sábado, 8 de janeiro de 2011

Imprensa brasileira deveria se orgulhar de Lula escolher o Guarujá para férias

Em 2003, o ex-presidente FHC mal passou a faixa presidencial, fez as malas e se mandou para Paris, ficando bem longe do Brasil, e do povo brasileiro.

Aliás, o endereço de destino era um luxuoso apartamento na Av. Foch, um dos metros quadrados mais caros do mundo.

Foi um escândalo, devidamente abafado na imprensa: o apartamento, de valor acessível apenas para milionários (ou corruptos do terceiro mundo que desviam dinheiro público e aceitam subornos), era incompatível com a renda anunciada de FHC.

De imediato, o ex-presidente demo-tucano plantou notas na imprensa de que não seria o dono daquele nobre endereço, e o apartamento seria apenas emprestado. Em 2009, FHC finalmente decidiu "oficializar o reconhecimento" da propriedade.

Já quanto ao presidente Lula, quanta diferença ... (ex-presidentes são os outros, porque para nós, o povo, Lula é eternamente um presidente de honra do Brasil, para sempre, sem qualquer demérito para a presidenta Dilma).

Se quisesse, não faltariam convites para Lula passar suas férias em qualquer lugar do mundo. Milionários brasileiros e estrangeiros emprestariam de bom grado mansões de praia, iates, casas de montanha, em fazendas ou ilhas paradisíacas.

Mas Lula, com sua simplicidade e amor ao Brasil, escolheu o Guarujá, no litoral paulista, para o justo descanso do guerreiro, que só teve poucos dias de férias por ano durante os 8 anos de governo.


Vejam mais no blog OS AMIGOS DO PRESIDENTE LULA

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Secretário do Tesouro adverte que os Estados Unidos estão à beira da quebra


E se este termo é pouco claro ou preciso para detalhar a situação, o purificamos nada menos com as palavras de Timothy Geithner, o Secretario do Tesouro: “Os Estados Unidos estão à beira da insolvência".

Com essas palavras, Timothy Geithner, pediu ao Congreso dos Estados Unidos a urgencia de elevar o teto da dívida, atualmente situado em 14.300.000 millones de dólares 14.300.000.000.000). É que os Estados Unidos se encontram a centímetros desse teto, e necessita de uma nova injeção de liquidez que o permita enfrentar cara a cara os fatos. O mundo se ve diferente quando se tem realmente dinheiro nos bolsos e quando não. Isto é o qu faz com que os Estados Unidos enfrente a mais dura encruzilhada de sua história. Um acidente do qual ninguém sairá tal como chegou.


Vejam mais em CUBADEBATE

Charge de Martirena



(tradução livre: - MEU IMPÉRIO POR UM ENCANADOR!)

Charge do Martirena e REBELIÓN.ORG

Afeganistão-EE.UU.: uma geopolítica mundial do comércio de drogas

O ópio, a CIA e a administração Karzai:: Fatos já comprovados: os talibãs haviam erradicado o cultivo do ópio da amapola e a OTAN favoreceu seu cultivo.

Para Peter Dale Scott são inúteis os lamentos sobre o desenvolvimento do cultivo da droga no Afeganistão e sobre a epidemia mundial de vício em heroína. O importante é retirar conclusões dos fatos já comprovados: os talibãs haviam erradicado o cultivo do ópio da amapola e a OTAN favoreceu seu cultivo, o dinheiro da droga corrompeu o governo afegão de Karzai mas este dinheiro se encontra principalment nos Estados Unidos, cujas instituições estão corrompidas. Assim, a decisão para solucionar este tráfico não está e Kabul mas em Washington.


Vejam mais detalhes e LA HAINE.ORG

Egito fecha a tumba de Tutankamon aos turistas

O Egito fechará aos turistas algumas tumbas reais na cidade monumental de Luxor, a uns 700 quilometros ao sul do Cairo, entre elas a de Tutankamon, para preserva-las da deterioração pelas contínuas visitas.

"A única maneira de proteger estas antiguidades é fechá-las e fazer réplicas delas que poderão ser visitadas pelos turistas", disse Hawas, cujo departamento controla as antiguidades do país. Estas tumbas se destruirão totalmente dentro de 200 anos devido à respiração dos turistas que as visitam", disse em uma entrevista o secretário geral do Conselho Supremo de Antiguidades, Zahi Hawas.


Vejam mais detalhes em ELPERIÓDICO.COM

Brasil:Abuso da Direita Italiana

Como já era de se esperar, o Supremo Tribunal Federal (STF) atendeu novamente às exigências da extrema direita italiana e negou na última quinta-feira, 6, o pedido de soltura imediata do ex-ativista Cesare Battisti.

O pedido de soltura, protocolado na última segunda-feira (3) pela defesa do italiano, se baseou na decisão do ex-presidente Lula, que no seu último dia de mandato concedeu finalmente asilo político a ele. A decisão do então presidente foi publicada no "Diário Oficial" da União do próprio dia 3 de janeiro. De acordo com os advogados de Battisti, “o pedido não era um habeas corpus, mas apenas uma formalidade para que ele fosse solto (...). Ele [Cesare Battisti] deveria ser solto imediatamente por conta da decisão presidencial” (Folha de S. Paulo, 5/1/2011).

O que chama a atenção no caso é o empenho do Supremo não só em manter o ex-ativista preso, como de extraditá-lo, mesmo sabendo que a medida resultará numa intensa perseguição e possivelmente até mesmo a morte do italiano. A decisão de manter o italiano preso foi ressaltada pelo Supremo no mesmo instante em que o asilo foi concedido, tanto que o próprio presidente do STF, ministro Cezar Peluso, declarou no mesmo dia que Battisti não deveria ser solto tão cedo e que a decisão do presidente ainda passaria por uma “análise”.

Vejam mais detalhes em KAOSENLARED.NET

Fundada en Chile la Federación Comunista Libertaria

Anunciamos que el 25 y 26 de diciembre recién pasado, por medio de un
Congreso Fundacional, se fusionaron definitivamente los agrupamientos
anarco-comunistas de Santiago. De este modo, fue fundada la Federación
Comunista Libertaria (FCL). --- Es el resultado de un proceso de
discusión, profundo y sistemático, entre organizaciones que veníamos
sosteniendo un relacionamiento estrecho hace ya más de un año, y que
en los últimos dos meses ha sido llevado a cabo con mayor intensidad
para culminar en la instancia fundacional. --- El Congreso recibió
diversos saludos de organizaciones hermanas, del exterior y de otras
ciudades del país. La discusión fue tratando uno a uno los temas
programáticos que nos convocaban, partiendo por la carta de
presentación, donde están expresados de forma general nuestros
principios y nuestra línea estratégica. Luego fuimos debatiendo y
tomando resoluciones en relación a nuestra caracterización del
período, la línea estratégica general y para el período, las tácticas
en el plano político y social, y la orgánica de trabajo.


Vejam mais detalhes em A-INFOS

Lâmpadas incandescentes devem ser retiradas do mercado até 2016

Christina Machado
Repórter da Agência Brasil

Brasília - As lâmpadas incandescentes comuns serão retiradas do mercado paulatinamente até 2016. Portaria interministerial de Minas e Energia, Ciência e Tecnologia e Indústria e Comércio regulamentando a retirada foi publicada no Diário Oficial da União. A finalidade é que elas sejam substituídas por versões mais econômicas.

De acordo com o Ministério de Minas e Energia, a medida é fruto de um longo processo de negociação com setores da sociedade, por meio de consulta pública via internet e de audiência pública.

Técnicos do ministério estimam que a medida, publicada ontem (6), aliada a outra portaria que trata do Programa de Metas das Lâmpadas Fluorescentes Compactas, trará ao país uma economia escalonada até 2030 de cerca de 10 terawatts-hora (TWh/ano). Equivale a mais do que o dobro conseguido com o Selo Procel, utilizado atualmente.

Vejam mais detalhes em AGÊNCIA BRASIL

PARA FIDEL, HÁ UMA 'CARNIFICINA' CONTRA CIENTISTAS IRANIANOS

HAVANA, 7 JAN (ANSA) - O ex-presidente de Cuba Fidel Castro acusou hoje os governo de Israel, Estados Unidos, Grã Bretanha e de "outras potências" de organizarem "uma carnificina" contra cientistas iranianos.

Em mais um de seus artigos para a imprensa, intitulado "O que diria Einstein?", Fidel escreveu que "não lembro outro momento da história em que o assassinato de cientistas tenha se tornado em política oficial de um grupo de potências equipadas com armas nucleares".

O ex-mandatário cita matérias jornalísticas que reportaram atentados contra cientistas da nação persa e outros sequestros.


Vejam mais detalhes em ANSALATINA

HORA DE COBRAR: VALE PAGA MENOS ROYALTIES QUE A PETROBRAS

O tucano Roger Agnelli, presidente da Vale, está com os dias contados na direção da empresa privatizada por FHC em 1997. Seu mandato termina em março e não será prorrogado. O governo Dilma, através dos fundos de pensão das estatais e do BNDES (sócios da Vale), tem condições de interferir na sucessão. Agnelli travou uma queda de braço com o governo Lula nos últimos anos tornando-se um personagem à altura daquele que foi o mais indecoroso capitulo do processo de privatização realizado pelo PSDB nos anos 90. Vendida quando era a principal estatal brasileira, a Vale rendeu ao Estado a bagatela de R$ 3,3 bi, exatamente a metade do lucro líquido obtido em um único trimestre de 2010 (R$ 6,6 bi entre abril/junho do ano passado). FHC não tremeu a voz ao narrar uma fábula tucana no programa ‘Palavra do Presidente', em 26/11/1996: ‘Vendendo a Vale", justificou, ‘ nosso povo vai ser mais feliz, vai haver mais comida no prato do trabalhador ". Nos últimos anos, Agnelli resistiu aos apelos do Presidente Lula para traduzir ‘a felicidade' prometida por FHC em investimentos que agregassem valor às exportações brasileiras, em vez de simplesmente produzir buracos no país mandando minério bruto para o exterior. Não o fez. Pior que isso, a exemplo de todo o setor de mineração, a Vale paga à sociedade menos royalties do que a Petrobrás: 2% contra 10%. Se reverter o processo de alienação tornou-se difícil, que se obtenha da mineradora, ao menos, uma alíquota dos lucros equivalente à propiciada pela estatal que mais adiciona investimentos à economia. No momento em que o governo da Presidenta Dilma se propõe a erradicar a miséria no país, é hora de cobrar uma contribuição justa de quem há 13 anos usufrui riquezas, sem contrapartida proporcional. Não basta trocar Agnelli, é preciso trocar a lógica da espoliação.


Vejam em CARTA MAIOR

WikiLeaks: EUA acusam Brasil de sabotar a Alca

Pesadelo sionista: Israel nunca foi, não é e jamais será um Estado judeu

Um dos maiores mitos já disseminados na mídia internacional e, inclusive, nos meios acadêmicos é definir Israel como “Estado judeu” (motivo pelo qual uso aspas sempre que escrevo a referida alcunha).

Israel jamais foi, não é e jamais será um Estado judeu.

Até porque é pouco provável que governo e população do Estado de Israel sigam os princípios do judaísmo.

Não surpreende, portanto, que a maioria dos judeus (ou aqueles que afirmam ser judeus) prefira viver fora do Estado que, a princípio, deveria protegê-los.

Vejam o texto completo em CONSCIÊNCIA.NET

Nova arbitrariedade: Peluso prolonga sequestro de Battisti

Cezar Peluso e Gilmar Mendes tudo têm feito para, solapando a autoridade presidencial, criarem um confronto de Poderes que causaria grave perigo para a democracia brasileira.”

A decisão tomada nesta 5ª feira (06/01) pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Cezar Peluso, de manter o escritor italiano Cesare Battisti sob detenção ilegal (portanto, sequestro) como o último prisioneiro político de um país que se supunha ter abolido definitivamente tal infâmia ao final da ditadura de 1964/85, é o que o grande jurista Dalmo de Abreu Dallari afirmou ser (vide íntegra aqui): o recurso “a artifícios jurídicos formais para a imposição de sua vocação arbitrária“.


Vejam o texto completo em CONSCIÊNCIA.NET


Soldados israelenses matam homem errado

Por Mohammed Assadi

HEBRON, Cisjordânia (Reuters) - Soldados israelenses mataram um palestino de 65 anos em sua cama nesta sexta-feira durante uma operação antes da madrugada para prender um suspeito de pertencer ao Hamas que vivia no mesmo prédio. O Exército de Israel admitiu que foi um erro.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Capitalismo: o que é isso?

As duas referências mais importantes para a compreensão do mundo contemporâneo são o capitalismo e o imperialismo.

A natureza das sociedades contemporâneas é capitalista. Estão assentadas na separação entre o capital e a força de trabalho, com aquela explorando a esta, para a acumulação de capital. Isto é, os trabalhadores dispõem apenas de sua capacidade de trabalho, produzir riqueza, sem os meios para poder materializa-la. Tem assim que se submeter a vender sua força de trabalho aos que possuem esses meios – os capitalistas -, que podem viver explorando o trabalho alheio e enriquecendo-se com essa exploração.

Para que fosse possível, o capitalismo precisou que os meios de produção –na sua origem, basicamente a terra – e a força de trabalho, pudessem sem compradas e vendidas. Daí a luta inicial pela transformação da terra em mercadoria, livrando-a do tipo de propriedade feudal. E o fim da escravidão, para que a força de trabalho pudesse ser comprada. Foram essas condições iniciais – junto com a exploração das colônias – que constituíram o chamado processo de acumulação originaria do capitalismo, que gerou as condições que tornaram possível sua existência e sua multiplicação a partir do processo de acumulação de capital.

Vejam o texto completo no BLOG DO EMIR

À "companheira" número 1 da República - Marisa Letícia Lula da Silva: AS PALAVRAS QUE PRECISAVAM SER DITAS


Hildegard Angel

“Foram oito anos de bombardeio intenso, tiroteio de deboches, ofensas de todo jeito, ridicularia, referências mordazes, críticas cruéis, calúnias até. E sem o conforto das contrapartidas. Jamais foi chamada de "a Cara" por ninguém, nem teve a imprensa internacional a lhe tecer elogios, muito menos admiradores políticos e partidários fizeram sua defesa.

À "companheira" número 1 da República, muito osso, afagos poucos. Ah, dirão os de sempre, e as mordomias? As facilidades? O vidão? E eu rebaterei: E o fim da privacidade? A imprensa sempre de olho, botando lente de aumento pra encontrar defeito? E as hostilidades públicas? E as desfeitas? E a maneira desrespeitosa com que foi constantemente tratada, sem a menor cerimônia, por grande parte da mídia? Arremedando-a, desfeiteando-a, diminuindo-a? E as frequentes provas de desconfiança, daqui e dali? E - pior de tudo - os boatos infundados e maldosos, com o fim exclusivo e único de desagregar o casal, a família? Ah, meus queridos, Marisa Letícia Lula da Silva precisou ter coragem e estômago para suportar esses oito anos de maledicências e ataques. E ela teve.


Vejam o texto completo em GRUPO BEATRICE

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Brasil inaugura nova cascata de enriquecimento de urânio


No apagar das luzes do governo Lula, o Presidente e o então ministro da ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, participaram de uma "inauguração virtual" da 3ª Cascata de Enriquecimento de Urânio da INB (Indústrias Nucleares do Brasil S.A.).
Em formato diferenciado, a cerimônia aconteceu no Palácio do Planalto, em Brasília, com transmissão simultânea do evento para a fábrica da empresa, em Resende no Rio de Janeiro (RJ).


Continue lendo no Inovação Tecnológica

EUA preparam lei para grampear Skype e Facebook


A Casa Branca deve apresentar ao Congresso em breve proposta de lei para regular serviços de comunicação on-line como Skype e Facebook para facilitar grampos de mensagens de texto e voz.
A intenção é obrigar qualquer serviço a ser capaz de decodificar e enviar ao governo toda a comunicação que passa por suas plataformas.
Funcionários de várias agências governamentais vêm trabalhando em um rascunho de lei. A Presidência ainda não aprovou nenhuma versão, mas empresas e principalmente grupos de defesa da privacidade e liberdade civil estão alarmados.
Autoridades federais afirmam que sua capacidade de grampear suspeitos de crimes e terrorismo está desaparecendo à medida em que as pessoas usam serviços on-line em vez de telefones.


Continue lendo na Folha.com .

Israel disse a EUA que levaria Gaza à beira do colapso

"Como parte de seu plano abrangente de embargo contra Gaza, autoridades israelenses confirmaram (aos encarregados dos assuntos econômicos na embaixada dos EUA) em múltiplas ocasiões que pretendem manter a economia de Gaza à beira do colapso sem, no entanto, chegar ao extremo", diz um dos despachos diplomáticos.

Leia AQUI.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Artigo: 50 bilhões de razões pelas quais o Facebook não vale US$ 50 bilhões


Parece que o Facebook, a rede social endossada pessoalmente por Deus, vale agora mais que eBay, Yahoo e Time Warner – tudo sem vender uma única ação para o José, nem para a Maria.

A razão: o superbanco de Wall Street Goldman Sachs, que injetou outros 450 milhões em capital de risco no Facebook, levou o site a uma avaliação estimada em 50 bilhões de dólares.

Você se lembra do Goldman Sachs, não? Aquele que recebeu bilhões em dinheiro de impostos e imediatamente emitiu bilhões de dólares em bônus para seus empregados? Aquele que admitiu induzir investidores a entrar em fundos hipotecários sem valor em 2007 e terminou pagando multas recordes de 550 milhões – uma fração dos lucros obtidos?



Continue lendo no IDGNow!

Pela primeira vez, Firefox ultrapassa Internet Explorer na Europa



O browser Firefox superou o Internet Explorer na liderança do mercado europeu de programas de navegação pela Internet, na primeira vez em que o aplicativo da Microsoft perdeu o topo do setor em um grande mercado, afirma uma empresa de pesquisa.
Em dezembro, o browser de código aberto ficou com 38,1 por cento do mercado europeu, enquanto a fatia do IE recuou a 37,5 por cento. O Chrome viu sua participação crescer de 5,1 para 14,6 por cento na comparação anual.
"Isso parece estar acontecendo porque o Chrome está roubando mercado do IE enquanto o Firefox está mantendo sua fatia", disse Aodhan Cullen, presidente-executivo da StatCounter, em comunicado.

Continue lendo a notícia da Reuters, no UOL Tecnologia. 

Recorde: usuários postam 700 milhões de fotos no Facebook no feriado de Réveillon


2010 talvez tenha sido o ano mais importante do Facebook, mas 2011 começou com tudo para Mark Zuckerberg e seus funcionários. Ontem foi anunciado um aporte de 500 milhões de dólares na companhia, que atingiu 50 bilhões de dólares em valor de mercado. Hoje, uma nova notícia,  bem menos impactante, é verdade, mas não menos contestadora: durante o final de semana do réveillon, os usuários postaram mais de 750 milhões de fotos. Um recorde para a rede social.

Quem divulgou a informação foi a diretora de marketing do Facebook, Randi Zuckerberg (não é coincidência, Randi é irmã de Mark). Para efeito de comparação, a média de uploads de fotos, em julho de 2010, era de 100 milhões diariamente. Claro, esse número aumentou, a medida que mais usuários aderiram à rede. Te cuida, Flickr.


Notícia do Gigablog de Tecnologia do UOL.

Epidemic Linux

João Teixeira, uno de nuestros lectores, nos acercó información sobre esta interesante distro en la que colabora activamente. Se trata de Epidemic, una distro de origen brasileña que está creciendo y promueve el uso de Linux con énfasis en la facilidad de uso para los usuarios que desean una primera aproximación al sistema Linux. Por esta razón, Epidemic tiene una buena gama de opciones pre-determinadas para facilitar su uso y adaptación.
(...)

WEB de Epidemic Twitter de Epidemic

Fuente: http://usemoslinux.blogspot.com/2011/01/epidemic-linux.html


Vejam em REBELIÓN.ORG

Nós e os 1.841.680

Esta é a última edição de Brasília Confidencial em 2010. Depois de um breve recesso, para tomar fôlego e promover ajustes no site e na newsletter, estaremos de volta no dia 10 de janeiro de 2011. É uma parada providencial. Foram tempos ásperos os de 2010, sobretudo aqueles meses onde a luta pelo Planalto enveredou por um túnel do tempo que nos jogou todos em um cenário sobrenatural. Foi um ano em que vivemos em perigo sob ameaça da agenda política infectada pela questão extemporânea da fé, da pantomima como elemento central da campanha, do revival do discurso pré-1964 por um candidato em desespero e do Estado laico e republicano desafiado pelas catacumbas. Não foi fácil. Mas, com a licença dos leitores, estamos orgulhosos.

A começar pelo orgulho do que não fizemos. Não importamos, acriticamente, a pauta contaminada da grande mídia, tratada por nós com o distanciamento necessário e devido. Não empunhamos a metralhadora de factóides com suas rajadas de dólares de Cuba, Farc, tapiocagate, Gamecorp, Lina Vieira, fichas falsas, grampos sem áudio, dossiês da Casa Civil, CPI do MST, compra de caças, perdas da Petrobrás. Nada disso foi percebido como notícia pelo BC porque, a rigor, simplesmente não frequentava esta categoria. O espaço que obtinha pagava tributo não ao jornalismo mas à intenção óbvia de massacrar um projeto de governo e sua candidatura.

Vejam o texto completo em BRASILIA CONFIDENCIAL

Vietnam-USA fortalecem programa de limpeza da dioxina

HANOI — Vietnam e USA assinaram um projeto que deverá pavimentar o caminho para a limpeza da dioxina em Da Nang.

O projeto foi assinado em Hanói em 30 de dezembro pelo Diretor da US Agency for International Development in Viet Nam Francis Donovan e Cao Tien Hinh, chefe do Ministério de Tecnologia e Ambiente.

Vejam mais detalhes em VIÊT NAM NEWS

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

O logo das Olimpíadas é um plágio?



Mal a logomarca dos Jogos do Rio-2016 foi lançada, uma onda de suspeita de plágio se espalhou pela internet. No dia seguinte ao lançamento, blogs e mensagens no Twitter alertavam para as semelhanças entre a marca olímpica do Rio e a logo da Telluride Foundation, uma instituição filantrópica que leva o nome da cidade americana no Colorado que a abriga. Ainda segundo alguns blogs, a marca da fundação foi inspirada na pintura do francês Henri Matisse, chamada "A dança''.




Continue lendo no blog do Luís Nassif