse que o governo do presidente Evo Morales representa a "maturidade" da política boliviana. “Não concordo com o tipo de demonização que se faz com um país como a Bolívia. Temos que ter cautela e prudência. Por ser um país pequeno, a delicadeza tem que ser maior. Quem quer vir a ser um estadista não pode sair dizendo que um país é isso ou aquilo”, retomou.

Para Marco Aurélio Garcia, um aspirante a presidente deveria ter mais serenidade ao analisar uma situação internacional que envolva o relacionamento entre países vizinhos. "O presidente Serra está tentando ser o exterminador do futuro da política externa. Já destruiu o Mercosul, quer destruir nosso relacionamento com a Bolívia e já comparou Mahmoud Ahmadinejad a Hitler", disse.

Garcia ainda completou, em tom irônico: "Acho que talvez ele esteja pensando em uma política de corte de despesas e venha a fechar de 20 a 30 embaixadas nos países que ele está insultando nesse momento. Ele está brigando com tanta gente, que não há outro caminho a não ser fechar embaixadas”, resumiu o assessor especial da Presidência durante o 3º Fórum Brasil - União Europeia, no Rio de Janeiro. (...)

*Leia a matéria na íntegra Clicando Aqui

Charge do Pedreira


Vejam em REBELIÓN.ORG

Ficções dos nossos dias: que mercados financeiros?

Na realidade, os mal denominados mercados têm muito pouco de mercado. São bancos com muito lucro e poucos riscos. Se os mercados financeiros fossem mercados de verdade, os bancos teriam de absorver as perdas em investimentos financeiros falidos. Esses bancos gozam de um grande protecionismo fornecido pelos estados, assim como por instituições como o FMI que garantem os seus exuberantes lucros à custa de enormes reduções dos gastos públicos e da proteção social das classes populares. O que o FMI faz é a transferência de fundos das classes populares para os bancos. O artigo é de Vicenç Navarro. Este artigo assinala que os mal denominados mercados financeiros não correspondem às características que definem os mercados, pois os seus agentes – os bancos – gozam dum grande protecionismo fornecido pelos estados, assim como por instituições internacionais – como o Fundo Monetário Internacional – que garantem os seus exuberantes lucros à custa de enormes reduções dos gastos públicos e da proteção social das classes populares. O artigo mostra exemplos deste protecionismo no caso dos EUA e na mal denominada “ajuda” do FMI-Euro aos países com elevados déficits e dívida pública, como a Grécia, que é em realidade ajuda primordialmente para os bancos europeus.


Vejam o artigo completo em CARTA MAIOR

Encontro em Sofía massificou solidariedade a Cuba

Moscou, 28 mai (Prensa Latina) O recente encontro regional europeu de solidariedade a Cuba, em Sofía, massificou a solidariedade à ilha e permite abrir hoje maiores possibilidades para coordenar ações internacionais em apoio a esse país.

Assim o expressou à Prensa Latina Maria Titova, a delegada russa ao referido evento, celebrado nos dias 15 e 16 deste mês na capital búlgara.

Todos encontravam uma linguagem comum, porque alguns sabiam espanhol, outro inglês ou búlgaro, mas todos falavam no idioma da amizade, algo que não se pode descrever com palavras, indicou.

No fórum de Sofía apareceram muitos amigos de Cuba e permitiu-nos ampliar nossos contatos para possíveis ações futuras no caso da causa pela libertação de Gerardo Hernández, Antonio Guerrero, René González, Ramón Labañino e Fernando González, opinou.

Os cinco antiterroristas cubanos cumprem injustas condenações em cárceres dos Estados Unidos há mais de 11 anos, depois de um processo judicial manipulado e e com falta de provas realizado em Miami.

Vejam mais em PRENSA LATINA-Agencia Informativa Latinoamericana

O matemático russo Perelman ainda não decidiu se aceitará cobrar o milhão de dolares que ganhou

Moscou, 28 de maio, RIA Novosti. O matemático russo Grigori Perelman, ganhador do Prêmio do Milênio instituido pelo Instituto Clay de Matematicas, ainda continua sem decidir se aceitará o milhão de dolares que ganhou.

"Todavia não decidi se aceitarei cobrar o prêmio. Ainda continuo pensando", disse Perelman em declarações à agência Interfax.

O prêmio foi outorgado a Perelman pela resolução de um dos sete problemas do Milênio, a Conjectura de Poincaré. É um dos sete enigmas cuja resolução o Instituto Clay concede o Prêmio do Milênio.


Vejam mais em RIA NOVOSTI

A ‘GUERRA DAS MALVINAS' DE SERRA

O que há de comum entre: a) a ofensiva de Serra contra a Bolívia; b) a 'guerra das Malvinas', iniciada pela ditadura argentina em 1982; c) o 'Plano Cohen' -- falso levante comunista denunciado pelo integralismo em 1937, para justificar o golpe do Estado Novo; d) o 'Pacto ABC', inventado pela UDN em 1954, sobre suposta aliança Vargas-Perón para implantar um cinturão de repúblicas sindicais na AL; e) a 'Carta Brandi', forjada por Carlos Lacerda em 1955 como prova da ‘conspiração de caudilhos' para impor um poder sindical ao país'?

(Carta Maior responde: esses fatos refletem momentos de isolamento desesperado dos interesses conservadores, que buscam num suposto inimigo externo a legitimidade que falta a seus planos de poder)

Vejam em CARTA MAIOR

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Colômbia - Estado de Terror em Nome da Paz

James Petras*
Fonte: Pravda.ru
Introdução
A primeira vítima de um estado de terror é a corrupção da linguagem, a invenção de eufemismos, onde as palavras significam o seu oposto e os slogans ocultam crimes graves. Já não há um consenso mundial de condenação dos crimes contra a humanidade. Isto porque os crimes em massa e assassínios garantem a segurança dos «investidores», porque os índios são expropriados para que as minas possam ser exploradas, os trabalhadores do petróleo desapareçam de modo que o petróleo possa correr, e a imprensa financeira internacional louva o êxito do «el Presidente» por ter «pacificado o país».
Quando os narco-presidentes são abraçados pelos líderes da América do Norte e da Europa, é evidente que os criminosos se tornam respeitáveis e os respeitáveis passam a ser criminosos.

Vejam o texto completo em PATRIA LATINA

EUA: Empresas lucram com a guerra permanente

Neste Memorial Day, lembremo-nos que, enquanto milhares de pessoas morreram e centenas de milhares ficaram feridas, os fornecedores de defesa militar privados estão a prosperar com o negócio da guerra. Por Bill Quigley

A lei dos EUA proclama oficialmente o Memorial Day1 “como um dia de oração pela paz permanente”.

No entanto, os EUA estão muito mais próximos da guerra permanente do que da paz permanente. As empresas estão a obter lucros com as guerras e a fazer lóbi sobre os políticos para obter mais. Os EUA, e o resto do mundo, não têm dinheiro para arcar os crescentes custos humanos e financeiros da guerra permanente.


Vejam o texto completo em ESQUERDA.NET


Você matou meu personagem no Counter-Strike, prepare-se para morrer



Depois que o seu personagem no Counter-Strike morreu em uma brica de facas, Julien Barreaux, de 20 anos, passou seis meses localizando o seu matador virtual. Aí ele pegou uma faca de verdade e foi visitar o cara.

A história continua no Gizmodo Brasil.

Escândalo de grampos ilegais se aproxima do presidente da Colômbia

"Minha filha foi convertida em um instrumento de tortura psicológica, controle social e violência política", diz a jornalista Claudia Julieta Duque, que protagonizou um dos casos mais dramáticos do chamado "escândalo do grampo" na Colômbia. Há cinco anos ela teve de sair do país com a filha, então com 10 anos, depois que seguidas chamadas prometiam "queimá-la viva".

Documentos em poder do Ministério Público colombiano desde o ano passado indicam que Julieta Duque, protegida pelo Estado, era perseguida por agentes do também estatal DAS (Departamento Administrativo de Segurança) --ligado à Presidência. Ás vésperas da eleição presidencial, a investigação sobre esquema ilegal de gravações telefônicas e quebra de sigilos bancários feito pelo órgão de inteligência subordinado a Álvaro Uribe avança e envolve cada vez mais funcionários de alto escalão do governo e do gabinete da Presidência.


A notícia continua na Folha.com, antiga Folha Online.


Farc chamam à abstenção em eleições presidenciais na Colômbia

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) convocaram nesta quinta-feira os eleitores colombianos à abstenção nas eleições presidenciais do próximo domingo por considera que todos os candidatos "prometem mais gasto militar e mais guerra".

Por meio de um comunicado difundido nesta quinta-feira pela agência Anncol, a guerrilha afirma que nenhum candidato presidencial abordou durante a campanha "os temas vitais que têm à nação no profundo abismo de desigualdades e terror", diz o documento.

"É obscuro o horizonte que desejam esses candidatos e, por essas razões, estamos convocando à abstenção, convencidos de que só a força de mobilização de todos os colombianos poderá impor um destino certo de paz e justiça", diz a guerrilha no comunicado.

No comunicado, as Farc afirmam que o mandato de Álvaro Uribe, que termina em agosto, foi um "período escuro e letal" que "jamais se apagará da história da Colômbia".


Continua na BBC Brasil.

Minas Gerais dá largada na produção de nanotubos no Brasil

Com apoio da Petrobras, estado terá a primeira fábrica de nanotubos de carbono do país

As pesquisas realizadas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com tecnologia de nanotubos de carbono (fibras de carbono mil vezes mais finas do que as convencionais) vão ganhar aplicação industrial.

A primeira fábrica do país, em escala pré-industrial, vai começar a ser construída no Estado com o apoio da Petrobras que conta com a tecnologia para viabilizar os equipamentos de altíssima performance necessários à produção de petróleo na camada pré-sal. Uma grande fabricante de cimento já decidiu também usar os nanotubos para produzir um cimento mais resistente, poroso e durável.

Vejam mais no JORNAL DA CIÊNCIA-SBPC

Pacote para ciência e tecnologia chega a R$ 2 bi

Recursos serão administrados pela Finep; maior parte vem do BNDES

A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) vai administrar quase R$ 2 bilhões em recursos voltados para inovação, ciência e tecnologia. O pacote foi anunciado nesta quarta-feira (26/5) durante a 4ª Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia (CNCTI).

A maior parte virá do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que assinou memorando de entendimento com a Finep que deve render até R$ 1,7 bilhão à financiadora, uma das principais agências de fomento do país.

Vejam o texto completo no JORNAL DA CIÊNCIA-SBPC

quinta-feira, 27 de maio de 2010

IRONIA: Warner Bros. processada por piratear tecnologia anti-pirataria

Em 2003, uma empresa chamada Medien Patent Verwaltnung mostrou à Warner Bros. uma maneira de marcar os filmes de modo que fosse possível identificar uma cópia vazada e determinar de onde se originou aquela cópia (quem vazou). E aparentemente, a WB vem usando essa tecnologia desde então… sem pagar.

Continua no Gizmodo Brasil.

Banda larga 3G: MPF questiona Anatel

Agência tem 30 dias para responder ao ofício com 22 questões sobre a prestação do serviço no país.

Depois de analisar diversas reclamações de consumidores, o Ministério Público Federal em São Paulo remeteu esta semana à Anatel um ofício com 22 pedidos de informações sobre o serviço de banda larga 3G no país.

As questões foram elaboradas pelo MPF após análise das contribuições de consumidores e organizações da sociedade civil à consulta pública “Internet 3G, atendimento ao consumidor, qualidade, velocidade, continuidade do serviço, contrato e condições de oferta”, realizada entre 22 de março e 22 de maio.

Continua no IDGNow!


Não há substituto para o diálogo

O surgimento de novos países no cenário internacional não é um problema, mas uma oportunidade, afirmou o ex-presidente de Portugal e alto representante das Nações Unidas para a Aliança das Civilizações, Jorge Sampaio, em entrevista à Deutsche Welle.

"Há novos protagonistas, e eles trazem o seu aporte. Vamos ver como faremos todos um mundo melhor, sem excluir ninguém", afirmou.

Leia tudo AQUI.

Procuradora Sandra Cureau fez denúncia com base na opinião de editores de jornal, ignorando fatos políticos e sociais

Na representação da vice-Procuradora-Geral Eleitoral, Sandra Cureau, referente ao evento de lançamento do navio da Transpetro, em Pernambuco, ignora fatos, ignora o contexto político e social da vida nacional, e fundamenta uma denúncia com recortes de jornais. Em vários trechos, recorre à opinião de jornalistas, não atendo-se aos fatos.

A Procuradora deveria ter o cuidado de observar que jornais são empresas com fins lucrativos, sempre tiveram relações de interesse econômico com o poder público e com partidos políticos, tem interesses em exercer poder econômico e político em eleições, e não estão acima de qualquer suspeita para fundamentar uma denúncia.


Recortes de jornais servem para um Procurador da República ir atrás dos fatos narrados, mas não podem ser tomados como fatos por si.


Vejam o texto e a documentação no blog OS AMIGOS DO PRESIDENTE LULA

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Após dez suicídios, empresa nega ambiente desumano

A Foxconn, empresa chinesa que produz equipamentos eletrônicos para Dell, Hewlett-Packard e Apple, negou nesta quarta-feira que seus funcionários trabalhem em condições desumanas e disse que vai fazer de tudo para evitar novos suicídios. As declarações foram feitas depois que mais um empregado tirou a própria vida, o décimo caso desde o começo do ano. “Vamos rever todos os processos”, disse Terry Gou, presidente do conselho da empresa, durante coletiva de imprensa. “Não vai sobrar pedra sobre pedra”.

A onda de suicídios na Foxconn levantou suspeitas de que funcionários da empresa chinesa sejam submetidos a condições desumanas de trabalho. Nas últimas semanas, uma série de reportagens publicadas em jornais chineses revelou que eles são obrigados a trabalhar muitas horas seguidas para atender à demanda, recebem um salário de R$ 278 (pouco mais da metade do salário mínimo no Brasil) e dividem um mesmo dormitório com outros dez colegas de trabalho.

A Foxconn tem cerca de 420 mil funcionários em duas fábricas em Shenzhen, um polo de fabricantes de eletroeletrônicos no sul da China.(...)


Continua no IG Economia. Grifos do editor do Blogoleone.

Lula manda mensagens a Obama, Medvedev e Sarkozy sobre Irã

O presidente Lula enviou mensagens aos colegas dos Estados Unidos, Barak Obama, da Rússia, Dimitri Medvedev, e da França, Nicolas Sarkozy, dizendo que o Irã cumpriu sua parte e comunicou a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) sobe o acordo para enriquecimento de urânio na Turquia.

A informação foi dada, nesta terça-feira, pelo ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, durante entrevista aos jornalistas brasileiros, na embaixada do Brasil em Buenos Aires. Amorim acompanhou Lula na visita ao país vizinho para participar das comemorações do bicentenário da revolução que abriu caminho para a independência argentina.


Continua na BBC Brasil.


Marcadores: "Irã", "AIEA",


Procuradora Sandra Cureau está repetindo o caso do promotor Blat

A própria procuradora Dra. Sandra Cureau está fazendo propaganda eleitoral subliminar negativa contra Dilma Rousseff, quando faz "denúncias" contra a campanha de Dilma na imprensa, sem que haja denuncia à justiça.

Uma denúncia destas à imprensa, partindo de uma autoridade como procuradores de república é muito séria contra qualquer pessoa, e nunca deve ser feita de forma informal, sobretudo em meios de comunicação de massa (até porque a pessoa acusada fica em extrema desvantagem para exercer seu direito de defesa). Esse tipo de denúncia informal traz prejuízos à imagem das pessoas, sobretudo àquelas expostas à opinião pública. Em um processo político pré-eleitoral, é uma forma de fazer campanha negativa.

Se a própria procuradora não formalizou denúncia à justiça, é porque não reuniu fundamentação suficiente ainda e, neste caso, como pode a segunda mais alta autoridade da procuradoria geral eleitoral, fazer acusações precipitadas através da imprensa?


Vejam mais no blog OS AMIGOS DO PRESIDENTE LULA

terça-feira, 25 de maio de 2010

O último que apague a luz

Quanto menos seja a resistência aos "ajustes", mais rapidos e duros estes serão. O capitalismo quer sobreviver, mesmo que seja sob uma forma agônica e terminal.

Como quando nos comunicam uma grave enfermidade, a primeira reação é a negação. Se além disso as sereias nos seguem cantando a fantasia de que não é assim tão grave, mais difícil se torna para o comum dos mortais aceitar um diagnóstico que não deseja encarar. É o que acontece agora. Inclusive aqueles que previram durante décadas sobre o final do capitalismo, não acreditam que este fim tenha chegado. Que isto não é uma crise cíclica daquelas que, mais cedo ou mais tarde, irá sair outra vez, até a próxima. Que já chegou a "luta final", e que cabe a nós, gostemos ou não.

Uma antiga maldição chinesa diz "tomara que vivas tempos interessantes!". E, desgraçadamente, como aqueles que viveram em suas carnes a queda do Império Romano e o saque de Roma, estes tempos são extremamente interessantes.

Já fazem dois anos do colapso do sistema financeiro. Apressadamente, seus executivos correram a saquear os tesouros publicos para escorar os bancos e as grandes corporações financeiras e assegurar que pudessem continuar gerando seus fabulosos lucros. Agora os que estão tecnicamente quebrados são os proprios Estados. Já não resta outro lugar de onde sacar dinheiro senão dos proprios trabalhadores. A não ser que abandonem o sistema capitalista, o que está fora do horizonte de eventos dos donos do mundo e seus lacaios.

Vejam o texto completo em LA HAINE.ORG

Irã aguarda resposta de OIEA a acordo sobre combustível nuclear


Teerã, 24 mai (Prensa Latina) O governo iraniano afirmou hoje que aguarda a reação oficial do Organismo Internacional de Energia Atômica (OIEA) a um acordo para trocar combustível nuclear, pacto que considerou um grande avanço, apesar da rejeição do Ocidente.

Autoridades políticas, judiciais e religiosas da República Islâmica criticaram aqui a postura dubitativa dos Estados Unidos e países da União Europeia (UE) a um entendimento sobre o tema atingido na semana passada entre Irã, Brasil e Turquia.

A Organização de Energia Atômica do Irã (OEAI) confirmou o envio ao diretor geral do OIEA, Yukiya Amano, de uma carta com detalhes do pacto e os termos da troca de combustível, segundo reportaram a agência oficial IRNA e o canal pró governamental Press TV.


Vejam mais em PRENSA LATINA-Agencia Informativa Latinoamericana

Mídia quer alforria total para si, mas pelourinho aos sindicatos

Há vários aspectos emblemáticos nas chibatas que o jornal O Estado de S.Paulo lançou, neste domingo (23), sobre as costas do movimento sindical. Nada sobressai mais do que a hipocrisia. Em poucas palavras, o Estadão quer tratamento privilegiado e exclusivo nas relações com os Três Poderes: tudo para a grande mídia, tudo de ruim para o sindicalismo.

Por André Cintra

O centenário jornal da família Mesquita cobra alforria total para a imprensa burguesa — nada de regulamentação, diploma para seus jornalistas, Lei da Imprensa, direito de resposta, cotas temáticas, concorrência leal com mídias públicas e independentes, etc. Em compensação, o Estadão, do alto de seus 135 anos, comporta-se como um autêntico “Velho do Restelo”, atribuindo crimes e imoralidades a tudo que envolva as entidades sindicais e suas lideranças.

A fanfarronice tem razão de ser. Pela primeira vez na história do Brasil, a imensa maioria do movimento sindical entende a singularidade das eleições presidenciais. Os principais presidenciáveis de 2010 — José Serra e Dilma Rousseff — encarnam projetos antagônicos, e a relação de cada um deles com o movimento sindical explicita tamanha discrepância.

Vejam o texto completo no PORTAL VERMELHO

CHOMSKY E AS 10 ESTRATÉGIAS DE MANIPULAÇÃO MIDIÁTICA

CHOMSKY E AS 10 ESTRATÉGIAS DE MANIPULAÇÃO MIDIÁTICA O lingüista estadunidense Noam Chomsky elaborou a lista das “10 estratégias de manipulação” através da mídia:


1- A ESTRATÉGIA DA DISTRAÇÃO


O elemento primordial do controle social é a estratégia da distração que consiste em desviar a atenção do público dos problemas importantes e das mudanças decididas pelas elites políticas e econômicas, mediante a técnica do dilúvio ou inundações de contínuas distrações e de informações insignificantes. A estratégia da distração é igualmente indispensável para impedir ao público de interessar-se pelos conhecimentos essenciais, na área da ciência, da economia, da psicologia, da neurobiologia e da cibernética. “Manter a atenção do público distraída, longe dos verdadeiros problemas sociais, cativada por temas sem importância real. Manter o público ocupado, ocupado, ocupado, sem nenhum tempo para pensar; de volta à granja como os outros animais (citação do texto 'Armas silenciosas para guerras tranqüilas')”.


Vejam os outros nove pontos estratégicos no INSTITUTO JOÃO GOULART

Astrônomo amador descobre órbita secreta de nave militar dos EUA

Um astrônomo amador canadense descobriu a órbita de um projeto secreto das Forças Armadas americanas, o veículo de teste orbital (OTV, na sigla em inglês) X-37B, lançado no dia 22 de abril.

(...)

A descoberta revela que o veículo realiza sua trajetória a 410 km da Terra e completa uma volta ao planeta a cada 90 minutos. Mas o mais importante é que a nave está em uma órbita de 40º, e não de 33º como foi especulado a princípio, o que a coloca em uma rota que passa sobre Afeganistão, Paquistão, Coreia do Norte e Iraque, entre outros países.

Especialistas dizem que isso é prova de que o X-37B está sendo utilizado em seu primeiro voo para tarefas de espionagem.

Mais no R7.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Brasil comemora entrega de acordo nuclear à ONU pelo Irã

BRASÍLIA (Reuters) - A entrega dos termos do acordo de intercâmbio de combustível nuclear à ONU pelo Irã é considerada pelo governo brasileiro uma vitória do diálogo, afirmou na segunda-feira o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

Pelo plano apresentado à Agência Internacional de Energia Atômica das Nações Unidas (AIEA), vinculada à ONU, o Irã enviará à Turquia 1.200 quilos de urânio baixamente enriquecido e receberá de volta 120 quilos de urânio enriquecido a 20 por cento, para uso em um reator de pesquisas médicas em Teerã. O acordo foi mediado pelo Brasil e Turquia.

Leia MAIS.

Charge de Allan Macdonald



Vejam em REBELIÓN.ORG

REVELAÇÕES: alto oficial da polícia colombiana denuncia irmão do presidente colombiano por assassinatos

Um oficial aposentado da Polícia Nacional colombiana acusou a Santiago Uribe Vélez, irmão do presidente colombiano, de haver criado e mantido nos anos 90 uma estrutura paramilitar que cometeu varios crimes em conivência com forças policiais na província de Antióquia. Disse também que o presidente havia apoiado as atividades de seu irmão.

A denúncia do major aposentado Juan Carlos Meneses Quintero foi feita em Buenos Aires há três semanas perante um grupo de representantes de organizações internacionais que monitoram violações de direitos humanos na Colômbia. Página/12 presenciou o testemunho, que se manteve retido até hoje por razões de segurança a pedido do advogado de Meneses, Daniel Prado.

Vejam mais em KAOSENLARED.NET


(Legenda da foto: El Hermano de Uribe, terrateniente conformador de paramilitarismo: con entrenamiento para matar en una de sus fincas...)

O regresso do ancien régime

A imprensa alemã está saturada de notícias destinadas a reafirmar o mito dos países desmazelados, preguiçosos e corruptos do sul da Europa que os países virtuosos e trabalhadores do norte da aceitaram, e mal, na União Europeia. Não se dá qualquer importância ao papel das empresas mais perversas do planeta, visto que as inócuas investigações de fraude nos EUA contra a "mãe de todos os mafiosos" (ao lado da JP Morgan) nunca são referidas em relação aos seus "serviços" de consultadoria e comerciais na Grécia ou em qualquer outra parte da Europa. No entanto, há inúmeros fios na teia de confusão que está a ser tecida no dilema grego. Os criminosos andam à solta e o seu negócio prossegue.

Recordemos alguns factos significativos sem os quais a situação grega não pode ser devidamente entendida. Quando acabou a II Guerra Mundial, a Grã-Bretanha e os EUA intervieram com uma "ajuda" militar aberta e encoberta para suprimir a resistência anti-fascista na Grécia, composta principalmente mas não só por comunistas gregos. Foi a conhecida Doutrina Truman, análoga à Doutrina Monroe. Na verdade, o que se passou foi que os EUA reclamaram o direito de substituir as instituições civis democráticas por ditaduras militares na Europa para proteger os seus interesses empresariais entretanto definidos.


Vejam o texto completo em RESISTIR.INFO

Irã oferece ajuda aos EUA para conter vazamento de petróleo

O Irã ofereceu neste domingo (23/5) ajuda aos Estados Unidos para frear o derramamento de petróleo que há um mês atinge o Golfo do México, afirmarmando que tem experiência já que, no passado, enfrentou desafios maiores.

Em declarações divulgadas pela agência de notícias estatal Irna, o diretor de operações de perfuração da Companhia Nacional iraniana, Mehran Alinejad, disse que a república islâmica conta com os meios técnicos para deter o vazamento de petróleo no mar.


Vejam mais em OPERA MUNDI

The Guardian prova: Israel tem a bomba. E as sanções?


O jornal inglês The Guardian acaba de publicar, em sua edição eletrônica, um documento(veja ao lado)que prova que Israel não apenas tem ogivas nucleares desde os anos 70 como tentou vender algumas delas ao governo racista da África do Sul, nos tempos do apartheid, quando aquele país sofria as pressões de toda a comunidade internacional.

Leitura completa no blog Tijolaço.

Mídia oculta os crimes dos ruralistas

A Agência Câmara noticiou nesta semana que a Polícia Federal ouviu os depoimentos de três ex-diretores do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), entidade vinculada aos ruralistas, suspeitos de fraudes em licitações que causaram rombo de R$ 10 milhões aos cofres públicos. A mídia hegemônica, que clamou pela instalação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) contra o MST, simplesmente evitou tratar do assunto. Ela faz alarde contra as entidades ligadas à reforma agrária, mas silencia totalmente sobre as falcatruas dos barões do agronegócio.

Leitura completa na Rede de Comunicadores pela Reforma Agrária.