sábado, 25 de junho de 2011

Luana Santos: A queda de Aécio e a imprensa em Minas

por Luana Diana dos Santos, para o Viomundo 


No último domingo acordei ao som das gargalhadas do meu irmão. Ao perguntá-lo o motivo de tanta alegria às 7 da manhã, fui informada que Aécio Neves havia caído do cavalo. A princípio, pensei que fosse piada. Após uma olhada rápida no twitter, descobri que não havia nenhuma figura de linguagem na queda do senador tucano. O acidente lhe custou cinco costelas  e a clavícula direita quebradas.
Na padaria não havia outro assunto. Enquanto tomava meu cafezinho acompanhado por um pão com manteiga, observava um grupo de senhores de meia idade organizarem  um ‘bolão’ dos motivos do tombo do ex-governador. Sei que é pecado rir da desgraça alheia, mas foi difícil me conter diante das apostas:  “O cavalo deve ter sido presente do Serra”…”A eguinha ‘pocoPó’ se rebelou contra a tucanada”…risos….


Vejam o texto completo em VIOMUNDO

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Deus abençoe os EE.UU.. E a suas bombas

Quando bombardearam a Coréia, Vietnã, Laos, Camboja, El Salvador e Nicarágua eu não disse nada pois não era comunista. 

Quando bombardearam a China, Guatemala, Indonésia, Cuba, e o Congo eu não disse nada porque não sabia.

Quando bombardearam o Líbano e Granada, não disse nada porque não entendi.

Quando bombardearam o Panamá não disse nada porque não era narcotraficante.

Quando bombardearam o Iraque, Afeganistão, Paquistão, Somália, e Yemen não disse nada porque não era terrorista.

Quando bombardearam a Yugoslávia e a Líbia por razões "humanitárias" não disse nada porque não parecia ser honorável.

Logo bombardearam a minha casa e não restou ninguém que dissesse algo a meu favor. Mas na realidade não importava mais. Eu estava morto.(1)

(1) Lista completa dos bombardeios dos EE.UU. desde a II Guerra Mundial.


Vejam o texto completo (em castelhano) em CUBADEBATE

Blogs: A nova guerra de Guerrilhas

A informação e as comunicações geram um grande poder para aqueles que a dominam e contralam, hoje mais que nunca, as idéias que não são conhecidas não lutam, os blogs são uma forma de se fazer conhecer as idéias.

Alberto Mas

"La informação é o poder", quem afirma? John Edgar Hoover, direitor do Federal Bureau of Investigation(FBI) entre 1924 e 1972, e também podemos acrescentar também a afirmação de outro conhecido membro do poder ianque? Zbigniew Brzezinsky que fora Conselheiro de Segurança Nacional de Jimmy Carter entre 1977 e 1981, declarara que "O poder globa deve desempenhar-se na dominação cultural e exercer-se mediante sua hegemonia sobre as comunicações globais, as diversões populares e a cultura de massas".

Só para iniciar, temos aqui dois exemplos do que pensa o poder real, o imperial dos EEUU da América do Norte, sobre o qual deve a atitude frente à informação, a comunicação e os meios para conduzi-las.

Vejam o texto original (castelhano) em KAOSENLARED.NET e uma tradução livre no blog NEBULOSA.DE.ÓRION

quinta-feira, 23 de junho de 2011

A expansão de #SlutWalk

De Toronto até Nova Délhi, milhares de mulheres estão popularizando o uso do termo "slut" (puta) para uma boa causa: a reivindicação dos direitos da mulher.

Por Juan Antonio Zertuche

"As mulheres deve evitar vestir-se como putas para não serem vítimas da violência sexual". Este é o argumento mais comum para justificar -equivocadamente- que as mulheres sejam vítimas desse tipo de agressão física, psicológica e emocial. A desculpa é que elas "provocam" os maltratos com sua aparência ou forma de vestir.

Com a ubicuidade e instantaneidade das redes sociais e internet, tais posições absurdas podem provocar uma reação em cadeia e terminar em um movimento global de reivindicação dos direitos da mulher.

Tudo começou em 24 de janeiro de 2011 com a mancada de Michael Sanguinetti, um oficial da polícia de Toronto, Canadá, que agora é conhecido muito além de sua área de jusrisdição. O que começou como uma palestra de rotina sobre segurança pessoal, terminou por incitar o movimento denominado SlutWalk Toronto, que se tem difundido e reproduzido na Inglaterra, Estados Unidos, Holanda, Brasil, Honduras, Nicarágua, recentemente no México e inclusive na India.

Vejam o texto original (em castelhano + vídeos da co-fundadora do SlutWalk Toronto) em ReporteIndigo ou tradução livre no blog NEBULOSA.DE.ÓRION

Mais veloz e mais furioso – a proteção americana a um cartel mexicano

A jornalista independente mexicana Anabel Hernandez, colaboradora da Pública, apresenta, com exclusividade, os documentos do expediente do filho de “El Mayo” Zambada, um dos chefes do Cartel de Sinaloa, que tem ganhando poder no México. A reportagem revela que Vicente Zambada Niebla, o filho, pretende revelar, diante de uma corte federal do distrito de Chicago, nos EUA, que nos últimos seis anos o Cartel de Sinaloa tem operado sob a suposta proteção das autoridades norte-americanas.
O processo judicial contra Vicente Zambada Niebla, filho de “El Mayo” Zambada, na Corte Federal de Distrito para o Distrito Norte de Illinois, abrirá a caixa de Pandora sobre a história dos últimos seis anos do tráfico de drogas do México para os Estados Unidos.
O julgamento que ocorrerá em Chicago, outrora território do capo Al Capone, promete ser explosivo.

Vejam o texto completo em PÚBLICA

GUERRA FINANCEIRA CONTRA A DEMOCRACIA

"Instrumentalizada pelo sector financeiro, a ortodoxia considera natural canalizar ganhos de produtividade para as finanças e os monopólios ao invés de elevar salários e padrões de vida. Lobistas neoliberais e seus  mascotes acadêmicos rejeitam a partilha dos ganhos de produtividade com o trabalho como sendo improdutivo e incompatível com a  "criação de riqueza" na acepção financeira. Está em debate não só se dívidas à banca deveriam ser pagas com a sua transferência para o setor público em detrimento dos contribuintes, mas também se elas podem razoavelmente ser pagas. Se não puderem, tentar pagá-las contrairá as economias ainda mais, tornando-as crescentemente inviáveis. Muitos países já ultrapassaram este limite financeiro. O que está em questão agora é um passo político - trata-se de saber se há um limite para os credores sujeitarem a sociedade ao pagamento de juros (...) sem cortar drasticamente despesas públicas com educação, saúde e outros serviços básicos.  É acerca disso a guerra financeira de hoje. E é isso que os gregos reunidos na Praça Sintagma estão a demonstrar" (Michael Hudson)

(Carta Maior; 5º feira,23/06/ 2011)

Iraque denuncia à ONU o roubo de 17 bilhões de dólares por organismos dos EUA.

O parlamento iraquiano pediu ajuda à ONU para esclarecer o desaparecimento de uns 17 bilhões de dólares, supostamente roubados por instituições ianques após a invasão do Iraque em 2003.

Teerã recebeu o dinheiro das mãos dos Estados Unidos -pela venda de petróleo- como assistência para a reconstrução do país após a derrota do regime de Sadam Hussein.

Atravé de uma carta enviada no mês passado à sede da ONU em Bagdá, um comitê parlamentar para a integridade solicitava ajuda para rastrear o dinheiro, que havia desaparecido do Fundo para o Desenvolvimento do Iraque em 2004.

Vejam o texto completo (castelhano) em RÉSEAU VOLTAIRE ou em tradução livre no blog NEBULOSA.DE.ÓRION

Grecia: Em 1941, retirava a bandeira nazista da Acrópolis; em 2011 continua resistindo

Manolis Glezos en un discurso de la coalición
Synaspismós Syriza en 2007.


Com 18 anos subiu na Acrópolis com um companheiro para retirar a bandeira nazista que ondeava sobre Atenas, em uma operação legendária. Setenta anos mais tarde, Manolis Glezos continua resistindo, agora contra a tutela estrangeira imposta à Grécia para que saneie suas contas.

Na noite de 30 de maio de 1941 os alemães acabavam de conquistar o último reduto aliado em Creta e "Hitler disse em um discurso que a Europa estava livre. Nós queriamos demonstrar precisamente que o combate começava", conta Manolis Glezos à AFP, recordando sua primeira batalha política.

Veja o texto original (castelhano) em CUBADEBATE e uma tradução livre no blog NEBULOSA.DE.ÓRION

quarta-feira, 22 de junho de 2011

'Ele disse que ia me matar bem devagar', diz agricultora jurada de morte na Amazônia

As ameaças contra Nilcilene já vinham ocorrendo desde o ano passado e entram nas estatísticas da Pastoral, que registram um recrudescimento da violência agrária em 2010.
De acordo com o levantamento, 34 agricultores ou ambientalistas foram assassinados no ano passado, um número 30% maior que em 2009, quando foram registradas 26 mortes no campo. Em 2008 foram 28 assassinatos.
A região Norte é a mais violenta nesses casos, já que em 2010 concentrou 21 desses crimes. Apenas no Pará houve 18 mortes, número 100% maior que as nove de um ano antes.
Em segundo lugar está a região Nordeste, onde 12 pessoas foram mortas no campo no ano passado.


Confira a notícia da BBC Brasil no UOL.

Pará registrou 219 mortes no campo nos últimos dez anos, com apenas quatro condenações

Nos últimos dez anos, o Pará registrou 219 homicídios no campo, mas houve apenas quatro condenações em consequência desses crimes. Em 37 casos, não houve sequer instauração de inquérito para investigar as mortes. As informações são do procurador do Tribunal Regional Federal da 1º Região José Marques Teixeira, que participa de audiência pública sobre violência no campo na Comissão de Direitos Humanos e Participação Legislativa do Senado.


O texto da Agência Brasil continua está disponível no UOL

terça-feira, 21 de junho de 2011

A íntegra da Carta do II BlogProg, e destaques não aprovados

Abaixo está a íntegra da Carta do 2º Encontro Nacional dos Blogueiros Progressistas (BlogProg). O texto foi votado por todos presentes no plenário, e venceu a maioria, democraticamente.

Comento em seguida as emendas supressivas (achuradas em cinza), das quais discordei junto com outros companheiros e fomos voto vencido:


Carta do II BlogProg – Brasília – Junho de 2011

Desde o I Encontro Nacional dos Blogueir@s Progressistas, em agosto de 2010, em São Paulo, nosso movimento aumentou a sua capacidade de interferência na luta pela democratização da comunicação, e se tornou protagonista da disseminação de informação crítica ao oligopólio midiático.

Veja a carta no blog OS AMIGOS DO PRESIDENTE LULA

Brasil tem carga tributária 'leve' para ricos, diz estudo

Um levantamento de uma associação internacional de consultorias indicou que o Brasil tem uma carga tributária considerada leve para as classes mais altas.
Segundo a rede UHY, com sede em Londres, um profissional que recebe até US$ 25 mil por ano - cerca de R$ 3.300 por mês - no Brasil leva, após o pagamento de imposto de renda e previdência, 84% do seu salário para casa.
Já os profissionais que recebem US$ 200 mil por ano - cerca de R$ 26.600 por mês - recebem no final cerca de 74% de seu pagamento.
Entre 20 países pesquisados pela UHY, essa diferença de cerca de 10 pontos percentuais é uma das menores.
Na Holanda, onde um profissional na faixa mais baixa recebe um valor líquido semelhante ao do Brasil após os impostos e encargos (84,3%), os mais ricos levam para casa menos de 55% do salário.
A lógica também se aplica a todos os países do G7, o grupo de países mais industrializados do mundo (EUA, Canadá, Japão, Grã-Bretanha, Alemanha, França e Itália).
Nos EUA, enquanto os mais ricos levam para casa 70% do salário, os profissionais na faixa dos US$ 25 mil anuais deixam apenas um décimo da renda para o governo e a previdência.


Mais na BBC Brasil, reproduzido no UOL Economia

Homem rouba US$ 1 em banco para poder fazer tratamento médico na cadeia

Um homem roubou US$ 1 em um banco, na Carolina do Norte (EUA), para poder ser preso e ter tratamento médico na cadeia, segundo o jornal “Gaston Gazette”.

James Verone, de 59 anos, invadiu o banco e entregou um bilhete em que dizia estar armado e querer US$ 1. Após o “roubo”, o ladrão saiu do local, sentou-se em uma cadeira na calçada e esperou a chegada da polícia.


Continue lendo no UOL Notícias.

SEM NOTÍCIAS DA ISLÂNDIA

Esta notícia é muito importante para saber como nos tem desinformados os meios imperiais, tanto na Europa, como na América do Sul.

Se alguém crê que não há censura na atualidade, que me diga porque os jornais não tem dito nada do que se passa na Islândia: lá, o povo demitiu todo um governo, os principais bancos foram nacionalizados, decidiu-se não pagar a dívida que estes tinham criado com a Grã Bretanha e Holanda por causa de sua má política financeira e acabaram de criar uma assembléia popular para reescrever sua constituição.

E tudo isso de forma pacífica. Toda uma revolução contra o poder nós tem conduzido até a crise atual. Vê-se aquí por que não se tem sabido há dois anos: Que passaria se o resto dos cidadãos europeus tomassem como exemplo? Esta é, brevemente, a história dos feitos: 2008. O principal banco do país é nacionalizado. 


Vejam o texto completo (castelhano) em REDE LATINA SIN FRONTERAS ou a tradução livre no blog NEBULOSA.DE.ÓRION

Lula agradece blogueiros e relembra caso da 'bolinha de papel' em Serra

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou do II Encontro de Blogueiros Progressistas, em Brasília, e criticou a atuação da mídia na América Latina, dizendo que o comportamento dela em relação a todos os países pelos quais ele viajou é “quase lamentável”.

“Eu nunca me preocupei com a crítica se ela é verdadeira, o que me preocupa são as inverdades, a má-fé, as difamações, como aquela pedra, aquele meteorito de papel que caiu na cabeça de um candidato no ano passado", afirma o ex-presidente. Lula sinalizou que foram os "blogueiros" que impediram que esse episódio gerasse prejuízo eleitoral para a então candidata Dilma Rousseff. "Vocês tiveram papel extraordinário. Vocês demonstraram uma coisa fantástica: o povo não precisa mais de intermediários.”

Ele ainda pediu aos "blogueiros" ajam com seriedade, façam críticas sérias sem perder o foco, "porque a direita não brinca em serviço". E, criticou José Serra: "Quando vocês foram xingados de blogueiros sujos [por Serra durante a campanha eleitoral], vocês foram xingados por quem promovia a sujeira".

A notícia continua no Comunique-se

Las trabajadoras y trabajadores toman Madrid desde sus barrios y pueblos

Hacía muchos años que no se veía algo parecido en Madrid. Trabajadores de todas las edades y profesiones salían a las calles de sus barrios y pueblos para ir, todos juntos, hacia el Congreso de los Diputados, lugar donde se toman las decisiones que posteriormente afectan a todos, y donde adquieren fuerza de ley los recortes en materia laboral y social que están sufriendo las clases populares.
Desde primeras horas de la mañana comenzaron a moverse las 7 columnas principales, desde Plaza de Castilla (norte), Parque de Sta. María (Hortaleza y Corredor del Henares), Moratalaz, Villa de Vallecas (este), Getafe y Villaverde (sur-este), Leganés y Carabanchel (sur-oeste) y templo de Debod (oeste). A estas columnas se les fueron uniendo otras muchas iniciadas en multitud de barrios también periféricos.
Muchas vecinas y vecinos de estos barrios, por cuyas calles no es habitual ver el paso de manifestantes, contemplaban con cierto asombro la marea humana que les animaba a unirse. Y la emoción era más que evidente en los momentos que confluían las diversas marchas de miles y miles de personas.
El carácter trabajador que han tenido las marchas se ha expresado tanto en la composición principal de los manifestantes, salidos de sus pueblos y barrios periféricos, como por los lemas coreados mayoritariamente, entre los que destacan: “Lo llaman democracia y no lo es”; “que no nos representan”; “Viva la lucha de la clase obrera”; “el pueblo unido jamás será vencido”; “esta crisis no la pagamos”; “no hay pan para tanto chorizo”; “hace falta ya una huelga general”.

Continue exercitando seu espanhol, lendo a continuação do texto no Rebelión

Ou você pode tentar encarar a tradução automática do Google Tradutor.

A OTAN ataca a casa de um líder histórico na Líbia

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) fez ataques aéreos no ínicio da segunda-feira contra a casa de El-Khweldi el-Hamedi, um membro da direção histórica da cidade de Sebrata, situada a uns 80 km a oeste de Trípoli, anunciou o porta-voz do governo líbio Moussa Ibrahim.

Ibrahim disse a Xinhua que pelo menos 13 pessoas morreram no ataque aéreo da OTAN, incluindo a mulher e o filho de Hamedi, e outros dez civis, mas Hamedi sobreviveu.

A OTAN tem reforçado recentemente sua pressão militar contra o regime do líder líbio, Muamar Khadafi, para que êle deixe o poder.

As autoridades líbias tem afirmado de maneira contínua que os ataques aéreos da OTAN tem destruído instalações civis e tem matado centenas de civis.


As cifras mais recentes do Ministério da Saúde da Líbia mostram que 856 civis já morreram devido aos ataques aéreos da OTAN desde março.

(Com informação de Xinhua) 

Vejam o original (castelhano) em CUBADEBATE

ONU: 80% dos refugiados estão em países em desenvolvimento

Cerca de 80% dos refugiados estão em países em desenvolvimento, informou nesta segunda-feira (20/06) a ONU (Organização das Nações Unidas). Essas nações, de acordo com a organização, são justamente as que lidam com os principais problemas dessa situação. "Há um profundo desequilíbrio no apoio internacional às vítimas de deslocamentos forçados no mundo", decreta o relatório 2010 do ACNUR (Alto Comissariado da ONU para os Refugiados) que reúne as estatísticas anuais sobre o fenômeno.

Atualmente, 43,7 milhões de pessoas são obrigadas a deixar suas casas pela violência, desastres ou perseguições, das quais 27,5 milhões são deslocados internos por conflitos. Desse total, 25 milhões recebiam assistência e proteção do organismo das Nações Unidas no final do ano passado. Em 2010, o número de pedidos de asilo subiu para 850 mil, dos quais uma quinta parte corresponde unicamente à África do Sul. Dos solicitantes de asilo, os mais dramáticos são os 15,5 mil que correspondem às crianças órfãs, procedentes principalmente da Somália e do Afeganistão.

Continue lendo no Opera Mundi.

Leia também no Opera Mundi: Dia Mundial dos Refugiados registra recorde de deslocados em 2010.

UE adia liberação de ajuda à Grécia até aprovação de plano de austeridade

Os países da zona do euro adiaram em duas semanas a liberação do quinto lote de ajuda financeira para a Grécia, à espera que as autoridades em Atenas aprovem o programa de consolidação fiscal exigido pelos parceiros da UE (União Europeia).

O presidente do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker, convocou nesta segunda-feira uma nova reunião de ministros de Finanças da zona do euro para o dia 3 de julho, na qual espera atingir a meta não conseguida no domingo: destravar o quinto lote do programa de resgate, avaliado em 12 bilhões de euros.

Para isso, o governo grego deverá primeiro mostrar sua legitimidade como interlocutor, ao ganhar o voto de confiança do Parlamento previsto para ser votado nesta terça-feira, mas também conseguir o envolvimento de todos os partidos gregos com a estratégia de consolidação fiscal a médio prazo e o programa de privatizações, em um voto parlamentar programado para o fim do mês.


Continue lendo no Opera Mundi

Leia também no Opera Mundi: Ajuda à Grécia é condicionada à aprovação de cortes de gastos.

Intelectuais cubanos conclamam pela eliminação dos preconceitos raciais

Intelectuais cubanos conclamaram a "apagar definitivamente as desvantagens" históricas que enfrentam negros e mestiços, em meio a um amplo debate sobre a discriminação que solapadamente persiste na ilha, informou nesta segunda-feira o diário Granma.

Cuba "deve lutar enquanto sobreviva um só dos preconceitos e taras legados pela sociedade anterior discriminadora e racista", disse o escritor e etnólogo cubano Miguel Barnet, presidente da União e Escritores e Artistas de Cuba (UNEAC).

"Ainda em uma sociedade como a cubana, que no triunfo da revolução (em 1959) foram desmontadas as bases institucionais da discriminação (...) persistem certos preconceitos raciais e não se tem podido apagar definitivamente as desvantagens historicamente acumuladas" entre o "negros e os mestiços", assinalou Granma. 

Vejam mais detalhes(castelhano)  em CUBADEBATE ou em tradução livre no blog NEBULOSA.DE.ÓRION

Zelaya lidera protesto em Honduras contra prisão de ex-ministro

O ex-presidente de Honduras Manuel Zelaya lidera uma manifestação juntamente com a FNRP (Frente Nacional de Resistência Popular) nesta segunda-feira (20/06) em frente aos tribunais de justiça da capital.

O protesto é contra a prisão do ex-ministro Enrique Flores Lanza, que integrou o governo de Zelaya e que retornou do exílio junto com ex-mandatário, em 28 de maio.

Está é a primeira vez que Zelaya lidera uma manifestação como coordenador-geral da FNRP depois de voltar da República Dominicana. Seu retorno ao país foi permitido depois da assinatura do Acordo de Cartagena, ou Acordo para a Reconciliação Nacional de Honduras, entre Zelaya e o atual presidente, Porfírio Lobo, e com a mediação dos mandatários da Colômbia, Juan Manuel Santos, e da Venezuela, Hugo Chávez.


Na semana passada, a Justiça hondurenha ordenou a prisão domiciliar do ex-ministro acusado pelo Ministério Público de corrupção ao ordenar a retirada de 40 milhões de lempiras (cerca de 2,1 milhões de dólares) do Banco Central para financiar a consulta popular que o então chefe de Estado pretendia realizar para instalar uma Assembleia Nacional Constituinte.


A notícia continu ano Opera Mundi

Chile recupera mostra que seria inaugurada por Allende na manhã do golpe

Na manhã de 11 de setembro de 1973, o então presidente do Chile Salvador Allende inauguraria na sede da UTE (Universidade Técnica do Estado), em Santiago, uma mostra composta por 18 painéis -- produzidos por nove artistas locais -- que alertavam para o perigo de uma guerra civil e da instalação de um regime fascista no Chile. Como numa profecia autocumprida, a mostra nunca foi inaugurada. Neste mesmo dia, o general Augusto Pinochet liderou um dos mais sangrentos golpes de Estado da América Latina, que terminou com a morte de Allende e de outros milhares de apoiadores do governo da UP (Unidade Popular).

Hoje, 38 anos depois, o Museu da Memória e dos Direitos Humanos está apresentando a emblemática mostra suspensa pelo golpe de Estado de 11 de setembro. Graças a um verdadeiro trabalho de arqueologia artística, foi possível localizar as 18 obras, confeccionadas em painéis de 2 metros de largura por 1 metro de altura. Na remotagem, os trabalhos estão acompanhados por diversas fotos e vídeos, que ajudam a contextualizar o momento político vivido pelo Chile e pela América Latina nos anos 1960 e 1970, quando a região era palco de uma disputa letal pela hegemonia entre os modelos inspirados pelo socialismo e o comunismo e os governos alinhados aos EUA, no auge da Guerra Fria.


Mais no Opera Mundi.

Araguaia: o que as Forças Armadas querem apagar

Em meio ao debate sobre a emenda que propõe o sigilo eterno de documentos do governo, a Pública revisita uma das histórias mais obscuras do período militar: a repressão à guerrilha do Araguaia (1972-1975).

Em três dias de pesquisa nos 149 volumes do processo judicial que investiga o desaparecimento dos guerrilheiros do Araguaia, a Pública coletou relatos de dezenas de moradores que foram obrigados a prender, enterrar, matar e decapitar guerrilheiros – e sofrem até hoje as consequências do que viveram nesse tempo.


Reportagem da Agência Pública, divulgada no sítio da revista CartaCapital.

Blogueiro á assassinado no RN depois de enquete questionando prefeito

Durante o 2º Encontro Nacional de Blogueir@s Progressistas tomei conhecimento de um caso surreal de assassinato com possível motivação política.
Enquanto ouvia o relato do episódio, passou pela minha cabeça a possibilidade de eu estar dormindo e que a história não passava de uma crônica policialesca no meio do sonho.
A realidade é mais crua, entretanto.
Ednaldo Filgueira, 36 anos, presidente do PT municipal de Serra do Mel, colaborador do blog Serra do Mel (http://www.serradomel-rn.com) e jornalista comunitário, foi assassinado na noite da última quarta-feira (15), ao receber seis tiros de homens não identificados.
Segundo me disse o Thiago Aguiar – blogueiro potiguar que contou o caso (e gravou em vídeo para o Blog da Dilma) –, Ednaldo havia publicado no blog uma enquete perguntando à população se era possível acreditar na prestação de contas da prefeitura.
Na manhã do crime, o blogueiro recebeu ligações anônimas com ameaças por conta da enquete, que foi prontamente retirada do site.
Não foi suficiente. No final do dia aconteceu o crime que tornaria aquele o último dia da vida de Ednaldo.


O texto continue no blog Conexão Brasília Maranhão

Jovem demais para morrer

A sistematização das bases de dados do Subsistema de Informação sobre Mortalidade em relatórios anuais é uma valiosa contribuição à cidadania no Brasil. Os "mapas da violência", como esses documentos são intitulados, são produzidos, com muita competência, por Julio Jacobo Waiselfisz. Disponibilizados na íntegra na internet, esse material se constitui em uma importante ferramenta para a reflexão e o planejamento na área de segurança pública.
O "Mapa da violência 2011: Os jovens do Brasil", lançado em março e disponibilizado na internet, aporta informações gravíssimas sobre a evolução das taxas de homicídios no Nordeste. Na região, essa taxa, quando medida para cada 100 mil habitantes, passou de 18,5 para 32,1, o que se traduz em um crescimento, em dez anos, de nada menos que 73,9%. Essa nova taxa traduz um crescimento dos homicídios em todos os estados da região, com exceção de Pernambuco, onde, em que pese uma alvissareira diminuição de 13,8, ainda se convive com 50,7 homicídios para cada 100 mil habitantes. No Rio Grande do Norte, em 1998, essa taxa era de 8,5 homicídios para cada 100 mil habitantes. Dez anos depois, a taxa pulou para 23,2, expressando um crescimento de 172,8%.

Continue lendo no Terra Magazine

Ataques da OTAN deixam 4 mortos e 10 feridos na cidade líbia de Sebha

Quatro pessoas morreram e pelo menos 10 ficaram feridas neste domingo (19/06), após novos bombardeios de aviões de combate da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) sobre alvos na localidade de Sebha, no sul da Líbia, informou nesta segunda-feira (20/06) a agência oficial líbia Jana.

Os aviões da aliança começaram a bombardear zonas de civis e quando as equipes de socorro e de voluntários chegaram ao local para ajudar as vítimas também foram atacados. A agência líbia, que citou uma fonte militar, assegurou que quatro socorristas morreram e pelo menos outros 10 ficaram feridos, e qualificou os ataques de "horrível crime duplo".

A notícia continua no Opera Mundi

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Mundo de luto. Velada em Moscou a dissidente e ativista Yelena Bonner

O luto não se limita a  Moscou, sede da fundação Sakharov e onde está o caixão fúnebre com o corpo  da dissidente Yelena Bonner. Todos os ativistas de direitos humanos espalhados pelo mundo experimentam uma sentida perda. Por evidente, fica o exemplo.
Yelena Bonner, falecida aos 88 anos de idade, era a mulher símbolo da defesa dos direitos humanos e da transparência dos regimes políticos. Notabilizou-se, desde 1937,  pela  resistência contra o regime soviético e contra os horrores do Stalinismo.

Continue lendo no blog Sem Fronteiras

Comparato: relatório quase fez Globo romper com a Unesco

O II Encontro Nacional de Blogueiros de Brasília teve declarações importantes do jurista Fábio Konder Comparato, um dos convidados do evento. Segundo Comparato, a Rede Globo ameaçou romper o contrato que mantém com a Unesco para promover o Criança Esperança, projeto social anualmente realizado em forma de show na emissora brasileira. O motivo: o estudo da Unesco publicado em fevereiro que analisa o ambiente regulatório para a radiofusão no Brasil. O comentário do jurista foi publicado pelo blog Vi o Mundo, do jornalista Luiz Carlos Azenha.


Continue lendo no sítio da revista CartaCapital.

Henry Kissinger, o criminoso de guerra com sorte

Parece que o castigo recebido é inversamente proporcional ao crime que se comete
Sección:EEUU
Miércoles 15 de junio de 2011 0 comentario(s) 135 visita(s)

Por David Jiménez

Não falta razão ao ativista Reed Brody ao descrever o final de muitos tiranos em termos matemáticos. Vai para o cárcere quem mata alguém. Acaba num psiquiatra quem fuzila 20 pessoas em um McDonald’s e recebe um asilo político quem elimina 20.000 inimigos políticos.

Está na hora de acrescentar um nível superior à escala. Que ocorre a quem fomenta golpes de Estado contra governos letítimos, conspira com ditadores para que eliminem aos que pensam diferente, bombardeia países em segredo...? Se seu nome é Henry Kissinger, pode cobrar uma fortuna por conferência, escrever colunas de opinião no The New York Times e inclusive se converter na última estrela contratada da FIFA.

O ex-secretario de Estado ianque forma parte da surrealista equipe -junto a Plácido Domingo ou diretor do FBI Louis Freeh- proposto por  ’El Padrino’ da FIFA Sepp Blatter para limpar sua organização de malfeitores. «Se serve de ajuda, estou disposto a colaborar», tem dito Kissinger, aceitando com humildade.

Vejam o texto original em INSUMISSIA

Dia do Espanhol é celebrado em 78 cidades do mundo

"O espanhol é uma língua rica e antiga falada por quase 500 milhões de pessoas no mundo", assim Mario Vargas Llosa começou em Pequim um relato coletivo proposto pelo Instituto Cervantes na capital chinesa para celebrar o Dia do Espanhol, comemorado neste sábado (18/06). O último Prêmio Nobel de Literatura foi um dos grandes protagonistas de um dia em que é celebrado em 78 cidades de todo o mundo "o vigor" do espanhol, como destacou a diretora do Instituto Cervantes, Carmen Caffarel.


Continue lendo no Opera Mundi

Participa (Portugues)

VOZES COM FUTURA http://vocesconfutura.tumblr.com/

Senhores e senhoras designers, criativos, ilustradores, directores de arte e meus admirados artistas visuais em geral: isto é uma iniciativa desinteressada de apoio moral e estético aos movimentos #europeanrevolution #europeriseup #DRY #democraciarealya #takethesquare #worldcamp   #spanishrevolution #greekrevolution #italianrevolution #frenchrevolution etc. Te convidamos a colaborar sem ânimo de autopromoção.

A missão e criar e reunir o maior número possível de cartéis e cartazes anónimas que ajudem (visualmente também) esta (bendita) mudança social.

O objectivo é tê-las a disposição neste blog para que qualquer pessoa possa imprimir livremente a mensagem que mais gostar, que mas precise ou com a que melhor se sinta identificado. A ideia é que o barulho seja cada vez mais insuportavelmente bonito.

O desejo? Receber sugestões sem xingar ou insultar, porque pelo caminho do desprezo perdemos a razão e nada melhor que a elegância e o correcta utilização das palavras para avançar de verdade. Mesmo assim, cada um é livre de fazer como quiser.

A finalidade? Que um montão de gente imprima e empapele seu pequeno pedaço do mundo. Sair da web e invadir as ruas. Incentivar a mudança. Fazer com que o desenho gráfico esteja, de uma vez por todas, comprometido socialmente.


Vejam a íntegra do pedido em VOCES CON FUTURA

Luis Posada é o "opositor" mais conhecido em Cuba enquanto Yoani Sánchez não interessa a ninguém

CONTRAINJERENCIA – O terrorista internacional Luis Posada Carriles é o “opositor” da Revolução cubana mais conhecido conforme uma pesquisa realizada entre cubanos por diplomatas dos Estados Unidos em Havana, afirma -aparentemente decepcionado- o Nuevo Herald de Miami. Enquanto isso as intermináveis crônicas de Yoani Sánchez, a “blogueira” internacionalmente promovida pela imprensa conservadora, não chama a atenção do público cubano. 
(...) 
A administração Obama valoriza muitíssimo a blogueira cubana como demonstra a reunião secreta ocorrida no apartamento da opositora com a subsecretária de Estado ianque Bisa Williams durante sua visita a Cuba entre 16 e 22 de setembro de 2010.
Em poucos anos, a blogueira tem sido contemplada com 250.000 euros no total, o que a transforma em virtual “milionária” num país onde o salário mínimo mensal é de 420 pesos, isto é 18 dólares ou 14 euros. Yoani Sánchez tem conseguido sentada frente ao seu laptop o equivalente a 1.488 anos de salário mínimo cubano por atividade de opositora.  

