quarta-feira, 4 de maio de 2011

Expert questiona o DNA de Osama Bin Laden

Funcionários dos EE.UU. tem afirmado a várias fontes de notícias que a tecnología de reconhecimento facial da CIA foi utilizada para identificar Bin Laden, e a sua esposa, que aparentemente também foi assassinada no ataque.

Mas disseram que o DNA era a peça final de evidência.

O representante republicano pelo Estado de Michigan e Presidente da Comissão de Inteligência do Congresso, Mike Rogers, disse à agência AP que mais de uma amostra de DNA foi utilizada para identificar Bin Laden.

Mas há um problema, com o DNA de que eles fizeram a comparação?

Stephen Quake, um professor de Física Aplicada do Instituto Médico Howard Hughes e professor de Bioingeniería na Universidad Standford, afirma que todos as análises do DNA seguramente dirão se a pessoa morta é um dos muitos filhos do pai Osama Bin Laden.

Um fator podria facilitar as coisas: Osama Bin Laden era el único filho que sua mãe, Alia Ghanem, teve com seu pai. Isso poderia tornar mais fácil triangular qualquer amostra de tecido com mostras procedentes de meio-irmãos.

Sem dúvida, não é uma ciência exata. O DNA foi utilizado para estabelecer que Thomas Jefferson estava relacionado com os descendentes de sua escrava anterior, Sally Hemings. Nesse caso o cromossoma Y, que é transmitido com muita pouca transformação de pai para filho através das generações, foi utilizado. Mas tudo o que o DNA indicou no final foi que os descendentes do tio paterno de Jefferson tem o mesmo cromossoma e como uma linha masculina descendente de Eston Hemings, o filho mais novo de Sally Hemings. 

A investigação nunca poderia apontar a Jefferson individualmente com total precisão.

“Você está lidando com probabilidades”, disse Quake.

Vejam mais detalhes em KAOSENLARED.NET

Nenhum comentário: