terça-feira, 5 de julho de 2011

Líbia: o massacre de Sorman

Era uma festa familiar como tantas outras celebradas na Líbia. Toda a família havia se reunido para celebrar o terceiro aniversário do pequeno Al-Khweldy. Seus avós, seus irmãos e irmãs, seus primos e primas se encontraram na propriedade familiar situada em Sorman, a 70 km ao oeste da capital líbia, um amplo terreno de onde os membros da família haviam construído suas casas, pequenas, sóbrias, de um só piso.

Sem luxos supérfluos, no entorno caracterizado pela simplicidade da gente do deserto, rodeado por uma ambiente de calma e união, o avô, o marechal Al-Khweldy Al-Hamedi, criava seus pássaros. É um herói da Revolução. Participou na derrubada da monarquia e na libertação do país da exploração colonial. Todos estão orgulhosos dêle. Seu filho, Khaled Al-Hamedi, presidente da IOPCR, uma das organizações humanitárias mais importantes do mundo árabe, criava cervos naquele mesmo lugar. Uns 30 meninos perambulavam e jogavam em meio aos animais.
(...)
No dia seguinte, na noite de 19 a 20 de junho de 2011, às 2:30 da manhã, Khaled está regressando a sua casa depois de haver visitado e prestado ausílio a grupos compatriotas que fugiam dos bombardeios da OTAN. Encontra-se suficientemente próximo de sua casa para ouvir o assobio dos mísseis e as explosões.

Vejam o texto original em RÉSEAU VOLTAIRE, em CUBADEBATE ou uma tradução livre no blog NEBULOSA.DE.ÓRION

Nenhum comentário: