domingo, 18 de setembro de 2011

Democracia e Capitalismo: Dois conceitos antagônicos

O sistema tem nos imposto seu vocabulário, vende-nos capitalismo por democracia, e obriga-nos a esquecer as coisas mais elementares para sustentar nossa vida. Devemos lutar contra isto.

Um dos assuntos mais importantes no desenvolvimento de uma luta de libertação tem a ver claramente com a linguagem que é utilizada. Os políticos tradicionais utilizam conceitos transcendentais para os povos, com fins puramente demagógicos, fenômeno que se repete e que passa de uma geração para outra da classe governante, isto em sua ânsia por continuar incrementando seu papel de gendarme da classe dominante.

Por essa razão é muito importante ressaltar a natureza dos conceitos, muitas vezes conhecidos pelos acadêmicos, mas que não transcendem os muros dos centros de conhecimento. Uma das palavras mais "manuseadas" pelas classes políticas tradicionais, guiadas pelo padrão projetado pelos EEUU há mais de 70 anos, é a "democracia"; fazem um festim deste vocábulo que encerra, desde a Grécia de Aristóteles uma só definição, muito simples: "o governo dos que são mais". Portanto, impuseram a idéia de que o capitalismo e a democracia são a mesma coisa, algo que a realidade nega constantemente. 

Vejam o texto original em KAOSENLARED e uma tradução livre no blog NEBULOSA.DE.ORION

Nenhum comentário: