sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Lições de Cláudio Abramo

Se o negócio é citar Cláudio Abramo, vamos às citações:

Cláudio Abramo em "A Regra do Jogo" - Editora Schwarcz - pag. 118:

"Um equívoco que a esquerda geralmente comete é o de que, no Brasil, o Estado desempenha o papel de controlador maior das informações. Mas não é só o Estado, é uma conjunção de fatores. O Estado não é capaz de exercer o controle, e sim a classe dominante, os donos. O Estado influi pouco porque é fraco. Até no caso da censura, ela é dos donos e não do Estado.

Não é o governo que manda censurar um artigo, e sim o próprio dono do jornal. Como havia censura prévia durante o regime militar, para muitos jornalistas ingênuos ficou a impressão de que eles e o patrão tinham o mesmo interesse em combater a censura.


Continue lendo no blog do Luís Nassif.

Justiça surpreende e aplica pena leve a estupradores em SC

A Justiça de Santa Catarina surpreendeu nesta quinta, ao determinar pena alternativa para os dois adolescentes acusados de estupro de uma menina de 13 anos, em Florianópolis. A decisão foi tomada em uma audiência de apresentação dos menores, ocorrida pela manhã na Vara da Infância e da Juventude, na capital catarinense, para qual não houve comunicação para a família da vítima. Conforme decisão da juíza Maria de Lurdes Simas Porto Vieira, os adolescentes terão de prestar serviços comunitários por seis meses e passarão, no mesmo período, por liberdade assistida com acompanhamento psicológico.

O fato ocorreu no mês de maio, quando a menina sofreu abuso sexual por parte de um adolescente de 16 anos, filho de um diretor de uma empresa de comunicação local, e por outro jovem, também com 16 anos, filho de um delegado de polícia. O advogado da família da vítima, Francisco Ferreira, reclamou da forma como ocorreu a decisão. “O Poder Judiciário de Santa Catarina tem uma cultura reconhecida de decidir em defesa da sociedade. Nesse caso, a sentença da juíza foi a antítese desta postura”, afirmou.

Leia MAIS.

Eduardo Azeredo: Em busca da eterna impunidade

Comprovado desvio de recursos do FNDE; processo no TJMG não anda desde 2000. Para juiz, Ação Popular não vale e no Supremo dorme o Mensalão

Praticante contumaz de crimes contra o patrimônio público, desde 1993, com a ajuda de um poderoso esquema financeiro capaz de neutralizar os diversos Tribunais de Justiça do País, o ex-senador e atual candidato a deputado federal pelo PSDB, Eduardo Azeredo, permanecendo intocável.

E não são suspeitas, são provas que pesam contra Azeredo. Quando ele se candidatou a governador de Minas Gerais, em 1995, já existiam provas de suas práticas criminosas na Procuradoria da República que poderiam torná-lo inelegível.

Sem qualquer explicação, mesmo diante da denúncia publicada pela imprensa, o então Procurador Eleitoral, hoje principal advogado do PSDB junto com o Promotor Eleitoral que depois no governo do PSDB alcançou o cargo de Procurador Geral, por quase uma década, mesmo cientes dos crimes, nada fizeram.



Vejam mais em NOVO JORNAL

CAMPANHA CONTRA A CAPITALIZAÇÃO DA PETROBRAS: ELES NÃO DESISTIRAM DE IMPEDIR A SOBERANIA NO PRÉ-SAL

"Desde a descoberta das jazidas do pré-sal, a coalizão eleitoral conservadora tentou barrar o debate e a aprovação dos marcos regulatórias que pudessem dificultar o avanço das petroleiras mundiais sobre essas riquezas. Serra mais de uma vez advogou o adiamento da discussão para 2011, na esperança de que sua eventual vitória fornecesse a margem de manobra ideológica para reverter a estratégia de soberania formulada pelo governo Lula. A ofensiva conservadora foi derrotada, primeiro, na Câmara e, no dia 10 de junho também no Senado. Com o voto contrário dos demotucanos, o poder Legislativo aprovou o projeto de lei que cria a Pré-Sal Petróleo S.A, a estatal que assumirá a gestão das maiores jazidas de petróleo descobertas no planeta nas últimas décadas. No último dia 2 de agosto, o Presidente Lula sancionou na criação da nova empresa. Mas eles não desistiram. O objetivo agora é sabotar a capitalização da Petrobras, passo financeiro indispensável para reunir os recursos que permitirão à empresa exercer o comando efetivo da pesquisa e exploração dos novos campo. Se a capitalização fracassar, a soberania aprovada democraticamente vira letra morta. Os interesses petroleiros, então, poderão alegar ‘incapacidade financeira’ da estatal brasileira para exercer suas atribuições. Contarão, naturalmente, com o amparo da mídia e dos consultores para ecoar os tambores da 'abertura eficiente e racional do setor'. Um aperitivo pode ser saboreado na manchete desta 5º feira da Folha de São Paulo, um jornalismo, como se sabe, 'a serviço do Brasil'. Aspas para o título garrafal da 1º página da Folha: "Procurador pede apuração que pode contestar o pré-sal ". No texto, a estratégia escancarada assinala: '(este é)... o primeiro sinal de que o pré-sal pode ir aos tribunais’. Resumindo, passo 1: tumultuar o mercado para inibir a capitalização através da emisssão de ações pela Petrobras --o que requer um ambiente de segurança para os investidores ; passo 2: requerer a anulação da soberania em tribunais aliados; passo 3: continuar bombando Serra; se ele vencer, tudo fica mais fácil... "

Einstein@Home descobre pulsar raro

Agência FAPESP – O Einstein@Home, um grande projeto de computação distribuída que conta com voluntários de cerca de 200 países, acaba de descobrir um pulsar raro e isolado com um campo magnético muito pequeno. A descoberta foi publicada nesta sexta-feira (13/8) na edição on-line da revista Science.

Pulsares são estrelas de nêutrons muito densas que emitem pulsos de radiação eletromagnética. Denominado PSR J2007+2722, o pulsar emite ondas de rádio de 40,8 hertz e foi identificado a partir de dados obtidos pelo Observatório Arecibo, em Porto Rico.

A análise feita por pesquisadores ligados ao Eintein@Home indica que se trata de um tipo de estrela cujos pulsos são extremamente longos. Segundo os autores do artigo, o campo magnético e o eixo de rotação do pulsar estão alinhados e muito próximos.

O novo pulsar dá 41 voltas em torno dele mesmo a cada segundo. Está localizado na Via Láctea, a 17 anos-luz da Terra, na constelação Vulpecula (Raposa).

Vejam mais detalhes em AGÊNCIA FAPESP

Professores em greve enfrentaram militares em Honduras

Afp

Publicado: 12/08/2010 20:00

Tegucigalpa. Milhares de professores em greve, que se manifestavam na capital hondurenha, atacaram com pedras e paus dezenas de militares em frente a um hotel em que negociavam representantes do governo e dirigentes dos educadores.

"Não queremos mentiras", gritavam os professores frente ao Hotel Honduras Maya, no noroeste da capital, de onde uma comissão da Federación de Colegio Magisteriales dialogava com funcionários do governo do presidente Porfirio Lobo.

Enquanto os professores se manifestavam frente ao hotel, que estava protegido por mais de 100 policiais antimotins, chegaram dezenas de militares para reforçar a segurança, mas os educadores os atacaram com pedras e paus, pelo que tiveram fugir e manterem-se à distancia.


Vejam mais em LA JORNADA

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Agências chinesas se recusaram a investigar suspeita de contaminação de leite

O Ministério de Saúde da China reconheceu nesta quinta-feira que algumas agências alimentícias rejeitaram investigar o caso de três bebês que desenvolveram seios de forma prematura após a ingestão de leite em pó supostamente adulterado com hormônios.

O nível hormonal de estradiol e de prolactina em três bebês --com idades entre quatro meses e quinze meses-- alimentadas com o mesmo leite na região central da China é superior à média das mulheres adultas. As crianças apresentaram sintomas de puberdade prematura, como desenvolvimento de seios.

Em comunicado enviado à agência estatal de notícias Xinhua, o ministério admitiu que os departamentos locais de qualidade rejeitaram o pedido dos pais de investigar o leite infantil produzido pela empresa local Synutra International.


Continue lendo na Folha.com .

O suicídio da velha mídia

O suicídio da velha mídia

Em 2006 já falava aqui no suicídio da mídia, quando decidiu transformar a queda (ou derrota) de Lula em guerra santa.

O que houve ontem, no Jornal Nacional, comprova que não há limites para a insensatez. A entrevista de Serra não mudará o panorama eleitoral. Dilma continua favorita.

Mas suponhamos que a armação desse resultados, invertesse o jogo e colocasse Serra como favorito. O que ocorreria com a opinião pública? Haveria apenas críticas, a bonomia do governo, Dilma convidando o casal para jantar? Claro que não: haveria comoção popular, uma guerra sem quartel.

Há muito a velha mídia atravessou o Rubicão da prudência.


Continue lendo no blog do Luís Nassif.

OIT alerta para surgimento de ‘geração perdida’ de jovens sem emprego

O número recorde de quase 81 milhões de jovens desempregados no mundo em 2009, devido à crise econômica, cria o risco do surgimento de “uma geração perdida, constituída de jovens que abandonaram o mercado de trabalho e perderam as esperanças de poder trabalhar e ganhar a vida decentemente”, alerta a Organização Internacional do Trabalho (OIT) em um relatório divulgado nesta quarta-feira.

O risco da existência de uma “geração perdida” afeta sobretudo os jovens de países desenvolvidos, onde “novos candidatos que ingressam no mercado de trabalho se somam às filas de desempregados”, disse à BBC Brasil Sara Elder, economista da OIT e autora do relatório Tendências mundiais do emprego dos jovens 2010.

Leia na BBC.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

As e-drugs, novo fenômeno da internet, invadem a França

Um novo fenômeno da internet começou a ganhar força na França com o nome de "e-drugs", ou drogas digitais sonoras, com efeitos ainda desconhecidos.

As e-drugs se baseiam em um fenômeno neurológico que consiste na emissão de sons diferentes em cada ouvido e que estimula o cérebro, produzindo sensações de euforia, estados de transe ou de relaxamento.

As sessões possuem entre 15 e 30 minutos de sons que podem ser obtidos em sites especializados a preços que variam de sete a 150 euros e transmitem sensações fora do comum aos usuários.


A notícia, da EFE, está disponível na Folha.com .

FAB cria normas para pilotos em caso de contato com ovnis

A Força Aérea Brasileira (FAB) decidiu regulamentar a forma como seus integrantes devem proceder caso avistem ou saibam da aparição de objetos voadores não identificados (ovnis), informou nesta terça o Diário Oficial.

De acordo com as normas, diante da aparição ou da notícia de que alguém tenha visto um ovni, os oficiais devem registrá-la nos livros do Comando da Aeronáutica, que, por sua vez, deverá elaborar um documento que será enviado ao Arquivo Nacional.

Vejam mais detalhes em PODER AÉREO e DEFESABRASIL.COM

Obscurantismo,... e...

Obscurantismo,Intolerância e Hipocrisia

Comparecendo no dia 1º de maio passado a uma reunião de evangélicos, José Serra exibiu a dimensão teológica de sua Cruzada contra a fumaça. “-A pessoa que fuma sabe que o cigarro vai fazer mal, mas continua assim mesmo. Depois, adoece e mesmo assim continua fumando. Assim é uma pessoa sem Deus. Sabe que ele está ali, mas não o procura”.

Não era muito conhecido esse pendor místico do candidato da direita à presidência. Seria sincero ou isso não passaria de mais uma de suas charlatanices reacionárias?

Ele diz saber que Deus está ali. Ali o­nde?

Nos lugares que freqüenta? Entre os ricaços que o apóiam?

Na Bolsa de Valores? Na Daslu, tão ligada a seu parceiro Geraldo Alckmin? Quem souber diga o­nde fica.

Vejam o texto completo em KAOSENLARED.NET

Escribir 500 veces:...


Ni dios que nos deforme, ni capitalismo que nos malforme.

Clases de recuperación para fundamentalistas y capitalistas (humor gráfico).

De Pacogarabato, em KAOSENLARED.NET

Informe do Departamento de Estado dos USA

O glorioso Departamento de Estado dos USA, declara solenemente que a violação que se comete atualmente na Catalunha contra os Direitos Humanos dos espanhois, transgride todas as normas e artigos dos Tratados Internacionais sobre proteção da pessoal e seu entorno cultural.

Os USA tem uma ampla história de defesa desses direitos, pelo que fazemos constar que nessa extensa e dura luta para manter acertos democráticos, destacamos como elementos a imitar no futuro, os seguintes

Los USA tienen una larga historia en la defensa de esos derechos, por lo que hacemos constar que en esa extensa y dura lucha por mantener sus logros democráticos, destacamos como exemplos a imitar en el futuro, los siguientes

O bombardeiro com artefatos nucleares como nas cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, matando mais de 100 mil cidadãos dessa nacionalidade, que se sobrevivessem teriam sido fieis terroristas a serviço do imperador nipônico, alistando-se como kamikazes.

O massacre de mais de cento e cinquenta mil coreanos do norte, meninos e meninas incluidos, cuja nação continua sendo um perigo para a humanidade.

O arraso do Vietnã do Norte, com napalm, gás mostarda, minas, pesticidas proibidos, gasolina, bombas cacho e outros meios de defesa da democracia, matando a mais de um milhão de homens, mulheres e meninos, idosos e idosas, cuja funesta memória já se tem abandonado ao esquecimento.


Vejam mais apontamentos a respeito das medidas democráticas do Departamento de Estado em KAOSENLARED.NET


A CIA conhecia os planos terroristas para atacar as brigadas humanitárias de Cuba e Venezuela

Jean-Guy Allard
O agente da CIA Istvan Belovai, que assessorava a conspiração do paramilitar Eduardo Rosza para assassinar a Evo Morales, em abril de 2009, estava informado a respeito dos planos assassinos dos mercenários para provocar atentados contra as brigadas humanitárias de médicos cubanos e engenheiros venezuelanos que desenvolviam obras comunitárias nos municipios mais pobres da Bolivia oriental.

Isso é comprovado pela correspondência eletrônica entre Rosza e Belovai, que é estudada meticulosamente desde seu descobrimento, pelo centro de investigação boliviano Datos & Análisis, de Cochabamba, dirigido pelo conhecido antropólogo e comunicador Wilson García Mérida.

"Rosza propõe a Belovai atacar alvos precisos mediante os respectivos atentados que são planejados entre ambos através desses e-mails", explica o investigador.

"fala-se de explodir a ponte Pailón - a maior da Bolivia, de mais de um quilometro, que havia sido inaugurada por Evo Morales em uma zona açucareira de Santa Cruz - assim como os pontos minuciosamente identificados - mediante mapas do Google - de onde operam as brigadas de engenheiros militares venezuelanos dos comandos binacionais que apoiam as obras comunitárias nos municipíos rurais mais pobres da amazônia oriental, junto às brigadas de médicos cubanos que se deslocam nas mesmas zona".


Vejam mais em REBELION.ORG

As heranças de Marx, Darwin e Dickens expostas

Um banco de dados online britanico contem os legados de seus cidadãos entre 1861 e 1941

O anticapitalista por excelência, Karl Marx, morreu sem grandes fundos enquanto seus xarás Charles Darwin e Charles Dickens deixaram um suculento legado a seus herdeiros.

Estes três são apenas uma ínfima parte das mais de seis milhões de heranças que se tornaram públicas, e que formam parte do Calendario nacional de descendencias da Inglaterra e Gales, uma base de dados disponível online através do site de pagamentos Ancestry.co.uk. Esta página se especializa en xeretar na história dos antepasados dos britanicos, e contem testamentos de 1861 a 1941. Até 1857 era a Igreja que geria esse tipo de arquivo, que passou a ser competência do Estado em 1858.


Vejam mais em EL PAIS.COM

Entrevista com Ilan Shalif (Anarquistas contra o Muro)

Alasbarricadas entrevista a Ilan Shalif, veterano ativista anarquista israelense. Ele comentará nesta entrevista suas opiniões sobra a situação da Palestina-Israel depois do ataque à Frota da Liberdade, e os últimos acontecimentos que ocorrem naquela região. A situação alí resulta muito interessante para a ação anarquista, já que, como diz o próprio Ilan:

"Ninguém esperaria que os anarquisas pudessem liderar a principal luta da esquerda radical de um país. Em nenhum lugar do mundo os anarquistas enfrentam as forças do Estado de uma forma não violenta, semana após semana, extendendo gradualmente o campo de ação... e ainda assim caminhar livres, inclusive mesmo que nos detenham durante algumas horas ou um dia ou dois. Ninguém esperaria que os fundamentalistas do Hamas apoiariam de público a luta unitária com os anarquistas judeus ateus. Ninguém esperaria a popularidade e a atenção que a mídia presta a umas poucas dezenas de ativistas anarquistas que em menos de 7 anos mudaram o significado da alcunha "anarquista" perante a opinião pública. Ninguém esperaria que a azeitada máquina repressiva israelense tivesse que tratar a atividades dos anarquistas como o mosquito lendário."

Ilan Shalif, 3 de agosto de 2007

Vejam a entrevista em ALASBARRICADAS.ORG

Charge de Allan MacDonald


Charge de Allan ManDonalde em REBELION.ORG

COMUNIDADE JUDAICA PEDE QUE PIÑERA RESPONDA A ANTISSEMITISMO

NOVA YORK, 10 AGO (ANSA) - O American Jewish Committee (AJC), uma das principais organizações judaicas dos Estados Unidos, pediu hoje ao presidente do Chile, Sebastián Piñera, que aprofunde "os esforços de seu governo para responder ao recente aumento de ataques" contra a comunidade judaica neste país.

"A sistemática campanha de vandalismo contra instituições judaicas em todo o Chile, assim como as ameaças pessoais contra líderes da comunidade, é de grande preocupação para nós", disse o diretor executivo do AJC, David Harris.


Vejam mais em ANSALATINA

Brasil aguarda resposta do Irã sobre asilo oferecido à mulher condenada à morte

Isabela Vieira*
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O governo do Irã ainda não respondeu à oferta do Brasil de conceder asilo político à iraniana Sakineh Ashtiani, de 43 anos, condenada à morte por apedrejamento no país asiático. O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, não confirmou hoje (11) que houve sinalizações por parte de autoridades iranianas de que a proposta vai ser recusada. O caso Ashtiani gerou comoção e campanhas internacionais.

Depois de dar uma palestra na Universidade do Estado do Rio (UniRio), Amorim reiterou que a oferta de asilo político, feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, é um "gesto humanitário". O chanceler acrescentou ainda que "seria bom para a posição do Irã no mundo [aceitar a oferta brasileira]".

Viúva e mãe de dois filhos, Sakineh foi condenada à morte por apedrejamento sob a acusação de ter mantido relações sexuais com dois homens. Ela e a família negam as acusações. Mas a Justiça do Irã indicou que não pretende recuar. O advogado dela, Mohammad Mostafaei, recebeu asilo na Noruega. Ele tenta levar a família alegando que todos correm riscos no Irã.

Vejam o texto completo em AGÊNCIA BRASIL

No Líbano, discriminação está contemplada por lei

Apesar de divergir de outros países do Oriente Médio em relação à liberdade da mulher, o Líbano também é conhecido e reconhecido por ser um país intolerante com mulheres estrangeiras. De acordo com integrante de ONG, discriminação é culpa da legislação.

Por Mona Alami
[11 de agosto de 2010 - 15h47]
O Líbano tem certa reputação de abertura devido à relativa liberdade que gozam suas mulheres em comparação com outros países do Oriente Médio. Porém, muitas estrangeiras sofrem uma grande discriminação. É comum ver em Beirute mulheres dirigindo caros veículos, acompanhadas de uma asiática ou uma africana no assento de trás. São suas empregadas domésticas, a maioria procedente de lugares como Etiópia, Filipinas, Nepal e Sri Lanka.

Estas não são apenas maltratadas por seus empregadores, que retêm seus passaportes e as obrigam a trabalhar sete dias por semana, como também sofrem discriminação em lugares públicos. Nos balneários podem ser vistas babás estrangeiras completamente vestidas apesar do calor, enquanto as crianças sob seus cuidados brincam felizes na piscina. “Reservei um quarto para a babá da minha filha no ano passado em um dos balneários do norte do Líbano. Fiquei indignada quando soube que ela não poderia ir à piscina conosco”, contou Nayla Saab, que emprega uma filipina.


Vejam mais em REVISTA FÓRUM

A sofisticação da grande mídia

Por Wladimir Pomar

Quem se der ao trabalho de acompanhar, por pouco que seja, o noticiário da grande mídia a respeito das atividades diárias dos candidatos à presidência da República poderá notar o grau de sofisticação que as empresas de comunicação alcançaram para demonstrar sua pretensa neutralidade.

É verdade que elas não dedicam praticamente espaço algum ao que chamam de candidatos nanicos. O que, de imediato, já os classifica pejorativamente, embora isto pareça ser um senso comum na população. Portanto, quando o senso comum é de seu interesse, mesmo que seja incorreto do ponto de vista da vida democrática, a grande mídia não coloca qualquer um de seus inúmeros comentaristas políticos para explicar que tal conotação deveria ser repudiada.

(...)

O que não parece ser o caso da Justiça Eleitoral, numa publicidade institucional que chama a população e exercer o direito democrático do voto. Nessa publicidade, a figura do futuro presidente recebendo a faixa presidencial é a de um homem. Numa campanha em que a grande mídia considera a existência de três pretendentes principais, sendo dois deles mulheres, apresentar o futuro presidente como um homem é, na melhor das hipóteses, um erro grosseiro. Na pior, uma propaganda subliminar. Espanta que as campanhas das candidatas não tenham protestado e entrado com uma representação para mudar tal publicidade.

*Wladimir Pomar é analista político e escritor.

Vejam o texto completo em FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO

Sistema russo de navegação por satélite GLONASS começará a funcionar em escala global em finais de 2010

Riazán, 10 de agosto, RIA Novosti. A Rússia planeja completar até finais de 2010 a formação do grupo orbital do sistema de navegação global GLONASS, informou hoje o primeiro ministro russo Vladímir Putin.

"Até finais do ano em curso prevemos lançar outros seis satélites e com isso concluir a formação do grupo orbital do sistema GLONASS. Na órbita estarão de modo permanente de 24 a 28 dispositivos. Os sinais do GLONASS serão recebidos de forma segura em todos os pontos do planeta", disse.


Vejam mais em RIA NOVOSTI

Fórum Social Europeu 2010

A sociedade civil europeia mobilizada contra o capitalismo neoliberal concentrou-se de 1 a 4 de Julho em Istambul, no VI Fórum Social Europeu. Do encontro saiu o apelo para uma grande mobilização europeia, em Setembro, contra as políticas da austeridade e a regressão social.

“Agir em conjunto na Europa contra a crise” é o mote da resolução final deste Fórum Social Europeu que teve como objectivo maior a construção de um espaço exemplar de organização do combate às políticas neoliberais da União Europeia, dos governos e do FMI: “fazer do fórum um imenso laboratório para a coordenação internacional das nossas resistências e a promoção de um novo modelo social, económico e ecológico", lia-se na convocatória.

O Fórum Social Europeu (FSE) define-se como "um espaço aberto de debate aberto a pessoas, grupos e movimentos da sociedade civil unidos contra o neo-liberalismo e que rejeitam uma sociedade mundial dominada pelo capital e por qualquer forma de imperialismo".

Vejam mais em ESQUERDA.NET

Cuba e Brasil: o apoio à saúde haitiana

Diony Sanabia Abadia (Prensa Latina *)

Havana, (Prensa Latina) Os governos de Cuba e Brasil apoiam hoje a reconstrução do sistema de saúde pública de Haiti como uma mostra mais de quanto se pode fazer a favor da integração entre os países latino-americanos.

Para os beneficiados, a desinteressada ajuda adquire uma grande conotação e gera esperança no meio do caos que reina a pouco mais de meio ano do devastador terremoto ocorrido em 12 de janeiro último.

Dito movimento telúrico, com uma magnitude de 7,3 graus em escala-a de Ritcher, provocou a perda a mais de 220 mil vidas humanas, 300 mil feridos e quase um milhão e meio de atingidos.


Vejam mais em PRENSA LATINA-Agencia Informativa Latinoamericana

Presidente Lula pede a ministros prioridade em ações nas áreas de educação e C&T

Governo prepara propostas para o marco regulatório das comunicações e da mineração

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva quer que sua equipe ministerial avance na preparação de um conjunto de propostas para o marco regulatório das áreas de mineração e de comunicações e radiodifusão. A expectativa é que elas sejam apresentadas até o final do ano.

Além disso, Lula pretende apresentar até setembro um conjunto de normas e procedimentos para elaboração de leis que deixem o país cada vez mais ágil no processo de concessão de licenciamentos ambientais para as obras. O presidente apontou ainda as áreas de educação e de ciência e tecnologia como as prioritárias do seu final de mandato.

Essas medidas, de acordo com o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, têm o objetivo de "evitar acomodações similares às que ocorreram no final de mandato de outros presidentes". Segundo ele, Lula usou novamente de metáforas futebolísticas durante a reunião interministerial desta terça-feira (10/8) para explicar o que queria de seus ministros.

Vejam mais em JORNAL DA CIÊNCIA-SBPC

terça-feira, 10 de agosto de 2010

OMS anuncia fim da pandemia de gripe A (H1N1)

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou nesta terça-feira o fim da pandemia de gripe suína, denominada oficialmente gripe A (H1N1), 14 meses depois de ter declarado o nível máximo de alerta pela aparição do vírus.

Segundo o mais recente balanço da OMS, a gripe matou 18.449 pessoas em 214 países e territórios.

"O mundo não está mais na fase seis de alerta pandêmico. Passamos para a fase pós-pandêmica", disse a diretora geral do organismo, Margaret Chan, que cancelou o alerta após conselho do Comitê de Emergência da OMS, reunido horas antes.


Mais na Folha.com .

Bonner ataca afiliadas da Globo

Essa campanha vai entrar para os anais do humorismo brasileiro.

Na entrevista com Dilma Rousseff, William Bonner apresentou como fato comprometedor o apoio de José Sarney, Jader Barbalho e Fernando Collor de Mello, apontados como "coronéis" políticos.

Esqueceu de um detalhe: além de coronéis políticos, são coronéis eletrônicos. E todos fazem parte da Rede Globo de Televisão.


Visto no blog do Luís Nassif.

Fazenda de primo de ruralista é flagrada com trabalho escravo em TO

Deputado federal Ronaldo Caiado (DEM) e ruralistas atrapalham a aprovação de medidas contra escravagistas

Por: Redação da Rede Brasil Atual

Publicado em 09/08/2010, 17:50

São Paulo- Um grupo de fiscalização encontrou trabalhadores em condições análogas à escravidão em uma propriedade de Emival Ramos Caiado, primo do deputado federal Ronaldo Caiado (DEM-GO). Na Fazenda Santa Mônica, em Natividade (TO), 18 pessoas ficavam alojados em cinco barracos de lona, isolados e próximos às frentes de trabalho. Não havia banheiros, água potável, energia elétrica, leitos e alimentação decentes.

As refeições, as ferramentas de trabalho e até o combustível das motosserras eram custeados pelos trabalhadores. Algumas carteiras de trabalho estavam retidas com o empregador e muitos empregados não descansavam aos domingos.


Vejam mais em REDE BRASIL ATUAL

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Vítimas do Agente Laranja conseguem acordo para tratamento

Ho Chi Min City - A luta no suporte pelas vítimas do Agente Laranja tem feito progressos mas mais esforços são requeridos para fazer-lhes justiça, um seminário em HCM City ontem assinalou o 10 de Agosto, o Dia Laranja, o dia em que foram ouvidas.

Doutores, cientistas, advogados, e vítimas do agente compareceram ao seminário, Agente Laranja - Mensagem do Coração, ouvidas em pleno 49o. aniversário do início de 10 anos de campanha dos EUA na pulverização de 80 milhões de litros da mortal dioxina no Vietnã.

Eles discutiram as responsabilidades do Governo ianque e das companhias químicas que produzem o agente que foi usado.

Nguyen Thi Ngoc Phuong, vice presidente da Associação Vietnamita para Vítimas do Agente Laranja/Dioxina(VAVA), que retornou depois de recente testemunho em Washington, disse que há um progresso na atitude dos EUA, esclareceu êle que foi a primeira vez que uma vítima do agente foi convidada a falar numa audiência.

Vejam mais detalhes em VIÊT NAM NEWS

Os 65 anos de Nagasaki

Nagasaki lembrou nesta segunda-feira (horário local) o 65º aniversário do bombardeio atômico da cidade por parte dos Estados Unidos com representantes do Reino Unido e França, que participam pela primeira vez da homenagem às vítimas.

Representantes de 32 países estiveram presentes na cerimônia, que aconteceu três dias depois do aniversário do bombardeio nuclear de Hiroshima do qual participou pela primeira vez um enviado oficial dos EUA e no qual esteve presente o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon.

Às 11h02 (23h02 de Brasília deste domingo), o horário no qual a bomba, conhecida como "Fat Man", foi detonada, há 65 anos, foi realizado um momento de silêncio em memória das cerca de 74 mil pessoas que se estima terem sido mortas pela explosão até o final de 1945.


Texto completo no blog do Luís Nassif.

Juíza manda prender desempregada, mãe de 10 filhos, por calote de fiança

Uma diarista desempregada, mãe de dez filhos, moradora de uma favela em Cidade Tiradentes, zona leste de São Paulo, corre o risco de ser presa a qualquer momento se não pagar R$ 300 à Justiça. A informação é da reportagem de Afonso Benites publicada na edição desta segunda-feira da Folha (íntegra somente para assinantes do jornal ou do UOL).


Continue lendo na Folha.com .

Charge de Pedro Méndez


Legenda: "Impressionados? Não me parece senhor Presidente!"

Charge de Pedro Méndez em REBELIÓN.ORG

Taleban afegão executa mulher em público por adultério, diz polícia

Insurgentes do Taleban chicotearam em público e executaram uma mulher afegã por suposto adultério, disse uma autoridade policial nesta segunda-feira.

A mulher, uma viúva de 48 anos, recebeu dezenas de chibatadas antes de ser morta a tiros no domingo, na remota localidade de Qades, disse Abdul Jabar, uma alta autoridade provincial. O lugar é um distrito sob controle de militantes do Taleban na província de Badghis, noroeste do Afeganistão.

"Foi em público. Apesar de ninguém ter reclamado, o governo tomará medidas sobre o incidente", afirmou Jabar por telefone, falando de Badghis.


A notícia da Reuters, continua na Folha.com .


Para quem entende inglês, há ainda a reportagem da Time, da semana passada. Abaixo a reprodução da capa.

Álvaro Uribe Vélez, o "precursor do Narco-Estado"

Álvaro Uribe Vélez, o "precursor do Narco-Estado", como tem sido denominado por um dos mais importantes centros de investigação em matéria de narcotráfico internacional, "The Narco News "http://www.narconews.com) desde que em 1997 e 1998, os agentes de aduanas dos Estados Unidos na California detiveram três naves suspeitas com destino a Colômbia que, descobririam logo os agentes, carregavam um total de 50 toneladas permanganato de potássio, um precursor químico chave, necessário na manufactura de cocaína.

E de acordo com um documento assinado pelo chefe da DEA Donnie R. Marshall em 3 de agosto de 2001, as nave se dirigiam a Medellín, Colômbia, em nome de uma empresa chamada GMP Produtos Químicos. As 50 toneladas do precursor químico destinada a GMP eram suficientes para fabricar 500 toneladas de hidroclorato de cocaína, com um valor na rua de 15 milhões de dólares. O dono da GMP Produtos Químicos, de acordo acordo com o relatório da DEA de 2001, era Pedro Juan Moreno villa, o chefe de campanha e ex-secretário de governo durante o período de Uribe como Governador de Antioquia. De 1995 a 1997, Moreno era o secretario de governo e sua mão direita. Durante esses anos, segundo o então chefe da DEA Marshall, "entre 1994 e 1998, GMP foi o maior importador de permanganato de potássio na Colômbia.

Vejam o texto completo em TERC3RA INFORMACIÓN

"Violação sistemática dos direitos humanos" em Honduras

Cofadeh acusa a política estatal de estar por trás da repressão sindical e estudantil e do abuso de poder por parte da polícia, no aumento depois do golpe de estado.

O Comitê de Familiares de Detidos e Desaparecidos em Honduras (COFADEH) denuncia a política estatal atual que se pratica no país com a que se dá continuidade às violencias sistemáticas dos direitos humanos no país.

Segundo explicam em uma nota, o comitê segue hoje recebendo denúncias de distintos ponto do território hondurenho que dão conta de "ataques sistemáticos a líderes sociais", sindicalistas, camponeses, jornalistas, e jovens organizados, membros da Frente Nacional de Resistência Popular e defensores dos direitos humanos".


Vejam mais em TERC3IRA INFORMACIÓN

O falso incidente do golfo de Tonkín: A desculpa ianque para o genocídio no Vietnã

Ao desclassificar os arquivos da National Security Agency (NSA), demonstrou-se que o incidente de Tonkín foi uma história inventada, para justificar a declaração de guerra ao Vietnã
A principios de agosto de 1964, o governo dos Estados Unidos, presidido por Lyndon B Johnson, inventou o que foi conhecido como "incidente do golfo de Tonkín", para induzir a opinião pública ianque na, então encoberta, guerra do Vietnã.

Segundo a história reproduzida pelo aparato governamental, varios botes vietnamitas haviam atirado contra um destróier ianque (USS Maddox), ancorado nas costas do Vietnam. Uma história totalmente falsa, como se demonstraria anos mais tarde ao se desclassificar os arquivos da National Security Agency (NSA), em que se reconhecia que o incidente do golfo de Tonkín foi uma história inventada. Apesar disso, foi vilmente utilizada para justificar a declaração do golfo de Tonkín, que serviu aos EE.UU. para expandir a guerra, no sudeste asiático. Um projeto que Kennedy, assassinado apenas 8 meses antes da declaração formal de guerra ao Vietnã, havia negado mas foi assinada por seu predecessor L.B. Johnson. Uma guerra que custou a vida de mais de um milhão e meio de vietnamitas.

O incidente do golfo de Tonkín é um dos exemplos mais palpáveis de operações de falsa bandeira idealizadas pelos governos, com o propósito de manipular a opinião pública a seu favor.

Veja o texto completo em KAOSENLARED.NET e clique abaixo para ver o vídeo

http://www.youtube.com/watch?v=ytQqyw2oMEo

Quem é Juan Manuel Santos?

Prontuário do novo narco-presidente da Colômbia e algo de sua aristocrática familia, que lembra a hegemonia do ditador dominicano Leónidas Trujillo
O ex-ministro da guerra da oligarquia colombiana, Juan Manuel Santos, homem de olhos avermelhados, de olhar cheio de ódio e de um falar que delata sua qualidade de pessoa, Juan Manuel Santos, é um homem que junto com sua familia tem aproveitado do Estado para seu enriquecimento pessoal e como a apodrecida oligarquia não tem dúvidas em utilizar os métodos violentos para manter seus privilégios.

Seu tio-avô, Eduardo Santos, foi presidente da República entre 1938 e 1942, diretor e proprietário do diário El Tiempo e desde esses tempos, de aproveitar-se do Etado, as riquezas dessa família tem aumentado constantemente.

O ex-ministro da guerra da máfia na Colômbia, é amigo pessoal do primeiro ministro da Gran Bretanha Tony Blair. Suas relações no Reino Unido se extendem ao presidente da British Petroleu, John Brown, e ao ex-primeiro ministro conservador John Major.


Vejam o texto completo em LA HAINE.ORG

Controle operário e fortalecimento do Movimento de Fábricas Ocupadas no Brasil

Triunfo dos trabalhadores em Flaskô. Sob a autonomia operária, a fábrica adotou a carga horária de 30 horas semanais sem redução de salário.

No Brasil, no último 20 de julho, o Movimento de fábricas Ocupadas obteve uma importante vitória. Depois de muita mobilização, uma decisão judicial reverteu uma decisão anterior de fechar a fábrica Flaskô, situada em Sumaré, Campinas, São Paulo. Desde 2003, a fábrica - que produz materiais plásticos - vem sendo administrada pelos próprios trabalhadores que, se dependesse da gerência patronal, poderiam estar desempregados.


Na trajetória da Flaskô se observam varias lutas que ilustram a resistencia dos(as) operários(as) frente aos moldes industriais convencionais do Estado. Pesava sobre a fábrica a possibilidade de quebra e, consequentemente, a demissão em massa de centenas de pessoas. Sob a autonomia operária, alguns anos depois, a fábrica passou a adotar a carga horária de 30 horas semanais sem redução de salário. Esses são alguns dos fatores que fazem da Flaskô o mais recente exemplo do Movimento de Fábricas Ocupadas, indicando que outro conceito e outra prática de processo industrial são possíveis.


Vejam o texto completo em LA HAINE.ORG

A geopolítica do crepúsculo

A política externa multilateralista do governo Lula, por afirmar interesses nacionais, amplia áreas de atrito com grandes potências. Por isso mesmo é alvo da "retórica do medo", por parte dos que advogam o retorno do alinhamento incondicional com os Estados Unidos, Europa e Japão.

Fala-se que a política externa de um país é a expressão de sua política interna, da dinâmica de forças sociais que expressam um projeto de inserção no cenário mundial. Se for assim, como devem ser vistas as críticas de setores neoliberais que, em sintonia com a retórica de britânicos e estadunidenses, classificam-na como desastrosa, “sem uma avaliação adequada de nossas possibilidades e reais interesses"? A questão é importante, pois revela que, em uma eventual vitória da oposição na eleição de outubro, o Brasil sofrerá um processo de continuidade nessa área. Um lamentável retorno a teses e conceitos de uma geopolítica de vice-reinado.

As declarações de ex-chanceleres do governo FHC denunciam, com toda a clareza possível, a natureza e orientação da subalternidade planejada. Seríamos reduzidos a uma máquina de segurança mercadológica dos produtos exportáveis, relegando a meras cerimônias aspectos substantivos que, nos últimos oito anos, passaram a refletir um país democrático e maduro.


Vejam o texto completo em CARTA MAIOR

SERRA X MAIA

"É totalmente esquisito um candidato à Presidência da República ter uma aliança com um partido e ser rompido com o presidente desse partido. Em se tratando de Serra, isso é possível porque isso é Serra. "Nada que vem de Serra é esquisito, além dele mesmo", costumava brincar o ex-presidente FH.Mesmo rompido, Serra, nesta campanha, já falou duas vezes por telefone com Rodrigo Maia. Mas para brigar. A mais recente aconteceu na quarta-feira da semana passada, quando o candidato exigiu que Rodrigo Maia desmentisse uma declaração publicada na coluna "Painel", da "Folha de S. Paulo", na qual o presidente do DEM afirma que o maltratado Gabeira prometeu dar "banana" para o Serra e não para ele. A íntegra do diálogo, com impublicáveis trocas de gentilezas, foi passada ao GLOBO por puro acaso e por uma pessoa mais distante da campanha do que Fernando Henrique Cardoso.[...] Serra: - Sua declaração foi infeliz. Aliás, não é nem declaração, é provocação. Você tem que desmentir o "Painel" da "Folha". Rodrigo: - Eu não. Eu falei apenas uma verdade. Você prometeu coisas para o Gabeira e não cumpriu. Serra: - Então, no mínimo, o que você tem que fazer é ligar para o Gabeira.Rodrigo: - Mas isso é o que não farei de jeito nenhum. Serra: - Então fique com Lula'.
(Jorge Bastos Moreno; Globo; 09-08)


Vejam em CARTA MAIOR

Folha chama relatórios de auditoria de "dossiês", para abafar rombo de R$ 850 milhões da turma do Serra/FHC

A Folha de José Serra (jornal Folha de São Paulo) e Veja são uma piada, que só agrada os humores de corruptos demo-tucanos. Arrumaram uma "notícia" dizendo que fundo Previ é fábrica de "dossiês".

Segundo o jornal, um dos "dossiês" da PREVI seria contra ACM, na CPI dos Correios em 2005.

Acontece que o referido "dossiê", não passa de um relatório contábil da PREVI, para suprir informações à CPI, e demonstrar um prejuízo de cerca de R$ 850 milhões, na construção e manutenção do resort Costa do Sauípe, no litoral norte da Bahia, com forte influência de então senador ACM e do então governador Paulo Souto (DEMos/BA).

Costa do Sauípe é resultado de uma transação comercial que, além da Previ, envolveu a construtora Odebrecht e o banco FonteCindam, fechado em 1999 após aparecer implicado no mesmo escândalo do banco de Salvatore Cacciola (ex-sogro do vice de José Serra).


Vejam o texto completo no blog OS AMIGOS DO PRESIDENTE LULA

Chávez veta designação de embaixador dos EUA na Venezuela

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse neste domingo ser "impossível" que o designado Larry Palmer seja embaixador dos Estados Unidos em Caracas, pedindo a seu colega americano Barack Obama que "busque outro candidato" para esse cargo.

"Como você Obama poderia acreditar que eu aceitaria esse cavalheiro aqui? O melhor que você pode fazer é retirá-lo, Obama, não insista, lhe peço", disse Chávez ao condenar os questionamentos de Palmer sobre as forças armadas venezuelanas.

Notícia da AFP, disponível no UOL.

domingo, 8 de agosto de 2010

Policiais federais mexicanos prendem os próprios chefes

Cerca de 300 policiais federais em Ciudad Juárez, no México, prenderam neste domingo os seus próprios chefes, acusados de extorsão e de proteção a grupos de crime organizado.

Os agentes invadiram o hotel onde se hospedavam quatro comandantes da Polícia Federal mexicana. Os chefes foram retirados à força e com violência.

Leia na BBC.

Em meio a crise, gregos tentam estabelecer recorde de dança

ATENAS (Reuters) - Mais de 150 mil pessoas se deram as mãos e dançaram na ilha grega de Creta neste sábado, na tentativa de estabelecer um recorde mundial e afastar o clima ruim da crise econômica.

Os dançarinos, alguns com roupas típicas, formaram uma corrente pelos 200 quilômetros de uma rodovia na maior ilha grega, segundo os organizadores do evento.

Em briga de marido e mulher se mete a colher, sim!

“Em briga de marido e mulher se mete a colher, sim”, avança Lilia Schraiber, pondo abaixo um velho e arraigado ditado popular. Bruno, ex-goleiro do Flamengo, usou-o em março para defender Adriano, então colega de time, que havia batido na noiva.

“Muitas vezes a própria mulher não tem consciência da ameaça”, observa Lilia Schraiber. Se é você amiga, vizinha ou parente, dê-lhe um toque. Se perceber que a situação está fora de controle, não hesite em chamar a polícia. O silêncio e o imobilismo são cúmplices da violência. Os comportamentos agressivos transgridem os direitos humanos. Questão de respeito ao direito e à dignidade da pessoa.


Leitura completa no VioMundo AQUI.