sábado, 21 de agosto de 2010

Como a velha mídia enganou Stephanie

A vida é um moinho (Cartola)

*Por Rodrigo Vianna

A Stephanie é a estagiária da redação. Trabalha muito, carrega fitas pra lá e pra cá, ajuda a apurar informações, está sempre ligada na notícia do dia. Em poucas palavras: ainda nem terminou a Faculdade, mas está doida pra aprender como se faz o tal “jornalismo diário”.

Pois bem: numa noite dessas, ela estava na mesa de trabalho, ao lado desse escrevinhador e de Marco Aurélio Mello – que é editor do “Jornal da Record” e também comandante-em-chefe do blog “Doladodelá”. A Stephanie tinha um olho no computador (o chefe dela não para de passar novas tarefas) e outro na TV, pra acompanhar o telejornal. De repente, entra a notícia no ar: ”Vox Populi – Dilma 45%, Serra 29%. Dilma pode ganhar no primeiro turno”.

O Aurélio e eu nem nos mexemos, mas a Stephanie arregala os olhos: “gente, eu jurava que o Serra ia ganhar”.

O Aurélio sorri.

“Eu leio a Veja, leio todos os jornais, e pelas notícias eu tinha certeza que o Serra ia ganhar disparado”.

O Aurélio sorri. E eu sorrio também.

“Por que vocês estão rindo? Eu nao tenho a experiência de vocês, mas acompanho as notícias, e tudo indicava que a Dilma não ia conseguir nada nessa eleição”.

Só aí o Aurélio resolve falar: “acho que você andou lendo os jornalistas errados”.

A Stephanie é mais uma vítima da velha imprensa que briga com os fatos. A velha imprensa, que deu espaço pro Montenegro prever que Dilma não passaria dos 15%. Deu espaço pra ficha falsa na primeira página. Deu espaço pra colunistas e comentaristas dizerem os maiores absurdos sobre Lula, Dilma e o Brasil.

Essa turma enganou o seu público. Enganou a Stephanie.

Essa turma tem todo direito de escolher um lado. Nos blogs por aí, muita gente também escolhe um lado. Mas a velha imprensa não faz só isso. Ela esconde os fatos, briga com a realidade, na tentativa de controlar essa realidade.

A Stephanie – que não é tão ligada em política, não é militante, e quer só se informar – já percebeu que algo estranho ocorreu. Quantos leitores, ouvintes e telespectadores também estão percebendo?

Como diria o Cartola, naquela letra belíssima: “quando notares, estás à beira do abismo, abismo que cavaste com teus pés”.

No abismo não vão cair a Stephanie e o restante do público. Vai cair essa turma que briga com os fatos.

A vida é um moinho, e vai reduzir as ilusões a pó!

Sobre isso, vale ler o belíssmo texto de Nassif, na CartaMaior, que traz a análise do diretor do Vox Populi, João Francisco Meira.

Ao comprar a ideia de que Serra era competitivo, contra toda a evidência de um ano atrás, a oposição acabou indo para o caminho que Lula queria. Meira equipara esse episódio às grandes tragédias shakespeareanas, de desdobramentos terríveis quando se toma a decisão errada na política, na guerra e no amor. Os fatos acabam voltando no meio da sua testa, com fúria redobrada.

*Rodrigo Vianna é jornalista, Editor do Blog 'Escrevinhador' - http://www.rodrigovianna.com.br/

**Com o Blog do Júlio Garcia - http://jcsgarcia.blogspot.com/

ARCEBISPO CHILENO REÚNE-SE COM INDÍGENAS EM GREVE DE FOME

SANTIAGO DO CHILE, 21 AGO (ANSA) - O arcebispo de Concepción, Dom Ricardo Ezzati Andrello, se reuniu com cinco dos 32 indígenas da etnia mapuche que completam hoje 40 dias em greve de fome, como forma de protesto contra as autoridades do país.

Durante o encontro, que durou cerca de 40 minutos e ocorreu no presídio El Manzano de Concepción, onde estão detidos os indígenas, Ezzati se comprometeu a dialogar com as autoridades e a apresentar os pedidos dos grevistas.

O arcebispo pediu ainda o fim da medida de protesto, em decorrência da evidente deterioração do estado de saúde dos manifestantes.~


Vejam mais em ANSALATINA

Polícia Federal estoura bunker suspeito de compra de votos para Serra em Porto Alegre

O Ministério Público Eleitoral (MPE) e a Polícia Federal realizou ontem uma operação de busca e apreensão em um escritório no Centro de Porto Alegre, onde supostamente estaria ocorrendo crime eleitoral e compra de votos.

O esquema assediava eleitores, abordados na rua e convidados a subir até o 6º andar de um prédio na Andradas, para assistir vídeos negativos sobre Dilma Rousseff (PT).


Na saída eram induzidos a "refletirem" sobre os vídeos e a votar no candidato José Serra (PSDB).


Após responder a um questionário, os eleitores recebiam como "mimo" uma caixa de bombons.



Vejam mais detalhes no blog OS AMIGOS DO PRESIDENTE LULA

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Computador com vírus checava falhas em avião da Spanair; acidente matou 154 pessoas

O computador central Spanair, responsável por anotar as falhas registradas em aviões da companhia aérea, estava infectado por vírus na época do acidente do vôo JK 5022, quando um avião explodiu durante a decolagem no Aeroporto de Barajas (Espanha) matou 154 ocupantes. As informações foram publicadas pelo jornal “El País” nesta sexta (20), data em que o acidente completa dois anos.

Um relatório interno da companhia, datado do mesmo dia do acidente, indica que o sistema estava contaminado com cavalos de troia. Esse tipo de programa pode ocasionar danos e facilitar a invasão do sistema por hackers.

Várias falhas foram detectadas na véspera e no dia do acidente com o avião da Spanair no Aeroporto de Barajas. Cabia aos mecânicos que detectaram os problemas comunicá-los à Spanair em Palma. Ao acessar o sistema para registrar os incidentes, eles se deram conta que o ele estava inutilizável devido à infecção pelos cavalos de troia.

Além dos cavalos de troia, a Spanair demorou cerca de 24 horas para registrar em seu computador as falhas de seus aviões, conforme admitiram mecânicos da companhia aérea à Justiça do país.

A Associação de Vítimas do Acidente entrou com um pedido junto à Justiça espanhola para obter todos os dados registrados no computador anteriores e posteriores ao dia acidente.


Confira mais no UOL Tecnologia.

Enquanto a Folha/UOL se justifica, mais dois 'internautas' tucanos foram escolhidos a dedo no debate

Devido à grande repercussão da denúncia do nosso blog, que detectou partidarismo pró-Serra nas perguntas de internautas no debate Folha/UOL, eles publicaram outra notícia se justificando ...


Porém, enquanto a Folha/UOL se justifica, detectamos mais duas perguntas escolhidas a dedo pela Folha/UOL, também feitas por tucanos.

Além do assessor da liderança do PSDB na Câmara dos Deputados, agraciado com a escolha de sua pergunta do jeito que Serra gosta, também teve o caso do internauta Romeu di Sessa, escolhido com uma pergunta tentando constranger Dilma (perguntou se ela não era uma candidata "improvisada"). Ele é servidor da Secretaria de Cultura do governo tucano de São Paulo (segundo o Diário Oficial, na figura abaixo), e documentarista de projetos junto à TV Cultura.


Vejam mais detalhes a respeito da armação da "Ditabranda" no blog OS AMIGOS DO PRESIDENTE LULA

Do Coletivo Catarse: Paraguai abre os arquivos da ditadura militar

Reportagem exclusiva:



Espalhe, pois a mídia hegemônica não fez cobertura e as pessoas precisam saber disto!
Leia mais clicando aqui.

Ibope diz que só fato novo muda curso da disputa presidencial

A 45 dias das eleiçoes presidenciais, apenas um fato novo, fora de controle, poderá mudar o rumo da campanha. Sem esta virada, a tendência é que a candidata do PT, Dilma Rousseff, saia vitoriosa no 1o turno, em 3 de outubro, como apontam pesquisas recentes de intençao de voto. A avaliaçao é da diretora-executiva do Ibope, Marcia Cavallari, entrevistada pelo instituto.

Leia mais no Blue Bus.

Ativista hondurenha Teresa de Jesús Flores é assassinada

A Rede Feminista em Resistência, e organizações hondurenhas, denunciaram a tortura e assassinato de Teresa de Jesús Flores Elvir, dirigente e coordenadora de várias organizações campesinas, pertencente à Frente Nacional de Resistência Popular.

Em um comunicado, as feministas de Honduras, repudiaram o assassinato da ativista de 52 anos de idade, que dedicou grande parte de sua vida à luta pelo movimento campesino hondurenho.

Teresita, como carinhosamente a chamavam, era mãe de 14 filhas e filhos, originária do departamento de Comayagua e coordenava várias organizações, entre as quais se encontram: a União de Trabalhadores do Campo (UTC) e a Organização Campesina de Honduras (OCH). Recentemente fez parte do Conselho Coordenador de Organizações Campesinas de Honduras (Cococh).

Vejam mais em ADITAL

PRESIDENTE DE EL SALVADOR TEM APROVAÇÃO DE 81% DA POPULAÇÃO

SAN SALVADOR, 19 AGO (ANSA) - A empresa Cid Gallup informou hoje que o presidente de El Salvador, Mauricio Funes, obteve 81% de aprovação em uma pesquisa, o que significa uma melhora de dois pontos percentuais em relação a julho.

O crescimento foi interpretado pelos analistas como consequência da boa aceitação a ações nas áreas de segurança e a recente viagem ao Brasil, destino ao qual Funes se dirigiu junto a empresários e em busca de investimentos.



Vejam mais em ANSALATINA

A UDN no shopping e nas eleições

A UDN se encastelou na política, se apoderou do Estado e dos meios de comunicação como se fossem propriedades suas. Rotulou o governo de Getúlio Vargas de “mar de lama”, levou-o ao suicídio. Tentou impedir a posse de Juscelino Kubitschek, organizou a famosa “Marcha da família com Deus pela liberdade”, em 1964, na capital paulista, para derrubar João Goulart e apoiou o golpe militar que levou o Brasil a um dos mais obscuros períodos de nossa história. No campo ou nas cidades, hoje a “velha UDN” ainda dispõe de uma cultura política e ideológica poderosíssima. O artigo é de Laurez Cerqueira.

Há muito tempo a “velha UDN” trocou os oratórios de madeira, que faziam parte do mobiliário das salas das residências, por aparelhos de televisão. As orações da boca da noite deram lugar às telenovelas e aos telejornais. As telenovelas passaram a ser referências tão fortes que são visíveis as mudanças de comportamento provocadas nas famílias. Como diz o compositor Jorge Mautner, em uma de suas músicas: “a telenovela é a educação sentimental da classe média nacional”.


O texto completo pode ser visto em CARTA MAIOR

Feliz aniversário para a nave Sputnik 5, prova de que viagens espaciais podem ser uma gracinha



Há cinquenta anos, a União Soviética lançava a nave espacial Korabl-Sputnik 2 - conhecida como Sputnik 5 no Ocidente - levando dois cachorros chamados Belka e Strelka, além de ratos, camundongos e moscas ao espaço. E todos voltaram vivos.

Continue lendo no Gizmodo Brasil.

O fim da privacidade: uma cidade inteira irá rastrear a população com scanners visuais públicos

Imagine um scanner visual público que pode identifica 50 pessoas em movimento por minuto. Agora imagine o governo instalando esse sistema de escaneamento por toda uma cidade. Não precisa nem imaginar, isso já está acontecendo.

A cidade Leon, no México, está fazendo exatamente isso, instalando scanners em tempo real de íris humana feitos pela empresa de biometria Global Rainmakers Inc. Esses scanners não precisam que a pessoa pare e fixe os olhos na câmera. Eles funcionam em tempo real, enquanto as pessoas andam, (...)


Confira mais no Gizmodo Brasil, com foto e vídeos.

Ex-soldada israelense diz que teria prazer em despedaçar árabes

Eden Abergil, a ex-militar israelense que publicou no Facebook fotos humilhantes de palestinos no início da semana, afirmou em seu perfil no portal de relacionamentos que "gostaria de matar árabes, inclusive despedaçá-los".

Longe de se retratar após a polêmica gerada pela divulgação das fotos, nas quais posa sorridente ao lado de palestinos algemados e com os olhos vendados, Abergil diz que "não se arrepende" e que "na guerra, não há regras", informa o jornal conservador israelense Yedioth Ahronoth.

"Odeio os árabes, desejo tudo de pior para eles", diz a ex-militar num post.


Texto completo no Opera Mundi.

O acordo nuclear Brasil-Turquia

O acordo entre Brasil, Turquia e Irã vai aos poucos ganhando terreno, não obstante as sanções.

(...)

A Rússia acaba de declarar nessa sexta-feira (13/8/10) que irá suprir combustível nuclear à nova planta nuclear de Bushehr a partir do dia 21 deste mês, iniciando um processo que irá durar até o final do mês finalizando com o reator emitindo eletricidade para cidades iranianas; oficiais russos e iranianos declararam:

"A partir desse momento, o reator de Bushehr será oficialmente considerado como uma instalação nuclear produtora de energia elétrica".

Se a Rússia conseguir finalizar esse plano, irá colocar um fim em anos de arrastação-de-pé sobre o reator de Bushehr. Apesar de Moscou ter assinado um contrato de US$ 1 bilhão para construir a planta em 1995, a conclusão dela tem sido adiada durante todos esses anos.

Não ficou interessante a jogada? (...)


Continue lendo no blog do Luís Nassif.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Governos árabes reduzem ajuda financeira aos palestinos

Os governos árabes reduziram sua ajuda financeira à Autoridade Palestina neste ano, segundo cifras obtidas pela Reuters, e a ONU alertou para uma iminente crise financeira entre os palestinos.

"Os árabes não estão pagando. Pedimos a eles que cumpram suas promessas financeiras", disse Saleh Rafat, membro do comitê executivo da Organização para a Libertação da Palestina, e um dos poucos funcionários locais dispostos a falar sobre o assunto.

Governos árabes contatados pela Reuters não quiseram comentar a questão.


Confira a notícia, da Reuters, no UOL.

Premiê do Japão faz 1a reunião com cúpula militar

O primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, se reuniu na quinta-feira com a cúpula militar, antes de uma revisão oficial que pode levar à maior alteração dos últimos anos na política de defesa do país -- incluindo a eliminação de algumas restrições impostas pela Constituição pacifista japonesa, redigida após a derrota na 2a. Guerra Mundial.

Uma comissão de especialistas deve fazer neste mês as recomendações, para serem concluídas até o final do ano. A imprensa diz que o grupo irá sugerir que o país reforce sua capacidade de reação a múltiplos ataques e também reveja sua posição defensiva, excessivamente dependente da dissuasão nuclear norte-americana.


Continue lendo a notícia, da Reuters, no UOL.

Fidel Castro recebe grupo de médicos cubanos procedentes da Bolívia

O líder cubano Fidel Castro recebeu 213 membros de uma brigada médica de Cuba procedente da Bolívia, que realizou um estudo sobre incapacitados no país e fez mais de 10 mil consultas, informou hoje a imprensa oficial da ilha.

Fidel se reuniu na noite de terça-feira com os integrantes da brigada, a quem que deu de presente exemplares assinados de seu novo livro.

Em mensagem aos "'internacionalistas' que retornam da Bolívia", o líder cubano destacou o trabalho dos profissionais no exterior, onde atenderam cerca de 800 mil pessoas em países como Venezuela, Bolívia, Equador e Nicarágua.

Notícia completa, da EFE, no UOL.

Obama compensa a dispersão com uma legião de civis

Milhares de guardas privados e diplomatas chegarão ao país.

Ao término das operações de combate no Iraque, o Exército cederá o testemunho à diplomacia ianque, que assumirá os serviços de supervisão e assistência ao governo iraqueano que, até o momento, foi efetuado pelo Pentágono. O Departamento de Estado ampliará sua presença no Iraque, abrindo quatro novos escritórios em pontos distintos do país, e contarão com a proteção de um pequeno exército de 7.000 guardas de segurança, equipado com armamento comprado do exército.


Vejam mais em EL PAÍS.COM

Intel adquiere el fabricante de antivirus McAfee por 6.000 millones

La compañía planea incorporar sistemas de protección en los microprocesadores

La popularización de la tecnología y el crecimiento exponencial del mercado conllevan nuevas necesidades de seguridad informática. Por ello, la mayor compañía de microprocesadores del mundo, Intel, ha movido ficha en el ámbito de la protección adquiriendo el fabricante de antivirus y productos de seguridad


Vejam mais em EL PERIODICO.COM

Nota de Ultimo Momento: Assassinato brutal de 3 membros do MUCA

Apesar dos acordos firmados entre o Movimento Unificado Camponês do Aguán (MUCA) e o governo, a onda de violência não para no Bajo Aguán.

As terras semeadas com palma africana no norte de Honduras se empaparam novamente de sangue camponês.

Durante a jornada de ontem, terça 17, três membros do MUCA de 40, 18 e 14 anos foram brutalmente assassinados.

Victor Manuel Mata, Sergio Magdiel Amaya e Rodving Omar Villegas, membros da comunidade de San Esteban, se deslocavam num veículo até a comunidade de Paso Aguán, em Tocoa, Colón, quando foram interceptados por desconhecidos e crivados de balas de grosso calibre.


Vejam mais em LA HAINE.ORG

Arriando a bandeira do século americano

Em 1962, a historiadora Barbara Tuchman publicou um livro acerca do início da Primeira Guerra Mundial e o intitulou As armas de agosto ( The Guns of August ) . Chegou a ganhar um Pulitzer. Ela estava, é claro, recordando eventos que haviam ocorrido quase 50 anos antes e tinha à sua disposição documentos e informação não disponíveis aos que participaram da guerra. Eles atuaram, como disse o secretário de Defesa da era vietnamita Robert McNamara, no calor da guerra.

Então, como estamos nós neste agosto de 2010, com as armas pipocando numa guerra no Afeganistão enquanto tentamos nos safar de outra no Iraque? Onde estamos, enquanto impomos sanções sobre o Irã e a Coréia do Norte (e ameaçamos pior do que isso), enquanto mandamos nossas mais recentes maravilhas em armamentos, mecanismos automáticos equipados com bombas e mísseis, sobre as fronteiras tribais do Paquistão, Iêmen e quem sabe onde mais, encarregados de infindáveis "matanças dirigidas" que, em épocas mais duras, chamávamos de assassinatos? Onde exatamente estamos, enquanto continuamos a fortificar a maior parte do globo mesmo quando nosso país está incapacitado de pagar por serviços básicos?


Vejam o texto completo em RESISTIR.INFO

Serra acusa governo de financiar 'blogs sujos'

Por: Anselmo Massad, Rede Brasil Atual

Publicado em 19/08/2010, 15:00

Última atualização às 18:12

Serra acusa governo de financiar 'blogs sujos'

O candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, durante visita à sede da Abrinq, na quarta-feira, para assinatura de termo de compromisso com a entidade. (Rodrigo Capote/Folhapress)

São Paulo – Três dias depois de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva gravar uma mensagem a blogueiros que promovem a candidatura de Dilma Rousseff (PT) na internet, o candidato da oposição entrou na seara. Nesta quinta-feira (19), José Serra (PSDB) acusou a ação de "blogs sujos", financiados por dinheiro público, do governo federal. Segundo o tucano, esses blogs "dão norte do patrulhamento" promovido contra jornalistas.

Vejam o texto completo em BRASIL ATUAL

EUA-Cuba: A Política e o Balé

A administração de Washington permitiu ao conjunto do Teatro Americano de Balé (The American Ballet Theatre) sair ao palco do teatro de Havana de Karl Marx. Contudo, segundo à opinhão do comentarista Igor Kudrin, este facto não indica que as relações entre os EUA e Cuba estão mudando.

A mídia americana percebeu o “sinal teatral” da Casa Branca como uma volta positiva nas relações bilaterais, de que falou o presidente americano Barack Obama ainda durante a campanha eleitoral. Claro que a chegada do grupo conhecido de balé dos EUA é o evento importante no desenvolvimento das relações, levando em consideração o facto que os dançadores americanos tem saido ao palco em Cuba há já 50 anos. Mas não se trata de uma digressão artística, mas sim das apresentações no âmbito internacional onde o objetivo principal de cada participante é consolidar o seu prestígio nacional. A digressão estava no limiar do fracasso pois a Casa Branca desistiu do apoio financeiro do conjunto. Somente a decisão do governo cubano de cobrir as despesas do teatro rico resolveu a questão sobre a participação dos americanos no festival. Este passo de Havana foi apreciado pelos EUA.“Não quero falar sobre a política, mas tenho a certeza que a nossa arte antiga ajudará a melhorar as relações entre os dois países” - disse a diretora executiva do teatro Rachel Mor numa conferência de imprensa.

Vejam mais em VOZ DA RÚSSIA

DESCOMPENSADO - SERRA SURTOU EM REUNIÃO COM O DIRETÓRIO MIDIÁTICO

Transtornado com a fuga em massa de aliados que saltam de sua candidatura, Serra discursou nesta 5º feira na reunião da Associação Nacional de Jornais. Na tentativa desesperada de preservar ao menos o apoio do poder midiático, incorporou o lacerdismo udenista que havia abandonado momentaneamente e acusou o PT e o governo Lula de inimigos da liberdade de imprensa. Vociferou contra as conferências nacionais da cidadania, como as de Comunicação, Direitos Humanos e Cultura, que, afirmou, "se voltaram de fato para o controle da nossa imprensa, através do suposto controle da sociedade civil’. Beirando a apoplexia ideológica, esbravejou contra o que considera ‘blogs do esgoto’, sem nomear o alvo de sua fúria. Nesse mesmo instante, seu dileto aliado, Roberto Jefferson, postava no Twiter recados do seguinte calibre: ‘Serra é responsável pela nossa dispersão. Nunca nos reuniu ... Curioso é o olhar enfarado e apressado do Gonzalez [marqueteiro de Serra] quando vê um político ...não se faz política sem políticos. Se o Gonzalez ouvisse um pouco os políticos, não poria no ar uma favela fake, nem o 'bobajol do Zé' (referindo-se ao jingle do tucano) ...o legado de Lula é dele. Não adianta os marqueteiros orientarem Serra para ser o sucessor de Lula. Ele fez o testamento para Dilma...'


Vejam em Carta Maior

Armação no debate Folha/UOL: Assessor do PSDB é escolhido para fazer pergunta 'de internauta' a Serra

Durante o debate Folha/UOL, duas perguntas "de internautas" dirigidas para Serra – uma sobre o loteamento de cargos, outra sobre impostos – chamaram atenção, por parecer combinada, sob encomenda para o demo-tucano.

“Foram vocês que mandaram as perguntas, né?”, ironizaram os assessores de Dilma e Marina, para os de Serra.

Pois a ironia se confirmou.

O "internauta" Kleber Maciel Lage, escolhido entre milhares, para fazer uma pergunta a Serra, tem em seu currículo "Assessor Técnico da Liderança do PSDB na Câmara dos Deputados", desde 2001.


Vejam mais no blog OS AMIGOS DO PRESIDENTE LULA

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Para Procuradoria da República de SP, restrições ao capital estrangeiro não se aplicam à internet

As limitações ao capital estrangeiro referentes às mídias tradicionais, como o rádio ou a televisão, não são aplicáveis à internet. Com essa posição, a Procuradoria da República de São Paulo defende o arquivamento da representação apresentada pelas associações das emissoras de rádio e televisão (Abert) e de jornais (ANJ), entidades em briga com os portais que divulgam conteúdo jornalístico. O alvo principal é o Terra.


Continua no Convergência Digital.

Os trolls barras-pesadas: Brasilianas

Um dos trolls mais desqualificados a frequentar a Internet atende pelo nome de Brasilianas – tanto nos incontáveis spams que divulga quanto pelo Twitter.

Esconde-se no anonimato para ataques pesados contra figuras públicas ou contra quem pense de forma diferente. São muitas suas vítimas.

Faz parte da rede de assassinos de reputação recrutada para fins políticos. Atua em consonância com um tal de Coturno Noturno, ou Coronel, e com trolls ligados à ex-vereadora Soninha e à campanha de José Serra.

Seus spams são desse nível:

LULA SE ENCAGAÇOU DIANTE DO SUPREMO E CONFESSA QUE SABIA DO MENSALÃO

(...)



Seu nome real é Eurico Schwinden. É de Curitiba, Paraná. Foi assessor parlamentar. da Câmara Federal Aposentou-se em 16 de junho de 1999, conforme ato publicado no Diário Oficial da União de 22 de junho de 1999.



Enfim, confira o texto completo no blog do Luís Nassif.

Estrela Vermelha sobre o Afeganistão

Enrico Piovesana
O Partido comunista (maoista) clandestino afegão anunciou que começará logo a combater os "ocupantes imperialistas" mas também os "reacionários teocráticos islãmicos". Dentro de muito pouco as tropas de ocupação da OTAN terão que combater não só contra os talibãs e os jihadistas mas também contra os guerreiros comunistas. Isto é pelo menos o que se deduz de um recente comunicado do partido comunista (maoísta) afegão, uma formação clandestina criada em 2004.

"O partido está para dar início à guerra popular no Afeganistão, cujo caráer específico na atual conjuntura é a de uma guerra popular revolucionária contra os ocupantes imperialistas e seu regime fantoche.

Assim conclui um comunicado do PC(m) publicado neste 15 de julho em "Shola Jawwid" (Chama Eterna), órgão do partido para comemorar o companheiro Azad, histórico porta-voz dos guerrilheiros maoístas indianos "Naxaliti", morto em ação neste primeiro de julho.

O Partido Comunista (maoísta) afegão - cujos dirigentes tem permanecido até agora na clandestinidade - é o fruto de um lento processo de reunificação e de revitalização dos remanescentes dos grandes movimentos maoistas afegãos dos anos 60 e 70, exterminados logo pelos comunistas filo-soviéticos e pelos integristas filo-ianques. Um processo que começou depois da invasão aliada de 2001, com o objetivo de instalar uma guerra de libertação nacional "autonoma" com relação aos grupos armados islamicos e em nome de uma "terceira via" alternativa alheia tanto à ocupação estrangeira como à teocracia islãmica.


Vejam mais detalhes em REBELION.ORG

PF indicia 42 cotistas do Opportunity por evasão

O relatório final da Polícia Federal sobre o inquérito da Operação Satiagraha que investigou o fundo de investimentos Opportunity Fund, sediado nas Ilhas Cayman, aponta que 42 cotistas usaram a carteira para fazer operações financeiras ilegais.

O fundo investigado é ligado ao grupo Opportunity, que é comandado pelo banqueiro Daniel Dantas, réu acusado de ter cometido crimes financeiros apurados na operação da PF.


Continue lendo na Folha.com .

O passado de Dilma É nossa garantia

Os Bastidores do Golpe de “Época”:
o Plano Cohen 2010

Em sua edição de 16 de Agosto de 2.010, a revista “Época”, semanário das Organizações Globo, procura aplicar um golpe rasteiro contra o povo brasileiro.

O objetivo evidente é alterar o panorama da corrida eleitoral à Presidência da República.

Por meio de distorções, insinuações maliciosas e uma adulteração grosseira da história do país, a reportagem de capa tenta criar uma imagem negativa da candidata progressista, Dilma Rousseff.

Guarde estes nomes: a matéria foi “cometida” por Leandro Loyola, Eumano Silva e Leonel Rocha.



Vejam o texto completo em GRUPO BEATRICE

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Para ONU, prioridade no Paquistão é evitar propagação de doenças

A Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou nesta terça-feira que a prioridade dos organismos humanitários é frear a propagação de doenças entre as pessoas afetadas pelas inundações no Paquistão.

"Pessoas estão morrendo. Foi confirmado que há focos de epidemias", disse à agência Efe o coordenador de emergências do Unicef no país asiático, Óscar Butragueño.


AUTORIDADES DA VENEZUELA DETÊM AVIÃO UTILIZADO PARA TRÁFICO

CARACAS, 17 AGO (ANSA) - Autoridades venezuelanas interceptaram uma aeronave de pequeno porte com matrícula dos Estados Unidos que era usada para o tráfico de cocaína da Colômbia para o Caribe, informou hoje o Escritório Nacional Antidroga (ONA, na sigla em espanhol).

Segundo o diretor do órgão oficial, general Néstor Reverol, o avião decolou de Trinidad e Tobago com destino declarado para o estado de Bolívar, mas desviou da rota e seguiu para o estado de Apure, onde foi abordado e submetido a um rastreamento para detectar a existência de drogas.


Vejam mais em ANSALANTINA

O sentido histórico de uma candidatura (e de um programa)

O primeiro programa de Dilma na TV cala tão mais fundo quanto mais percebemos os elos de ligação da jornada que ele apresenta e a oportunidade histórica que essa eleição oferece de religar fiosdessa trama que, em função de algumas dolorida derrotas, acabaram soltos pelo caminho.


O primeiro programa de TV da candidatura de Dilma Rousseff à Presidência da República calou fundo. E a emoção que despertou não foi resultado de um truque de marketing. A excelência técnica, neste caso, foi submissa ao sentido histórico da candidatura. Entregou-se por inteiro, de joelhos – a qualidade de imagem, de edição, de som, de roteiro –, para narrar um pedaço da história recente do Brasil e para apresentar uma importante personagem dessa história. A imagem de abertura é simples e poderosa: uma estrada, um veículo e somos convidados a seguir em frente com as nossas crenças, paixões e compromissos. Essa jornada, no programa, não é uma invenção aleatória, mas sim um trajeto muito bem situado historicamente. Tem passado, presente e futuro. E estabelece nexos entre eles.


Vejam o texto completo em CARTA MAIOR

JORNAL DA CIÊNCIA - SBPC

Pesquisador da USP comenta matéria sobre acelerador nacional de partículas

"Além do LNLS temos em operação outros aceleradores de partículas destinados a pesquisas em física, seja ela básica ou aplicada"
Leia o comentário de Alexandre Suaide, pesquisador do Departamento de Física Nuclear da Universidade de São Paulo (USP):


Universidade da Integração Latino-Americana dá início a atividades acadêmicas

Diferencial da Unila, segundo reitor Hélgio Trindade, é sua vocação de integração, também, da universidade com a sociedade
As atividades acadêmicas da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) já começaram. O semestre letivo foi aberto, na manhã desta segunda-feira, 16, pelo reitor Hélgio Trindade, durante cerimônia realizada no Auditório César Lattes, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), em Foz do Iguaçu (PR). Os alunos brasileiros, paraguaios, argentinos e uruguaios já matriculados participaram da sessão acadêmica.


Brasil na Antártica: um trabalho do Brasil que poucos brasileiros conhecem, artigo de André Cabral de Souza

"Por mais que o Brasil não apareça na lista da ONU entre os principais poluidores do planeta e muito menos seja considerado um país de 1º mundo, vem dando exemplo de preocupação com o meio ambiente"
André Cabral de Souza é chefe do Departamento de Fomento, Análise e Acompanhamento Técnico 1 (Finep). Artigo enviado pelo autor ao "JC e-mail":


Vejam mais em Jornal da Ciência-SBPC

Delegados de São Paulo desmentem tucano

17/08/2010

A Associação dos Delegados de Polícia de São Paulo desqualificou ontem uma tentativa do presidenciável do PSDB, José Serra, de contestar crítica de Dilma Rousseff (PT) negando que a categoria receba no estado os piores salários do país.

“Diferente do que disse na última sexta-feira (13) o candidato à presidência José Serra, os salários dos delegados de polícia do estado de São Paulo, o estado mais rico do país, são os piores da nação, sim”, diz nota assinada pela presidente da associação, Marilda Pansonato Pinheiro.

Vejam mais em BRASILIA CONFIDENCIAL

Programa de Serra na TV contém pelo menos 6 mentiras

O marqueteiro de José Serra (PSDB/SP) até que fez um programa de TV bem produzido para Serra, na inauguração do horário eleitoral. O que estragou foi a presença do próprio Serra no programa, e as mentiras veiculadas, e já amplamente desmentidas na internet:

Mentira nº 1

Serra disse que "estudou em escola pública, sempre". Não é verdade. Ele estudou em uma caríssima universidade privada nos Estados Unidos, na época da ditadura. Não se sabe quem pagou a conta.

Mentira nº 2

Serra disse ser o criador do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador). A mentira já foi desmascarada nos próprios anais da câmara, da emenda de criação do Fundo.
O projeto que criou o FAT é de autoria do ex-deputado Jorge Uequed, e teve contribuições de Paulo Paim (PT/RS), e Serra também apresentou emendas, mas chegou atrasado.


Vejam mais a respeito das outras mentiras no blog OS AMIGOS DO PRESIDENTE LULA

IBOPE: DILMA 43% x SERRA 32%

'O TREM TÁ ATRASADO OU JÁ PASSOU?'

com apenas dez dias de intervalo entre os dois levantamentos do Ibope, Dilma dobra a vantagem sobre Serra, ampliando a diferença de 5 para 11 pontos. Tucano já testou todos os discursos e combinações possíveis para cativar o eleitorado. De 'continuador' de Lula, a sucessor de Álvaro Uribe na liderança da direita latinoamericana; nada funcionou. Na agenda econômica, sua voz foi esganada pelas sucessivas altas do nível de emprego, da demanda e do investimento. O que virá agora? Nesta 2º feira, em Porto Alegre, sob efeito atordoante do Ibope, Serra elogiou, pela ordem, Yeda Crusius ('grande candidata... grande governadora'), Leonel Brizola e João Goulart... Fica a dúvida, o tucano ainda é candidato a presidente ou aspirante a compositor de samba enredo? A fala no RS sugere, no mínimo, que a versatilidade eleitoral do ex-governador acumula massa crítica suficiente para adotar como jingle de campanha uma espécie de 'Samba do Crioulo Doido' -- PARTE 2. Confira trecho do original de Stanislaw Ponte Preta e avalie: '...Joaquim José/Que também é Da Silva Xavier/Queria ser dono do mundo/E se elegeu Pedro II/Das estradas de Minas/Seguiu pra São Paulo/E falou com Anchieta/O vigário dos índios/Aliou-se a Dom Pedro/ E acabou com a falseta/Da união deles dois/Ficou resolvida a questão/ E foi proclamada a escravidão/E foi proclamada a escravidão/'Assim se conta essa história/Que é dos dois a maior glória/dona Leopoldina virou trem/E D. Pedro é uma estação também/O, ô , ô, ô, ô, ô/O trem tá atrasado ou já passou?'


Em Carta Maior, 17-08

Paramilitares "sentenciam a morte" a Iván Cepeda, a líderes camponeses e defensores de Direitos Humanos

Colômbia: Coincidindo com o suspeito atentado a bomba em Bogotá

Mal acaba de tomar posse Juan Manuel Santos como Presidente da Colômbia e já os grupos narco-paramilitares que atuam macomunados com o exército nacional tem desatado uma onda de violência, bombas e graves ameaçãs de morte contra dirigentes sindicais sobreviventes de 20 anos de exterminio, líderes camponeses da FENSUAGRO-CUT e integrantes da associação de mulheres camponesas ANMUCIC, assim como contra defensores dos direitos humanos.

Em um panfleto fechado de 11 de agosto de 2010, os paramilitares de Magdalena Medio e de Caldas fazem saber a sindicalistas e integrantes da ONG Anmucic que os querem matar.

O documento tem um cabeçalho com os nomes dos "Águilas Negras" e "Los Rastrojos". Em seguida advertem a suas vítimas que "darão um prazo de um mês para que desapareçam desta zona ou serão esquartejados e não se farão nem fossas comuns para vocês. Logo saberão que não estamos brincando, cadelas", foi a advertencia que fizeram às mulheres camponesas da ANMUCIC.


Vejam o texto completo em LA HAINE.ORG

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Presidente do Congresso colombiano diz que atentado foi obra da extrema direita

O presidente do Congresso colombiano, Armando Benedetti, disse neste domingo que o atentado de quinta-feira em Bogotá que deixou nove feridos é obra da extrema direita, que quis enviar uma mensagem ao recém-empossado presidente Juan Manuel Santos.

"Pessoalmente, creio de que isso foi feito por forças da extrema direita", declarou Benedetti em entrevista à rede Telesur, com sede em Caracas.


A notícia da France Presse, continua na Folha.com .

Brasil, o despertar do gigante latino-americano

Hedelberto López Blanch
Desde quando Luis Inácio Lula da Silva chegou à Presidência do Brasil em 2002, a economia do gigante latino-americano tem despertado de uma longa letargia.

O Banco Central informou que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil para 2010 se elevará a 7,3%, superior ao estimado anteriormente que era de 5,8%.

A concretizar-se o aumento, será o maior da economia nacional desde 1986 o que indica que o gigante sul-americano despertou da letargia em que esteve submetido durante anos.

A entidade bancária assegura que o atual ciclo de expansão permanecerá estável a médio prazo porque existe um rumo favorável do mercado de trabalho, da renda real, dos investimentos e dos indicadores de confiança dos empresários e consumidores.

O Instituto Brasileiros de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que a cifra alcançada é sumamente eloquente pois no primeiro trimestre de 2010 o PIB oi 9% superior comparado com o mesmo período de 2009.


Vejam o texto completo em REBELIÓN.ORG

Transcorridos dez anos, persistem as dúvidas sobre a tragédia do Kursk

Há exatamente dez anos, em 12 de agosto de 2000, o submarino nuclear K-141 Kursk, orgulho da Marinha de Guerra da Rússia naufragou no mar de Barents.

Naquela época, o Kursk era um dos submarinos mais modernos da Frota russa. Pertencente ao projeto 949A, o Kursk começou a ser construído em 1990, foi lançado em maio de 1994, como submergível imbatível destinado à luta contra naves inimigas de grandes dimensões, fundamentalmente porta-aviões.

O naufrágio desse submarino, a bordo do qual se encontravam 118 efetivos, constitui a maior catástrofe na história da frota russa de submarinos. O Kursk afundou quando navegava a uma profundidade de mais de cem metros, a umas 108 milhas da baía de Kola, durante manobras com naves de superfície e aviões da Frota do Norte.


Vejam o texto completo em RIA NOVOSTI

Classe trabalhadora hondurenha anuncia greve geral

telesur - [Tradução do Diário Liberdade] Os trabalhadores reclamam que o Governo de Porfírio Lobo, sucessor do regime de facto, não decretou o aumento salarial enquanto que os custos da cesta básica e da atenção sanitária são cada vez mais elevados.

A paralisação geral dos empregados hondurenhos também busca respaldar o protesto dos professores da nação, a quem o Governo deve mais de 159 milhões de dólares.

Três sindicatos que agrupam a maior parte dos trabalhadores em Honduras anunciaram que nos próximos dias iniciarão uma greve geral para demandar aumento salarial e em repúdio à Lei de Emprego Temporário que, de acordo com os dirigentes do grêmio, atenta contra seus direitos.

A Central Geral de Trabalhadores (CGT), a Confederação de Trabalhadores e a Confederação Unitária de Trabalhadores de Honduras serão os entes que convocarão a greve geral.


Vejam mais em DIÁRIO LIBERDADE

Presos políticos Mapuche cumprem 34 dias em greve de fome em cárceres do Estado chileno

Os presos políticos Mapuche reclusos no Centro Penitenciário El Manzano de Concepción informamos a nosso Povo Nação Mapuche e à opinião pública nacional e internacional o seguinte:

-Que hoje sábado 14 de agosto cumprimos 34 dias em Greve de Fome, a que levaremos até que se cumpram nossas reivindicações que são:

1) A não aplicação da Lei Antiterrorista

2) Fim do duplo processo civil e militar

3) Desmilitarização das comunidades e zonas em conflito.

