sexta-feira, 20 de maio de 2011

Azeredo apresenta novo relatório sobre projeto de crimes cibernéticos

O projeto de lei sobre crimes cibernéticos – que na internet ganhou os apelidos de PL Azeredo ou mesmo AI-5 Digital – já tem novo relatório e, portanto, está pronto para ser votado pela Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados.

Como antecipara o relator – novamente Eduardo Azeredo (PSDB-MG), autor do substitutivo aprovado pelo Senado Federal e agora de volta à Câmara – foram suprimidos do texto os itens considerados como mais polêmicos.

O mais importante deles é o que obrigava os provedores de acesso a informar as autoridades sobre “indícios de prática de crime”. A mudança, segundo Azeredo, tem o objetivo de evitar que o dispositivo “pudesse ser usado como salvo conduto para violações de privacidade”.



A notícia continua no Convergência Digital

ACM Neto tem empresa inapta pelo artigo 171 e líder tucano na Câmara oculta latifúndio

Ahh... se fosse o Palocci! Mas pau que bate em Chico, também bate em Francisco.

Palocci tem que explicar a origem de seu patrimônio, está ok. Mas ACM Neto (DEMos/BA) também tem que explicar sua empresa inapta pelo artigo 171 do RICMS.

E o deputado Duarte Nogueira (PSDB/SP), líder tucano na Câmara, tem que parar de ocultar do eleitor seus bens declarados na justiça eleitoral de forma maquiada, e explicar quantos hectares tem seu latifúndio rural em Minas Gerais.

O ruralista tucano cometeu a malandragem de declarar ter apenas ter "HECTARES" sem dizer se é 8 ou 800 ou 8000.

Leia mais no blog "Os Amigos do Brasil".

Vejam também no blog OS AMIGOS DO PRESIDENTE LULA

Sony é atacada novamente

NOVA YORK/HELSINQUE (Reuters) - A japonesa Sony sofreu um novo ataque hacker.

A So-Net, unidade provedora de serviços de Internet da companhia, alertou consumidores de que um intruso acessou seu sistema e roubou pontos virtuais de clientes no valor de 1.225 dólares.

O último ataque acontece após o sequestro de informações pessoais de cerca de 100 milhões de contas de clientes da Sony no mês passado, quando seus sistemas de jogos online PlayStation Network e Sony Online Entertainment foram hackeados.

Comentário do Soldado Blogoleônico: A segurança da Sony está parecida com um queijo suíço.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Apple exige que atendentes não ajudem clientes a se livrar de malware

Você espera que o serviço de atendimento ao consumidor esteja lá para… servir  a você, certo? Com a Apple, não é o caso! Depois que o Mac Defender, um malware para OS X, se espalhou de forma inesperadamente ampla, a Apple está dizendo aos seus atendentes para deixar os clientes na mão.


Leia mais a respeito no Gizmodo Brasil

Em discurso, Obama reitera apoio à criação de Estado Palestino com fronteiras baseadas em 1967

O discurso do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, realizado nesta quinta-feira (19/05) que anuncia os rumos da política externa norte-americana sobre os países árabes, deixou clara a posição a favor de um Estado palestino com fronteiras permanentes e baseadas em 1967, antes da Guerra dos Seis Dias.

“Apoiamos um Estado palestino viável e um Estado de Israel seguro. Dois Estados com fronteiras permanentes, baseadas em 1967, que devem ser seguras para os dois Estados. O povo palestino tem o direito de se auto-libertar”.


Continue lendo no Opera Mundi.


Leia também: Premiê de Israel rebate Obama e diz que fronteiras de 67 são "indefensáveis"

De azul e branco, 'super-herói' argentino combate o crime em Buenos Aires

"Sou de carne e osso, tão real como a própria vida, e percorro as ruas de dia e de noite porque a cidade está cada vez mais louca e precisa de mais alguém que a proteja". Assim se descreve Menganno, um super herói que, equipado com um escudo redondo com as cores da bandeira argentina, coturno, luvas e capacete, defende os moradores de Buenos Aires da crescente criminalidade.


Continue lendo no Opera Mundi, sobre o "super-herói" argentino.

Famílias de sem-teto invadem imóveis e planejam protestos em São Paulo

Cerca de 800 famílias de sem teto ligadas a movimentos que reivindicam moradia popular ocupam três imóveis na capital paulista, após três invasões e uma tentativa, ocorridas entre o final da noite de ontem e o início desta madrugada.


Continue lendo no UOL Notícias

A violação do chefe do FMI e a atitude em relação à Grécia, Portugal e Espanha

Paralelismo entre a violação do chefe do Fundo Monetário à camareira de um hotel de luxo em Nova York, com a atitude que o FMI tem em relação aos paises do sul.

Petras: Bom, comecemos. O caso mais importante é o de Al Nakba de onde os palestinos celebram o aniversário da catástrofe quando Israel lançou a campanha de terror na fundação do Estado israelista. Forçaram a saída de 800 mil palestinos a partir das medidas de terrorismo, massacres, assassinatos e roubaram dos palestinos suas terras, suas casas, seus negócios, suas escolas e forçaram as pessoas a sair do país e viver em campos de refugiados.
(...)
O segundo tema que queria discutir é o paralelismo da violação do chefe do FMI à camareira num hotel de luxo em Nova York, com a atitude que o FMI tem em relação aos paises do sul da Europa e da América Latina. O senhor Strauss violou uma mulher. Forçosamente a impôs suas perversões sexuais, a raptou, a encerrou em seu dormitório não deixando-a sair partindo então para a violência violando-a. Este ato individual é uma boa representação de como atua o FMI a organização do senhor Strauss Kahn: entram num país, impõem seu critério, castigam qualquer um que não lhe seja obediente e depois retiram seu patrimônio; no caso da mulher tratam de destruir sua virtude. Os paralelismo são fortes.
(...)
O último tema que queria tratar é o massacre no México: 40 mil pessoas foram mortas desde que governa Felipe Calderón o presidente fraudulento que lançou a guerra contra os narcotraficantes.Agora, o que muita gente não sabe, é que os traficantes estão intimamente vinculados aos bancos mais importantes dos Estado Unidos. Um banco só (Wachovia) lavou 373 bilhões de dólares em quatro anos, entre 2004 e 2007. Esse dinheiro é essencial para os lucros dos traficantes e sem o apoio do dinheiro lavado pelos bancos ianques os traficantes não podem financiar suas atividades.

Vejam o texto em LA HAINE.ORG (e uma tradução livre no espaço de comentários deste post)

Afogam em sangue uma revolta anti-OTAN

Enrico Piovesana
PeaceReporter

Em Taloqan, norte do Afeganistão, milhares de pessoas assaltam a base da ISAF, após a matança de civis num raid noturno das fôrças especiais ianques: policiais e soldados alemães abrem fogo sôbre os manifestantes, causando 12 mortes e 85 feridos.

A enésima matança de civis - quatro, deles duas mulheres - em um ataque noturno das forças especiais ianques, desatou um viomento levantamento em Taloqan, na província setentrional afegã de Takhar, sob comando alemão.

Nesta manhã, três mil pessoas armadas com machados, picaretas e paus marcharam pela ciade com os quatro cadáveres. Ao grito de "Morte aos Estados Unidos" e "Morte a Karzai" queimaram carros, saquearam o comércio, destruiram escritórios e finalmente assaltaram a base local da ISAF, lançando pedras e bombas incendiárias sobre os muros dos quartéis e ferindo levemente dois soldados da Bundeswehr. A polícia afegã, e mais tarde os soldados alemães, abriram fogo contra os manifestantes, provocando uma nova tragédia: pelo menos doze mortos e oitenta feridos.

Vejam mais detalhes (em castelhano) em REBELION.ORG

Cartaz de Josetxo Ezcurra


Cartaz político de Josetxo Ezcurra visto em REBELION.ORG de 19/05/2011

Apuntan para Cuba… y las protestas estallan en España


Vista general de la concentración a la que asisten gran número de jóvenes que reclaman una cambio en la polí­tica y en la sociedad, esta tarde en la Puerta del Sol de Madrid. Una veintena de furgones de policías antidisturbios han sido desplegados por los accesos a la plaza, así­ como ante la Real Casa de Correos, sede de la Comunidad de Madrid. EFE/J.J. Guillén

Vejam mais detalhes em CUBADEBATE

Serviço secreto dos EEUU interrogou um menino de 13 anos por causa de um comentário no Facebook

Um estudante ianque de 13 anos foi interrogado pelo serviço secreto por haver escrito no perfil de sua página no Facebook após a morte de Osama bin Laden que o presidente Barack Obama devia ter agora cuidado porque provavelmente os atacantes suicidas iriam se vingar.

Vito LaPinta foi interrogado em sua escola em Tacoma, no estado de Washington, por um funcionário, informou hoje o canal ianque Q13FOX.

Vejam em CUBADEBATE (e o texto em tradução livre no espaço de comentários deste post)

A impossível inocência das mídias, entre Cuba, Neruda e Pinochet (vídeo)

Por que a denúncia de uma testemunha próxima sobre o possível assassinato do Prêmio Nobel de Literatura Pablo Neruda demorou sete anos para chegar às mídias e um boato contra Cuba, ao redor da morte de um ex-detento por delitos comuns, -desmentido por seus familiares, testemunhas e médicos- salta imediatamente para as manchetes?

O aparentemente incompreensível paradoxo não é inocente e o pior é que as grandes mídias o sabem, odeiam Cuba tanto quanto obedecem a Washington. Essa é a tese deste vídeo, realizado pelos colegas de Cubainformación, com base em nosso post "Pinochet inocente, Cuba culpada?":





Vejam mais no blog LA PUPILA INSOMNE

Supremo diz que arquivos de computadoes de Raúl Reyes não são provas em processos judiciais

A Corte Suprema de Justiça da Colômbia determinou hoje que os conteúdos dos computadores do falecido chefe das FARC “Raúl Reyes” não tem validade dentro dos processos judiciais no país, porque foram obtidos ilegalmente.

A corte considerou que esse material, que posteriormente foi utilizado em vários processos contra políticos do país, entre eles a destituída senadora Piedade Córdoba, foram colhidos por militares que não tinham funções de polícia judicial.

Vejam mais detalhes em CUBADEBATE (ou no espaço de comentários deste post)

O CÓDIGO DE ALDO REBELO E A EXPECTATIVA DA IMPUNIDADE

" A expectativa da impunidade embutida no projeto do novo Código Florestal, de autoria do relator Aldo Rebelo (PCdoB-SP), pode estar na origem dos 1.848 km2 de floresta derrubados na Amazônia entre agosto de 2010 e abril deste ano. O aumento de 27% concentrado no Mato Grosso, em áreas privadas, sugere uma ofensiva incentivada pela lógica complacente que orienta a proposta da nova lei florestal. Foram destruídos 733 km2 nos últimos nove meses no Mato Grosso, um acréscimo de 47% em relação ao período anterior. Só nos meses de março e abril, quando se intensificou o debate sobre o Código Florestal, os satélites detectaram 593 km2 de novos desmatamentos no estado: 475% a mais que nos mesmos meses de 2010. O projeto do relator Aldo Rebelo legitima todas as áreas cultivadas até julho de 2008, perdoa multas a quem regularizar a área e permite a soma de áreas de preservação (APP) com a reserva legal (RL).A compensação para desmatamentos poderá se dar em áreas fora do Estado da derrubada original, desde que no mesmo bioma. O relator também desobriga a recomposição de reservas legais em propriedade de até quatro módulos fiscais (de 20 a 400 hectares, segundo o município), além de regularizar , temerariamente, o cultivo em encostas, topos de morro e áreas" salgadas", defendendo a redução de áreas intocáveis nas margens de cursos d'água grandes e pequenos. O desastre se antecipou a aprovação do projeto. Que sirva de alerta."

(Carta Maior; 5º feira, 19/05/ 2011)

Empresa em SP oferece babás e diaristas pela cor da pele

A cor da pele vem sendo usada como critério para a contratação de pessoal em São Paulo. Conforme a reportagem de O Dia constatou ontem, a empresa de recursos humanos Resilar, situada no bairro Vila Mariana, zona sul da capital paulista, dá ao cliente a opção de escolher, na ficha que preenche no site, a opção "cútis" (pele) para ajudar a definir o "perfil" do empregado que quer em sua casa.

Criado em 1989, o Estatuto da Igualdade Racial pune com pena de prisão de um a três anos o preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. Para o deputado federal e ex-ministro da Igualdade Racial, Edson Santos, o site (www.resilardomesticas.com.br) da empresa é uma forma de segregação racial. Ele promete levar o caso à Polícia Federal.


Vejam mais detalhes no blog OS AMIGOS DO PRESIDENT LULA

Charge do Xalberto


Charge do Xalberto vista no blog BRASIL! BRASIL! do Nogueira em 19/05/2011

A EUROPA EM CONVULSÃO SOCIAL COM GIGANTESCOS PROTESTOS EM VÁRIOS PAÍSES E OS FEUDOS EMPRESARIAIS DE MÍDIA BRAZILEIROS DE COSTAS, FALANDO DE CULINÁRIA

O QUINZE DE MAIO - TSUNAMI DE PROTESTOS COMEÇA NA ESPANHA E VARRE A EUROPA. AQUI NO BRAZIL DOS FEUDOS MIDIÁTICOS IMPERA TODA A SURDEZ DO SILÊNCIO POR INTERESSES CONTRARIANTES.
Comece a se informar por aqui:
http://www.publico.es/
http://www.publico.es/internacional/377191/la-spanishrevolution-se-extiende-por-varios-paises-europeos 

Twitter da 'revolução': http://twitter.com/#!/search?q=%23globalcamp

Do BRASIL, a imprensa que cresce percebeu: http://www.cartacapital.com.br/internacional/jovens-tomam-as-ruas-na-espanha-para-protestar 

Mais  o link no post abaixo, da CARTA MAIOR. 

Até o Washington Post (foto) deu, e a Falha de SP, nada.
http://www.washingtonpost.com/todays_paper?dt=2011-05-19&bk=A&pg=1

Dica de Roberto Cataldo Costa.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Milhares de manifestantes ocupam o centro de Madri

Mais de 10 mil pessoas, de várias idades, responderam terça-feira a um apelo feito em redes sociais e concentraram-se na Puerta del Sol, em Madrid, em protesto contra a crise econômica e as políticas anti-sociais implementadas pelo governo espanhol. Segundo o jornal El Mundo, às duas da madrugada, mais de 2000 pessoas permaneciam no local. O objetivo é manter este acampamento improvisado até 22 de maio, dia das eleições autônomas e municipais.


Confira na Agência Carta Maior

Cristão assume vice-presidência do partido da Irmandade Muçulmana

A organização egípcia Irmandade Muçulmana apresentou nesta quarta-feira (18/05) a documentação necessária para constituir legalmente seu partido político, o Liberdade e Justiça. A grande surpresa é que ele terá como um de seus vice-presidentes o intelectual cristão Rafiq Habib. As informações são do jornal espanhol El Mundo.

A Irmandade entregou à comissão eleitoral 8.821 assinaturas que respaldam a criação do partido. Entre elas estão a de 978 mulheres e 93 cristãos cooptas. A atual lei que regulamenta os partidos políticos, reformada em março pelo Conselho Supremo das Forças Armadas, fixa um número mínimo de 5 mil assinaturas para fundar uma agremiação política. A decisão final sobre a legalização deverá ocorrer em um mês.


Continue lendo no Opera Mundi

Índia recusa caças americanos e contraria o governo Obama

A relação entre EUA e Índia, cultivada por Washington para contrabalançar a ascensão da China, foi estremecida com a decisão de Nova Déli de descartar os jatos militares americanos F18 em sua nova aquisição de caça-bombardeiros.

O embaixador americano em Déli, Thimothy Roemer, se disse "profundamente decepcionado". O anúncio veio cinco meses depois da visita em que o presidente Barack Obama apoiou a candidatura indiana a uma cadeira permanente no Conselho de Segurança da ONU.


Continue lendo na Folha.com

Morte de Bin Laden pode abrir precedente internacional, diz relatório britânico

A morte de Osama Bin Laden pode abrir um precedente para assassinatos cometidos por Estados no futuro, sugere um relatório escrito por parlamentares britânicos.

De acordo com o documento, "a natureza do assassinato de Bin Laden pode ser sinal de que os EUA teriam tendência cada vez maior de matar membros da Al Qaeda do que capturá-los".

"Uma implicação maior é que a morte possa ser vista como precedente para o assassinato de indivíduos por qualquer país, além de fronteiras nacionais, pelo menos quando envolver terrorismo."

Preparado pela Câmara dos Comuns - a Câmara dos Deputados do Parlamento do Reino Unido -, o relatório diz ainda que "quanto mais Estados agirem assim, mais aceitável, pelo menos politicamente, se torna, mesmo que não o seja em termos das leis internacionais."


A notícia é da BBC Brasil, e está disponível no UOL.

Caso Skyhook escancara a mão pesada do Google em relação ao Android

A relação entre Google, fabricantes e operadoras sempre foi algo nebuloso. Quem decide quais apps serão pré-instalados em um aparelho? Ou melhor, quem decide se um aparelho vai ser mesmo lançado? A tendência é acreditar que a decisão final será da fabricante. Mas o processo envolvendo o Google a empresa Skyhook mostra que a gigante das buscas tem poder absoluto sobre tudo que envolva o Android.

O processo entre Google e Skyhook teve novo capítulo na última semana, quando a corte negou o pedido de julgamento sumário do Google. Assim, um processo de 750 páginas foi revelado e dissecado na espetacular matéria de Nilay Patel no This Is My Next. A Skyhook, empresa de serviços de localização, fechou acordos com Motorola e Samsung para ter seu serviço nos Androids da empresa, substituindo a API do Google de localização. O pessoal de Mountain View ficou sabendo da história pela imprensa e não gostou nem um pouco do que ficou sabendo. E a história revela a pesada mão da empresa em seu sistema operacional considerado aberto.


Continue lendo no Gizmodo Brasil

Livros eletrônicos fazem com que mulheres mais velhas baixem pirataria, diz estudo

Uma entre oito mulheres com mais de 35 anos, que têm dispositivos eletrônicos como tablets ou e-readers (leitor de livros eletrônicos), admitiu já ter baixado livros eletrônicos piratas. O dado faz parte do levantamento Digital Enterteinament Survey (Pesquisa de entretenimento digital, em tradução livre), feito no Reino Unido sob encomenda da Wiggin, uma empresa da área de mídia. As informações são do jornal britânico “The Telegraph”.

A notícia, informa o jornal, tem preocupado companhias do ramo editorial pelo fato de pessoas, que até então não estavam dispostas a infringirem as leis, estão começando a ter esse tipo de iniciativa.


Continue lendo no UOL Tecnologia

terça-feira, 17 de maio de 2011

A geração condenada da Grécia

Um ano depois de o Fundo Monetário Internacional e a União Europeia terem imposto a sua própria agenda infame à Grécia, a vida aqui mudou radicalmente. Para quem tem entre 18 e 24 anos de idade, o mais certo é estar desempregado como 40% da sua geração. Quem tem trinta e poucos anos e um emprego, é provável que seja a tempo parcial e flexível. É possível que não o imagine estável e não faz ideia do tempo que irá durar. Os salários caem gradualmente, não se pode fazer greve, não podemos nos organizar de forma coletiva e nem sequer exigir que nos paguem. As férias estão fora de questão, adoecer é um risco demasiado grande e não é possível ter casa própria.

Os jovens gregos não podem fazer escolhas normais na vida: não podem planejar o presente, quanto mais o futuro. Mas dizem-lhes – e muitos sentem-no - que não podem se queixar. Afinal pertencem a uma geração condenada.


Confira o texto completo na Agência Carta Maior.

Líbia: não é sobre o petróleo, é sobre moeda e empréstimos

Enquanto muitas racionalizações descrevem recursos, especialmente petróleo, com os motivos de estarmos no país, há um número crescente de vozes dissidentes. A maior parte gira em torno da relação financeira entre a Líbia e o Banco Mundial, o Fundo Monetário Internacional, o Banco das Compensações Internacionais e corporações multinacionais.

De acordo com o FMI, o Banco Central da Líbia é 100% de propriedade estatal. O FMI estima que o banco tenha cerca de 144 toneladas de ouro em seus cofres. É significativo que, nos meses que precederam a resolução da ONU que permitiu que os EUA e seus aliados enviassem tropas para a Líbia, Muammar Kaddafi estivesse abertamente defendendo a criação de uma nova moeda para rivalizar com o dólar e o euro. Na verdade, ele convidou as nações muçulmanas e africanas para se juntar a uma aliança que faria desta nova moeda, o dinar de ouro, a sua principal forma de dinheiro e câmbio. Eles iriam vender petróleo e outros recursos para os EUA e para o resto do mundo apenas por dinares de ouro.

Os EUA, os outros países do G-8, o Banco Mundial, o FMI, o BIS e as corporações multinacionais não olham com bons olhos para líderes que ameaçam o seu domínio sobre os mercados de moeda mundial, ou que parecem estar se afastando do sistema bancário internacional que favoreça a corporatocracia. Saddam Hussein havia defendido políticas semelhantes às expressas por Kaddafi pouco antes os EUA enviaram tropas para o Iraque.


Confira o texto completo no Opera Mundi

A Nestlé também é alvo de críticas na Suíça

Num caso de espionagem que está sendo investigado pela Justiça suíça, a empresa de segurança Securitas teria repassado à Nestlé informações sobre a Attac e o ativista brasileiro Franklin Frederick.

A Nestlé também é alvo de críticas porque seu diretor-geral na Suíça, Roland Decorvet, integra o conselho de uma fundação da Igreja Protestante contrária à privatização da água. A empresa rebate as acusações e nega a existência de um conflito de interesses.

O assunto não é novo, mas voltou a ser destaque na semana passada nos jornais Tagesanzeiger e 20min.ch, ambos do grupo Tamedia, segundo maior grupo de mídia da Suíça, com manchetes como "A espionagem da Nestlé na luta pela água".

Continue lendo no WikileaksBrasil

Malásia condena ataque de Israel a embarcação com ajuda humanitária

O governo da Malásia condenou o ataque perpetrado nesta segunda-feira (16/05) pela Armada de Israel contra uma embarcação malaia de bandeira moldávia, que transportava ajuda humanitária aos palestinos na Faixa de Gaza.

"A Malásia exige de Israel o fim de qualquer ação militar violenta e drástica contra os passageiros desarmados da missão Spirit of Rachel Corrie", afirmou o ministro das Relações Exteriores malaio, Anifah Aman, em comunicado divulgado no site do ministério.


Continue lendo no Opera Mundi

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Computação em nuvem: vários posts no Blogger foram perdidos

Nuvem, nuvem: grandes tempestades, furacões e todo tipo de catástrofe prejudicaram o Blogger, serviço de blogs gratuitos do Google.
Durante uma manutenção agendada nesta semana, algo deu errado e parou o Blogger. Deu errado é pouco, deu muito errado. As contas ficaram bloqueadas por mais de 24 horas, usuários sem poder postar nem editar os artigos e comentários.

O status da operação de correções foi reportado numa página especial. Todos os posts e comentários de 11 de maio feitos depois das 7:37 PDT foram removidos. Eles dizem que estão tentando colocar todos de volta, mas pelo visto ainda estão longe de terminar.

O texto continua no Guia do Hardware


Marcadores: "cloud computing", "nuvem"

Robert Fisk: Por que nenhuma denúncia sobre estes tiranos torturadores?

Christopher Hill, um ex-sub-secretário de Estado EUA para a Ásia Oriental, que foi embaixador no Iraque - e, geralmente, um diplomata americano muito obediente e não-eloqüente - escreveu outro dia que "a noção de que um ditador pode reivindicar o direito soberano de abuso de seu povo tornou-se inaceitável".

A menos, claro - eo Sr. Hill não mencionou isso - que aconteça de você viver no Bahrein. Nesta pequena ilha, uma monarquia sunita, a al-Khalifa, governa sobre uma maioria xiita da população e têm respondido aos protestos democráticos com sentenças de morte, detenções em massa, a prisão de médicos por deixar os pacientes morrerem depois de protestos e um "convite" para as forças sauditas entrarem no país. Eles também destruíram dezenas de mesquitas xiitas com todo o rigor de um piloto de 11/09. Mas então, vamos lembrar que a maioria dos assassinos de 11/09 eram realmente sauditas.


O texto de Robert Fisk está no The Independent, em inglês. Se você quiser pode conferir a versão fornecida pelo Google Tradutor. A tradução acima foi quase totalmente feita pelo Google Tradutor.

domingo, 15 de maio de 2011

Palestinos saem às ruas para celebrar o Nakba e são reprimidos por forças israelenses

Centenas de palestinos marcham em Ramallah para celebrar o Dia da Nakba, no qual lembram o exílio e a perda de territórios palestinos com a criação, em 1948, do Estado de Israel. Com bandeiras palestinas e cartazes, a população se reuniu ao lado do túmulo de Yasser Arafat, na Muqata de Ramallah, para marchar dali até a praça de Al Manara, onde serão realizados discursos e diferentes atos para marcar a 65ª Nakba.


Tambores, canções nacionalistas árabes e palestinas e um desfile de escoteiros uniformizados enfeitavam a manifestação, na qual abundavam funcionários palestinos, estudantes e moradores nos campos de refugiados dos arredores da capital administrativa da Cisjordânia e sede do governo da ANP (Autoridade Nacional Palestina).

Os manifestantes reivindicavam o direito de retorno dos milhões de refugiados palestinos a seus lugares de origem, reconhecido pelo direito internacional.


Continue lendo no Opera Mundi

Charge de Paco Garabato


"Há amores que matam..."

Charge de Paco Garabato vista em LA HAINE.ORG

[Vídeo] Terra dos ratos

Explicação clara, simples e didática de porque as eleições burguesas são uma armadilha para o povo (não aconselhável para menores de 3 anos de idade).

Não é demais refrescar a memória com este vídeo gravado em 1962, sobre como funciona institucionalidade burguesa, em qualquer lugar onde exista capitalismo.

A fábula política Mouseland, Terra dos ratos, é um excelente documento histórico para desmascarar posições pequeno-burguesas, conciliadoras de classes, reformistas.

O vídeo é de Tommy Douglas, ativista cooperativista canadense de Saskatchewan, que anos depois renegou sua própria fábula e montou um partido socialdemócrata.

La Rebeldía de los Inmigrantes





Vejam em LA HAINE.ORG

Professor da Universidade de Nova York contesta ligações entre Chávez e Farc

Redação Carta Capital

O Instituto Internacional de Estudos Estratégicos (IISS, em inglês), produziu um estudo difundido na terça-feira 10 sobre as supostas relações entre a Venezuela e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farcs). O dossiê intitulado Os documentos das Farc: Venezuela, Equador e o arquivo secreto de Raúl Reyes diz basear-se em dados armazenados em computadores de líderes da guerrilha apreendidos após um ataque em solo equatoriano em 2008. A credibilidade do IISS foi contestada, ainda no dia 10, pelo professor de História da Universidade de Nova York, Greg Grandin. Em artigo publicado no The Guardian, de co-autoria de Miguel Tinker Salas, ele ressaltou que entre os especialistas do instituto britânico figuram ex-assessores do governo de George W. Bush e de Tony Blair. Na prática, são especialistas que atestaram a existência de armas de destruição em massa no Iraque, a razão utilizada por norte-americanos e britânicos para depor Saddam Hussein.

“Em outras palavras, algumas das pessoas que manipularam o povo norte-americano e do Reino Unido para invadir o Iraque agora querem que acreditemos em suas ‘revelações’ sobre a Venezuela, o Equador e as Farc”, escreve Grandin. “A política dos Estados Unidos, ao longo da maior parte do governo Uribe (2002-2010), pareceu determinada a provocar tensão entre Colômbia e Venezuela. Agora, (…) promotores dessa política estão novamente buscando criar problemas, desta vez por meio do IISS”, conclui.

Vejam o artigo completo em PATRIA LATINA