sábado, 20 de novembro de 2010

"A guerra se deu entre o preconceito e a verdadeira informação"

Redação

Em entrevista à Carta Maior, Marilena Chauí avalia a guerra eleitoral travada na disputa presidencial e chama a atenção para a dificuldade que a oposição teve em manter um alvo único na criação da imagem de Dilma Rousseff: "o preconceito começou com a guerrilheira, não deu certo; passou, então, para a administradora sem experiência política, não deu certo; passou para a afilhada de Lula, não deu certo; desembestou na fúria anti-aborto, e não deu certo. E não deu certo porque a população dispõe dos fatos concretos resultantes das políticas do governo Lula". Para a professora de Filosofia da USP, essa foi a novidade mais instigante da eleição: a guerra se deu entre o preconceito e a verdadeira informação. E esta última venceu.


Vejam a entrevista em CARTA MAIOR

Mídia, golpes e tortura

Emiliano José

No Brasil a Casa Grande não descansa. E a principal voz da Casa Grande no Brasil é a mídia hegemônica, aquele grupo de poucas famílias que se pretende o intérprete da realidade brasileira, apesar de há muito ter deixado de sê-lo. A um jornalismo sério, que tivesse compromisso com a história, a um jornalismo que tivesse alguma ligação, tênue que fosse, com a idéia de democracia, que se preocupasse com a educação das novas gerações, caberia discutir a monstruosidade da tortura, mostrar o que ela tem de lesa-humanidade. Mostrar que qualquer processo que envolva tortura não merece qualquer crédito. Mas esse não é o jornalismo brasileiro. O artigo é de Emiliano José.


Vejam o texto completo em CARTA MAIOR

A Irlanda como exemplo

Embora poucos agora se recordem, a Irlanda aprovou, antes de todos os demais, um grande pacote de austeridade e contenção de despesas: reduziu em 20% os vencimentos dos funcionários públicos e em 10% os benefícios sociais, além de efetuar cortes em diversos programas de gastos públicos e sociais. Enquanto isso colocou à disposição de bancos quebrados dezenas de bilhões de euros que jogaram às nuvens o déficit e a dívida do Estado.

Ao tomar estas medidas, a Irlanda foi novamente citada como um exemplo a ser seguido por outros países. Os meios de comunicação neoliberais, a Comissão Europeia e – claro – o FMI aplaudiram sua política de austeridade e contenção de gastos frente à crise.

Este último organismo, gabando-se de sua forma desavergonhada de fazer prognósticos econômicos, afirmou, para poder aplaudir as medidas adotadas como se tivessem fundamento, que graças a estas a economia irlandesa cresceria cerca de 1% em 2009.

Sem embargo, seu efeito real foi diverso, como os economistas críticos previam que iria ocorrer, tanto ali como em outros países onde aquelas políticas fossem aplicadas: em 2009, o PIB irlandês, em vez de crescer, baixou 11%.


Confira o texto, oriundo do Rebelión, no blog do Luís Nassif.

Testemunha do processo Capiberibe é esfaqueada no Amapá

O cinegrafista Roberval Coimbra Araújo, 39, responsável pela reviravolta no processo de cassação dos mandatos do casal João e Janete Capiberibe (PSB-AP), foi esfaqueado no último dia 6 e disse ontem à Folha, em um hospital de Macapá, que já vinha sofrendo ameaças.

Capiberibe e sua mulher foram cassados por compra de votos nas eleições de 2002, quando se elegeram senador e deputada federal pelo Amapá, respectivamente.

Em dois depoimentos dados em julho deste ano, Roberval Araújo, ex-funcionário de uma TV da família do senador Gilvam Borges (PMDB-AP), disse que o político comprou três testemunhas no processo de cassação do casal Capiberibe.


Continue lendo na Folha.com .

Marcadores: "Amapá", "João Capiberibe", "Janete Capiberibe"

Indiciamento de menor que teria sido estuprada causa polêmica na África do Sul

A Justiça da África do Sul criou polêmica ao indiciar uma menor de idade que foi vítima de estupro.

A adolescente, de 15 anos, foi indiciada por manter relações abaixo da idade permitida, porque essa foi a maneira que as autoridades do país encontraram para indiciar também os supostos estupradores, que têm 14 e 16 anos.

Um grupo de direitos da infância qualificou a decisão de "terrível e perigosa" e afirmou que a medida não serve aos interesses da vítima.

O suposto estupro ocorreu no início deste mês, em uma escola no leste de Johannesburgo.


A notícia, da BBC Brasil, continua no UOL.

Mães da Praça de Maio marcharam pela 1.700ª vez por seus filhos desaparecidos

As Mães da Praça de Maio realizaram nesta quinta-feira (18/11) a 1700ª marcha em protesto por seus filhos desaparecidos durante a ditadura militar argentina (1976-1983), como fazem todas as semanas, desde o auge da repressão até o período democrático.

Pontualmente, às três e meia da tarde, ali estavam elas, persistentes e a postos, levando a mensagem “aparição com vida dos desaparecidos” bordada nos panos brancos que sempre amarram na cabeça e cobrem os cabelos da mesma cor, para iniciar a volta na pirâmide localizada no centro da praça, em frente à sede do governo.


Continue lendo no Opera Mundi.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Charge do Martirena


Vejam em REBELION.ORG

Vai terminando o mandato da empregada da RBS e o aço frio das grades já retine logo adiante.

STJ ACEITA DENÚNCIA DO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL CONTRA BANDO CRIMINOSO QUE ASSALTAVA DE DENTRO DO PALÁCIO PIRATINI.


Yeda Crusius foi acusada pelo Ministério Público Federal de integrar uma quadrilha criminosa instalada no aparelho de Estado. Além da governadora, a ação civil pública de improbidade administrativa denunciou: Carlos Crusius, José Otávio Germano (deputado federal do PP que foi secretário estadual de Segurança no governo Germano Rigotto; segundo a Operação Rodin, que apurou o desvio de R$ 44 milhões no Detran gaúcho, a fraude teria iniciado em 2003 durante o governo Rigotto, do PMDB); Luiz Fernando Zachia (deputado estadual do PMDB); Frederico Antunes (deputado estadual do PP), João Luiz Vargas (então presidente do Tribunal de Contas do Estado); Rubens Bordini (vice-presidente do Banrisul e ex-tesoureiro da campanha de Yeda) e Walna Villaris Meneses (assessora de Yeda Crusius).

Segundo o MPF, “os demandados agiram de forma imoral, pessoal, desleal, desonesta e ímproba, valendo-se da condição de ou em conjunto com agentes políticos e servidores públicos para obterem vantagens pessoais, utilizando-se dos respectivos cargos, de bens públicos e verbas públicas afetadas ao desenvolvimento de serviços públicos em área sujeita às suas atribuições funcionais e políticas.”

Esse grupo, prossegue a denúncia do MPF, constituiu “verdadeira quadrilha criminosa...
LEIA MAIS NO RS URGENTE.

Por que o Facebook Messages é a pior coisa que poderia ter ocorrido

O Facebook anunciou na segunda-feira (15/11) que seu novo sistema de mensagens transforma em fumaça a linha que separa o e-mail e a rede social. Mas esta decisão é a pior coisa que poderia ter acontecido.

O Facebook afirmou que vai oferecer seu novo sistema de mensagens aos poucos, nos próximos meses. Mark Zuckerberg, do Facebook, disse que o novo sistema está muito distante de ser um substituto para o e-mail, mas que em termos de conforto está bem perto disso.

Eis por que você deveria ficar longe, bem longe, do Facebook Messages.


Continue lendo no IDGNow!


Blogueiro preso há quatro anos é libertado no Egito

O blogueiro preso há mais tempo na história, Abdul Kareem, foi libertado nessa segunda-feira (15) à noite, após passar um total de 1470 dias na prisão pelo conteúdo postado em seu blog, segundo o site Free Kareem.


O egípcio escrevia sob o pseudônimo de Kareem Amer e foi condenado por publicar um post criticando a maneira como a sociedade de seu país trata as mulheres e também a minoria cristã Copta. Durante os quatro anos encarcerado, Kareem teria sofrido torturas, agressões dos outros presos, além de ter bens e cartas pessoais violadas.

Segundo a associação francesa Repórteres Sem Fronteiras, atualmente cerca de 151 pessoas estão presas pelo mundo por textos postados em blogs.


Texto completo, com foto, no Olhar Digital.

Stuxnet foi feito para sabotar centrífugas de urânio, diz Symantec

Mais um pedaço do quebra-cabeças em torno do misterioso worm Stuxnet, que atacou equipamentos industriais no mundo todo, especialmente no Irã, foi descoberto. De acordo com estudos da Symantec, ao que tudo indica, o vírus foi realmente desenvolvido para sabotar o polêmico programa nuclear daquele país.

De acordo com um post do pesquisador Eric Chien, o Stuxnet foi programado para contaminar controladores lógicos programáveis (PLCs) da Siemens e desligar máquinas ligadas a eles. No entanto, ainda não se sabia que tipo de máquinas eram afetadas.

Agora, com a ajuda de um pesquisador holandês, a empresa pôde fazer uma análise mais profunda do caso, e revelou que o worm ataca conversores de freqüência – fontes elétricas que modificam a saída de energia para controlar a velocidade de um motor – quanto maior a frequência, maior a velocidade.

A Symantec descobriu que o Stuxnet foi feito para controlar conversores que operam em frequências bem altas – 807Hz a 1210Hz. Curiosamente (ou não), há somente dois fornecedores desse equipamento: um com sede na Finlândia, outro em Teerã, Irã.


A notícia completa está no IDGNow!

Capital cubana realiza festival de travestis

No último domingo, centenas de pessoas compareceram a um festival de travestis em Havana, Cuba. Realizado no teatro América, no centro da cidade, o espetáculo marca um novo momento na vida dos transformistas do país.

Artistas como Manuel Proenza, que se apresenta como travesti há 21 anos, se mostravam satisfeitos com a recepção do público, que, além de gays, incluía casais, idosos e famílias com crianças.

Proenza, também conhecido como Mari Dalia, lembrou que era comum que travestis fossem presos ou multados no começo de sua carreira em Cuba.

'Para o governo, o que fazíamos não era arte, e sim coisa de afeminados', conta.


A notícia da BBC Brasil está disponível na Folha.com .

Partido na Espanha cria videogame em que candidata 'dispara' contra imigrantes

Na Espanha, o Partido Popular na Catalunha causou polêmica nesta terça-feira (16/11) ao apresentar um jogo de videogame protagonizado pela candidata ao governo da região autonoma nas eleições regionais de 28 de novembro, Alicia Sánchez Camacho. Camacho, sob o codinome “Alicia Croft”, dispara contra imigrantes ilegais e os faz desaparecer.

O PP apresentou nessa campanha um forte discurso contra a imigração e Alicia é conhecida por ter defendido Xavier García Albiol, vereador por Barcelona que distribuiu pela cidade catalã panfletos com mensagens contra os ciganos.

Denominado “Resgate”, o jogo estava disponível em versão flash no site do PP, porém, após críticas de outros partidos, a direção do partido retirou o conteúdo do ar e desenvolveu um outro jogo. Agora, “Alicia Croft”, em vez de caçar imigrantes, luta contra as máfias que facilitam a entrada dos estrangeiros pelo estreito de Gibraltar.


Continue lendo no Opera Mundi.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Banido pela Justiça dos EUA, LimeWire está de volta. E na versão Pirata

Pouco mais de um mês depois de ter sua morte decretada pela Justiça dos Estados Unidos – por permitir e estimular usuários a infringir as leis de propriedade intelectual - o LimeWire está de volta. O programa de compartilhamento de arquivos agora está nas mãos de uma equipe de desenvolvimento que, por motivos óbvios, prefere não se identificar.

“Em 26 de outubro, os (até então) responsáveis pelo LimeWire, foram obrigados a desligar os servidores da companhia e modificar as configurações de compartilhamento de seu programa. Foram expulsos, em uma tentativa de prejudicar a rede Gnutella”, disse uma fonte anônima em entrevista ao TorrentFreak.

“Pouco depois, uma horda de piratas subiu a bordo do barco abandonado, prepararam as velas, poliram os canhões, e o deixaram à disposição de toda a comunidade”.

Em seu retorno, o software agora é chamado de LimeWire Pirate Edition (LimeWire Versão Pirata). (...)


Continue lendo no IDGNow!

Israel detém vice-presidente do Parlamento palestino

As forças de segurança israelenses detiveram, na manhã desta quarta-feira, Mahmoud Al Ramahi, deputado do grupo islâmico Hamas e vice-presidente do Conselho Legislativo Palestino.

Ramahi foi detido em uma operação em Ramallah, na Cisjordânia. Segundo um comunicado dos militares, ele foi detido por envolvimento em "atividade do Hamas", sem maiores detalhes. Israel considera o Hamas uma organização terrorista.


Continue lendo na Folha.com .

Semana da Consciência Negra

O Coletivo Catarse realizou reportagem que foi ao ar na terça-feira na TV Brasil sobre a Semana da Consciência Negra. Tratando em depoimentos da criação da identidade negra no Brasil, expõe um pouco do questionamento de um povo que sofreu humilhações desde a sua chegada no país e que, com muita forçca, consegue passar adiante o orgulho de ser negro.



Alguns desses depoimentos são parte do filme O Grande Tambor, que o Coletivo Catarse está produzindo e que será lançado em dezembro. A montagem da matéria é de Jefferson Pinheiro e Sérgio Valentim.

Revitalização do Cais Mauá

O projeto de revitalização do Cais Mauá está maculado pelo pecado original, escreve o leitor Eduardo Rech. A liberação do espaço pelo Conselho de Autoridade Portuária está condicionada a que o resultado financeiro seja vertido integralmente ao próprio porto e não ao caixa único do Estado como prevê o edital. E o projeto visa privatizar um espaço que não pertence ao Estado, e sim à União Federal.

Affonso Ritter

Inglaterra segue orientação de Hugo Chaves?

Os depoimentos dos representantes dos governos europeus sobre a legislação nos seus países no Seminário Internacional Comunicações Eletrônicas e Convergências de Mídia devem estar deixando Hugo Chávez corado.

As legislações desses países são muito mais avançadas do ponto de vista democrático e podem também ser consideradas assustadoras se olhadas a partir do discurso dos donos dos meios de comunicação no Brasil.

O representante inglês, Vincent Edward Affeck, acaba de responder a uma pergunta de um representante da Abert sobre se a regulação da mídia na sua terra natal não significa algum controle da produção informativa dos meios. Com a maior naturalidade respondeu que sim, mas que na Inglaterra eles tratam dos meios eletrônicos e que há um entendimento de que esse controle é importante do ponto de vista democrático.

Tudo o que os manipuladores, caluniadores, mentirosos não querem.

O depoimento mais impactante foi o de José Alberto de Azeredo Lopes, presidente da ERC – Entidade Reguladora para a Comunicação Social de Portugal. Ele iniciou sua fala dizendo que a “liberdade de imprensa não é ilimitada”. E que ela tem que levar em consideração os outros princípios que garantem as liberdades democráticas. [...] num estado democrático a regulação se dá a posteriori e não a priori. [...] O regulador no caso português é referendado pelo Congresso e precisa ter 2/3 dos votos dos parlamentares.

Também tem que ir ao menos uma vez por ano dar satisfação para o parlamento sobre o trabalho que está desenvolvendo. Em Portugal, as concessões de rádio e TV são para um período de 15 anos. E a cada 5 anos o uso da concessão é avaliado para que a empresa operadora possa corrigir, se necessário, seus rumos.

China e Linux à cabeça do Top500 de supercomputadores

A edição número 36 do Top500 de supercomputadores mais poderosos do mundo tem confirmado os rumores de que o sistema Tianhe-1A do Centro Nacional de Supercomputação da China tem ficado no topo (Posto 1), tendo um nível de redimento de 2.57 petaflops (quatrilhões de cálculos por segundo).


Vejam mais detalhes em REBELIÓN.ORG

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Família real anuncia casamento de príncipe William em 2011

A família real britânica anunciou nesta terça-feira que o príncipe William está noivo e vai se casar no ano que vem com a namorada Kate Middleton.

O casamento já está sendo considerado o maior da família real desde o dos pais de William, Charles e Diana, no começo dos anos 80.


Opositor Alpha Condé vence eleição presidencial na Guiné

O opositor Alpha Condé, 72 anos, ganhou a eleição presidencial na Guiné com 52,52% dos votos, segundo resultados provisórios oficiais anunciados nesta segunda-feira pelo presidente da Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI).

Condé obteve 1.474.666 votos em 24 das 28 regiões eleitorais do país, contra 1.333.666 para Cellou Dallein Diallo (47,48%), revelou o presidente da CENI, general Siaka Sangaré.

A taxa de participação foi de 67%.


Continue lendo a notícia da AFP, no UOL.

Inglaterra: castiguem os ricos, não os desempregados


O plano de emprego dos conservadores ataca os desempregados. O programa de mão de obra barata nos agride a todos. Os conservadores lançaram um ataque brutal às pessoas desempregadas para desviar as críticas dos verdadeiros parasitas: os ricos. Na semana passada, o governo anunciou que os desempregados que solicitam auxílio deverão realizar trabalhos não remunerados: caso se neguem a fazê-lo, perderão o subsídio. Os chefes e a imprensa da direita estão encantados. O Daily Mail anunciou com alegria: “Em uma nova ofensiva contra os parasitas sociais, os desempregados irresponsáveis terão que participar de um programa de trabalho exigente, estilo EUA, que incluirá a obrigação de realizar trabalhos de jardinagem, limpeza de lixo e outras tarefas manuais por apenas 1 libra a hora”.


Continue lendo da Agência Carta Maior.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Venezuela insiste com os EEUU na extradição de terroristas

Venezuela insistiu hoje junto à ONU em sua reclamação pela extradição de vários terroristas que cometeram atos delitivos nesse país e agora vivem protegidos nos Estados Unidos.

A demanda foi reiterada pelo representante permanente da Venezuela ante as Nações Unidas durante um debate do Conselho de Segurança em torno do trabalho de vários comites vinculados à luta contra o terrorismo.

Vejam mais detalhes em CUBADEBATE

Sinal dos tempos: BB vai comprar banco nos Estados Unidos

O Banco do Brasil acaba de selecionar o banco que pretende comprar nos Estados Unidos, conforme informações divulgadas nesta terça-feira (19) pelo vice-presidente de Finanças, Mercado de Capitais e Relações com Investidores do BB, Ivan de Souza Monteiro. O executivo não revelou o nome da instituição, mas disse que o negócio pode ser fechado ainda neste ano.

“Já identificamos um banco que está próximo aos brasileiros (residentes nos EUA)”, afirmou Monteiro, que participou de evento em São Paulo para a divulgação do balanço do terceiro trimestre do banco. “Acredito que (o negócio) pode acontecer ainda neste ano”, completou o executivo.


Vejam mais detalhes no PORTAL VERMELHO

PRENDAM BUSH


(Legenda da foto: Dallas. Um grupo de pelo menos cem manifestantes protestaram contra George W. Bush na Universidade Metodista do Sul, de onde o ex-presidente pôs a primeira pedra da biblioteca que levará seu nome. Ap)

Vejam em LA JORNADA

Começa hoje a semana de ação pelo fechamento da Escola das Américas

16 de novembro de 2010.- Defensores da paz e dos direitos humanos dos paises da América Latina e do Caribe se mobilizam a partir de hoje (16) e até domingo (21) para realizar manifestações e protestos contra a Escola das Américas, acusada de ser um lugar de formação de violadores de direitos humanos.

Surgida na década de 40, e inicialmente situada no Panamá, América Central, hoje a escola está localizada em Fort Benning, no Estado da Geórgia, Estados Unidos. Desde 1990, manifestantes ralizam protestos em frente a atual sede da escola.

Estima-se que milhares de ativistas, entre estudantes, religiosos, cidadãs e cidadãos comuns, ex-veteranos de guerra e outros, participem das manifestações contra a chamada "Escola de Assassinos". Para Roy Bourgeois, fundador do movimento Observatorio da Escola das Américas (SOAW, pela sua sigla em inglês) " a luta pode fechar a Escola das Américas é uma tarefa de todos os povos que amam a paz e a justiça.

Vejam mais detalhes em APORREA.ORG

O exército colombiano já está em Honduras

Os sequestradores e os operadores de inteligência que interceptam os telefones e correios eletronicos agora estão operando em Honduras e outros doze paises.

É um departamento de onde os esquadrões da morte chamados AUC, Autodefensas Unidas de Colombia, hoje Águilas Negras, cooperavam harmonicamente com o exército, as autoridades e com o DAS, a polícia política secreta subordinada diretamente ao presidente colombiano.

Camponeses foram e são assassinados e suas terras "expropriadas" pelo terrorismo para-estatal. Dirigentes sindicais da USO, que organizam os trabalhadores petroleiros, um dos sindicatos mais combativos da Colômbia, foram assassinados por esta sinistra aliança por defender os interesses de seus afiliados nos campos petroleiros do Casanare.

Vejam mais detalhes em LA HAINE.ORG

Entrevista com o escritor e jornalista Reese Erlich


"A guerra contra o terrorismo não existe"

Washington "confunde intencionalmente a Al Qaeda com outros grupos ao redor do mundo que lutam por sua independência e libertação, já que é uma forma conveniente de obter apoio e manter a população assustada", afirmou o escritor e jornalista ianque Reese Erlich. "Não existe a guerra contra o terrorismo", disse a IPS.

Baseando-se em investigações originais e entrevistas, o novo livro de Erlich, Conversations with Terrorists ("Conversações com terroristas") apresenta interessantes retratos de seis líderes polemicos.

Entre eles estão o presidente da Siria, Bashar Al Assad, o líder máximo do palestino Hamás (acrônimo árabe de Movimento de Resistência Islâmico), Khaled Mashal, a política direitista israelense Geulah Cohen e o fundador da Guarda Revolucionária Iraniana, Mohsen Sazargara. Também se encontra o assessor espiritual do movimento xiita libanês Hezbolá (Partido de Deus), o grande ayatolá Mohammad Fadlallah, e o chefe do Ministério de Rádio e Televisão sob o regime islamita Talibã afgão Malamo Nazamy.

Vejam mais detalhes em REBELIÓN.ORG


Congressistas dos EE.UU. organizam evento contra a ALBA

A presença dos democratas tanto como a dos republicanos neste evento contra os paises da ALBA evidencia que a política agressiva de Washington contra a América Latina é uma política bipartidária, e uma política de Estado do Império.

A nova sala de conferencias do Centro de Visitas do Congresso dos Estados Unidos em Washington será sede na próxima quarta-feira 17 de novembro de um encontro sob o título "Perigo nos Andes: Ameaças à democracia, aos direitos humanos e à segurança interamericana".

Estarão presentes personagens da extrema direita latino-americana que já participaram de golpes de Estado, de atos terroristas e de destabilização, junto a altos representantes do poder legislativo ianque. O evento evidencia a escalada em agressões imperiais contra a região.

Vejam mais detalhes em REBELIÓN.ORG


O declínio da Globo

Os últimos anos de um império chamado Globo

Renato Rovai escreve:

Há elementos bastante sólidos para se afirmar que as Organizações Globo estão vivendo seus últimos anos de império e que para breve ela será apenas mais um grupo de comunicação no Brasil. A audiência da TV aberta, que é o carro chefe da emissora vem caindo de forma constante há algum tempo.

Além disso, a Globo tem perdido telespectadores tanto para a concorrência como para a Internet. Os jovens já passam mais tempo no computador do que na frente da TV. Além do que, na Internet a Globo é mais uma. Seu portal não é nem o maior do país.

Agora, há dois novos elementos que são pilares fundamentais do poder da Globo que podem torná-la ainda mais fraca nos próximos anos. O primeiro tem relação com a decisão recente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cadê) que tirou da emissora a preferência pela renovação dos direitos do Campeonato Brasileiro das temporadas de 2012 a 2014.
Leia mais na revista Fórum.

Sem tela


Por: Isabela Fraga

A tecnologia touch screen (tela sensível ao toque, em português) – que possibilita a interação com o conteúdo digital em uma tela a partir do reconhecimento de toques dos dedos ou da mão – em breve poderá ser utilizada também nos consultórios médicos.

Sócios de uma empresa incubada no Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ) estão desenvolvendo um programa que dispensa o uso de superfície própria e será útil na visualização de exames, por exemplo.

Enquanto a tecnologia tradicional é composta por uma tela com sensores que captam os movimentos dos dedos, o novo produto dispensa o uso de suporte fixo e pode projetar imagens em qualquer superfície.

Vejam mais detalhes em CIÊNCIA HOJE-SBPC

Micróbios sem DNA?

Sergio Pena explica como age o príon – proteína infecciosa por trás do mal da vaca louca e de outras doenças degenerativas – e mostra o que ele tem em comum com uma entidade química postulada em uma obra de ficção científica dos anos 1960.

Por: Sergio Danilo Pena

Há duas semanas o presidente dos Estados Unidos Barack Obama anunciou os ganhadores da Medalha Nacional da Ciência, a maior honraria outorgada a cientistas naquele país. Dentre os agraciados deste ano está Stanley B. Prusiner (1942 -), que ganhou também o Nobel de Medicina ou Fisiologia em 1997 por sua descoberta dos príons, uma nova classe de agentes infecciosos compostos apenas de proteínas.

Como eu já tinha vagos planos de abordar a questão dos príons algum dia na Deriva Genética, vi que o momento ideal chegara. Mas decidi abordar os príons de forma lenta, recapitulando a minha própria trajetória na compreensão dessas bizarras proteínas infecciosas, agentes da encefalopatia espongiforme bovina (popularmente conhecida como “doença da vaca louca”) e de várias doenças neurogenerativas humanas.

Vejam mais detalhes em CIÊNCIA HOJE-SBPC



Charge de Chispa


Charge de Chispa vista em REBELIÓN.ORG

[Videos e fotos] Resposta antifascista em Varsóvia

Neste 11 de novembro foram celebradas na cidade polonesa de Varsóvia manifestações organizadas pela extrema direita para comemorar a independência da Polônia (11 de novembro de 1918). Desde 1989 os neo-nazistas poloneses utilizam esta data como desculpa para sair às ruas de Varsóvia.

Neste ano os coletivos anti-fascistas tinham previsto organizar bloqueios ao estilo de Dresde (Alemanha), para impedir que os 700-800 nazistas desfilassem pelo centro da cidade.

Vejam mais detalhes, as fotos e o vídeo também, em LA HAINE.ORG

Raúl Castro: "As mudanças economicas estão inspiradas nas idéias de Fidel"

O presidente cubano assegurou que "não resta mais alternativa" que segur adiante com as mudanças no modelo econômico da ilha. Ao participar em um seminário preparatório do próximo congresso do Partido Comunista de Cuba, Raúl pediu aos 523 dirigentes presentes a discutir "com todo o povo" e considerou que uma "participação massiva" no debate será crucial para o êxito da proposta no sexto congresso na história do país e o primeiro desde 1997.

Vejam mais detalhes em PÁGINA/12

Honduras urgente: seis pessoas mortas em novo massacre de camponeses em Aguán

Nova agressão por parte de guardas de segurança do latifundiário Facusse, que pretende apropriar-se ueva agresión por parte de guardias de seguridad del terrateniente Facusse, ue pretende apropiar-se do imóvel el Tumbador, propiedade de coletivos camponeses.

Tegucigalpa 15 de novembro de 2010. Seis pessoas mortas e 12 a 15 pessoas feridas, seria o saldo de uma nova agressão pelos guardas de segurança do latifundiário e empresário Miguel Facusse, que pretende apropriar-se do imóvel el Tumbador, propriedade de grupos camponeses, segundo informações preliminares proporcionadas pelos afetados.

Segundo uma fonte ligada ao Instituto Nacional Agrario INA, uns 200 homens armados, obedecendo ordens do latifundiário, atacaram hoje a balas aos camponeses, utilizando armas de grosso calibre. Facusse pretende apoderar-se de terras que pertencem aos camponeses segundo a mesma fonte que não quis ser identificada.

Vejam mais detalhes em LA HAINE.ORG

Raiva mal dirigida

Noam Chomsky

Ridicularizar as travessuras do Tea Party não é o mais acertado. Seria muito mais apropriado tentar compreender o que é que subjaz por trás do encanto do popular movimento, e perguntar-nos a nós mesmos por que uma série de pessoas justamente enraivecidas estão sendo mobilizadas pela extrema direita e não pelo tipo de ativismo construtivo que surgiu nos tempos da Depressão.
(...)
Tomando emprestadas as palavras de Fritz Stern, o ilustre estudioso da história alemã: "tenho idade suficiente para recordar-me daqueles dias arrepiantes e ameaçadores em que os alemães despencaram da decência ao barbarismo nazista". Num artigo de 2005, Stern indica que tem o futuro dos Estados Unidos em mente quando repassa um "processo histórico em que o ressentimento contra o mundo secular desencantado encontrara a liberação no êxtase do escape da razão".

Vejam o texto completo em NODO50

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

INVESTIGAÇÕES COM AJUDA DA CIA - EEUU COLABOROU COM URIBE

Germán Albeiro Ospina, o chefe do Grupo de Observación Nacional e Internacional (GONI), revelou à Promotoria que María del Pilar Hurtado, directora del DAS, se reunía com agentes da CIA para coordenar a espionagem em Bogotá às embaixadas da Venezuela, Cuba e Equador. Documentos encontrados na sede da polícia secreta durante a investigação judicial e declarações dos funcionários implicados tem confirmado que, sob a presidência de Álvaro Uribe, a embaixada dos Estados Unidos em Bogotá "financiava e dirigia" o Grupo de Análisis de Medios Terroristas (GAME), uma seção secreta do DAS que realizava a espionagem diplomática para compartilhar seus resultados com a CIA.

(Legenda da foto: MARÍA PILAR HURTADO. Ex directora del DAS.)

Vejam mais detalhes em DIAGONALweb

O serviço secreto da Colômbia, "uma empresa criminosa" que ultrapassou fronteiras

DIREITOS HUMANOS: O GOVERNO DE ÁLVARO URIBE ESPIONOU ATIVISTAS ESPANHÓIS PARA DESACREDITA-LOS

A Promotoria da Colômbia revelou atuações ilegais do serviço secreto (DAS), durante o Governo Uribe, no qual se investigou defensores de direitos humanos colombianos e de outros paises.

Durante o Governo de Álvaro Uribe (2002-2006), o serviço de inteligência colombiano investigou el servicio de inteligencia colombiano investigou promotores, políticos, organizações de direitos humanos, jornalistas e cidadãos que se consideravam contrários à política de Uribe. Desenhou-se um plano de "guerra política", segundo consta um informe da Promotoria da Colômbia que tem investigado estes fatos através de milhares de documentos descuidados (*) na sede do serviço secreto, o Departamento Administrativo de Seguridad (DAS), em fevereiro de2009.

(*) nota da tradução: "documentos incautados", no texto original, seriam documentos guardados de forma negligente.

Vejam mais detalhes em DIAGONALweb

Crise na Física e na Biologia?

Falta explicar a origem de 96% do material cosmológico e da consciência

por José Maria Filardo Bassalo

Em 27 de abril de 1900, na Royal Institution of Great Britain, o matemático e físico escocês William Thomson, Lorde Kelvin de Lars (1824-1907), fez um discurso que se tornou conhecido e resumido pelos historiadores da ciência nos seguintes termos: “Vejo apenas duas pequenas ‘nuvens’ no sereno céu do conhecimento científi co: o experimento de Michelson-Morley, realizado em 1887, e a discordância entre os valores medidos e os valores teóricos previstos pela termodinâmica para os calores específi cos em baixas temperaturas”.

O discurso foi reproduzido pela Philosophical Magazine – Revista Brasileira de Ensino de Física, com o título de “Duas nuvens ainda fazem sombra na reputação de Lorde Kelvin”. Em dois trabalhos que publiquei (www.searadaciencia.ufc.br/curiosidadesdafisica), escrevi que essas “duas pequenas nuvens” transformaram-se em duas violentas tempestades: 1) A Teoria da Relatividade Restrita de Einstein (1905) e 2) a Teoria Quântica de Planck (1900). Ainda nesses trabalhos, considerei a existência de “outras nuvens” no “sereno céu” da física do fi nal do século 20 que poderão desencadear novas tempestades agora. Uma delas está “ligada à cosmologia, relacionada com a existência da matéria e da energia escuras.” Vejamos a razão disso.


Vejam o texto completo em SCIENTIFIC AMERICAN-Brasil

Federal do Amazonas promove Semana da Matemática

Evento acontece de 17 a 19 de novembro

Para muitas pessoas, matemática é um bicho de sete cabeças devido aos cálculos, geralmente complexos. Para desmistificar o estudo da matemática, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) promove de 17 a 19 de novembro a Semana de Matemática 2010, nas dependências do Departamento de Matemática, no Instituto de Ciências Exatas (ICE).

Com o tema "Matemática no Amazonas", o evento pretende promover a discussão de problemas atuais e a difusão de novas tendências e tecnologias do ensino e pesquisa em matemática.

Vejam mais detalhes em JORNAL DA CIÊNCIA-SBPC

Israel: Matemática controla fornecimentos a Gaza

O exército israelita utilizou fórmulas matemáticas para supervisionar e controlar o fornecimento de produtos à Faixa de Gaza, durante o bloqueio comercial que Israel impôs à região, entre Junho de 2007 e Maio de 2010.

A informação, publicada pelo jornal israelita Haaretz, foi divulgada pelo grupo de direitos humanos Gisha, após ter acesso a uma série de documentos do exército de Israel.


Vejam mais detalhes em TDSnews

Ecos da IIª Guerra Mundial - EUA: judeus foram pagos para se passar por vítima do Holocausto

Cerca de 5,5 mil judeus receberam de forma fraudulenta US$ 42 milhões nos Estados Unidos pagos pela Alemanha, fazendo-se passar por vítimas do Holocausto, informou nesta terça-feira a promotoria de Nova York. Dezessete pessoas, responsáveis pela armação do golpe, foram acusadas de usar um fundo destinado a ajudar vítimas da perseguição nazista na Segunda Guerra Mundial, informou em um comunicado a promotoria.

Os supostos golpistas, em maioria de origem russa, aprovaram "mais de 5,5 mil candidaturas fraudulentas, que resultaram no pagamento a candidatos que não se qualificavam para os programas", acrescentou. "Se há uma instituição que se poderia supor imune à ganância e à fraude criminal é a Claims Conference, que ajuda diariamente milhares de pobres e idosos vítimas da perseguição nazista", disse o promotor do distrito sul de Nova York, Preet Bharara.

Vejam mais detalhes em DEFESA.NET

Após 8 anos, irmãos de Lula mantêm vida modesta

A Folha, jornal dos tucanos, foi xeretar a vida dos irmãos do Presidente Lula,diferente do tucano José Serra, ninguém ficou rico na política. Veja a matéria para os assinantes...

Vavá tinha 108 canários do reino, hoje não resta nenhum. O motivo: os ratos de telhado que invadiam o viveiro do seu sobrado na periferia de São Bernardo do Campo, Grande São Paulo.

A casa simples onde mora Vavá, ou Genival Inácio da Silva, irmão do presidente Lula, é a mesma há 36 anos.

Às vésperas do segundo turno da eleição, ele conversou por uma hora com a Folha. De início, gritou para a mulher, que atendeu o portão, que não queria papo. Mas logo cedeu e convidou a reportagem a entrar.

Primeiro falou na apertada sala (5 m2), decorada com móveis tipo Casas Bahia, azulejo barato, uma TV grande e três quadros: uma foto oficial do presidente (com o autógrafo "Para o meu querido irmão Vavá, um abraço do Lula"); um retrato em preto e branco da mãe, dona Lindu, e um quadro bordado de uma mulher-anjo.

Vejam o texto completo no blog OS AMIGOS DO PRESIDENTE LULA

Alerta: golpistas e terroristas de toda a América Latina se reunirão no Capitólio de Washington

A quase totalidade dos participantes a uma reunião que terá lugar nesta quarta-feira 17 de novembro, em uma sala de audiência do Capitólio de Washington, tem vínculos com o terrorismo e em muitos casos com golpes de Estado e atentados de magnicídio ocorridos na América latina.

Tudo indica que a notícia não devia sair publicamente e que foi um conjurado indiscreto que a presentou à agência argentina Telam nesta sexta-feira. Cada detalhe foi logo confirmado pelos participantes bolivianos e outras fontes.

A lista dos principais participantes cujos nomes se conhecem por essa via conforme o princípio de um inventário de quem quer manejar o destino da América Latina de acordo com suas idéias de perfil neo-fascista. Aqui está:

(...)
5.- Surpresa! Aparece aqui junto a tão eminentes espécimens da fauna ultra-direitista de Washington, nada menos que Alejandro Aguirre, presidente da Sociedade Interamericana de Prensa (SIP). Filho de uma agente da CIA confesso, Aguirre dirige o Diario Las Américas de Miami e prega a "liberdade de imprensa" enquanto maneja este cartel de magnatas das comunicações, zelosos de seu monopólio da informação que impõem ao continente. Foi entre os que mais aplaudiram, com Ros-Lehtinen, o golpe de estado de Roberto Micheletti em Honduras e que mais repitiram que NÃO havia intenção de golpe de Estado no Equador.

Vejam mais detalhes (e o restante da lista) em KAOSENLARED.NET

domingo, 14 de novembro de 2010

Teatro de Rua está proibido em Porto Alegre?

Daniel Hammes envia vídeo que mostra outro caso de tentativa de proibição de teatro de rua em Porto Alegre. O fato ocorreu dia 16 de outubro na Esquina Democrática, centro da capital gaúcha. A Brigada Militar tentou interromper a apresentação da peça Árvore de Fogo da Cambada de Teatro em Ação Direta Levanta FaveLA. Os atores (incluindo uma criança de 11 anos que participava da apresentação) foram detidos e conduzidos a um posto da Brigada Militar “para identificação”. Não adiantou muito invocarem o artigo 5° da Constituição: “É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação independente de censura ou autorização”…


Continue lendo no RS Urgente.

Brinde assassino

Antonio Tozzi - Miami

Com a recessão que toma conta dos Estados Unidos, os comerciantes vêm apelando para promoções criativas para atrair os consumidores. Assim, algumas lojas de móveis incluem uma TV colorida de tela plana de 50 polegadas no conjunto de sofá oferecido aos clientes. Certas lojas de pneus anunciam que você compra três pneus e ganha o quarto grátis. Como sabemos, as promoções nem sempe são exatamente bons negócios para os clientes, mas servem como chamariz para atrai-los e concretizar algumas vendas.

Nada, porém, supera a ousadia da Nations Trucks, revendedor Ford da região central da Flórida, perto de Orlando. Os proprietários querem incrementar as vendas dos trucks, caminhonetes bastante apreciadas pelo americano médio que vive no interior do país. Geralmente, o perfil deste americano é o de um sujeito branco, politica e religiosamente conservador e apegado aos valores dos ancestrais.

Vejam mais detalhes em DIRETO DA REDAÇÃO

RETRATO DA CULTURA NA 56° FEIRA DO LIVRO EM PORTO ALEGRE/RS



Via Twitter do Alex Haubrich.