4) Liberdade a todos os presos políticos Mapuche


Vejam o texto completo em KAOSENLARED.NET

Lugo e o narcofascismo

O governo de Fernando Lugo se encontra seriamente ameaçado e as probabilidades de um "golpe institucional", pérfida invenção para derrubar presidentes incômodos como Zelaya em Honduras, aumentaram em dias recentes. A grave enfermidade que o afeta e o rigoroso tratamento a que estará submetido servem de bandeja ao desprestigiado Congresso paraguaio o pretexto para destitui-lo "legalmente".

Se isto finalmente se concretizar se produziria gravíssima regressão política que poria um fim abrupto à primavera democrática vivida nos últimos dois anos. Apesar de que a presidênia de Lugo careça da vontade transformadora de Chávez, Morales ou Correa e que sua gestão se caracterize por múltiplas incoerências, somente a presença de um personagem que do governo proclame sua identificação com os condenados de sua terra basta e sobra para que a classe dominante local não veja a hora de tira-lo de cima, por qualquer método.


Vejam mais em KAOSENLARED.NET

Lula X FHC: TV Vermelho compara o que mudou para o Brasil

Duas eras, dois mandatos, dois presidentes com biografias distintas. A TV Vermelho comparou, em diversos temas, os oito anos do governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB) com os oito anos do governo Luís Inácio Lula da Silva (PT). Veja o que cada um fez pelo Brasil.




Postado pelo PORTAL VERMELHO

Lembranças do JN

Contei em artigo publicado na revista Carta Capital e depois reproduzido no livro “A TV sob controle” o que vi e ouvi naquela manhã no Jardim Botânico, no Rio. Mostrei como se decide o que o povo brasileiro vai ver à noite, no intervalo entre duas novelas. O destaque dado pela mídia ao Jornal Nacional na última semana, em razão das entrevistas realizadas com os candidatos à presidência da República, trouxe a minha memória o episódio de cinco atrás quando acompanhei com colegas da USP uma reunião de pauta daquele programa.

Contei em artigo publicado na revista Carta Capital e depois reproduzido no livro “A TV sob controle” o que vi e ouvi naquela manhã no Jardim Botânico, no Rio. Mostrei como se decide o que o povo brasileiro vai ver à noite, no intervalo entre duas novelas. Ficou clara, para tanto, a existência de três filtros: o primeiro exercido pelo próprio editor-chefe a partir de suas idiossincrasias e visões de mundo cujos limites se situam entre a Barra da Tijuca e Miami, por via aérea.


Vejam o texto completo em CARTA MAIOR

domingo, 15 de agosto de 2010

Fazendeiro é flagrado pela sexta vez (!) com escravos

O mais importante não é a notícia a seguir, mas o que está por trás dela:

O governo federal libertou 45 trabalhadores rurais em situação análoga à de escravo na fazenda Zonga, em Bom Jardim (MA). Esta é a SEXTA vez em que isso acontece em terras sob controle do pecuarista Miguel de Souza Rezende – hoje com 77 anos de idade. Não perca a conta: nessa fazenda foram 52 libertados em 1996, 32 em 1997, 69 em 2001, 13 em 2003 e, agora em agosto de 2010, mais 45. Além de outras 65 pessoas na fazenda Pindaré, em João Lisboa (MA), também pertencente a ele, em 2003. O levantamento foi feito pela repórter Bianca Pyl, da Repórter Brasil.


Continue lendo no blog do Sakamoto.

Nomeação de Uribe para investigação do caso da flotilha garante fracasso da iniciativa

No início deste mês, o governo de Israel anunciou que iria cooperar com uma das duas comissões internacionais criadas pela ONU para investigar o massacre da Flotilha da Liberdade de Gaza, ocorrido em 31 de maio. A iniciativa israelense foi considerada "sem precedentes" pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon. No entanto, os detalhes desta comissão e seus integrantes - particularmente o polêmico ex-presidente colombiano Álvaro Uribe Vélez - põem sua imparcialidade em dúvida.

A comissão é formada por quatro pessoas - uma escolhida pela Turquia, outra por Israel e duas de uma lista fornecida por Israel. As duas últimas são o ex-primeiro-ministro neozelandês Geoffrey Palmer, que presidirá a comissão, e Uribe, que servirá como vice-presidente. Enquanto Palmer, especialista em direito internacional, é uma escolha inconteste, a indicação de Uribe é desconcertante. Aparentemente, o "equilíbrio" nesta comissão envolve o equilíbrio entre alguém versado nas leis internacionais e de direitos humanos e alguém que é inflexivelmente contrário a elas. Esta noção de equilíbrio enfraquece fatalmente a comissão antes mesmo do início de suas atividades e mancha o processo do direito internacional.


Vejam mais em OPERA MUNDI

O mistério da fuga de Serra para os Estados Unidos

A biografia de José Serra (PSDB/SP) tem uns buracos difíceis de explicar.

Após a implantação da ditadura no Brasil, ele fugiu para o Chile.

Em 1973, quando houve o golpe de Pinochet no Chile, com apoio da CIA (Agência de Inteligência dos EUA), ele fugiu do Chile justamente para os Estados Unidos, que apoiou o golpe chileno.

É preciso entender que nesta época era em pleno governo Nixon, com a política estadunidense de apoio às ditaduras militares, na época de Kissinger. Até John Lennon estava ameaçado de expulsão dos EUA nesta época.

Como Serra conseguiu o green card nos EUA? Como ele se sustentou lá? Como ele conseguiu estudar nas caras Universidades estadunidenses? Ainda mais sem ter o diploma de Bacharel em Economia? E quem pagou essa conta, já que ele diz que o pai não era rico?

É um dos mistérios mais bem guardados da política brasileira.

É bastante improvável que um latino-americano exilado, realmente de esquerda, escolhesse os EUA como destino, nesta época. E se escolhesse, soa estranho encontrar facilidades de permanência, inclusive financeiras.


Postado no blog OS AMIGOS DO PRESIDENTE LULA