sábado, 25 de setembro de 2010

Lave a boca antes de falar na blogosfera, Merval

O principal colunista político das Organizações Globo, Merval Pereira, registrou em sua coluna de hoje a manifestação da juventude diante do Clube Militar. Mais uma vez, parabéns Monique Lemos, presidente da UJS-RJ e Theófilo Rodrigues, secretário de Formação da UJS. Também devo cumprimentar o candidato a deputado estadual, Igor Bruno, o mais importante quadro do movimento estudantil do Rio de Janeiro, que na verdade foi quem fez toda a articulação para que o protesto acontecesse. O homem (Merval) sentiu o tranco. Eles todos (os golpistas) sentiram, de maneira que o protesto realmente teve importância política e histórica. Infelizmente, Merval não se conteve e fez acusações ofensivas e caluniosas a nós, os blogueiros; é uma honra, porém, sermos chamados, por esses golpistas, para a linha de frente da guerra.


Vejam o texto completo no blog ÓLEO DO DIABO

Cem mil vítimas diretas de uma guerra civil não declarada - México, país cemitério

Qualquer, e todos, podem ser assassinados. Os postos de venda de diários e revistas, em distintas cidades do México, jorram sangue començando pelos portais, matizados com alguma modelito desnuda ou semidesnuda.


"Se continuar assim, teremos que ir-nos para outro país", escuta-se dizer a algumas pessoas que acreditam que no entanto o Distrito Federal não foi atingido pela guerra. Ainda que em sua periferia não tenha faltado cadáveres, amontoados uns em cima dos outros, com legendas que advertem que as batalhas recém começaram. Falta muito por matar e pouco donde se proteger, se se observam a militarização crescente e os milhões de pessoas que para salvar o dia a dia devem ir passando a gosto, ou a contragosto, pelas filas dos contendores, ou, enquanto possam caminhar pela margem neutra sem que uma bala nem tão perdida, se os leve para sempre.

O México ficou preso em uma armadilha mortal. Pelas suas terras passam forças do exército e policiais, divididas em bandos que confrontam paramilitares, parapoliciais, quadrilheiros e improvisados; agentes - secretos ou não - da CIA e da DEA; comandos de elite dependentes do governo de Felipe Calderón e as "Companhias da Morte S.A." encarregadas de traficar imigrantes de um lado a outro.


Vejam o texto completo em KAOSENLARED.NET

Michael Moore e os "regulamentos" da informação sobre CUBA na NBC

O cineasta narra como, nos anos 90, a NBC o obrigou a mudar o resultado de uma competição na televisão na área de saúde entre paises, porque o vencedor havia sido Cuba.

No ano de 2007, a jornalista Amy Goodman entrevistava o cineasta Michael Moore a respeito de seu documentário Sicko, que aborda as necessidades do sistema de saúde nos Estados Unidos e realiza uma comparação com o de outros paises, como França, Canadá e Cuba (1).
Moore explicava então à diretora de Democracy Now que a idéia da película Sicko já fora apresentada num filme em um programa de televisão que dirigiu nos anos 90: o programa, chamado TV Nation, era produzido e emitido pela cadeia norteamericana NBC, e emitido também para o Reino Unido, no canal BBC2 (2).

"Um dia simplesmente pensei que seria interessante realizar um concurso. Assim enviamos os cameras a uma sala de primeiros socorros em Fort Lauderdale, outra equipe a uma em Toronto, e outra a uma em Havana. E cada equipe devia esperar até que alguem chegasse com um braço ou perna feridos, a fim de seguir essa pessoa através do sistema de saúde e ver a qualidade da atenção, com que rapidez se realizava e o que se pagava por ela.(...) Foi uma corrida entre EEUU, Canadá e Cuba. E para dizê-lo em poucas palavras, Cuba ganhou. Tiveram a atenção mais rápida, o melhor cuidado, e não custou nada".


Vejam o texto completo em KAOSENLARED.NET


Manipulação da mídia e antidemocracia

O assunto "liberdade de imprensa” é sempre delicado e, se não apresentado com o cuidado que merece, tende ao explosivo. Em um país que viveu quase duas décadas submetido a um processo de censura da mídia não cabe admitir , em nenhuma hipotese, o cerceamento da liberdade de informar. O problema é saber como fazer diante da manipulação dos fatos, que acaba virando desinformação, ou de um quase monopólio da comunicação midiática, que seleciona apenas o que convém aos seus interesses de grupo. Como lidar com esse comportamento escancarado, por exemplo, no meio de um processo eleitoral?

Essa reflexão nos vem a propósito do excelente artigo de Mário Augusto Jakobskind, publicado aqui no DR e, também, das recentes palavras do presidente Lula sobre a imprensa, que motivaram manifestações contrárias da OAB e da Associação Nacional dos Jornais. O posicionamento do Presidente, feliz ou infeliz na escolha das palavras, não foi bem digerido por essas duas associações. Mas vale refletir sobre ele.

Vejam o texto completo em DIRETO DA REDAÇÃO

Famosos projetos de hardware livre

Lisandro Pardo
NeoTeo

Da mesma forma que o software pode ser livre, o hardware também pode. Enquanto que com o software é possível compartilhar suas modificações, e qualquer sugestão ou conhecimento adquirido através do estudo do código e seu funcionamento, o mesmo sucede com o hardware através de seus esquemas, as listas de materiais, a disposição física dos componentes e qualquer elemento adicional para faze-lo funcionar. Ainda que o conceito de hardware livre seja certamente menos conhecido que sua contraparte de software, o certo é que durante esses anos tem sido feitos projetos muito interessantes. Hoje apresentamos aqui uma seleção que já ganhou uma certa fama, ou que atualmente gozam de uma boa dose de popularidades.


Vejam o texto completo e os referidos projetos em REBELION.ORG

Razões de Cuba - Continuam planos terroristas dos Estados Unidos

• Os depoimentos de Francisco Chávez Abarca e os planos urdidos contra a Venezuela revelam a continuidade das ações terroristas contra a Ilha e a cumplicidade entre a CIA, a FNCA, Posada Carriles e os congressistas anti-Castro

COINCIDINDO com as notícias de que Posada Carriles e várias organizações da extrema-direita de Miami têm em vista continuar os planos de ações violentas e paramilitares contra Cuba, foi preso na Venezuela, em 1º de julho passado, o terrorista internacional Francisco Antonio Chávez Abarca, um dos principais elos da rede centro-americana utilizada para ações violentas contra Cuba pelo conhecido criminoso, pela Fundação Nacional Cubano-Americana (FNCA) e por elementos que hoje fazem parte de um grupelho denominado Conselho pela Liberdade de Cuba (CLC).

Vejam mais detalhes em DIGITAL GRAMNA INTERNACIONAL

Inseto 'assassino' sugador de sangue causa temor à saúde

Hanói - Mais de 1.000 insetos sugadores de sangue carregando parasitas foram descobertos em uma casa na cidade de Tu Liem, distrito de Monday, causando pânico nos residentes locais devido ao espalhamento e possíveis perigos à saúde.

"Esse é o maior grupo de insetos que descobrimos desde o primeiro relato em Hanói dois meses antes," disse do Dr. Truong Xuan Lam, chefe do Departamento de Pesquisas em Insetos sob o Instituto para Ecologia e Recursos Biológicos.

Os institutos oficiais dizem ter encontrado sangue nos estômagos de sete insetos que indicam que se alimentaram de humanos. Autoridades tem também expressado preocupação a respeito dos parasistas encontrados nesses insetos.


Vejam mais detalhes a respeito desses "barbeiros" em VIET NAM NEWS

História da NovaE foi forjada contra as manipulações.

Duas capas históricas de 2002, da revista NovaE, demonstram que não é de hoje que os meios de comunicação manipulam a favor do seu candidato. (Por Manoel Fernandes Neto)

Neste caso não se pode dizer "nunca antes neste país". A campanha midiática de alguns meios de comunicação contra candidatos do PT ocorre "desde sempre".

Em 1989, a manipulação do debate da Globo.

Em 2006, a farsa dos aloprados que levou ao segundo turno.

Entre as duas, a primeira eleição de Lula, em 2002. Naquela oportunidade, a revista NovaE (www.novae.inf.br) já estava em combate. Muito mais duro do que os desta eleição de 2010, com a blogosfera progressista muita mais organizada e atuante, novas ferramentas como Twitter e Facebook, alem de novos protagonistas, jornalistas competentes oriundos desta mesma grande imprensa, que hoje perdeu todos os seus pudores.

Duas edições históricas da NovaE merecem destaque, entre centenas com enfoque na resistência contra as manipulações. Em 20/10/2002, a capa “O Alvo Lula” trazia artigos sobre o “ mais formidável terror eleitoral desde Collor”.

E a capa “Atentados da Desesperança”, de 24/10/2002. Com o olho: “Grande mídia, governo e seu candidato na caça infame do nosso direito de sonhar”.

Vejam este artigo aqui e mais informações em NOVAE

Rede Brasil Atual: Veja e Globo incitam militares contra Dilma

Um debate entre colunistas de veículos da imprensa convencional promovido na quinta-feira (23) pelo Clube Militar no Rio de Janeiro serviu como reunião de “preparação” dos setores mais conservadores da sociedade brasileira, informa Maurício Thuswohl, da Rede Brasil Atual.

Eles pediram “vigilância” aos militares sobre um eventual governo de Dilma Rousseff (PT), em virtude do que consideram ser ameaças à democracia e à liberdade de expressão. Na opinião dos mensageiros da grande mídia, esses supostos riscos se tornariam mais concretos em caso de vitória da candidata à Presidência Dilma Rousseff, da coligação nas próximas eleições.

Organizado com o apoio do Instituto Millenium sob o tema “A Democracia Ameaçada — Restrições à Liberdade de Expressão”, o debate com os representantes da grande mídia atraiu muito mais público do que a palestra do candidato do PSDB à Presidência, José Serra, realizada no começo do mês no Clube da Aeronáutica. Participaram do debate os jornalistas Merval Pereira, da Rede Globo, Reinaldo Azevedo, blogueiro e colunista da revista Veja, e Rodolfo Machado Moura, diretor de Assuntos Legais da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert).


Vejam mais detalhes a respeito dessa coisa no PORTAL VERMELHO

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

OpenIndiana continúa con el legado de OpenSolaris


OpenSolaris puede estar oficialmente muerto, pero afortunadamente no su comunidad: este es el comunicado de prensa del lanzamiento del nuevo proyecto Openindiana una nueva distribución de ese sistema operativo.

OpenIndiana quiere ser una "continuación del legado de OpenSolaris" construída comunitariamente y con el objectivo de ser compatible a nivel binarioOracle Solaris 11 y Solaris 11 Express, esperados para el año que viene y a fines de este 2010, respectivamente. con los todavía no lanzados

El nuevo proyecto no está asociado de ninguna manera a Oracle y ya ofrece las primeras imágenes LiveDVD y LiveUSB de su desarrollo actual, prometiendo "próximamente" una rama estable lista para entornos de producción que además pueda reemplazar directamente a una instalación de OpenSolaris previa.

Actualmente sólo soporta la arquitectura x86, pero también esperan soportar a SPARC en algún momento.

Vejam em VIVA LINUX

Pista para a gravitação quântica

Grupo de físicos brasileiros desenvolve um meio de reproduzir em laboratório os efeitos da gravitação quântica presente em buracos negros. Artigo acaba de ser publicado na Physical Review Letters (Nasa)

A medição direta de efeitos de gravitação quântica é praticamente impossível. Os motivos são que eles têm origem em locais inacessíveis ao homem, como em buracos negros, e seus efeitos são extremamente sutis.

Mas um grupo de físicos brasileiros desenvolveu um meio de se estudar indiretamente um desses fenômenos, a flutuação da velocidade da luz, por meio de experimentos de propagação ondas acústicas em fluídos com aleatoriedade, como em coloides, líquidos heterogênios que contêm partículas ou moléculas de diferentes tamanhos em suspensão - o leite é um exemplo.

Vejam mais detalhes em JORNAL DA CIÊNCIA-SBPC

Redação científica ganha curso on-line

Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Unesp organiza curso gratuito para orientar a redação de artigos científicos de modo a facilitar a publicação

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade Estadual Paulista (Unesp) lançou um curso on-line de redação de textos científicos.

O curso é gratuito e apresentado no formato audiovisual. A coordenação é do professor Gilson Volpato, do Instituto de Biociências de Botucatu da Unesp, e alguns módulos contam com a participação da pró-reitora de Pós-Graduação, Marilza Vieira Cunha Rudge.


Vejam mais detalhes em JORNAL DA CIÊNCIA-SBPC

FALTAM NOVE DIAS LULA DEVOLVE A PETROBRAS AOS BRASILEIROS

CAPITALIZAÇÃO TRANSFORMA A EMPRESA QUE OS TUCANOS QUERIAM DESMONTAR NA 2º MAIOR PETROLEIRA DO MUNDO

"
Nesta sexta-feira, o Presidente Lula abriu o pregão da Bolsa de Valores de São Paulo; não para vender o patrimônio público, como fez o governo tucano nos anos 90, mas para coroar o êxito do maior lançamento de ações da história econômica mundial. A capitalização da Petrobrás eleva a 48% participação do Estado brasileiro no controle acionário da empresa e reverte o desmonte arquitetado pela gestão FHC destinado a fatiar, privatizar e pulverizar o comando da mais estratégica empresa do Brasil. O sucesso assegurado da capitalização torna a Petrobrás a segunda maior petroleiro do mundo e viabiliza a soberania brasileira na exploração das jazidas do pré-sal, reconhecidas como a mais importante descoberta de petróleo dos últimos 30 anos.(...)"


Vejam o texto completo em CARTA MAIOR

Megan Fox quer mudar imagem com musical na Broadway




A atriz Megan Fox anda querendo mudar o foco de sua carreira, segundo o site especializado Broadway.com. Famosa por sua personagem em "Transformers", Fox busca agora papéis no teatro e em filmes independentes.

Ela estaria ansiosa para atuar em musicais, e aberta à propostas da Broadway.


Continue lendo na Folha.com . Foto de Dan Steinberg/AP .

TV aberta x TV paga - Conclusão

Entretanto, algumas coisas começaram a mudar a partir da estabilidade econômica que o Brasil vem experimentando desde 2002. As classes C e D também querem TV paga. Com esta nova demanda pela TV por assinatura, o mercado vem se agitando e novamente políticas de comunicação estão sendo forjadas para regular o setor, visto que a Lei do Cabo de 1995 encontra-se defasada. Dentre as principais questões que trata a nova lei, que ainda não foi aprovada, encontra-se a permissão para que empresas de Telecomunicações também atuem como operadoras de TV por assinatura. Isto será um duro golpe para as emissoras de TV aberta.

Atualmente, o Brasil conta com cerca de 8 milhões de assinantes de TV por assinatura. Estimativa do banco BTG Pactual, apresentada no Congresso ABTA 2010, prevê que a penetração do mercado de TV paga salte dos atuais 15% para 40% até 2014, alcançando 18 milhões de assinantes. Na melhor das hipóteses, executivos do banco acreditam que esta penetração atinja 26 milhões de assinantes ou 45%. Acredita-se que haja um mercado de 26 milhões de lares entre as classes A, B e C com potencial para a TV paga.

Isto seria uma revolução no mercado de brasileiro. Estes são números que a TV Globo possui. Apesar de sua audiência estar caindo consideravelmente desde 2000, ela ainda possui 46%, em média, da audiência brasileira. Tendo que dividir essa audiência com outras operadoras, a verba publicitária também será dividida. Até que ponto uma empresa de comunicação pode perder anunciantes até que isto não comprometa sua qualidade artística e técnica?


Confira o texto completo no blog do Luís Nassif.


Clique aqui para a primeira parte deste tema.

Arábia Saudita: governo vai exigir autorização para blogs e fóruns

Já imaginou ter de pedir permissão ao governo para fazer um blog? É mais ou menos isso que o governo da Arábia Saudita está anunciando, de acordo com o periódico árabe "The Media Note". Segundo o veículo, um porta-voz do Ministro da Cultura e Informação da Arábia Saudita anunciou que mídias online e qualquer conteúdo publicado na web, incluindo blogs e fóruns, precisarão ser registrados no governo.

A medida, de acordo com o porta-voz, pretende reduzir calúnia e difamação presentes na internet e não se trata de censura à liberdade de expressão.


Continua no Olhar Digital.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Documentos mostram que governo Bush pensava em invadir Iraque desde a posse

Assessores do ex-presidente George W. Bush (2001-2009) já pensavam em derrubar Saddam Hussein assim que chegaram à Casa Branca, e tentaram justificar uma guerra com o Iraque meses depois dos atentados de 11 de setembro de 2001, segundo documentos oficiais divulgados na quarta-feira nos Estados Unidos.

Poucas horas depois dos ataques de 11 de setembro, o então secretário de Defesa, Donald Rumsfeld, mencionou um ataque ao Iraque e a Osama bin Laden, líder da rede Al-Qaeda, segundo as notas de uma reunião realizada no mesmo dia dos atentados incluídas nos arquivos liberados.


Notícia da AFP, no UOL.

Trem mata pelo menos 7 elefantes na Índia

Pelo menos sete elefantes morreram, incluindo dois filhotes, e outro ficou ferido após serem atropelados por um trem de mercadorias enquanto cruzavam uma via férrea no estado de Bengala (leste da Índia), informou uma fonte oficial.

O fato ocorreu perto da localidade de Binnaguri, no distrito de Jalpaiguri, por volta de 23h15 locais na quarta-feira (14h45 em Brasília), quando os paquidermes foram atropelados por um trem que circulava em grande velocidade, explicou uma fonte das forças de segurança à agência "PTI".

O grupo de elefantes se dirigia à floresta de Diana desde outra zona florestal, a de Maraghat, mas dois filhotes ficaram presos nas vias.

Outros membros do grupo foram tentar resgatar os jovens animais, mas o trem chegou e matou cinco deles na mesma hora, deixando outros três feridos. Dois não resistiram e faleceram nesta quinta-feira.


Confira a notícia completa, da EFE, no UOL.

Filmes sob demanda assombram as telecoms

O mês de setembro está sendo bom para a Netflix. A empresa, uma inovadora locadora de vídeos, está se mostrando como a primeira vencedora na briga pela televisão via internet.

No início de setembro, quando o presidente da Apple, Steve Jobs, anunciou sua nova lista de produtos, Netflix estava em vários deles: no iPhone, no iPad, na Apple TV. Das boas notícias para a empresa, é a menor.

Na semana passada, o banco Credit Suisse soltou um relatório sobre o mercado de locação de filmes. Recomendava a seus clientes que comprassem ações da Netflix e que vendessem as das empresas de telecomunicações.

Para entender o motivo é preciso, antes, perceber a guerra secreta sendo travada neste momento.


Confira mais no blog do Pedro Dória.

Serra: acidente no Playcenter teve o dedo do PT

Candidato só não disse se a culpa foi da turma do Zé Dirceu ou do Palocci. Logo mais o Reinaldo Azevedo esclarece...


Luiz Antonio Magalhães, no blog Entrelinhas.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Israel violou direitos humanos no ataque à frota de Gaza, afirma ONU

O ataque de Israel à frota de ativistas que tentava levar ajuda humanitária à Faixa de Gaza foi uma grande violação dos direitos humanos, com uma utilização inaceitável de brutalidade, afirma o grupo de especialistas do Conselho de Direitos Humanos da ONU em um relatório publicado nesta quarta-feira (22).

"A conduta das forças armadas de Israel (...) frente aos passageiros da frota (...) mostra um nível inaceitável de brutalidade" e foram cometidas "graves violações dos direitos humanos e do direito internacional humanitário", assinalam os especialistas em suas conclusões.


Confira o texto completo no G1.

Pedido de vista interrompe julgamento da Lei da Ficha Limpa no Supremo

O ministro Dias Toffoli pediu vista e interrompeu o julgamento da Lei da Ficha Limpa no STF (Supremo Tribunal Federal), que deve ser retomado nesta quinta-feira (23). O pedido foi provocado por argumento do presidente da Corte, Cezar Peluso, que afirmou haver um vício formal na norma, o que a derrubaria em sua origem. Até o momento, a lei tem um voto favorável, do ministro relator.


Continue lendo no UOL.

Cenários de 1964 e 2010

É fascinante essa transição para os novos tempos. Permite testemunhar, em tempo real, a reedição de processos históricos dos quais só se sabia pela memória dos sobreviventes ou por relatos parciais.

Refiro-me ao processo de alimentação do golpismo.

Sou uma testemunha quase privilegiada da época porque muito jovem – em 1964 tinha 14 anos – e recebendo todo o influxo de informações de vários circuitos. De um lado, o udenismo avassalador – influência do meu avô materno. De outro, a posição liberal de meu pai. E, finalmente, os conflitos no Colégio Marista e nas Semanas do Estudante.

Em 1963, com treze anos, recebia informações através do Ibad (Instituto Brasileiro de Ação Democrática), de uma revista (da qual não me recordo o nome agora) que defendia o privativismo contra a sanha estatizante do governo. Qualquer episódio, por menos relevante que fosse, servia de álibi para manifestações da classe média contra...o governo.



Confira as memórias do Luís Nassif, no blog dele.

Mídia social pode dominar vida pessoal, constata universidade

Manter conexão perpétua via mídias sociais pode resultar em alta no estresse, debilitar as relações pessoais e até mesmo causar perda de sono, de acordo com uma universidade dos Estados Unidos.


Confira a notícia da Reuters, no UOL Tecnologia.

RS: idosa é presa suspeita de torturar mulher por 20 anos

Uma mulher de 65 anos foi presa nesta quarta-feira suspeita de torturar uma mulher de 58 anos, com deficiências visuais e auditivas, por mais de duas décadas em Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre (RS). Contra ela, a Justiça expediu um mandado de prisão preventiva.

A notícia continua no Terra.

Chávez busca manter maioria na Assembleia Legislativa em eleições parlamentares

No próximo domingo (26/9), a popularidade do presidente Hugo Chávez será testada com a renovação da Assembleia Nacional, por meio de eleições diretas. Pouco mais de 17 milhões de eleitores estarão aptos a votar em todo o país.

A Venezuela possui um sistema de parlamento unicameral, representado pela Assembleia Nacional e seus 165 deputados – três cadeiras estão reservadas a representantes de povos indígenas.


Confira a reportagem no Opera Mundi.

CNN se negou a difundir imagens de crime de guerra cometido pelos Estados Unidos no Iraque

Democracy Now!

Um destacado correspondente de guerra australiano revelou que a gigantesca cadeia de notícias CNN se negou a por no ar imagens de um suposto crime de guerra cometido por soldados ianques no Iraque. Durante uma entrevista para a rede australiana de notícias ABC, Michael Ware afirmou que foi testemunha do assassinato de um adolescente iraquiano. Depois de receber disparos na cabeça, o jovem caiu e agonizou durante vinte minutos. Ware afirma que a CNN estimou que as imagens eram demasiado fortes para serem difundidas. Ware não teve a possibilidade de difundi-las êle mesmo porque as fitas pertencem à CNN.

De agora em diante: proibido masturbar-se!

40 milhões de pobres no país mais rico do mundo? Devemos fazer algo! :: É a opinião de uma candidata católica fundamentalista.

De momento haveria muitas coisas que dizer uma vez que nosso objetivo é a dissecação do movimento político mais a conjuntura nos Estados Unidos. Uma parte delas já foram escritas por Claudio Testa em "Crisis Mundial: la recaída
es un hecho
: EEUU vuelve a tambalearse"[i]. Pois bem, na última semana ocorreram pelo menos dois fatos relativos aos USA que merecem ser analisados: um, a forma como os candidatos Tea Party da extrema-direita gringa tem saído do “berçario republicano”; dois, a publicação dos recentes dados governamentais sobre os índices de pobreza.

A matriz geral em que ambos os fenomenos sociopolíticos tomam forma e conteúdo é, evidentemente, a crise econômica. E por um momento quisera recordar aos leitores umas poucas ideias desenvolvidas por Testa no artigo mencionado.

(...)

Vale a pena apontar para nossos leitores alguns dos traços psicológicos desta peculiar candidata Tea Party. Tem 41 anos e cresceu em New Jersey. Durante a década dos noventa trabalhou de maneira constante dentro de um movimento de moralidade sexual que preconizava a abstinência sexual, assim como a negação da masturbação por considera-la uma forma de adultério. Tudo parece indicar que estas concepções ainda a acompanham.

Vejam o texto completo em LA HAINE.ORG

Avança o neonazismo nos Estados Unidos

México, (Prensa Latina) A campanha desatada nos Estados Unidos contra o presidente Barack Obama está muito distante de ser apenas uma briga eleitoral.

A campanha é, na verdade, o reflexo do avanço do neonazismo, que sempre tem estado latente e que adquiriu no país do norte novos rumos a partir do ano 2000, quando George W. Bush chegou à Casa Branca.

A derrota da Alemanha na Segunda Guerra Mundial e o desaparecimento físico de Hitler não significaram o desaparecimento do nazismo, mas sim implicaram na sua expansão através dos servidores públicos de diferentes níveis desse regime que encontraram acolhida em diversos países.

Figuras destacadas conseguiram passaportes com novas identidades, emitidos por respeitáveis instituições e governos. Assim, aqueles que haviam sido reconhecidos por suas investigações científicas ou seus avanços em matéria de armamentos encontraram refúgio nos países mais desenvolvidos do Ocidente e na União Soviética.

Outros, que eram perseguidos como criminosos de guerra, usaram como esconderijo países menos desenvolvidos, comprando sua proteção a um preço caríssimo.


Vejam o texto completo em PRENSA LATINA-Agencia Informativa Latinoamericana

Folha torna-se novamente aparelho do crime no Brasil

Mauro Carrara

A empresa que edita a Folha de S. Paulo foi braço físico da Ditadura Militar e da repressão.
Seu jornal Folha da Tarde era um QG dos grupos que sequestravam, torturavam e matavam.
A Folha de S. Paulo apoiou convenientemente os assassinos militares até o governo Geisel.
Depois, por motivos comerciais, vestiu a pele de cordeiro.
Recentemente, passou a delinquir novamente.
Passou a chamar a Ditadura de "Ditabranda".
Forjou com o grupo Ternuma uma falsa ficha de Dilma Rousseff.


Vejam o texto completo em GRUPO BEATRICE

Kirchner denuncia donos de jornais por crimes durante a ditadura

O governo argentino da presidente Cristina Kirchner apresentou nesta terça (21) uma denúncia formal à Justiça contra os dirigentes dos jornais "Clarín" e "La Nación", maiores veículos impressos do país, por crimes contra a humanidade ocorridos supostamente em 1976.

Conforme a denúncia, os delitos de "homicídio, extorsão, privação ilegítima de liberdade, tortura e associação ilícita" foram cometidos pelos dirigentes dos jornais em cumplicidade com o último regime militar argentino (1976-1983) durante a negociação da empresa Papel Prensa.

Atualmente a fábrica produz 75% do papel-jornal consumido no país.
As ações da empresa que hoje pertencem aos jornais denunciados foram compradas na época da família Graiver, vítima da repressão estatal durante a ditadura.


Vejam o texto completo no PORTAL VERMELHO

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Ativistas condenados

Foi divulgada hoje em Aomori, Japão, a sentença de Junichi Sato e Toru Suzuki, ativistas do Greenpeace processados por denunciar um escândalo de corrupção dentro do programa baleeiro mantido pelo governo japonês. Ambos foram condenados a um ano de prisão, com pena suspensa por três anos. Isso significa que, por três anos, ambos estarão impedidos pelo governo de se envolver em atividades do Greenpeace.

Confira a notícia completa no sítio do Greenpeace.

Mídia e militares: saudades de 1964?

Momento máximo da loucura da campanha eleitoral. A mídia insiste na tese de que o governo Lula e o PT tem um projeto autoritário e pretendem calar a imprensa “livre’ (embora seja incapaz de apontar um caso concreto nos últimos oito anos de tentativa de restrição à liberdade de expressão). Ao mesmo tempo, parte da mídia se associa aos militares para defender sua suposta autonomia ameaçada. Ou não é isso que se pode concluir sobre o seminário marcado para a quinta-feira 23 na sede do Clube Militar, no Rio de Janeiro? Intitulado “A democracia ameaçada: restrições à liberdade de expressão”, o debate reunirá Reinaldo Azevedo e Merval Pereira, entre outros.


Confira na CartaCapital.

Afeganistão: 2010 é o ano mais violento para os soldados estrangeiros

Um total de 530 soldados estrangeiros morreram desde 1º de janeiro no Afeganistão e 2010 já pode ser considerado o mais violento dos nove anos de guerra para as forças internacionais, segundo um balanço da AFP.

Nove soldados da força internacional da Otan morreram nesta terça-feira na queda de um helicóptero no sul do Afeganistão, anunciou a Aliança Atlântica, que não mencionou disparos contra o aparelho, apesar do movimento talibã ter reivindicado um ataque.


Notícia da AFP, no UOL.

Relatório aponta excessos em investigações do FBI após o 11 de setembro

O FBI (polícia federal americana) cometeu "excessos" ao considerar terroristas os grupos de ativistas de esquerda que investigou após os atentados de 11 de setembro de 2001, segundo relatório divulgado nesta segunda-feira pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos.

O relatório, requisitado pelo Congresso há quatro anos e assinado pelo Inspetor Geral de Justiça, Glenn A. Fine, critica o FBI por ter qualificado como "casos de terrorismo doméstico" as atividades de vários grupos entre 2001 e 2006, entre eles o Greenpeace e Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais (Peta).


Notícia da EFE continua no UOL. Destaques do editor do blog.

A festa dos gaúchos esquece o que houve com os negros


- site do projeto do filme O Grande Tambor, clique aqui

Lula foi o presidente que modernizou o Brasil, diz jornal francês

Uma reportagem na edição desta terça-feira do jornal francês Le Figaro afirma que Luiz Inácio Lula da Silva foi o presidente responsável por "modernizar o Brasil".

O texto, que recebeu uma chamada na capa do Le Figaro, é assinado pela correspondente do jornal no Rio de Janeiro, Lamia Oualalou.

A reportagem conta a história de Ricardo Mendonça, paraibano de Itatuba que se mudou para o Rio de Janeiro em busca de emprego em 2003 e conseguiu entrar na universidade graças a uma bolsa do programa Pro-Uni, do governo federal.

O jornal atribui o sucesso de Mendonça às políticas do governo Lula.

