quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Experiência autogestionária numa cidade da Romênia

[Eles não são anarquistas, mas os habitantes da cidade de Limba, na Romênia, não esperam mais nada do governo. Colocaram as mãos sobre sua localidade e se ocupam dela, juntos.]
Em 2007, na cidade de Limba, na Romênia, o campanário da igreja, de 70 anos, estava a ponto de ruir. Os cidadãos fizeram uma lista do material necessário: madeiras, chapas, pregos. Eles igualmente organizaram uma coleta para pagar os artesãos contratados. E depois lhes ajudaram a preparar suas refeições. Depois disso, os cidadãos se deram conta de que precisavam de um caminho mais curto até as terras cultiváveis. O caminho acabava de frente a uma ravina sem ponte, o que os obrigava a fazer uma volta de três quilômetros para chegar aos campos de cultivo. As pessoas se reuniram num domingo. Eles já tinham recuperado o material do antigo CAP (Cooperativa Agrícola de Produção, unidade de produção paysanne da época comunista).
E em um dia construíram a ponte. Em 2011, os residentes se mobilizaram para ajudar uma mulher da vilaque estava entre a vida e a morte. Ela tinha problemas cardíacos, e sem dinheiro para pagar a operação necessária para sua sobrevivência. Ao apelo, de pronto, os cidadãos se reuniram para levantar 2500 euros em uma semana. Em abril, a doente finalmente foi operada e, hoje, está bem. Neste mesmo ano, as pessoas se sensibilizaram e enviaram 11 crianças de famílias pobres para uma colônia de férias por uma semana.   


Vejam o texto completo em A-Infos

Nenhum comentário: