sábado, 23 de julho de 2011

Os indignados retomam a Praça do Sol


No centro da Praça do Sol, em Madrid, um par de chinelos velhos e gastos está em exposição. Um cartaz ao lado explica: esse calçado participou de 450 reuniões, pintou 160 cartazes, impediu a prisão de um imigrante, provocou cinco discussões familiares e até um fracasso amoroso. Ganhou uma revolução.
O relato do jornal espanhol El País mostra que, aos poucos, os indignados do movimento 15-M reocupam o principal palco dos protestos realizados há dois meses por uma “democracia real”. Durante o último mês, mais de 500 pessoas do movimento percorreram a Espanha, iniciativa denominada de Marcha Popular Indignada. As colunas de indignados recrutaram pessoas pelas cidades e povoados do país. Seus integrantes defendem o lema: “novas vias de participação e transformações sociais, democráticas e pacíficas”. Hoje, as oito colunas se encontram na Praça do Sol, onde já foram montadas as barracas de alimentação e a estrutura para receber as assembléias populares. Com a ocupação da praça por essas 500 pessoas, espera-se que um número ainda maior se una ao grupo vindo de diferentes partes da Espanha.

Continua lendo na CartaCapital

Como Joplin, Hendrix, Morrison e Cobain, música perde Amy Winehouse aos 27 anos





A cantora britânica Amy Winehouse foi encontrada morta neste sábado (23/07) em sua casa, em Londres. Ainda não foi divulgada a razão oficial de seu falecimento. A notícia foi divulgada inicialmente pelo canal de britânico TV Sky News. Segundo o canal, a polícia confirmou a morte da cantora. As informações são de agências de notícias internacionais. 




Continue lendo no Opera Mundi

Cientista nuclear iraniano é assassinado em Teerã

Um físico iraniano foi morto a tiros por um motociclista em Teerã no sábado e estudante do Irã a agência de notícias ISNA reproduziu um oficial da polícia, não identificado, dizendo que o homem era um cientista nuclear.


ISNA nomeado o cientista como Darioush Rezaie, 35, um professor universitário que realizou um PhD em física. Não ficou claro se ele era parte do programa iraniano de enriquecimento nuclear. O urânio enriquecido pode ser usado para fins civis nuclear, mas também para construir bombas atômicas.


O texto é da Reuters, e está em inglês. O que está acima é a tradução do Google Tradutor

Atualização: Parece que há alguma confusão em torno deste assassinato - Assassinato de suposto cientista nuclear gera confusão no Irã, disponível nas Colagens do Umbigo e da Mosca Azul

Triunfa o Ballet Nacional de Cuba no Brasil

De pé, o público brasileiro premiou com uma ovação a estréia de A Lenda da Água, a coreografia com que o Ballet Nacional de Cuba (BNC) apresentou aqui no Teatro Nacional Claudio Santero.

Inspirado em um mito guarani sobre a origim das cataratas do Iguau, localizadas nas fronteiras do Brasil e Argentina, o ballet em dois atos - com coreografia de Eduardo Blanco e libreto de José Ramón Neyra- cativou aos espectadores.

Sua montagem, sob a coordenação da primeira bailarina absoluta Alicia Alonso, faz uma homenagem à cosmogonia e tradições deste país sul-americano, e ao esplêndido conjunto de 270 quedas d'agua declarado pela Unesco em 1984 Patrimônio Natural da Humanidade.  

Vejam também em CUBADEBATE ou uma tradução livre do texto completo em  NEBULOSA.DE.ÓRION

Anonymous divulga arquivos secretos da OTAN


O grupo hacker Anonymous afirma ter obtido acesso a cerca de 1GB de documentos restritos da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
O grupo divulgou através de seu Twitter algumas partes deste conteúdo, que foram obtidos após a segurança dos sistemas da OTAN serem comprometidos pelo Anonymous.
Foram liberados dois arquivos para download. O primeiro, segundo o Anonymous, diz respeito às informações restritas da OTAN. Já o segundo arquivo teria relação com informações não-restritas e que revelariam os procedimentos de segurança da OTAN.

Continue lendo na INFO

Lei que discriminava gays no exército dos EUA é revogada

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, certificou nesta sexta-feira (22/07) a revogação de uma lei de 1994 que impedia aos soldados abertamente homossexuais servir nas Forças Armadas do país. A medida foi tomada após receber o sinal verde do Pentágono.

Os militares homossexuais poderão revelar sua orientação sexual sem ser demitidos a partir do próximo dia 20 de setembro, quando se cumprirem 60 dias a partir da assinatura do presidente, período estabelecido na legislação que o Congresso aprovou.

"Hoje, demos o grande passo rumo ao fim da discriminatória lei 'Don't Ask, Don't Tell' ("Não pergunte, não conte"), que solapa o desempenho de nossos militares e viola os princípios norte-americanos de justiça e igualdade", disse Obama em comunicado. 





Continue lendo no Opera Mundi

"Projeto petista encalhou e precisa ser revisto", diz Viana


Como o Brasil se situa no debate sobre Marx? 
Não se situa. O Brasil está vivendo a ditadura da economia, no pior sentido.
Mesmo com o Partido dos Trabalhadores? 
Mesmo com o PT, e sobretudo com o PT. Veja, eu votei na Dilma, entendo que o projeto includente da sociedade é o melhor que tem, mas isso não abstrai a crítica à esquerda. Qual é o sentido de você promover uma inclusão social? Uma inclusão que se dê apenas pelo consumo pode guinar à direita ou à esquerda...
Pode conduzir a uma nova crise? 
A uma crise imensa. Nós não temos, de um lado, aproveitado esse largo período de liberdade para criar uma consciência social, uma participação ativa na vida social, a partir do próprio exemplo da classe dominante.

O terror chega à Noruega


Uma forte explosão danificou prédios do governo norueguês no centro de Oslo, capital do país, nesta sexta-feira 22, deixando ao menos sete mortos e diversos feridos. O escritório do primeiro-ministro, Jens Stoltenberg, foi um dos alvos, mas ele saiu ileso.
Poucas horas depois da explosão na região central da capital, onde ficam vários prédios estatais, inclusive o do ministério do Petróleo que entrou em chamas, um homem supostamente vestido de policial abriu fogo contra jovens em um acampamento do Partido Trabalhista, na ilha de Utoya, a 40 quilômetros de Oslo.

Mais na CartaCapital

sexta-feira, 22 de julho de 2011

O vento da História

 Por Juan Forn

O menino Eric Hobsbawm passeava com babá pelas ruas de Alexandria no ano de 1918. Um mendigo chinês pede-lhes uma moeda. A babá nega-lhe. O chinês ignora a babá, olha fixamente para a criança e lhe dedica uma deliciosa maldição de seu país milenar: "Oxalá vivas tempos interessantes". Oitenta e cinco anos depois, quando é um venerável historiador e se senta para escrever suas memórias, sabe que já tem o título: Temos interessantes. Nessas memória, faz uma breve enumeração das coisas que presenciou ao longo do século que viveu e não se pode deixar de pensar naquele monólogo que recitava o replicante no final de Blade Runner, com o olhar perdido na chuva ácida quecaía do céu e o anseio de deixar pelo menos esse testemunho dos fenômenos inéditos que haviam contemplado seus olhos: "Vi entardeceres de duas luas em Júpiter..." Aos 86 anos, Hobsbawm disse: "Vi como se extinguiam da face da terra todos os impérios coloniais europeus, incluindo aquele que chegou a ser o mais vasto e poderoso deles durante meus anos de infância. Vi muitas potências mundiais condenadas a jogar nas ligas inferiores. Vi a irrupção e a queda de um estado alemão que esperava durar mil anos, e também o nascimento e o final de um poder revolucionário que ameaçava extender-se no mundo inteiro. Vi um tempo em que a palavra capitalismo contava com poucos votos como a palavra comunismo atualmente. Duvido que chegue a ver o fim do império americano, mas posso assegurar que alguns leitores deste livro deverão presenciá-lo".  

