segunda-feira, 6 de junho de 2011

Mundo civilizado e democrático bombardeia Líbia com metal radioativo

Bombardeios aéreos da Otan contra a Líbia já ultrapassam 8 mil
A Otan lançou cerca de 3.200 ataques com bombas de urânio empobrecido contra a população civil na Líbia. A denúncia é do enviado especial da Telesur, Rolando Segura. No total, o número de ataques aéreos lançados pela Aliança Atlântica contra a Líbia ultrapassam já os 8.400. Em quase 40% destes foram usadas munições com urânio empobrecido, revelou o jornalista da cadeia de televisão sul-americana em seu perfil do Twitter.

[...] O urânio empobrecido é muito valorizado pelos militares, já que é quase duas vezes mais denso do que o chumbo e aumenta a capacidade de perfuração.

[...] o urânio empobrecido é uma substância radioativa que provoca graves lesões no aparelho renal e digestivo, câncer nos pulmões e ossos, transtornos neuro-degenerativos ou má formação congênita nos seres humanos.

A explosão de uma munição com urânio empobrecido atinge dez mil graus centígrados e liberta poeiras altamente tóxicas e contaminantes capazes de viajar milhares de quilômetros. A dissipação dessas partículas pode durar milhões de anos, por isso os seus efeitos no meio ambiente e nos habitantes das zonas atingidas perpetuam-se por várias gerações. Leia mais no Vermelho.

Nenhum comentário: