sábado, 18 de junho de 2011

Estados Unidos pedem a extradição de um estudante inglês responsável por uma página web de links

Richard O’Dwyer é um estudante britânico, e também dono e responsável pela página TVShack.net, uma página de links bastante popular até coisa de um ano, quando funcionários ianques sequestraram o domínio em uma de suas campanhas contra a `infração de copyright'.

O domínio reapareceu, oh surpresa, como tvshack.cc, e voltaram a sequestra-la em outubro. Agora, Richard enfrenta uma petição de extradição por parte dos Estados Unidos, com o propósito de julga-lo em território americano, mesmo já à espera de processo no Reino Unido.

Enquanto espera, Richard deve seguir uma série de normas, como por exemplo, não pode entrar em portos ou aeroportos, e sequer pode registrar domínios de internet.

Vejam mais detalhes em REBELION.ORG e o texto completo em tradução livre no blog NEBULOSA.DE.ÓRION

Crise do capitalismo e o "caminho até a servidão"

Alberto Rabilotta
ALAI AMLATINA

O presidente Barack Obama adverte que outra crise financeira global pode desatar-se se o Congresso de Washington não elevar o "teto" da dívida pública... O economista Nouriel Roubini, que antecipou a crise financeira de 2007-2009 afirma em Singapura (Bloomberg News) que a economia globa enfrentará uma "tempestade perfeita" em 2013 por causa da dívida pública nos Estados Unidos, a reestruturação da dívida em vários países da União Européia, uma desaceleração da economia chinesa e o estancamento da economia nipônica.

Enquanto isso, segundo Roubini, na segunda metade de 2011 a expansão econômica sofrerá uma desaceleração. Outro economista que antecipou a crise financeira global, Stephen Roach da Morgan Stanley Asia, disse em Shangai que devido à debilidade da recuperação o mundo enfrentará vários anos de "sustos pelo crescimento". Nas declarações a Bloomberg Televisión o economistqa da Morgan Stanley só contradisse a Roubini no tocante a China, de onde -segundo Roach- os funcionários tem uma "estratégia clara" para dar a virada até ummodelo de crescimento baseado no consumo doméstico e estão alertas à ameaça que apresenta a inflação, mas enfatizou que estando o mundo industrializado em um período de débil crescimento não se dispõe de uma retaguarda que permita enfrentar as sacudidas periódicas que surgem e golpeiam as economias específicas no mundo. Com os preços do petróleo que sobem, a zona do euro com problemas, com outra queda no mercado residencial nos Estados Unidos e os problemas do Japão, certamente que estamos tendo mais sacudidas que me períodos normais, segundo Roach.


Vejam o texto completo (castelhano) em REBELION.ORG ou em tradução livre  no blog NEBULOSA.DE.ÓRION

Professores de pelo menos seis Estados estão em greve; veja a lista

Professores e servidores da educação básica estão em greve em pelo menos seis Estados (Rio de Janeiro, Amapá, Minas Gerais, Santa Catarina, Mato Grosso e Rio Grande do Norte). Há locais em que a paralisação, segundo os grevistas, atinge 90% da rede.

Confira mais no UOL Notícias

#15M na Espanha e a descrença nos partidos, sindicatos e ONGs. Entrevista especial com Raul Sánchez Cedillo

IHU On-Line – Quais são as reivindicações dos manifestantes?

Raul Sánchez Cedillo – A esta altura, nos encontramos diante de algo como uma imensa “lista de queixas” coletadas em dezenas de assembleias feitas por toda a Espanha. É preciso somar ainda as produções das assembleias realizadas em outros lugares da Europa e do mundo, sobretudo na Grécia e na França. Ainda assim, é possível dizer que o movimento reúne:

a) propostas de radicalização democrática do sistema político e representativo, tais como: reforma da lei eleitoral contra o bipartidarismo; legislação específica contra a corrupção dos representantes eleitos; independência efetiva do sistema judicial a respeito dos partidos políticos;

b) propostas contra a privatização dos serviços públicos, do sistema de pensões e contra os cortes nas serviços sociais. Também reivindicam a universalidade do atendimento à saúde e educação. Além disso, há um número dramático de pessoas que estão perdendo suas casas porque não podem pagar as hipotecas imobiliárias que contraíram e isso precisa ser revisto;

c) propostas de controle democrático do sistema financeiro e exigência para que os bancos e as companhias de investimento devolvam o dinheiro público que foi dado a elas para que não falissem. E que esse dinheiro devolvido seja gasto com as questões sociais e investido para o bem da população.


Confira a entrevista sobre o movimento espanhol no Instituto Humanitas

sexta-feira, 17 de junho de 2011

A União Européia e as empresas transnacionais na América Latina: Políticas, instrumentos e atores cúmplices das violências aos direitos humanos.

Veredito do Tribunal Permanente dos Povos (sessão de Madrid, 2020) 


O veredito do Tribunal Permanente dos Povos, emitido ao finalizar a sessão de Madrid em 2010, representa um marco na luta por desmantelar o poder das empresas transnacionais (ETN). Com êle, encerrou-se um processo de seis anos de investigação e análise exaustiva sobre a forma em que as ETN européias operam na América latina. No veredito, concluiu-se que "a ação dos movimentos que contribuiram com seu testemunho perante este Tribunal ilustra as grandes linhas de respeito e garantia dos direitos que defendem. Não falamos agora da concepção, qualificada de voluntária, de um mercado autoregulado e baseado em um código de boa conduta que defina a responsabilidade social e meioambiental das empresas, mas de um quadro jurídico de obrigado cumprimento no contexto do direito internacional. Este dever um primeiro passo no caminho da gestação de uma ordem mundial diferente".


Vejam o texto original (castelhano) em OMAL Observatório ou sua tradução livre no blog NEBULOSA.DE.ÓRION

Quatro indagações constrangedoras para a esquerda da sociedade de informação

Nem tudo são flores na dita sociedade da informação, ainda que eu concorde com vários avanços estruturais que uma sociedade hiperconectada é capaz de gerar ao todo da população, ainda que me identifique com elementos do otimismo de Lévy, por exemplo, não consigo deixar de constatar contradições inerentes do capitalismo crescendo dentro de um senso comum de viva a web, dá até para se dizer, contradições da velha tensão Capital versus Trabalho da sociedade industrial.

Não tenho dúvida alguma de que a lua de mel com a internet precisa acabar rápido, que devemos disputar esse meio com a maior clareza possível dos seus limites e contradições. Sendo assim, quero deixar aqui quatro indagações constrangedoras para a esquerda, que otimista, milita “em rede”, assoberbada por suas nova tese multiculturalista de defesa intransigente da sociedade da informação. 

Vejam o texto completo em Brasil Autogestionário

A Líbia sob fogo da OTAN: um festim de sangue

É claramente evidente que a OTAN excedeu o seu mandato, mentiu acerca das suas intenções, é responsável por assassínios extra-judiciais, tudo em nome da “intervenção humanitária”.

No período em que integrei o Comité de Relações Internacionais no Congresso, entre 1993 e 2003, tornou-se-me evidente que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) constituía um anacronismo. Fundada em 1945, no final da II Guerra Mundial, a OTAN foi criada pelos EUA como resposta à sobrevivência da União Soviética enquanto Estado Socialista. A OTAN constituía o garante político, para os EUA, de que a dominação capitalista sobre as economias Europeia, Asiática e Africana iria prosseguir. E esta garantia assegurava também a sobrevivência do apartheid global então existente.

A OTAN é um pacto de segurança colectiva através do qual os estados membros assumem que um ataque contra qualquer deles é um ataque contra todos eles. Por conseguinte, se a União Soviética tivesse atacado um qualquer dos seus membros europeus, o escudo militar norte-americano seria activado. A resposta soviética a este pacto foi o Pacto de Varsóvia, que sustentou um “cordão sanitário” em torno do território russo central, na eventualidade de um ataque da OTAN. Dessa forma o mundo foi cindido em blocos, dando origem à “Guerra Fria”.

(...)

Horrorizou-me saber que os aliados da OTAN na Líbia (os “Rebeldes”) têm linchado e massacrado os seus compatriotas de pele mais escura, depois da imprensa dos EUA ter identificado os Negros Líbios como “mercenários negros”. Digam-me agora, por favor: vão expulsar os negros de África? Informações da imprensa sugerem que os americanos ficaram “surpreendidos” por encontrar pessoas de pele escura em África. O que é que isto nos diz acerca desta gente?

O triste facto, entretanto, é que são os próprios líbios que têm sido insultados, aterrorizados, linchados, assassinados, em consequência das informações que hiper-sensacionalizaram esta grosseira ignorância. Quem é que vai ser responsabilizado pelas vidas perdidas no frenesim sanguinário desencadeado por estas mentiras?

Vejam o texto completo em ODiario.info

O que vê e não vê a lupa imensa do "El País"


O que a lupa do "El País" não quer ver: o cidadão inválido Sebastián Ledesma durante a manifestação na Plaza Cataluña

Quando se trata de Cuba, o jornal espanhol El País, como dissera o escritor e jornalista uruguaio Eduardo Galeano, “aplica uma lupa imensa que magnifica tudo o que ali ocorre cada vez que convém aos interesses inimigos, chamando a atenção sobre o que se passa na Revolução, enquanto a lupa se distrai e não consegue ver outras coisas importantes". Poucas horas depois de construir do nada uma refinaria de petróleo em Cuba e confundir a tortura com a resistência, o jornal madrilheno publicou neste 13 de junho uma notícia com o título “O governo de Raúl Castro reduz em uns 14% a área de saúde, Cuba reforça sua política de austeridade e põe em perigo as conquistas sociais.”.

O jornal espanhol se refere aos problemas que o povo cubano identificou na intensa discussão dos ajustes da política econômica e social do Partido e da Revolução, e tergiversa as transformações introduzidas para fazer mais viável e robusto o sistema de saúde cubano. Com alguns dados extraídos de fontes cubanas e outros de sua lavra, tratam de demonstrar que "a atenção médica na ilha é universal e gratuita mas, com a crise, já não é o que era". Na informação se desviam os esforços que se fazem no reordenamento dos serviços de saúde em busca de um uso ótimo e de qualidade, e as discussões que se realizam na sociedade sobre estes assuntos, para terminar dizendo que "...na educação em havido cortes. E haverá mais", em um discurso dirigido aos indignados que protestam nas ruas espanholas mas que se inscreve em sua operação tradicional contra a Revolução cubana.

Vejam o texto completo (castelhano) em LA PUPILA INSOMNE

Velocidad prodigiosa: A Cisco apresenta sistema de 96 terabits por segundo e anuncia a era do zettabyte

O novo sistema Cisco ASR 9000, de 96 Tbps, permite a cada homem, mulher e criança em Pequim, Londres e Moscou (43 milhões de pessoas) ver um vídeo alta definição simultaneamente ou descarregar o equivalente a 180.000 DVDs por minuto.

Diario Ti: A Cisco anunciou em 8 de junho sua nova proposta para que provedores de serviço possam construir a internet de próxima geração, de maneira mais visual, móvel e virtual.
(...)
A Cisco prevê que para 2015, o número de dispositivos conectados à rede será de mais de 15 bilhões, duas vezes a população mundial, e a quantidade total de tráfego na internet se quadruplicará, alcançando os 966 exabytes por ano (Cisco Visual Networking Index (VNI)) Forecast (2010-2015). O anúncio de hoje ajuda aos provedores de serviço crescer neste entorno tão mutável e a capitalizar nestas tendencias.

Vejam mais detalhes (castelhano) em DIARIO TI

A CHANCE DE CORTAR A RAÇÃO RENTISTA

O agravamento da crise internacional é um dos argumentos utilizados pelo BC brasileiro, bem como pelos rentistas para justificar a alta dos juros no país. O argumento transpira um certo bodum de oportunismo amanhecido. O que se sugere é que haveria dificuldade de financiar a dívida interna dadas as incertezas nos mercados financeiros e a consequente má vontade dos investidores em aplicar seus fundos aqui.O juro alto seria a única forma de cevá-los a bater o ponto no caixa nativo. O que se observa nos últimos meses sugere o oposto. O Brasil tem tido dificuldades para conter massas de capitais que afluem em ondas tsunâmicas atraídos por níveis de rentabilidade indisponíveis em boa parte do planeta. A alavanca que move esse moinho, e seus estragos sabidos numa estrutura industrial afogada em importações, é uma taxa de juro real da ordem de 7%. Para se ter uma idéia do colosso basta lembrar que a Grécia --dissolvente e conflagrada-- paga 10% reais para colocar seus títulos no mercado (14% de face, menos 4% de inflação). Apenas 3 pontos acima do brasileiro sendo que a a economia grega dificilmente escapará de aplicar um sonoro calote nos detentores de seus esvoaçantes papéis. Mais ainda: a dívida pública grega é de 139% do PIB, contra 39% no caso brasileiro.


Vejam o texto completo em CARTA MAIOR de sexta-feira 17/06/2011

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Lulz Security gaba-se de haver hackeado o site da CIA

O site da CIA esteve fora de serviço neste 15 de junho, possivelmente como resultado de um ciberataque. O grupo Lulzsec (Lulz Security) responsabiliza-se via Twitter pelo ataque.

Diario Ti: Diversas mídias ianques informam que o site cia.gov esteve fora de serviço de forma intermitente durante a tarde desta quarta-feira 15 de junho, o que poderia ter sido um ataque de negação de serviço.

Segundo o site Gawker, o ataque não teria uma motivação política por parte de Lulz, mas para impressionar um crítico.

A situação teria se originado numa discussão sustentada via Twitter entre alguns integrantes do Lulz, e um crítico que os qualificara de "bando de amadores".

Vejam o texto completo (castelhano) em DIARIO TI ou em tradução livre no blog NEBULOSA.DE.ÓRION

Ariano Suassuna palestra sobre cultura brasileira, com Lula na platéia

Na quarta-feira (15/06), a cidade de São Bernardo do Campo recebeu a visita do autor do Auto da Compadecida, Ariano Suassuna, na abertura do projeto Balaio Popular, da prefeitura.

Na plateia, ninguém menos que o presidente Lula e D. Marisa Letícia, ao lado do prefeito Luiz Marinho (PT/SP) e do vice-prefeito Frank Aguiar (PTB/SP).

Suassuna apresentou uma aula-espetáculo, analisando a cultura no Brasil, a partir da experiência na Secretaria de Cultura de Pernambuco. Tudo através de um bate-papo descontraído e bem-humorado, rico em "causos" e pensamento instigante, como se a palestra tivesse saltado das páginas de um seus livros para a vida real.

O romancista arrancou risos com tiradas, como a divisão da humanidade em duas partes: "uma que gosta de mim e a outra é equivocada... ", continuou arrancando risos ao falar de seu ativismo cultural aos 85 anos: "Tenho uma teoria: a gente só morre quando concorda. Eu não estou de acordo".

Vejam mais do Suassuna no blog OS AMIGOS DO PRESIDENTE LULA

Religiosos racionam comida para haitianos em Manaus

Com a chegada de mais um grupo com 52 haitianos a Manaus, na última terça-feira, as dificuldades para garantir a alimentação dos mais de 1,1 mil refugiados que já estão vivendo sob condições precárias se agravam e obrigam os religiosos que coordenam os oito abrigos da cidade a racionar comida.

E a situação deve ficar ainda mais delicada com a chegada de um novo grupo, no sábado, vindo de Tabatinga, onde mais de 500 haitianos aguardam a emissão do visto de entrada no país para pegar o primeiro barco em direção a Manaus.

Continue lendo em A Crítica

OTAN assassinou 12 pessoas na cidade líbia de Kikla

As forças aéreas da Organização do Tratado para o Atlântico Norte (OTAN) assassinaram nesta quarta-feira 12 civis em Kikla, Líbia, quando suas bombas cairam sôbre um ônibus.

Assim relatou Rolando Segura, correspondente da Telesur na Líbia, através de sua conta Twitter.

O jornalista acrescentou que na localidade de Gharyan, a 100 km de Trípoli, não há combates entre o exército e os grupos separatistas armados.

Vejam mais detalhes em PATRIA GRANDE ou no espaço de comentários deste post.

Do descartável e poluidor ao durável, útil, limpo e bonito.

BAGÉ - RS - A vereadora Cláudia Souza apresentou projeto na Câmara sobre a viabilidade de reciclagem do plástico, que é descartado como lixo, para transformação em mobiliário ecológico.

IN LOCO: vereadora foi a Estância Velha - RS, conhecer o protótipo do projeto e, logo após, a uma empresa recicladora em Dois Irmãos, cidade vizinha, onde o mobiliário plástico é confeccionado. (Na foto, abrigo em parada de ônibus feito de plástico reciclado).

Por meio de uma parceria entre duas empresas, os resíduos plásticos do município de Estância Velha, ao invés de serem enviados o aterro sanitário da cidade, são reaproveitados para a transformação em tábua plástica e logo depois em paradas de ônibus e mobiliários como lixeiras, floreiras, mesas e bancos.

Cláudia explica que a ideia é estudar uma maneira para que Bagé também possa se beneficiar dessa iniciativa. “Primeiramente, nosso plástico precisa estar em condições de ser reciclado, para isso, a comunidade e os órgãos responsáveis precisam ser mobilizados para a separação e coleta seletiva do lixo”, explica a vereadora. Segundo ela, ver que o plástico pode ser transformado em algo tão útil vai ser um grande incentivo aos bajeenses para que separem o lixo produzido em suas residências.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Artigo: Por que o Facebook perde usuários nos EUA? Eis 5 prováveis razões

Teremos finalmente nos cansado do Facebook? De acordo com o Inside Facebook, mais de 5% dos usuários da rede nos Estados Unidos abandonaram o Facebook em maio – é como se, de repente, 6 milhões de pessoas parassem de gostar da maior rede social do mundo. Ver tanta gente pulando do barco de uma só vez impressiona, mas quando lembramos que o site está prestes a atingir os 700 milhões de usuários o total não parece assim tão significativo.
No entanto, o movimento levanta uma questão. Por que os usuários americanos estão largando o Facebook? Eis cinco possíveis explicações para o que já é chamado de Grande Êxodo do Facebook de Maio de 2011.


Confira os motivos no IDGNow!

Itamaraty alerta sobre problemas de brasileiros barrados na Espanha

O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, afirmou nesta quarta-feira que as autoridades da Espanha continuam impedindo brasileiros que tentam entrar no país, o que poderia motivar a adoção de medidas de "reciprocidade".

Em pronunciamento na Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados, o ministro destacou, no entanto, que, após um período em que esses casos chegavam a 250 por mês, a média agora caiu para cerca de 140.

Patriota lembrou que, há três anos, quando houve um princípio de crise diplomática diante do elevado número de brasileiros rechaçados nas alfândegas espanholas, criou-se um grupo binacional de nível consular que monitora de forma permanente o assunto, além de se reforçar a cooperação bilateral, inclusive no âmbito policial.

Ele ressaltou que, por meio dessas iniciativas, foram reduzidas as arbitrariedades na Espanha. "Apesar de tudo isso, continuam ocorrendo alguns casos que são inaceitáveis", declarou Patriota, que disse ter conversado sobre o assunto com a chanceler espanhola, Trinidad Jiménez, durante reunião em maio em Brasília.


Continue lendo a notícia da EFE, no  UOL.

Procurador-geral diz que sigilo eterno é inconstitucional

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, indicou nesta terça-feira (14) que recorrerá ao STF (Supremo Tribunal Federal) caso o Senado mantenha o sigilo eterno sobre documentos oficiais.

Ele afirmou que qualquer barreira contra o direito à informação pública é inconstitucional e disse não ver motivo para que papéis históricos permaneçam em segredo.


A notícia continua na Folha.com

Americanos esterilizados em programa de eugenia lutam por indenização do Estado

Hoje tida como uma falsa ciência, a Eugenia foi um dos pilares do Nazismo na Alemanha e chegou a ser considerada um ramo respeitável das Ciências Sociais.

O termo quer dizer "bom nascimento" e foi criado em 1883 pelo britânico Francis Galton. A ideologia propunha o estudo de agentes capazes de melhorar ou empobrecer as características raciais de gerações futuras, física ou mentalmente.

Mais de 60 mil americanos foram esterilizados, muitos contra a vontade, como parte de um programa que terminou em 1979. Seu objetivo, na prática, era impedir que pobres e deficientes mentais procriassem.


Confira a notícia completa da BBC Brasil, reproduzida no UOL

Jovens sonham e acreditam no Brasil

* Quase 90% dos jovens têm orgulho de ser brasileiros, revela pesquisa.
* Geração "sonhadora" quer "oportunidade para todos" e menos consumismo.
* Formação profissional está no topo das preocupações dos jovens de hoje; 90% querem uma carreira que ajude o Brasil.


Leia AQUI.

Doe vida!

Um dos projetos do Coletivo Catarse é o Ponto de Cultura Ventre Livre.
Dentre as várias atividades realizadas na Vila Jardim, um bairro cheio de contrastes sociais em Porto Alegre, há as Oficinas de Produção Audiovisual - com enfoque na relação saúde e cultura, principalmente voltado aos trabalhadores da rede de atendimento das unidades básicas de saúde do bairro.
Além de aprender as teorias da construção da imagem em movimento, estes profissionais são estimuilados a produzir.
Aqui embaixo um resultado dessas oficinas, um vídeo de estímulo à doação de medula, realizado inspirado na luta de Matheus Cony, também oficinando do ponto de cultura e um jovem que está travando uma dura batalha contra a leucemia.


Conscientize-se, ajude a difundir esta ideia.
Doe e compartilhe o vídeo!

EEUU criam sistemas invisíveis de acesso a Internet para apoiar “dissidentes”, afirma The New York Times

Por JAMES GLANZ y JOHN MARKOFF
Tomado de The New York Times
Traducido por Cubadebate

A diferença entre uma rede local e outra sob o desenho da internet numa maleta. Imagem: The New York Times
A administração Obama está liderando um esforço global para criar uma internet à “sombra” e sistemas de telefonia de celulares utilizados por “dissidentes” com o objetivo de sabotar governo incomodos para os Estados Unidos ou acusados pela administração ianque de censurar o fechamento de redes de telecomunicações, afirmou neste domingo o The New York Times.
O esforço inclui projetos secretos para criar redes de telefonia independentes dentro de algumas nações, além de uma operação que parece saida de uma novela de espionagem, cuja sede está no quinto piso de uma loja na rua L em Washington, habitada por um grupo de jovens “intrépidos”, com aparência de pertencerem a uma “garage band”, são os que estão criando hardware de aparência inocente quando na realidade trata-se de um novo tipo de “internet numa maleta.”
Financiado com 2 milhões de dólares do Departamento de Estado, a maletinha poderá ser transportada por uma fronteira e rapidamente instalar-se para permitir internet inalámbrica numa área bastante grande, com um link na internet global.

Texto completo (castelhano) em CUBADEBATE.
Tradução livre no blog NEBULOSA.DE.ÓRION

terça-feira, 14 de junho de 2011

PA: Polícia atribui 5ª morte a "desavenças entre assentados"

A Polícia Ciivil do Pará creditou, nesta terça-feira (14), a morte do trabalhador rural Obede Loyla Souza a questões pessoais, afirmando que a causa mais provável é "uma desavença interna entre assentados". A versão - divulgada em nota oficial do governo do Pará antes de qualquer investigação - contrasta com a da Comissão Pastoral da Terra (CPT), segundo a qual Souza estava envolvido em embates com madeireiros.

"Ainda não é possível afirmar a motivação do crime, mas a causa mais provável é uma desavença interna entre acampados na área", diz o texto do governo. Já a Pastoral, que reúne dados sobre mortos e ameaçados no campo em todo o País, cita pessoas próximas a Souza, que testemunharam que ele fazia denúncias de extração ilegal de madeira na região.

Este é o quinto homicídio no campo registrado no Estado em menos de um mês.(...)


Continue lendo no Terra Magazine

EUA paga para não se responsabilizar por violência no México, diz ex-presidente

O ex-presidente do México Vicente Fox (2000-2006) acusou a Iniciativa Mérida -- plano de colaboração entre o país e os Estados Unidos de combate ao narcotráfico -- de ser "uma propina" que os norte-americanos pagam pelo custo da violência no solo mexicano.

"A Iniciativa Mérida não é mais do que uma propina que nos dão" para compensar "sangue, morte e violência" decorrente da violência do narcotráfico, apontou o ex-mandatário, correligionário do atual chefe do governo mexicano, Felipe Calderón, pelo PAN (Partido Ação Nacional).

Fox disse que é hora de os Estados Unidos se responsabilizarem pelo combate contra a criminalidade, e acusou o país de ser "responsável pela violência gerada pela guerra contra a delinquência" no México.


O texto continua no Opera Mundi

Simon: Pacifismo do Brasil encoraja fim de sigilo eterno

Críticos do fim do sigilo eterno de documentos oficiais, os ex-presidentes Fernando Collor (PTB-AL) e José Sarney (PMDB-AP) pressionam o governo para retomar o projeto original, de 2009. No texto aprovado na Câmara, a renovação do prazo de sigilo poderia ocorrer somente uma vez, o que acabaria com a possibilidade de papeis ultrassecretos ficarem ocultos por mais de 50 anos.

Sarney sustenta que a liberação desses dados pode abrir "feridas" com outros países. O senador Pedro Simon (PMDB-RS) se opõe a esse argumento:

- Sou favorável à tese de liberar essa documentação. Não entendo por que os documentos envolvendo a guerra do Paraguai sejam impossíveis de serem tornados públicos. O Brasil, pelo seu passado pacifista, não tem razão em interditar os seus documentos.


Leia mais no Terra Magazine

Diário inédito do Che como combatente de Sierra Maestra será apresentado em Cuba

O Centro de Estudos Che Guevara apresentará amanhã em Havana "Diario de un combatiente" que recolhe testemunhos inédidos do guerrilheiro argentino-cubano na campanha de Sierra Maestra entre os anos 1956 e 1958 que culminou com o triunfo da Revolução liderada por Fidel Castro.

A apresentação deste diário terá lugar no dia em que Ernesto Che Guevara (Rosario, Argentina 1928- La Higuera, Bolivia 1967) cumpriria 83 anos.


Vejam mais detalhes em CUBADEBATE

Ciência mundial perde o José Leite Lopes

Uma das principais figuras da ciência no Brasil o físico José Leite Lopes morreu. Lopes tinha 87 anos. Em 1958, o físico estabeleceu a equação que mostrava a semelhança entre duas das forças fundamentais do universo, a nuclear fraca e o eletromagnetismo.

Foi com base nesse trabalho que os cientistas Steve Weinberg, Sheldon Glashow e Abdus Salam desenvolveram a unificação entre essas forças, trabalho que rendeu aos três o Prêmio Nobel de Física de 1979.

Leite Lopes foi fundador do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), do Instituto de Física da Universidade do Rio de Janeiro e primeiro presidente da Sociedade Brasileira de Física. Em nota sobre o falecimento, o CBPF diz que além de cientista, o professor Leite Lopes era também um humanista excepcional, e que o exemplo que ele nos deixa, como cientista, professor e humanista, será uma semente que frutificará saudavelmente no espírito de jovens cientistas brasileiros.

Vejam mais detalhes em PRAVDA.RU


Forças ítalo-americanas derrotadas no STF

Um dos episódios mais estranhos - para usar uma expressão suave - de todo o processo que envolve a extradição (negada) de Cesare Battisti ocorreu há cerca de um mês, quando a Secretaria do STF enviou o feito ao ministro Joaquim Barbosa, quando deveria tê-lo feito ao relator. Por conta de um pedido de liberdade para Battisti. Um engano segundo um funcionário do STF.

Gilmar Mendes, Ellen Gracie e o presidente da Corte César Peluso estavam nos Estados Unidos chamados a explicar as razões e os motivos pelos quais o Brasil não queria - como não vai - entregar o preso político à sanha do pedófilo Sílvio Berlusconi.

Vejam o texto completo em PRAVDA.RU

Brasileiros desenvolvem nova técnica de fabricação de nanocanais

O professor Omar Teschke, da Unicamp, coordenou o desenvolvimento da nova técnica, que foi publicada em uma das revistas de maior impacto na área.

Pesquisadores brasileiros desenvolver um novo método de fabricação de nanocanais, uma das estruturas mais promissoras da nanotecnologia, permitindo medir os complexos mecanismos de transporte que atuam em seu interior.

Os nanocanais são a base da chamada microfluídica, que estuda o escoamento de fluidos por canais minúsculos. Esses canais minúsculos são usados na fabricação dos biochips, nos chamados chips de DNA, que revolucionaram a análise genômica e nos mais futurísticos chips celulares.

Vejam mais detalhes no JORNAL DA CIÊNCIA-SBPC

Variante linguística é cobrada no vestibular

Principais universidades exigem que candidato diferencie forma oral e culta.


Praticamente todos os anos, os vestibulandos encontram em suas provas ao menos uma questão que, a partir de uma tirinha em quadrinhos, de um poema ou de um trecho de um texto, aborda um tema que vem provocando polêmica há um mês: as variantes linguísticas.

Em maio, um livro de língua portuguesa adotado pelo Ministério da Educação (MEC) causou polêmica por defender o uso da linguagem coloquial (leia mais nesta página) e suscitou um debate em torno do chamado preconceito linguístico.


Vejam mais detalhes no JORNAL DA CIÊNCIA-SBPC


segunda-feira, 13 de junho de 2011

Ignore o Facebook: você só tem 150 amigos

Não importa o que diz o Facebook, você tem apenas 150 amigos. É isso o que afirma uma teoria formulada por Robin Dunbar, professor de antropologia evolucionária da Universidade de Oxford, na Inglaterra, ao observar o crescimento de uma fábrica têxtil. A pesquisa virou um livro, "How Many Friends Does One Person Need", que já está à venda nos Estados Unidos.


Confira o texto no Olhar Digital

Americano admite ser falsa 'blogueira lésbica presa na Síria'

Um americano assumiu ser o autor por trás dos textos de uma falsa blogueira síria que escrevia textos sobre a revolta popular em seu país e sobre como seria a vida de uma lésbica vivendo sob o repressivo regime sírio.

Amina Abdallah Arraf al-Omari, que publicava seus textos em inglês no blog A Gay Girl in Damascus ("Uma Menina Gay em Damasco", em tradução livre), ganhou fama ao falar abertamente de sua sexualidade e criticar o presidente sírio, Bashar Al-Assad.


Confira o texto completo na BBC Brasil

Morte e renascimento da ciência de Marx

Quando a gravitação dos dogmas do poder distorce o método científico, este quebra como uma casca de ovo. E a evolução condena o sistema que o faz à morte.

Heinz Dieterich

1. O estancamento da ciência marxista

Para derrubar um sistema social fisicamente há que derruba-lo primeiro ideologicamente. Este é o campo de batalha em que a esquerda ocidental tem fracassado há um século. A explicação científica deste fracasso oscila entre dois teoremas Engels e Marx: 1. “Sem teoria revolucionária não há praxis revolucionária"(Engels); 2. “A teoria se realiza no povo somente na medida em que é a realização de suas necessidades” (Marx).

Enquanto primeira dimensão do problema, a ciência de Marx e Engels no Ocidente está truncada desde a morte de Lenin, quem desenvolveu os últimos grandes paradigmas científicos da transição pós-capitalista. É comparável a situação da ciência de Marx/Engels a uma física que ficasse travada em Newton, sem as posteriores evoluções de Einstein, Planck, Heisenberg, Gell-Man et al. Que práxis inovadora e transformadora poderia ter tal ciência no século XXI?

Vejam o texto completo (castelhano) em KAOSENLARED.NET ou em tradução livre no blog NEBULOSA DE ÓRION

Encontrada menina da foto que virou símbolo de desgaste da ditadura


Belo Horizonte, setembro de 1979. O general João Baptista Figueiredo – último presidente do regime militar – fazia uma viagem com cara de campanha.

Tomou cafezinho em um bar no centro, fez discurso. Estava tudo indo conforme o planejado até que uma menina de apenas cinco anos surpreendeu o presidente-general. Ela rejeitou o cumprimento do general.

A foto imediatamente virou símbolo da luta contra a ditadura. Foi publicada em vários jornais e revistas, no Brasil e no exterior.

Vejam mais detalhes no blog OS AMIGOS DO PRESIDENTE LULA

Polícia MASACRA en cárcel colombiana a presos políticos: 4 presos posiblemente asesinados, 30 heridos: URGE S.O.S

Torturas, causando graves lesiones y posiblemente la muerte de los prisioneros WILSON (conocido como el paisa), LUIS A MANCILLA POLO, MANUEL BERMUDEZ CUELLO y NILSON CESPEDES.

Denuncian los prisioneros que durante el operativo brutal, el GRI mediante el uso desproporcional de la fuerza obligó a los mas de 200 prisioneros amarrados en las estructuras a bajarse de ellas, sometiéndolos posteriormente a torturas y tratos crueles, causando graves lesiones y posiblemente la muerte de los prisioneros WILSON (conocido como el paisa), LUIS ALBERTO MANCILLA POLO, MANUEL BERMUDEZ CUELLO y NILSON CESPEDES, recluidos en la Torre 3 de ese penal, cuyos cuerpos gravemente heridos y en estado de inconsciencia fueron sustraídos por el INPEC, sin que se conozca el lugar al que fueron llevados.

Vejam mais detalhes em KAOSENLARED.NET

O serviço secreto colombiano criou uma rede inteligência na Espanha para espiar os opositores

A operação foi de conhecimento das autoridades espanholas cuja negligência foi visível no atentado em Madrid contra Piedad Córdoba

Os serviços secretos do ex-presidente da Colômbia, Álvaro Uribe Vélez (2002-2010), criaram uma rede de inteligência na Espanha para espiar e tratar de combater as atividades que consideravam contrárias às políticas do governo colombiano, segundo consta nos arquivos internos desclassificados no Departamento Administrativo de Segurança (DAS), a agência de inteligência colombiana que depende diretamente da Presidência da República. Entre os trabalhos encarregados aos agentes do DAS incluem "serviços de inteligência" no Foro Mundial sobre a Reforma Agrária realizado em Valencia em 2004 e no Encontro Iberoamericano de Salamanca de 2005; a infiltração em reuniões de pessoas exiladas e em atos de denúncias das violações aos direitos humanos cometidas na Colômbia, assim como a intercepção de comunicações e espionagem de refugiados, ativistas e ONG espanholas com o objetivo de "neutralizar" suas ações.


Vejam o texto completo (castelhano) em LA HAINE.org

Informe 2010 sobre a tortura no estado espanhol

Coordinadora_para_la_Prevencin_de_la_Tortura
Por séptimo ano consecutivo a "Coordinadora para la Prevención de la Tortura" [é umha plataforma integrada por organizaçons de luita contra a tortura e a defesa dos direitos humanos agrupadas com o objetivo principal de velar pola aplicaçom e o seguimento dos mecanismos internacionais de prevençom da tortura no estado español, e da que faz parte PreSOS Galiza e Esculca por parte galega] vem de publicar o seu informe da tortura no estado espanhol em 2010 que é umha recopilaçom de denúncias por torturas, violência institucional e maos tratos inhumanos, crueis ou degradantes recolhidos durante o ano 2010 em todo o estado.Adjuntamos em pdf tanto o informe completo coma o seu resumo.

Wikileaks: golpistas hondurenhos confessaram à embaixada que a deportação de Zelaya era ilegal

RED MORAZÁNICA DE INFORMACIÓN – Nas comunicações vazadas por Wikileaks, aparecem vários políticos, empresários e funcionários da justiça ligados ao golpe de Estado, citados pelo embaixador Hugo Llorens, confessando a ilegalidade da ação promovida contra Zelaya e contradizendo o relato oficial da "sucessão constitucional".

Vejam o texto completo (castelhano) em CONTRAINJERENCIA

Outro Wikilicaso

Por Juan Gelman

A “nacionalização” dos cables do Wikileaks, isto é, sua publicação majoritária apenas em jornais dos paises interessados, acaba apagando a dimensão de suas revelações. Os semanários Haïti Liberté e The Nation estão revelando a análise de 1918 documentos sobre a nação caribeña. E oh surpresa: os EE.UU. se preocupam muito com os salários dos trabalhadores haitianos. Surprende menos a forma com que o faz.

O Haití, sabe-se, é o país mais pobre do hemisfério. A renda per capita é uma décima parte da de seus vizinhos do Caribe. Foi uma das colonias mais rentáveis para a Europa e constituiu em boa medida a fonte de riqueda da França no século. Não tem mudado sua sorte, somente seu senhor.

Vejam o texto completo(castelhano) em PÁGINA/12 e uma tradução livre no blog NEBULOSA DE ÓRION

domingo, 12 de junho de 2011

Estranha parceria: os armamentistas lideram a "defesa da democracia"

Por: Manuel Freytas

Segundo o The Wall Street Journal o Pentágono o Departamento de Estado pedem agora ajuda aos contratistas da defesa para consolidar o “sistema democrático” e promover a estabilidade política em países de alto risco (países pobres em conflito). Desta maneira, os grandes contratistas do Pentágono, além de hegemonizar os contratos de vendas de armas a nível mundial, agora podem participar de projetos civis para desativar “potenciais crises” que afetem a “gobernabilidade democrática”, com programas tão simples como a assessoria de advogados ou aulas de conserto de automóveis.

(...)
Em resumo, a estranha associação entre as armas e a "democracia” implementada por Washington nos remete a uma parábola: Os “direitos humanos”, a “paz” e a “democracia” se impõe a ponta de baioneta.


Vejam o texto completo (castelhano) em CUBADEBATE

Vazou a lista dos frequentadores do “Club Bilderberg”

O ‘Club Bilderberg’ está reunido desde quinta-feira em St. Moritz, Suiça.

Seus críticos denunciam que este grupo de pessoas influi de maneira determinante sôbre a política e se constituem o governo mundial na sombra que determina as diretrizes economicas dos paises.

Ministros da economia, dirigentes de grandes transnacionaies, chefes de Estado e aristocratas estão sempre presentes nestes encontros que são celebrados anualmente em hotéis de luxo.

“O grupo de Bilderberg é como uma seleção ou um círculo restrito do Foro de Davos", explica Sergio Rossi, professor de Economia na Universidade de Friburgo. Um ambiente fechado, cuja opacidade de suas reuniões anuais incomoda a muitos.

(...)

Continuando, oferecemos-lhes a lista completa dos frequentadores da reunião ‘Bilderberg 2011’:


Vejam o texto completo e a lista da élite da élite em LibreRed.net ou no blog NEBULOSA DE ÓRION

Fundação vinculada a Aznar financiou tentativa de assassinato de Evo Morales

O Ministerio Público da Bolivia já identificou as pessoas, grupos e organizações que financiaram economicamente o grupo de mercenários liderado por Eduardo Rózsa Flores que tentou assassinar o presidente Evo Morales, segundo reporta o diário Cambio.

Em de de abril de 2009, uma operação da elite da polícia boliviana desarticulou o grupo formado por bolivianos e estrangeiros.

A unidade de Investigações Financeiras (UIF) estabelece em seu informe sobre o caso, que várias entidades e fundaçõs em Santa Cruz realizaram movimentações financeiras suspeitosas entre o período de março de 2008 e abril de 2009.

A informação foi proporcionada pelo procurador Marcelo Soza Álvarez, coordenador da investigaçao no caso.

A UIF evidenciou uma vinculação economica estabelecida entre pessoas que manejaram recursos da Fundação Amérida (Nota da CI: vinculada à alemã Fundação Konrad Adenauer), CRE, Cotas, Fundação Pro Santa Cruz, Comitê Pro Santa Cruz, Fexpocruz y Fundação Iberoamérica-Europa.

Vejam o texto completo (castelhano) em LibreRed.net ou em tradução livre no blog NEBULOSA DE ÓRION

Cartório ajudou Globo na grilagem de terreno do PROJAC, diz testemunha

Sexta-feira 10, junho 2011

Na CPI do 9º Ofício (na Assembleia Legislativa do RJ), que apura irregularidades na ocupação de terrenos da Barra da Tijuca (zona nobre do Rio de Janeiro), a advogada Maria Alcina Dias Torga afirmou que o Cartório do 9º Ofício facilitou a grilagem de um terreno de 300 mil metros quadrados para os donos das Organizações Globo.

“O cartório pegou esse terreno, desmembrou e fez quatro registros no nome de uma empresa chamada Dermesil…Comuniquei a irregularidade a diversos órgãos da Justiça e ao Ministério Público, mas nada foi feito.” – disse Maria Alcina.

A empresa Dermesil Comérico, Administração e Participação, pertenceria à família de Roberto Marinho, dono da Globo na época.

Nestas terras da cidade do Rio é que foi construído o PROJAC da TV Globo. (Do Jornal do Brasil)

Recordação de um tucano:Álvaro Dias (PSDB-PR) não declarou R$ 6 milhões à Justiça Eleitoral

A revista Época (aqui -para assinantes) mostrou que o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) omitiu de sua declaração de bens à Justiça Eleitoral R$ 6 milhões em aplicações financeiras.

Em 2006, Dias informou que tinha um patrimônio de R$ 1,9 milhão dividido em 15 imóveis: apartamentos, fazendas e lotes em Brasília e no Paraná. O patrimônio dele, porém, era pelo menos quatro vezes maior.

A omissão desses dados à Justiça Eleitoral é questionável mas não é ilegal. A lei determina apenas que o candidato declare "bens". Na interpretação conveniente, a lei não exige que o candidato declare "direitos", como contas bancárias e aplicações em fundos de investimento. s

Vejam mais detalhe no blog OS AMIGOS DO PRESIDENTE LULA

Para desespero do PIG, aprovação de governo Dilma fica estável após Palocci

De acordo com o Datafolha, 49 por cento dos entrevistados avaliam o governo Dilma como ótimo ou bom, contra 47 por cento no levantamento realizado entre 15 e 16 de março. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais.

Reuters