sábado, 23 de abril de 2011

EUA fazem primeiro ataque na Líbia com avião não tripulado

Um avião norte-americano lançou o primeiro ataque na Líbia neste sábado (23/04), anunciou o Pentágono, um dia depois de Washington autorizar o uso de aviões não tripulados para ajudar os rebeldes na batalha contra as forças de Muamar Kadafi.

"O primeiro ataque de um Predator foi realizado à tarde na Líbia", disse um porta-voz de imprensa militar em um e-mail citado pela agência AFP.

A notícia continua no Opera Mundi

Testemunha desaparecida na Argentina foi drogada e mantida em cativeiro

A advogada de Víctor Óscar Martínez, desaparecido durante três dias na Argentina, afirmou que seu cliente foi mantido em um quarto, e drogado com uma substância que o impedia de caminhar corretamente. Martínez foi encontrado na madrugada desta quinta-feira (21/04), poucas horas depois de que a presidente Cristina Kirchner acionasse todas as forças de segurança do país para encontrá-lo.

Testemunha-chave no processo de investigação da morte do bispo Carlos Ponce de León, durante a última ditadura militar do país (1976-1983), Martínez, de 52 anos, foi visto pela última vez na tarde de segunda-feira (18/04), quando saiu de casa em direção a um cartório, ao qual nunca chegou.

Continue lendo no Opera Mundi

'Juros sangram o país'


BC sobe juro de novo, recebe críticas mas surpreende mercadistas

'Pela terceira vez no governo Dilma, Banco Central aumenta taxa de juros para frear inflação. Para CUT, decisão "sangra o país" e "atrapalha desenvolvimento". Indústria vê "graves danos à atividade produtiva". Sistema financeiro perde aposta e leva juro menor do que esperava.' (André Barrocal)

BRASÍLIA – A diretoria do Banco Central (BC) estava espremida dos dois lados, quando se sentou nesta quarta-feira (20/04) para decidir pela terceira vez, no governo Dilma Rousseff, se o rumo da inflação exigiria mudar a taxa básica de juros da economia. O mercado previa (queria?) alta de ao menos meio ponto percentual, enquanto o mundo real da economia – trabalhadores e empresários – torcia para que a taxa ficasse igual. Pois o BC tomou uma decisão intermediária. Subiu o juro, sim, e recebeu críticas do “mundo real”. Mas surpreendeu o "mercado" e aumentou menos do que o setor defendia e menos do que o próprio BC já havia feito duas vezes desde janeiro. (...)
-Leia a íntegra do artigo de André Barrocal, postado no sítio da Carta Maior, Clicando Aqui

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Época publica as relações "jumentais" de Daniel Dantas com José Serra

Pena que a revista Época das Organizações Globo não mostra os e-mails mais tenebrosos, mas mesmo assim o que foi publicado já é suficiente para entender muito bem o que se passava ali.

Em um email, do lobista Roberto Amaral para o serrista Andrea Matarazzo, comenta uma entrevista de Serra à revista Veja em 2002, classificando as posições de Serra como "jumentais".


Vejam mais detalhes (e documentos) no blog OS AMIGOS DO PRESIDENTE LULA

INTELECTUAIS ISRAELENSES VÃO ÀS RUAS EM DEFESA DE UM ESTADO PALESTINO

Hanna Maron, atriz israelense de 87 anos, que perdeu uma perna num ataque palestino, leu nesta 5º feira uma declaração assinada por intelectuais israelenses que apoiam a criação de um Estado palestino. A manifestação ocorreu diante do Hall da Independência em Tel Aviv, onde foi proclamada a independência de Israel, em 1948. Subscrito por dezenas de intelectuais, acadêmicos e personalidades israelenses, o documento defende a criação de um Estado palestino com base nas fronteiras de 1967. A Faixa de Gaza está incluída. Entre os signatários estão 20 ganhadores do Prêmio Israel, a mais importante honraria do país.


(Carta Maior; 6º feira, 22/04/2011)

Bafômetro: Autuação de Aécio consta como motivo "dirigir embriagado/drogado"

O senador Aécio Neves foi autuado duas vezes na blitz da lei seca, no Rio de Janeiro.

O primeiro auto de infração contém a descrição: "DIRIGIR C/CNH VENC.HA + DE 30 DIAS".

Isso foi o que sua assessoria e ele explicou à imprensa.

O que ele não explicou foi o segundo auto de infração que contém a descrição: "DIRIGIR EMBRIAGADO/DROGADO".


Vejam mais detalhes (e documento do DETRAN-MG) no blog OS AMIGOS DO PRESIDENTE LULA

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Cuba Hoje


Cante “La Internacional” con Fidel y Raúl
 
Havana/Cuba - Uno de los momentos más emotivos del VI Congreso del Partido Comunista fue, sin dudas, cuando al final se escuchó la música de “La Internacional”, que entonaron todos los delegados e invitados, y por supuesto, Fidel y Raúl. Cubadebate les ofrece ese momento en video, audio y fotos. Para que usted la cante con nosotros: “Arriba los pobres del mundo, en pie los esclavos sin pan…” (...)
Clique Aqui para ler a íntegra da postagem oriunda do sítio Cuba Hoje.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

HIV na mira de vacina brasileira

Vacina contra Aids desenvolvida por pesquisadores da USP e testada em camundongos induz maior resposta imunológica se comparada com similares. Potencial está relacionado com a capacidade de driblar a mutabilidade do vírus.

Por: Gabriela Reznik


Vejam o texto completo em CIÊNCIA HOJE-SBPC

American Curios (Disidentes)


Daniel Ellsberg, el ex analista militar que en 1971 filtró los Papeles del Pentágono –acción que ayudó a poner fin a la guerra de Vietnam–, al ser arrestado el pasado 20 de marzo en Quantico, Virginia, durante una manifestación contra el trato que recibe en prisión el soldado Bradley Manning, sospechoso de pasar información clasificada a Wikileaks. Foto: Ap

Vejam o texto completo em CUBADEBATE

A rosa de Fukushima

Quais as condições necessárias para haver uma explosão nuclear? Por que isso dificilmente ocorrerá no Japão mesmo após os problemas nos reatores? Adilson de Oliveira trata dessas e outras questões em sua coluna de abril.

Por: Adilson de Oliveira

No dia 11 de março de 2011 ocorreu no Japão um dos mais fortes terremotos já registrados. Pelo fato de o epicentro do tremor ter sido no oceano, formou-se um tsunami que atingiu a costa norte do país, aumentando ainda mais a devastação. A pior consequência de todos esses eventos foi o acidente nuclear nos reatores que ficam na cidade de Fukushima. Devido ao tremor de terra, estes foram desligados.

Livre-se do FEBEAPÁ nuclear lendo o texto completo em CIÊNCIA HOJE-SBPC


Aécio Neves não pode dirigir rádio! Nem com teste de bafômetro.

A Lei Nº 4.117 (Código Brasileiro de Telecomunicações) é clara:

Art. 38. Nas concessões, permissões ou autorizações para explorar serviços de radiodifusão, serão observados, além de outros requisitos, os seguintes preceitos e cláusulas: (Redação dada pela Lei nº 10.610, de 20.12.2002)
...
Parágrafo único. Não poderá exercer a função de diretor ou gerente de concessionária, permissionária ou autorizada de serviço de radiodifusão quem esteja no gozo de imunidade parlamentar ou de foro especial. (Redação dada pela Lei nº 10.610, de 20.12.2002)
No entanto, o senador Aécio Neves (PSDB/MG) faz parte da diretoria da Rádio Arco-Íris (Jovem Pan de Belo Horizonte), detendo 44% das ações:


Vejam mais detalhes no blog OS AMIGOS DO PRESIDENTE LULA

Exército deixa de anunciar em publicação de ultradireita

Os repórteres Rodrigo Vizeu e Raphael Veleda, da Folha.com, informam que o Exército anunciou o fim da publicação de anúncios da Fundação Habitacional do Exército (FHE) no Jornal Inconfidência. O significado disso é o seguinte: a Força Terrestre não mais apoiará financeiramente um panfleto de extrema direita, controlado por militares da reserva, cuja “missão” é combater a esquerda (ou, no caso do PT, um partido que um dia já foi de esquerda).

Editado em Belo Horizonte, o Jornal Inconfidência é a voz do Grupo Inconfidência, um “grupo cívico”, como ele se autodenomina, “que luta contra o comunismo e a corrupção” e a favor do “fortalecimento das Forças Armadas”. São militares da reserva, associados a civis, que utilizam variados meios para fazer proselitismo contra a esquerda. Ao lado do Grupo Guararapes, do Ceará, o Grupo Inconfidência é o mais importante canal de expressão dos militares de extrema direita (da ativa, veladamente, e da reserva, escancaradamente).


Vejam mais detalhes no PORTAL VERMELHO

terça-feira, 19 de abril de 2011

Triplo antídoto ao febeapá nuclear

Artigo de José Eli da Veiga* no jornal Valor Econômico desta terça-feira (19).

O besteirol lido e ouvido no Brasil sobre energia nuclear desde a tragédia de Fukushima Daiichi só é digno do festival idealizado há 47 anos por Stanislaw Ponte Preta. Em vez de escarnecê-lo, é melhor destacar três referências fundamentais. Mesmo porque, esclarecimentos sobre as 24 mais frequentes bobagens antinucleares estão em quadro que ocupa sete páginas do segundo capítulo do livro "Energia Nuclear: do anátema ao diálogo" (Senac, 2011, p. 64-70), dos engenheiros Leonam dos Santos Guimarães, da Eletronuclear, e João Roberto Loureiro de Mattos, do Centro de Desenvolvimento da Energia Nuclear (CTDN).


Vejam o texto completo no JORNAL DA CIÊNCIA-SBPC

A MPAA e a democratização da cultura

Bem, não tenho certeza. Eles [defensores do Creative Commons] nem sempre concordam com o que pregamos. E você está falando em democratizar a cultura, isso não está entre os nossos interesses. Realmente não é a minha seara.


Confira a entrevista, que está disponível no blog do Luís Nassif

Os 15 anos do Massacre de Eldorado dos Carajás

“Foi a tarde mais sangrenta da minha vida”, recorda Haroldo Jesus de Oliveira, o primeiro sobrevivente a conversar com a reportagem. Quem o vê trabalhando atencioso e calmo na Casa Digital 17 de abril, monitorando jovens e crianças no manuseio da internet, não imagina as recordações que ele guarda. “Acordamos felizes naquela manhã do dia 17, pois o Coronel Pantoja, junto a uma comissão, do então governador Almir Gabriel (PSDB), disse que daria os ônibus para que fossemos até Belém, onde pressionaríamos o governo para desapropriação dessas terras. Inclusive, já tínhamos desobstruído a rodovia na noite anterior, já que esse era nosso acordo, e preparado a alimentação para as famílias que participavam da marcha”, diz Oliveira.

Às onze horas da manhã venceu o prazo do acordo, e em vez de chegar os ônibus, que levariam cerca das 1,8 mil famílias da marcha, chegou o batalhão da Polícia Militar, o que fez com que as famílias retomassem a estrada. “Eu me lembro como se fosse hoje. Estávamos de prato na mão, almoçando, sob uma chuvinha leve, um sereninho bom. Muitos homens começaram a descer dos ônibus da polícia e montar o acampamento, por volta de três da tarde, e ficaram cerca de 90 minutos preparando-se, como se fossem para uma guerra”, relata Oliveira.

Leia o texto completo, disponível no blog do Luís Nassif

Irã acusa Siemens pelo vírus Stuxnet

Um comandante militar iraniano acusou o conglomerado alemão Siemens de ajudar os Estados Unidos e Israel a lançar um ciberataque contra suas instalações nucleares, publicou o diário iraniano Kayhan.

Gholamreza Jalali, diretor da defesa civil iraniana, disse que o vírus Stuxnet, que tomou por alvo o programa nuclear iraniano, é obra dos dois maiores inimigos do país, e que a companhia alemã deve arcar com parte da culpa.

"As investigações mostram que a fonte do vírus Stuxnet está nos Estados Unidos e no regime sionista", teria dito Jalali.


Continue lendo a notícia da Reuters, que está disponível no UOL Tecnologia.

Playstation 3 vende 50 milhões de unidades




A Sony anunciou na última sexta-feira que as vendas do PlayStation 3 ultrapassaram a marca das 50 milhões de unidades em todo o mundo. Os dados foram contabilizados até o dia 29 de março, e o console começou a ser vendido oficialmente em novembro de 2006. No Brasil, o PS3 passou a ser vendido de forma oficial em agosto do ano passado.

A companhia japonesa atribui parte do sucesso da plataforma ao funcionamento da PlayStation Network, a rede online que permite que os usuários do console joguem, comprem títulos e baixem conteúdos novos para os games que possuem. A PSN possui hoje cerca de 75 milhões de contas registradas e opera em 59 países ao redor do mundo. A PSN brasileira deve chegar ainda em 2011, segundo a Sony do Brasil.


Um pouco mais na revista Home Theater

domingo, 17 de abril de 2011

Coelhinhos da Páscoa acabam abandonados

Diz que os animais em geral são dados às crianças por pais que acham mais autêntico brincar com eles vivos do que com modelos de pelúcia ou plástico. Indignada, ela afirma que não existe a intenção de dar ao filho um lastro afetivo com o animal, mas simplesmente um "brinquedo". Segundo Sabine, ninguém pensa no trabalho que vai ter para criar o bicho depois.

"As pessoas não têm ideia de como criar um coelho. Então, acabou a festa, a criança não quer mais saber de brincar com ele, os pais acham que faz sujeira, ninguém mais quer cuidar, a maior parte se livra deles", explica a ativista.


Confira mais no UOL Notícias