domingo, 6 de fevereiro de 2011

Cárceres dos Estados Unidos: imigrantes são negócio


As leis anti-imigrantes nos Estados Unidos –como a SB1070, do Arizona-, têm um objetivo: que centenas de sem documentos sejam presos, visto que isso gera lucro. Entre os impulsionadores dessas legislações está a Corrections Corporation of America (CCA), empresa privada que administra 65 cárceres e centros de detenção de migrantes e que, somente por estes últimos, obteve lucros aproximados de 74 milhões de dólares em 2010.

Em entrevista ao El Universal, a especialista em temas migratórios, Andrea Nill revela o resultado da investigação que realizou junto com seus colegas do Center for American Progress –organização não governamental e de análise política, em Washington-, que expõe os supostos nexos da CCA com personagens próximos à governadora do Arizona, Jan Brewer, e o senador Russell Pearce, e que levam a questionar o interesse real de ambos em criminalizar a migração.

Confira o texto completo na ADITAL, via Luís Nassif.

3 comentários:

José Elesbán disse...

Pois é. Achei muito impressionante.

Thiago Quintella de Mattos disse...

Impressiona mesmo, Zé Alfredo, quando vêm todos esses dados. Mas ainda creio que era uma coisa bem previsível se pensarmos em como há uma quantidade imensa de imigrantes àquele país apesar de todas as dificuldades e humilhações impostas pela política responsável por isso. O filme "Olhos Azuis", mostra um pouco disso. E muitas coisas vão além do simples negócio, vai ao xenofobismo mais perverso e tosco. Isso nos faz conecatar a muitas coisas, como a exploração e imperialismo de dviersos países, principalmente o México.
Excelente referência.

Omar disse...

Corrections Corporation of America, algo como Corporação de Correções/Correcional da América. Nome interessante. Essa corporação se dedica a corrigir as pessoas que cometeram o delito de terem nascido fora dos EUA.