quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Apple e queda do PC são ameaças para a inovação, diz especialista


O codiretor do Berkman Center for Internet and Society da Universidade de Harvard, Jonathan Zittrain,  alertou sobre a "ameaça para a inovação e a liberdade" que o desaparecimento dos PCs pode ter em nossas vidas, em um ensaio publicado na revista Technology Review, do MIT (Massachussets Institute of Technology).
Ele argumentou que a importância cada vez menor do PC está criando uma mudança no equilíbrio de forças no mundo digital. “Estamos vendo uma mudança de poder sem precedentes dos usuários finais e criadores de software de um lado, até as fabricantes de sistemas no outro”, escreveu. “Isso é um pouco para o melhor, e muito para o pior.”
Alguns de nós, incluindo eu, podem pensar que a mudança de poder é atraente. O que há de errado em “isso apenas funciona” em vez de “isso funcionou dessa vez”?
As pessoas familiarizadas com o trabalho de Zittrain vão reconhecer seu principal culpado na destruição do paradigma dos PCs: o iPhone. Em seu livro “The Future of the Internet and How to Stop It” (gratuito para download), ele culpa o smartphone da Apple por contribuir com a morte da web e explica a abordagem atraente da Apple para a computação.


Confira o texto completo no MacWorld Brasil

Nenhum comentário: