sábado, 15 de janeiro de 2011

A Alemanha continua sua guerra particular contra o Google

A guerra entre a Alemanha e a Google sobre a proteção de dados dos cidadãos do país germanico parece que não chegou ao fim. Depois que a companhia teve que admitir em maio de 2010 ter interceptado dados de pessoas mediante as conexões Wi-Fi e que aceitara pixelar as casas dos cidadãos em Street View para proteger sua privacidade agora é a vez da ferramenta Google Analitycs. A Alemanha tem rompido qualquer tipo de conversação com a Google acerca deste serviço.

(Acima, imagem da interface do Google Analytics)


Vejam mais detalhes em PUBLICO.ES

Curso de Linux para novatos, brutos y extremadamente torpes

Este es el título de un ebook escrito íntegramente en español por Antonio Castro y que dispone de licencia GPL. Es una clara guía sobre las raíces de los sistemas operativos GNU/Linux y una lectura recomendada tanto para usuario duchos como para noveles.

(Download nesta página: Curso de Linux para torpes )

Visto em MUYLINUX

WikiLeaks: EUA pediram cabeça de general brasileiro no Haiti

Despachos diplomáticos vazados pelo WikiLeaks revelam que os EUA pediram ao governo brasileiro, em 2005, a substituição do general brasileiro Augusto Heleno Ribeiro Pereira do comando militar da Minustah, a missão da ONU no Haiti.

O pedido era parte de uma tentativa americana de pressionar o Brasil para aumentar a violência contra rebeldes e gangues haitianas.

Em um dos textos, de maio de 2005, o então embaixador dos EUA no Brasil John Danilovich justifica a pressão argumentando uma expansão das ações de gangues, que estariam "perdendo o medo", e uma onda de sequestros em Porto Príncipe.


Vejam mais em PORTAL VERMELHO

Nenhuma solidariedade a quem envia pacotes-bombas "anarquistas"


[Nota: este comunicado omite deliberadamente a referencia aos recentes ataques produzidos em 23 de dezembro em Roma. Duvidamos que haja anarquistas envolvidos, dado que (como sucedeu em 2003) a execrável "Federazione Anarchica Informale” (FAI) atribuiu a si a responsabilidade. É uma coincidência curiosa que este grupo compartilhe o acrônimo com a Federazione Anarchica Italiana, que se distanciou claramente dos fatos de 2003 e sugeriu que essa “FAI” poderia ser uma organização marionete. Há vários exemplos desse tipo de operações na história recente da Itália. Uma delas foi o massacre da Piazza Fontana de Milão em 1969, que foi cometida pelo Estado e atribuida aos anarquistas locais. No comunicado da “FAI” a respeito dos fatos de 23 de dezembro, as palavras finais (“viva la FAI, viva la anarquía”) não são próprias de uma organização que se define como “informal”]

Vejam o texto completo em A-Infos

Perfil: Paulo Freire, o libertador

O pernambucano revolucionou a educação, que deixou de ser a simples transmissão de conteúdo para ser encarada como uma forma de transformação da vida. Sua obra influenciou especialistas do mundo todo, principalmente nos países mais pobres

Para o que serve a Educação? Para ler corretamente? Para contar sem errar? Para escrever sem dificuldade? Muita gente pode achar que é apenas para isso, mas Paulo Freire acreditava que a Educação servia para muito mais. Para ele, mais que entender como somar, dividir ou decodificar os sons das letras, na Escola se deveria ganhar o passaporte para a dignidade.

(...)

A revolução que Paulo Freire provocou em algumas comunidades nordestinas acabou tomando proporções nacionais, e ele foi convidado pelo então presidente da República, João Goulart, para expandi-la para o restante do país. A iniciativa que poderia ter causado a erradicação do analfabetismo brasileiro, no entanto, teve uma vida curta. "Com o início do regime militar, todos os programas que ele conduzia foram cancelados. Se hoje temos 64 milhões de brasileiros sem ensino fundamental e 14 milhões de analfabetos é porque os projetos dele foram interrompidos", acredita Maria Madalena Torres.

Vejam mais em JORNAL DA CIÊNCIA-SBPC


sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Cantora da banda indie Broadcast morre de pneumonia aos 42 anos



A cantora Trish Keenan, 42, da banda indie Broadcast, morreu nesta sexta-feira, segundo informou sua gravadora, a Warp.

De acordo com informações da gravadora, Keenan estava internada havia duas semanas lutando contra uma pneumonia. De acordo com a "Rolling Stone", ela contraiu pneumonia após ter o vírus H1N1.


Mais na Folha.com . A foto é de divulgação do grupo, visto no sítio da Folha.com.

Americano processa Julian Assange e Wikileaks por ‘estresse emocional’


Um cidadão norte-americano chamado David Pitchford quer uma indenização de US$ 150 milhões de Julian Assange e do WikiLeaks. O motivo, segundo ele, entre outros malefícios, seria o nervosismo e “emotional destress [sic]“ (algo como “istresse emocional”) que o site teria causado. Hehe.

David não está para brincadeira. Tanto que entrou com um processo na corte judicial do estado da Florida, requerendo o montante. Cômico? Coitado do juiz que ler o processo… com erros de ortografia tão grotescos quanto o demonstrado acima. Em um dos trechos, David chega a dizer que vive em estado de choque e hipertensão por conta dos documentos vazados pelo Wikileaks; diz, também, que o mundo está a beira de uma guerra “nucliar”.


Continue lendo no Gigablog de Tecnologia do UOL.

Censo indica mais graduados no Brasil

Em sete anos, o Brasil dobrou o número de concluintes na Educação Superior. Esse total, que foi de 467 mil, em 2002 passou para 959 mil, em 2009, de acordo o Censo da Educação Superior de 2009, divulgado ontem pelo Ministério da Educação (MEC). A quantidade de matrículas subiu de 3,5 milhões para 5,9 milhões, nesse período. O censo registra 2.314 instituições de Ensino Superior no país (245 públicas e 2.069 privadas). Em um ano, houve o crescimento de 3,8% entre as instituições públicas e de 2,6% entre as privadas.

Leia MAIS.

Charge de J.Kalvellido


J.Kalvellido em REBELIÓN.ORG (14.01.2011)

Aumenta venda de armas após matança no Arizona

A venda de armas aumentou em muitos estados ianques após a matança do sábado no Arizona, que causou seis mortes e 14 feridos, entre os quais o da congressista democrata Gabrielle Giffords, ainda em estado crítico.

Greg Wolff, dono de uma das lojas de armas no Arizona, disse que após o tiroteio iria haver uma explosão de novos compradores e não se equivocou: "estamos duplicando o volume de vendas", expressou.


Vejam mais em CUBADEBATE

Mídia internacional destaca amplamente a censura de CUBADEBATE no Youtube

A censura ao canal Cubadebate no site Youtube, integrante do consórcio Google, denunciada por esta página na manhã desta quinta-feira tem repercutido na mídia de todo o mundo.

A resenha aparece, entre outras, no El Clarín, de Buenos Aires, La República e El Comercio, de Lima, El Comercio, de Quito, El Correo del Orinoco e Noticias 365, de Caracas, El Universal e Milenio, do México, ABC da España, BBC da Gran Bretaña, e muitos mais que reproduzem cables das agencias de noticias AP, EFE, Prensa Latina, Notimex, Ansa, France Press, DPA e Europa Press, nas quais é citada amplamente a nota com que Cubadebate fez a imputação, incluindo a coincidência desta medida com o processo migratório contra o terrorista Luis Posada Carriles em El Paso, Texas.


Vejam mais detalhes em CUBADEBATE

A liberdade prometida por Walesa foi só para os fascistas

O melhor exemplo de país livre promovido pelo capitalismo: destruição das conquistas operárias e populares e restauração do sistema de privilégios.

Desde que Lech Walesa chegou à presidência da Polônia em 1990, com o apoio de Reagan, da CIA, da senhora Thatcher, do sumo sacerdote João Paulo II e do traidor confesso Gorbachov, a igreja católica polonesa começou a tirar a máscara de defensora "das liberdades" e da independência da Polônia, para descobrir o verddeiro rosto do que sempre tem sido e é: uma seita obscurantista reacionária, testa-de-ferro de grandes negócios muito lucrativos para sua hierarquia. Uma seita sempre na vanguarda da luta contra o comunismo, a ciência e o desenvolvimento da humanidade, expert na lavagem cerebral do povo.

De grandes negócios sabe muito o "padre" redendorista Tadeusz Rydzyk que em 1991 fundou a emissora fundamentalista católica Radio Marya, integrada por una cadeia de radios diversas distribuidas por toda a Polônia, tendo em comum seu empenho tenaz na contaminação do espaço radioelétrico com seu anticomunismo e sua retrógrada intolerância contra tudo o que é liberdade de pensamento e progresso social.


Vejam mais em LA HAINE.ORG

Morre, após meses de tortura e em total abandono, o preso político José Albeiro Manjarres

Com profunda indignação devemos informar a morte em cativeiro do preso político JOSE ALBEIRO MANJARRES CUPITRE, mesmo depois de chamados urgentes ao Estado da Colômbia para que recebesse atenção médica especializada, foi abadonado no pavilhão de saúde do cárcere Nacional Modelo de Bucaramanga. O Estado o deixou ser devorado por um câncer sem dar-lhe a devida atenção médica.

JOSE ALBEIRO MANJARRES CUPITRE de 30 anos de idade, era um combatente do Exército de Libertação Nacional capturado em 2 de março de 2008 no Hospital Regional do Magdalena Medio de Barrancabermeja onde se encontrava recebendo atenção médica depois de ter sido gravemente ferido em combates ocorridos no Sul de Bolívar. Em 13 de maio de 2008, o O Terceiro Tribunal Penal do Circuito de Bogotá o condenou a 28 anos de prisão, daí foi enviado ao cárcere de Palogordo (Girón Santander), solicitando atenção médica desde 1 de julho de 2009, devido a uma forte dor abdominal.



Vejam mais detalhes em LA HAINE.ORG

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Privataria de FHC no setor elétrico deixou postes atrapalhando o caminho da banda-larga

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, reuniu-se nesta terça-feira (11) com representantes dos 2.300 provedores do Brasil habilitados para explorar o serviço de internet banda larga. O objetivo foi mapear as dificuldades do setor para oferecer internet de alta velocidade com o menor custo possível em todo País.

Estes provedores - a maioria pequenas empresas - tem a capacidade de ofecerer o serviço no varejo, levando o sinal da Telebrás, ou de outras redes, até a casa do cidadão, mas nos últimos anos encontrou obstáculos nos custos.

Privataria tucana do setor elétrico e de telecomunicações atazana a banda larga

Uma das reclamações dos provedores é o preço cobrado pelas companhias de energia elétrica privatizadas no governo FHC para passagem de cabos de internet em seus postes: os preços variam de R$ 2,00 até R$ 9,00 por poste.

Vejam mais detalhes no blog OS AMIGOS DO PRESIDENTE LULA

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Policial 007 espionava ativistas


A terra de 007 está em polvorosa com a revelação de um homem que, por sete anos, atuou como agente infiltrado – literalmente a serviço secreto de sua Majestade.

O inglês Mark Kennedy, um policial desde 1994, não tem o charme de um James Bond – mas conseguiu enganar ativistas de diversos grupos e espionar suas ações para o governo.

Agora, desmascarado, ele se diz arrependido. Mark parece ter desenvolvido um carinho verdadeiro pelosativistas – um caso estranho de “o espião que me amava”; ele pediu demissão da polícia e foi viver no exterior. Sua verdadeira identidade, ao vir à tona, ainda obrigou a procuradoria inglesa a retirar as acusações contra seis pessoas envolvidas em um protesto em 2009.


Continue lendo na INFO.

Tunísia fecha escolas e universidades após confrontos

O governo da Tunísia ordenou nesta segunda-feira que as escolas e universidades do país sejam fechadas por tempo indeterminado, após violentos protestos no fim de semana resultarem em pelo menos 14 mortes.

As manifestações estudantis no país do norte da África já duram três semanas e têm sido associadas à insatisfação quanto ao desemprego e a frustrações com a elite governante.

Leia mais na BBC.

Cronologia do serviçal terrorista dos ianques

Posada Carriles: cronología del asesino juzgado por presunto mentiroso (+ video)

Cuando se lee esta cronología, menos se puede entender cómo solo juzgarán solo por MENTIROSO a este asesino


Vejam a cronologia em KAOSENLARED.NET

SERVIÇAIS TERRORISTAS DOS IANQUES III

Una manifestante norteamericana con imágenes de las víctimas de la voladura del avión civil cubano. Luis Posada Carriles es uno de los autores intelectuales de este crimen. A color, la imagen de Fabio di Celmo, el joven turista asesinado en La Habana debido a la bomba que colocaron mercenarios a la orden de Posada en el Hotel Copacabana. Foto:Armando Vela/El Diario de El Paso,

SERVIÇAIS TERRORISTAS DOS IANQUES II

Gritan “asesino” a Posada Carriles en el hotel donde se aloja en El Paso (+ Fotos)
Veintidós emigrados cubanos de furiosa posición contra el gobierno de la Isla manifestaron su apoyo incondicional a Luis Posada Carriles desde horas tempranas de este lunes, ante la Corte Federal de El Paso mientras se seleccionaba el jurado que decidirá sobre el caso del cubano-venezolano.

La justicia no es igual para todos: Julian Assange, terrorista; Posada Carriles, mentiroso
Editorial de La República, Uruguay

Los juicios al creador de Wikileaks, Julian Assange, y al terrorista Luis Posada Carriles, comenzarán con 24 horas de diferencia los días 10 y 11 de enero, uno en Londres y el otro en El Paso, Texas. Llama de inmediato la atención que al defensor de la libertad de información se le acusará del gravísimo delito de terrorismo, mientras al terrorista confeso cubanoamericano se le juzgará por delitos migratorios sancionados por una sentencia que ya cumplió.


Vejam mais em CUBADEBATE

SERVIÇAIS TERRORISTAS DOS IANQUES I

Recibe abogado José Pertierra amenaza de muerte de socio de Posada Carriles (+ Video)
El abogado que representa a Venezuela en la causa por la extradición de Luis Posada Carriles fue amenazado de muerte por uno de los seguidores del terrorista en el hotel en el que se hospeda en El Paso, Texas, al sur de EE.UU.

Posada Carriles afirma que EEUU lo protegerá por sus “servicios” a ese país
En un entrevista con la agencia The Associated Press (AP), el terrorista Luis Posada Carriles afirmó que el gobierno de Estados Unidos no intentará ponerlo en la cárcel por mucho tiempo.

“Espera que sus conocimientos sobre las intervenciones de Estados Unidos en Latinoamérica lo protejan. La mayor parte de la evidencia del juicio permanece bajo sello de confidencialidad, a pedido de los fiscales”, asegura AP.

Vejam mais em CUBADEBATE

500 camponeses escravizados foram descobertos em campos de soja da Argentina

BUENOS AIRES.- As autoridades argentinas localizaram nos últimos dias pelo menos 500 camponeses que realizavam trabalhos como escravos nos campos de soja e milho, no pampa úmido do país, informou neste sábado o Ministério Federal do Trabalho.

A última operação judicial permitiu localizar na sexta-feira uns 276 camponeses que realizavam tarefas em condições de "redução à servidão", nas três explorações agrícolas na província de Buenos Aires, no coração do pampa úmido, indicou o organismo estatal.

Vejam mais detalhes em TORTUGA-Grupo Antimilitarista (NODO50)

Por que Washington odeia Chávez?

Porque este não está disposto a entregar os vastos recursos naturais da Venezuela às elites corporativas e banqueiras.

No final de novembro, a Venezuela foi golpeada por chuvas torrenciais e inundações que deixaram 35 mortos e cerca de 130.000 desalojados. Se George Bush fosse o presidente no lugar de Hugo Chávez, os desalojados teriam sido levados a ponta de pistola para campos de concentração improvisados - como o Superdomo (em Nova Orleans - como foram depois do furacão Katrina
). Mas essa não é a forma de trabalho do Chávez. O Presidente venezuelano aprovou rapidamente "leis potencializadoras" que lhe davam poderes especiais para levar ajuda de emergência e habitação às vítimas das inundações. Logo em seguida, Chávez saiu do palácio presidencial e o converteu em habitação para 60 pessoas, o que equivale a converter a Casa Branca em um refúgio para indigentes. As vítimas do desastre agora estão bem alimentadas e atendidas até que possam reconstruir suas vidas.


Vejam o texto completo em LA HAINE.ORG

EEUU trabalhará no desenvolvimento de um sistema de identidade digital

Obama planeja utilizar um ID na internet para os cidadãos ianques

Segundo declarações da Casa Branca, a administração Obama planeja apresentar uma proposta ao Departamento de Comércio, a respeito da criaão de um identificador digital para os cidadãos ianques.

Esta proposta foi anunciada durante um evento celebrado no Instituto Stanford para a Investigação de Políticas Econômicas.

Segundo Howard Schmidt, Coordenador de Segurança Cibernética, o governo dos Estados Unidos vai centralizar seus esforços na criação de um ecosistema de identidade para a internet.


Vejam mais detalhes em REBELION.ORG

Arte-protesta


Vejam em REBELIÓN.ORG

Brasil terá laboratório em alto-mar para garantir direitos

O Brasil tem uma ambiciosa proposta de fincar um laboratório oceanográfico na mais remota fronteira marítima do país e, com isso, garantir o domínio territorial sobre uma área em que as riquezas naturais escondidas vão além do petróleo na camada do pré-sal. No limite da plataforma continental, a 350 milhas náuticas (648 quilômetros) da costa, o potencial de reservas minerais é imensurável
Com a implantação de um centro de pesquisas em alto-mar e o investimento em satélites, embarcações de patrulhamento e submarinos, a estratégia que vem sendo esboçada reservadamente pelo governo Dilma Rousseff é no sentido de afastar investidas de estrangeiros, como americanos, russos, alemães e japoneses, nos cobiçados mares do Atlântico Sul.

O instrumento de pesquisa, cujo projeto envolve os ministérios da Defesa, da Ciência e Tecnologia, do Meio Ambiente e investidores privados brasileiros, passará a ser usado para marcar a presença do Brasil dentro e fora das 200 milhas (370 quilômetros) hoje delimitadas. É o mesmo espírito que move a ocupação de pesquisadores do minúsculo arquipélago de São Pedro e São Paulo, a 1.010 quilômetros de Natal (RN). Os cientistas atualmente se revezam a cada 15 dias no arquipélago.

Vejam mais detalhes no blog OS AMIGOS DA PRESIDENTE DILMA

domingo, 9 de janeiro de 2011

Berlusconi no BBB 11 e nas praias do Rio

Laerte Braga

Um país que tem César Peluzo e Gilmar Mendes na sua mais alta corte de justiça não pode ter noção que do seja justiça. Um é corrupto e venal e outro pau mandado dos mais mesquinhos interesses de grupos e países estrangeiros.

A Globo não teve ter avaliado que um convite a Sílvio Berlusconi (dublê de fanfarrão e primeiro-ministro da Itália, banqueiro ainda por cima) para participar do BBB 11 transformaria essa edição do programa num marco da pornografia na televisão brasileira.

Nada contra pornografia, é problema de quem gosta.

Mas assim explícita, no horário nobre, entrando na casa de cada cidadão, cada família, putz! "A Zona em Casa" é o nome do negócio, e olha que Zona é um lugar de respeito se comparada com a Globo e muitas das nossas instituições.

