sexta-feira, 25 de março de 2011

Israel pede ao Facebook para remover página que promove a intifada palestina

De acordo com a agência de notícias Bloomberg, nesta quarta-feira (23/3), o ministro de diplomacia pública de Israel pediu ao CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, para remover uma página que promove a intifada na Palestina. A página, que teve o suporte de mais de 230 mil pessoas, sugere que o processo revolucionário se inicie no dia 15 de maio.


Confira no Olhar Digital

Usinas nucleares dos EUA omitem falhas ao governo, diz relatório

As operadoras responsáveis pelo funcionamento das usinas nucleares dos Estados Unidos têm omitido informações à agência reguladora do setor sobre ocorrências de falhas em seus equipamentos.

Esse problema foi apontado no relatório de uma auditoria da NRC (Nuclear Regulatory Commission, ou Comissão Reguladora Nuclear, em português), agência governamental responsável por cuidar de todas as questões relativas à segurança das 104 usinas nucleares em território norte-americano. O documento foi publicado nesta quinta-feira (24/03) no site da agência.


Continue lendo no Opera Mundi

Honduras (vídeo): Os estudantes jogam pedras na polícia

Os estudantes triunfam no enfrentamento contra policiais. Tanques contra pedras e gás lacrimogêneo contra torsos desnudos... As forças repressivas fogem da UNAH pela terceira vez!!!

Os estudantes universitários que desde a manhã foram reprimidos quando reclamavam o direito à educação pública, conseguiram sobrepor o ataque com bombas lacrimogêneas e tanques utilizados pela polícia e militares, que foram expulsos de maneira humilhante depois de mais de 2 horas de enfrentamentos.

Vejam mais detalhes em KAOSENLARED.NET

A ciberguerra dos EEUU sem refresco: 30 milhões para a subversão em Cuba e outros paises

Tracey Eaton
Tomado de
Cuba Money Project

O Departamento de Estado planeja gastar até 30 milhões de dólares para projetos de "liberdade da internet" em Cuba e outras nações (leia-se a liberdade de expressar o que convém a Washington. N.R).

Na notícia de janeiro de 2011 (veja o link ou descarregue o PDF), a agência solicitou idéias de projetos a organizações dos Estados Unidos interessadas em levar a cabo projetos de "libertad de uso da internete em Cuba” e outras nações.

Vejam mais detalhes em CUBADEBATE

Chefe militar dos EEUU diz que não pode excluir vítimas civis em operação na Líbia

O general Carter F. Ham, chefe do Comando Unificado ianque para África, declarou que não pode excluir que haja vítimas civis na operação militar da coalisão internacional na Líbia para fazer cumprir a zona de exclusão aérea.

Em uma roda de imprensa oferecida na base militar de Sigonella, na ilha italiana da Sicilia, e coletada pelos meios de comunicação italianos, o general respondeu assim à pergunta a respeito da ocorrência de vítimas civis até agora nas operações aéreas contra os objetivos militares líbios.

“Não estou seguro de poder dizer que não tenha havido civis implicados", comentou Ham, que agregou: "Estou seguro de que quem está operando (na Líbia) está seguindo uma lógica de precisão absoluta. Nossos pilotos estão desenvolvendo seu trabalho com precisão cirúrgica".

Vejam em CUBADEBATE

Em fotos, 18 pessoas assassinadas após bombardeios à noite em Trípoli (imagens fortes)

Os bombardeios da coalisão internacional sobre os subúrbios do leste ded Trípoli nesta quarta-feira à noite alcançaram "um bairro residencial" e causaram ", informou a agência oficial líbia Jana.

“Os bombardeios do agressor colonialista cruzado sobre a região de Tajura em Trípoli pegaram como alvo um bairro residencial (...), causando um número importante de mortos entre os civis", assinalou a agência AFP que cita uma fonte militar.

Vejam mais detalhes e fotos em CUBADEBATE

O veneno que o PIG quer injetar em lulistas contra Dilma

O PIG (Partido da Imprensa Golpista) quer envenenar os brasileiros que aprovaram o governo Lula, espalhando boatos de que a presidenta Dilma seria uma "traíra". Para isso mente, deturpa, inventa "fontes ocultas" para publicar coisas ao contrário do que Dilma disse em seus discursos e entrevistas.

Uma pérola é dizer que alguém (uma fonte em off) disse que Dilma "não teria gostado de Lula não ir bater palmas para Obama", e que FHC estaria sendo prestigiado por ter ido bater palmas para o presidente dos EUA.


Vejam o texto completo no blog OS AMIGOS DO PRESIDENTE LULA

O Departamento de Defesa e a CIA são pressionados a dizer a verdade sobre Honduras

(Legenda da imagem: "Valenzuela fue asesinado a balazos un mes después de haber aseverado durante una entrevista periodística tener evidencias de que el derrocamiento de Zelaya fue planificado por empresarios hondureños en Dubai.")

Uma organização não governamental defensora dos direitos humanos pressionou o Departamento de Defesa e à CIA para força-los a divulgar documentos que ajudem a esclarecer se os Estados Unidos conheciam antecipadamente os planos para a derrubada do presidente Manuel Zelaya em junho de 2009, reporta AP.

Anjana Samant, advogada do Centro para os Direitos Constitucionais (CCR, em inglês), disse nesta quinta-feira em conferência de imprensa que os despachos não tem atendido as mais de 200 solicitações relacionadas ao golpe de Estado em Honduras, conforme a Lei da Liberdade de Informação.

Vejam mais detalhes em CONTRAINJERENCIA (América Latina em luta contra a intervenção estrangeira)

quinta-feira, 24 de março de 2011

Milhares de líbios se somam à "marcha verde" desde a cidade de Trípoli até Benghazi


TeleSUR / RNV – A “marcha verde” que protagoniza o povo líbio começou nesta quinta-feira na cidade de Trípoli, capital da Líbia, até a localidade de Benghazi, segunda cidade mais importante do país e bastião dos rebeldes, com o objetivo de dirimir as diferenças com os insurgentes, acabar com o conflito bélico e evitar uma invasão militar estrangeira.

O enviado especial de Telesur a Trípoli, Jordán Rodríguez, relatou que a marcha já partiu e percorrerá aproximadamente uns mil e 200 kilometros até Benghazi.

Vejam mais detalhes em CONTRAINJERENCIA (América Latina em luta contra a intervenção estrangeira)

Charge do Samuca


Charge do Samuca vista no blog BRASIL! BRASIL!

Plano B: Microsoft processa Barnes & Noble e outras pelo uso do Android

A Microsoft foi uma das pioneiras dos sistemas móveis para PDAs, com o Windows CE, que chegou a ocupar uma posição relativamente confortável no mercado de palmtops no início da década passada, desbancando a Palm, mas acabando por se tornar obsoleto, perdendo espaço primeiro para o Symbian e em seguida também para o iOS e o Android.

(...)

Incapaz de competir em relação aos méritos técnicos, a empresa adotou a previsível estratégia da guerra de patentes, para intimidar e extrair algum dinheiro das empresas que estão usando o Android. Depois da HTC e a Motorola, a Microsoft está agora processando a Barnes & Noble (fabricante do Nook), a Foxconn e a Inventec devido ao uso do Android, alegando que o sistema infringe várias de suas patentes:


Continue lendo no Guia do Hardware

Cuba liberta últimos dissidentes condenados em 2003

HAVANA (Reuters) - Cuba concluiu na quarta-feira a libertação dos 75 presos políticos condenados em 2003, aliviando as críticas ao governo por violação dos direitos humanos no país, de regime comunista. Mas a Anistia Internacional pediu às autoridades maiores garantias para os opositores.

Cuba tinha acusado os 75 dissidentes de conspirar com uma potência estrangeira para desestabilizar o governo. O processo foi encerrado na quarta-feira com a libertação dos dois últimos.


Mais sobre a notícia da Reuters, no UOL.

O poder da imprensa e os abusos do poder

Por Bernardo Kucinski em 22/3/2011

Prefácio de Regulação das comunicações – História, poder e direitos, de Venício A. de Lima, Editora Paulus, São Paulo, 2011; intertítulos do OI

...
No Brasil, os três grandes jornais de referência nacional – Estadão, Folha de S.Paulo e O Globo, e mais alguns importantes diários regionais como o Correio Braziliense e o Zero Hora, de Porto Alegre, e ainda a revista Veja e os canais de televisão e rádio do grupo Globo – formam hoje um compacto político-ideológico em defesa dos fundamentos do modelo econômico chamado neoliberal: privatizações, terceirizações, flexibilização das leis trabalhistas e desrregulação do movimento de capitais. Também combatem em uníssono as principais políticas públicas do governo, como o Bolsa Família, o Plano Nacional de Direitos Humanos, as cotas nas universidades e a política externa. Tornaram-se assim substitutos de um grande partido político conservador e protagonistas centrais na cena político-eleitoral.
...
Hoje os três grandes jornais de referência nacional não chegam a vender, somados, 900 mil exemplares. No período de duas décadas em que nossa população cresceu uns 25%, esses jornais perderam 25% de leitores.

Leia o Prefácio completo AQUI.

Los trofeos del ‘Kill Team’

La lista de atrocidades cometidas por los militares norteamericanos en Afganistán se amplía con el expediente del llamado ‘Kill Team’, un grupo de soldados que terminó convirtiendo en un deporte el asesinato de civiles afganos. La investigación de sus crímenes ha producido 4.000 fotografías y vídeos en las que los soldados posan con cadáveres. Son sus trofeos de guerra.

Vejam mais detalhes em CUBADEBATE

Geólogos advierten posibilidad de otro poderoso terremoto en Japón


Geólogos han advertido que otro poderoso terremoto podría golpear Tokio porque el que ocurrió el 11 de marzo, que fue de magnitud 9, ha alterado la superficie de la tierra.

El monstruoso terremoto ha puesto presión sobre las líneas de la falla cerca de la capital japonesa y expertos han sugerido que un terremoto de magnitud 7.5 podría ocurrir.


Vejam mais detalhes em CUBADEBATE

quarta-feira, 23 de março de 2011

Aniversário de titulação de quilombo é notícia?

CLARO QUE SIM!!!


- leia no site da Catarse, aqui
- leia no site da Rede Juçara, aqui

Refugiados



'O STF mantém um preso político no Brasil'

Porto Alegre/RS - O governador Tarso Genro defendeu, na manhã desta terça-feira (22), que o Supremo Tribunal Federal (STF) revise o caso do ex-ativista italiano Cesare Battisti, que é mantido preso no país aguardando decisão do processo. Ele acredita que o órgão, por maioria, deverá revisar os erros cometidos, algo que é muito importante para a democracia e para a ordem política do país. Tarso Genro foi o palestrante do I Seminário de Proteção e Integração de Refugiados, realizado no auditório do Palácio do Ministério Público Estadual, em Porto Alegre. O tema abordado foi: O Refúgio no Contexto dos Direitos Humanos.

"O STF mantém um preso político no Brasil e o faz por dois motivos: quando o refúgio é concedido, a lei determina que a extradição seja interrompida e o STF tomou a decisão ignorando esta lei. Segundo porque não tomou a decisão pela sua soltura imediata, pretendendo tentar cassar a decisão soberana do presidente da República que decide em última instância quem é que pode ser extraditado ou não", explicou o governador, que ilustrou sua palestra com o caso Battisti, ocorrido quando era ministro da Justiça. (...)
-Clique Aqui para ler a postagem na íntegra.

Libia derriba dos aviones de EE.UU.


En la conferencia de prensa de Barack Obama en El Salvador, que acaba de terminar, a la pregunta de una periodista de Bloomberg sobre el derribo de dos aviones estadounidenses en Libia, Obama minimizó el incidente.

Al igual que ocurrió tantas veces en Afganistán, donde los helicópteros estadounidenses siempre caen por "problemas técnicos", Obama respondió que se había conseguido rescatar a los dos pilotos, y que toda la operación estaba prevista de antemano.

Vejam mais detalhes em LA HAINE.ORG

"Bombardeios não podem instaurar democracia na Líbia"

Em entrevista ao jornal francês Libération, Rony Brauman, ex-presidente da organização Médicos sem Fronteiras e professor de Estudos Políticos em Paris, critica a ação militar autorizada pela ONU na Líbia. “Não creio que os bombardeios possam instaurar uma democracia”, afirma Brauman. "Aí estão os casos da Somália, do Afeganistão, do Iraque e da Costa do Marfim para nos lembrar da cruel realidade da guerra e sua imprevisibilidade. Proteger as populações, na prática, significa desfazer-se de Kadafi e, se seguimos passo a passo essa lógica até o fim, substituí-lo por um Karzai local, ou dividir o país congelando a situação", defende.

terça-feira, 22 de março de 2011

Pelo menos quatro palestinos morreram após um ataque da artilharia israelense

Gaza, 22 de marzo, RIA Novosti.

Pelo menos quatro palestinos, dos quais três meninos, morreram e outros foram feridos após um disparo da artilharia israelense contra um campo de futebol na Faixa de Gaza, informou a RIA Novosti um porta-voz dos centros médicos do enclave.

“Um projétil atingiu os meninos que estavam jogando futebol", disse.

Segundo o interlocutor da agência, foram lançados pelo menos quatro projéteis contra esse campo de futebol localizado no leste da cidade de Gaza.

Vejam mais detalhes em RIA NOVOSTI

Dilma anuncia investimento de R$ 4,5 bilhões para prevenção ao câncer

A presidente Dilma Roussef lança hoje, em Manaus (AM), o Programa de Prevenção ao Câncer de Mama e ao Câncer de Colo de Útero, que compreende investimentos de R$ 4,5 bilhões até 2014. O dinheiro será usado na formação da rede de saúde das mulheres, que oferecerá exames preventivos a todas as mulheres com idade entre 25 e 59 anos.

“Sei, por experiência própria, que o câncer tem maior chance de cura quando é tratado no início”, afirmou Dilma na edição de ontem de seu programa de rádio Café com a Presidenta.


Vejam mais detalhes em BRASILIA CONFIDENCIAL

EEUU exige a un juez de España que deje de investigar las torturas de Guantánamo

Los Departamentos de Justicia y Defensa y el Congreso de Estados Unidos han pedido al juez de la Audiencia Nacional Eloy Velasco que no investigue las torturas que se han producido en la prisión norteamericana de Guantánamo porque sus tribunales son los competentes para perseguir estos hechos y ya han abierto varios procedimientos al respecto.


Vejam mais detalhes em CONTRAINJERENCIA

Israel aproveita o festim da guerra e bombardeia a faixa de Gaza (+fotos)

Pelo menos cinco pessoas acabaram feridas nesta segunda-feira no território palestino de Gaza por causa do disparo de mísseis dos aviões de Israel, segundo fontes médicas palestinas.

O exército de Israel informou que os ataques foram "uma resposta ao lançamento de foguetes palestinos"

Os ataques aconteceram depois que o governo do Hamas em Gaza oferecera uma trégua em troca de que Israel parasse seus bombardeios.


Vejam mais detalhes em CUBADEBATE

Las guerras de EEUU: Pentágono se disculpa por imágenes de asesinatos en Afganistán (+ Fotos)

(Legenda da foto: "Esta imagen muestra el cuerpo de Gul Mudin, el hijo de un agricultor, quien fue asesinado el 15 de enero de 2010. Un miembro del "Kill Team" está posando detrás de él. Der Spiegel publicó sólo tres fotos de los cerca de 4.000 imágenes y vídeos que ha visto. Los procedimientos judiciales marciales contra los soldados involucrados en los asesinatos supuestamente comenzarán en breve.")

El Ejército de Estados Unidos pidió formalmente el lunes disculpas “por el sufrimiento” causado por fotos que muestran abusos presuntamente cometidos por tropas de ese país en Afganistán.

“Pedimos disculpas por la angustia que estas fotos causan”, indicó un comunicado difundido por el Ejército. Por supuesto, no ofreció disculpa ni se retractó por los asesinatos perpetrados por sus tropas.

El semanario alemán Der Spiegel publicó el lunes fotos que, según indicó, muestran a dos soldados estadounidenses en Afganistán posando con afganos muertos.

Vejam mais (fotos também) em CUBADEBATE

Tres nuevos asesinatos de profesores universitarios iraquíes en Bagdad, Tikrit y Mosul. Desde el inicio de la ocupación de Iraq han sido asesinados 31

Saad Abdul Jabar: profesor de la Universidad Tecnológica de Bagdad. Saad Abdul Jabar fue asesinado por un grupo de hombres provistos de armas con silenciadores el 26 de febrero de 2011 cuando conducía su vehículo por Al-Siyada, un distrito del suroeste de Bagdad. [Fuente: Agencias Asuat Al-Iraq, 26 de febrero de 2011 (http://ar.aswataliraq.info/Default1.aspx?page=article_page&id=273334&l=1), y Yaqen, 27 de febrero de 2011 (http://www.yaqen.net/Portal/news.php?action=view&id=15416).]


Vejam mais no blog IRAQSOLIDARIDAD

Mercenário negro, contratista branco


Por Olga Rodríguez

Talvez por acaso, talvez não, a mídia ocidental tem chamado desde o primeiro dia mercenários aos negros que operam a serviço do governo de Khadaffi. O são, e porque chama-los de outro modo?

Esta clareza de termos contrasta sem dúvida com a ambiguidade empregada por certa mídia européia e ianque para referir-se às dezenas de milhares de mercenários que tem lutado ou lutam sem limites em países como Afeganistão ou Iraque.

Os mercenários que trabalham nestes países são chamados contratistas ou pessoal armado privado, talvez porque muitos são brancos, tem uniformes sofisticados, último modelo de óculos escuros, armamento qualificado e estão contratados por empresas ocidentais ou pelo próprio exército ianque, que conta com alguns departamentos já quase privatizados.

Vejam mais detalhes em NODO50-Contrainformação na Rede

Demolição da Sociedade Internacional

Jorge Gómez Barata (especial para ARGENPRESS.info)

A Resolução 1973 do Conselho de Segurança da ONU e o discurso pronunciado por Ban Ki-moon na reunião dos Estados Unidos, ONU, OTAN e a Liga Árabe que precedeu ao inicio da agressão a Líbia significa um passo na demolição do sistema de segurança coletiva para cuja criação a humanidade teve que sofrer a experiência de duas guerras mundiais.

Em 1917, rompendo a tradicional política isolacionista inspirada no legado de George Washington, os Estados Unidos se envolveram na Primera Guerra Mundial na qual, pagando o precio de 130. 000 mortos, derrotaram a Alemanha e outros países europeos convirtendo-se na primeira potência mundial. Naquele contexto, o presidente Woodrow Wilson, previu a formação da Sociedade das Nações, eixo de um mecanismo de segurança coletiva para impedir ó la formación de la Sociedad de Naciones, eje de un mecanismo de seguridad colectiva destinado a impedir outra carnificina semelhante.

Vejam o texto completo em ARGENPRESS.info

DOIS FILMES BRASILEIROS SÃO PREMIADOS EM FESTIVAL URUGUAIO

MONTEVIDÉU, 21 MAR (ANSA) - Os filmes brasileiros "Diário de uma busca" (2010) e "Tropa de Elite 2" (2010) venceram o 14º Festival Internacional de Cinema de Punta del Este que aconteceu no balneário uruguaio, entre 13 e 20 de março.

O primeiro, uma produção de Flavia Castro, foi premiado na categoria "melhor filme" pela eleição do Júri da Crítica, e traz seu testemunho sobre seu pai, Celso A. Castro, militante esquerdista que foi assassinado durante a ditadura militar.

Vejam mais detalhes em ANSALATINA-Portal Latinoamericano da Agência ANSA

WikiObama: como é conduzido o governo dos EUA

Em documentos revelados pelo WikiLeaks tomamos conhecimento de ações do governo norte-americano e seus lobbies para combater a lei do pré-sal e que a Casa Branca pressionou autoridades ucranianas para obstaculizar o desenvolvimento do projeto conjunto Brasil-Ucrânia de implantação da plataforma de lançamento dos foguetes. Portanto, já é hora pararmos com essa ladainha de visita simbólica ou de início de uma nova parceria estratégica. O artigo é de Reginaldo Nasser.


Vejam o texto completo em CARTA MAIOR

segunda-feira, 21 de março de 2011

Até os paranóicos têm inimigos: a guerra contra Kadafi

Na imprensa internacional, a visita de Barack Obama ao Brasil foi posta de lado por conta do início da intervenção estrangeira na guerra civil da Líbia. Sem auxílio externo os rebeldes seriam derrotados, mas o ataque cria também problemas de difícil solução: é a terceira guerra simultânea de países ocidentais contra uma nação muçulmana, expõe as contradições dos EUA e da União Européia para o mundo árabe e reforça o discurso xenófobo dos ditadores que acusam as rebeliões democráticas de serem conspirações fomentadas do exterior.


Continue lendo no blog Todos os Fogos o Fogo.

BNDES tem lucro recorde de R$ 9,9 bilhões em 2010

O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) registrou lucro recorde de R$ 9,9 bilhões em 2010. O resultado representa um crescimento de 47,2% em relação ao desempenho de 2009, quando havia registrado ganhos de R$ 6,7 bilhões.


Notícia completa na Folha.com

O ocaso da odisséia

Há hoje mais civis mortos pelas mãos de Obama, Cameron e Sarkozy ou em Benghazi que mortos pelas mãos de Gaddafi.

Caros jornalistas e políticos, por favor, não acreditem nos italianos.

Não há nada de humanitário no que estão fazendo: são atos de guerra. Guerra suja por energia, petróleo, gás. A França, que depois de Fukushima já não tem futuro nuclear, precisa de gás e petróleo.

Pelo menos desde o tempo do massacre de Ustica[1], França e Itália lutam pelo controle do petróleo da Líbia, quando os céus da Itália viraram teatro da guerra com a França, aviões italianos e Gaddafi, que estava apresente e safou-se por um fio. Gaddafi foi apoiado pelos italianos nos anos 70s, for armado pelos italianos. Parte do exército da Líbia foi treinado na Itália em troca de relações privilegiadas para comprarmos gás e petróleo.

Vejam o texto completo em GRUPO BEATRICE

A visita de Obama e o Minc

O que Ana de Hollanda está fazendo – e dizendo – vai na direção do que quer a Aliança Internacional de Propriedade Intelectual (IIPA, na singla em inglês), entidade que reúne órgãos como a MPAA, associação que representa os estúdios cinematográficos, e a RIAA, representante o mercado fonográfico.
Em relatório divulgado da semana passada, a associação recomenda que o País endureça a legislação antipirataria. O Brasil foi classificado com um dos 40 países do mundo a se "prestar atenção". A entidade diz que a flexibilização da legislação é "inconsistente com um equilíbrio viável entre proteções e exceções", além de "desnecessária".
O estudo poderia ser só um retrato do que são os países na visão das indústrias que combatem a troca de arquivos e cópias ilegais, mas sua importância é bem maior e tem ligação até com a visita de Gary Locke a Ana de Hollanda na última sexta-feira.
A IIPA envia as informações ao Escritório de Comércio, que as usa na elaboração do Special 301, uma lista anual dos países que não colaboram com a propriedade intelectual e que é usada como pressão em acordos comerciais bilaterais. Os EUA têm um mecanismo para ajudar países em desenvolvimento com a isenção de impostos na exportação de produtos, mas atrela o benefício justamente à maneira como eles cuidam dos direitos autorais. Quem desagradar perde o benefício.


Confira o texto, interessante, do Estadão, disponível no blog do Luís Nassif.

Para o PIG, protestos do "caos-aéreo" só valia contra Lula. Não vale contra Obama.

Parentes das vítimas do acidente do avião da Gol, atingido por um jatinho Legacy, pilotado de forma negligente, por dois pilotos estadunidenses, protestaram junto ao presidente dos EUA, Barack Obama, em frente o hotel onde ficou hospedado no Rio de Janeiro.

Poucos órgãos da imprensa demo-tucana brasileira noticiaram, e os que fizeram foi de forma tão discreta a passar desapercebido.

Vejam mais no blog OS AMIGOS DO PRESIDENTE LULA

Ditadura militar: José Eduardo Cardozo pede perdão em nome do Estado brasileiro

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, pediu desculpas, nesta sexta-feira (18/3), a todos que foram violentados pela ditadura militar brasileira (1964-1985). “Àqueles que sofreram, que foram torturados, em nome do Estado brasileiro e do Ministério da Justiça, peço perdão”, disse para um auditório lotado no TUCA, teatro da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católia de São Paulo).

“Temos que pagar indenizações para aqueles que tiveram suas vidas violentadas. Temos que pedir perdão, em nome do Estado, para os torturados, para os violentados, para aqueles que tiveram suas vidas destroçadas”, reiterou Cardozo, que participava de evento da Comissão da Anistia, do Ministério da Justiça. “Hoje vivemos um momento diferente do Estado brasileiro, nós temos na presidência da República uma mulher, que lutou contra a ditadura, que foi presa, que foi perseguida” acrescentou o ministro enquanto falava sobre a importância das reparações pecuniárias e morais.

Vejam mais em ULTIMA INSTANCIA

W.O. na direita

Não tenho o hábito de escrever na primeira pessoa, mas desta vez terei que fugir à regra para relatar um fato que tem muito a ver com o jornalismo e especialmente com a questão do pensamento único.

A história é a seguinte: fui convidado para participar de uma mesa de debate sobre Jornalismo Político na semana de calouros organizada pelo diretório acadêmico da Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ. Comigo tinham sido chamados também os jornalistas Merval Pereira e Ricardo Noblat (na foto acima), ambos de O Globo, bem como o cartunista Carlos Latuff.

Uma das organizadoras da atividade, a jovem estudante Carol explicou que o objetivo do debate era apresentar aos estudantes que estão entrando na ECO os dois lados do jornalismo. Merval e Noblat, a mídia convencional, este jornalista e Latuff como contrapontos. O objetivo, portanto, era dos mais nobres, ou seja, ouvir os dois lados. Só compareceram e deram o recado durante cerca de três horas este jornalista e Latuff.

Vejam o texto completo em DIRETO DA REDAÇÃO

El día en imágenes

Río de Janeiro. Activistas protestaron por la visita del presidente Barack Obama a Brasil y la situación que se vive en Libia. Ap


Imagem vista na primeira página de LA JORNADA

El bazar de armas Obama

El complejo militar-industrial estadounidense es un gobierno aparte y el mandatario norteamericano ha decidido ser su presidente. No se trata sólo de continuar guerras, preparar otras, crear constantemente armamento más avanzado para reemplazar al “viejo”: Obama es su gran vendedor.


Vejam mais detalhes em CUBADEBATE

Do lado de fora do Theatro Municipal, protestos dão o tom

Rio de Janeiro - Quando a Obamafolia estava sendo preparada, veio o balde d'água: o presidente dos Estados Unidos não faria mais um pronunciamento aberto à população no Centro do Rio. O movimento, que ganhou força no Facebook, ainda tentou manter a programação, mas a folia passou longe da Cinelândia nesse domingo (20). Em seu lugar, centenas de manifestantes mostravam seu descontentamento com a presença de Obama no Brasil.


Vejam mais detalhes em REDE BRASIL ATUAL

Forças especiais britânicas atuavam há três semanas na Líbia

Pelo menos uma centena de soldados das forças especiais britânicas SAS lançaram uma caçada na Líbia para encontrar os arsenais do governo e estão operando junto aos grupos rebeldes há três semanas.

Segundo informou hoje o orgão dominical inglês Sunday Mirror, duas unidades das SAS, identificadas como equipes “Smash” por sua habilidade “destruidora”, buscam os arsenais de mísseis aéreos, com os quais o governo líbio poderia atacar aviões comerciais que sobrevoam o Mediterrâneo.

Vejam mais detalhes em CUBADEBATE

ESCÁRNIO

'O futuro do mundo árabe será determinado pelo seu povo'

(Barack Obama, em discurso no Rio, ao mesmo tempo em que os EUA despejavam uma chuva de mísseis contra a Líbia, em nome da democracia e dos direitos humanos não considerados no caso do Egito, do amigo Mubarak, assim como das ditaduras aliadas do Iêmen, Bahrein, Arábia Saudita etc etc etc).


(Carta Maior; 2º feira, 21/03/2011)

domingo, 20 de março de 2011

De vuelta al canal

Los medios de comunicación panameños publicaron una breve nota informando que el martes pasado se iniciaba una “intervención militar” norteamericana sobre territorio nacional. La “invasión” se realizó en varias antiguas bases militares que ese país tenía en lo que antes se conocía como la Zona del Canal de Panamá. (Fuente: ALAI-AMLATINA)


Vejam mais detalhes em CUBADEBATE