sábado, 16 de outubro de 2010

Em novembro Porto Alegre será palco de uma feira do livro anarquista

Grupos como a editora Deriva, Imaginário, Imprensa Marginal, Antena Negra, Ação
Antisexista, Federação Anarquista Gaúcha, entre outros coletivos e editoras, estarão
participando e organizando a 1ª Feira do Livro Anarquista de Porto Alegre, nos dias
5, 6 e 7 de novembro, no Espaço Libertário Moinho Negro, rua Marcilio Dias, 1463. Na
programação conversas em torno dos temas como "Anarquismo e Geografia", "Anarcologia
e Protopia", "Feminismo e Anarquismo", lançamento de livros, filmes, exposições,
oficinas, comida, confraternização...

Vejam mais em A-INFOS

EUA: morreu aos 85 anos o "pai da geometria fractal", Mandelbrot

Sustentava que objetos matemáticos irregulares são na realidade um reflexo da natureza.

Washington. Benoit Mandelbrot, matemático franco-estadunidense que explorou uma nova classe de formas matemáticas conhecidas como "fractais", morreu aos 85 anos em Cambridge, Massachusetts (noroeste dos Estados Unidos), informou The New York Times.

Vejam mais detalhes em LA JORNADA

Serra causa tumulto em igreja e é desmascarado por padre

Terminou em tumulto uma missa neste sábado (16) na Basílica de São Francisco das Chagas, no município de Canindé (CE), que fez parte da agenda de compromissos da campanha eleitoral do candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra.

No final da celebração, o padre disse que eram mentirosos os panfletos que circulavam na igreja afirmando que a candidata da coligação Para o Brasil Seguir Mudando, Dilma Rousseff, era a favor do aborto e tinha envolvimento com a organização insurgente colombiana Farc.

O padre disse que aquelas mensagens estavam sendo atribuídas à igreja, mas que ela não autorizava esse tipo de publicação em seu nome.


Vejam mais detalhes no PORTAL VERMELHO

Diminuição da desigualdade ocorreu porque a renda dos mais ricos não cresceu, diz Sônia Rocha

Gilberto Costa
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Na avaliação da economista Sônia Rocha, autora dos livro O Brasil Dividido – Espacialização Alternativa e Pobreza (editora Publit) e Pobreza no Brasil: Afinal, de que se trata? (editora FGV), a ascensão econômica de 30 milhões de brasileiros, iniciada em 2001 e acelerada desde 2004, está diminuindo a desigualdade entre pobres e ricos.

Longe, no entanto, de ser efeito de uma política redistributiva deliberada, a desigualdade está diminuindo porque os estratos de mais baixa renda e de menor escolaridade se beneficiaram mais do que os segmentos mais ricos e escolarizados do crescimento econômico. As classes mais baixas são positivamente afetadas pelas políticas (distributivas) de ganho real do salário mínimo e pelas transferências de renda do programa Bolsa Família.


Vejam mais detalhes na AGÊNCIA BRASIL

Charge do Amoral NAtto


Charge do Amoral NAtto (http://amoralnato.blogspot.com/) indicada em comentário no blog BRASIL! BRASIL!

Serra vaiado na missa do Ceará ainda leva bronca do padre

A visita do Serra ao Ceará não poderia ter sido pior. Era aguardada desde as 11h a chegada do presidenciável. O PT local se mobilizou e organizou uma verdadeira multidão com bandeiras vermelhas e se puseram diante da principais entradas que levam à Basílica. Quando já era 16 horas ele chega por uma viela que dá acesso a pça. da Gruta onde estava sendo celebrada a missa. O carro foi cercado e as bandeiras vermelhas "deliravam" ao som de vaias.

Havia cerca de 60 mil pessoas na celebração e ele descaradamente com uma turma de tucanos gerndo tumulto até próximo ao palco. O Celebrante reclamou da atitude e avisou que aqueles que não estavam ali para rezar poderia se retirar porque estavam atrapalhando a celebração. Pouco importaram, o tumulto aumentava a cada instante (acenos, vaias e coisas afins), porém o ponto culminante aconteceu na hora da comunhão que foi interrompida com a tucanada querendo aparecer.


Vejam mais detalhes no blog dos AMIGOS DA PRESIDENTE DILMA

As pesquisas eleitorais e os modelos científicos

A discrepância entre as previsões das pesquisas eleitorais e os resultados das urnas servem como pretexto para o físico Adilson de Oliveira discutir como os cientistas se baseiam em modelos da natureza para fazer previsões.

Por: Adilson de Oliveira

Os resultados das pesquisas de intenção de voto estão entre os assuntos mais comentados nesse período eleitoral. Praticamente toda semana e, ultimamente, quase todos os dias, surge uma nova pesquisa sobre a preferência da população em relação aos candidatos à presidência da República e ao governo dos estados que terão segundo turno.

Os resultados dessas pesquisas não somente influenciam diretamente a forma como os candidatos conduzem as campanhas, mas também acabam influenciando o próprio eleitorado.

Houve grande frustração pelo fato de nenhum dos institutos de pesquisa de opinião ter conseguido prever com certeza o segundo turno para as eleições presidenciais. O resultado das urnas surpreendeu a muitos, pois houve uma brusca mudança entre a vontade do eleitorado retratada nas sondagens e a realidade apresentada pelas urnas.

Vejam o texto completo em CIÊNCIA HOJE


Tom Morello pede para brasileiros apoiarem Dilma Rousseff

O guitarrista do Rage Against the Machine Tom Morello declarou em seu perfil no Twitter que "Dilma Rousseff é uma candidata para os pobres, a classe trabalhadora e os jovens. É minha esperança que o povo jovem do Brasil a apóie".


Mais no sítio da revista Rolling Stone Brasil.

Paixão segue mesmos caminhos das drogas analgésicas

Amor intenso funciona como anestesia para algumas dores

por Katherine Harmon

Novas pesquisas mostram que sentimentos românticos intensos realmente podem aliviar a dor física através das mesmas vias neurais das drogas poderosas.

Simplesmente olhar para um retrato de sua (seu) amada (o) fez com que os voluntários de um estudo recente fossem capazes de reduzir substancialmente a dor. O efeito ocorre graças a um impulso nos centros de recompensa do cérebro, de acordo com resultados publicados em 13 de outubro na PLoS ONE.

"As áreas do cérebro ativadas pelo amor são as mesmas que o uso de drogas utiliza para reduzir a dor", disse Arthur Aron, professor de psicologia da State University of New York em Stony Brook e coautor do novo estudo.


Vejam mais detalhes em SCIENTIFIC AMERICAN

Programa Nacional de Pós-Doutorado aprova 588 projetos

Foi divulgada a relação dos 588 contemplados no edital que irá investir R$ 41,25 milhões no Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD)

O programa é uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), agências do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC). O objetivo é incentivar a atuação de jovens doutores em projetos de pesquisa, especialmente nas áreas consideradas estratégicas, inseridas na Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP).

(...)

Veja os projetos de pesquisa aprovados em:

http://www.cnpq.br/resultados/2010/028.htm

(Assessoria de Comunicação Social do CNPq)


Vejam mais detalhes no JORNAL DA CIÊNCIA-SBPC

Dados de satélite indicam verdadeira causa do terremoto no Haiti

Houve ruptura em múltiplas fissuras, e uma delas nem era conhecida. Descoberta do perfil real do tremor aponta para risco maior de novos abalos.

O terremoto de magnitude 7 que matou cerca de 200 mil haitianos no início deste ano não foi causado por deslocamento na falha geológica de Enriquillo-Plantain Garden, como os cientistas imaginavam. A verdadeira causa foi o colapso de múltiplas falhas, sendo que uma delas, mais profunda, nem era conhecida pelos geólogos.

As conclusões foram publicadas no site da revista especializada "Nature Geoscience". A falha de Enriquillo é a "fronteira" entre a placa tectônica do Caribe e a placa Norte-Americana.

Vejam mais detalhes em JORNAL DA CIÊNCIA-SBPC

Turismo cubano teria perdido US$ 1,1 bi por embargo americano

HAVANA, 16 Out 2010 (AFP) -Cuba anunciou, este sábado, ter perdido em 2009 1,1 bilhão de dólares em sua indústria turística, devido ao embargo que os Estados Unidos impõem há meio século e à proibição de viagens de americanos à ilha, segundo uma autoridade oficial.

A diretora de Relações Internacionais do Ministério do Turismo (MINTUR), Carmen Casals, afirmou que, deste montante, 1,03 bilhão de dólares correspondeu à restrição de viagens, pois estima-se que no ano passado 1,5 milhão de americanos teria visitado a ilha comunista se não houvesse proibição.

Vejam mais detalhes no JORNAL DO BRASIL

Charge do Enio


Charge do Enio copiada do blog BRASIL! BRASIL! do Nogueira

A estratégia do guru Indiano do Serra

Desde o começo eles sabiam que pelo grande sucesso do governo Lula na área social e econômica as chances do candidato Serra seriam mínimas contra a candidata de Lula.

Por isso, Serra e sua equipe resolveram jogar todas as fichas na mudança do campo de batalha, saindo do campo racional e político, onde as pessoas decidem com racionalidade, com comparações dos governos e dos projetos de cada um, para o campo da emoção e dos sentimentos de ira, revolta e nojo.

a executar essa operação de mudança da disputa do campo racional para o campo emocional José Serra e sua equipe contrataram um guru indiano, especialista neste tipo de operação, o mesmo que atuou contra o então candidato Barack Obama à presidência dos Estados Unidos, chamado Ravi Singh, da empresa ElectionMall, especializada em fazer campanhas de baixarias pela internet.

A campanha contra o presidente Obama nos Estados Unidos, sobe o comando de Ravi seguiu os mesmos moldes da campanha difamatória contra Dilma, com acusações falsas, dizendo que ele era terrorista muçulmano, satanista, anti-cristão, apoiador do aborto, etc, obrigando Barack Obama a criar um site só para desmentir esses boatos maldosos que circulavam contra ele por e-mail (confiram em http://fightthesmears.com/).

Enquanto fazem essa campanha suja, agressiva, imoral e subterrânea contra Dilma, eles apresentam Serra como um homem honesto, religioso, defensor dos valores da família cristã, etc, etc. Com isso eles fecham o circuito da mudança da disputa eleitoral do campo racional e comparativo para o campo emocional, onde a racionalidade não prevalece, dando-se assim as condições (falsas) para que o eleitor opte por Serra, por ele não ter o peso das acusações morais e religiosas lançadas contra Dilma.


Texto completo, com vídeo, no blog do Luís Nassif.

O poderoso Paulo Preto

Como candidato à Presidência da República, José Serra deve explicações mais detalhadas à sociedade brasileira. Elas se referem a um nome umbilicalmente ligado à cúpula do PSDB, mas de pouca exposição pública até dois meses atrás: Paulo Vieira de Souza, conhecido dentro das hostes tucanas como Paulo Preto. Desde que a candidata do PT, Dilma Rousseff, pronunciou o nome de Paulo Preto no debate realizado pela Rede Bandeirantes no domingo 10, Serra se viu envolvido em um enredo de contradições e mistério do qual vinha se esquivando desde agosto passado, quando ISTOÉ publicou denúncia segundo a qual o engenheiro Paulo Souza, ex-diretor da estatal Dersa na gestão tucana em São Paulo, era acusado por líderes do seu próprio partido de desaparecer com pelo menos R$ 4 milhões arrecadados de forma ilegal para a campanha eleitoral do PSDB. Na época, a reportagem baseou-se em entrevistas, várias delas gravadas, com 13 dos principais dirigentes tucanos, que apontavam o dedo na direção de Souza para explicar a minguada arrecadação que a candidatura de Serra obtivera até então. Depois de publicada a denúncia, o engenheiro disparou telefonemas para vários líderes, dois deles com cargos no comando da campanha presidencial, e, apesar da gravidade das acusações, os tucanos não se manifestaram, numa clara opção por abafar o assunto. O próprio presidenciável Serra optou pelo silêncio. Então, mesmo com problemas de caixa e reclamações de falta de recursos se espalhando pelos diretórios regionais, o PSDB preferiu jogar o assunto para debaixo do tapete.


Continua no sítio da revista IstoÉ.

Serra é ameaça à democracia e aos direitos sociais




Os demais vídeos da Marilena Chauí para a campanha de Dilma:

http://www.youtube.com/watch?v=o_88Qw0UkDo

http://www.youtube.com/watch?v=epyuYBVJDcc

http://www.youtube.com/watch?v=epyuYBVJDcc

O Riocentro da Petrobras

Em fevereiro de 2000, o jornalista Aloysio Biondi publicou um artigo relatando os planos dos tucanos para esquartejar a Petrobras. "No Brasil a estratégia de destruir a Petrobras está sendo posta em prática pela Agência Nacional de Petróleo, confiada ao genro do presidente Fernando Henrique Cardoso, o senhor David Zylhersztajn", relatou Biondi. Para tanto, relata ainda o jornalista, fatos de impacto estavam sendo usados para desmoralizar a empresa, mostrando-a incompetente e tentando jogar a sociedade contra ela. Algo parecido com o atentado do RioCentro, que a extrema direita planejou para inculpar as esquerdas e dificultar os planos de redemocratização do País. O texto permanece atual.

PORTO ALEGRE SE LEVANTA: TARSO GENRO MOBILIZA DOIS MIL MILITANTES

Participantes saíram do encontro orientados para se incorporar aos núcleos de campanha organizados em diferentes pontos do Estado; um pré-roteiro com atividades previstas até 31 de outubro comandará a busca pelos votos nas ruas.

No Rio, na 2º feira, dia 18, no teatro Oi Casagrande, intelectuais liderados por Chico Buarque, Emir Sader, Eric Nepomuceno e Leonardo Boff entregam manifesto de apoio a Dilma Rousseff.

Em São Paulo, sábado, dia 16, às 10:30, caminhada pró-Dilma na Vila Madalena; concentração, rua Rodésia, 398.

E na 3º feira, dia 19, às 19 horas, a campanha pró-Dilma tem encontro marcado na PUC-SP, Monte Alegre ,1024. O ato está sendo organizado pelo jurista Celso Antônio Bandeira de Mello e pelo teólogo Mário Sérgio Cortella.


Vejam em CARTA MAIOR

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Weslian foge de debate e Índio de comício

Candidata de José Serra e dos tucanos a governadora de Brasília, a mulher de Joaquim Roriz, Weslian Roriz (PSC-PSDB) fugiu do debate da noite de ontem promovido pela BAND-Brasília deixando sua cadeira vazia. Nosso candidato a governador, Agnelo Queiroz (PT), 22 pontos em média nas pesquisas à frente de Weslian, compareceu.

Aliás, ontem, foi um dia de fugas em Brasília. Também o candidato a vice-presidente da República na chapa de José Serra, deputado Índio da Costa (DEM-RJ) era esperado em comício de Weslian na Ceilândia (cidade satélite) no início da noite. Seu nome chegou a ser anunciado, mas fugiu e deixou os Roriz sozinhos no palanque.

Neste comício, todo desenvolvido em tom fortemente religioso, Weslian e Joaquim pediram votos para José Serra. Até agora o engajamento do casal na campanha serrista era tímido, quando não camuflado, seguindo a mesma tônica do presidenciável tucano que esconde que os apoia e que tem o apoio deles.



Vejam mais detalhes no blog do ZÉ DIRCEU

Associação dos Engenheiros da Petrobras (AEPET) denuncia: “As 10 vezes que FHC tentou privatizar a Petrobras.

1993 – Como ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso fez um corte de 52% no orçamento da Petrobrás previsto para o ano de 1994, sem nenhuma fundamentação ou justificativa técnica. Ele teria inviabilizado a empresa se não tivesse estourado o escândalo do orçamento, envolvendo vários parlamentares apelidados de `anões do orçamento`, no Congresso Nacional, assunto que desviou a atenção do País, fazendo com que se esquecessem da Petrobrás.

Vejam mais detalhes no blog OS AMIGOS DO PRESIDENTE LULA

Globo e Record dão versões diferentes para a mesma notícia jornalística

Veja AQUI.

Campanha é retrocesso na luta das mulheres

As mulheres vêm travando uma longa e heróica batalha pelo reconhecimento de seus direitos sociais, econômicos e políticos no Brasil. Só poderemos afirmar que vivemos em uma sociedade moderna, avançada e justa quando, entre outras questões relevantes, estiverem derrotados todos os nossos ranços machistas e patriarcais e as mulheres desfrutarem de condição de igualdade com os homens em todos os setores.

Infelizmente, na eleição presidencial brasileira, que deveria representar um momento de avanço também nesse sentido, estamos testemunhando um retrocesso na luta pela afirmação dos direitos da mulher, provocado por uma campanha moralista, conservadora, de fundo religioso, que manipula a fé das pessoas por propósitos estritamente eleitoreiros.

A questão do aborto e, consequentemente, de um direito da mulher, virou bandeira eleitoral da campanha de José Serra, que viu no tema uma oportunidade de encurralar a adversária, que, até por sua condição de gênero, é mais sensível à questão.

Vejam o texto completo em DIRETO DA REDAÇÃO

A propósito das "dez estratégias de manipulação de massa", atribuída a Noam Chomsky

Por Jean Bricmont [*]

Um texto intitulado "As dez estratégias de manipulação de massas" (http://www.pressenza.com/npermalink...) atribuído a Noam Chomsky circula amplamente na net nestes últimos dias [NR]. Já se vê, igualmente, na "grande" imprensa, em resposta a este texto, críticas a Chomsky como "adepto da teoria da conspiração" [1].

O 10º princípio reflete bem os fantasmas, freqüentes na extrema esquerda, sobre o conhecimento que o "sistema" teria do indivíduo médio graças "à biologia, a neurobiologia e a psicologia aplicada", o que é muito diferente do que pensa Chomsky, o qual sabe que o conhecimento (verdadeiramente) científico do ser humano é extremamente limitado.

Como este texto me parecia ser uma simplificação e uma deformação do seu pensamento, e como não encontrei o seu equivalente em inglês, perguntei-lhe para tirar a limpo. Eis a sua resposta: "Não tenho nenhuma idéia de onde surge isso. Não fiz esta compilação, não a escrevi, não a coloquei na web. Suponho que aquele que o fez poderia pretender que são interpretações daquilo que escrevi aqui e ali mas certamente não sob esta forma nem como lista".

Vejam o texto completo em PATRIA LATINA

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Pré-Sal: piscadela do PSDB às transnacionais

Antônio Martins *

British Petroleum -que despejou centenas de milhões de barris no Golfo do México- é uma das cortejadas pelo assessor de José Serra

Em público, o candidato José Serra não endossará as palavras de seu subordinado; se questionado de modo explícito, talvez até as contrarie. Mas, no intrincado jogo político que se abriu para o segundo turno, certamente não foram em vão as palavras de David Zylberstajn, ex-diretor-geral da Agência Nacional de Petróleo-ANP (no governo FHC), atual assessor para a área de Energia da campanha PSDB-DEM.

Em entrevista concedida ontem ao Valor Econômico, Zylberstajn ser "tecnicamente" a favor de retomar, nas reservas de petróleo do Pré-Sal, o sistema de leilões que vigorou em seu período. Para proteger o candidato a que se ligou, fez uma ressalva: "dentro do contexto político, eu não sei"…

O mecanismo antigo foi instituído em 1995, logo após o governo FHC quebrar o monopólio estatal de petróleo. Funciona assim: a União leiloa áreas do subsolo em que há possibilidade de haver jazidas. Os vencedores pagam um montante inicial ao Estado e ficam com todo o petróleo encontrado.

Vejam o texto completo em PATRIA LATINA

Poder e Corrupção: Serra já foi condenado a devolver dinheiro aos cofres públicos. Gilmar Mendes engavetou.

José Serra tem 17 processos nas costas, pelo menos 3 deles por corrupção (improbidade administrativa), enquanto Dilma não tem nenhum.

O tucano já foi condenado na Justiça Federal do DF, por improbidade administrativa (Processo 96.00.01079-0 no TRF1), ao lado de outros ministros e diretores do Banco Central no governo FHC.


A ação movida por procuradores da República, denunciou o rombo de R$ 2,975 bilhões dos cofres públicos para socorrer o Banco Econômico S.A., na época do PROER.


A sentença condenou José Serra e os outros a devolverem o prejuízo causado aos cofres públicos.


Os réus entraram com uma declaração no STF (Reclamação 2.186), que ficou nas mãos de ... Gilmar Mendes, correndo o processo lentamente desde 2002 até abril de 2008.


Vejam o mais detalhes no blog OS AMIGOS DO PRESIDENTE LULA

CONSTRANGEDOR: DOIS MOMENTOS NA VIDA DE MONICA SERRA

Ex-alunas de Monica Serra confirmam relato sobre aborto

Correio do Brasil --14/10/2010 15:06

Monica Serra optou por não se pronunciar sobre relato de ex-alunas
Alunas da então professora de Psicologia do Desenvolvimento aplicada à Dança, no Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Monica Serra, confirmaram nesta quinta-feira estarem presentes à aula em que a mulher do presidenciável tucano, José Serra, relatou ter sido levada a interromper a gravidez, após quarto mês da concepção. A coreógrafa Sheila Canevacci Ribeiro revelou o fato após o debate realizado domingo, na Rede Bandeirantes de TV, em sua página na rede social Facebook.

Colega de Sheila Ribeiro, a professora de Dança de um instituto federal de Brasília, que preferiu não ter o seu nome citado “por medo do que essa gente pode fazer”, afirmou, lembra que no primeiro semestre de 1992, no segundo período que cursava na Unicamp, o depoimento de Monica Serra a impressionou. Ela estava sentada no chão em uma sala de dança, onde não há móveis e apenas um grande espelho e a barra de exercícios, ao lado das colegas Kátia Figueiredo, que mora atualmente na Suécia, Ana Carla Bianchi, Ana Carolina Melchert e Érika Sitrângulo Brandeburgo, entre outras estudantes, residentes aqui no país.


Vejam o texto completo em BLOG DAS FRASES

Do Coletivo Catarse: O Dia da Criança que a TV não mostra

Foi lindo. Centenas de crianças sem terra, do movimento social mais importante do mundo, o MST, visitaram as comunidades do Morro Santa Teresa, onde milhares de crianças tiveram (talvez ainda tenham) suas moradias ameaçadas pelo Governo do RS que, atendendo a interesses de especuladores imobiliários, montou um projeto para tirá-los de casa.

Isso tudo aconteceu, literalmente, na porta de todas as TVs em Porto Alegre (ficam no Morro Santa Teresa), mas apenas a TVE esteve lá para registrar o dia das crianças criminalizadas por esses próprios veículos de comunicação. Em qualquer lugar do mundo, com uma imprensa que tenha um mínimo de dignidade, esse acontecimento seria notícia amplamente coberta pela mídia. Mas as TVs estavam ocupadas em descer para o asfalto e registrar apenas outra infância, no centro da cidade.



- leia, veja mais clicando aqui

Apoio de reacionários a Serra causa mal-estar nas universidades

Se alguns continuam a apostar na proficiência do gestor tucano dentro da academia, avulta nos últimos dias um mal-estar crescente provocado pelos indícios sucessivos de que a candidatura Serra foi empalmada, com aquiescência do candidato, pelo que há de mais obscurantista e reacionário na sociedade brasileira.

"Nunca imaginei que o Serra pudesse reunir em torno de sua candidatura tantas forças reacionárias" (Ricardo Carneiro, economista e professor da Unicamp à Carta Maior)


Vejam o texto completo no PORTAL VERMELHO



A psicologia de massa do fascismo à brasileira

Enviado por luisnassif

Há tempos alerto para a campanha de ódio que o pacto mídia-FHC estava plantando no jogo político brasileiro.

O momento é dos mais delicados. O país passa por profundos processos de transformação, com a entrada de milhões de pessoas no mercado de consumo e político. Pela primeira vez na história, abre-se espaço para um mercado de consumo de massa capaz de lançar o país na primeira divisão da economia mundial

Esses movimentos foram essenciais na construção de outras nações, mas sempre vieram acompanhados de tensões, conflitos, entre os que emergem buscando espaço, e os já estabelecidos impondo resistências.

Em outros países, essas tensões descambaram para guerras, como a da Secessão norte-americana, ou para movimentos totalitários, como o fascismo nos anos 20 na Europa.

Nos últimos anos, parecia que Lula completaria a travessia para o novo modelo reduzindo substancialmente os atritos. O reconhecimento do exterior ajudou a aplainar o pesado preconceito da classe média acuada. A estratégia política de juntar todas as peças – de multinacionais a pequenas empresas, do agronegócio à agricultura familiar, do mercado aos movimentos sociais – permitiu uma síntese admirável do novo país. O terrorismo midiático, levantando fantasmas com o MST, Bolívia, Venezuela, Cuba e outras bobagens, não passava de jogo de cena, no qual nem a própria mídia acreditava.

À falta de um projeto de país, esgotado o modelo no qual se escudou, FHC – seguido por seu discípulo José Serra – passou a apostar tudo na radicalização. Ajudou a referendar a idéia da república sindicalista, a espalhar rumores sobre tendências totalitárias de Lula, mesmo sabendo que tais temores eram infundados.

Vejam o texto completo em NOVAE

Paulo Preto: novas denúncias revelam mar de lama no governo Serra


A bancada do PT na Assembléia Legislativa de São Paulo concedeu entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira (13) para revelar novas suspeitas de casos de corrupção envolvendo o chamado "homem-bomba" do PSDB, o engenheiro Paulo Vieira de Souza, também conhecido como Paulo Preto. Integrande do grupo do agora senador eleito Aloysio Nunes Ferreira, Preto era homem de confiança dos tucanos paulistas até que foi acusado de sumir com quatro milhões de reais do "caixa 2" da campanha de Serra.

As maracutais envolvendo o ex-presidente da Dersa, Paulo Preto, já eram bastante conhecidas nos bastidores do mundo político. Matérias da revista Veja (clique aqui para ler) e da revista IstoÉ (leia aqui) já tinham trazido à tona graves suspeitas sobre o engenheiro que ocupou cargos de grande importância no governo paulista na gestão do então governador José Serra (PSDB). Mas o nome de Paulo Preto foi jogado sob holofotes mais intensos depois que a candidata do PT à presidência da República, Dilma Rousseff, durante o debate da Rede Bandeirantes, no último domingo (10), citou o desvio de R$ 4 milhões do caixa de campanha de José Serra. O dinheiro teria sido arrecadado por Paulo Preto junto a empreiteiras e depois sumido.


Vejam mais detalhe no PORTAL VERMELHO

Detalhes da Notícia 13/10/2010 - A origem dos emails bombardeando a candidatura da Dilma

O CAMINHO DA CALÚNIA

por Tony Chastinet

Recebi ontem à noite um daqueles e-mails nojentos e anônimos, que estão circulando na internet, com calúnias contra a candidata Dilma Roussef. Decidi gastar alguns minutos para tentar identificar os autores. Consegui, e repasso abaixo as informações sobre os autores da baixaria – incluindo as fontes da pesquisa.

Há um e-mail circulando na internet com o seguinte título: “Candidatos de esquerda”. Na mensagem há uma série de calúnias contra Dilma, e o pedido para se votar no Serra. Também recomenda a leitura do site www.tribunanacional.com.br.

Entrei na página e de cara me deparei com aquela foto montada da Dilma ao lado de um fuzil. Uma verdadeira central de calúnias ligada à extrema direita. Vejam uma amostra neste link http://www.tribunanacional.com.br/v2/editorial/a-terrorista/.


Vejam mais detalhes (MUITO MAIS) em ESCREVINHADOR e FALAPOVO.COM

Debate sobre liberdade de imprensa e regulação da mídia avança no mundo

No domingo passado, três dos principais veículos impressos do país voltaram a destacar suas opiniões sobre o que consideram restrições à liberdade de imprensa, depois de críticas feitas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva à cobertura eleitoral. Para o presidente, a imprensa estaria se comportando “como um partido” de oposição.

Em um gesto pouco comum no Brasil, o jornal
O Estado de São Paulo assumiu seu apoio ao candidato da oposição, acusando o governo de “perder a compostura” com as críticas. O editorial da Folha de S.Paulo, publicado na capa, afirma: “Fiquem advertidos de que tentativas de controle da imprensa serão repudiadas – e qualquer governo terá de violar cláusulas pétreas da Constituição na aventura temerária de implantá-lo”.


Vejam mais detalhes em OPERA MUNDI

Los mineros chilenos

Marieta Manso

Sabemos que alguns são alcoólatras,

que um tinha duas mulheres,

que se arrumaram para que suas familias (que os esperavam na superfície, 60 metros acima) os vissem com melhor aspecto,

Sabemos que pediam cigarros,

que são mineiros,

que sofrem,

que escrevem cartas a suas mulhres que

os esperam ansiosas no acampamento Esperanza,

que são pobres,

Mas os meios de comunicação não contaram de forma tão pormenorizada,

que empresa é a dona da mina,

quais são as condições de trabalho dos mineiros,

que tipo de impactos sociais e ambientais produz esse trabalho,

quanto dinheiro ganham,

quais são suas expectativas de vida,

o que se extrai dessa mina e para onde vai parar esse material que com tanto esforço se extrai das entranhas da Terra.

Vejam este texto em CONSUME HASTA MORIR


Chile: o verdadeiro milagre dos milagres

Uma vida inteira. Creio que os trinta e três mineiros sepultados nas profundidades da mina San José,no Chile, prepararam-se durante toda sua vida para enfrentar o desafio de ficar vários meses debaixo da terra. Ou talvez possa me aventurar a dizer que essa é uma batalha que vêm travando desde antes mesmo de nascer.

A epopéia de homens que descem às trevas da montanha, separam minerais em meio à escuridão e sofrem um acidente que os deixa a mercê daquela escuridão é parte do DNA do Chile, uma parte integral da história do meu país. Foi uma das primeiras coisas que aprendi sobre o Chile, quando cheguei a Santiago, em 1954, aos doze anos de idade.

Abram seus livros até encontrar “El Chiflón del Diablo” – nos pediu um professor es espanhol. Um conto de Baldomero Lillo, publicado em 1904.

O texto completo, de Ariel Dorfman, está na Agência Carta Maior.


Ainda sobre a extração mineral no Chile:

- Os 31 mineiros chilenos que não tiveram "reality show", no sítio da revista CartaCapital;

- Salvador Allende, a Codelco e os trabalhadores de Copiapó.

SC: carros de prefeituras transportam panfletos pró-Serra

Pelo menos dez carros oficiais de municípios do interior de Santa Catarina foram flagrados estacionados, nesta quarta-feira (13), ao lado de um hotel onde foi realizada uma reunião política da tríplice aliança, formada por DEM, PMDB e PSDB. O encontro, que tem o objetivo de definir rumos da campanha do presidenciável José Serra (PSDB), foi realizado no centro de Florianópolis e serviu para concluir as estratégias de campanha no segundo turno e distribuir material de propaganda do candidato tucano.

Ao redor do hotel, foram flagrados carros oficiais dos municípios de Porto Belo, Cocal do Sul, Witmarsum, Timbó Grande, Içara, Jaraguá do Sul e Santo Amaro da Imperatriz, entre outros.

A reportagem do Terra flagrou quatro ocupantes de um Honda Civic, placas MEQ 5081, de Cocal do Sul, que guardavam bandeirolas e panfletos de campanha no porta-malas. O carro é de propriedade da prefeitura local.


Veja a notícia completa no Terra.

Resgate dos mineiros no Chile: Lamento mapuche e felicitação carioca

Autoridades do partido nacionalista mapuche do Chile (Wallmapuwen) lamentaram o show midiático apresentado em torno do resgate dos mineiros ao norte do país. Um delegado do partido, Héctor Cumilaf, descreveu como "escandaloso" o uso midiático que está fazendo a televisão chilena. Por outro lado, o presidente do Brasil, Luis Inácio Lula da Silva felicitou o presidente chileno, Sebastián Piñera, pelo até agora exitoso resgate.

Vejam mais detalhes em URGENTE24

Artistas e intelectuais organizam manifesto pró-Dilma

Um grupo de artistas e intelectuais liderados por Leonardo Boff, Chico Buarque, Emir Sader e Eric Nepumuceno está articulando adesões a um manifesto de apoio político à petista.

O documento será entregue à candidata na próxima segunda-feira (18), em um ato político organizado pelo grupo no Teatro Oi Casagrande, no Leblon, zona sul da capital fluminense, às 20h.

Vejam mais detalhes, o manifesto e alguns assinantes em ADITAL

Videogame irregular é vendido em grandes redes de varejo

Às vésperas do Dia da Criança, o Instituto Brasil Legal, entidade formada por empresas do setor eletroeletrônico e de informática para combater a ilegalidade no país, identificou que grandes redes de varejo estão vendendo videogames sem respeitar normas exigidas pelo Código de Defesa do Consumidor, pela Anatel e pelo Inmetro e com indícios de irregularidadesna importação.

Na última segunda-feira, o instituto comprou no Carrefour Pamplona (bairro Jardins) e nas Lojas Americanas (shopping Iguatemi) modelos do Playstation 3 sem certificação obrigatória da Anatel para funcionar, sem fios, cabos e tomadas adequados e configurados em padrões que impossibilitam seu uso de acordo com as normas brasileiras. O termo de garantia também não atendia exigências da lei.


Continua na Folha.com .

"Baixa nas vendas não é só culpa da pirataria", diz presidente da Nintendo

O presidente da Nintendo, Satoru Iwata, disse em uma seção voltada a investidores que não atribui à pirataria o único motivo pelas quedas em vendas para jogos de DS e Wii. A notícia é do site Eurogamer.

Segundo o executivo, há outros motivos além da cópia ilegal que devem ser levados em conta "Eu não acredito que devemos atribuir a má fase na venda de softwares somente à pirataria. Apesar disso, há tempos que criamos produtos pensando em atrair a atenção da maior quantidade de consumidores e, se nosso produto o entreter bem, ele poderá atingir a primeira posição nos rankings de vendas", explica Iwata, que complementa "Temos que considerar duas perspectivas simultaneamente. É verdade que sempre haverá a influência da pirataria, mas é importante para nós aumentar o número de consumidores dispostos a investir o seu dinheiro para comprar os nossos produtos", finaliza.


Continua no UOL Jogos.

O lado 1.0 do Facebook

O mundo 2.0 tem por baixo uma filosofia, ou várias, do compartilhamento humano, da comunicação horizontal, do questionamento dos direitos autorais no modelo da Idade Mídia.

Da valorização e do afinamento entre o que se diz e o que se faz.

É uma herança do mundo hippie/socialista/igualitário/meritocrático/empreendedor (Leiam Castells "Sociedade em Rede"), que deu na indústria do computador, na rede e nos projetos inovadores, como o Google, o Facebook e o Twitter.

Os caras entraram no mercado, mas deveriam manter uma atitude coerente com a filosofia que propagam em seus projetos.

Mas não.

Isso é papo de folder!

O Facebook resolveu processar um site de professores, que trocam material de sala de aula, por ter usado o nome Book.


Também forçou o PlaceBook, site de viagens, a alterar seu nome para TripTrace no final de agosto.

Não satisfeito, quer ser o dono da palavra Face na Internet para projetos de rede social.

Pera aí!


Confira o texto completo no IMasters.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Hon Hai aumentará preços para Apple e outras empresas,diz jornal

A Hon Hai, maior fabricante de componentes eletrônicos do mundo, vai aumentar preços a partir de outubro para alguns clientes incluindo a Apple, afirmou um analista do Citibank citado por um jornal de Taiwan, nesta quarta-feira.

O analista Chang Kaiwei, do Citigroup, afirmou que a Hon Hai Precision Industry vai também aumentar os preços para Nokia, Microsoft e Sony Ericsson, ajudando a impulsionar o lucro do quarto trimestre, segundo o Commercial Times.


A notícia, da Reuters, continua no UOL Tecnologia.

Para especialista, guerra cibernética já foi declarada

Países já estão utilizando técnicas de guerra cibernética para lançar ataques uns contra os outros e há necessidade de vigilância contínua para proteger sistemas críticos de computadores, denunciou Iain Lobban, diretor do Government Communications Headquarters (GCHQ), agência britânica de combate a espionagem. Em raro discurso, ele afirmou que sistemas do governo britânico são alvo de 1.000 tentativas mensais de infiltração.

"O ciberespaço é disputado a cada hora, a cada dia, a cada minuto, a cada segundo", disse ele. "A ameaça é real e digna de atenção", completou Lobban, cujo GCHQ, uma grande operação de escuta semelhante à Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos, cuida de atividades como decifração de códigos e coleta de informações.


A notícia continua no Convergência Digital.

Xiitas do Líbano recebem Ahmadinejad como herói

Milhares de xiitas libaneses ofereceram nesta quarta-feira uma exaltada recepção ao presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, no início de uma visita que deve agravar as preocupações do Ocidente com a crescente influência iraniana no Líbano.

Jogando flores e arroz sobre o sorridente Ahmadinejad, que acenava num carro aberto, os xiitas tomaram o percurso do aeroporto ao palácio presidencial de Beirute, onde o iraniano seria recebido pelo presidente do Líbano, Michel Suleiman.


A notícia, da Reuters, continua no Terra.

População brasileira deve atingir 206,8 milhões em 2030, diz levantamento

A população brasileira deve atingir o pico em 2030, somando 206,8 milhões de pessoas. A partir de então, a expectativa é que comece a diminuir em números absolutos, e em 2040 seja de 204,7 milhões. A conclusão faz parte de um estudo apresentado hoje pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), com base nos dados da Pnad/IBGE --Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2009, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

De acordo com a análise, a desaceleração do ritmo de crescimento populacional, tendência verificada no país desde a década de 1970, pode ser explicada pela redução da mortalidade acompanhada pela queda na fecundidade.


Continua lendo na Folha.com .

Não deixe o spam ser um grande eleitor neste segundo turno

Paulo Sakamoto

http://blogdosakamoto.uol.com.br

Caro(a) amigo(a), se você decide seu voto por conta de uma das dezenas de correntes apócrifas que circulam pela internet, pró-Dilma e pró-Serra (ou anti-Dilma e anti-Serra), parabéns. Você é, oficialmente, uma pessoa manipulável.

Nunca entendi muito bem porque as pessoas acreditam piamente naquilo que recebem em suas caixas de e-mail. Será que o anonimato das mensagens apócrifas é entendido como uma espécie de “sinal”? Do tipo: “Senhor, me dê os números vencedores do jogo do bicho” e, dias depois, você interpreta uma propaganda de um haras, que chegou acidentalmente por e-mail, como resposta para apostar no “cavalo”?! Vai que, da mesma forma que o Altíssimo escreve certo por linhas tortas, ele também “emeia” justo por internet frouxa, não é?

O mais interessante é que algumas dessas mensagens contam com mentiras tão bem construídas que tem mais gente acreditando nelas do que em boas matérias, com dezenas de fontes, feitas por jornalistas com décadas de credibilidade, que desmentem ou explicam o caso.

- Pô, o texto é super bem escrito. Não deve ser falso.
- O e-mail trouxe vários números. Ou seja, não pode ser mentira.
- Ele tem fotos. É mais difícil manipular fotos.
- Recebi isso do Ronaldo, irmão da Ritinha, casada com o Roberval, filho do seu Romeu, lembra? É, Ro-meu. Ele repassou um e-mail que recebeu do Rui, que é chefe dele na Ramos e Ramos, aquela empresa de retroescavadeiras. Homem decente o Ronaldo… então é coisa séria.

Vejam mais detalhes no BLOG DO SAKAMOTO

História de um boato desmascarado pela blogosfera progressista

Comunicado da NovaE

Algumas manifestações chegaram à redação da NovaE, afirmando que o perfil de Sheila não é fake, que de fato ela existe, e tudo mais.

A mesma pessoa continua a reafirmar e a história contada. Desta forma, a NovaE continua a acompanhar este episódio, mas reafirma sua postura editorial baseada em algumas reflexões:

  • O ambiente na internet esta tomado de fakes, fatos, versões, boatos, correntes, spams. Muitas vezes, revestidos de apoiadores da Dilma. A qual candidatura interessa este cipoal de informações desconexas?

  • Qualquer acusação leviana e pessoal contra a candidatura Serra utizada por qualquer militante da candidatura Dilma, compromete o que estamos tentando mostrar desde o inicio do porcesso eleitoral: pautar uma eleição com ataques baixos não é digno de uma democracia.

  • Verdade ou mentira, fake ou não, certos fatos não devem fazer parte do debate eleitoral, por tratar-se de assunto de fórum íntimo.

  • Desta forma, é estranho, para não dizer suspeito, o motivo que leva certas pessoas insistirem na divulgação da versão da Sheila

História de um boato desmascarado pela blogosfera progressista

Não é segredo a polêmica em torno das declarações de Monica Serra, que voltou à pauta após a pergunta de Dilma a Serra, no debate da Bandeirantes. Durante todo dia, José Serra nega conhecer a história que saiu no Estadão em que sua esposa acusou Dilma de "matar crianças".

Acompanhe os fatos, no mínimo estranhos, e que ainda estão sendo investigados por blogs progressistas e pela NovaE.


Mais detalhes (muito mais) a respeito dessa armadilha em NOVAE


JORNAL DA CIÊNCIA-SBPC

Pós-graduação do Inpa oferece curso de bioinformática

O Programa de Pós-Graduação em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva (PPG-GCBEv) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) está com inscrição aberta para curso sobre Bioinformática

As aulas vão de 8 a 12 de novembro, com a carga horária de 30 horas, ministradas por Renato Vicentini e o Luiz Eduardo Vieira del Bem.


Iniciação científica do CBPF: inscrição até 22 de outubro

Até o próximo dia 22 está aberto o processo de inscrição no Programa de Iniciação Científica do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (Pibic/CBPF)

O programa é voltado para alunos de graduação em física, matemática, química, engenharia e áreas afins.

Nações pobres podem ter US$ 100 bi para combater aquecimento global

Especialistas da ONU acreditam que meta é possível, apesar de difícil. Montante seria arrecadado anualmente, a partir de 2020

Conselheiros da Organização das Nações Unidas (ONU), reunidos em Addis Abeba, capital da Etiópia, concordaram nesta terça-feira (12) que seria possível, ainda que difícil, aos países juntar US$ 100 bilhões por ano a partir de 2020 para ajudar nações pobres a combater o aquecimento global.


Vejam mais detalhes em JORNAL DA CIÊNCIA-SBPC

OLP pede a EUA mapa com fronteira israelense futura

Por Tom Perry

RAMALLAH, Cisjordânia (Reuters) - Os palestinos querem dos Estados Unidos um mapa que indique o traçado final que Israel pretende para suas fronteiras e que deixe claro se esse traçado abrange terras e casas palestinas, disse um funcionário palestino nesta quarta-feira.

Yasser Abed Rabbo, da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), respondeu a um chamado dos EUA para que os palestinos apresentem suas propostas, em resposta à proposta israelense de que eles reconheçam Israel como Estado judaico em troca de restrições às construções nos assentamentos. Os palestinos se opõem há muito tempo a dar uma declaração de reconhecimento de Israel.

"O que é necessário da parte da administração americana e de Israel é que eles nos apresentem um mapa do Estado de Israel que querem que reconheçamos", disse Abed Rabbo à Reuters.

Dilma pede direito de resposta contra Weslian Roriz

Propagandas teriam reproduzido trechos de homilia em que o padre José Augusto pede aos fiéis que se mobilizem e não votem em Dilma

A candidata à Presidência da República Dilma Rousseff ajuizou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) dois pedidos de direito de resposta contra programas eleitorais gratuitos da candidata ao governo do Distrito Federal Weslian Roriz, alegando que as propagandas teriam reproduzido trechos de homilia em que o padre José Augusto pede aos fiéis que se mobilizem e não votem em Dilma, pois o PT, partido da candidata, seria a favor da interrupção de gestações indesejadas.



Vejam mais detalhes em NOVO JORNAL

Receita de um moralismo medieval

Emiliano José*

A razão transforma-se em insensatez e a benção em praga. Que me recorde a frase é de Marx, e se aplica ao cenário que se quer criar, a partir da direção da campanha do ex-governador José Serra. Devo admitir uma ponta de ingenuidade quando, ao escrever um artigo para Carta Maior, previ que o debate no segundo turno pudesse se elevar, ou que esperava uma elevação. Denunciava então, no dia 3 de outubro, quando o segundo turno já se anunciava, o baixo nível do candidato Serra no primeiro turno, incapaz de apresentar um projeto político, econômico e social para a Nação.

Afinal, para fazê-lo devia render homenagens ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, de quem ele foge como o diabo foge da cruz, que me desculpem a expressão religiosa, e peço desculpas porque, como quero dizer neste artigo, devemos nos esforçar para separar religião e política, embora seja uma tarefa difícil, como reconheço.


Vejam o texto completo em PRAVDA.RU

Dilma e os inquisidores


Vejam em NOVAE

terça-feira, 12 de outubro de 2010

FBI é pego vigiando carro de um homem, agora quer seu GPS de volta

A história começa aqui, quando um jovem encontrou um aparelho estranho debaixo do seu carro e, com a ajuda de usuários do site Reddit, descobriu tratar-se de um equipamento de rastreamento por GPS do FBI. Depois de ver as fotos online, a agência americana mandou meia dúzia de agentes para recuperá-lo.

Um estudante californiano recebeu uma visita do FBI esta semana, depois de encontrar um dispositivo secreto de rastreamento no seu carro e do seu amigo ter publicado fotos do equipamento na internet. O post provocou muita especulação sobre a legitimidade do equipamento, a reação das autoridades e o fato do jovem americano-árabe estar ou não sendo alvo de uma investigação de terrorismo.

Demorou apenas 24 horas para descobrirmos: na quarta-feira, o estudante deu entrevista à Wired contando que o dispositivo era verdadeiro, que ele estava sendo secretamente rastreado e que o FBI queria de volta o seu caro aparelho.

A resposta chegou quando meia dúzia de agentes do FBI e oficiais de polícia apareceram no condomínio onde mora Yasir Afifi, em Santa Clara, Califórnia, na terça-feira, exigindo que ele devolvesse o aparelho.


A notícia continua no Gizmodo Brasil.

Eu não sei quem é o Paulo Preto. Nunca ouvi falar

Serra diz que não sabe quem é Paulo Preto, mas aparece na foto com ele

Peguei emprestada a foto do blog do Nassif, para ajuda-lo mostrar o quanto José Serra é mentiroso....Na foto, Serra, Paulo Preto e o Secretário do Planejamento Francisco Luna na inauguração do Rodoanel

Eu não sei quem é o Paulo Preto. Nunca ouvi falar. Ele foi um factóide criado para que vocês (imprensa) fiquem perguntando". Serra disse ainda que não iria gastar horas de um debate nacional discutindo "bobagens". (Portal Terra)


Vejam em RIZOMA BEATRICE

Nós, a classe média (béééééé)

É a luta de classes, estúpido. Não é racismo, nem xenofobia, nem convivência, não é nada disso, é, simplesmente, luta de classes. Criminalizando o marginal você aprende a glorificar o poderoso.

Racismo: reflexo moral do miserável

Leio esta manhã em Kaosenlared ol excelente artigo de Agustín Vega Cortés sôbre a situação do povo cigano atualmente, um povo perseguido e castigado durante séculos por diferentes Estados europeus, e que agora, como bem diz o articulista, parece estar condenado a jogar o papel de "judeus do século XXI" para aqules racistas e xenófobos que fazem da caça e captura do bode expiatório uma forma suprema de política social e econômica (porque, finalmente, é do que se trata: luta de classes).

Vejam o texto completo em KAOSENLARED.NET

O maior genocidio da história. Reflexões sobre o 12 de outubro

12 de outubro, data do descobrimento da América deve ser um dia de luto para a humanidade, pois foi o início do maior genocídio da história

(...)
Atualmente se calcula que 90% da população americana desapareceu nesse choque de civilizações, 70 milhões de mortos. É certo que as epidemias causaram uma boa parte da mortandade; mas também é certo que a redução dos povos originarios do americano à escravidão, mediante a prática da encomienda, debilitou espiritualmente e corporalmente aos aborígenes com castigos e penalidades, impondo-lhes o trabalho até a extenuação. També é certo que houve uma legislação protetora dos indios, mas sem efeito nem aplicação, foi puro papel molhado para salvar a cara da monarquia espanhola. A conquista de um território tão vasto como o continente americano foi um prolongado ato terrorista na qual uma matilha de lobos avançou sobre um rebanho de cordeiros.

Vejam o texto completo em KAOSENLARED.NET

A Inglaterra admitiu que foram as tropas da OTAN que mataram a refém britânica

Afeganistão

O primeiro ministro do Reino Unido, David Cameron, reconheceu que a volutária Linda Norgrove, sequestrada no Afeganistão em setembro, pode ter sido morta pela explosão de uma granada de mão detonada pelos militares ianques que tentavam resgata-la. As primeiras informações indicavam que a jovem havia sido executada pelos seus captores.

Vejam mais detalhes em PÁGINA/12

Paris celebra a esquizofrenia artística de Moebius

A Fundación Cartier consagra o desenhista francês com uma antologia.

A Fundação Cartier para a Arte Contemporânea inaugura hoje em Paris uma antologia dedicada ao desenhista francês, ao possuidor de uma das dualidades artísticas mais fascinantes do século XX: como Gir ou Jean Giraud (seu nome autêntico) assina os quadrinhos do tenente Blueberry, visão genial do western crepuscular; como Moebius criou um universo de sensações, com um traço mais limpo e colorido que Gir, apostando na ficção científica e no onírico. Em seus 72 anos, já não é desenhista de quadrinhos, mas artista... pelo menos é como se apresenta em sua exposião. "Causa-me uma grande alegria ver reunida minha obra. Algo de melancolia? Nããão!", disse enquanto supervisiona os acabamentos.

Vejam mais detalhes em ELPAIS.COM

Xenofobia no centro do debate

A crise econômica que afeta parte da Europa faz aumentar a xenofobia, com duras consequências para os imigrantes, alertam defensores do povo e organizações não governamentais da região.

Por Tito Drago

A crise econômica que afeta parte da Europa faz aumentar a xenofobia, com duras consequências para os imigrantes, alertam defensores do povo e organizações não governamentais da região. O caso que atrai a atenção é a expulsão pela França de ciganos de origem romena, mas a discriminação dos estrangeiros também é vista nas fronteiras internas da União Europeia, onde é mais fácil passar sem ser registrado pelos controles de imigração quando se tem a pele branca e roupa de primeira do que se a pele for morena e o aspecto humilde.

Vejam o texto completo em REVISTA FÓRUM

DÁ PARA CONFIAR?

"Não sei quem é Paulo Preto"
(Serra; Terra; 11-10)

DÁ PARA CONFIAR?

SERRA SABOTOU A CANDIDATURA DE ROSEANA SARNEY EM 2002; TRAIU ALCKMIN EM 2006; SOLAPOU AÉCIO EM 2010.
SERRA ESCONDE FHC, AFIRMA DESCONHECER SEU ARRECADADOR CAMPANHA, O EX-DIRETOR DO DERSA EM SEU GOVERNO, PAULO PRETO (PAULO VIEIRA DE SOUZA) QUE FUGIU COM R$ 4 MILHÕES DA 'CAIXINHA ELEITORAL'.

PENSANDO NELE, SOMENTE NELE, SEMPRE NELE, OBSSESSIVAMENTE NELE, SERRA NÃO DEFENDE NEM A PRÓPRIA MULHER, FLAGRADA PELO ESTADÃO (14-09) EM PREGAÇÃO CALUNIOSA EM SUBURBIO DO RIO, ONDE DIZIA A ELEITORES DE DILMA:"ELA É A FAVOR DE MATAR AS CRIANCINHAS".