Vejam o texto completo (castelhano) em CONTRAINJERENCIA e uma tradução livre no blog NEBULOSA.DE.ÓRION

domingo, 19 de junho de 2011

O papel de Wall Street no narcotráfico

A política dos EUA para o México é um pesadelo. Ela minou a soberania mexicana, corrompeu o sistema político e militarizou o país. Obteve também como resultado a morte violenta de milhares de civis, pobres em sua maioria. Mas Washington não está nenhum pouco preocupado com os “danos colaterais”, desde que possa vender mais armas, fortalecer seu regime de livre comércio e lavar mais lucros das drogas em seus grandes bancos. Os principais bancos dos EUA se tornaram sócios financeiros ativos dos cartéis assassinos da droga. A guerra contra as drogas é uma fraude. Ela não tem a ver com proibição, mas sim com controle. O artigo é de Mike Whitney.

O silêncio nunca é respeitado pela história

A idéia de instituir uma lei de "silêncio eterno" para certos documentos oficiais foi lançada sem muito sucesso. As verdade são, ou se tornam caixas de pandora quando as tentamos reduzir ao silêncio eterno. Um dia elas se abrem e os monstros, como os demoninhos da lenda, vem nos puxar as pernas em nossas camas. Salve-se quem puder.

A DISPUTA NAS RUAS DO MUNDO: BENS PÚBLICOS X PRIVATIZAÇÃO


Dezenas de milhares de estudantes, professores e funcionários de escolas saíram às ruas esta semana no Chile para protestar contra a crescente privatização da educação no país. Na Europa, outras dezenas de milhares de jovens, trabalhadores de diversos setores e desempregados estão nas ruas na Grécia, na Espanha, na República Tcheca e em outros países contra os planos de austeridade do FMI e do Banco Central europeu que representam maior arrocho para os assalariados, privatização de empresas e serviços públicos e impunidade para os responsáveis pela crise. Por todo o mundo, cresce a resistência à ofensiva do grande capital que quer resolver a crise econômico-financeira iniciada em 2008, transferindo os custos, mais uma vez, para os bolsos de quem vive do trabalho. A Carta Maior destaca essa situação neste fim de semana, sugerindo a leitura de alguns artigos e reportagens de dois Especiais, Desordem Financeira e As Ruas do Mundo, que ajudam a entender o atual cenário internacional e seus possíveis impactos na América Latina e no Brasil.

(Carta Maior; Domingo,19/06/ 2011)

Quase mil mortos na Líbia pelos ataques da OTAN

Os ataques da Organização do Atlântico Norte (OTAN) sobre a Líbia desde março passado tem causado a morte de 856 pessoas, cifra que foi incrementada nas últimas 72 horas, informou o enviado especial de teleSUR a Líbia, Rolando Segura.

Em sua conta na rede social Twitter @roladoteleSUR, Segura informou que o Ministério da saúde confirmou a cifra de 856 mortos e quatro mil feridos, dos quais 523 se encontram em delicado estado de saúde. 

Em conferencia imprensa, o Primeiro Ministro da Líbia, Baghadadi Mahmudi, denunciou que este ataques não cessam. Nas últimas horas registrou-se a morte de outras quato pessoas em Trípoli (oeste), enquanto que em Sirte, a oeste da capital líbia, várias pessoas que se deslocavam num automóvel também pereceram em virtude dos bombardeios, enquanto isso a cifra de feridos continua aumentando.   


Vejam mais detalhes em  CUBADEBATE

Uma foto faz marolas na internet: jovem beija uma moça atacada por um policial em Vancouver

A imagem do casal na rua, aparentemente beijando-se em meio aos distúrbios após um jôgo de hockey em Vancouver, converteu-se em uma sensação na internet, mas casal na realidade não estava em um abraço apaixonado, de acordo com revelações do The Guardian publicadas nesta manhã.

A foto do jornalista Richard Lam, publicada originalmente no Twitter e que chegou aos sites de notícias em todo o mundo, tem uma explicação menos romântica segundo as testemunhas dos violentos distúrbios.

William, uma testemunha, disse ao diário The Vancouver Sun que o casal foi atropelado por dois agentes anti-distúrbios da Polícia: “a moça foi golpeada na cabeça e caiu na calçada, com seu noivo parcialmente sobre ela”, disse. “Ela sentia dor e chorava, mas os dois agentes deram um empurrão e seguiram adiante. Alguns civis trataram de assegurar de que estava bem.”

Outro ângulo da foto, que publica o Vancouver Sun graças a imagens enviadas por vários leitores, parece apoiar a versão de William.  

Vejam mais detalhes (castelhano) em CUBADEBATE ou no blog NEBULOSA.DE.ÓRION