Na hora das mudanças

Mário Augusto Jakobskind

Aconteceu em Brasília, na semana passada, um importante seminário sobre ”Comunicações Eletrônicas e Convergência de Mídias”, organizado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom). Quem esteve presente ao evento e não aceita as “verdades” dos barões da mídia, tenho certeza, saiu convencido da necessidade urgente de um novo marco regulatório.

Nada a ver, marco regulatório nas comunicações eletrônicas com censura, como deixaram claros os expositores. Ou seja, regulação da mídia eletrônica significa exatamente fortalecer a liberdade de expressão, fator importante e indispensável para o aprimoramento do processo democrático. Associar uma coisa a outra é uma mentira no padrão Joseph Goebbels, divulgada várias vezes para acabar virando verdade. A cobertura dos jornalões sobre o seminário não fugiu ao padrão goebbeliano.

Vejam mais detalhes em DIRETO DA REDAÇÃO

Washington aumenta operações clandestinas contra a Venezuela

Os Estados Unidos incrementa os milhões de dólares s Unidos incrementa los millones de dólares fornecidos à oposição venezuelana através da USAID e estabelece um novo programa de operações psicológicas dirigido a Venezuela, incluindo um "programa de televisão em espanhol transmitido 5 vezes por semana" durante o ano de 2011.

Segundo o informe anual de 2010 do Escritório de Iniciativas para uma Transição (OTI) da Agencia Internacional do Desenvolvimento dos Estados Unidos (USAID) sobre suas operações na Venezuela, 9,29 milhões de dólares foram investidos neste ano em esforços para "apoiar os objetivos da política exterior ianque e promover a democracia" no país sul-americano. Esta cifra representa um incremento de quase dois milhões de dólares do ano passado, quando o mesmo escritório de "transição" financiou atividades políticas contra o governo de Hugo Chávez com 7.45 milhões de dólares.

A OTI é uma divisão da USAID dedicada a "apoiar os objetivos da política exterior dos Estados Unidos através da promoção da democracia em países de prioridade que sem encontram em crise. A OTI fornece assistência rápida, flexível e de curto prazo para as transições políticas e estabilização”.

Vejam mais detalhes em LA HAINE.ORG

A hora do chá

O Tea Party promove com orgulho a intolerância, o racismo, o aborto jamais, o matrimônio gay nunca.

Essa frase costuma evocar mansões inglesas, reuniões de britânicos distintos ao redor de uma mesa de chá servido em porcelanas, um mordomo seguramente chamado James. Mas, não. Agora surge na mente o Tea Party, o setor mais ultra-direitista dos EE.UU., com um think-tank que difunde pensamentos bastante antigos. antiguos. Ele se denomina Liberty Central (LC, por suas siglas em inglês) e, para honrar seu nome, promove com orgulho a intolerância, o racismo, o aborto jamais, o matrimônio gay nunca. É dirigido por Ginni Thomas, esposa do juiz Clarence Thomas, membro da Corte suprema, e abriga a 54 "agrupamentos amigos" como a ultra-católica Tradição Família e Propiedade (TFP), uma réplica independente da TFP que foi em 1960 fundada em São Paulo pelo político, jornalista e escritor Plinio Correa de Oliveira.

Este Plinio odiava a Revolução Francesa, o protestantismo, o catolicismo liberal, o marxismo, logicamente, e opinava que a Inquisição espanhola era "a página mais bela da história da igreja" porque, enquanto durou, a Igreja Católica se expurgou a sí mesma de herejesó de herejes”. A TFP ianque não fica para trás: em sua lista de amigos figuram Proprietários de Armas dos EE.UU. - organismo que insiste em que cada cidadão ianque deve ter sua metralhadora ou pelo menos um revólver -, Projeto de Soberania do Missouri - que propõe a insurreição armada para derrubar o governo - e 52 adictos mais (www.libertycentral.org). Sempre esteve vinculada com a direita mais extrema, incluindo a Fundação Internacional pela Liberdade (IFF, por suas siglas em inglês).

Vejam mais detalhes em LA HAINE.ORG

2017: O BRIC+3 substitui o G-7

Antes de começar
É interessante ver que nas atuais cúpulas do G20 ou melhor dito G19+1 (já que são 19 paises mais o Banco Central Europeu)[1], sete paises emergentes destacam-se pelos seus grandes avanços economicos o qual os tem permitido ser atores importantes na construção de uma nova ordem econômica multipolar. Estes paises emergentes são o BRIC (Brasil, Russia, India e China) mais Turquia, Coréia do sul e Indonésia, a este conjunto de nações nomearemos como BRIC+3. O mundo econômico se dirige para uma nova ordem de onde podemos observar o declive do G-7 político[2] enquanto que o BRIC+3 segue avançando e ocupando os espaços que ostentam os paises membros do G-7 político.
Nestas cúpulas pode-se ressaltar quatro elementos que sustentam a importância da participação das economia emergentes: 1) são credoras dos paises desenvolvidos[3], 2) há uma maior confiança financeira e econômica nestes paises em virtude do manejo responsável de suas políticas fiscais e monetárias durante e depois da crise; ao contrário dos paises desenvolvidos que a partir de suas políticas monetárias e fiscais flexíveis tem provocado a instabilidade do sistema monetário, de commodities e de ativos a nível internacional, y fiscales flexibles han provocado la inestabilidad del sistema monetario, de commodities y de activos a nivel internacional, 3) são o motor do crescimento mundial, 4) as economias emergentes não começaram a crise economica-financeira mundial.

1.-- O grande salto do Brasil
Os dados do FMI nos permite ver que o verdadeiro G-7 em 2009, medido pelo PIB-PPP[4], são os paises que aparecem no quadro 1; esse ano reflete uma estrutura econômica mundial onde aparecem quatro paises do antigo G-7, o fim desta estrutura chega neste ano. em 2010 com prognósticos do Fundo Monetário Internacional (FMI) observamos que a Grã Bretanha desaparece das sete economias mais importantes do mundo medidas em PIB PPP, enquanto que o Brasil daria o grande salto passando da nona posição para a sétima rebaixando as economias da França e Grã Bretanha. Outro dado a ressaltar é que em 2007 a economia brasileira rebaixou a italiana.

Então, temos que de 2007 a 2010 o Brasil se encontra rebaixando a três potencias economicas, a italiana, a francesa e a inglesa.


Vejam mais detalhes (e o quadro mencionado) em ALAI-Agencia Latinoamericana de Informação


A Biblioteca Aberta

Internet Archive lançou na semana passada a notícia de que havia promovido a criação da grande biblioteca digital de livre acesso, a Open Library, cujas características principais são: um milhão de títulos de domínio público disponíveis sem restrições; 70.000 títulos comerciais disponíveis em empréstimo temporal provenientes da rede de bibliotecas públicas que participam no projeto, em particular da Boston Public Library, e do serviço de distribuição de livros digitais Overdrive, ação não isenta de polêmica - como assinala The Wall Street Journal - pelas implicações legais que tem o empréstimo digital aberto (através do cartão de leitor de bibliotecas públicas), mas que os bibliotecários tem sabido resolver inteligentemente mencionando os fins de sua profissão na era digital: Thomas Bake, da biblioteca pública de Boston, tem dito: "em lugar de ficarmos sentados esperando que as pessoas venham às bibliotecas, temos saído a busca-las onde se encontram".


Vejam mais detalhes em REBELION.ORG

LibreOffice: primeiras metas depois da bifurcação

A Document Foundation anunciou as primeiras metas para o LivreOffice, que seus planos contemplam no qual se reduzirão as dependencias do Java e que se reescreverão todos o componentes em geral.

Anunciaram também que o número de desenvolvedores já supera os 90. o que representa mais desenvolvedores dos que chegou a ter o OpenOffice.

O LivreOffice 3.3, baseado no código do OpenOffice.org 3.3, será o primeiro lançamento de uma estratégia de longo prazo. Cada módulo será reescrito, começando com Calc, o qual terá um novo motor denominado Ixion, o qual dará um melhor desempenho e maior versatilidades com as macros.

O designer do Writer será melhorado, assim como também a função de dispositivos de impressão. Haverá uma meta que se enfocará em manter a compatibilidade com outros conjuntos de aplicações de escritório e ao mesmo tempo fazer inovações neste sentido.

Italo Viognoli disse que em lugar de enfocar-se em novas funcionalidades , o usuário será o centro de atenção de desenvolvimentos futuros. Italo Vignoli disse que em lugar de enforcar-se em novas funcionalidades, o usuário será o centro de atenção de desenvolvimentos futuros do Livre Office.

Fonte de informação: txwikingers's Blog.

http://www.alcancelibre.org/article.php/libre-office-primeras-metas-despues-fork

Vejam em REBELIÓN.ORG

Linux-2.6.36-libre: tornando Software Livre a Isca Livre do Linux

Ciberespaço, 8 de novembro de 2010—Linux não ficou mais Livre entre o anúncio do Linux-2.6.33-libre, em março passado, e o presente anúncio, que marca o lançamento do Linux-2.6.36-libre. Linux agora contém mais Software não-Livre, e mais drivers em seu cerne (Core) Livre que requerem, para funcionar, Software não-Livre distribuído separadamente. A boa nova é que defensores do Open Source se uniram ao Movimento Software Livre em denunciar a prática da Isca Livre, ou Open Core.
http://www.fsfla.org/anuncio/2010-03-Linux-2.6.33-libre
http://linux-libre.fsfla.org/pub/linux-libre/releases/LATEST-2.6.36.0/

Simon Phipps, diretor da OSI, escreve “Open Core é Ruim para Você”, “é uma tramóia com liberdade de software”, “é bait-and-switch, empacotando o mesmo lock-in de sempre com a bandeira do open source e esperando que você não perceba.” Bait-and-switch, ou iscar-e-trocar, é uma fraude comercial em que um produto é anunciado para atrair clientes e vender outro ao invés do anunciado.


Vejam mais detalhes em FSF-AMÉRICA LATINA

Partilhar vai contra os princípios da Oracle, diz Scott McNealy

Scott McNealy, ex-CEO da Sun, empresa adquirida pela Oracle no primeiro semestre de 2009, esteve bastante reservado até essa semana, quando, finalmente resolveu comentar a compra.
(...)
"Me perguntam se tenho algum problema com o fato de Larry Ellison (CEO Oracle) ter comprado a Sun. Não, não tenho. Foi um acontecimento perfeitamente normal no capitalismo. Assim que abrimos o capital da Sun ela se tornou uma empresa passível de compra”, disse durante um discurso em San Francisco.


Vejam mais detalhes em COMPUTERWORLD

Após 25 anos, massacre de Accomarca ainda segue impune

No dia 14 de agosto deste ano, o Massacre de Accomarca, ocorrido no contexto do conflito armado no Peru, completou 25 anos. Após todo este tempo, ainda está em andamento o início da etapa de julgamento oral. Na época, uma patrulha do exército peruano assassinou cerca de 30 crianças, 27 mulheres e dois idosos.

Vejam mais detalhes em REVISTA FÓRUM

Cinquenta líderes políticos e sociais teriam sido assassinados no início do governo de Juan Manuel Santos

O Partido Polo Democrático Alternativo (PDA) denunciou nesta quarta que ao menos cinquenta líderes políticos e sociais foram assassinados na Colômbia nos noventa primeiros dias do governo do presidente Juan Manuel Santos. E afirmou que essas mortes são consequência da crise humanitária que vive a nação sulamericana.

A presidente do PDA, Clara Lopes, disse em comunicado apresentado ao Comitê Executivo Nacional (CEN) que as vítimas são políticos de esquerda, sindicalistas, dirigentes sociais, camponeses, indígenas e jovens, assim como defensores dos direitos humanos para a população homossexual e crianças.


Vejam mais detalhes em REVISTA FÓRUM

Nicolelis: Só no Brasil a educação é discutida por comentarista esportivo

por Conceição Lemes

Desde o último final de semana, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Ministério da Educação (MEC) estão sob bombardeio midiático.

Estavam inscritos 4,6 milhões estudantes, e 3,4 milhões submeteram-se às provas. O exame foi aplicado em 1.698 cidades, 11.646 locais e 128.200 salas. Foram impressos 5 milhões de provas para o sábado e outros 5 milhões para o domingo. Ou seja, o total de inscritos mais de 10% de reserva técnica.

No teste do sábado, ocorreram dois erros distintos. Um foi assumido pela gráfica encarregada da impressão. Na montagem, algumas provas do caderno de cor amarela tiveram questões repetidas, ou numeradas incorretamente ou que faltaram. Cálculos preliminares do MEC indicavam que essa falha tivesse afetado cerca de 2 mil alunos. Mas o balanço diário tem demonstrado, até agora, que são bem menos: aproximadamente 200.

Vejam a entrevista no blog VIOMUNDO (Azenha)

Mino Carta: jagunço tucano deixa Câmara com ataques a jornalistas

Por Mino Carta, na CartaCapital

Na Câmara Federal, o ex-deputado tucano Marcelo Itagiba, ex-emedebista, ex-policial, deita falação para injuriar alguns jornalistas, precisamente aqueles que atuaram do lado oposto à compacta campanha de ódio a favor de José Serra desencadeada pela mídia nativa.

Vejam o texto completo no PORTAL VERMELHO