sábado, 3 de julho de 2010

Datafolha mantém empate que Ibope e Vox Populi negam

03/07/2010

Entre os tucanos, alívio; entre os petistas, descrédito. Foi isso, em resumo, o que o resultado da mais recente pesquisa do instituto Datafolha provocou ontem, quando foi publicada pela Folha de São Paulo.

A exemplo do que fez na última semana de março, poucos dias antes do lançamento da pré-candidatura de José Serra à Presidência da República, o Datafolha voltou a apresentar um cenário eleitoral não identificado nas pesquisas imediatamente anteriores de, pelo menos, outros dois institutos.

Vejam mais em BRASILIA CONFIDENCIAL

Governo retira da internet conteúdo que possa ser confundido com propaganda eleitoral

Stênio Ribeiro

Repórter da Agência Brasil

Brasília – A Lei Eleitoral joga duro com o Poder Público ao proibir “condutas tendentes a afetar a igualdade de oportunidades entre candidatos nos pleitos eleitorais”. Por causa disso, a Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom) recomendou aos ministérios e demais órgãos de governo que “limpassem” seus endereços eletrônicos na internet de quaisquer informações que possam ser confundidas com propaganda eleitoral.

Vejam mais em AGÊNCIA BRASIL

Homenagem à Pilar del Río

Uma foto de Pilar del Río em algum dos sites da internet, na biblioteca da casa de Lanzarote, os cabelos embranquecidos, ela envolta em flagrante luto e tristeza, me impactou sobremaneira. No caso dela e de Saramago, dada a grande diferença de idade havida entre os dois, era provável que ele partisse primeiro.

Não pude deixar de pensar que a lida dos homens com o tempo é diferente da das mulheres. Os homens lutam contra o tempo, as mulheres, historicamente treinadas às rotinas do mundo doméstico, da maternidade, do espaço privado, vivem o tempo cumprindo inexoráveis rituais de espera e de paciência e aprendem, assim, a usufruir, para o bem e para o mal, de uma outra qualidade de tempo. A questão é que quase sempre os homens partem antes e isso, convenhamos, não é justo, companheiros! E tudo porque as mulheres cuidam mais de sua saúde, cuidam mais de si mesmas e dos outros e terminam por ser, mais resistentes às chuvas e intempéries da existência.


Vejam o texto completo em SUL 21

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Dilma 'nocauteia' a FSP



*No programa Roda Viva (TV Cultura/SP), exibido na última segunda-feira, a candidata petista Dilma Roussef, com a garra e a serenidade que lhe é peculiar, deixa em maus lençóis dois jornalistas da FSP (Força Serra Presidente) que insitiam em requentar o desmoralizado factóide do suposto 'dossiê' sobre o tucano José Serra. Veja no vídeo acima. (Do Blog do Júlio Garcia)

Poloneses vendem voto em site de leilões

VARSÓVIA (Reuters) - Os poloneses estão recorrendo ao maior site de leilões do país para vender o seu voto no segundo turno da eleição presidencial, que acontece no domingo.

A venda de votos é ilegal na Polônia, e um porta-voz do site www.allegro.pl disse que as ofertas são removidas assim que aparecem.

"De fato, tais ofertas estão aparecendo no nosso site. Antes do primeiro turno da eleição (em 20 de junho), tivemos 30 delas. Eram removidas porque violam nossas regras e são contrárias à lei polonesa", disse o assessor de imprensa Patryk Tryzubiak, acrescentando que as ofertas continuam aparecendo na campanha para o segundo turno.

Vejam mais em REUTERS BRASIL

ONU suspende transferência de famílias no Haiti porque dono de terras contratou grupos armados

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A Organização Internacional para as Migrações (OIM) suspendeu hoje (2) a transferência de mais de 260 famílias haitianas porque o proprietário do terreno para onde as pessoas seriam levadas contratou grupos armados para evitar a instalação. Lentamente, as Nações Unidas tentam retirar as famílias que estão abrigadas nos campos provisórios para locais definitivos. As informações são da Organização das Nações Unidas (ONU).


Vejam mais em AGÊNCIA BRASIL

Da série como pensa o Serra

Sexismo na cabeça dos “tios” que querem governar o Brasil.

Muitas questões nacionais e mundiais na pauta. Uma eleição que vai definir que Brasil queremos. Tudo para dizer, pensar, refletir. E José Serra fez a pergunta menos importante ao seu vice, que mal conhece. “Você namorou a Cicareli?”

E todos riem, como uma reunião de “tios” em torno de um exemplar da Playboy.

Depois falam que a gente pega no pé, mas não existe sexismo maior do que querer saber quem “fica” ou “ficou” com quem, para não usar um termo chulo.

Vejam em NOVAE e também no YOUTUBE: http://www.youtube.com/watch?v=6s8C78sDyT0&feature=player_embedded#!

Estamos às portas de outro quatriênio de ofensiva oligárquica contra o povo

Com o triunfo ilegítimo do continuísmo, repudiado pela abstenção da cidadania, o país entrou em um processo de radicalização da luta política no qual o povo será protagonista de primeira grandeza.

Toda a maquinaria do Estado, todos os recursos mafiosos do governo, suas manhas delitivas de fraude e corrupção, de chantagem e intimidação, foram postos a serviço da vitória do continuísmo, procurando desesperadamente por essa via um escudo que proteja Uribe da iminente acusação do povo e da justiça, diante de uma gestão criminosa e de lesa-pátria.

O regime de Uribe foi a mais séria tentativa de impor violentamente um projeto político da extrema-direita neoliberal baseado no paramilitarismo. Seu governo passará à história como o mais vergonhoso das últimas décadas, o mais assassino de sua população civil, o mais submisso à política dos EUA e, devido a esta circunstância, o mais compulsivo provocador de instabilidade nas relações com os países vizinhos.

Durante estes oito anos governou a mentira e a falsidade, a manipulação e o engano. Uribe e o continuísmo fizeram acreditar que sua política de segurança era de todos, quando na realidade somente assegurava, através da repressão, os lucros de privilegiados setores investidores, que aumentaram o desemprego e a pobreza. Fizeram acreditar que defender a soberania era entregar a pátria ao governo de Washington e transformar a Colômbia em um país ocupado militarmente por uma potência estrangeira. Arranjaram tudo para pousar de paladinos da luta contra o narcotráfico. Dizem ao país que não existem guerra nem conflito armado, mas não explicam porque há "Plano Patriota" e invasão ianque...


Vejam em RESISTIR.INFO

Discurso de Mike Prysner, antigo soldado dos EUA

1 de Julho de 2010
Mike Prysner
Fonte: IVAW

Eu esforcei-me para ter orgulho do meu serviço, mas tudo o que consegui sentir era vergonha. O racismo não podia mascarar mais a realidade da ocupação, eles eram gente, eram seres humanos. Desde então passei a sentir culpa toda a vez que via homens idosos, como o que não podia andar e o carregámos numa maca, até que a polícia iraquiana pudesse levá-lo. Sentia culpa sempre que via uma mãe com as suas crianças, como a que chorava estéricamente, gritando que nós éramos piores que Saddam, enquanto a obrigávamos a sair de sua casa. Eu sentia culpa toda a vez que via uma miúda, como a que agarrei pelo braço e arrastei para a rua.

Disseram-me que lutaríamos contra terroristas. O verdadeiro terrorista era eu, e o verdadeiro terrorismo é essa ocupação. O racismo dos militares tem sido, durante muito tempo, uma ferramenta importante para justificar a destruição ou a ocupação de outro país. Tem sido usado há muito tempo para justificar a morte, subjugação ou tortura de outro povo. O racismo é uma arma vital usada por esse governo. É uma arma mais poderosa do que uma espingarda, um bombardeiro ou um navio de guerra. É mais destrutivo do que um projectil de artilharia, um anti-bunker ou um míssil Tomahawk. Apesar do nosso país fabricar e produzir essas armas, elas são infensivas sem pessoas dispostas a usá-las. Aqueles que nos mandam para a guerra não têm que apertar um gatilho ou lançar morteiros. Eles não precisam de lutar na guerra, a sua função é vender a guerra. Precisam de um público que esteja de acordo em mandar os seus soldados para o perigo. Precisam de soldados dispostos a matar e serem mortos sem questionar. Eles podem gastar milhões numa única bomba, mas essa bomba só se torna uma arma quando as divisões militares estão dispostas a seguir as ordens de usá-la. Eles podem enviar um soldado a qualquer parte da Terra, mas só haverá guerra se um soldado concordar em lutar. E a classe dominante, de bilionários que lucram com o sofrimento humano e se preocupam apenas em expandir a sua riqueza, em controlar a economia mundial. Compreendam que o seu poder consiste sómente na habilidade de nos convencer de que a guerra, a opressão e a exploração são do nosso interesse. Eles sabem que a riqueza deles depende da habilidade de convencer a classe operária a morrer para controlar o mercado de outro país. E convencer-nos a matar e morrer, é baseado na habilidade deles em nos fazer pensar que somos, de alguma forma, superiores.

Vejam o texto completo em TRIBUNALIRAQUE.INFO

A FALSA HISTÓRIA NAS ESCOLAS MILITARES (III)


Recife (PE) - Eu já me havia prometido não mais voltar ao assunto. Melhor dizendo, volver, nunca mais. Mas prometo que esta será a última vez, ainda que o assunto não se esgote aqui.

E por que volto? Meia-volta faço porque nesta semana fui honrado pelo senhor Hiram Reis, coronel e professor do Colégio Militar de Porto Alegre, que escreveu uma catilinária em que divulga até o meu email, para melhor chamamento à ordem do colunista. Na parte de interesse público, depois de chamar este autor de alienado, idiotizado, o professor toca em questões mais graves, como estas:

“Atualmente, o Colégio Militar de Porto Alegre é a única escola de educação básica do País a possuir um observatório astronômico (Observatório Capitão Parobé) dotado de um telescópio robótico de última geração...
(...)
E por aí segue. Entenderam? A uma crítica dirigida ao nível da História ensinada aos alunos militares, o professor coronel responde com as glórias do Colégio Militar em outros campos, que em nenhum momento entraram em discussão. Para concluir, muitos parágrafos depois: “Desafio o Sr. Urariano Mota a apresentar outra Escola Pública que apresente resultados similares aos do nosso querido ‘Casarão’, que jamais tenha desencadeado qualquer tipo de movimento ‘grevista’, que no dia do seu aniversário seja capaz de fazer que seus ex-alunos, jovens e sexagenários, civis e militares, desfilem emocionados e saudosos”


Meu Deus, o sentimento de casta expresso acima é constrangedor. O coronel professor quer um ranking, uma guerra entre escolas públicas, para saber qual a melhor.


Vejam esse imperdível texto do Urariano Mota em DIRETO DA REDAÇÃO

Uma possibilidade: Quatro sul-americanos no final da Copa.

Pela primeira vez, a América do Sul ocupa a metade das oito vagas das quartas-de-final de uma Copa do Mundo. Mais: as circunstâncias nos colocaram de tal forma que existe a possibilidade de que Brasil, Uruguai, Argentina e Paraguai participem de semifinais exclusivas, com múltiplas possibilidades de guerras e provocações fronteiriças, pois, excetuando-se o Uruguai e o Paraguai, todos são vizinhos. Só para conferir que não estamos delirando, as semifinais poderão ocorrer assim: Brasil (vencendo a Holanda) x Uruguai (vencendo Gana) e Argentina (vencendo a Alemanha) x Paraguai (vencendo a Espanha).


Nenhuma tensão bélica existe entre os países, mas nosso continente já registrou uma página curiosíssima: a da Guerra do Futebol (ou Guerra das 100 Horas, sem trocadilho) entre Honduras e El Salvador. Em junho de 1969, uma série de três partidas decidiria uma vaga à primeira Copa do México. A tensão degenerou numa guerra em que morreram mais de seis mil pessoas em quatro dias de conflito. Leia o artigo de Milton Ribeiro no jornal Sul21.

Festa privê anima visita de premiê italiano ao país

O premiê italiano, Silvio Berlusconi, passou dois dias no Brasil em reuniões com empresários e com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Mesmo assim, encontrou tempo na apertada agenda para conhecer seis garotas brasileiras em festa privê, na suíte presidencial do Hotel Tivoli São Paulo Mofarrej.

Leia AQUI.

DENÚNCIA: Datafolha e Ibope planejam fraude

Recebi uma denúncia de fonte que não quer se identificar e que repercuto porque estará comprovada ou não em muito pouco tempo.

Serei curto e grosso: Datafolha, Ibope e o PSDB teriam acertado o uso das margens de erro dos dois institutos para fazer com que Dilma e Serra voltem à situação de empate técnico.

Segundo a denúncia, apesar da investigação da Polícia Federal sobre os institutos de pesquisa, a margem de erro poderá ser usada , pois não haveria como comprovar seu uso.

A comprovação da fraude se dará se tanto Ibope quanto Datafolha apresentarem o mesmo resultado, ou seja, empate técnico nos dois institutos, porém dentro da margem de erro.

Vejam o texto completo no BLOG DA CIDADANIA

Justiça confirma "Lista de Furnas" e absolve seu divulgador

Enfrentando máquina montada para desacreditar "Lista de Furnas", Justiça confirma sua autenticidade, absolve divulgador e condena deputado.

“Lista de Furnas”. Único documento que comprova como funciona o esquema de corrupção no Brasil entre financiadores e financiados no período eleitoral apareceu anos atrás no desenrolar da apuração do Mensalão e Valerioduto mineiro.

Na época a temida “Lista de Furnas” caiu como uma bomba nas redações dos principais veículos de comunicação do País.


Vejam mais em NOVO JORNAL



Parceria entre sindicato e universidade promove curso de pós sobre Marx

Uma parceria inédita na região Sul entre o Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região e a Faculdade Porto-Alegrense (FAPA) está oferecendo o curso de pós-graduação “O Pensamento Marxista Clássico e a Atualidade” (nível de especialização). A súmula do curso prevê a análise de textos clássicos do pensamento de Karl Marx e Friedrich Engels e de alguns de seus principais herdeiros intelectuais. Os temas gerais que norteiam o curso são economia, política, filosofia, história, sociologia e o marxismo depois de Marx, no mundo e no Brasil. Segundo o secretário-geral do SindBancários, Fábio Soares Alves, trata-se de uma novidade na região Sul: “No Brasil, só tenho conhecimento de curso similar na Unicamp. Também estamos sendo pioneiros ao aproximar a academia e o movimento sindical”. Em sua justificativa, o projeto do curso afirma:


Vejam mais em CARTA MAIOR

quinta-feira, 1 de julho de 2010

INVESTIMENTO RECORDE QUESTIONA ALTA DE JUROS



AMPLIAÇÃO DE CAPACIDADE PRODUTIVA CONTRARIA AVALIAÇÃO ORTODOXA DE 'PIB INELÁSTICO' DO BC

Empresas brasileiras registram o maior nível de investimento dos últimos 10 anos no 1º quadrimestre de 2010. Área de infraestrutura lidera com inversões equivalentes a 12,6% do faturamento líquido das 500 principais empresas do país. Recursos estão sendo canalizados para gargalos históricos do desenvolvimento, como as áreas de saneamento, transportes e rodovias. Capacidade produtiva cresce em ritmo acelerado: produtividade industrial tem aumento acima do reajuste da folha salarial; empresas ampliam escala para atender a demanda de massa, sem pressões inflacionárias. Produção de máquinas, equipamentos e edificações cresceu 38,5% em maio, em relação a igual mês de 2009. Não há motivo para o Banco Central exercer o papel de vice oculto de Serra e continuar elevando a taxa de juro, que já custou ao país a estonteante soma de R$ 179 bilhões em 12 meses até abril (5,4% do PIB X 0,4% do PIB para um ano de Bolsa Família). O desvio de recursos públicos para pagar o serviço da dívida interna retirou da sociedade nesse período o equivalente a R$ 920 mil per capita, valor subtraído do bem-estar de cada brasileiro para remunerar os detentores de títulos do governo. O BC ameaça elevar ainda mais a Selic, que passou dos 8,75% em julho de 2009 para os atuais 10,25%. O mercado prevê uma taxa de 12% ao fim do ano, baseado na falaciosa interpretaçao de PIB inelástico do BC [PIB potencial], um dogma que a expansão dos investimentos desmente. Como diz o ex-ministro Delfim Netto: 'O que se pretende com uma taxa Selic de 12,5% não é a estabilidade, mas uma redistribuição de renda a favor do setor financeiro'


(Carta Maior, 01-07)

Dell vendeu 11,8 milhões de computadores com 97% de taxa de falhas — e sabia disso

Entre 2003 e 2005, a Dell vendeu milhões de computadores OptiPlex para grandes empresas e organizações nos EUA. De acordo com documentos agora divulgados em público, a Dell sabia o tempo todo que esses computadores tinham placas-mãe com defeito.

A história, contada pelo New York Times, revela que a Dell estava tão desesperada em cortar custos que não só eles venderam computadores cheios de capacitores que com quase toda certeza poderiam estourar e vazar na placa-mãe (possivelmente pegando fogo), como eles se recusaram a consertar os 1.000 computadores afetados pela empresa representada em um processo judicial.


Um pouco mais sobre o assunto no Gizmodo Brasil.

O contrato na relação homoafetiva

A relação homoafetiva é considerada união estável para fins previdenciários, decidiu nesta terça-feira a 1ª Turma do Tribunal Regional da 1ª Região (TRF1), que manteve a inclusão de um funcionário aposentado da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) como beneficiário de pensão vitalícia.

Segundo o funcionário da universidade, que vive há mais de 20 anos em união homoafetiva, a relação com o companheiro é pública, contínua e duradoura, à semelhança de outras uniões estáveis. No entanto, a universidade diz que, para haver esse tipo de união, tem que existir a diferença de gênero. A instituição alega, ainda, a ausência de previsão legal e obediência ao princípio da legalidade.

O relator do caso, o juiz federal Antônio Francisco Nascimento, esclarece que a relação homoafetiva, para efeitos previdenciários, pertence ao gênero de união estável, por causa da ausência de norma específica na legislação que regula a relação entre pessoas do mesmo sexo.

