sábado, 24 de julho de 2010

E agora, Itamar Franco? A máscara caiu

Mesmo se dizendo contra, Itamar transferiu movimentação para o BEMGE privatizado, calou-se sobre a venda da Cemig e agora abraça Azeredo

Com uma trajetória conturbada, Itamar foi eleito prefeito de Juiz de Fora como ex-líder estudantil, porém, financiado pelo chefe civil do golpe de 1964, Magalhães Pinto.

Sua trajetória política foi construída em cima de uma imagem artificial mantida pela mídia por financiamento direto do Banco Nacional, através de José Aparecido.

Dentro do antigo MDB sempre foi um braço de Magalhães Pinto, tendo sido utilizado na tentativa de impedir Tancredo Neves de unir PP ao MDB, nascendo o PMDB.



Vejam mais em NOVO JORNAL

Mafiosos compram votos para impedir viagens a Cuba

A Câmara do Comércio dos Estados Unidos surpreendeu os congressistas, depois de afirmar que vai "monitorar os votos" no projeto bipartidário, que visa restituir o direito dos norte-americanos de viajarem a Cuba e de venderem normalmente alimentos à Ilha.

No tom das cartas que apóiam a flexibilização das medidas contra Cuba, jamais se percebeu ameaça alguma como agora. O chefe do lobby da Câmara, Bruce Josten, disse que vão acompanhar o apuramento dos votos, se a proposta — aprovada em 30 de junho no Comitê da Agricultura por uma votação de 25-20 — chegar ao plenário.


Vejam mais em DIGITAL GRAMNA INTERNACIONAL

Brasil, de Getúlio a Lula

O governo Lula representa uma nova expressão do campo popular, que teve nos governos de Getúlio e de Jango, seus antecedentes mais próximos. Governos de coalizão de classes, pluriclassistas, que assumem projetos de unidade e desenvolvimento nacional, com forte peso das políticas sociais. De Getúlio a Lula transcorreram décadas fundamentais, com elementos progressivos e regressivos, contraditórios, que chegam até o começo do século XXI vivendo uma circunstância nova, que pode se fechar, como um marcante parênteses ou como ponte para a ruptura definitiva do modelo herdado e a continuidade em um novo patamar da construção de um país justo, democrático, soberano. A análise é de Emir Sader.

(*) Primeiro texto do livro "Brasil, entre o Passado e o Futuro", organizado por Emir Sader e por Marco Aurélio Garcia, publicado pelas Editoras Boitempo e Perseu Abramo.


Vejam o texto completo em CARTA MAIOR

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Justiça do Maranhão determina retirada de matéria de blog

O jornalista Itevaldo Junior foi obrigado a retirar de seu blog a matéria intitulada “Juiz Nemias Carvalho: Noutra polêmica”, que falava sobre a compra de uma fazendo pelo magistrado. A decisão, da Justiça maranhense, também impede que o blog faça qualquer referência ao nome do juiz sob pena de multa diária de R$ 500.

“Houve um cerceamento ao meu trabalho. É uma intimidação, não só a mim, como aos jornalistas que expõem os esquemas de corrupção e fraudes no estado”, afirma Itevaldo.


Continua no Comunique-se.

Molécula em forma de bola de futebol é encontrada no espaço




Astrônomos detectaram as maiores moléculas já encontradas no espaço em uma nuvem de poeira cósmica ao redor de uma estrela. As moléculas têm a forma de bola de futebol e são formadas por átomos de carbono.

Descobertas há apenas 25 anos em experimentos de laboratório, essas moléculas, chamadas de fulerenos, consistem de 60 (C60) ou 70 (C70) átomos de carbono organizados na forma de uma esfera, alternando hexágonos e pentágonos.

Os fulerenos são uma terceira forma de carbono. As duas primeiras são grafite e diamante.


Continue lendo na Folha.com .

Homem é seduzido pelo "lado negro da força" e assalta banco vestido de Darth Vader




Um homem usando a máscara de Darth Vader assaltou um banco em Nova York. A polícia disse que o ladrão entrou em uma agência do Chase Bank, em Long Island, na quinta-feira (22), com uma arma e exigiu que fosse entregue dinheiro.

"Isto não é uma piada", disse o ladrão para os caixas e clientes. Uma câmera de segurança flagrou o personagem de "Guerra nas Estrelas", que vestia uma capa azul e calças de camuflagem.

O ladrão colocou o dinheiro em uma bolsa e fugiu.


Continua no UOL Notícias.

Servio-bósnios estudam independência após decisão de corte pró-Kosovo

A autônoma República Sérvia da Bósnia, parte da Bósnia-Herzegóvina, estuda proclamar sua independência unilateral, um dia após a Corte Internacional de Justiça (CIJ) declarar que a independência declarada por Kosovo, Província da vizinha Sérvia, não violou o direito internacional.

A sentença da CIJ não é vinculativa, mas dá peso jurídico e político a causa kosovar e, segundo analistas previam, impulsiona outros movimentos separatistas. O governo sérvio se reunirá na tarde desta sexta-feira em uma sessão extraordinária para analisar a situação e determinar os próximos passos.


A notícia continua na Folha.com .

Apesar de progresso, Brasil permanece um dos mais desiguais do mundo, diz ONU

Apesar dos progressos sociais registrados no início da década passada, o Brasil continua entre os países mais desiguais do mundo, segundo atesta um relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), que será divulgado nesta sexta-feira.

O índice de Gini - medição do grau de desigualdade a partir da renda per capita - para o Brasil ficou em torno de 0,56 por volta de 2006 – quanto mais próximo de um, maior a desigualdade.

Isto apesar de o país ter elevado consideravelmente o seu índice de desenvolvimento humano – de 0,71 em 1990 para 0,81 em 2007 – e ter entrado no grupo dos países com alto índice neste quesito.


Continua na BBC Brasil.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Marmotas engordam e se multiplicam com aquecimento global

Pelo menos alguém está se dando bem com a temida mudança climática. As marmotas, mamíferos que ficaram famosos pela tradição de "prever o tempo" nos Estados Unidos, cresceram, ficaram mais fortes e numerosas.

(...)

O que ocorre com o aquecimento global é que muitas regiões ficam cobertas de neve por menos tempo. Isso, aliado a outros fatores climáticos ligados a temperaturas mais quentes, faz os animais acordarem antes. Logo em seguida --cerca de um mês depois--, fazem seu acasalamento, e seus filhotes também nascem logo.

Com mais tempo para comer, as marmotas crescem e engordam mais antes do próximo inverno e hibernação. A pesquisa revelou que as marmotas adultas (2 anos ou mais) passaram de cerca de 3,1 kg para 3,4 kg em média, da primeira para a segunda metade do acompanhamento.


Notícia completa na Folha.com .

Naked Cowboy da Times Square cumpre ameaça e processa concorrente

O "Naked Cowboy" ("vaqueiro pelado") de Nova York, famoso por tocar violão de cueca em plena Times Square, cumpriu a sua ameaça e processou um de seus concorrentes, a "Naked Cowgirl", exigindo que ela deixe de copiar a sua imagem, informou o site do jornal "New York Post".

Robert Burck, o famoso vaqueiro que ganha a vida cantando com chapéu de vaqueiro, botas campesinas e cueca nesse movimentadíssimo local em Nova York, apresentou um processo em um tribunal nova-iorquino contra Sandra Kane, acusada por ele de violar seus direitos de imagem e lucrar com isso.


Continua no UOL Notícias. Há uma foto do cowboy lá...

STF quer acabar com o SUS?

Foi estipulada uma multa de R$ 500 reais por dia se Giruá não estabelecer a possibilidade de pagamento pelo SUS. "Não há como cumprir essa decisão sem descumprir inúmeras outras normas, principalmente a Constituição Federal, porque esta decisão tem um alcance muito maior do que se imagina. Não é simplesmente dar ao cidadão o direito de pagar a diferença e escolher um quarto melhor ou o seu médico. Estamos falando do SUS, que possui duas marcas muito evidentes: uma é a igualdade e outra é a gratuidade. O gestor de saúde hoje não pede o contracheque de ninguém no posto de saúde", protesta o prefeito.

No último dia 8 de julho, uma comitiva formada por prefeitos e secretários de municípios do Rio Grande do Sul, representantes do Conselho Nacional de Saúde, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), de associações dos municípios, da procuradoria do estado e deputados realizaram uma audiência com o ministro do STF Carlos Ayres Britto para questionar a decisão. LEIA NA CAROS AMIGOS.

MPF abre investigação sobre uso de plástico tóxico em produtos como mamadeiras

Procuradoria quer que Anvisa explique por que a quantidade de bisfenol A ainda não aparece nos rótulos

O Ministério Público Federal, por meio da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão, divulgou na última segunda-feira a instauração de um inquérito para apurar os possíveis efeitos para a saúde do bisfenol A, substância presente em vários artigos de plástico (policarbonato) e considerada tóxica pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia.

A procuradoria quer que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) preste esclarecimentos sobre a quantidade de bisfenol contida nos produtos de plástico, de modo que essa informação apareça nos rótulos das embalagens.

Leia MAIS.

Selmo Santos (DEM-SP) registrou sua candidatura de dentro da cadeia.

Dono declarado do sexto maior patrimônio entre os candidatos a deputado federal nas eleições deste ano, Selmo Santos (DEM-SP) registrou sua candidatura de dentro da cadeia. O postulante a uma vaga na Câmara está preso preventivamente por estelionato desde 27 de janeiro no Centro de Detenção Provisória de Pinheiros, em São Paulo.

Ele foi preso por agentes do Deic (Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado), que cumpriram mandado de prisão expedido pela 24ª Vara Criminal de São Paulo, onde Santos responde a processo por estelionato.

Dois meses depois, foi condenado, também por estelionato, em outro processo. Ele também responde por falsidade ideológica na Justiça Federal e, em 2004, já havia sido preso por tráfico de drogas, mas sem condenação. FOLHA DE SP.

Satélites indicam queda de 47% do desmatamento na floresta amazônica

Ainda faltam dois meses para o fechamento dos dados, que, se confirmados, poderão indicar uma redução recorde. Apesar do bom resultado, de agosto de 2009 a maio deste ano foi registrado o corte de 1.567 km² - área maior que a cidade de São Paulo

Faltando apenas dois meses para o período de coleta de dados da taxa anual de desmatamento, o ritmo de abate de árvores na Amazônia indica uma queda de 47%. A redução é maior que a registrada no ano passado, de 42% - até então um recorde nacional.


Vejam mais em JORNAL DA CIÊNCIA-SBPC

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Os livros presos no Kindle e o sanduíche de presunto do Quico

Oficialmente, não é possível emprestar os livros digitais do Kindle aos amigos que também compraram este eletrônico. Isso porque só dá para compartilhar conteúdo do leitor digital com outro desta mesma espécie -- e com os programas Kindle para PC ou para iPhone -- desde que todos os eletrônicos usem a mesma conta da Amazon. Ou seja: o mesmo cartão de crédito, algo que você geralmente não empresta junto com o último lançamento de Dan Brown.

Por esse motivo, o Kindle faz muitas vezes com que eu me sinta o Quico, personagem de “Chaves”, quando comento sobre o que estou lendo. A seguir, a explicação em foto e também em texto.

Continua, com foto, no Gigablog do UOL Tecnologia.

Charge de Josetxo Ezcurra


Tradução livre:

"Não me falem de socialismo porque não quero entrar em filas até para comprar pão!"



Vejam em REBELION.ORG

Descoberta uma estrela monstruosa


Uma estrela com 300 vezes a massa do Sol era algo nunca visto até agora ou completamente inesperado para os astronomos, que estimavam o limite máximo de massa em umas 150 vezes a massa solar. Mas a encontraram. Todavia a conhecem pelo seu insosso nome oficial, R136a, e a localizaram na nebulosa Tarântula, da galaxia vizinha Grande Nuvem de Magalhães, a uns 165.000 anos luz de distancia da Terra. "existência de um monstro assim, milhões de vezes mais luminoso que o Sol, e perdendo peso pelos intensos ventos estelares, pode ajudar-nos a responder uma pergunta chave. Quão massivas podem ser as estrelas?", explicam os especialistas do Observatorio Europeu Austral (ESO), cujos telescópios VLT, no Chile, descobriram essa superestrela.

Vejam mais em EL PAÍS.COM

Hoje chega à Espanha, de Cuba, um preso que foi encarcerado sem provas e sofreu torturas

Hoje chega à Espanha um preso afegão procedente do centro de detenção e torturas de Guantánamo, território da ilha de Cuba em poder dos Estados Unidos, contra a a vontade do povo cubano.

O afegão é o terceiro preso acolhido pela Espanha. Viverá com uma permissão de residência e de trabalho (quem dará trabalho a êle?), mas não poderá abandonar o território nacional. Esta pessoa que foi sequestrada e encarcerada em Guantánamo, apesar de não ter nenhuma prova por delitos de terrorismo - de terrorismo "mau", os terroristas "bons" passeiam por Miami - protestará pouco ou nada, e não exibirá a barriga obscena.

Dos dois anteriores sabe-se que um chegou com graves sequelas psicológicas, resultado da torturas recebidas em Guantánamo, e viveu varios meses no quarto de um pequeno hotel de uma cidade do norte da Espanha. Alguém sabe se convocou jornalistas queixando-se das torturas recebidas (reconhecidas por especialistas), ou de seu quarto do quarto de seu hotelzinho se era grande ou pequeno?


Vejam no blog do JM ÁLVAREZ

Buscan a niños desaparecidos en El Salvador

Gregoria Contreras es la única que recuperó su identidad. La encontraron en el 2006 y, desde ese momento, está intentando reconstruir los lazos con su familia biológica. El caso llegó a Costa Rica. Una comisión de reparación de víctimas está demorada.

(...)

La demanda está relacionada con la desaparición forzada de Gregoria Herminia, Serapio Cristian y Julia Inés Contreras, José Rubén Rivera, Ana Julia y Carmelina Mejía Ramírez. Todos estos delitos fueron perpetrados entre 1980 y 1992, cuando los militares y paramilitares ejecutaron una estrategia de tierra arrasada. Los operativos de las fuerzas armadas pretendían desarticular y aniquilar a las poblaciones que el aparato estatal había definido como la base social de la guerrilla.


Vejam mais detalhes em PÁGINA/12

Marinha brasileira começa Operação Atlântico II

Rio de Janeiro, 19 jul (Prensa Latina) A Marinha brasileira, em planejamento conjunto com as Forças Armadas e coordenada pelo Ministério de Defesa, inicia hoje a Operação Atlántico II como preparação para uma guerra moderna em defesa dos interesses nacionais.

O vice-chefe de operações navais da Marinha brasileira, contralmirante Paulo Ricardo Médici, assinalou que o exercício militar -a concluir no dia 30- prevê uma guerra moderna em defesa dos recursos naturais e econômicos nacionais.

A operação de treinamento será realizada principalmente na costa atlântica da Região Sudeste brasileira, devido à importância da infraestrutura de petróleo e gás e do valor econômico e estratégico dessa região em uma eventual disputa internacional pelos recursos do mar.

Vejam mais em PRENSA LATINA-Agencia Informativa Latinoamericana

EUA: espionagem cresceu caoticamente

Investigação do The Washington Post diz que ninguém sabe quanto dinheiro custam os serviços de contra-terrorismo, quanta gente emprega, nem quantas agências fazem o mesmo trabalho.

16 de Setembro de 2001, uma semana depois do ataque às torres gémeas de Nova York, o então presidente George W. Bush anunciou de Camp David o início da “Guerra contra o terrorismo”, advertindo que se tratava de uma guerra prolongada e que o povo norte-americano tinha de ser paciente.

Quase nove anos depois, os serviços de segurança criados estão tão ampliados e sua dimensão é tão enredada que o seu alcance é um enigma até para os seus principais actores, aponta um estudo publicado esta segunda-feira pelo diário americano The Washington Post. “Ninguém sabe quanto dinheiro custa, quanta gente emprega, quantos programas inclui, nem quantas exactamente são as agências que fazem o mesmo trabalho", descreve o jornal.

Vejam mais em ESQUERDA.NET

EUA: "Guerra ao terrorismo" pariu um monstro dentro do Estado

Relatório divulgado recentemente pelo congresso dos Estados Unidos revela que a propalada "guerra ao terrorismo", eufemismo ditado pelo governo do país à mídia para referir-se à política de agressão e ocupação militar, criou um monstro no sistema de informações e espionagem do Estado. Esse "monstro" já sugou mais de US$ 1 trilhão dos cofres americanos.

Cerca de 850 mil pessoas trabalham hoje para um sistema de espionagem e informação que foi ampliado a partir de 2001, em seguida aos ataques que destruiram três das sete torres do World Trade Center, em 11 de setembro daquele ano e parte do edifíco do Pentágono, em Washington.


Vejam mais no PORTAL VERMELHO

Crimes de guerra: escravas sexuais no Iraque e no Afeganistão

Uma menina iraquiana de 12 anos é obrigada a se prostituir nos subsolos de Bagdá, enquanto os guardas privados norte-americanos fazem uma coleta de poucos dólares e fazem fila. As moças são recrutadas no Leste Europeu com a promessa de um trabalho como doméstica em Dubai e depois dali são desviadas e segregadas ao coração do Iraque. As garçonetes dos restaurantes chineses de Kabul, por trás das luzes vermelhas, escondem o segredo que todos conhecem. O artigo é de Angelo Aquaro, do jornal La Repubblica.


Vejam mais em CARTA MAIOR ou em IHU On-line

Islamofobia Varre a Europa

O continente que produziu imperialismo, escravatura e Hitler agora produz Geert Wilders. Bélgica e França proibiram a burqah, um deputado britânico afirmou que ele irá recusar-se a falar a eleitores que se recusam revelar a sua cara e Geert Wilders, o líder holandês do Partido de Liberdade nos Países Baixos declara seu objetivo de lançar o seu movimento Stop Islam (Parem o Islão) em cinco países. É a Europa, não os muçulmanos, que estão buscando um choque entre as culturas.

Europa nunca deixa de surpreender com a sua abjecta arrogância, imperialismo imperioso e sua demagogia nojenta. O continente que produziu imperialismo, escravatura e Hitler agora produz Geert Wilders. As vítimas desta vez não são os judeus, mas os muçulmanos e, como foi o caso com o horrível movimento nazista, racista e genocida de Hitler, não só era endêmica à Alemanha, mas teve as suas metástases por todo o continente em movimentos semelhantes.


Como Hitler, na sua repugnante, cruel e inaceitável campanha contra os judeus, Geert Wilders pretende internacionalizar seu movimento, chamado "Stop Islam - defender a liberdade". "Liberdade" é uma daquelas palavras muito usadas e abusadas por aqueles que têm uma agenda, usada contra a União Soviética por aqueles cujas práticas estavam longe de ser pacíficas ou bem-intencionadas: "Liberdade" foi usada por aqueles que apoiaram a repressão de ditadores fascistas na África e na América Latina, "Liberdade" foi usada por aqueles que atacaram Fidel Castro e, em seguida, tentaram assassiná-lo 700 vezes.

Vejam mais em PRAVDA.RU

Comunista colombiano corre risco de morte

O secretário-geral do Partido Comunista da Colômbia, o vereador de Bogotá e membro do Comitê Executivo do Pólo Democrático Alternativo (PDA), o antropólogo Jaime Caycedo Turriago, denunciou um plano criminoso para assassiná-lo. À frente do complô estaria "El Diablo", um tenente de Salvatore Mancuso, chefe das quadrilhas criminosas dos paramilitares da Autodefesas Unidas da Colômbia (AUC), atualmente extraditado para os Estados Unidos.

Segundo o presidente Alvaro Uribe, esses grupos estão desmobilizados, mas, na verdade, continuam a cometer crimes e atentados em toda a Colômbia, em conivência com o exército e os serviços de inteligência do DAS, dependentes da Presidência da República.


O dirigente salientou que foi criado um "grupo especial" para matar um conjunto de membros da esquerda e, em particular, os membros do Polo Democrático na capital, e que ele integra a "lista negra". E acrescentou: "as obscuras intenções desses desconhecidos são as de assassinar-me, em resposta às acusações comprovadas que fiz sobre a presença de grupos paramilitares em pelo menos metade das localidades de Bogotá".
Segundo o vereador, o grupo responsável por cometer o homicídio armazenou na cidade "cerca de 700 armas de longo alcance", e levantou o dinheiro necessário para financiar os atentados. Toda a informação foi apresentada por escrito ante a Procuradoria-Geral, à espera de uma investigação "rápida e profunda" que permita desarticular os destacamentos paramilitares.

Vejam mais em PRAVDA.RU

O OURO DE WASHINGTON


Sob total silêncio dos meios de comunicação conservadores brasileiros, foi divulgada a informação oficial segundo a qual veículos de imprensa e jornalistas venezuelanos receberam mais de quatro milhões de dólares nos últimos dois anos. Objetivo: desestabilizar o governo da República Bolivariana da Venezuela. A Lei de Acesso à Informação permitiu a divulgação de documentos do Departamento de Estado norte-americano. A grana foi distribuída através de três entidades públicas estadunidenses, a Fundação Panamericana para o Desenvolvimento, a Freedom House e a Agência de Desenvolvimento Internacional dos Estados Unidos (Usaid).

Mas a documentação não foi totalmente liberada, pois o Departamento de Estado censurou a maioria dos nomes das organizações e jornalistas contemplados com o ouro de Washington. É isso aí, não tem mais ouro de Moscou, de Pequim ou de qualquer outra capital de país socialista, como “informavam” os jornalões na época da Guerra Fria. Mas o ouro de Washington continua a ser distribuído em vários quadrantes do planeta com o objetivo de desestabilizar governos que contestem a dominação da potência hegemônica.


Vejam o texto completo em DIRETO DA REDAÇÃO

terça-feira, 20 de julho de 2010

54% dos romenos afirmam que vivem pior hoje que antes de 1989



Um estudo publicado na semana passada pelo Instituto Romeno de Desenvolvimento e Estratégias(IRES) demonstra o que pensam os romenos sobre o período comunista da Romênia, apesar de 20 anos de bombardeio propagandistico para que mudem de opinião.

Segundo o estudo, 45% dos romenos sentem a queda do comunismo e tem saudades do governo de Ceausescu. Mais ainda, mais da metade, uns 54% declaram que vivem agora pior que antes de 1989.

Parece que apesar do empenho dos meios de comunicação e dos mercenários culturais com todo o esforço que o dinheiro que os compram e os dirigem exige, a realidade pode mais que a propaganda.


Vejam mais em UN VALLEKANO EN RUMANIA

Tecnologia contra o efeito câncer

Pouco mais de 15 meses após assinar convênio com o Hospital Sírio-Libanês e lançar o Projeto Ciclotron, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) se tornou hoje (19) a primeira instituição hospitalar pública do país a produzir as substâncias necessárias para fazer exames capazes de diagnosticar cânceres, ainda que em estágio inicial.

O primeiro lote de radiofármacos foi preparado esta manhã, no próprio Hospital das Clínicas, e levado ao Hospital Sírio-Libanês, onde foi aplicado em três pacientes que, na sequência, passaram por uma tomografia por emissão de pósitrons (PET/CT), um dos mais modernos métodos de detecção de tumores de mama, de pulmão, colon, linfomas e melanomas malignos, além de alguns exames neurológicos e cardiológicos.
Nota do Editor: - Parabéns aos desenvolvedores, mas a Nação continua investindo bilhões contra os efeitos e não se preocupa com as causas. Suponho que seja porque o agronegócio agrotóxico, a indústria pestilenta, os funcionários públicos corruptos, precisam viver mais e melhor que a população brasileira.

Golfadas no Golfo - o vazamento continua

O porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, disse nesta segunda-feira, 19, que uma ruptura no poço da British Petroleum no Golfo do México tem causado novo vazamento até a superfície, além de apresentar um outro vazamento menor a três quilômetros de distância da abertura principal. Gibbs também disse que as autoridades estão monitorando bolhas que podem ser vistas a partir de uma câmera submarina.

Vazamentos como esses podem significar que a tampa do poço terá de ser reaberta para impedir que petróleo e gás escapem por outros pontos. Mais tarde, a principal autoridade do governo dos EUA na linha de frente do combate ao vazamento, almirante reformado da Guarda Costeira Thad Allen, disse que a BP estava autorizada a continuar a usar o tampão, mesmo com os vazamentos detectados.

A tampa mecânica sobre o poço havia interrompido o fluxo de petróleo no Golfo do México na última quinta-feira. Estadão.

Eldorado do Sul - o monstro sexagenário e os 30 estupradores

A Polícia de Eldorado do Sul prendeu na manhã desta segunda-feira um homem de 60 anos suspeito de estuprar crianças em uma van escolar. O homem já tinha um mandado de prisão preventiva decretado pelo mesmo crime.

Segundo as vítimas e testemunhas, o detido se aproveitava de meninas, de oito a dez anos de idade, convidando-as para passear pela orla do Guaíba. O homem foi encaminhado ao Presídio Central, em Porto Alegre.

Com a prisão, sobe para quase 30 o total de pessoas presas em dois meses de uma operação policial contra a exploração de menores desencadeada pela Polícia de Eldorado.Correio do Povo.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Gravadora do Reino Unido caça internautas que baixaram conteúdo ilegal

A Ministry of Sound está enviando cartas a suspeitos de terem feito downloads ilegais com um pedido de reembolso de 350 euros.

A gravadora Ministry of Sound, do Reino Unido, está tentando combater a pirataria online mirando usuários que podem ter feito download de cópias digitais ilegais de músicas registradas pelo grupo e pedindo um reembolso de 350 euros.

Advogados da gravadora já enviaram cartas para cerca de duas mil pessoas. Elas dizem que se os destinatários se recusarem a pagar a quantia, serão levados ao tribunal pela empresa. A Ministry of Sound não é a primeira companhia musical a combater a pirataria com suas próprias mãos. Neste ano, a ACS:Law enviou centenas de cartas similares em nome de detentores de direitos autorais.

Até agora, os acusados parecem ter aceitado pagar o valor pedido pela companhia, já que nenhum caso chegou ao tribunal, mas especialistas dizem que as acusações não devem prevalecer em um julgamento ao menos que os internautas admitam ter compartilhado arquivos ilegalmente.

Continua no IDGNow!

Maior corte desde 2ª Guerra põe em risco recuperação da Europa

Os cinco maiores países da União Europeia (Alemanha, França, Grã-Bretanha, Espanha e Itália) cortarão, juntos, cerca de 375 bilhões de euros em gastos públicos para tentar reduzir seus elevados déficits.

Mas as medidas de austeridade orçamentária, as mais expressivas desde a Segunda Guerra Mundial, poderão comprometer, na avaliação de especialistas, as tímidas perspectivas de retomada do crescimento econômico no continente.

“Os planos de rigor fiscal na Europa ocorrem no pior momento”, afirma Jean-Paul Fitoussi, presidente do Observatório Francês de Conjunturas Econômicas. “Eles arriscam reduzir um crescimento que já é baixo e de comprometer as perspectivas em 2011”, afirma.


Continua na BBC Brasil.

O boicote brasileiro ao pré-sal

Ontem, o Financial Times – mais importante jornal de negócios do planeta – publicou ampla matéria sobre o início da produção do pré-sal.

O jornal estranhou o pouco destaque na mídia e no próprio Blog da Petrobras. Interpretou como cansaço do país pelo excesso de loas ao pré-sal.

(...)

Aí, se estende sobre a maneira como a grande imprensa praticamente ignorou o episódio. Alertou para a "complacência que ameaça o Brasil". Diz que, depois dos sucessos dos últimos anos, "muitos brasileiros dão a impressão que o trabalho já está feito. A colheita do pré-sal já está depositado. Mesmo a descoberta de 4,5 mil milhões de barris no campo de um novo chamado Franco maio foi recebida com indiferença".

Nada a ver com a opinião pública em geral e com a opinião dos especialistas em particular. Mas com um vício recorrente que tirou toda a objetividade de alguns grandes jornais.


O texto completo no blog do Luís Nassif.

China tenta conter mancha de óleo após explosão de dutos

As autoridades chinesas montaram neste fim de semana uma operação no nordeste do país para limpar uma mancha de óleo de cinquenta quilômetros quadrados no mar Amarelo.

A mancha foi causada por um vazamento, depois que dois oleodutos explodiram na noite de sexta-feira próximo ao porto de Dalian.

A explosão provocou um fogo intenso que queimou durante todo o final de semana. Ninguém morreu nem ficou ferido nas explosões.

Segundo o jornal chinês China Daily, mais de 2 mil bombeiros trabalharam no combate às chamas.

Uma equipe foi formada no domingo para investigar o incidente, mas até agora ainda não se sabe o que provocou as explosões.


Continua na BBC Brasil.

O fim da burca é só o começo

Muito louvável o esforço do governo francês para livrar as mulheres dos grilhões impostos pela cultura machista, que aprisionam o sexo frágil a regras severas de vestimenta e aparência. Começaram pela burca, proibida, segundo argumentam, porque é uma violência contra a liberdade das mulheres. Mas, claro, isso deve ser só um passo numa batalha muito maior, do Estado contra o uso dos costumes (nos dois sentidos) para oprimir o sexo mais cheio de curvas.

O próximo alvo do governo feminista será, certamente, o outro extremo do espectro no sistema fabril, as Fashion Week mundiais, onde uma conspiração de estilistas apreciadores de efebos violenta a liberdade das mulheres, ditando de forma arbitrária que as roupas a serem vestidas pela porção feminina da sociedade devem caber em corpos esqueléticos com formas de pré-puberdade. Artigo primeiro, sobre a assinatura de Nicolas Sarkozy: estão proibidos das ruas francesas o jeans de periguete, a propaganda manipulada por computador com modelos de silhueta retocada, as operações plásticas sob motivos "estéticos".


Confira mais no Sítio do Sérgio Leo.

domingo, 18 de julho de 2010

Ruptura apocalíptica da bôlha de metano?

Terrence Aym
Global Research/Helium


Informes sinistros de que o desastre que acontece no Golfo do México poderia estar a ponto de alcançar proporções bíblicas se filtram apesar do bloqueio informativo sobre a operação de BP.

Há 251 milhões de anos uma gigantesca bôlha submarina de metano causou explosões intensas, contaminou a atmosfera e destruiu mais de 96% de toda a vida na Terra [1]. Os especialistas estão de acordo em que a extinção em massa do Pérmico-Triásico (PT) foi o maior evento de extinção em massa na história do mundo [2]

55 milhões de anos depois outra bôlha de metano rompeu-se causando mais extinções em massa durante o Máximo Térmico do Paleoceno Superior (LPTM, por suas siglas em inglês). O LPTM durou 100.000 anos [3]

55 millones de años después se rompió otra burbuja de metano causando más extinciones masivas durante el Máximo Térmico del Paleoceno Superior (LPTM, por sus siglas en inglés). El LPTM duró 100.000 años [3]

Vejam mais em REBELION.ORG

Por que desembarcam os marines na Costa Rica?

O objetivo é reforçar a dominação dos EE.EE. na região, derrotar os governos "inimigos", debilitar os vacilantes governos da "centro-esquerda".

É notável o silêncio da imprensa dos Estados Unidos sobre o tema e a ausência de qualquer referencia explícita a esta autorização nos boletins da imprensa diária dos departamentos de Estado e de Defesa, o que alimenta a suspeita de que foi a Casa Blanca que tomou a iniciativa favoravelmente acolhida pelo Congresso costarriquenho e para o qual exigiu a maior discrição
. O que se comunicou ao país centro-americano foi que a situação imperante no México havia forçado aos carteis da droga a modificar suas rotas tradicionais de aproximação e entrada nos Estados Unidos e que para desbaratar essa manobra era preciso garantir o deslocamento de um sólido contingente de forças militares no istmo centro-americano, condição sine qua non para realizar uma efectiva batalha contra o narcotráfico. Como era previsível o governo da Presidenta Laura Chinchilla - estreitamente vinculada ao longo de muitos anos com a USAID, nada menos - deu todo seu apoio e os de seus parlamentares para que respondessem obedientemente à requisição de Washington.

A ninguém surpreende a apelação ao pretexto do narcotráfico pois é o que correntemente utiliza Washington - na falta de outros, com os que brindara o terremoto no... Haití - para justificar a intrusão do pessoal militar ianque nos paises de nossa América. Não obstante conspira contra a credibilidade desse argumento o fato de que sejam precisamente os paises caracterizados por uma forte presença militar dos Estados Unidos os que sobresaem pela sua produção e comercialização de narcóticos. Tal como ficou demonstrado em "O Lado Obscuro do Império". "A Violação dos Direitos Humanos pelos Estados Unidos", fontes inquestionáveis das Nações Unidas (a UNODOC, o Escritório da ONU Contra a Droga e o Crime) demonstram com estatísticas contundentes que desde que as tropas dos Estados Unidos se instalaram no Afeganistão se produziram grandes avanços na produção e exportação do ópio e na fabricação de heroína, e no caso da Colômbia a presença ianque não foi obstáculo (pelo contrário) para que se registrasse uma notável expansão dos cultivos de coca. [1]


Vejam o texto completo em LA HAINE.ORG

La industria anticubana de Miami

Lázaro Fariñas
Llevo viviendo en esta ciudad de Miami más de 47 años, lo que quiere decir que he conocido todas las etapas de esto que algunos se empeñan en llamar “el exilio cubano”. Aquí, el que no tiene de congó tiene de carabalí. Conozco personalmente, e incluso, he debatido públicamente en la radio o en la televisión, con casi todos los que en esta ciudad se han proclamado “líderes del exilio”. Así es que bien sé de la pata que cojean. Muchísimos ya se han ido al otro mundo, aunque otros aún quedan por estos lares. Han surgido nuevos “líderes” que no por nuevos han resultado menos descarados que sus antecesores y algunos que han superado en maldad a los de antes. Tienen más conocimientos tecnológicos, por lo tanto, son más modernos y conocen el sistema mejor que los anteriores, por lo que son más eficaces en su forma de actuar. Claro, todas esas cosas no los llevan a superar en ambiciones personales, ni en deseos de protagonismo, a los verdaderos fundadores de esta industria anticubana.

Ahora no hay que ensuciarse cogiéndole el dinero directamente a la CIA. Ahora lo reciben a través de diferentes agencias federales que se ocupan de ser los banqueros de esta industria. La CIA desmontó la agencia bancaria que tenía en esta ciudad, para darle paso a estas otras agencias que ayudan a limpiar un poco el rostro de la injerencia de los Estados Unidos en los asuntos internos de Cuba. Antiguamente, la CIA tenía diferentes delegaciones en América Latina de organizaciones que residían en Miami y que eran financiadas por ellos. Ahora, ni les importan ni les hacen falta. Ahora, tienen locales en los diferentes países que les hacen el trabajo que antiguamente le hacían los enviados desde Miami. De vez en cuando, mandan a sus ejecutivos de cuentas, desde sus oficinas de la industria anticubana de Miami, a Latinoamérica y al mundo, para supervisar las labores de aquellos asalariados criollos.

Vejam o texto completo em REBELIÓN.ORG


Cubanos em Madrid: rebelam-se os dissidentes

“Eu aqui na Espanha não sou um homem livre porque MEU futuro nãodepende de mim mesmo mas de funcionários que me impões suas decisões", declarou um dos ex-presos cubanos.

Os primeiros ex-presos "dissidentes" que chegaram à Espanha fizeram declarações públicas que deixaram desconcertados os espanhois, que pelo menos esperavam palavras de agradecimento ao invés das críticas que tem sido objeto por parte dos recém chegados.

Todos, por sua aparência, estão muito bem de saúde. Estão gordinhos e saudáveis e não famélicos e nem entorpecidos como se dizia na imprensa antes de ficar em liberdade.

Um titular do diário espanhol El Mundo disse hoje em manchete: "Os dissidentes cubanos denunciam que na Espanha não são livres". Disse um desses, Julio César Gálvez, quando o perguntaram como se sentia em Madrid.


Vejam mais em KAOSENLARED.NET

Compra de terras por empresas controladas por estrangeiros

A Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça determinou hoje que os cartórios de registro de imóveis de todo o país passem a informar, trimestralmente , às corregedorias dos tribunais de justiça todas as compras de terras por empresas brasileiras controladas por estrangeiros.

A medida foi adotada pelo corregedor nacional de Justiça, ministro Gilson Dipp, em resposta ao requerimento da 5ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal (Pedido de Providências 0002981-80.2010.2.00.0000) e põe fim a uma discussão que se arrasta desde a promulgação da Constituição Federal em 1988, sobre se deveria ou não haver controle das compras de terras por empresas nacionais controladas por pessoas físicas ou jurídicas estrangeiras.

Leia a íntegra AQUI.

O protesto não é um crime. Entrevista com a Federação Anarquista Gaúcha

Entrevista do periódico nacional do FAO a FAG. Amanhã terá lugar a audiência em que 6 militantes da organização serão interrogados.

A revista Socialismo Libertario, periódico nacional do Foro do Anarquismo Organizado (FAO), conversou com um militante da Federação Anarquista Gaúcha, FAG, no momento em que se aproxima a abertura de audiência em que 6 militantes da organização serão interrogados.

La revista Socialismo Libertario, periódico nacional del Foro del Anarquismo Organizado (FAO), conversó con un militante de la Federación Anarquisto a Gaúcha, FAG, en este momento en que se aproxima la fecha de audiencia en la que 6 militantes de la oganización serán interrogados. Será no dia 19 de julho e contará coma a presença da governadora Yeda Crusius em pessoa, fazendo sua denúncia contra a FAG.

Socialismo Libertário: poderíamos fazer uma pequena retrospectiva dos fatos que levaram vocês a ter a sede invadida pela polícia civil e os militantes intimados judicialmente?

Militante da FAG: em 21 de agosto, durante a operação sinistra de guerra montada pela Brigada Militar para despejar a ocupação dos trabalhadores do MST no latifúndio Southall, no municipio de São Gabriel, foi assassinado Elton Bru. O crime, um ato premeditado do Estado. O companheiro sem terra foi alvo da polícia de um tiro calibre 12. Esse fato comoveu todo o movimento popular e sindical, direitos humanos e grupos do Foro Internacional.

Vejam a entrevista completa em LA HAINE.ORG

Procuradora faz elogio indireto a Serra e pode ser processada

A Folha perguntou à procuradora Sandra Cureau o que ela achava do governador de SP, Alberto Goldman (PSDB), ficar citando José Serra em seus discursos. A resposta veio na forma de um camuflado mas óbvio elogio ao presidenciável tucano: "Não pode, falando oficialmente como governador, dizer as coisas boas que Serra fez. Ele está indicando à população que Serra é a pessoa ideal para governar o país", disse Cureau. Ela pode ser acusada de abuso de poder.

Convenhamos. A sub-procuradora-geral eleitoral Sandra Cureau (foto ao lado) é, no mínimo, uma personagem folclórica. Trago um exemplo fictício, e depois sigo com o exemplo da vida real nos ofertado pela procuradora.


Vejam mais no PORTAL VERMELHO

A japonesa Brother Industries desenvolve pilhas "perpétuas" para dispositivos de baixo consumo

Moscou, 16 de julho, RIA Novosti.
A companhia japonesa Brother Industries desenvolveu um gerador elétrico compacto para dispositivos de baixo consumo e que em certo grau pode-se considerar "perpétuo", segundo artigo publicado na web Tech-On.

O gerador tem dimensões comparáveis às pilhas AA e AAA e podem ser instaladas em qualquer dispositivo que necessita energia elétrica somente de vez em quando. en cualquier dispositivo que necesita energía eléctrica de vez em quando. Por exemplo, o controle remoto para TV ou lanternas de LED.


Vejam mais em RIA NOVOSTI

Registram altas cifras de suicídios no exército estadunidense

Washington, 16 jul (Prensa Latina) Junho deste ano foi o pior mês para o Exército dos Estados Unidos quanto a cifras de suicídios entre soldados ativos, reservistas e tropas da Guarda Nacional, confirmou hoje relatório oficial.

Nesse período registraram-se 21 mortes por tal causa entre os soldados em serviço e 11 entre os demais elementos militares mencionados, para um total de 32 suicídios neste ramo das forças armadas.

No início do mês passado, oficiais do Pentágono se congratularam depois de vislumbrar o que parecia uma suposta redução deste flagelo em comparação com cifras de 2009, ano quando se computaram 162 falecimentos.


Vejam mais em PRENSA LATINA-Agencia Informativa Latinoamericana

INFORMATIVO E ISENTO

"quando a economia cresce forte, os jornalões advertem: 'insustentável'; quando a atividade se acomoda, gerando 202 mil empregos por mes, como em junho, o diretório midiático carimba: 'estagnação'. Quando o país atingiu a autossuficiência em petróleo, em 2006, 'sardenbergs & mirians leitões' minimizaram: 'Brasil ainda importa óleo leve'. Quando a Petrobras inicia a extração de óleo leve do pré-sal, retrucam: 'há riscos, melhor não mexer nisso'. Quando Dilma faz passeata com 15 mil pessoas debaixo d'água, no Rio, como 6º feira, um uníssono: 'fra-ca-sso'; Serra vai da Central do Brasil a Bangu, anônimo e ignorado, a turma obsequiosa reporta: 'passeou e conversou com populares'. O PT critica a mídia, mervais & que tais fuzilam: 'chavismo'. Serra destrata jornalistas, afasta, pune e corta cabeças na TV Cultura para intimidar quem faz perguntas incomodas, vem a SIP, o sindicato dos donos de jornais das Américas, dirigida por um exilado cubano da comunidade golpista de Miami e diz: 'Lula é falso democrata...' Os associados nativos repercutem o cinismo como uma 'grave denúncia'."

BP está a restringir acesso ao estudo do poço de petroléo

Numa entrevista a Amy Goodman para “Democracy Now”, o cientista Ira Leifer, que trabalha para o Governo dos EUA, afirma que a BP está a restringir o acesso ao estudo sobre o poço de petroléo.

Quando o derramamento de petróleo pela BP entra no seu 77º dia, nós falámos com um cientista que lidera a equipa de investigadores que tentam aceder ao poço para estudar melhor o que se está a passar no local.

Ira Leifer é cientista do Flow Rate Technical Group (Grupo Técnico da Taxa de Fluxo) nomeado pelo governo dos Estados Unidos e investigador do Instituto de Ciência Marinha da Universidade da Califórnia, Santa Barbara.

Vejam a entrevista completa em ESQUERDA.NET

Documentos revelam financiamento dos EUA a meios e jornalistas venezuelanos

Mais de 150 jornalistas foram capacitados e treinados pelas agências estadunidenses e 25 páginas da internet foram financiadas na Venezuela com o dinheiro estrangeiro.

Por Esther BanalesEva Golinger
[16 de julho de 2010 - 15h00]

Documentos recentemente desclassificados do Departamento de Estado dos Estados Unidos através da Lei de Acesso à Informação (FOIA, por suas siglas em inglês) evidenciam mais de 4 milhões de dólares em financiamento a meios e jornalistas venezuelanos durante os últimos anos.

O financiamento tem sido canalizado diretamente do Departamento de Estado através de três entidades públicas estadunidenses: a Fundação Panamericana para o Desenvolvimento (PADF, por suas siglas em inglês), Freedom House e pela Agência de Desenvolvimento Internacional dos Estados Unidos (Usaid).


Vejam mais REVISTA FÓRUM