As declarações feitas nesta semana que se encerra pelo ministro das relações exteriores da colônia norte-americana chamada Itália, senhor Franco Frattini, que "não quero ver Cesare Battisti nas praias do Rio de Janeiro", por si só são motivo para mandar o distinto passear em lugares não aconselháveis a famílias, ou se for o caso mandar o dito cujo pastar.

Uma ofensa de um governo – ele fala pelo governo – que usa palácios oficiais para bacanais e está envolvido em grossa corrupção, ligado ao terrorismo norte-americano (o grande feito do WikiLeaks, mostrar a sociedade doentia chamada EUA), a um País e a um povo como o Brasil e os brasileiros.

Vejam o texto completo em DIARIOLIBERDADE

O comunista Sebastián Piñera, presidente do Chile, reconhece a Palestina como Estado independente

Ao declaração, lida na sede da Chancelaria, em Santiago, diz que a iniciativa foi tomada com base nas resoluções das Nações Unidas, que facultam as negociações realizadas entre países, de modo a que possam resolver diversos problemas", explicou.O governo do Chile reconheceu a Palestina como "Estado livre, independente e soberano", anunciou nesta sexta-feira o chanceler Alfredo Moreno, somando-se a declarações semelhantes divulgadas recentemente por Brasil, Argentina, Bolívia e Equador.


Confira a notícia no blog do Luís Nassif

Europa: a rede de venda de órgãos humanos

Um relatório do Conselho da Europa revela o assustador modo de operar da rede de venda de órgãos organizada no final dos anos noventa. O atual primeiro-ministro kosovar, Hashim Thaci, estaria envolvido.


Leia sobre isso no blog do Luís Nassif

Vamos discutir a pobreza?

O que o FMI quer é um sistema mais estável, no qual os seus interesses de mercado prevaleçam.

Durante os quinze a vinte anos que o Consenso de Washington dominou o discurso no sistema-mundo (cerca de 1975-1995), a pobreza era uma palavra tabu, mesmo quando estava a crescer aos pontapés. Diziam-nos que a única coisa que importava era o crescimento económico, e que o único caminho para o crescimento económico era deixar funcionar o “mercado”, sem qualquer interferência “estatista” – excepto, é claro, a do Fundo Monetário Internacional (FMI ) e do Tesouro dos EUA.

A sra. Thatcher da Grã-Bretanha lançou então o seu famoso slogan: “Não Há Alternativa (TINA, sigla em inglês), que significava que não havia alternativa para qualquer outro estado além dos Estados Unidos e, suponho, o Reino Unido. Os países ignorantes do Sul global tinham de abandonar as suas pretensões ingénuas de controlar o seu próprio destino. Se desistissem, teriam um dia (mas quem pode dizer quando?) a recompensa do crescimento. Se não, estavam condenados – ousarei dizê-lo? – à pobreza.

Os dias de glória do Consenso de Washington acabaram há muito. As coisas não melhoraram para a maioria dos povos do Sul global – pelo contrário – e a revolta estava no ar. Os neo-zapatistas levantaram-se em Chiapas em 1994. Os movimentos sociais provocaram a interrupção da reunião da Organização Mundial do Comércio de Seattle em 1999 (da qual nunca mais se recuperou). E o Fórum Social Mundial começou a sua vida expansiva em Porto Alegre, em 2001.

Vejam o texto completo em ESQUERDA.NET

EUA exigem do Twitter detalhes sobre colaboradores do WikiLeaks

O governo dos Estados Unidos obteve uma liminar na Justiça que exige da rede social Twitter detalhes sobre pessoas envolvidas com o site Wikileaks, segundo documentos oficiais.
...
Assange criticou a decisão no sábado classificando-a de intimidação.

"Se o governo do Irã tentasse obter essa informação coercitivamente de jornalistas ou ativistas de países estrangeiros, grupos de direitos humanos de todo o mundo se pronunciariam", disse.

Leia a ÍNTEGRA.