quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Justiça volta atrás e proíbe acampamentos do Occupy em praça de NY

Um juiz de Nova York decidiu nesta terça-feira (15/11) proibir os integrantes do movimento Occupy Wall Street de voltarem a acampar na praça Zuccotti, de onde foram removidos na madrugada passada pela Polícia por ordem do prefeito da cidade, Michael Bloomberg. A sentença do juiz Michael Stallman, da Corte Suprema estadual de Nova York, apoia a ordem de despejo da praça, onde os membros do movimento Ocuppy estavam instalados desde o dia 17 de setembro para protestar contra os excessos do sistema financeiro.

A ordem do juiz não os impede de voltar à Zuccotti, rebatizada de "Praça da Liberdade", mas os manifestantes não poderão voltar a instalar barracas, tal como a empresa proprietária do espaço, Brookfield Properties, havia solicitado às autoridades.

Em sua decisão, Stallman ressalta que os manifestantes não conseguiram demonstrar que o direito à liberdade de expressão justifica que eles continuem acampados na praça Zuccotti com barracas e outros equipamentos.

Os advogados do movimento pretendem recorrer da decisão, disse à agência Efe um dos porta-vozes do Ocuppy, Mark Bray. A sentença foi um balde de água fria para os membros do movimento, que convocaram uma nova assembleia geral para esta noite para decidir os próximos passos.




Continue lendo no Opera Mundi.