(Carta Maior; 12-10)

A FMLN celebra com massiva concentração 30 anos de sua fundação


A governante Frente Farabundo Marti para la Liberacion Nacional (FMLN) de El Salvador celebrou hoje com uma grande concentração em San Salvador, os 30 anos de usa fundação, com a meta de seguir lutando por um futuro melhor para a população.

Vejam mais detalhes em CUBADEBATE-Contra o Terrorismo Midiático

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

O New York Times alerta sobre o fim da privacidade com o HTML-5

As preocupações sobre a privacidade na internet tem provocado demandas, teorias da conspiração e ansiedade tanto dos consumidores como dos comerciantes, enquanto outros inventam novas maneiras de rastrear o usuários na internet.

Mas os alarmistas ainda não viram nada. Nos próximos anos, um poderoso conjunto de novas capacidades estarão disponíveis para os desenvolvedores Web que podería facilitar aos vendedores e anunciantes o acesso a muito mais detalhes a respeito dos usuários e as atividades online.

Vejam mais detalhes em CUBADEBATE-Contra o Terrorismo Midiático

Sólida iniciação

A filósofa Marilena Chaui acaba de lançar dois trabalhos de grande impacto para o ensino de filosofia: o segundo volume de sua Introdução à História da Filosofia, pela Companhia das Letras, e a coleção “Filosofias: o Prazer do Pensar”, pela WMF Martins Fontes, dirigida por ela e por Juvenal Savian Filho. O primeiro, esperado já há algum tempo, trata das escolas helenísticas, adotando um tipo de abordagem que dialoga com a historiografia clássica e recente.

Quanto à coleção Filosofias: o Prazer do Pensar, foram lançados os quatro primeiros volumes de uma série de temas que serão publicados ao longo de três anos. Marilena Chaui é autora do primeiro deles, Boas-vindas à Filosofia; o segundo, Argumentação: a Ferramenta do Filosofar, foi escrito por Juvenal Savian Filho; o terceiro, Corpo e Mente, por Silvana Ramos; o quarto, O Tempo, por Fernando Rey Puente.

Nesta entrevista, Marilena Chaui fala de ambos os projetos, esclarecendo suas estruturas e revelando suas motivações. Mais uma vez, ela dá provas de sua preocupação com a formação dos estudantes de filosofia e interessados em geral, bem como de sua capacidade de dirigir-se ao público com rigor e clareza.

Vejam a entrevista em REVISTA CULT

Para Dilma Rousseff: o feminino e a política atual

Leonardo Boff

A reflexão antropológica dos últimos anos tem mostrado que masculino-feminino não são entidades autônomas, mas princípios ou fontes de energia que continuamente constroem o humano como homem e mulher. Estes são resultado da ação destes princípios anteriores e subjacentes que se realizam em densidades diferentes em cada um deles.

O feminino no homem e na mulher é aquele momento de integralidade, de profundidade abissal, de capacidade de pensar com o próprio corpo, de decifrar mensagens escondidas sob sinais e símbolos, de interioridade, de sentimento de pertença a um todo maior, de cooperação, de compaixão, de receptividade, de poder gerador e nutridor e de espiritualidade.

Vejam o texto completo em ADITAL

Dois golpes em uma semana na classe política e no poder

Por Jorge Bustos, Presidente de Congemar

Somente os dias prolongados de greve de fome de nossos irmãos mapuche, a pressão de organismos internacionais e internacionais e dos manifestantes que solidarizaram, conseguiu mais ou menos colocar no imaginário coletivo o pouco democrática que é nossa democracia. Sem dúvida, triunfou a convicção.


Vejam mais detalhes em DIARIO UNO

Desemprego ideológico: O grande paradoxo do piñerismo

por Ricardo Pinto Neira

Mais de 3 mil funcionários públicos demitidos em apenas dois trimestres.

É incompreensível que o governo cuja promessa de campanha foi criar um milhão de postos de trabalho por ano esteja colaborando para aumentar gravemente o número de desempregados por causas inverossímeis e justificações irrisórias.

Vejam mais detalhes em DIARIO UNO

Agentes pastorais e trabalhadores rurais são alvos de ameaças e perseguições em Tocantins

Karol Assunção *
Adital -
A Comissão Pastoral da Terra (CPT) denunciou mais uma vez a situação de ameaças e perseguições contra agentes pastorais e trabalhadores rurais em Tocantins. A nota, divulgada pela Coordenação Regional Araguaia-Tocantins da CPT na última sexta-feira (8), refere-se ao conflito envolvendo trabalhadores rurais e grileiros na área do Assentamento Santo Antonio Bom Sossego, localizado no município de Palmeirante.

As ações se intensificaram a partir de março deste ano, com ameaças de morte e perseguições contra os trabalhadores rurais e os agentes pastorais. De acordo com Silvano Rezende, agente pastoral da CPT, as ameaças têm concretizado-se nos últimos dias. Segundo ele, no mês de setembro e no dia 3 deste mês - "aproveitando o dia das eleições" - barracos de duas famílias que ocupam a área foram destruídos por obras de pistoleiros.

Vejam mais detalhes em ADITAL

Manifesto dos economistas aterrorizados

Aparentemente, o autismo dos economistas da corrente dominante começa a ser abalado pela presente crise do capitalismo. Este manifesto da Associação Francesa de Economia Política é um indício de uma inquietação que começa a aflorar. Entretanto, os signatários ainda estão longe de uma ruptura radical com o pensamento dominante e, menos ainda, de preconizar uma ruptura com o capitalismo – pretendem apenas consertá-lo e parecem acreditar que isso seria possível. O que os aterroriza são os piores excessos do neoliberalismo e não o capitalismo. As reformas que preconizam estão longe de serem uma panaceia e a sua exequibilidade parece duvidosa sob a actual correlação de forças, ou seja, sob a quase absoluta ditadura do capital financeiro. A presente publicação neste sítio destina-se a documentar uma incomodidade (louvável) que agora começa a afectar economistas não marxistas.
resistir.info
Associação Francesa de Economia Política (AEFP)
Manifesto dos economistas aterrorizados

Crise e Dívida na Europa:
10 falsas evidências, 22 medidas em debate para sair do impasse



Vejam o texto completo em RESISTIR.INFO

'Desinformação' não serve à democracia, diz Marilena Chauí

Em entrevista exclusiva à Rede Brasil Atual, a professora de filosofia da USP aponta setores ruralistas e classe média urbana como focos de anti-Lula. Ela faz reiteradas críticas à ameaça à liberdade de expressão provocada pela concentração dos meios de comunicação
(...)

Marilena Chauí - Duas coisas são muito importantes com relação ao atual governo. A primeira é que o governo Lula jamais será perdoado por ter enfrentado a questão da desigualdade social. Lula enfrentou a partir da própria figura dele. O fato de você ter um presidente operário, que tem o curso primário (Lula tem o ensino médio completo), significou a ruína da ideologia burguesa. Todos os critérios da ideologia burguesa para ocupar este posto (Presidência da República), que é ser da elite financeira, ter formação universitária, falar línguas estrangeiras, ter desempenho de gourmet... Enfim, foi descomposta uma série de atrativos que compõem a figura que a burguesia compôs para ocupar a Presidência. Ponto por ponto.

"Alguém tinha de vir das classes trabalhadoras para dizer o que precisa fazer no Brasil. Os governos anteriores sequer levavam em conta que isso (desigualdade social) existia." – Marilena Chauí, professora de filosofia da USP

Vejam a entrevista completa em REDE BRASIL ATUAL