sábado, 27 de novembro de 2010

A crise no Rio e o pastiche midiático

O que as polícias fluminenses deveriam fazer para vencer, definitivamente, o tráfico de drogas?

Em primeiro lugar, deveriam parar de traficar e de associar-se aos traficantes, nos “arregos” celebrados por suas bandas podres, à luz do dia, diante de todos. Deveriam parar de negociar armas com traficantes, o que as bandas podres fazem, sistematicamente. Deveriam também parar de reproduzir o pior do tráfico, dominando, sob a forma de máfias ou milícias, territórios e populações pela força das armas, visando rendimentos criminosos obtidos por meios cruéis.

Ou seja, a polaridade referida na pergunta (polícias versus tráfico) esconde o verdadeiro problema: não existe a polaridade. Construí-la –isto é, separar bandido e polícia; distinguir crime e polícia-- teria de ser a meta mais importante e urgente de qualquer política de segurança digna desse nome. Não há nenhuma modalidade importante de ação criminal no Rio de que segmentos policiais corruptos estejam ausentes. E só por isso que ainda existe tráfico armado, assim como as milícias. 

Chamado urgente à solidariedade: grupos armados rodeiam canal de televisão da Resistência em Honduras

Honduras 26 de novembro de 2010.- O canal de televisão independente Cholusat Sur canal 36 de Tegucigalpa, Honduras, está fazendo cum chamado de emergência aos meios internacionais para denunciar que se encontra assediada neste momento por grupos armados do governo ilegítimo de Lobo. Dito canal tem se oposto ao golpe de Estado contra o Presidente Zelaya e mantém uma política de denúncia às violações dos direitos humanos do atual governo, dando espaço às vozes da Resistência de Honduras.


Vejam mais detalhes em KAOSENLARED.NET

China advertiu aos EE.UU. e Coréia do Norte lançou novas ameaças

O Ministério de Assuntos Exteriores chinês manifestou que se opõe " a qualquer operação militar sem permissão em sua zona econômica exclusiva", em resposta aos planos dos Estados Unidos e Coréia do Sul de levar a cabo manobras navais conjuntas em águas do Mar Amarelo. A Coréia do Norte, por sua vez, assegurou que está preparada para "aniquilar" a seu vizinho se sua soberania for violada durante esses exercicios militares e insistiu que responderá "sem piedade a qualquer provocação".

Vejam mais detalhes em PÁGINA/12

O Big Bang revela novos dados sobre primeiros instanes do Universo

Genebra. A potente máquina do Big Bang do Centro Europeu de Investigação Nuclear(CERN) revelou novos dados sobre a matéria existente nos primeiros instantes de vida do universo descrevendo-a como "um fluido perfeito".

“A menos de tres semanas de haver posto em marcha os três experimentos a base de ber puesto en marcha los tres experimentos a base de colisões de íons de chumbo no Grande Colisor de Hádrons(LHC), estes já tinham dado uma nova perspectiva sobre a materia que haveria existido nos primeiros instantes de vida do Universo", revelou o CERN.

Em um comunicado indicou que as primeiras observações do experimento ALICE, qe está otimizado para o estudo de íons pesados, revelaram que nesses primeiros instantes o Universo, além de ser muito quente e denso, se comportava como um líquido.


Vejam mais detalhes em LA JORNADA

A Novell retém os direitos sobre o UNIX

www.imatica.org

À luz dos rumores que apontavam a uma possível venda dos direitos de copyright que a Novell tem sobre o UNIX a Microsoft, produto da aquisição da primeira parte da Attachmate, a companhia adquirida pretende deixar claro que a propriedade intelectual vendida não é a correspondente aos direitos do UNIX. O mundo Linux pode respirar tranquilo. No anúncio da venda da Novell a Attachmate, uma só frase conseguiu gerar uma ampla polêmica: “A Novell tambiém anuncia que chegou a um acordo definitivo para a venda de certa propriedade intelectual [sem especificar exatamente qual] a CPTN Holdings LLC, um consórcio de companhias tecnológicas organizado pela Microsoft Corporation”.

A indefinição sobre a que propriedade se referia, sabendo que a Novell é possuidora de certos direitos de copyright sobre o código fonte do sistema UNIX depois dos processos contra a SCO, atemorizou os "linuxers" de que tais direitos podiam chegar a cair em mãos da Microsoft, permitindo à companhia de Redmon atacar legalmente a fabricantes como a Red Hat, Oracle ou, inclusive, a Google (não esqueçamos que o Android está baseado no GNU/Linux), o qual semearia dúvidas entre os possíveis clientes de soluções baseadas no sistema do pinguim e na comunidade em geral.

Vejam mais detalhes em REBELIÓN.ORG

Charge de Josetzo Excurra


Charge de Josetzo Excurra em REBELIÓN.ORG

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

A estrebaria eleitoral-judiciária de Gilmar Mendes e famíglia

Para o prefeito afastado, a estratégia política da família Mendes é a de terra arrasada: tornar a administração de Diamantino inviável e as relações políticas locais tensas o suficiente para propiciar, nas eleições municipais de 2012, a volta de Chico Mendes à prefeitura. Seria uma forma de evitar que as investigações sobre as irregularidades nas gestões de Mendes fossem adiante, embora já tenham sido enviadas ao Ministério Público Estadual e ao Tribunal de Contas do Estado no ano passado.

A auditoria feita por Capistrano nos dois primeiros meses de mandato revelou um corolário de maracutaias, sobretudo, no setor de compras. Quando as escolhas eram feitas por carta–convite, os produtos eram adquiridos por até 66,13% acima dos preços pesquisados.- Quando eram por tomada de preço, o índice chegava a 90% de superfaturamento. “Todos os processos licitatórios apresentam irregularidades”, concluíram os auditores.

Ao assumir a prefeitura, Capistrano encontrou uma dívida de INSS de 8,2 milhões de reais e outra, de energia elétrica, de 6,2 milhões de reais. Muitos contratos eram feitos sem nenhuma lógica administrativa. De uma papelaria de Cuiabá chamada Mileniun foram comprados fogão, geladeira, máquina de lavar, sofá e televisão para a prefeitura no valor de 267,6 mil reais.

Blog do Planalto denuncia preconceito da Folha contra blogueiros

Para usar uma expressão comum na grande mídia, a Folha de S.Paulo ficou “visivelmente irritada” com a inédita e histórica entrevista concedida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva a dez blogueiros, na manhã de quarta-feira (24), em São Paulo.

Nota publicada no Blog do Planalto, com o título “Preconceito é uma doença”, tira onda do “jornal da ditabranda”:

“A Folha de São Paulo perguntou à Secretaria de Imprensa da Presidência quando exatamente os blogueiros pediram a entrevista com o Presidente concedida hoje e quando tiveram a resposta positiva. Uma pergunta inédita. O Presidente já concedeu 960 entrevistas à imprensa ao longo dos dois mandatos. A Folha nunca teve a mesma curiosidade em relação a outras entrevistas do Presidente.”

Leia MAIS.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Garota espancada expõe fotos de hematomas no Facebook, diz site

Daiana Sperdutti, 19, decidiu ir além da denúncia à polícia após ser espancada pelo namorado. Ela publicou em seu Facebook fotos de seus machucados, mudou sua foto do perfil para uma das imagens e escreveu: "Alguém que diz te amar não pode fazer isso com você. Estou publicando essas fotos para dar coragem a outras mulheres que já passaram ou ainda estão passando por isso."


A notícia continua na Folha.com .

Você também pode conferir a notícia em espanhol no Momento 24 .

STF facilita a precarização trabalhista no País

Mais uma dor da cabeça para os sindicatos. O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira, 24/11,,por maioria de votos, que é constitucional um artigo da Lei das Licitações (8.666/93) que afirma que a Administração Direta e Indireta não tem responsabilidade sobre débitos trabalhistas relativos a serviços terceirizados.
A ação declaratória de constitucionalidade foi proposta pelo Governo do Distrito Federal(GDF) com o intuito de combater sucessivas decisões da Justiça do Trabalho contra a norma em questão. Justamente aonde estão sediadas algumas empresas de informática que mais precarizaram contratos de trabalho nos últimos anos, tanto no governo local, quanto na Administração Federal, assim como, nos bancos oficiais e empresas estatais.

Continue lendo no Convergência Digital

Desemprego em outubro é o menor em oito anos

O índice de desemprego no Brasil em outubro ficou em 6,1%, o menor já registrado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em sua metodologia atual, adotada em março de 2002.

Leia AQUI.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Apple aprueba aplicación para iPhone claramente homofóbica

El gigante informático ha aprobado una aplicación para el iPhone que exhorta al usuario a firmar la ‘Declaración de Manhattan’, un texto contra los derechos LGTB -incluido el matrimonio entre personas del mismo sexo- promovido en 2009 por líderes cristianos estadounidenses. Las críticas no se han hecho esperar, incluida una petición para que la compañía reconsidere su decisión.


Vejam mais detalhes em KAOSENLARED.NET

"Uribe quer converter Honduras em refúgio de seus ministros e chefes do DAS que fogem da justiça!"

TEGUCIGALPA / 2010-11-24 / Uribe apoia seus ministros e chefes do DAS ao asilarem-se no exterior ante o fato de que a justiça colombiana esteja conseguindo "imputações baseadas em testemunhos com comprovada capacidade de mentir e com claros indícios de estar a serviços dos criminosos"

Seu comunicado de imprensa dramático e desesperado em 8 pontos foi lançado do território hondurenho e não de Bogotá, como este afirmou.

Ao mesmo tempo o comunicado foi enviado ao mundo, pois o ex-presidente colombiano foi condecorado pelo Congresso Nacional em Honduras com a ordem máxima Francisco Morazán, um fato que o promotor hondurenho Jari Dickson Herrera consideroua este repórter como um ato vergonhoso e grosseiro por ser um genocida e carniceiro do povo colombiano.

Vejam mais detalhes em KAOSENLARED.NET

Charge de Robert Garcia



Charge de Robert Garcia em REBELIÓN.ORG

Como você nunca viu

Centro de lazer alemão dedicado ao aquecimento global propõe um passeio pelas zonas climáticas do planeta para despertar a consciência ambiental do visitante.
Quem estiver de passagem pela Alemanha e tiver interesse pelo futuro do planeta não pode deixar de visitar o Klimahaus 8º Ost (‘Casa do clima 8º Leste’), na cidade de Bremerhaven, noroeste do país.

O visitante que seguir o senso comum talvez o classifique como um museu dedicado ao meio ambiente, mas o lugar desafia definições fáceis.

“Não somos um museu, não somos um centro interativo de ciências”, nega o cientista político Jens Tanneberg, diretor de ciência e educação da instituição. “Somos um centro de lazer e entretenimento, o primeiro no mundo dedicado à mudança climática, até onde temos notícia.”


Vejam mais detalhes em CIÊNCIA HOJE-SPBC

Físicos criam um superfóton

Um novo tipo de fonte de luz abre caminho para o laser de raios X, capaz de fabricar chips mais potentes

Físicos da Universidade de Bonn conseguiram fazer em seu laboratório algo que há pouco era considerado impossível: um superfóton, ma fonte de luz completamente nova. Com este descobrimento abre-se potencialmente o caminho para a fabricação de lasers ultravioleta e de raios X, com uma aplicação industrial interessante na produção de chips mais potentes que os atuais com circuitos integrados muito mais complexos no mesmo suporte de silício. Além disso, a criação desta nova forma de luz, baseada em minuciosos experimentos, é em sí mesma interessante do ponto de vista da física fundamental. O superfóton é um novo estado da matéria denominado condesado Bose=Einstein (BEC, em suas siglas inglesas), que até agora era possível com diferentes átomos, mas nunca com partículas de luz, os fótons.
Vejam mais detalhes em EL PAÍS.COM

MEC não anulará provas do Enem; aluno envolvido em vazamento de texto está desclassificado

Amanda Cieglinski
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Apesar de a Polícia Federal (PF) ter concluído que houve um vazamento parcial do tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em Remanso (BA), o Ministério da Educação (MEC) descarta a possibilidade de anular as provas. Uma professora responsável pela aplicação em um dos locais de prova da cidade teve acesso a um dos textos de apoio da redação e informou o conteúdo ao filho, inscrito no exame. Ela e o marido, também envolvido na fraude, foram indiciados por quebra de sigilo funcional.

De acordo com o MEC, o filho do casal será desclassificado. A PF na Bahia iniciou a investigação após a denúncia de um professor de cursinho de Petrolina (PE), cidade vizinha a Juazeiro. Segundo ele, o aluno o procurou horas antes do Enem perguntando o que deveria escrever se o tema fosse sobre trabalho escravo.

Vejam mais detalhes em AGÊNCIA BRASIL

[Fotos] Após o incidente entre as duas Coréias

O que nos ocupa é o tema de denúncia do imperialismo e da defesa da dignidade e soberania dos povos.

Todas as agencias de informação do mundo inteiro tem se apressado a informar do bombardeio por parte do exército da República Popular Democrática da Coréia da ilha de Yeonpyeong, na qual, efetivamente, há cidadãos sul-coreanos feridos, muitos danos e vários soldados mortos. É um ataque sem dúvida que se pode qualificar de gravíssimo e que põe em sérios apuros a frágil paz da zona.

Também as agencias de informação do mundo estão encarregando desde já a culpar a RDP da Coréia do ataque e das possíveis consequências que este pode ter. Desde já os líderes da zona estão apressados pedindo calma e fazendo chamamentos ao fim das hostilidades. Os Estados Unidos tem milhares de soldados ao sul da Coréia e no caso de conflito bélico Estados Unidos seria parte diretamente implicada no mesmo.

Vejam mais detalhes (e fotos) em LA HAINE.ORG

É o patriarcado, estúpido!

Dentro em pouco comemoraremos uma vez mais o dia contra a violência de gênero.

Uma velha realidade assim como a humanidade, que hoje tem a particularidade de que se fala dela, estatísticas são feitas, investigam-se suas causas e buscam-se alternativas. Não é pouco.

Sem dúvida, o patriarcado está mais consolidado que nunca. Como disse bem Alicia Puleo, "nas sociedades ocidentais temos passado do 'patriarcado coercitivo' para um modelo de 'patriarcado de consentimento', de onde a mulher busca cumprir o mandato de uma lista imposta de forma voluntária."(2) Não é o caso do capitalismo, que faz águas por todos os lados, e em sua queda está levando as prósperas classes trabalhadoras européias a situações imprevisíveis.

A aceitação do patriarcado de consentimento se expressa, por exemplo, na falta de crítica e na adaptação das mulheres militantes às estruturas androcentricas de partidos, sindicatos e coletivos que conscientemente ou não miram com lupa a qualquer mulher que aspire a elaborar política e mais ainda se é feminista. O feminismo continua sendo visto com desconfiança, tanto na direita como na esquerda, porque as críticas ao gênero hegemônico não são do gosto de muitos homens e muitas mulheres e, muito menos, das classes dominantes. Mas hoje no estado espanhol, não nos resta mais remédio que denunciar ambas as coisas, porque a desculpa da crise econômica está deixando em evidência a profunda misoginia dos políticos e o poder dos setores de classes mais reacionárias. Duas contradições, a de classe e a de gênero que determinam o presente e o futuro das mulheres.

Vejam o texto completo em LA HAINE.ORG

Cimeira Nato: eurodeputados do Bloco questionam Comissão

Marisa Matias, Miguel Portas e Rui Tavares contestam que a livre circulação de cidadãos da UE no espaço comunitário possa ser limitada mediante as ideias políticas, sociais e cívicas dos cidadãos.

Os eurodeputados do Bloco de Esquerda apresentaram hoje uma pergunta escrita à Comissão Europeia pedindo esclarecimentos sobre o impedimento de entrada no país, repatriamento e detenção temporária de cidadãos da União Europeia por parte das autoridades portuguesas antes e durante a Cimeira da NATO.

(Nota do editor: Cimeira NATO é a expressão utilizada em Portugal para o Encontro da OTAN ocorrido recentemente em Portugal)

Vejam mais detalhes em ESQUERDA.NET

Oficinas de candombe e encontro festivo de tambores brasileiros e uruguaios

Começa hoje!
O Coletivo Catarse e o Ponto de Cultura Ventre Livre apoiam este evento cultural que acontece no espaço Odomodê. Participe!
Confira a programação completa, clique aqui.
Assista a alguns vídeos dos oficineiros e de quem está envolvido:

- Sebastian Semperena da Cuerda Guerreiros Ijigbò: http://www.youtube.com/watch?v=akKcX-aZCs4&feature=mfu_in_order&list=UL

- John Silva do Nação Periférica: http://www.youtube.com/watch?v=bV14Tqpg7xQ&feature=mfu_in_order&list=UL

- Edson Angoleiro do Africanamente: http://www.youtube.com/watch?v=UEtwvU_cmaI&list=ULUIcuzlvm3xE&playnext=1

- Lucas Kinoshita da Tamborearte: http://www.youtube.com/watch?v=zGZr4daXLQg

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Justiça condena empresária Tânia Bulhões por formação de quadrilha

O juiz federal Fausto Martin De Sanctis, da 6ª Vara Federal Criminal de São Paulo, condenou nesta segunda-feira (22) a empresária Tânia Bulhões a quatro anos de reclusão, convertidos em duas penas restritivas de direito, além de pagamento de multa, pelos crimes de falsidade ideológica, descaminho, formação de quadrilha e crimes contra o sistema financeiro nacional.

Segundo informações da assessoria de imprensa, a acusada está proibida de viajar ao exterior, por mais de dez dias, sem autorização judicial, durante quatro anos. Além disso, Bulhões deve prestar serviços à entidade Fundação Dorina Nowill para cegos.


PRESIDENTE DA REPÚBLICA CONCEDERÁ ENTREVISTA EXCLUSIVA A BLOGUEIROS

Está confirmada para amanhã, 24, a primeira entrevista de um presidente da República do Brasil para a blogosfera. Lula falará com dez blogueiros de várias partes do país. A coletiva, que terá início às 9 horas, será transmitida ao vivo pelo Blog do Planalto e os internautas poderão participar, fazendo perguntas, através do chat.

A força da blogosfera

A entrevista se reveste de importante significado. Comprova a força que adquiriu a blogosfera progressista na fase recente. Durante a campanha eleitoral, o candidato demotucano, José Serra, com amplo respaldo da mídia oligárquica, ficou irritado com a cobertura jornalística independente, e muitas vezes irrevente, da blogosfera. Em várias ocasiões, como no discurso golpista que fez aos generais de pijama do Clube Militar, ele acusou os "blogs sujos" pelas dificuldades da sua campanha.

No extremo oposto, o presidente Lula, alvo de violento e desonesto cerco midiático, chegou a produzir um vídeo destacando o papel da blogosfera na luta de idéias na sociedade.

Plantas ameaçadas pela ação humana

Estudo desenvolvido na Inglaterra mostra que uma em cada cinco espécies vegetais corre risco de extinção no mundo e aponta o homem como a principal causa dessa situação. O bioma mais afetado é a mata atlântica

Das 380 mil espécies de plantas conhecidas no mundo, uma em cada cinco corre risco de extinção e o principal motivo para esse cenário é a ação humana. O hábitat natural mais ameaçado é a mata atlântica, com 90% de seu bioma original dizimados pela agricultura e pela urbanização. As conclusões são de uma pesquisa realizada pelo Royal Botanic Gardens Kew e pelo Museu de História Natural, ambos em Londres (Inglaterra), com a colaboração do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Leia MAIS.

A justiça ianque citou Uribe hoje por assassinatos de sindicalistas e este se ausentou

Foram assassinados 800 sindicalistas durante o mandato de Uribe

TEGUCIGALPA / 2010-11-22 / Uribe foi citado nos EE.UU. pelo assassinato de sindicalistas colombianos na mina ianque Drummond. O case é emblemático porque é a ilustração do terrorismo de Estado que em nome de Uribe é chamado de "Segurança Democrática".


Vejam mais detalhes em KAOSENLARED.NET

MP processa governo Aécio Neves por prender ilegamente e humilhar quilombolas, favorecendo fazendeiros

"... os quilombolas foram mantidos ilegalmente presos e algemados, de pé, na porta do quartel da Polícia Militar em Porteirinha, em pleno centro da cidade, ... ficando ali expostos por mais de 03 horas ao opróbrio público, qual escravos fujões recém-capturados pelo capitão-do-mato..."

O texto acima não é um extraído de um romance de ficção do Século XIX. Faz parte da ação civil ajuizada pelo Ministério Público Federal (MPF) e pela Fundação Cultural Palmares, pedindo que o Estado de Minas Gerais seja condenado a pagar indenização por danos morais coletivos em virtude de arbitrariedades cometidas pela Polícia Militar mineira contra três comunidades quilombolas: Povo Gorutubano, Brejo dos Crioulos e Lapinha.
(...)
Várias testemunhas contaram que, enquanto estavam ali, os fazendeiros que disputam terras com os quilombolas, passavam por eles a todo instante, fazendo escárnio, chacotas, proferindo palavras de ofensa e humilhação.

Para o procurador da República, “o que mais choca nos relatos é que, em pleno século XXI, cidadãos brasileiros foram tratados de fato como escravos rebeldes. A única diferença é que as grossas correntes foram substituídas por algemas. Mas a exposição pública, a humilhação, o desrespeito à dignidade humana, estavam todos lá”.

Vejam o texto completo no blog OS AMIGOS DO PRESIDENTE LULA

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Prefeitura expulsa artistas de rua da av. Paulista; para jurista, proibição é "ato nazista"

Avenida mais famosa da cidade de São Paulo, a Paulista é conhecida por ser o centro financeiro da capital, e também por ser um tradicional reduto de artistas de rua. Esse cenário, porém, vem mudando. Enquanto os prédios de empresas e bancos permanecem na paisagem, a classe artística vem minguando no local com a chegada da Operação Delegada, iniciada em dezembro do ano passado pela Polícia Militar, após a assinatura de um convênio com a prefeitura paulistana e o governo do Estado.

Estátuas vivas, palhaços, saxofonistas, guitarristas e malabaristas: todos eles agora estão sujeitos à ação policial, cujo objetivo principal é coibir e enquadrar o comércio ambulante ilegal nas principais vias do município. Para o jurista Luiz Flávio Gomes, a ação é um "ato nazista". "A atividade deles é lícita. Expressão artística você pode fazer quando quiser. Eles serem proibidos é uma ilegalidade, um abuso patente", diz. "Se houver prisão então é crime: abuso de autoridade", afirma.


Continue lendo no UOL Notícias.

domingo, 21 de novembro de 2010

Qualquer miserável tem preconceito

Urariano Motta

Recife (PE) - Em um vídeo que corre na internet, um miserável apresentador da RBS/TV Globo em Santa Catarina (foto) expressa miseráveis ideias, se assim podemos chamá-las sem faltar ao respeito ao adjetivo miserável e ao substantivo idéia. Suas pragas correm em um vídeo no YouTube, ( Veja o vídeo ) onde um animal raivoso vocifera, zurra, ao afirmar que a culpa do caos no trânsito se deve ao fato de que “hoje qualquer miserável tem um carro”.

E mais orneja, como se falasse: “o sujeito mora apertado numa gaiola,que hoje chamam de apartamento, não tem nenhuma qualidade de vida, mas tem um carro na garagem. E esse camarada casado, como não suporta a mulher dele, nem a mulher suporta ele, sai. Vão pra estrada. Vão se distrair, vão se divertir. E aí, inconscientemente, o cara quer compensar suas frustrações, com excesso de velocidade. Tem cabimento o camarada não vencer a curva? Como se curva fosse feita para vencer... Então é isso, estultícia, falta de respeito, frustração, casais que não se toleram, popularização do automóvel, resultado desse governo espúrio, que popularizou pelo crédito fácil o carro para quem nunca tinha lido um livro. É isso”.

Vejam o texto completo em DIRETO DA REDAÇÃO