quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Recruta que denunciou estupro em quartel tem deficiência mental, diz psiquiatra

O deputado estadual Jeferson Fernandes (PT), apresenta nesta quarta-feira (21), na Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, um laudo médico atestando "retardo mental moderado" do soldado, de 19 anos, que alegou ter sido estuprado em um quartel do Exército em Santa Maria (RS). O caso aconteceu em maio passado, quando o recruta cumpria pena disciplinar em um alojamento do Parque Regional de Manutenção.
Em entrevista a Terra Magazine, o parlamentar chamou ainda de "absurda" a postura do Ministério Público Militar (MPM), que concluiu ausência de violência sexual no episódio, que envolveu, além da suposta vítima, quatro colegas de farda dela. O promotor Jorge César de Assis, da Procuradoria da Justiça Militar em Santa Maria, ofereceu denúncia contra os 5, incluindo o recruta que teria sido molestado, por "prática de atos de libidinagem", conduta enquadrada no artigo 235 do Código Penal Militar. Um sexto soldado, que estava de serviço no alojamento, foi denunciado também, já que teria visto parte dos atos e não tomou nenhuma iniciativa.
- É uma atrelamento total ao inquérito (instaurado pelo Exército). O inquérito, por si só, é uma peça parcial. Todo inquérito não ouve, muitas vezes, a tese do ofendido. Ele parte na maioria dos casos de uma opinião que aquela instituição tem sobre o que aconteceu. Eu não me surpreendi que o inquérito não apurasse nos detalhes o estupro. Agora, o Ministério Público, convenhamos. Ele tem plena liberdade de questionar, inclusive, os elementos do inquérito, de pedir novas diligências - criticou o deputado.


Continue lendo no Terra Magazine

Ainda sobre este assunto, leia também: - MPM afirma desconhecer laudo que atesta retardo de recruta.


Sobre este mesmo assunto, o Blogoleone já havia publicado:

15/07/2011: - Para militares, estupro em quartel de Santa Maria, foi "brincadeira" entre colegas;

27/08/2011: - Deputado aponta falhas na apuração de estupro em quartel.

2 comentários:

José Elesbán disse...

:(

kawalo disse...

Um cidadão de nome Nartagman Wasley, integrante do Diretório petista de Minas Gerais, foi preso há 20 dias por ter estuprado sua enteada em 2004, quando esta tinha apenas 9 anos. Sua condenação saiu em maio deste ano.

Se não fosse por Raphael Tsavkko e o autor do artigo, Conrado Sousa, o caso passaria desapercebido. O criminoso foi preso na maior surdina, afastado da direção do PT numa surdina ainda mais ensurdecedora e ninguém se deu ao trabalho de falar nada.

Vale salientar que o PT não tem nada com o crime do cidadão, muito menos os outros blogueiros, mas o silêncio das pessoas que sabiam têm chamado a atenção.

O pior de tudo é que em junho deste ano, Nartagman ajudou a organizar o Encontro de Blogueiros Progressistas de Minas Gerais, e já estaria condenado. Obviamente ninguém sabia do ocorrido, senão ele não estaria ali, mas apenas para termos ideia da bagunça que é nosso sistema: o cara estava condenado, e na maior cara dura estava organizando um encontro e a Polícia nem ao menos para prendê-lo.

O autor do artigo no Blog do Tsavkko, Conrado Sousa, ainda levantou a provável hopótese de que ninguém saberia disso à época do encontro, mas que há duas semanas ele foi preso e o PT e a parte da blogosfera mineira deu uma de PSDB no Caso Paulo Preto: não sei quem é. Ele apenas foi “afastado” da Direção do PT, até porque para participar das reuniões, apenas se esta fosse realizada no presídio.

Essa seletividade de parte da esquerda incomoda muito. Isso não se dá apenas em casos horrendos como este, mas escondendo várias picaretagens ou mesmo colocando como se tudo que acontece no reino governista fosse invenção do PIG.

Esse é o Brasil dos nuncantenecepaiz!