sábado, 18 de dezembro de 2010

EEUU impõe condições extremas em prisão a soldado que supostamente vazou informes a Wikileaks

O soldado Bradley Manning - o suposto “garganta profunda” que haveria tornado possível o intenso vazamento - fez 23 anos nesta sexta-feira. Mas sem muito o que celebrar dentro de sua pequena cela na base militar que os marines tem em Quantico, Virginia, nos arredores de Washington.

Depois de sua detenção em maio passado, o militar tem passado mais de 200 dias sob um regime carcerário de completo isolamento. Até o ponto em que seus defensores começam a falar do equivalente a tortura, denunciando serios problemas mentais e físicos.

Vejam mais detalhes em CUBADEBATE

MANCHETES CONVEXAS

'Era Lula contratou 4 Itaipus em energia' (Folha, 18/12/2010)
'Planalto divulga decreto sobre racionamento' (Gazeta Mercantil, 15/05/2001)

LULA, POR STÉDILE

"Um grande líder popular, que começou na luta social e ascendeu ao maior cargo institucional desse país. No governo, apesar das limitações, articulou forças sociais, que conseguiram fazer mais do que a burguesia fez em 500 anos. Mas temos que diferenciar sempre o Lula do governo Lula, que foi um governo de composição de classes e transitório. Faltam ainda mudanças estruturais na nossa sociedade, que somente serão feitas combinando a disputa institucional com as lutas de massa" (João Pedro Stédile; 'Porradão'/IHU; 18-12)

FECHO
Ciclo Lula encerra com um PIB crescendo o dobro do de 2002 para uma inflação 50% menor e uma taxa de desemprego que é a metade da observada então: 5,7% contra 11,7%, respectivamente, segundo o IBGE (Carta Maior;17-12)

(Carta Maior; Sábado; 18/12/2010)

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

A NASA pisou no tomate arsênico?


Em resumo, é o seguinte. A vida como conhecemos depende, entre outros elementos, de fósforo. Ele entra na composição de cada ser vivo que caminha, voa, rasteja, flutua etc neste planetinha. O que a Nasa diz ter descoberto é uma bactéria que, no lugar do fósforo, utiliza o arsênio, um elemento sabidamente tóxico.
E porque essa descoberta é importante, perguntaria o incauto leitor? Simples: ela ampliaria o leque de condições em que poderemos, um dia, encontrar vida extraterrestre. Afinal, se aqui na Terra há vida baseada em um elemento tóxico, como não será pelo Universo afora?
No entanto, logo após a publicação do estudo, começaram a chover críticas em cima da Nasa. Pesquisadores sérios estão descendo a lenha, apontando falhas de metodologia no estudo. Desde a simples limpeza das amostras até a falta de testes com os equipamentos adequados, que provem mesmo que a tal bactéria sobrevive a base de veneno.
Para piorar, diante da artilharia de importantes pesquisadores externos, a Nasa disse que a imprensa não era “o canal adequado para discutir o assunto”. Oras, para fazer estardalhaço serve?


Leia o texto completo no IDGNow!

Artigo: 2011, o ano em que poderemos dar adeus à liberdade na internet


Este artigo de final de ano é, acima de tudo, um modesto olhar sobre o que vejo e imagino para o futuro. Afinal, estamos prestes a começar 2011, e ao que tudo indica, será um ano decisivo para a Internet e para todo o seu grande potencial livre.

Ao longo de sua história, a Internet tem sido essencialmente livre de regulamentação governamental. Embora existam exceções - alguns países estão trabalhando bastante para controlar o conteúdo online.  

Mas, sem dúvida, tem sido profundo o impacto da Internet sobre a indústria da música e do cinema, jornais, entretenimento, privacidade, transparência de governo (voluntária ou não) e educação.



Confira o texto completo no IDGNow!




Charge do Osval



Charge do Osval em REBELIÓN.ORG

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Ignorância e valor na era de Lady Gaga - EE.UU.: pqe. sois t estpds?


Traducido del inglés para Rebelión por Germán Leyens y revisado por Caty R.

Se alguém passa muito tempo com pessoas que pensam, a conversação termina por passar ao tema dos serios problemas políticos e culturais atuais. Como por exemplo: Como podem ser tão descerebrados sistematicamente os ianques? Grande parte do mundo, e numerosos ianques fazem essa pergunta ao ver como a cultura dos EE.UU. cai como um mastodonte espancado que desaba num poço de breu do Pleistoceno.

Uma explicação poderia ser o efeito de 40 anos de polpa industrial de frango frito em abundante óleo e refrigerante Big Gulp de mais de 1 litro. Outra poderia ser a cultura pop, que não é a cultura em absoluto, é claro, mas a mercadológica. Ou poderíamos culpar o autismo digital: Já observaram os simios informáticos no metrô espetando seus artefatos digitais, acariciando suas telinhas de cristal líquido durante horas? Essas crispadas sobrancelhas neolíticas sobre esses olhos vermelhos semicerrados?

Mas uma explicação mais razoável é que: (A) nem sequer sabemos o que estamos fazendo, e (B) nos aferramos a instituições que se dedicam a assegurar que nunca o descubramos.

(...)
Os leitores que duvidem podem fixar-se nas instituições de saúde, as corporações seguradoras, as redes hospitalares, os lobbies dos médicos dos EE.UU.. Entre eles estabeleceu-se um direito perfeitamente legal para tosquiar-nos a você e a mim em milhares de dólares a seu desejo. Que defendamos tão raivosamente seu direito a despojar-nos, apesar de toda a informação disponível na era digital, desconcerta todo o mundo.

(Nota do editor: o parágrafo em negrito é de minha responsabilidade. Não poderia deixa-lo passar em branco, digo, em caracteres normais).

O texto completo pode ser visto em REBELIÓN.ORG

O que não é óbvio e nem ululante

Professor questiona pensamento positivista ainda vigente nas escolas e propõe nova forma de ensinar biologia, química e física.

Por: Thiago Camelo

O ocidente teve lá seus momentos-chave. A construção do pensamento do lado de cá foi abalada, por exemplo, no século 16, quando a unidade política, religiosa e espiritual, a relação da Igreja com o Estado e as demais condições estabelecidas previamente foram questionadas. Isaac Newton e René Descartes lançaram-se em busca de novos modelos investigativos, mais deterministas, que rumaram a passos largos para ideias positivistas de mundo.

Não era apenas nas ciências duras que se vislumbrava um novo mundo. O filósofo Emanuel Kant propunha um diferente olhar sobre a ética dos homens, estabelecendo visões que, grosso modo, corroboravam um comportamento individual que deveria ser condizente com leis pré-estabelecidas pela sociedade. Ou seja: propunha um mundo regido por regras claras.


Vejam mais detalhes em CIÊNCIA HOJE-SBPC

Crescimento mundial e no Brasil mostra potenciais da energia eólica

Turbinas de várias capacidades sendo instaladas no país vêm sendo instaladas no país.

Entre cinco e 10 anos, a força dos ventos será uma das principais fontes de energia no Brasil. Hoje, há 48 usinas de geração de eólica no país. Juntas, elas geram 867.886 quilowatts (KW), o que representa 0,72% da produção total brasileira. Até aqui, há 82 empreendimentos de fonte eólica outorgados (2.743.231KW) no país e outros 19 em construção (551.800KW).

As usinas eólicas instaladas no país têm várias capacidades de geração e são compradas no exterior, em sua maioria. "Isso traz alguns problemas sérios de adaptação às condições de vento no Brasil", explica o professor titular do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Minas Gerais, Ramon Molina Valle, especialista em energia do vento.

Vejam mais detalhes em JORNAL DA CIÊNCIA-SBPC

Hubble fotografa uma bolha gigantesca no espaço


O telescópio espacial Hubble captou a imagem de uma espetacular "suntuosidade" espacial em nossa galáxia vizinha, a Grande Nuvem de Magalhães.

O que parece uma gigantesca bolha celestial é na realidade um campo de gás formado após a explosão de uma supernova há quatro séculos.

O fenômeno foi fotografado durante uma série de observações ocorridas entre os anos 2006 e 2010.

A delicada estrutura, fotografada pelo telescópio da NASA e da Agência Espacial Européia (ESA, por sua sigla em inglês), parece flutuar serenamente nas profundezas do espaço, mas esta calma aparente esconde uma grande atividade interior e um passado repleto de violência.

Vejam mais detalhes em CUBADEBATE

Governo Lula termina com aprovação recorde, diz CNI/Ibope

BRASÍLIA (Reuters) - O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva termina com avaliação positiva recorde, e a maioria da população espera uma administração ótima ou boa da presidente eleita Dilma Rousseff, segundo pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta quinta-feira.

A avaliação positiva de 80 por cento obtida pelo atual governo em dezembro ultrapassou o recorde anterior, registrado em setembro, de 77 por cento, segundo o gerente-executivo de pesquisas da CNI, Roberto da Fonseca.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Emboscada de guerrilha comunista deixa 10 soldados mortos nas Filipinas

Dez soldados filipinos morreram em uma emboscada da guerrilha comunista Novo Exército do Povo (NEP) quando retornavam a seu acampamento para cumprir a tradicional trégua de Natal, que pelo pacto acordado começa amanhã, indicaram fontes militares nesta quarta-feira.


O ataque do NEP na ilha de Samar, no leste do arquipélago, aconteceu na terça-feira, menos de 48 horas antes de entrar em vigor o cessar-fogo estipulado entre o Exército e a guerrilha há duas semanas.




A notícia da EFE, está disponível no UOL

Michael Moore oferece a Wikileaks sua web, servidores e domínio

O diretor de cinema ianque Michael Moore ofereceu à página web Wikileaks a assistência de sua página, seus servidores, seus nomes de domínio e "tudo" o que possa proporcionar-lhe e ainda se mostrou agradecido pelo "serviço público tão importante" que está realizando a organização encabeçada por Julian Assange.

O objetivo é "manter o Wikileaks vivo e próspero enquanto segue trabalhando para expor crimes que se tramaram em segredo e se cometeram em nosso nome e com nossos dólares destinados a impostos", explica num artigo publicado nesta terça-feira no blog ianque sobre temas políticos "Daily Kos".


Vejam mais detalhes em CUBADEBATE

WikiLeaks / El Parlamento de Islandia estudia demandar a VISA y MasterCard

La Mesa del Parlamento de Islandia ha convocado esta tarde una reunión para estudiar medidas contra Visa y MasterCard por impedir hacer donaciones a WikiLeaks. En concreto la Comísión de Moral Pública exigirá explicaciones a las delegaciones de Visa Islandia y la empresa Borgun para advertirles que cualquier bloqueo puede significar una suspensión como intermediarios de pagos de la administración.

También los partidos políticos islandeses han advertido a Visa y MasterCard. Hace escaso minutos representantes de la principal asociación de consumidores, Amnistía Internacional y Kristinn Hrafnsson desde Londres por videoconferencia iniciaban la reunión que supone un claro aviso a estas dos empresas a las que hoy Julian Assange, a través de su madre, ha atacado al considerarlas “meros instrumentos de la diplomacia estadounidense.”

Vejam mais detalhes em NACIÓN RED

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

FED MANTEM JURO ENTRE ZERO E 0,25% REVOADA ESPECULATIVA

capitais especulativos continuarão migrando para mercados de commodities, o que afeta o custo dos alimentos e a inflação; intensificam também a busca pelos mercados emergentes, sobretudo aqueles que aliam crescimento robusto e taxas de juros elevadas, caso do Brasil (PIB de 7,5% e Selic de 10,75%). Ingresso excessivo de capitais valoriza o Real, encarece as exportações brasileiras e barateia importações. Cadeias fabris sofrem erosão como resultado da substituição de insumos nacionais pelos importados, mais baratos. Efeito por enquanto é limitado; grosso das importações é de máquinas e equipamentos para aumentar capacidade instalada e melhorar a produtividade. Mas o tempo conspira contra a produção local. Redução de juros e controle de capitais formam o núcleo duro da agenda alternativa para 2011. Ortodoxia defende, primeiro, corte de gastos públicos para reduzir necessidade de captação de recursos pelo Estado. Alega que assim os juros caem naturalmente. O fato, porém, é que as despesas com juros estão entre os maiores dispendios do Estado, cerca de 6% do PIB. Queda de um ponto na Selic já redundaria em corte siginificativo nas despesas públicas -- no item de pior qualidade, que alimenta o rentismo.

(Carta Maior, 15-12)

Direitos Humanos


“Viver é mais que sobreviver, é ter oportunidade de uma existência digna”

Brasília/DF - O atual governo se reconhece como parte da travessia para sanar feridas provocadas por direitos violados, conquistas reprimidas e reparações postergadas, afirmou o presidente Lula nesta segunda-feira (13/12), na cerimônia de entrega do Prêmio Nacional de Direitos Humanos e assinatura do encaminhamento ao Congresso Nacional da Convenção Internacional para a proteção dos direitos humanos dos trabalhadores migrantes, realizada no Palácio do Planalto, em Brasília (DF).
 
Para o presidente, os ativistas em direitos humanos “encarnam a força, a persistência e a coragem do movimento social brasileiro”, grande responsável para alcançar o ambiente de “irrestrita democracia política” que o País vive hoje. Lula lembrou que em um passado não muito distante, militantes de movimentos sociais e lideranças populares arriscaram a própria vida para defender direitos coletivos e individuais que hoje estão assegurados e sobre os quais existe um amplo consenso. (...)
-Leia mais Clicando Aqui


segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Ministério da Defesa e Microsoft fecham parceria na Região Norte

Comunidades de seis estados da Região Norte (Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia e Roraima) receberão os centros integrados de Desenvolvimento Regional (CIDR). O projeto, lançado nesta segunda-feira, 13/12, pelo Ministério da Defesa terá como base 30 pelotões especiais de Fronteira, que receberão 300 computadores destinados a programas de inclusão digital, tele-ensino e ações de cidadania.

A ideia é incentivar o aperfeiçoamento dos professores e também do reforço escolar de estudantes por meio do ensino a distância e de mídias digitais. O ministro da Defesa, Nelson Jobim, alerta que,em muitas comunidades, os pelotões especiais de Fronteira são a única presença do Estado na região.



(...)


Os computadores foram doados pelo Tribunal Superior do Trabalho e a parte de software e tecnologia caberá à Microsoft. “Vamos entrar com essa parte de currículo para a capacitação dos professores”, disse o diretor de assuntos corporativos da Microsoft, Rodolfo Fucher, acrescentando que o investimento feito pela empresa será em torno de R$ 400 mil.




O texto completo está no Convergência Digital

domingo, 12 de dezembro de 2010

WikiLeaks divulga documentos diplomáticos sobre o Vaticano

O Vaticano expressou “preocupação” neste sábado por conta da divulgação pelo WikiLeaks de documentos confidenciais da diplomacia americana, após virem à tona telegramas que mencionam a Santa Sé.

Os telegramas falam sobre a suposta relutância do Vaticano em ajudar investigadores irlandeses nas apurações sobre abusos sexuais cometidos por padres católicos no país. Também falam do papel diplomático da Santa Sé, que supostamente ajudou a mediar a libertação de marinheiros britânicos detidos no Irã.

Leia MAIS.

Ladrões e assassinos - MPF moveu ação civil contra Tuma, Maluf e legista por ocultação de cadáver

26/11/09 – ACP pede a responsabilização pessoal dos réus pelo desaparecimento de militantes políticos, em São Paulo, durante a Ditadura; em outra ação, universidades e legistas são acusados de demora indevida para identificar vítimas da vala de Perus.[...]

Na ação civil sobre as ocultações de cadáveres, o MPF pede que seja declarada a responsabilização pessoal de cinco autoridades da época: do delegado Romeu Tuma, atualmente senador por São Paulo, que foi chefe do Departamento Estadual de Ordem Política e Social, o Dops, entre 1966 e 1983; do médico legista Harry Shibata, ex-chefe do necrotério do Instituto Médico Legal de São Paulo; dos ex-prefeitos de São Paulo, Paulo Maluf (gestão 1969-1971), atualmente deputado federal, e Miguel Colasuonno (gestão 1973-1975), e de Fábio Pereira Bueno, diretor do Serviço Funerário Municipal entre 1970 e 1974.[...]

Paulo Maluf ordenou a construção do cemitério de Perus, projetado especialmente para indigentes e que tinha quadras marcadas especificamente para os “terroristas”. O projeto original do cemitério previa um crematório, mas a prefeitura desistiu após a empresa contratada ter estranhado o plano, que não previa um hall para orações, por exemplo. LEIA NA PÁGINA DO MPF.