sábado, 5 de março de 2011

Morre Alberto Granado, companheiro de Che em sua viagem de motocicleta

Alberto Granado, amigo e companheiro de Ernesto Che Guevara em sua viagem de motocicleta pela América do Sul, morreu neste sábado (05/03) em Havana, aos 88 anos, confirmaram fontes familiares.

Granado, nascido em 8 de agosto de 1922 em Córdoba (Argentina) e estabelecido em Cuba desde 1961, morreu de causas naturais, explicou seu filho, também chamado Alberto. 

Continue lendo no Opera Mundi.

O imperialismo alemão e a crise na Líbia

Já há uma semana, a marinha alemã enviou três navios de guerra com 600 soldados nos arredores da costa líbia – num momento que os Estados Unidos estavam ainda analisando qual ação tomaria. Ao fim da última semana, dois aviões alemães modelo Transall voaram da ilha de Creta para Líbia, aparentemente para resgatar cidadãos da União Europeia (UE) da instalação de petróleo de Al-Nafoura. Diversas unidades de paraquedistas treinadas para operações de apoio atrás das linhas inimigas se juntaram às unidades de Transall em Creta.

A mídia alemã tem pressionado para a criação de uma área com voos proibidos na Líbia. Como no Iraque, isso seria o primeiro passo para almejar os aviões de guerra da Líbia e tomar controle do espaço aéreo do país. A mídia também pressionou para o congelamento dos fundos líbios no exterior.

Essas medidas são justificadas com argumentos humanitários – para proteger a população insurgente do regime de Kadafi. Tais pretextos humanitários são absolutamente cínicos e sem nenhuma credibilidade. Não houve nenhuma proposta similar para que as forças alemãs ficassem de prontidão para evacuar cidadãos europeus de países com outros regimes pró-Ocidente – como Egito, Tunísia, Barein e Iêmen – que atiraram contra seu próprio povo ao longo das revoltas de massas que abrangeram o Norte da África e o Oriente Médio.


Confira o texto completo no Diário Liberdade

O Firefox 4.0 será sua última grande versão

Viva Linux!

A versão Beta do Firefox 4 lançada recentemente bem poderia ser a última antes da definitiva, agora esperada para qualquer dia deste mesmo mês de março. Por isso é oportuno recordar que o Firefox 4.0 também será a última grande versião a ser lançada do popular navegador.

Assim o explica Jay Sullivan, Vice-Presidente de produtos do Mozilla:

"Este (Firefox 4) será o último grande lançamento que vamos fazer. (Agora) faremos lançamentos menores e rápidos.

Vejam mais detalhes em REBELIÓN.ORG


Revista chilena Punto Final califica como mala noticia próxima visita de Obama

La anunciada gira del presidente estadounidense, Barack Obama, por Latinoamérica oculta intereses que perjudican a los países de la región, advirtió hoy aquí la revista chilena Punto Final.

A Estados Unidos le inquietan las posibilidades de consolidación en América Latina de procesos antimperialistas -como el de Venezuela- que desafían y debilitan su dominación, alertó la publicación sobre la verdadera intención del próximo viaje de Obama a Chile, Brasil y El Salvador.

Vejam mais detalhes em CUBADEBATE

Brigada médica cubana no Haití alcança recordes mínimos de taxa de mortalidade por cólera

A Brigada Médica cubana tem reduzido a mortalidade da epidemia de cólera a uma taxa de 0,38% nas 67 unidades que tem sob sua responsabilidade no Haiti, ao não constatar mortes pelo mal, pelo quadragésimo quarto dia consecutivo, informou hoje o diário Granma.

Nesta sexta-feira os cooperantes cubanos deram assistência técnica a quase uma centena de pacientes infectados pelo vibrião do cólera, localizando-se a maior ocorrência com 12 casos no hospital comunitário de referência (HCR) de Thomazaeu, convertido em unidade de tratamento do cólera, no departamento Oeste.


Vejam mais detalhes em CUBADEBATE

WikiLeaks: Tucano disse que Alckmin é da Opus Dei


Em conversa com diplomatas americanos, o secretário de Cultura de São Paulo, Andrea Matarazzo (PSDB), afirmou que o governador Geraldo Alckmin pertencia à Opus Dei, relata um telegrama obtido pelo WikiLeaks.
.
O diálogo ocorreu em 14 de junho de 2006, quando o tucano disputava a Presidência. Matarazzo era secretário municipal de Coordenação das Subprefeituras.


Vejam mais detalhes no blog OS AMIGOS DO PRESIDENTE LULA

STF facilita a corrupção, diz ministro da CGU

Na posse de Luiz Fux como novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro-chefe da Controladoria Geral da União (CGU), Jorge Hage, acusou a Corte de, indiretamente, acabar por beneficiar criminosos de colarinho branco.

"O STF tem alguns entendimentos a meu ver extremamente conservadores na linha de um garantismo exagerado que facilita a vida dos réus de colarinho branco. Espero que o STF evolua em alguns entendimentos, especialmente naqueles relacionados ao princípio da presunção da inocência... Não pode ser a presunção da inocência a presunção da versão do réu. Depois de duas versões dadas pelo Poder Judiciário (...) ainda assim prevalece a versão do réu"


Vejam mais detalhes no blog OS AMIGOS DO PRESIDENTE LULA

sexta-feira, 4 de março de 2011

Unesco premia Avós da Praça de Maio por ações em busca da paz

A Unesco (Organização da ONU para Educação, Ciência e Cultura) anunciou, nesta quinta-feira, a entrega da edição de 2010 do prêmio Félix Houphouet-Boigny pela Busca da Paz à entidade argentina Avós da Praça de Maio.

A organização reúne as mães e as avós que tiveram filhos mortos ou desaparecidos na ditadura no país (19876-1983), além de manter buscas pelos netos nascidos em cadeias clandestinas e entregues a outras famílias durante os anos de chumbo.


Continue lendo na BBC Brasil. Via Luís Nassif

A Política da Fome

Luis Hernández Navarro*
Apesar de o Fundo para a Agricultura e Alimentação (FAO) reconhecer que “cada ano são produzidos alimentos suficientes para dar de comer a 12 mil milhões de pessoas, isto é, o dobro dos habitantes do planeta,” a multidão de famintos no mundo multiplica-se todos os anos, devido ao controlo mundial dos principais alimentos por meia dúzia de transnacionais.


Vejam o artigo completo em ODIARIO.INFO

A coalisão dirigida pelos EEUU admite haver matado por erro a nove meninos afegãos

Mcclatchy Newspapers

Helicópteros de ataque pertencentes à coalisão que os EEUU dirige no Afeganistão mataram por erro na terça-feira passada a nove meninos mediante disparos de projéteis e metralhadoras quando recolhiam lenha para o fogo pensando que eram insurgentes talibãs, segundo reconheceram nesta quarta-feira as forças internacionais.

O general do exército ianque David Petraeus, que dirige a Força Internacional de Assistencia no Afeganistão, ordenou a todos os comandantes de campo e as tripulações dos helicópteros que se pusessem a estudar novamente suas ordens a respeito de quando a aviação da coalisão pode abrir fogo contra pessoas sobre o terreno.

Vejam mais detalhes em REBELION.ORG

Charge do ViCman


Charge do ViCman em REBELION.ORG

quinta-feira, 3 de março de 2011

Bradley Manning, fonte da WikiLeaks, sob tortura, tem que lutar por sua sanidade


Nos últimos sete meses, aos 22 anos de idade o soldado do Exército dos EUA Bradley Manning, primeiro em uma prisão militar no Kuwait, agora numa prisão em Quantico, Virgínia, permanece por de 23 a 24 horas em confinamento solitário em sua cela, sob assédio constante. Se os seus olhos se fecham às cinco horas – às oito horas ele é sacudido e acordado. Durante o dia claro ele tem que responder “sim” aos guardas a cada cinco minutos. Durante uma hora por dia, ele é levado para outra cela onde ele anda sobre figuras em formato de oito. Se ele parar, ele é levado de volta à sua outra cela (de confinamento).
Manning é acusado de fornecer documentos para Julian Assange no Wikileaks.

Ele não foi julgado nem condenado. Visitantes relataram que Manning está indo ladeira abaixo, tanto mental como fisicamente. Os esforços de seu advogado para melhorar sua condição têm sido recusados pelo Exército.

As acusações de que seu tratamento equivale à tortura são rebatidas por conservadores  proeminentes indignados que clamam para que ele seja executado sumariamente. Depois que o colunista Glenn Greenwald ter divulgado o tratamento dispensado a Manning, em meados de dezembro, houve uma comoção moderada. A comissão da ONU sobre a tortura está investigando o caso.


O texto completo está disponível no Te Bloga.

Exército dos Estados Unidos acrescenta acusações a Bradley Manning

O comando militar dos Estados Unidos apresentou um total de 22 novas acusações contra um soldado acusado de ter vazado milhares de documentos secretos do governo norte-americano para o site WikiLeaks, segundo informações da Reuters.

Em um comunicado oficial, o exército norte-americano diz que não vai pedir a pena de morte para o soldado, mesmo levando em conta que ele “contribuiu com o inimigo”. No entanto, se ele for considerado culpado pelas acusações, pode ficar preso pelo resto da vida.


Leia mais no Olhar Digital

Protesto contra atropelamento de ciclistas reúne 2 mil em Porto Alegre

Ricardo foi uma das cerca de 2 mil pessoas a participar de um grande protesto contra a violência sofrida pelo grupo, que tomou conta das ruas da região central de Porto Alegre. Parte delas estava presente também no ataque de sexta-feira, onde cerca de 20 pessoas foram atingidas. Uma das pessoas que pedalavam pela José do Patrocínio no momento do ataque comentou com a reportagem do Sul21 que julgou, por um instante, estar ouvindo tiros no meio da rua. Só quando o carro passou rapidamente, a pouco mais de um metro dela, percebeu que havia sido um atropelamento – e que o som metálico que tinha ouvido era, na verdade, o som das bicicletas chocando-se contra a carroceria do veículo. “De vez em quando, escuto esse barulho na minha cabeça”, garantiu.

A concentração de pessoas começou antes das 18h, e reuniu um grupo bastante heterogêneo de pessoas. A maioria era de jovens, mas pessoas de mais (e menos) idade também estavam presentes. Profissionais que trabalham com bicicletas, como trabalhadores dos Correios e até um entregador de água mineral, tomaram parte em alguns trechos da manifestação. Alguns distribuíam rosas aos motoristas que encontravam no caminho, enquanto outros carregavam cartazes pedindo respeito e punição para o agressor que levou vários deles ao hospital. Acompanhando a marcha, integrantes da EPTC e da Brigada Militar garantiam o bloqueio das vias por onde passava o pacífico protesto.


Confira no Brasil de Fato

Seis governadores já ameaçados de cassação

Dois meses após tomarem posse, seis governadores já enfrentam processos de cassação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Eles são acusados por partidos adversários e pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) de diversos crimes, como abuso de poder econômico e político, compra de votos e uso indevido dos meios de comunicação. Todos foram acionados em recursos contra expedição de diploma (RCED), instrumento jurídico que inicia e termina sua tramitação no TSE.
Até o momento, respondem no TSE por ações supostamente cometidas nas eleições os governadores do Acre, Tião Viana (PT); do Amazonas, Omar Aziz (PMN); de Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB); do Piauí, Wilson Martins (PSB); do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini (DEM); e do Tocantins, Siqueira Campos (PSDB). Assim como eles, também devem se defender e podem perder os mandatos seus respectivos vices.


A notícia continua no Congresso em Foco

Deputada cadeirante fica presa em avião em SP

A deputada federal Mara Gabrilli (PSDB-SP) ficou presa por duas horas no interior de um avião na noite desta quarta-feira (2) no aeroporto internacional de Guarulhos (Grande SP) após se recusar a sair sem o equipamento adequado para desembarque de cadeirantes. A deputada é tetraplégica.

Gabrilli estava no voo 3563 da TAM, que vinha de Brasília e chegou por volta das 21h de ontem. O avião parou em posição remota no interior do aeroporto, fora das áreas de fingers (passarelas que ligam os portões de embarque às aeronaves). Neste caso, o desembarque de passageiros com mobilidade reduzida deve ser feito com ambulift (espécie de carrinho com elevador).


Continue lendo na Folha.com .

Psicólogos aprovam vídeos contra homofobia nas escolas

Conselho Federal de Psicologia considera kit feito pelo MEC, alvo de polêmicas, adequado à faixa etária de alunos que o utilizarão

Leia AQUI.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Ministra da Cultura faz as vontades da corte analógica

A chapa esquenta na questão dos direitos autorais.
No centro do debate, estão as ações e opiniões da ministra da Cultura, Ana de Hollanda. Ela tem dado marcha a ré em relação a várias iniciativas modernizantes da gestão anterior.
Nesta segunda (28), a ministra mandou embora Marcos Souza, que encabeçava a Diretoria de Direitos Intelectuais. No lugar dele, entra a advogada Marcia Regina Barbosa, que teria sido indicada por Hildebrando Pontes Neto, um advogado que tem o ECAD entre seus principais clientes.
A nomeação foi tão polêmica que 16 funcionários ameaçaram demissão coletiva nesta terça (1).
A ministra e irmã de Chico Buarque parece teleguiada pelas forças da antiguidade analógica. Responde aos anseios de uma velha corte institucional, de decrépitos senhores que agitam suas bengalas contra os “blogs e redes sociais”.

Continue lendo no Bate Estaca

EUA continuam sendo o maior mercado de cocaína do mundo, diz organização

Os Estados Unidos continuam sendo o principal mercado mundial de cocaína, com 4,8 milhões de usuários, embora sua importância tenha sido reduzida nos últimos anos, segundo a Jife (Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes).

"Em 2009, 4,8 milhões de pessoas consumiram algum tipo de cocaína nos EUA, em comparação com os 5,3 milhões de 2008", afirma a Jife em seu relatório de 2010. Com esse número de consumidores, os EUA representam 41% do mercado internacional da droga, na frente da Europa, com 29%, segundo o órgão, que indica que "embora o mercado da cocaína tenha sido reduzido na América do Norte, continua aumentando na Europa".

Continue lendo no Opera Mundi

terça-feira, 1 de março de 2011

Manifestação das mulheres da Via Campesina (01/03/11)



- do Coletivo Catarse

Guatemala, revelado o plano secreto de exterminio dos anos 80


O que é o Plano Sofía?

A revista “QUITANDO EL AGUA AL PEZ, Plan de Operaciones Sofía”, coordenada pela Fundação Madrid Paz e Solidariedade de CCOO, revela o plano militar gerado em 1982 pelo Alto Comando do Exército guatemalteco para o exterminio de sua população indígena camponesa, como parte da estratégia contra-insurgente do presidente Efraín Ríos Montt. No plano aparecem ordens e relatórios militares assinados por aqueles que executaram a missão genocida, exterminar o povo maia para, teoricamente, combater a guerrilha.

Vejam mais detalhes e o documento para download (PDF) em NODO50

Protestos nos Estados Unidos: Por que Madison importa

Para sobreviver, o capitalismo precisa se expandir e, com tão poucas áreas com espaço disponível, a esfera pública se torna tentadora demais para resistir. É por isso que as elites econômicas olham as instituições que até agora tinham evitado a mercantilização total. Ninguém mais as protege hoje em dia, além daqueles que nelas trabalham. Certamente, a administração Obama não o faz. Não é um acidente que os professores estejam na frente de batalha para salvar as negociações coletivas no Wisconsin. Ninguém sabe como acabarão os eventos em Madison. Mas isto está claro: puseram a privatização da esfera pública em debate como ninguém o fez nas últimas décadas. O artigo é de Andrew Levine.


Vejam mais detalhes em CARTA MAIOR

APRENDIZES DE MADOFF, GANANCIA INFECCIOSA & LAISSEZ FAIRE

"Um grupo de jovens competitivos --alguns, filhos de famílias endinheiradas, todos formados nas melhores faculdades de economia e administração do país-- operava no mercado brasileiro um esquema de pirâmide semelhante ao que gerou um rombo de US$ 30 bi nos EUA, no célebre calote da corrente especulativa administrada pelo financista Bernard Madoff'(condenado a 150 anos de prisão). A exemplo do que aconteceu lá, a pirâmide dos aprendizes nativos de Madoff implodiu aqui na semana passada. A ‘Porto Forte',Fomento Mercantil, criada em 2002, captava recursos no mercado , aspas para o jornal Valor de 28/02, "à margem de qualquer tipo de regulamentação ou fiscalização" das zelosas autoridades ortodoxas do BC tupiniquim. As mesmas que devem anunciar nesta 4º feira mais um aumento na taxa de juros do país em nome da 'estabilidade'. Os acionistas do fundo especulativo, entre eles José Ermírio de Moraes Filho, herdeiro do grupo Votorantim e membro do ‘conselho consultivo da ‘Porto', prometiam o céu na terra : remuneração mínima sem risco, na base de 160% acima dos CDIs, fosse qual fosse a taxa do CDI (o CDI é um título de transações entre bancos; sua a taxa,cobrada por um banco quando empresta a outro, funciona como um piso do mercado, semelhante a Selic). Há alguns dias o ‘mercado' descobriu que a ‘Porto Forte' tinha ido a pique. Não dispunha de caixa para entregar o que prometera . Quem ainda estava atracado arcará com o ‘prejú' decorrente da revoada anterior dos mais espertos. O tombo, calcula-se, é de pelo menos 50% do investimento original. A seleta turma que levou o ‘beiço' -cerca de 450 gentis cidadãos- pertence à fina flor das chamadas ‘classes dirigentes' nativas. Um pessoal acostumado ao trato com o dinheiro grosso, escolado nos ardis e picaretagens das finanças. A ganância infecciosa e o laissez faire que subsiste na área financeira, levou-os, porém, a amarrar o dinheiro numa canoa furada. É mais uma história exemplar de estrepolias dos endinheirados, a ser abafada pelos defensores da desregulação e do Estado mínimo."

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Aconteceu em Porto Alegre

Os pedestres brasileiros, infelizmente, são muito folgados! Arriscam-se a atravessar as ruas, e acabam atropelados muitas vezes. Quem não sabe o perigo que corre não pode reclamar de nada.

Mas eis que, aparentemente, mas apenas aparentemente, do nada, surge no Brasil uma gente imitadora de tudo o que vem do estrangeiro. E como a moda em Paris é usar um transporte não poluente, chamado bicicleta, essa gente que tem as ideias fora do lugar resolveu reivindicar o seu espaço nas ruas das grandes cidades brasileiras.


Texto, com vídeo no linque, comentando atropelamento de ciclistas em Porto Alegre, ocorrido sexta-feira passada, no Última Instância

Oposição denuncia acordo de lobistas dos EUA com Kadafi

Logo depois que George W. Bush suspendeu as sanções contra a Líbia em 2004, quando Kadafi anunciou que pretendia abrir mão das armas de destruição em massa e expressou seu entusiasmo em se juntar à guerra contra o terror, os produtores de petróleo dos EUA e da Grã Bretanha aproveitaram a oportunidade para se expandir no país. Empresas como BP, Exxon, Halliburton, Chevron, Conoco e Marathon Oil juntaram-se a gigantes da indústria armamentista, como Raytheon e Northrop Grumman, a multinacionais como Dow Chemical e Fluor e à poderosa firma de advocacia White & Case para formar a US-Libia Business Association, em 2005.

Leia na Carta Maior

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Provas de que os EEUU financiam a "dissidência": dois agentes cubanos em suas filas (+fotos e vídeo)

(Legenda da imagem: "Carlos Serpa, uno de los agentes cubanos, en una manifestación de las Damas de Blanco.")

O capítulo "Os peões do Império" da série Razões de Cuba, transmitido neste sábado pela Televisão Cuba, desvela os estreitos vínculos da contra-revolução interna com o governo dos EEUU.

Carlos Serpa e Moisés Rodríguez, dois agentes cubanos infiltrados nas filas da chamada "dissidência" cubana, reconhecem no documentário que muitas dessas pessoas são capazes de vender a alma ao diabo, e são estimuladas pelos Estados Unidos.

Moisés Rodríguez, um trabalhador da Aduana do aeroporto internacional José Martí, estabeleceu vínculos na prisão com o contra-revolucionário Elizardo Sánchez e a partir daí, teve a oportunidade de receber instruções para atividades conspiratórias inclusive dos funcionários do Escritório de Interesses de Washington em Havana.


Vejam mais detalhes, as fotos e o vídeo em CUBADEBATE

Acólitos de Yoani Sánchez recebem instruções de Hillary Clinton na SINA

(legenda da imagem: "Miembros de la sociedad anexionista 2.0 acuden puntuales a escuchar la voz del amo. En el centro de la foto: la Dama del Verde, Berta Soler, junto a su esposo el mercenario recién liberado Ángel Moya.")

Na quarta-feira passada os mercenários cubanos acudiram novamente a escutar, ao vivo e diretamente, a voz do amo. Vários dos integrantes dos grupúsculos contra-revolucionários cubanos compareceram à casa de uma funcionária do Escritório de Interesses dos Estados Unidos em Havana (rua 24, esquina com a 7a., Miramar) para escutar, via teleconferência, e na voz da Secretária de Estado, Hillary Clinton, as pautas a serem acionadas nestes "dias históricos" para a chamada sociedade civil, ou seja, para os mercenários encarregados de defender, em seus respectivos paises, a liberdade dos interesses do governo dos EE.UU.


Vejam mais detalhes e fotos no blog CAMBIOS EN CUBA