Continua no blog do Luís Nassif.

TSE mantém blog pró-Dilma acusado de antecipar campanha

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta terça-feira (29) autorizar a continuidade do site dilma13.blogspot.com, contestado em ação pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) por enaltecer a imagem da candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff. A ação acusava ainda o Google de hospedar material com propaganda eleitoral irregular.

Continua no G1.

Confira também: O TSE e a liberdade de expressão nos blogs, no blog do Luís Nassif.

Europa Ocidental tem 140 mil ‘escravas sexuais’, diz relatório da ONU

Cerca de 70 mil mulheres são vítimas de tráfico sexual para a Europa Ocidental anualmente, segundo estima um relatório da UNODC (agência da ONU para Drogas e Crime).

Segundo o documento O Tráfico de Pessoas para a Europa para Exploração Sexual, haveria atualmente cerca de 140 mil mulheres obrigadas a trabalhar no mercado do sexo na região.

A ONU avalia que essas 140 mil mulheres traficadas façam ao todo cerca de 50 milhões de programas anuais, a um custo médio de 50 euros por cliente (cerca de R$ 109), movimentando um total de 2,5 bilhões de euros (R$ 5,47 bilhões).

Continua na BBC Brasil.

África do Sul tem o maior número de infectados pelo HIV no mundo

Sedinbeng (África do Sul) – O mundo tem cerca de 33,4 milhões de pessoas infectadas pelo vírus do HIV, segundo o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids). Desse total, aproximadamente 5,7 milhões moram na África do Sul – país que abriga o maior número de portadores do vírus causador da aids no planeta.

Mais de 11,8% dos 49,2 milhões habitantes da África do Sul vivem com HIV, tornando a aids um problema de primeira ordem para a sua população e seu governo.

Contudo, essa atenção é novidade. Especialistas na prevenção e no combate da doenças dizem que a África do Sul só enfrenta hoje o que pode ser considerada uma epidemia da aids porque seus governantes negaram por anos a existência do problema e alimentaram mitos sobre ele. Leia mais na Agência Brasil.

Você já foi à Bahia, Nêgo, andar de elevador? Não?! Então vá ao Rio!


Ficou menor a distância que separa Ipanema - bairro da zona sul do Rio de Janeiro que tem um dos metros quadrados mais caros do país - das favelas vizinhas do Cantagalo e do Pavão-Pavaozinho. Os mais de 10 mil moradores das duas comunidades ganharam hoje (30) dois elevadores panorâmicos que ligam a parte alta dos morros à estação do metrô da Praça General Osório, no coração de Ipanema.

Instalados em duas torres, uma com 64 metros de altura e outra com 31, os elevadores têm capacidade para transportar até 100 pessoas ao mesmo tempo. As obras custaram R$ 48 milhões e foram financiadas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Moradora da comunidade do Pavão-Pavaozinho, Maria da Conceição Lins comemorou o fato de não precisar mais subir centenas de degraus todos os dias quando volta para casa. Saiba mais na Agência Brasil.

Nota do editor: Elevadores Lacerda? Não, de jeito nenhum!
Elevadores Rubem Braga!!!

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Governo Yeda e deputados: à meia, o pé-de-meia e o troca-troca.

“Em troca de votar a favor do projeto de lei que cortou o ponto dos professores grevistas no ano passado, os deputados ganharam da governadora Yeda Crusius o direito de escolher uma obra. Eu escolhi a RS 403. Já a Zilá pediu pavimentação em uma estrada da cidade dela (Três Passos) e o Brito beneficiou a região centro-serra.”
Leia mais no RS Urgente.

Não vais ouvir na RBS, não vais ler na Zero.


"O caso ocorreu porque a menina terminou o namoro com o filho do Delegado, aí os amigos resolveram se vingar da garota. Encontraram com ela no Shopping Beira Mar, colocaram alguma droga na sua bebida (parece que foi a droga Boa Noite Cinderela) e a levaram para o apartamento da Mãe do filho do Sérgio Sirotsky que fica bem próximo ao Shopping Beira Mar." 
Mais informações no Tijoladas do Mosquito.
E no blog do Sérgio Rubim.
Via Cloaca News.

