segunda-feira, 16 de maio de 2011

Robert Fisk: Por que nenhuma denúncia sobre estes tiranos torturadores?

Christopher Hill, um ex-sub-secretário de Estado EUA para a Ásia Oriental, que foi embaixador no Iraque - e, geralmente, um diplomata americano muito obediente e não-eloqüente - escreveu outro dia que "a noção de que um ditador pode reivindicar o direito soberano de abuso de seu povo tornou-se inaceitável".

A menos, claro - eo Sr. Hill não mencionou isso - que aconteça de você viver no Bahrein. Nesta pequena ilha, uma monarquia sunita, a al-Khalifa, governa sobre uma maioria xiita da população e têm respondido aos protestos democráticos com sentenças de morte, detenções em massa, a prisão de médicos por deixar os pacientes morrerem depois de protestos e um "convite" para as forças sauditas entrarem no país. Eles também destruíram dezenas de mesquitas xiitas com todo o rigor de um piloto de 11/09. Mas então, vamos lembrar que a maioria dos assassinos de 11/09 eram realmente sauditas.


O texto de Robert Fisk está no The Independent, em inglês. Se você quiser pode conferir a versão fornecida pelo Google Tradutor. A tradução acima foi quase totalmente feita pelo Google Tradutor.

2 comentários:

José Elesbán disse...

É curioso que não tenhamos um marcador para "tirania", ou para "tiranos"...

José Elesbán disse...

Mais um trecho do texto de Fisk, também traduzido (quase todo) pelo Google Tradutor:

"A dinastia al-Khalifa não tem problemas com o jornal da oposição, Al-Wasat, no entanto. Eles prenderam um dos seus fundadores, Karim Fakhrawi, em 05 de abril. Ele morreu sob custódia da polícia, uma semana depois. Dez dias depois, prenderam o colunista do jornal, Haidar Mohamed al-Naimi. Ele não foi visto desde então. Novamente, o silêncio de CamerClegg, Obama, La Clinton e o resto. A prisão e acusação de médicos muçulmanos xiitas para deixar seus pacientes morrerem - após os pacientes terem sido baleados por "forças de segurança", é claro - é ainda mais vil. Eu estava no hospital quando estes pacientes foram trazidos dentro reação dos médicos era de terror misturado com o medo - eles simplesmente nunca tinham visto ferimentos a bala à queima-roupa antes. Agora, eles foram presos, os médicos e os doentes retirados de suas camas de hospital. Se isso estivesse acontecendo em Damasco, Homs ou Hama e Aleppo, as vozes de CamerClegg, Obama e La Clinton estaria zumbindo nos nossos ouvidos. Mas não. Silêncio. Quatro homens foram condenados à morte por assassinato de dois policiais do Bahrein. Foi um tribunal militar fechado. Suas "confissões" foram ao ar no estilo de televisão soviética. Nenhuma palavra de CamerClegg ou Obama ou La Clinton."