domingo, 23 de janeiro de 2011

Ministra da Cultura dá sinais de guerra ao livre conhecimento

A ministra da Cultura Ana de Holanda lançou uma ofensiva contra a liberdade do conhecimento. Na quarta-feira pediu a retirada da licença Creative Commons do site do Ministério da Cultura, que na gestão de Gilberto Gil foi pioneiro em sua adoção no Brasil.

O exemplo do MinC foi àquela época fundamental para que outros sites governamentais seguissem a mesma diretriz e também publicassem seus conteúdos sob essa licença, como o da Agência Brasil e o Blog do Planalto.

A decisão da ministra é pavorosa porque, entre outras coisas, rasga um compromisso de campanha da candidata Dilma Roussef. O site de sua campanha foi publicado em Creative Commons o que denotava compromisso com esse formato.


Continua no blog do Rovai, via Luís Nassif

Marcadores: "Governo Dilma", "Ana de Hollanda"

4 comentários:

José Elesbán disse...

Estão faltando "marcadores" ou "tags" para o blog.

Thiago Quintella de Mattos disse...

Dando Arma pro bandido.

Omar disse...

Bah! Que exagero. Há controvérsias sobre esse assunto.

Omar disse...

Por Exemplo:


Pedro Ayres
22 de janeiro de 2011

Antes de mais nada uma coisa tem que ficar clara. Romper com o CC foi um ato soberano e de profunda autonomia ante o servilismo colonialista de alguns, principalmente porque em nada afeta a liberdade de criação dos autores brasileiros. É bem sintomático que o Carlos Afonso da FGV, por exemplo, quase que um CEO do CC no Brasil e que todos os textos publicados e divulgados na mídia nacional tenham como base intelectual aquilo que o CC publicou em seu site (http://www.creativecommons.org.br/index.php?option=com_content&task=view…). Por sinal no último parágrafo deste CC documento, há a confissão dos motivos da gritaria:
“E as políticas relacionadas a software livre continuam fortes, no governo federal. No mesmo dia em que o CC foi retirado do site do MinC, o Ministério do Planejamento publicou no Diário Oficial sua política para fortalecer o Software Público Brasileiro, promovendo software livre e licenças flexíveis.”
Há muito aprendi, profissional e politicamente, que quando há certa unidade entre a mídia e empresas estadounidenses, desinteresse e desejo de apoiar o Brasil é o que não existe. Além do fato que desde o assalto dos microeconometristas à FGV, que esta fundação está a serviço daquilo que pode ser chamado de interesses antinacionalistas.
*

Maria Lucia de Andrade Pinto
22 de janeiro de 2011

Chama a atenção o fato de toda a Grande Mídia sair execrando a Ministra da Cultura Ana de Hollanda e colocando o Creative Commons nas alturas, não?
No blog do Nassif nos últimos três dias já vi um bom debate sobre isso.
Sugiro ler os comentários no último post lá colocado sobre o tema, porque para mim foram extremamente esclarecedores:
http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/a-polemica-sobre-o-creative-commons
A julgar pelo ocorreu com a clonagem do Blog do Planalto por uma empresa privada de jornalismo, que valendo-se do Creative Commons clonou o Blog do Planalto e apôs a ele uma janela para Comentários. Daí deixou os comentários correndo soltos sem qualquer moderação.
Todos os crimes contra a honra do ex-Presidente, da sua família, dos apoiadores do governo e da candidata Dilma Rousseff foram cometidos nesses comentários invadidos pelos trolls da campanha opositora. Um verdadeiro crime contra a honra do país. Abraços.