quarta-feira, 18 de maio de 2011

Índia recusa caças americanos e contraria o governo Obama

A relação entre EUA e Índia, cultivada por Washington para contrabalançar a ascensão da China, foi estremecida com a decisão de Nova Déli de descartar os jatos militares americanos F18 em sua nova aquisição de caça-bombardeiros.

O embaixador americano em Déli, Thimothy Roemer, se disse "profundamente decepcionado". O anúncio veio cinco meses depois da visita em que o presidente Barack Obama apoiou a candidatura indiana a uma cadeira permanente no Conselho de Segurança da ONU.


Continue lendo na Folha.com

2 comentários:

José Elesbán disse...

Abaixo, mais um trecho, muito interessante:

"Em artigo para a Al Jazeera, o ex-chanceler indiano Shashi Tharoor lista duas razões para a eliminação do F18 da competição.

O Rafale e o Typhoon teriam superioridade tecnológica e se adaptariam melhor às condições de clima e topografia da Caxemira -disputada com o Paquistão e um dos possíveis locais de utilização dos jatos.

Além disso, os EUA seriam um parceiro pouco confiável para a transferência de tecnologia e o suprimento de peças. "O país já suspendeu encomendas contratadas, impôs sanções contra amigos e inimigos (incluindo a Índia) e voltou atrás na entrega de produtos militares", escreve Tharoor."

MOTOQUEIRO DE DEUS disse...

Nem mesmo a índia quer o EUA e Israel como aliados,pois são; dois países que são articula dores de guerras,todos países mentirosos sanguinários, verdadeiros terroristas,TODOS OS PAÍSES DO MUNDO JÁ CONHECEM AS TRAMAS DESSES MERCENÁRIOS QUE AGEM COM INTERESSE ENCIMA DOS ALIADOS COLOCANDO-OS EM UMA PODRE ESCRAVIDÃO NORTE AMERICANA