sábado, 9 de outubro de 2010

O projeto entreguista de Serra para o pré-sal

O assanhamento dos tucanos chega ao ponto de David Zylbersztajn, ex-genro de FHC que assessora ao mesmo tempo a campanha de José Serra e multinacionais de energia, inserir uma informação falsa no elogio ao regime das concessões, adotado quando era presidente da Agência Nacional do Petróleo. Os lobbies conservadores e anti-nacionais reunidos em torno da candidatura de José Serra à presidência já se atrevem a defender sem disfarces um retorno ao entreguismo que marcou a gestão do petróleo brasileiro nos oito anos do governo de Fernando Henrique Cardoso. O artigo é de Igor Fuser.

No embalo do segundo turno, os lobbies conservadores e anti-nacionais reunidos em torno da candidatura de José Serra à presidência já se atrevem a defender sem disfarces um retorno ao entreguismo que marcou a gestão do petróleo brasileiro nos oito anos do governo de Fernando Henrique Cardoso (FHC). Eles querem a abertura irrestrita das fabulosas reservas do pré-sal brasileiro, a maior descoberta petrolífera dos últimos trinta anos no mundo inteiro, à voracidade das empresas multinacionais. O assanhamento é tanto que, em entrevista ao jornal Valor, David Zylbersztajn, “assessor técnico” da campanha de Serra para a área de energia, distorceu completamente a realidade dos fatos com um grosseiro erro de informação ao defender que, num eventual governo demo-tucano, a exploração do pré-sal ocorra nos marcos do atual regime de concessões, em escandaloso benefício do capital transnacional.


Vejam o texto completo em CARTA MAIOR

Oscar Niemeyer grava vídeo em apoio a Dilma

O arquiteto Oscar Niemeyer divulgou neste sábado através de vídeo declaração de apoio a Dilma Rousseff. O apoio chega num momento importante, em que se inicia a campanha para o segundo turno a ser realizado dia 31 de outubro.


Mais detalhes no PORTAL VERMELHO

NEUTRALIDADE TEM LADO DATAFOLHA: DILMA 54% X SERRA 46%

"51% dos eleitores de Marina já declaram voto em Serra --o que explica o avanço maior do tucano em relação ao 1º turno; 22% preferem Dilma e 18% estão na coluna dos indecisos. Possivelmente esses 18% representem o cacife eleitoral efetivo de Marina; a uma decisão sua, podem decidir a disputa entre a candidata de Lula e o representante da coalizão demotucana. Marina quer tempo para pensar. Enquanto pensa, a direita e a extrema direita avançam agressivamente com o dispositivo midiático e religioso a sua disposição. Marina pode optar pela neutralidade. A neutralidade não para o relógio da história. Com o estreitamento das diferenças, a neutralidade pode decidir a eleição a favor da direita. Mesmo sem escolher, Marina terá escolhido então um lado. Esse é o jogo, Marina; e o segundo tempo já está sendo jogado."

(Carta Maior; 10-10)

Aliança de Dilma pede mobilização para vencer “a voz do atraso, da calúnia, do preconceito, da mentira e dos privilégios”

O PT e seus aliados pela eleição de Dilma Rousseff divulgaram ontem um manifesto em que conclamam “todos os homens e mulheres” à mobilização, para que se faça ouvir mais fortemente “a voz da mudança” do que “a voz do atraso, da calúnia, do preconceito, da mentira, dos privilégios”.

O documento considera “mergulhada em contradições” a candidatura da oposição ao Governo Lula liderada por José Serra (PSDB).

“Tenta atrair os verdes, mas não pode tirar o velho e conservador DEM de seu palanque. Denuncia aparelhismos, mas já está barganhando cargos em um possível ministério. Proclama-se democrata, mas persegue jornalistas e censura pesquisas. Seus partidários tentam sair dessa situação por meio de uma série de manobras que buscam confundir o debate político nacional. Espalham mentiras e acusações infundadas”.

O manifesto condena a exploração eleitoreira da religiosidade popular.

Vejam mais em BRASILIA CONFIDENCIAL

A outra face da "liberdade de imprensa" nos Estados Unidos. O temor impede o debate sobre aspectos obscuros do 11 de setembro

Shawn Hamilton/Daniel Tencer/Sue Reid
Examiner/Raw Story/Daily Mail

Numerosos problemas dignos de discussão pública infectam a versão governamental ianque sobre os acontecimentos de 11 de setembro de 2001. O poder político, junto com a elite das grandes mídias, quiseram ver desaparecer as discrepâncias e perguntas sem contestar aos já cercados debates autônomos ativos a respeito ao ocorrido em 11-s, apesar de montanhas de evidencias indicadoras de que aos cidadãos norte-americanos foi dita uma pequena parte da verdade sobre o maior ataques contra sua pátria num só dia em toda a história. Quase dez anos depois dos fatos, ainda existem muitas perguntas sem respostas, entre outras: como caiu o edifício no. 7? O que causou a destruição das torres gemeas? Onde está Osama Bin Laden? São realmente perigosos "teóricos da conspiração" que questionam a história oficial do 11-s?

Academicos e intelectuais que ousaram responder a estas perguntas foram ignorados ou ridicularizados pelas grandes mídias corporativas (e inclusive progressistas de esquerda), gurus políticos e funcionários do governo que claramente se propõe a silenciar o chamado "Movimento pela Verdade do 11-s" ou a qualquer pessoa que duvide da postura oficialmente proclamada pelo governo sobre este assunto. Sem dúvida, as perguntas não deixarão de aparecer e cada vez se pedirão mais respostas.

Desde a primavera de 2010 (do hemisfério norte), mais de 1.200 arquitetos e engenheiros estão pedindo uma nova investigação sobre o ocorrido em 11-s. Estes acadêmicos e construtores profissionais de edifícios estão motivados pelo fato de que tem resultado comprovadamente errôneas as múltiplas explicações do Informe da Comissão 11-s, os esclarecimentos científicos apresentaram defeitos e contradições e o povo estadunidense merece uma explicação baseada em fatos.

Vejam o texto completo em REBELIÓN.ORG

Norte-americanos sofrem consequencias do bloqueio contra Cuba


A empresária norte-americana Elaine Scheye, afirmou hoje no Canadá que o bloqueio econômico, comercial e financeiro que os Estados Unidos exercem contra Cuba, prejudica enfermos norte-americanos que poderiam salvar-se com medicamentos produzidos na Ilha.

A declarações de Scheye, consultora de Chicago e presidenta do Scheye Group Ltd., foram feitas no painel "Tópicos acerca da economia cubana", evento que constituiu parte das atividades do Congresso da Associação de Estudos sobre a América Latina (LASA 2010), que acontece em Toronto, destaca a agência Prensa Latina.

“É simplesmente criminoso dizer a um enfermo que está a ponto de que o amputem a perna que o medicamento que pode salva-lo não corresponde ao interesse nacional", destacou Scheye.

Comentou que é praticamente impossível aos laboratorios norte-americanos associações de trabalho com seus homólogos da Ilha.


Vejam mais detalhes em CUBADEBATE-Contra o Terrorismo Midiático

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

O movimento pela verdade sobre o 11 de Setembro terá sido neutralizado?

"Wishful Thinking", esta expressão anglo-saxónica significa "tomar seus desejos pel realidade". Seja qual for o assunto, da autenticidade ou não do Sudário de Turim [1] aos atentados do 11 de Setembro de 2001, como se aproximar da verdade sem tomar os desejos pela realidade?

No Ocidente, nos países ditos desenvolvidos, e em oposição os países do Terceiro Mundo, é uma convicção indiscutível a impossibilidade de que um dos nossos governos, ou uma das nossas instituições oficiais sejam criminosos ou possam encobrir actividades criminosas. Isso pode acontecer na República Democrática do Congo, no Irão, no Afeganistão, mas não na nossa casa, no Ocidente. Pode haver uma maçã podre [2] , ou algumas, mas isso jamais se refere a todo o sistema e de qualquer forma estas maçãs podres acabam por ser eliminadas. "Nós temos um sistema de controle e de correcção digno de fé". É um credo profundamente embutido no nosso inconsciente que, contudo, nenhuma investigação honesta (leituras, análises, reflexões) irá confirmar. Muito pelo contrário, infelizmente. Esta convicção de que o nosso sistema, fora excepções, é fundamentalmente são não é construída sobre nenhuma confirmação objectiva, mas sim sobre uma crença que nos afasta irremediavelmente da verdade.


Vejam o texto completo em RESISTIR.INFO

Após fotos eróticas pró-Putin, alunas reagem e criam calendário alternativo




Após 12 estudantes de uma universidade de Moscou, na Rússia, posarem para um calendário erótico em homenagem ao aniversário de 58 anos do primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, um grupo de jovens criou um calendário alternativo de críticas ao político.

O calendário traz imagens de jovens com esparadrapo na boca com um texto perguntando: "Quem matou Anna Politkovskaya [jornalista russa que foi assassinada em 7 de outubro de 2006]?" Ao fundo, aparece escrito ainda: "Quando será o próximo ato de terror?"


Confira mais no G1.

Você também pode ver a notícia do tal ensaio erótico em homenagem a Vladimir Putin, também no G1.

Charge do Latuff


Charge do Latuff em NOVAE

O ataque do jipe voador



Ou pelo linque direto no Youtube.

O incrível cinema indiano, via Gizmodo Brasil.

Hanói anima-se com a chegada do outono

Hanói irá celebrar seu 1.000 (milésimo) aniversário e 56 (quinquagésimo sexto) do Dia da Libertação em 10 de outubro, fazendo com que seja assim uma época ideal para turistas explorarem a cidade.

A Sai Gon Tourist Company está oferecendo roteiros típicos para destinos favoritos no norte incluindo o Hanói-Outono e o Cidades Antigas do Vietnã, Sa Pa e Ha Long no Outono.

Anualmente, a agência de viagens em Hanói organiza roteiros turísticos sazonais - Primavera, Verão, Outono e Inverno - para regiões turísticas através de províncias no norte do país.

Mas neste ano, o Ha Noi-OutonoBut this year, the Hanói-Outono é visto como um programa mais atrativo porque coincide com as celebrações milenares das cidades.

(Legenda da Foto: Tranquilidade:: Hoan Kiem (Espada Devolvida?) É o lago mais visitado no roteiro para Hanói. — VNA/VNS Photo Trong Dat)


Vejam mais detalhes em VIÊT NAM NEWS

O flerte de José Serra com a extrema-direita

A guinada à extrema-direita do candidato Serra José Serra (PSDB-DEM-PPS) preocupa todas as forças democráticas do país, independentemente da opção partidária. O panfleto da Tradição Família e Propriedade – TFP, na reunião da coligação serrista é a ponta visível de um movimento que ficou mais cristalino a partir do momento em que Serra percebeu que, para ganhar e eleição, não bastaria posar de “novo Lula”; muito menos desenvolver debate saudável sobre projetos de governo.

No entanto, o início desta caminhada de Serra para o extremo direito do espectro político teve início quando o ex- ministro de FHC traçou as estratégias de campanha. Serra não conteve sua sede de poder ao permitir que fossem arregimentados os chamados trolls, que se enfronharam nas redes sociais como simpatizantes da sua candidatura, quando o real objetivo era difamar e provocar ativistas honestos e jornalistas imparciais.

Mas isso não foi o pior. Serra repercutiu em seu programa eleitoral o discurso do ódio anti-governo, anti-Lula e seus partidos aliados, que se espalhou em alguns segmentos preconceituosos da classe média, que multiplicaram spams difamatórios contra a candidata Dilma. Material tão ofensivo que merece uma investigação da Polícia Federal para se saber sua origem, tamanha a gravidade de seus conteúdos.

A situação atual é preocupante. O radicalismo da extrema-direita começa a esbarrar em agressões físicas para quem vota ou votou na candidata Dilma e coligação governista. Já começam a pipocar na rede depoimentos com este de Arnobio Rocha, que teve sua filha de 9 anos agredida na escola.

Vejam o editorial completo em NOVAE

Para Marilena Chauí, segundo turno não pode se tornar 'plebiscito sobre aborto'

Em ato pró-Dilma em São Paulo, a professora de filosofia da USP sugere que petistas deixem de atender à mídia

Por: Guilherme Amorim, Rede Brasil Atual

São Paulo – A filósofa Marilena Chauí fez palestra nesta sexta-feira (8), ao lado de intelectuais e membros do corpo docente da Faculdade de Direito do Largo São Francisco (FDUSP) em um ato organizado para defender a candidatura da governista para a Presidência da República. Ela afirmou que o monopólio da imprensa no Brasil transforma a mídia em um agente antidemocrático e que a disputa não pode se tornar em um plebiscito sobre o aborto, baseado em boatos.

A maioria dos participantes usou seu espaço de discurso para, além de diferenciar os projetos de governo dos candidatos, fazer críticas ao comportamento da imprensa.

Marilena Chauí defendeu que lideranças de esquerda e do PT deixem de atender jornalistas da imprensa convencional, em uma espécie de boicote a pedidos de entrevista. "Para defender a liberdade de expressão é preciso não falar com a mídia", propõe Marilena Chauí. Ela acredita que a mídia dá espaço para figuras do partido e de movimentos sociais apenas para "parecer plural", mas promovendo um "controle de opinião" sobre o que é publicado.

A professora aludiu ao caso da dispensa da colunista Maria Rita Kehl pelo jornal O Estado de S. Paulo. "A democracia não é simplesmente um regime da lei e da ordem", explicou, defendendo que é necessário haver diversidade de opinião na mídia. A professora esclareceu que não se pode permitir que três ou quatro famílias mantenedoras dos meios de comunicação pautem a agenda política do Brasil.

Vejam mais em REDE BRASIL ATUAL

Audiência do Orkut ainda é o triplo da do Facebook no país, diz estudo

Apesar de todo o agito em torno do Facebook, o Orkut ainda é, de longe, a rede social mais popular no Brasil. O dado é de um estudo divulgado na tarde desta quinta (7) pelo instituto de métricas comScore. De acordo com a pesquisa, a rede do Google teve, em agosto, 29,4 milhões de visitantes únicos (internautas acima de 15 anos), contra cerca de 9 milhões de seu principal "concorrente", que ainda está em 3º lugar, atrás do Windows Live Profile (12,5 milhões). No entanto, o crescimento do Facebook foi intenso no período de agosto de 2009, quando teve 1,5 milhão de visitantes, e o mesmo mês deste ano, com 8,9 milhões – o tráfego do Orkut aumentou 30%.


O texto completo no IDGNow!

Eleições brasileiras: Porque votarei em Dilma Rousseff no segundo turno

Lucas Morais

Com a definição da presidência brasileira para o segundo turno, uma série de problemas são colocados para a esquerda socialista brasileira. Apoiar Dilma? Votar nulo? É exatamente sobre isto que pretendo tratar.

O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados – PSTU – soltou uma nota política nesta segunda-feira (4) em seu sítio web com o título de "Voto contra a direita no segundo turno é voto nulo". Além do PSTU, setores do Partido Socialismo e Liberdade – PSOL – já declaram intenções de votar nulo, sendo que há uma perspectiva de liberação de seus militantes para votar em quem cada um decidir. O PCO e o PCB até este momento não se posicionaram definitivamente quanto a seu voto orgânico para o segundo turno.

Para visualizarmos melhor este cenário, devemos levar em consideração alguns fatores históricos que estão em jogo neste processo eleitoral.

A crise global do capital e o imperialismo

A crise global do sistema do capital impõe a todos os governos da Europa um processo de implementação de políticas de austeridade, com cortes de pensão, aumento da idade para a aposentadoria, desvalorização do salário mínimo, aumento de impostos, liberalização (flexibilização) das relações trabalhistas, corte de empregos nas instituições estatais, eliminação de bônus, dentre outros ataques aos trabalhadores, como pôde ser observado na Grécia. O mesmo ocorre nos Estados Unidos, que desde 2008, com a explosão dos títulos sem valor em função da insolvência de milhões de famílias, destina bilhões de seu orçamento nacional diretamente para subsidiar a bancarrota geral que vive seus grandes monopólios, incluídos aí a Ford, Freddie Mac, Fannie Mae, dentre outras "Too big to fail". Foi um assalto a toda classe trabalhadora estadunidense.

Vejam o texto completo em DIÁRIO DA LIBERDADE

Greve dos Bancários atinge 10º dia

Nenhuma negociação está em vista, relações continuam tensas entre bancários e banqueiros

A greve nacional dos bancários continua nesta sexta-feira 8. As negociações estão emperradas, não há nenhuma reunião marcada entre bancários e FEBRABAN, nem qualquer contraproposta em avaliação. O Sindicato dos Bancários de São Paulo, filiado à CUT, publicou em seu site hoje uma matéria que reflete bem o impasse e a tensão que a categoria vive.

Continua na CartaCapital.

PEDIDO DE VISTA NO SUPREMO: Julgamento contra senador reeleito denunciado por trabalho escravo é suspenso

O ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), suspendeu nesta quinta-feira (7/10) o julgamento do inquérito envolvendo o nome do senador João Ribeiro (PR-TO), líder do partido no Senado, que foi reeleito para o cargo no último domingo (3/10) com a maioria de votos. O político está sendo denunciado por aliciar 38 trabalhadores rurais e sujeitá-los à condição de escravos na Fazenda Ouro Verde, de sua propriedade, no município de Piçarra, no sudeste do Pará.


Vejam mais detalhes em ÚLTIMA INSTÂNCIA

O que diz a Reuters sobre a internet em Cuba

Uma vez mais a agência britânica Reuters e outros meios de comunicação, deformam de maneira deliberda e sutil, as notícias relativas a Cuba.

Em um despacho, publicado em 1. de outubro titulam: "Somente 3% dos cubanos se conectaram à internet nos últimos 12 meses". Utilizam como fonte um estudo do Escritório Nacional de Estatísticas, existente no site desta instituição cubana. Ato contínuo, a agência assinala que, "a pesquisa oficial pinta Cuba como uma nação atrasada em relação à revolução digital", e destaca que o "acesso a internet é restrito principalmente a estudantes, academicos e funcionários do governo".

Que o acesso a internet em Cuba está organizado para garantir um uso social não é segredo para ninguém; mas o impacto é alto, somente a rede da saúde, Infomed, conta com mais de 100.000 usuários, e quase dois terços deles tem acesso a partir de suas casas.


Vejam mais detalhes em REBELIÓN.ORG

Termina a missão espacial que havia medido o universo

O satélite "WMAP" observoua luz mais antiga do cosmo, determinousua idade e composição, e confirmou a aceleração da expansão

Uma missão espacial de especial relevância na última década por suas contribuições chave para a cosmologia atual chegou ao fim. Após nove anos de observações do universo profundo, a NASA deu por concluidas as operações do WMAP. Ele estava situado a 1,5 milhões de quilometros da Terra e em 8 de setembro passado o satélite r
ecebeu a ordem de ativar seus pequenos propulsores, abandonar sua órbita de serviço e colocar-se em uma outra estacionária definitiva ao redor do Sol, de onde não poderá perturbar outras sondas espaciais. Este potente instrumento científico colheu os últimos dados em 20 de agosto e a equipe ainda está analisando-os. "WMAP abriu uma janela para o universo mais primitivo que dificilmente poderiamos imaginar uma geração antes". Declarou Gary Hinsahw, responsável pela missão. Para continuar essas importantes investigações da radiação de fundo a sonda Planck da Agência Européia do Espaço (ESA) é a sua substituta.


(Legendas: 1a. esquerda: Representação da história do cosmo ao longo de 13.700 milhões de anos desde o Big Bang e o satélite 'Wmap'- NASA/WMAP SCIENCE TEAM.
2a.direita: Imagem do universo primitivo elaborada a partir dos dados do observatório 'Wmap' onde podem ser vistas minúsculas variações de temperatura que deram origem aos conjuntos de galaxias posteriores
- NASA/WMAP SCIENCE TEAM)


Vejam mais detalhes em ELPAÍS.COM

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

A existência de um arquivo secreto de ciganos causa estupor na França

Diferentemente de outros paises, como os Estados Unidos, na França as estatísticas étnicas estão proibidas. Elaborar listas oficiais em função da origem dos cidadãos é considerado um delito, castigado com cinco anos de prisão e 300.000 euros de multa. Neste contexto, e quando ainda não tem se apagado as brasas do escândalo levantado pelas expulsões de ciganos, o descobrimento de que a Polícia havia elaborado um fichário para identificar os membros da comunidade romaní causou estupor ontem.

(Legenda da foto: As forças de segurança se dispoem a evacuar um acampamento cigano, ontem, a oeste de Paris. AFP / BERNARD GAUDIN )


Vejam mais detalhes em elPERIÓDICO.COM

Estadão demite Maria Rita Kehl por defender Governo Lula em artigo

O Conselho Editorial do Jornal Estado de SP demitiu a Psicanalista e escritora Maria Rita Kehl por escrever um artigo (reproduzido abaixo) em que defendeu os avanços no Governo Lula.

Este episódio demonstra de forma clara e inequívoca os limites da hipócrita "liberdade de expressão" propalada pela grande mídia empresarial brasileira.

O que temos na prática é apenas a "liberdade do dono" do jornal!

Dois pesos...

Quando, pela primeira vez, os sem-cidadania conquistaram direitos mínimos que desejam preservar pela via democrática, parte dos cidadãos que se consideram classe A vem a público desqualificar a seriedade de seus votos.


Vejam o texto da Maria Rita Kehl em PATRIA LATINA

Vice de Serra nega acordo de tucanos com lideranças 'anti-homossexuais'

Em ação para atrair lideranças evangélicas, Indio da Costa teria declarado que vai vetar projeto de lei contra discriminação a homossexuais. PSDB também tenta mostrar afinidades com verdes, em artigos publicados nesta 5ª

São Paulo – O vice de José Serra (PSDB), Indio da Costa (DEM), negou, pelo Twitter, que tenha feito declarações contra os direitos dos homossexuais. Segundo o jornal O Dia, Indio declarou que, caso Serra fosse eleito, vetaria o Projeto de Lei 122/2006, que transforma em crime a discriminação a homossexuais. O projeto foi apresentado em 2001, pela então deputada Iara Bernardi (PT).

“Defendemos direitos civis dos homossexuais e a liberdade de todos, inclusive de as igrejas orientarem os fieis segundo seus valores", afirmou pela rede de microblogs. Indio teria afirmado à lideranças evangélicas que a proposta atenta contra a liberdade de expressão ao prever penas de prisão para manifestações consideradas homofóbicas.

Ainda segundo o jornal, o vice de Serra teria dito também que se o projeto for transformado em lei, um dono de restaurante seria preso caso impeça um casal gay de fazer sexo em seu estabelecimento.


Vejam mais detalhes em REDE BRASIL ATUAL

O fascismo do século XXI


Em Honduras os golpistas usaram a Corte Suprema de Justiça para justificar a ação militar que depôs o presidente constitucional e democraticamente eleito Manuel Zelaya. No Equador os golpistas usaram um protesto trabalhista da polícia para promover a sublevação orientada para criar um vazio de poder que permitisse uma fórmula extra-constitucional de substituição do presidente Rafael Correa.

No primeiro caso, o mecanismo funcionou, o governo dos Estados Unidos foi complacente com o golpe e, finalmente, houve uma transição que foi apresentada como democrática, ignorando a ruptura constitucional e criando um péssimo antecedente para a democracia na região.

Em compensação, no Equador, a firmeza do presidente Correa, a mobilização social em todo o país e o respaldo da comunidade internacional, evitou que se consumasse um golpe de estado, por trás do qual estariam poderosos interesses nacionais e internacionais que, com os mesmos argumentos dos golpistas de Honduras e de setores de extrema direita de outros paises da região, pretendem justificar seus ataques ao sistema democrático.

Já não são os militares os que se apossam do poder como nos anos 70 e 80. Agora usam outros atores institucionais que representam os mesmos interesses. Não é casual que os principais intentos golpistas se concentram naqueles paises que decidiram reformular o modelo neo-liberal ou assumiram propostas democráticas sob o lema do socialismo do século XXI.


Vejam mais detalhes em CODHES-Consultoria para los Derechos Humanos y el Desplazamiento

Jurista afirma que aborto é tema para o Congresso, não para presidente

Discussão equivocada e troca de acusações sobre o aborto banalizam o tema, diz coordenadora do Núcleo de Pesquisa de Direito Sanitário da USP

Por: Suzana Vier, Rede Brasil Atual

São Paulo – Para a professora de Direito Sanitário da Universidade de São Paulo (USP), Sueli Gandolfi Dallari, não cabe à Presidência da República legislar sobre o aborto. O tema cabe ao Congresso Nacional, e a posição dos candidatos ao comando do Executivo não define as normas sobre a questão. Por isso, o tema não condiz com uma campanha presidencial, além do fato de ser um tema que desperta paixões de parte a parte.

A especialista, que coordena o Núcleo de Pesquisa de Direito Sanitário da USP, afirma que "não é importante a opinião do presidente" sobre o aborto. Segundo ela, faz muito mais sentido do ponto de vista da saúde pública discutir o assunto em nível municipal, no caso da organização dos serviços para os casos já previstos em lei.

Uma discussão mais global sobre a descriminalização do aborto caberia, na verdade, aos candidatos ao Legislativo. "De forma alguma aos candidatos à Presidência", critica. O tema emergiu diante das críticas da campanha de Dilma Rousseff (PT), candidata governista, aos boatos sobre sua posição a respeito do tema. Na internet, em panfletos distribuídos em espaços religiosos e em programas de rádio, a postulante ao Palácio do Planalto é acusada de ser favorável ao aborto.


Vejam mais detalhes em REDE BRASIL ATUAL


Embraer entrega avião personalizado à Azul



A Embraer entregou nesta quinta-feira um avião personalizado à Azul Linhas Aéreas. A aeronave, um jato do modelo 195, foi realizada também em parceria com a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) e teve seus detalhes pintados de cor de rosa para apoiar a causa.

A cor de rosa é conhecida como símbolo da luta contra o câncer de mama, segundo a entidade. Além disso, a tripulação do jato será composta apenas por mulheres, vestindo uniformes da mesma cor.


Continue lendo no Terra. Foto de Lucas Lacaz Ruiz.

Exoesqueleto biônico entra em fase de testes em 2011

Uma empresa norte-americana, a Berkeley Bionics, anunciou hoje que vai iniciar em breve testes clínicos com o eLEGS, um exoesqueleto biônico com inteligência artificial capaz de levar movimentos como andar e caminhar de volta a paraplégicos.

Confira a maravilha da tecnologia no Terra.

Analista: Pressão de evangélicos não é por fé, mas por poder

A pressão de setores religiosos - principalmente evangélicos - sobre uma definição contra o aborto da campanha da presidenciável Dilma Rousseff (PT) não tem motivação religiosa, mas é uma forma de barganhar por poder, avalia a cientista Maria das Dores Campos Machado. Ela destaca que, neste segundo turno presidencial - nem Dilma, nem José Serra (PSDB) têm perfil religioso. Para ela, qualquer um dos dois tem chances de ganhar o apoio desses grupos por negociação.

- Eu percebo que existe um pragmatismo muito grande nos grupos religiosos. Eles sabem que estão lidando com dois candidatos que não são religiosos.

Para a pesquisadora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), os pastores viram na polêmica uma chance de se estabelecerem na política.

- É um jogo e o que estas lideranças querem mostrar é que estão sendo reconhecidas.


Confira a entrevista no Terra Magazine.

Liberdade de imprensa não garante imprensa boa, diz ministro

Eric Brücher Camara

Da BBC Brasil em Londres

O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Franklin Martins, defendeu nesta quinta-feira a postura do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para com a mídia e disse acreditar que "a liberdade de imprensa não garante que a imprensa seja boa", apenas livre.

Em Londres – uma das paradas de seu giro pela Europa para examinar modelos de regulação da imprensa no continente –, Martins descartou ainda a existência de qualquer restrição ao trabalho da imprensa no Brasil.

"Não tem nada o que se falar neste ponto. Fala-se o que quer, publica-se o que quer, o que não quer não se publica, o que se quer esconder, se esconde. A imprensa é livre", disse.

Vejam mais detalhes em BBC BRASIL

O comércio entre Israel e o Irã

Por Alain Gresh

Para justificar o comércio, mesmo que indireto, com o Irã, Danny Catarivas, chefe da divisão de comércio internacional da Associação das Indústrias Israelenses explica que um país dependente do comércio internacional tem de separar o econômico do político e não entrar em um boicote econômico.

As declarações incendiárias do presidente Ahmadinejad contra Israel ou as proclamações dos dirigentes israelenses de que o Irã representa uma ameaça iminente e existencial poderiam nos fazer esquecer que as relações entre os dois países foram muitas vezes ambíguas, ao longo da história recente, mesmo após a revolução islâmica de 1979. Sabemos que, durante a ditadura do xá, Irã e Israel mantiveram relações estratégicas fundadas na luta contra o mundo árabe; essa aliança incluía também a Etiópia do negus e a Turquia, ou seja, os três países não-árabes da região. A revolução de 1979 conduziu à ruptura das relações diplomáticas entre os dois países, mas isso não significa que os contatos entre eles tenham desaparecido.


Vejam mais detalhes em REVISTA FORUM

Dilma Rousseff recebeu o apoio maciço dos cristãos

“A candidata à Presidência da República pela coligação Para o Brasil Seguir Mudando, Dilma Rousseff, se reuniu hoje por cerca de duas horas com representantes de 11 entidades religiosas de todo país em Brasília. Os cristãos declararam apoio maciço à petista nas eleições de domingo. Os líderes religiosos também divulgaram uma carta aberta repudiando “a boataria cruel e mentirosa” que vem sendo disseminada contra Dilma na Internet.

Após o encontro, Dilma concedeu uma entrevista coletiva em que reafirmou seu compromisso com a vida e sua posição contrária ao aborto. A candidata também rejeitou a possibilidade de convocação de um plebiscito no país para decidir sobre a questão. “Não sou a favor de um plebiscito porque ele dividiria a nação entre aqueles que defendem e aqueles que são contra. A legislação existente hoje pacifica todas as posições. Eu sou contra mudar a lei”, enfatizou.


Ela também salientou que nunca fez qualquer referência sobre a vitória nas eleições baseada em pesquisas, lembrando que os jornalistas são testemunhas disso ao longo de sua jornada na campanha. Por isso, ela fez questão de repudiar as informações falsas que estão circulando pela Internet afirmando que ela usou inclusive Deus para dizer que não seria derrotada.


"Eu lamento isso profundamente, porque nunca saíram da minha boca palavras nesse sentido”, argumentou.


Vejam mais detalhes em PRAVDA.RU

Brasil sai campeão da XV Olimpíada Ibero-americana de Física

Equipe brasileira sagrou-se campeã absoluta na XV Olimpíada Ibero-americana de Física (OIbF), ocorrida no Panamá, de 26 de setembro a 2 de outubro

A equipe brasileira, selecionada e preparada pela Olimpíada Brasileira de Física (OBF), conquistou quatro Medalhas de Ouro, Top Gold (melhor estudante) e, pelo terceiro ano consecutivo, foi a Campeã Geral do torneio.

Vejam mais detalhes em JORNAL DA CIÊNCIA-SBPC

Petrobras amplia centro de pesquisas

Ampliação das instalações dedicadas à pesquisa, desenvolvimento e engenharia básica é parte da estratégia para o crescimento do parque experimental brasileiro na área de energia.

Nesta quinta-feira (7/10) a Petrobras inaugura a expansão das instalações do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes), na Ilha do Fundão, no Rio de Janeiro. Essas novas instalações, que agregam arrojadas técnicas de construção, sustentabilidade e ecoeficiência, representam um salto para o desenvolvimento de tecnologia na Petrobras.

Com a ampliação, o complexo na Ilha do Fundão ocupará mais 300 mil m2, tornando-se um dos maiores centros de pesquisa aplicada do mundo. Serão diversos laboratórios destinados a atender as demandas tecnológicas das áreas de negócio da Petrobras, com destaque para os laboratórios de Biotecnologia, Meio Ambiente e Gás & Energia. A ampliação também contará com modernos laboratórios para atender exclusivamente as demandas do pré-sal.

Vejam mais detalhes em JORNAL DA CIÊNCIA-SBPC

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Bullying eleitoral

Vale relatar que tudo se deve ao candidato da mídia, bem como a própria, não estarem aceitando limites sobre o que usar para vencer a eleição presidencial.

Arnóbio relata, via Twitter, bullying que uma de suas filhas sofreu na escola em que estuda devido aos seus pais serem eleitores declarados de Dilma Rousseff.

(...)

Segundo Arnóbio, sua filha de 9 anos estuda em uma escola cristã de classe média de São Paulo e foi vítima de “bulliyng pesado” por “defender Dilma”. Teria sido importunada por coleguinhas cujos pais votaram em Serra, que debochavam dela alegando que o tucano teria “vencido” o primeiro turno e Dilma, “perdido”.

A garota, segundo o relato, teria revidado dizendo que havia “mais eleição” pela frente – bela resposta para uma criança de nove anos. Todavia, naquele momento os coleguinhas começaram a gritar “Dilma Assassina”, e que ela “foi presa”, que “roubava” e que “mata crianças”.

Agora a parte mais revoltante e assustadora: a filha de Arnóbio diz ter sido caçada, encurralada e recebido socos e pontabés, além de os agressores terem pisado na mochila dela enquanto gritavam insultos e deboches.

Quando a mãe da menina foi buscá-la na escola, encontrou a filha aos prantos tentando relatar a agressão que sofrera.


O texto completo está no sítio da Agência Carta Maior.

DEBATE ABERTO: Fundamentalismos religiosos são ameaça à democracia brasileira

Um dos problemas que afloraram nesta eleição é o da emergência dos fundamentalismos religiosos católicos e protestantes, tentando influir nas decisões políticas do país. Até mesmo a famosa organização fascista-católica Opus Dei, de grande penetração na Península Ibérica, estaria presente em São Paulo, apoiando o candidato do PSDB.

Padre e bispos da CNBB-SP cometeram crime eleitoral

Integrantes de ala ultra-conservadora da Igreja Católica distribuíram panfleto na saída de missas e fizeram proselitismo contra a candidata Dilma Rousseff, no dia da eleição. O bispo de Jales, Demétrio Valentini, denunciou que integrantes da Regional Sul da CNBB, entre eles o bispo de Guarulhos, Dom Luiz Gonzaga (foto) articularam trama para induzir os fiéis a acreditar que o panfleto expressava posição da CNBB, o que foi negado pela direção da entidade. “A nossa instituição foi instrumentalizada politicamente com a conivência de alguns bispos”, denunciou o bispo de Jales. Prática constitui crime eleitoral punível com detenção de seis meses a um ano. O padre Paulo Sampaio Sandes, articulado com o bispo de Guarulhos, Dom Luiz Gonzaga, e um grupo de outros integrantes da ala ultra-conservadora da Igreja Católica cometeram crime eleitoral no domingo (3), dia da realização do primeiro turno da eleição presidencial no Brasil. Conforme matéria de Maria Inês Nassif, publicada no jornal Valor Econômico (04/10/2010), Sandes, Gonzaga e outros elementos distribuíram propaganda eleitoral e fizeram proselitismo em espaço público valendo-se de sua condição de religiosos contra a candidata do PT à presidência da República, Dilma Rousseff, que, na avaliação dos citados, seria contrária aos “valores cristãos”.


Vejam mais detalhes em CARTA MAIOR

CENSURA EU, FOLHA!!!



"Na semana passada, uma forte crise nostálgica atingiu a família Frias. Podia ser saudade dos anos 80, época em que a Folha de S. Paulo era chamado de "jornal das Diretas" e tido como um legítimo aliado das lutas democráticas. Mas não. A Folha sentiu saudade foi dos bons e velhos anos 70. E não era vontade de usar costeletas, vestir calças boca-de-sino e dançar Staying Alive. Era a saudade da rigidez viril dos anos de ditadura, quando a Folha era uma maria-caserna tão próxima dos generais que emprestava seus carros para as ações de tortura e morte de "inimigos do regime" praticadas pelos paramilitares da Operação Bandeirantes.

Em 30 de setembro, o jornal conseguiu uma liminar que obrigava os irmãos Lino e Mario Bocchini a tirar do ar o conteúdo da Falha de S. Paulo, um site de humor que tirava um barato do indisfarçável viés pró-tucano que aterrissou com mais força do que nunca na Barão de Limeira dos últimos tempos. Os dois foram obrigados a remover do ar todo o conteúdo do site, sob pena de pagar multa diária de R$ 1.000. Segundo Lino, a empresa nem chegou a enviar uma notificação extrajudicial ou um pedido por e-mail: já foi logo apelando para o processo. Assim, a seco, sem KY nem piedade."


É chocante a hipocrisia da Folha. Se isso não é censura e um atentado inaceitável à liberdade de expressão, juro que não sabemos o que é. Chega a ser cômico: o mesmo jornal que faz dezenas de editoriais acusando o governo de censura e bradando indignado por ‘liberdade de expressão’ comete esse ato violento de censura — afirmava o site, no seu último comunicado. Que também teve de sair do ar, neste final de semana, porque ate o domínio falhadesaopaulo.com.br acabou congelado no Registro.br por conta da decisão judicial.

A Folha não teve a menor vergonha de apelar para a censura. A advogada do jornal, Taís Gasparian, alegou que a intenção não era censurar o site, mas impedir o uso indevido da marca Folha de S. Paulo. Para o Portal Imprensa, a advogada deu a entender que ainda foi boazinha, pois podia ter pedido multa diária de R$ 100 mil.

Taís Gasparian é a mesma advogada que defendeu o direito da Folha de S. Paulo de publicar fotos do Raí pelado no vestiário do São Paulo ou o direito do colunista José Simao de afirmar que Juliana Paes tinha a bunda grande e não era casta. Na época em que o Macaco Simão foi vítima de censura judicial por conta destas "afirmações polêmicas", Dona Taís disse na própria Folha que a decisão do juiz tratava

"o humor como ilícito e, no fim das
contas, é a mesma coisa que censura".
Entendeu? Olha só, Lino, Dona Taís já deixou pronta a linha de defesa que vocês podem usar. É só copiar as mesmas alegações que a Folha usou em casos semelhantes — quando era vítima, e não autora, de censura. A mesma Folha que transforma qualquer reclamação de Lula sobre a imprensa em ameaça à liberdade de expressão, mas se cala quando reclamações semelhantes, ou até piores, partem de José Serra.


Vejam mais em FALHADESÃOPAULO-Um Jornal a serviço do BraZil

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Paródia: Folha tira site "Falha de São Paulo" do ar

A Folha de S. Paulo conseguiu, por meio de uma liminar (antecipação de tutela), tirar o site Falha de S. Paulo do ar. A página foi criada a cerca de 20 dias e fazia uma paródia do jornal, com críticas à cobertura do veículo. O site era mantido por Lino Ito Bocchini e Mario Ito Bocchini, que pretendem recorrer da decisão da 29ª Vara Cível de SP, que condena os irmãos a pagarem multa diária de R$ 1.000 caso descumpram a determinação.

A alegação da Folha de S.Paulo para mover a ação é o "uso indevido da marca" na página de paródia. O processo contém mais de 80 páginas.

Para Lino Bocchini, a atitude da Folha foi “violenta”. “Não recebemos nenhum e-mail antes, nenhuma ligação. A liminar chegou direto. É uma ação muito violenta”, afirmou. O jornalista disse ainda que o veículo se contradiz com o processo. “Eu sempre li a Folha e concordei com os editoriais com defendem a liberdade de expressão. Mas agora a Folha vai contra tudo o que ela defendeu”, criticou.

Segundo a advogada Taís Gasparian, que trabalha no caso, a Folha não questiona nem a sátira, nem o nome do site, apenas o uso da marca, que envolve o logotipo e layout do jornal.


Continua no Comunique-se .

A crise política do ajuste europeu

Enquanto os sindicatos celebram o Dia Anti-Austeridade na Europa, os neoliberais europeus elevam a aposta:

A maior parte da imprensa descreveu as manifestações e greves europeias de quarta-feira em termos do exercício habitual dos trabalhadores nos transportes a irritarem viajantes com diminuições de velocidade no trânsito e grandes multidões a despejarem sua ira lançando fogos. Mas a história é muito mais profunda do que simplesmente uma reacção contra o desemprego e as condições da recessão económica. Estão em causa proposta da mudar drasticamente as leis e estruturas de como a sociedade europeia funcionará na próxima geração. Se as forças anti-trabalho tiverem êxito, elas fragmentarão a Europa, destruirão o mercado interno e tornarão aquele continente uma periferia. Este é o grau de seriedade do golpe de estado financeiro em curso. E está em vias de ficar muito pior – rapidamente. Como afirmou John Monks, responsável da Confederação Sindical Europeia: "Isto é o começo do combate, não o fim".

A Espanha recebeu maior parte da atenção, graças à sua greve de dez milhões (confirmadamente, a metade de toda a força de trabalho). Ao efectuar a sua primeira greve geral desde 2002, o trabalho espanhol protestou contra o seu governo socialista que utiliza a crise bancária (decorrente de maus empréstimos imobiliário e hipotecas com situação líquida negativa, não de custos laborais elevados) como uma oportunidade para mudar as lei e permitir às companhias e corpos governamentais despedirem trabalhadores à vontade e reduzir suas pensões e despesas públicas sociais a fim de pagar mais aos bancos. Portugal está a fazer o mesmo e parece que a Irlanda se seguirá – tudo isto nos países cujos bancos foram os prestamistas mais irresponsáveis. Os banqueiros estão a exigir que reconstruam suas reservas para empréstimos a expensas do trabalho, tal como no programa do presidente Obama aqui nos Estados Unidos, mas sem disfarces hipócritas.


O texto, original do Resistir.info , mas visto no blog do Luís Nassif .

Folha, em campanha, quer autos do processo q levou Dilma a prisao na ditadura

O plenário do Superior Tribunal Militar (STM) julga hoje um mandado de segurança protocolado pelo jornal Folha de S Paulo, que pede acesso aos autos do processo que levou a candidata petista Dilma Rousseff à prisao durante a ditadura militar (1964-1985). Segundo a Folha, o protocolo havia sido negado na última semana pelo ministro Marcos Torres, que alegou que nao poderia permitir que o veículo tivesse acesso aos autos antes de uma decisao do STM. Torres disse, ainda, que a publicaçao poderia ter feito o pedido antes do início da corrida eleitoral.

Leia mais no BLUE BUS.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

O panfletão de O Globo pró-Serra (3/10/10)

A principal matéria do Globo de ontem (3/10) é um panfletão pró-Serra, que mostra até que ponto foi a imprensa brasileira no apoio à candidatura do candidato de oposição ao governo Lula-Dilma.

Três falácias tenta fundamentar a idéia que lá está de que a aprovação do Governo Lula é apenas marketing eleitoral.


Vejam o texto completo em AGÊNCIA T1

A BALA DE PRATA ERA VERDE. E AGORA, O QUE FARÃO OS AMBIENTALISTAS COM A MUNIÇÃO ACUMULADA?

"A direita brasileira raspou o fundo do tacho e chegou à seguinte conclusão: Marina é o último cartucho de Serra. [...] O movimento ambientalista brasileiro encontra-se diante de uma encruzilhada histórica: tem 26 dias para decidir se integra o campo de forças que lutam pela transformação do Brasil numa sociedade mais justa e sustentável, ou, ao contrário, como lamentavelmente sugere o comportamento de alguns de seus porta-vozes e lideranças lambuzadas com a atenção da mídia, se assume a condição subserviente de pé-de-palanque da direita e da extrema direita unidas no interior da coalizão demotucana. Chico Mendes por certo não hesitaria em escolher seu lado se na reta final de uma disputa política, como agora, tivesse objetivamente duas opções de poder: um governo amarrado em torno dos compromissos históricos de Dilma e Lula ou uma alarmante coalizão de interesses liderada pela não menos alarmante dupla Serra e Índio da Costa. Resta saber qual será a escolha de Marina Silva. A ver." [atualização do editorial de Carta Maior de 25-09)

(Carta Maior, 04-10)

Referencias bíblicas são encontradas no Stuxnet

Uma investigação do New York Times sustenta que foi descoberto um código dentro do Stuxnet (vírus que está fazendo estragos nos sistemas de produção de energia e fábricas por toda a Ásia) uma referência bíblica que tem mirado Israel como responsável pelo ataque. como responsable del ataque.
Na medida em que aumenta a informação sobre o vírus Stuxnet, que tem atacado instalações industriais no Irã, também aumenta-se a confusão. O New York Times publicou que foi descoberto dentro do código do vírus uma críptica alusão ao Antigo Testamento. Concretamente, a palavra "Myrtus" nomeia um arquivo contido no código. Os experts o interpretam como uma alusão, em hebreu, a Esther.
O livro de Esther relata um complô persa para destruir Israel. Essa citação tanto pode ser interpretada como uma assinatura que implicaria o governo israelense na fabricação do vírus como, pelo contrário, uma intenção de seus reais autores de orientar falsas suspeitas sobre Israel e confundir os investigadores. Outra hipótese é que a palavra se refira ao mirto, um arbusto.

Vejam mais detalhes em URGENTE24

Automóvel blindado salvou o Presidente Rafael Correa de quatro balas


A blindagem especial de uma caminhonete 4X4 evitou que uma bala atingisse o presidente equatoriano Rafael Correa durante um curto trajeto até a sede presidencial.

Há um impacto de fuzil no pára-brisas e três no capô do veículo que transportou o Presidente até o operativo de resgate. Franco-atiradores foram acusados.

O veículo saiu das imediações do hospital até o centro de Quito em meio a um tiroteio entre policiais e militares transmitido ao vivo por canais de televisão privados.

Vejam mais detalhes em CUBADEBATE

Coronel equatoriano que participou no Golpe foi aluno da Escola das Américas

Pelo menos um dos três coronéis presos no Equador, entre outras coisas por tentativa de assassinato do Presidente Correa, foi estagiário na sinistra academia militar ianque chamada Escola das Américas para treinamento ativo.

Manuel E. Rivadeneira Tello esteve nessa instituição ianque onde foram preparadas, há várias décadas os personagens mais repugnantes da história das ditaduras que sofreu a América Latina.

A School of the Americas está situada em Fort Benning, na região estadunidense de Colombus, Georgia. Sua missão principal sempre foi servir como instrumento para preparar militares latino-americanos a “cooperar” com os Estados Unidos.

Manuais de instrução militares dessa instituição desclassificados em 1996 reconheciam explicitamente a violação de direitos humanos pelo uso da tortura e inclusive o assassinato.


Vejam mais detalhes em CUBADEBATE

Charge de Umpierrez


Umpierrez em REBELIÓN.ORG

Chile: Comunicado de Luis Marileo, menor Mapuche encarcerado que continua em greve de fome

Comunicado Público: Meninos Mapuche Priosioneiros Políticos

De acordo com os últimos sucessos que tem ocorrido no marco das mobilizaões dos Prisioneiros Políticos Mapuche, a 82 dias da greve de fome realizada em torno das demandas expressadas por nossos participantes e também aceitas por nós os Meninos Prisioneiros Políticos Mapuche, as quais em termos gerais consistem em:

* NÃO À APLICAÇÃO DA LEI ANTITERRORISTA EM CAUSAS DE REIVINDICAÇÕES MAPUCHE.
* FIM AO DUPLO PROCESSAMENTO INJUSTIFICADO DA JUSTIÇA MILITAR E CIVIL.
* DESMILITARIZAÇÃO DAS COMUNIDADES MAPUCHE
* E A LIBERDADE A TODOS OS PRESOS POLÍTICOS MAPUCHE.


Vejam o texto completo em KAOSENLARED.NET

Governos golpistas fora da UNASUL

A União de Nações Sul-americanas (UNASUL) estabeleceu uma Cláusula Democrática com prevenção a eventuais golpes de Estado na região, logo depois da crise causada no Equador pela sublevação policial na quinta-feira passada, que dispõe que toda nação cujo governo democrático seja deposto será excluída imediatamente do organismo. Além disso, a norma exige que os paises limítrofes fechem suas fronteiras com a nação afetada.

A medida foi anunciada no Equador, um dia depois da reunião alí de chanceleres dos paises membros da UNASUL com "urgência" devido à tentativa de golpe de Estado que integrantes das forças policiais deram contra o presidente Rafael Correa.


Vejam mais em PÁGINA/12

O futuro do Brasil, de brasileiros e brasileiras

Selvino Heck *
Adital -

Não há como, nesta altura do campeonato, a poucos dias da eleição, deixar de falar do momento político por que passa o Brasil e do que espera brasileiras e brasileiros.

A democracia parece consolidada no Brasil. Pela primeira vez, como gosta de dizer o presidente Lula, respira-se o ar da liberdade de expressão, da livre organização, seja dos movimentos sociais, seja partidária por mais de vinte e cinco anos ininterruptos. Eleições acontecem regularmente. Porque é sempre bom lembrar que apenas seis presidentes brasileiros foram eleitos diretamente e apenas quatro terminaram seu mandato nos últimos oitenta anos.

É, sem dúvida, uma democracia ainda muito imperfeita, mas já não estão no horizonte golpes de Estado prenunciando ditaduras, censura, perseguição, morte ou tortura, ainda tão próximos para os de um pouco mais idade como eu.

A própria eleição deste ano está sendo uma amostra de como ainda é preciso avançar muito. Pouco se viu de debates programáticos, pouco se ouvir falar do futuro. A preocupação maior era a denúncia e a deconstrução do adversário. Afinal, o que cada candidato quer mudar? O que quer continuar?

Vejam o texto completo em ADITAL

Marina Silva e as novas florestas

Gilson Caroni Filho

O verdadeiro mestre não é somente o professor que sabe dar a aula com a lição na ponta da língua – é, sobretudo, aquele que sabe fazer discípulos. Quanto ao discípulo, é este mais do que o aluno que aproveita a lição na sala de aula. Na verdade, corresponde ao prolongamento do mestre, retendo-lhe o fascínio pelo resto da vida, como se o saber do professor continuasse a acompanhá-lo além do curso, alongando-lhe a presença. É tensa a relação entre o legado de Chico Mendes e os desvios de sua seguidora.

Cortejada pela grande imprensa como possibilidade de levar a eleição para o segundo turno, Marina parece bailar nas decisões hamletianas: faz que vai e volta do meio para trás como cantilena do Grande Sertão. Já não convida mais seu coração para dar batalha. Quando está madura a oportunidade de colocar o Brasil na trilha das aspirações populares, a "cabocla de tantas malárias e alergias" coloca-se como linha auxiliar de uma elite desprovida de projeto de consenso para o país.

Rifando sua biografia, tergiversa sobre questões caras ao campo democrático-popular do qual, até bem pouco tempo, foi militante expressiva. A mulher que apostava na organização do povo como único agente capaz de resolver seus próprios problemas, elegendo suas prioridades e lutando para atingi-las, deu lugar a uma "celebridade" que, pretextando buscar um novo espaço político, reproduz o discurso dos editoriais reacionários. Deixou de dar valor ao partido político, ao sindicato, aos movimentos populacionais, às ações associativas. Esqueceu que são essas as instâncias capazes de superar um modo de vida que não corresponde às expectativas reais dos seres humanos de verdade.

Vejam o texto completo em PRAVDA.RU

Portugal: Estado esbanja dinheiro em licenças Microsoft

ANSOL denuncia gastos de mais de 120 milhões de euros, por ajuste directo, que poderiam ser evitados se o governo optasse por alternativas de software livre.

A Associação Nacional para o Software Livre veio a público denunciar que, num momento em que o governo tanto fala de cortar os gastos, continua a adquirir licenças de software sem qualquer fundamento.

“Como se justificam ajustes directos nestes volumes em tempo de crise? Continuarão agora, que a OCDE nos manda aumentar os impostos e congelar salários, pairando a ameaça de intervenção do FMI? Serão sequer legais?” pergunta Rui Seabra, presidente da direcção da ANSOL.

(Legenda da foto: "O magalhães funciona perfeitamente com Linux, que é gratuito, mas o Estado gasta milhões com windows e office para o pequeno portátil")

Vejam mais em ESQUERDA.NET

domingo, 3 de outubro de 2010

Dilma pede que eleitor escolha entre avanço ou estagnação

São Bernardo do Campo/SP - A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, pediu votos na manhã deste sábado (2) em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. De acordo com Dilma, o eleitor deverá escolher entre o avanço ou a estagnação.

“Que o eleitor saiba escolher, se ele quer continuar a mudança, que leva o Brasil a ser uma sociedade mais justa e mais democrática, ou se ele quer aquele período de estagnação, de desemprego e paralisia que o país passou”, disse, em entrevista coletiva antes de partir em caminhada pelo centro daquela cidade.

Vejam mais em REDE BRASIL ATUAL