segunda-feira, 2 de maio de 2011

O dólar tem seus dias contados

Por Samuel Jaberg, de Swissinfo.ch

Adaptação de Fernando Hirschy

A moeda americana se transformou na maior bolha especulativa da História e está condenada a uma forte queda. Os ataques contra o euro são apenas uma cortina de fumaça para esconder a falência da economia americana, defende a jornalista suíça Myret Zaki em seu último livro, O Fim do Dólar.

“A queda do dólar se prepara. É inevitável. O principal risco no mundo atualmente é uma crise da dívida pública americana. A maior economia mundial não passa de uma grande ilusão. Para produzir 14 trilhões de renda nacional (PIB), os Estados Unidos geraram uma dívida de mais de 50 trilhões que custa 4 trilhões de juros por ano.” O tom está dado. Ao longo das 223 páginas de seu novo livro, Myret Zaki, editora-adjunta da revista Bilan, Zaki faz uma acusação impiedosa contra o dólar e a economia americana, que considera “tecnicamente falida”. A jornalista se tornou, nos últimos anos, uma das mais famosas escritoras de economia da Suíça. Em seus últimos livros, ela abordou também a situação desastrosa do banco suíço UBS nos Estados Unidos e a guerra comercial no mercado da evasão fiscal. Na entrevista a seguir, Myret Zaki defende a tese de que o ataque contra o euro serve para desviar a atenção sobre a gravidade do caso americano.


Vejam mais detalhes da entrevista em VIA POLÍTICA

Um comentário:

José Elesbán disse...

Não sei, não. Mas ainda não li em lugar nenhum que a dívida pública americana tenha chegado a mais de 300% do PIB do império. Pena que a entrevista não explicita de onde vieram os números.
E a autora ainda propõe ao final um lugar relevante para o franco suiço entre as moedas mundiais...
Não sei, não...