sábado, 4 de dezembro de 2010

Vítimas inocentes

Quando o  Wikileaks lançou milhares de telegramas classificados da diplomacia dos EUA esta semana, uma crítica familiar foi repetida pelos adversários do projeto: esses vazamentos podem prejudicar pessoas inocentes. Não há nenhuma evidência disto ainda, mas nos documentos há provas que o governo americano tem prejudicado pessoas inocentes.
Um deles é Khaled El-Masri, um cidadão alemão de origem libanesa, e uma vítima da chamada "rendição extraordinária". Ele era um vendedor de carros na Alemanha, pai de seis filhos. A CIA o sequestrou por engano (o seu nome soa e parece idêntico ao de um suspeito de terrorismo real), e enviou para receber meses de tortura no Afeganistão.
Quando a CIA percebeu que ele era inocente, ele foi levado à Albânia e despejado em uma estrada sem sequer um pedido de desculpas.

Notícia completa no blog do Luís Nassif

O Brasil ante o novo "conceito estratégico" da OTAN

Raúl Zibechi
O recente encontro da OTAN em Lisboa, celebrado em 19 e 20 de novembro, supõe o reconhecimento de que a aliança militar nascida em 1949 para a defesa do espaço euro-atlântico tem se convertido em uma força com vocação de intervenção global. "Os cidadãos de nossos países confiam na OTAN para defender nações aliadas, mobilizar forças militares robustas donde e quando sejam requeridas para nossa segurança, e para a promoção da segurança comum entre nossos aliados ao redor do globo", pode-se ler no documento de 11 páginas assinado pelos chefes de Estado.
(...)
Em 3 de novembro, na abertura da sétima Conferência de Segurança Internacional Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro, Jobim retornou sobre o mesmo tema. Enfatizou que o Brasil e a América do sul não podem aceitar que os Estados Unidos e a OTAN "se arroguem" o direito de interver em qualquer parte do mundo e, de modo particular de "cortar a linha" que separa o Atlântico Norte do Sul. Rechaçou a idéia de "soberanias compartilhadas" sobre esta região que maneja o Pentágono: qual é a soberania que os Estados Unidos querem compartilhar, a deles ou a nossa?". Disse mais: "Não seremos aliados dos Estados Unidos para que eles mantenham seu papel no mundo". E rechaçou conversar sobre Atlântico Sul com um país que sequer reconhece a soberania marítima brasileira de 350 milhas, reconhecida pelas Nações Unidas. Ali se encontram as jazidas de petróleo que são definidas como a Amazônia azul pela Estratégia Nacional de Defesa.


Vejam mais detalhes em REBELIÓN.ORG

Boicotem a Amazon!

Daniel Ellsberg, o responsável pela divulgação em 1971 dos “Documentos do Pentágono”, acusa a empresa norte-americana de servilismo por ter expulsado o Wikileaks dos seus servidores e apela a que ninguém lá faça compras.

O mais famoso whistleblower (responsável por fugas de informação) dos EUA antes do Wikileaks, Daniel Ellsberg, publicou uma carta aberta à Amazon em que acusa a empresa de servilismo e cobardia diante das ameaças do senador Joe Lieberman e de outros políticos direitistas. A empresa retirou dos seus servidores o site Wikileaks, tirando-o do ar por umas horas.



Vejam mais detalhes em ESQUERDA.NET

Peter Sunde, co-fundador do The Pirate Bay, propõe um sistema de DNS baseado em P2P


Peter Sunde, um dos antigos administradores e co-fundador do The Pirate Bay, tem anunciado um novo projeto, denominado Dot-P2P (Decentralized Open Domain Name System) que criaria um sistema descentralizado para os nomes de domínio, baseado em P2P e seria independente da ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers), para evitar o ajuizamento injusto ou a negação da continuação do serviço.

Vejam mais detalhes em NACIÓN RED

WikiLeaks abrigado na França e com domínio suíço

Paris, 3 dez (Prensa Latina) O alvoroço internacional provocado pelas relevações dos documentos secretos vazados pelo WikiLeaks tem fila na França, onde foi abrigado o site no servidor OVH em lugar do estadunidense Amazon.

De acordo com meios franceses, diante dos ataques cibernéticos a seu site denunciados pelo WikiLeaks no Twitter e a retirada do apoio do Amazon, havia ficado com a sustentação única do servidor sueco Bahnhof.

Apareceu então o OVH, radicado em Roubaix, no norte da França, que aderiu desde ontem a wikiLeaks.org, segundo informou o site Gizmodo. No entanto, o site fundado pelo australiano Julien Assange, precisou seguir em movimento.


Vejam mais detalhes em PRENSA LATINA-Agencia Informativa Latinoamericana

Homenagem a Lula da Silva em festival havaneiro

Havana, 3 dez (Prensa Latina) Uma apresentação especial do filme "Lula, filho do Brasil", do realizador Flávio Barreto, monopolizará hoje o interesse dos cinéfilos no segundo dia do festival havaneiro, que se estenderá até 12 deste mês.

Dedicada ao presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, aborda sua vida desde a infância, a luta operária, seu trabalho como fundador do Partido dos Trabalhadores até a chegada ao poder em 2002.


Vejam mais em PRENSA LATINA-Agencia Informativa Latinoamericana

Você também pode ser o seguro de vida de Julian Assange

Nesta mesma tarde, Julian Assange dizia: sim, tenho recebido ameaças de morte; sim, estamos medidas de segurança. Mas com um documento: dentro do que pode fazer para defender-se da principal potência mundial (e seus aliados). Um desses escudos pode ser também portado por você e assim ajudar na defesa de quem está se convertendo em um ícone (e também em um alvo). Assim como o Wikileaks é um lugar comunitário para desvelar documentos comprometedores, Julian Assange idealizou um sistema de defesa que apela do mesmo modo para esse sentido de comunidade.

Como? Muito simples: o seguro de vida de Assange parece ser um arquivo encriptado, de nome Insurance.aes256 e que qualquer um pode descarregar e compartilhar através da rede P2P. Há rumores sobre seu conteúdo que pode haver informação importante que sairia á luz se algo ocorrer com Assange ou com a Wikileaks. Há quem duvide que isso seja certo e ninguém de Wikileaks nunca disse o que oculta este arquivo. A única referencia que temos encontrado é esta resposta a uma pergunta que a jornalista Amy Goodman faz a êle sobre el tema:

Bom, creio que é melhor não falemos sobre isso. Mas, você já sabe, em uma situação similar alguém pode imaginar que talvez mereça a pena que partes importantes da história não desapareçam.

A verdade é que mais que um seguro de vida, parece um legado. E não podemos evitar perguntar-nos o que há nele.


Vejam em NACIÓN RED

TV Brasil será lançada nos Estados Unidos no próximo dia 15

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O canal internacional da TV Brasil, emissora pública de televisão da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), estreará oficialmente nos Estados Unidos no próximo dia 15. A informação foi dada hoje (3) pela presidenta da EBC, Tereza Cruvinel, durante um encontro de brasileiros que vivem no exterior, realizado no Palácio Itamaraty, no Rio de Janeiro.

A TV Brasil Internacional será distribuída pela operadora de televisão por assinatura Dish Network. “Estamos no pacote de língua portuguesa, juntamente com a RTP [emissora de Portugal] e duas TVs comerciais brasileiras, a Globo e a Record”, disse a presidenta da EBC.

Segundo Tereza Cruvinel, a TV Brasil Internacional já está presente na África, em alguns países da América Latina e em Portugal. Em breve, o canal deverá estrear também na Espanha.

A EBC pretende também exibir a TV Brasil Internacional no Japão e em toda a América Latina. “Há uma operadora, que é a DirecTV, que é a única que cobre todos os países do México para baixo. Mas ela tem dito que não tem espaço para nos colocar”, disse.

A TV Brasil Internacional tem sua grade composta basicamente por programas da TV Brasil doméstica. Há, no entanto, três programas criados especialmente para o canal internacional: Brasileiros no Mundo, Fique Ligado e Conexão Brasil.

Veja em AGÊNCIA BRASIL

O criador do Wikileaks difunde arquivo que pode ser seu "seguro de vida"

O fundador do Wikileaks, Julian Assange, colocou na internet algumas semanas antes um misterioso arquivo chamado “insurance.aes256″ que pode conter todos os seus segredos no caso que algo lhe ocorra, segundo afirmam várias páginas especializadas na internet.

O motivo da existência de “insurance.aes256″ (”seguro.aes256″) e seu conteúdo tem se convertido em um apaixonante debate em muitas páginas da internet, especialmente depois que Wikileaks revelou nesta semana mais de 250.000 documentos confidenciais e secretos dos Estados Unidos.

O arquivo, que foi inicialmente colocado na página de Wikileaks sobre los documentos da guerra do Afganistão e que pode ser baixado como arquivo "torrent", pesa 1,4 gigabytes e está codificiado com AES256, o sistema de encriptação mais avançado e adotado pelo governo dos Estados Unidos.

Vejam mais detalhes em CUBADEBATE

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

O Facebook provoca um em cada cinco divórcios nos EEUU

A popular rede de intereação social Facebook é motivo atualmente de um em cada cinco divórcios nos Estados Unidos, destacou hoje a Academia Americana de Advogados Matrimoniais..

A associação revelou que 80 por cento das provas de infidelidade matrimonial que se apresentam atualmente nos casos de divórcio são mostras de intereação nas redes sociais mas entre elas destaca-se a Facebook.

Os 66 por cento dos advogados familiares em todo o país disseram ter clientes que utilizam atualmente evidencias extraídas do Facebook para buscar o divórcio.

Vejam mais detalhes em CUBADEBATE

Celso Amorim alfineta o PIG: vazamento no Wikileaks sobre Honduras dá razão ao Itamaraty

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, minimizou mal-estar causado pelos vazamentos de telegramas diplomáticos dos EUA pelo Wikileaks:

“Tem coisas que ou a gente já sabia ou são interpretações subjetivas de agentes diplomáticos”, disse em viagem ao Rio de Janeiro nesta sexta.

Alfinetada na velha imprensa sobre Honduras

Amorim comentou um telegrama do embaixador estadunidense em Honduras, Hugo Llorens, avaliando que a destituição do ex-presidente do país Manuel Zelaya, no mesmo ano, foi “ilegal” e “inconstitucional”:

“Isso é muito interessante, porque nós (governo) fomos muito criticados, por muitos, inclusive por alguns de vocês (da imprensa)”, disse o chanceler, referindo-se às críticas recebidas pela atuação do governo brasileiro durante a crise em Honduras.

Vejam mais detalhes no blog OS AMIGOS DO PRESIDENTE LULA

O LOBBY ANTI-AMORIM


QUEM CONSEGUE EXPLICAR A SAÍDA DO MELHOR MINISTRO BRASILEIRO?

"...é evidente o esforço articulado de alguns setores anti-Amorim para emplacar Patriota.Ontem, o jornal “Folha de São Paulo” anunciou a indicação de Patriota. Era balão de ensaio. À tarde, O Globo anunciou que Patriota havia sido “aplaudido pelo Ministério das Relações Exteriores”. Na verdade, o aplauso foi de um diplomata aposentado, Jerônimo Moscardo.. "(Luis Nassif; 03-12. Leia mais)


(Carta Maior; 03/12/2010)

Lula atende a pedido de Abbas e reconhece Estado palestino nas fronteiras de 1967

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou carta para o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, reconhecendo o Estado palestino “nas fronteiras existentes em 1967”, segundo informação do Itamaraty divulgada nesta sexta-feira (3).




Continue lendo no UOL Notícias

A pedido dos EUA, Amazon suspende acesso ao site do WikiLeaks


O serviço de hospedagem de sites da gigante da informática Amazon concordou em interromper o acesso às páginas do WikiLeaks nesta quarta-feira, segundo afirmou o senador americano Joe Lieberman e o próprio site. A suspensão do serviço não impede o acesso ao site, já que o WikiLeaks tem outras empresas servidoras.

A Amazon não confirma a informação. A reportagem da Folha não conseguia acesso ao site com os documentos diplomáticos americanos no Brasil, nos Estados Unidos e no Reino Unido, por várias horas desde o início da tarde desta quarta-feira. Recentemente, o acesso foi retomado.


Confira a notícia na Folha.com, com colaboração da Reuters.


Marcadores: "Amazon"

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Congresso conclui e aprova novo marco do petróleo

Por Leonardo Goy e Eduardo Simões

BRASÍLIA/SÃO PAULO (Reuters) - O Congresso brasileiro concluiu nas primeiras horas desta quinta-feira a votação do novo marco regulatório do setor de petróleo e gás, aprovando todas as propostas encaminhadas pelo governo, que trazem drásticas mudanças no modelo para a exploração das grandes reservas do pré-sal.

Nanotecnologia: a outra face da moeda

Docente da Poli-USP chama a atenção para os potenciais riscos da interação de materiais nanoparticulados sobre a saúde dos trabalhadores

A nanotecnologia tem aberto inúmeras oportunidades para o desenvolvimento de novos produtos com características, muitas vezes, superiores aos materiais convencionais. A síntese, estocagem e manuseio desses elementos nanoparticulados, no entanto, podem trazer riscos aos trabalhadores, tais como a contaminação acidental por meio das vias aéreas e cutâneas.

O professor Guilherme Lenz e Silva, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP), explica que, apesar de muitas pesquisas ainda serem necessárias para se definir com exatidão a toxicidade e os efeitos de longo prazo da exposição dos trabalhadores às nanoestruturas sabe-se que, assim como a poluição atmosférica, as nanopartículas são agentes potencialmente nocivos à saúde humana.

Vejam mais detalhes no JORNAL DA CIÊNCIA-SBPC

Charge do Junião


Charge do Junião no blog BRASIL! BRASIL!

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Fundação venezuelana para educação digital ganha prêmio da Unesco

A fundação venezuelana Infocentro ganhou o prêmio Unesco-Rei Hamad bin Isa Al Khalifa para o Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação na Educação, informou a entidade nesta quarta-feira.

O organismo governamental recebeu o prêmio junto ao Instituto Nacional de Educação Permanente de Adultos do Reino Unido. Ambos repartirão o prêmio de US$ 25 mil, indicou a Agência da ONU para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em comunicado.

Selecionada pelo júri por seu projeto "Alfabetização tecnológica de adultos e adultas", a Fundação Infocentro promove aos adultos e outros usuários o acesso gratuito às tecnologias da informação.


Continue lendo no Terra

Apple não quer revista sobre Android na App Store

A censura da Apple e seu forte controle de conteúdo algumas vezes são ridículos do ponto de vista dos consumidores, por mais que possam ser entendidos (e quem sabe aceitos) pelo lado comercial. Há poucos dias tem repercutido uma notícia de uma nova app recusada na App Store do iOS. A Apple baniu uma aplicação de revista na App Store porque não gosta do tema da revista - o Android.

É curioso ter uma revista sobre Android em uma app para iPhone, mas não tem muito de anormal já que era apenas uma publicação eletrônica. A app era a Android Magasinet, da editora dinamarquesa Mediaprovider.

Brian Dixon, CEO da Mediaprovider recebeu uma resposta simples do pessoal da Apple. Ao questionar a rejeição, veio "Você sabe... sua revista... é exclusiva sobre o Android... não podemos ter isso na App Store".


Confira a notícia completa no Guia do Hardware.

EUA vão usar no Afeganistão bala que explode em cima da cabeça do inimigo


O Exército dos Estados Unidos está prestes a implementar um novo tipo de tecnologia bélica em sua guerra no Afeganistão. Trata-se de uma arma que usa como munição uma bala com um chip interno, capaz de guiá-la em direção às cabeças de seus inimigos, provocando a explosão pouca acima deles, a uma altura pré-definida.

Por mais que pareça uma inovação digna de filmes de ficção científica, o XM25 é apenas a extensão lógica de algo que já existe há um bom tempo: comunicação por rádio e orientação por laser.


A notícia continua no IDGNow!

WikiLeaks revela que EUA mantêm arsenal nuclear da Guerra Fria na Europa

Documentos diplomáticos americanos vazados pelo site WikiLeaks nesta semana revelaram que os Estados Unidos ainda mantêm um arsenal de armas nucleares táticas da época da Guerra Fria na Europa, além de sua localização detalhada. A Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) condenou o vazamento como "irresponsável e perigoso", mas não confirmou diretamente a existência das armas.

Segundo os telegramas diplomáticos, a maioria das bombas nucleares táticas dos EUA estão na Bélgica, Alemanha, Holanda e Turquia. Apesar da suspeita sempre ter existido, Otan e outros governos se recusavam a confirmar formalmente a existência das armas. A lista incluiria ainda a Itália e o Reino Unido, países não citados nos documentos do WikiLeaks.


Continue lendo na Folha.com

Abbas e Egito foram alertados sobre guerra em Gaza, diz Israel

Por Dan Williams

Israel entrou em contato com a liderança palestina e o Egito antes do ataque de 2008-2009 contra a Faixa de Gaza, disse uma autoridade israelense, segundo mensagens diplomáticas vazadas pelo site WikiLeaks.

As revelações poderão ser um constrangimento ao presidente palestino, Mahmoud Abbas, perante seus rivais do Hamas, que governam Gaza. A ofensiva israelense matou cerca de 1.400 palestinos ao longo de três semanas.

Os palestinos negam que Israel tenha entrado em contato.


Continue lendo a notícia da Reuters, no UOL

Irã executa mulher ex-amante de jogador de futebol

A ex-amante de um famoso jogador de futebol do Irã foi executada na manhã desta quarta-feira em Teerã, apesar de apelos internacionais por clemência. Shala Jahed foi enforcada ao amanhecer no pátio da prisão de Evin. Ela tinha sido condenada por matar a facadas a mulher do jogador Nasser Mohamed Khani, há nove anos.

Shala Jahed tinha chegado a confessar o assassinato, mas depois voltou atrás. Na terça-feira, o grupo de defesa dos direitos humanos Anistia Internacional disse que havia provas consideravelmente boas de que ela tinha sido condenada erradamente.


Confira a notícia completa da BBC Brasil, disponível no UOL.

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Aumenta o fedor da decadência econômica dos EE.UU. - Quando sairão às ruas os ianques oprimidos?

Às vésperas do dia de Ação de Graças China Daily y People’s Daily Online em inglês informaram que a Rússia e China tinham cengado a um acordo para abandonar o uso do dólar ianque em seu comércio bilateral e utilizar em seu lugar suas próprias divisas. russos e chineses disseram que haviam dado esse passo com o fim de isolar suas economias dos riscos que haviam debilitado sua confiança no dólar dos EE.UU. como moeda de reserva mundial.

É uma notícia muito importante, especialmente para o período de festa do dia de Ação de Graças pobre em notícias, mas não a vi nem no Bloomberg, na CNN, no New York Times e em nenhum outro lugar da mídia impressa ou televisiva dos EE.UU. O avestruz mantém sua cabeça enterrada na areia.

Previamente a China conclujiu o mesmo acordo com o Brasil. Como tem uma provisão importante e crescente de dólares de superávit comercial com o qual realiza comércio, a China indica que prefere rublos russos e reais braileiros a mais dólares dos EE.UU.

Vejam o texto completo em REBELIÓN.ORG


Charge do Iván Lira



Charge do Iván Lira vista em REBELIÓN.ORG

Lula anuncia amanhã novos números do desmatamento na Amazônia

Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anuncia amanhã (1°) a nova taxa anual de desmatamento da Amazônia, com os números da devastação entre agosto de 2009 e julho de 2010. O acumulado deve chegar a cerca de 5 mil quilômetros quadrados (km2) a menor taxa desde o início do monitoramento pelo sistema Prodes, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Em 2009, a Amazônia perdeu 7,6 mil km² de floresta, consolidando a tendência de queda observada pelo Inpe desde 2005, depois que a derrubada atingiu pico de 27 mi km² de desmate em 2004.

Lula desistiu de ir à 16ª Conferência das Partes da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-16), que está sendo realizada em Cancun, no México, e vai até o dia 10 de dezembro, mas os novos números do desmatamento deverão ser usados pela delegação brasileira para ilustrar os esforços nacionais de redução de emissões de gases de efeito estufa.


Vejam mais detalhes em AGÊNCIA BRASIL

Senado uruguaio aprova tratado da Unasul, que já pode ser reconhecida internacionalmente

Luiz Antônio Alves
Correspondente da Agência Brasil na Argentina

Buenos Aires - Com 20 votos a favor e 6 contrários, o Senado do Uruguai aprovou na tarde de hoje (30) o tratado constitutivo da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), assinado em maio de 2008, em Brasília, por 12 países da região. A Câmara dos Deputados do país vizinho aprovou o documento na semana passada. Com a aprovação do Senado uruguaio, a Unasul atinge os nove votos necessários para conquistar o status jurídico de bloco internacional.

Antes do Uruguai, os parlamentos da Argentina, do Suriname, da Bolivia, do Chile, do Equador, da Guiana, do Peru e da Venezuela já haviam aprovado o tratado de criação do bloco. Os parlamentos do Brasil, da Colômbia e do Paraguai ainda não incluíram o tema na pauta de votações.

Vejam mais detalhes em AGÊNCIA BRASIL

Wikealeaks: 250 milhões de documentos em uma memória portátil menor que um dedo

The Guardian relatou que todo o pacote de mais de 250 milhões de comentos chegou às mãos de um de seus repórteres em uma memória portátil USB não maior que um dedo, mas que algo tão pequeno tinha um conteúdo que "enviará ondas de choque através das chancelarias do mundo e desfecharia o que um oficial descreveu como um 'golpe épico' na diplomacia ianque".

Os 1.6 gigabytes dos arquivos de texto revelavam uma história diplomática contemporânea sem precedentes. Ao que parece, todos foram baixados da Siprnet, rede cibernética de informação do Departamento de Defesa, e os militares ianques suspeitam que o vazamento foi realizado pelo soldado Bradley Manning, de 22 anos de idade.

Vejam mais detalhes em CUBADEBATE

COMO O PSDB RECUOU DO IMPEACHMENT EM 2005

LULA MANDOU AVISAR:
'ELES NÃO SABEM O QUE VAI ACONTECER NESTE PAÍS'

"...Este país já tinha criado as condições para o Getúlio Vargas se matar, este país já tinha ameaçado não deixar Juscelino competir (...) Depois, este país cassou o João Goulart. Eu falei: o que eles vão aprontar comigo? E eles tentaram, em 2005, eles tentaram, em 2005. Só que eles não sabiam que, pela primeira vez, este país tinha eleito um presidente que era a encarnação do povo lá em Brasília.... E, aí, nós fomos para a rua e eles perceberam ... Eu lembro de uma vez que o Sarney foi conversar comigo, eu falei: “Presidente Sarney, eu só quero que o senhor diga lá dentro, para os senadores, o seguinte: se eles tentarem dar um passo além da institucionalidade, eles não sabem o que vai acontecer neste país. Este país teve presidente que foi embora, este país teve presidente que se matou, este país teve presidente que foi cassado e saiu do Palácio. Eu, eles vão saber que eu sou diferente. Eles vão saber, eles vão saber, eles vão saber que não é o Lula que está na Presidência, eles vão saber que a classe trabalhadora brasileira é que chegou à Presidência da República..." (Presidente Lula, em discurso no Maranhã; 01-12)



Vejam em CARTA MAIOR (Blog das Frases)

Com Dilma, EUA continuarão sem "policial" na América do Sul, diz Tariq Ali

A América do Sul é hoje a região mais independente do poder americano e a vitória do PT na eleição presidencial brasileira indica que os EUA continuarão sem contar com um "policial" que possa agir por eles nesta parte do mundo, diz o escritor paquistanês Tariq Ali.
Um dos editores da revista britânica "New Left Review" e colaborador da "London Review of Books", Ali é conhecido pela militância contra as intervenções externas americanas e veio ao Rio para participar de conferência com sindicalistas e ativistas de favelas sobre imprensa alternativa.
Seu penúltimo livro, "O Duelo", sobre a relação EUA-Paquistão, acaba de ser publicado no Brasil pela editora Record. Outra obra, "O Poder das Barricadas", sobre sua experiência nos anos 60, está sendo lançada pela Boitempo. No exterior, ele recém-lançou "Obama Syndrome", em que destaca as continuidades entre o ocupante da Casa Branca e seu antecessor, George W. Bush. "Só mudou a música ambiente."

Continue lendo e confira a entrevista de Tariq Ali na Folha.com


Marcadores: "Tariq Ali"

Web ultrapassa jornal, revista e rádio como fonte de informação nas eleições 2010

A internet foi um dos principais meios usados pelos eleitores brasileiros para se informar sobre política durante a campanha eleitoral deste ano. De acordo com uma pesquisa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a web, citada por 9,9% dos respondentes, perdeu apenas para TV (56,6%) e conversa com amigos e parentes (18,4%).

O jornal impresso aparece em quarto lugar, com 6,4%, rádio (4,2%), revista (0,7%), cartazes em pontos de ônibus (0,6%) e totens digitais nos aeroportos (0,3%).


Continue lendo no Comunique-se.

Morreu cineasta Monicelli

Considerado um dos mestres da comédia à italiana, o cineasta Mario Monicelli morreu ontem em Roma, aos 95 anos. Suicidou-se, atirando-se da janela do hospital onde estava internado. Deixa 65 filmes, entre eles "O Incrível Exército de Brancaleone", "Quinteto Irreverente" e "Meus Caros Amigos".

Fonte: Correio do Povo

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Luto


Morreu Mário Monicelli, diretor de 'O Incrível Exército de Brancaleone'

Roma/Itália - Mario Monicelli (foto) suicidou-se hoje, atirando-se da janela do hospital San Giovanni de Roma onde estava internado.
Entre suas obras-primas, deixa para a posteridade filmes como "O Incrível Exército de Brancaleone", "Quinteto Irreverente", "Meus Caros Amigos" e outras muitas produções.
Em "Meus Caros Amigos", encontramos o ator francês Philippe Noiret como um jornalista florentino, partindo para a realização de golpes com seus companheiros quinquagenários, entre eles Ugo Tognazzi, Adolfo Celi, Gastoni Moschin e Duilio del Prete, seguindo-se "O Quinteto Irreverente", a história do enterro do mesmo jornalista - um de seus melhores filmes.
Mario nasceu em 15 de maio de 1915 em Viareggio, na Toscana, onde passou toda a infância. (...)
-Leia a postagem, na íntegra, Clicando Aqui

domingo, 28 de novembro de 2010

A maior filtração da história deixa a descoberto os segredos da política exterior dos EE.UU.

EL PAÍS, em colaboração com outros diários da Europa e Estados Unidos, revela a partir de hoje o conteúdo da maior filtração de documentos secretos a que jamais se havia tido acesso em toda a história. Trata-se de uma coleção de mais de 250.000 mensagens do Departamento de Estado dos Estados Unidos, obtidos pela página digital Wikileaks, nos quais são descobertos episódios inéditos ocorridos nos pontos mais conflitivos do mundo, assim como outros muitos fatos e dados de grande relevancia que desnudan completamente a política exterior norte-americana, trazem à luz seus mecanismos e suas fontes, deixam em evidência suas debilidades e obssessões, e em conjunto facilitam a compreensão por parte dos cidadãos das circunstancias nas quais se desenrola o lado obscuro das relações internacionais.


Vejam mais detalhes em EL PAÍS.COM

Charge do Pelicano


Charge do Pelicano no blog BRASIL! BRASIL!