Nota do Editor:  o blog Tijoladas do Mosquito, de onde retiramos este trecho da publicação anunciada como uma carta de mães de alunos do Colégio Catarinense,  saiu do ar por volta do meio dia). É possível ler a carta no blog Cinderela se Rebela, de Tania Nienkötter Rocha.

terça-feira, 29 de junho de 2010

O MUNDO GIRA, APESAR DA COPA

Enquanto nós, mortais, estamos com os olhos e corações voltados para a Copa do Mundo na África do Sul, a situação no Oriente Médio vai se deteriorando, com os meios de comunicação conservadores sonegando informações. São poucas as agências internacionais que informam, por exemplo, que navios de guerra dos Estados Unidos, com foguetes e submarinos nucleares e a colaboração militar israelense, estão navegando através do Canal de Suez rumo ao litoral do Irã.

É possível que essa movimentação seja manobra intimidatória contra o Irã, mas não é impossível que essas forças belicosas decidam agir de alguma forma ou, quem sabe, orquestrar uma ação interna contra o regime dos aiatolás e desestabilizar o governo de Mahmoud Ahmadinejad. O Irã se declarou em estado de guerra para fazer frente a qualquer eventualidade.

Concomitante ao deslocamento, a Câmara de Representantes dos Estados Unidos, seguindo a trilha do Senado, aprovava mais sanções contra o Irã, além daquelas decididas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas.


Vejam o texto completo em DIRETO DA REDAÇÃO

Entre a política e o dogma

Escrito por Wladimir Pomar
29-Jun-2010

Todo projeto tático é um projeto "rebaixado". Os projetos estratégicos, de reformas profundas, só se tornam projetos táticos em situações revolucionárias. E situações revolucionárias só ocorrem quando a grande massa do povo não quer mais viver como antes, e a burguesia não tem mais condições de fazer concessões ou impor seu domínio.

Em vista disso, no momento atual, o grande desafio da esquerda brasileira consiste em reconhecer que a grande maioria de seu povo pretende fazer a experiência dos avanços e conquistas paulatinas, pela via eleitoral e pela pressão social limitada. Essa maioria popular somente se dará conta da impossibilidade do sucesso de tal experiência se a burguesia pretender dar um basta a ela; e, mesmo, assim por outras vias, que não a eleitoral.

Se a burguesia obtiver um "retrocesso" pela via eleitoral, isto será uma derrota profunda para a maioria popular, mas terá poucas implicações numa possível escolha por outra via de reformas estruturais. Uma derrota eleitoral do governo Lula e de seu projeto "rebaixado" será, em primeiro lugar, um retrocesso no tratamento dos movimentos sociais como interlocutores legítimos. O MST e outras organizações populares podem passar à categoria de movimentos criminosos, como sugerem os setores mais reacionários do DEM e do PSDB.

Vejam o texto completo em CORREIO DA CIDADANIA

Stiglitz: “Os governos deveriam criar seus próprios bancos”

O Fundo Monetário Internacional e o setor financeiro estão repetindo velhos erros que já prejudicaram a vida de milhões de pessoas na Argentina, Indonésia, Coréia e Tailândia, entre outros países, denuncia o economista Joseph Stiglitz, prêmio Nobel de Economia. É o clássico erro daqueles que confundem a economia de uma família com a de uma nação. Se uma família não pode pagar suas dívidas, recomenda-se que gaste menos para que possa fazê-lo. Mas uma economia nacional, se corta gastos, provoca a queda da atividade econômica, ninguém investe, cai a arrecadação, aumenta o desemprego e termina-se por ficar sem dinheiro para pagar as dívidas.

Um ano após o golpe, Honduras é lugar mortal para jornalistas

Um ano depois do golpe que depôs o presidente Manuel Zelaya, Honduras é um dos países mais perigosos do mundo para jornalistas, afirma o Instituto Internacional da Imprensa (IPI, pela sigla em inglês), em um artigo que relata os assassinatos de profissionais da imprensa no país em 2010.

O IPI pede ao governo de Honduras que tome medidas para impedir esses crimes. Luis Arturo Mondragón, diretor de notícias de um canal de TV a cabo, foi o nono comunicador assassinado no país este ano.

Em maio, o ministro de Segurança entregou ao Congresso um relatório sobre os crimes. Mas os responsáveis permanecem impunes.


Conforme JORNALISMO DAS AMERICAS - Blog de Notícias

Jornalista da Fox News apresenta programa sobre conspiração envolvendo Petrobrás

Redação Portal IMPRENSA

O jornalista Glenn Beck, do canal pago Fox News, apresentou em seu programa uma suposta teoria conspiratória que envolveria a empresa brasileira Petrobrás no vazamento de óleo no Golfo do México. A atração recebeu o título de "Crime AS: Petrobrás".

A Fox News é reconhecida como um canal que defende ideologias ultraconservadoras, exposta pelos partidos de direita nos EUA. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, Beck teria usado grande parte de seu programa na última segunda-feira (21) para expor a Petrobrás como uma empresa "malvada".

A estatal brasileira estaria conspirando com o megainvestidor George Soros para gerar lucros e aumentar o valor de suas ações, após o acidente que envolveu a concorrente British Petroleum (BP), no início de junho deste ano.

Leia a íntegra AQUI.

A ciberguerra passa ao ataque

O grande teórico da guerra total, o barão Von Clausewitz, escreveu que "o soldado dorme, come, anda, treina e descansa, tudo isso para combater no momento e lugar precisos que o ordenem". Alguns meses atrás, na França, assim com nos Estados Unidos, China, Israel, Grã-Bretanha e Rússia, o soldado se inicializa, carrega sua memória, prepara uma bomba lógica e penetra os computadores zumbis rivais, tudo isso para combater o que chamam a "luta informática ofensiva" que já está em marcha, abertamente , nos Estados maiores.

O exército francês acaba de passar a linha vermelha que separa a defesa do ataque militar no terreno da guerra virtual, considerado por muitos como a mãe dos campos de batalha. Seis laboratorios em todo o país e ao menos uma unidade da fôrça aérea tem recebido autorização para investigar sobre "armas digitais", capazes de levar a cabo uma "luta informática ofensiva" em redes internas da administraão ou os sistemas informaticos vitais para o país.


Vejam o texto completo em REBELIÓN.ORG

Colômbia: tentativa de assassinato do militante anarquista Marco Sosa

Em 9 de junho passado três pessoas não identificadas interceptaram nosso companheiro e amigo Marco Sosa nas proximidades de sua residência em Bogotá. Os três individuos sairam de um automóvel com matrícula BFT 337, e sem iniciar qualquer discussão deram varias punhaladas dizendo que iam mata-lo, para posteriormente voltarem a entrar no automóvel e fugir. Apesar de que uma das punhaladas era dirigida ao coraçao, Marco pode salvar sua vida graças a um movimento que desviou a arma para a coluna (donde agora tem uma fissura). A intervenção médica de urgência evitou que morresse sangrando e atualmente se encontra ferido e apresenta numerosas contusões.

Marco Sosa é um conhecido militante anarquista colombiano, que, igual a tantos outros lutadores daquele país que sofre constante perseguição por parte do Estado e, como poderia ser o caso, por elementos paramilitares vinculados direta ou indiretamente ao governo da Colômbia. Recordemos que somente neste ano já são 28 os sindicalistas assassinados naquele país (http://www.google.com/hostednews/epa/article/ALeqM5ibHK4EJAoi4Mok79C2_b3nc0bZ8g ) e as mortes de estudantes e presos politicos também são constantes.

Vejam o texto completo em LA HAINE.ORG

domingo, 27 de junho de 2010

Os mitos midiáticos sobre Israel



Ouça o que tem a dizer o escritor e jornalista belga Michel Collon neste vídeo de 13 minutos.

Collon é autor de um livro recente chamado "Israel, parlons-en!". O autor é um reconhecido analista das estratégias de guerra e de desinformação, que varrem o mundo - do Brasil ao Oriente Médio.

Nesta conjuntura, em que a guerra contra o Irã é uma ameaça concreta, entender o que representa o Estado de Israel no contexto geopolítico internacional é de importânica capital.

O ano de 1979 foi trágico para o imperialismo dos EUA no Irã. A revolução dos aiatolás tira o Irã da hegemonia estadunidense, que fica somente com Israel no tabuleiro geopolítico da região. Pois, é a partir de Israel que o Império tenta alastrar o seu colonialismo. 

A quem serve o “quanto pior, melhor”?

Escrito por Wladimir Pomar
23-Jun-2010

Algumas forças políticas de esquerda acreditam que o Programa Democrático Popular aprovado pelo PT, em 1986, continua atual. Ele responde aos principais problemas estruturais enfrentados pelo Brasil. Também corretamente, avaliam que esse não foi o programa adotado no governo Lula. Mas, estranhamente, ao invés de avaliaram as condições objetivas que levaram o PT a aplicar um programa tático diferente, ou "rebaixado", como costumam dizer, preferem lamentar-se, ao mesmo tempo em que acusam ao PT de haver abandonado seu programa estratégico.

Alguns se dão conta de que, para a maioria do povo brasileiro, as realizações do governo Lula são vistas e sentidas como avanços e conquistas. Mas, ao invés de tomarem isso como possibilidade real para conquistas ainda maiores, mesmo que lentas, preferem se lastimar de que essa maioria popular não tenha percebido a necessidade de retomar a luta por reformas estruturais na sociedade brasileira.

Vejam o texto completo em CORREIO DA CIDADANIA

Presidenciais na Colômbia: 56% do eleitorado adoptou a posição das FARC

Chury: Bem, Petras, conta-me os temas em que estás a trabalhar agora...

Petras: Em primeiro lugar, o mais importante que estamos a analisar é o processo eleitoral na Colômbia. Esse é o tema principal que temos tratado porque a própria esquerda semeou muita confusão sobre os resultados do processo eleitoral. Ou melhor, não trataram o resultado eleitoral num contexto mais amplo e é isso que o que devemos discutir. Porque o facto mais destacado é que 56% do eleitorado não votou. Ou seja, 56% consciente ou inconscientemente tomaram a posição das FARC. Não digo que estejam informados pelas FARC nem necessariamente que seja simpatizantes, mas por várias razões compartilham a ideia de que não vale a pena votar nas eleições principalmente porque ambas as opções eram muito desfavoráveis e nada ofereciam ao povo.

Para entender isso creio que devemos voltar uns anos atrás, particularmente aos últimos 10 anos do governo de Uribe e inclusive antes. Este resultado eleitoral tem como contexto o deslocamento de 4,3 milhões de pessoas. Tem o contexto de uma repressão feroz que matou mais de 1.800 sindicalistas, incluindo dirigentes. Mataram centenas de activistas de direitos humanos, advogados e jornalistas. E isso influi muito sobre a atitude das pessoas para com as eleições. Em dois sentidos: sentem-se aterrorizados pelo governo e alguns, neste contexto, pressionados a votar porque os militares estavam presentes em todos os lugares de votação. Os paramilitares e os políticos vinculados ao paramilitarismo, que chega ao próprio governo, influenciavam em todos os lugares de votação.

Vejam o texto completo em RESISTIR.INFO

Ficha limpa da ditadura

A anistia decretada pela ditadura tentou limpar tudo, igualar tudo – torturadores e torturados. A forma como se deu a transição da ditadura à democracia permitiu que políticos que estiveram vinculados à ditadura, aparecessem como convertidos à democracia.

Porém nunca esqueceremos que o golpe militar rompeu o processo democrático brasileiro, depôs um presidente que havia sido eleito vice-presidente, tinha assumido a presidência com a renúncia de quem tinha sido eleito para este posto, aceitando inclusive recortar seus poderes, com a imposição do parlamentarismo. Posteriormente, João Goulart convocou um referendo sobre a forma de governo e venceu, democraticamente, o retorno do presidencialismo.

Esse presidente, legítimo e legalmente presidente, foi derrubado por um movimento militar golpista, que terminou com a democracia e impôs uma ditadura ao país. Se valeram dos recursos públicos para reprimir ao povo e a tudo o que tivesse que ver com democracia: organizações populares, Parlamento, Judiciário, partidos, movimentos culturais, imprensa popular. Contaram com o apoio e o beneplácito da imprensa, do governo dos EUA, de boa parte da elite política, do grande empresariado e suas associações. Prenderam arbitrariamente, torturaram, assassinaram a milhares de brasileiros, os condenaram sem processos, promoveram um regime do terror.


Vejam o texto completo no BLOG DO EMIR (Carta Maior)

Os grandes negocios do sistema capitalista

Luis Torres Rodríguez
A Organização dos Estados Unidos da América do Norte (OEUAN) mais conhecida como ONU, acaba de publicar o "Informe Mundial sobre as Drogas 2009" e "A Globalização do Delito", donde nos dão a conhecer os maiores perigos que enfrenta a sociedade que são: os negócios ilícitos lucrativos globalizados, a violência globalizada e a corrupção globalizada.

Dados impressionantes que geram pânico saem à luz não para soluciona-los sim para atemorizar-nos. Nos explicam uma vez mais o por que o Estado e os organismos internacionais são incapazes de controlar a insegurança do ser humano e privilegiam exclusivamente os lucros economicos e financeiros.

O negócio mais rentável do mundo, segundo a ONU, é o tráfico da cocaína que gera 72.000 milhões de dolares ao ano (na realidade deve ser o segundo negócio mais rentável do mundo e muito longe do primeiro). Destes lucros, 38.000 ficam nos EEUU e Canadá; e, 34.000 na Europa, donde é consumida a droga. os principais paises produtores da coca são Colômbia e Peru, aliados dos EEUU.

Apenas os 5% do preço da droga fica em mãos de insurgentes, traficantes e agricultores.

O seguinte grande negócio é a venda de heroína que gera em torno de 32.000 milhões de dolares ao ano. Os 90% da produção vem do Afeganistão, país invadido e controlados pelos EEUU.


Vejam o texto completo em REBELIÓN.ORG