Leia a íntegra AQUI.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

TV aberta x TV paga - histórico parte 1

O resultado dessa luta política foi que depois de 1997, mais nenhuma licença para exploração do serviço de TV paga foi concedida no Brasil. Já se foram 13 anos sem que novas empresas entrassem na concorrência permitindo preços menores, investimento em infra-estrutura e alternativa a TV aberta. Até que a Anatel, neste ano (2010), por força de medida cautelar, iniciasse o estudo de mais de 900 pedidos de outorga que haviam sido feitos durante este período e aceitasse que novos pedidos fossem realizados. Juntamente com esta ação o Governo Federal implementa o PNBL – Plano Nacional de Banda Larga – que irá permitir que pequenas prestadoras de TV paga ofereçam acesso a Internet a preços mais baixos que as concorrentes NET, Embratel e BrOI, que juntas detem 70% do mercado de Banda Larga no Brasil, e ainda, por meio do PL 116, pretende autorizar as empresas de Telecom a prestar o serviço de TV paga.


Confira o texto no blog do Luís Nassif.


Atualização: Clique aqui para ver a segunda parte.

CartaCapital responde à vice-procuradora do TRE

A Editora Confiança, que edita a revista CartaCapital, recebeu na tarde desta quinta-feira 16 um ofício assinado pela Sra. Sandra Cureau, Vice-Procuradora Geral Eleitoral.

Nele somos requisitados a apresentar no prazo de 5 dias as cópias de todos os contratos publicitários que assinamos com o governo federal nos anos de 2009 e 2010.

Nos únicos dois parágrafos do ofício – leia o fac-simile no slide show deste site – não há qualquer referência às motivações que ensejaram a solicitação, nem o nome dos autores do pedido junto ao TRE.

Abaixo, os leitores têm o contéudo integral de nossa resposta ao referido ofício, que será protocolado naquele Tribunal.


Confira no sítio da própria CartaCapital.

Para entender o caso Erenice

Erenice não foi apontada como cúmplice de nenhum crime. Não há um dado objetivo sequer de que tenha compactuado com a quadrilha. O próprio fato de ter demitido Marco Antonio dos Correios é prova mais que robusta.

Mas cometeu desvios éticos, ao não analisar devidamente as sugestões do filho.

Não há nenhum dado que comprove o atendimento de qualquer demanda por parte da Casa Civil. A tentativa de ligar o caso a Dilma Rousseff é bisonha e não convence sequer o cidadão comum, mesmo bombardeado pela mídia de maneira exaustiva.


Confira o texto completo no blog do Luís Nassif.

domingo, 19 de setembro de 2010

Erenice: "Eu não sou o Serra que briga para manter o sigilo da filha. Meu filho não se chama Verônica".

A revista IstoÉ desta semana, trouxe entrevista exclusiva com Erenice Guerra. De certa forma, a entrevista funcionou como um direito de resposta prévio, que ela não teve na revista Veja.

ISTOÉ – O que mais pesou em sua decisão de pedir exoneração?

Erenice Guerra – Fundamentalmente, foi a campanha de desconstrução da minha imagem, sórdida e implacável, atingindo, sobretudo, a minha família. Esses valores colocados em questão são caros para mim. Sou uma pessoa de origem simples e a família é o núcleo central que estabiliza a gente. Nesse episódio, não escaparam filhos, filha, marido, irmãos. Quando eu percebi que não haveria limite nenhum, nem ético nem de profissionalismo, para essa campanha difamatória, entendi que era o momento de fazer uma opção. Uma opção pela minha vida pessoal, minha família, meus filhos e minha mãe, que sofre com tudo isso. Resolvi, então, parar um pouco para proceder à defesa adequada de minha honradez e de minha seriedade profissional. Entendi que era o momento de dar um basta e dizer: “Senhor presidente, agora eu preciso de paz e de tempo para que eu possa defender a mim e a minha família dessa campanha difamatória.”



Vejam a entrevista no blog OS AMIGOS DO PRESIDENTE LULA

Código 55 - O Terror Midiático no Brasil

Queridos amigos da Resistência Democrática,
Chegou a hora de abrirmos os olhos do povo para o Golpe em curso e nos levantarmos contra o Terror Midiático.
Neste momento que os jornais e militares restauracionistas da Ditadura ameaçam novamente a Democracia, cabe aos cidadãos reagir com vigor.
Todos ao ato de 23 de Setembro no Sindicato dos Jornalistas Profissionais de SP, às 19 horas.
Como contribuição, segue um vídeo "sujo", produzido em poucas horas por Giana Carrara.
Serve para convocar nosso povo para o ato, citado nos créditos.
A partir do caso Pimenta Neves, narra alguns dos bárbaros crimes cometidos pela mídia brasileira.




Vejam em GRUPO BEATRICE