Vejam o texto original em PAGINA/12 e uma tradução livre no blog NEBULOSA.DE.ÓRION

Ministério Público quer inventário e suspensão do novo regulamento sobre bens reversíveis


Diante das evidências de controle precário sobre os bens reversíveis sob controle das concessionárias de telefonia, o Ministério Público Federal quer que a Anatel divulgue o inventário desse patrimônio público e suspenda a tramitação do novo regulamento em discussão no órgão regulador - proposta que, em essência, permite que as empresas vendam ou substituam os bens vinculados à concessão mesmo sem o conhecimento da agência.
Em parecer datado de 13/7, o procurador da República, Marcus Marcelus Gonzaga Goulart, argumenta que as alegações da Anatel de que a lista dos bens é protegida por sigilo comercial não faz sentido - afinal, o patrimônio é da União - e que a mudança nas regras relativas a eles é "temerária ao erário", visto que uma auditoria realizada pelo próprio órgão regulador, concluída no ano passado, constatou que sobram irregularidades nesse assunto.


Mais no Convergência Digital

Fabricantes tem nova decisão favorável na disputa sobre celular como produto essencial

A Justiça Federal determinou que o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, do Ministério da Justiça, informe a todos os Procons do país que está impedida a instauração de procedimentos administrativos contra fabricantes de celulares com base na interpretação de que os aparelhos são produtos essenciais.

A decisão, a pedido da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) – que no caso representa Nokia, Motorola, LG, Samsung e Sony Ericsson – considera que houve “afronta ao comando judicial do Tribunal [Regional Federal de Brasília]”, por entender que o órgão insiste na interpretação vedada pela corte.

A “afronta” estaria em um ofício expedido pelo DPDC aos Procons, em 1º de julho, informando que a 3ª Câmara de Coordenação e Revisão da Procuradoria Geral da República compartilha da interpretação de que os aparelhos, por seu uso disseminado, devem mesmo receber tratamento de essencialidade nas relações de consumo. 





Mais no Convergência Digital

YouTube transmitirá o festival Lollapalooza

O YouTube irá transmitir ao vivo os festivais Lollapalooza e Austin City Limits na contínua tentativa do site de trazer eventos musicais para as telas dos computadores e celulares.


(...)


O Lollapalooza ocorre do dia 5 ao dia 7 de agosto e os shows que serão transmisitidos ainda não foram anunciados. Entre os artistas confirmados para o festival estão Eminem, Foo Fighters, Coldplay, Muse e My Morning Jacket.




Mais na Folha.com

Milhões de somalis e quenianos perto de morrer de fome

Nairobi, Quénia, 20/7/2011 – Para escapar da seca que assola seu país, cada somali deve percorrer 80 quilómetros de deserto arenoso entre a fronteira e o acampamento de Dadaab no Norte do Quénia, suportando um calor de 50 graus. A travessia demora nove dias.
A viagem a Dadaab é traiçoeira, e fica ainda mais perigosa quando cruza territórios caóticos com bandoleiros armados e inclusive policiais que investem contra os refugiados. E quando os que sobrevivem à viagem finalmente chegam a Dadaab, dão-se conta de que o acampamento está longe de ser o refúgio que esperavam. Estima-se que em todo o Quénia há cinco milhões de pessoas que sofrem fome severa devido à seca, segundo Abbas Gullet, secretário-geral da Cruz Vermelha queniana.

Vejam mais detalhes em ESQUERDA.NET

Juiz está beneficiando matadores de casal extrativista no Pará, diz CPT


A Comissão Pastoral da Terra (CPT) criticou, em nota divulgada na última terça-feira (19), o juiz Murilo Lemos Simão, da 4ª Vara Penal da comarca de Marabá, que por duas vezes rejeitou os pedidos de prisão contra os três homens apontados pela Polícia Civil como os responsáveis pelas mortes do casal de extrativistas José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo Silva em 24 de maio.
Quase dois meses após os crimes, que tiveram repercussão internacional, ninguém foi preso. Ontem, a Polícia Civil divulgou o nome dos supostos envolvidos nos crimes. Segundo a polícia, o mandante do assassinato foi José Rodrigues Moreira, 42, e os executores foram Lindonjonson Silva Rocha (irmão de Moreira), 29, e Alberto Lopes do Nascimento, 29, conhecido como “Neguinho”.

Continua no UOL Notícias

Rio oficializa programa para melhorar proteção a testemunhas; ativistas e protegidos criticam condições atuais


O Rio de Janeiro oficializou nesta quinta (21) o Conselho Deliberativo de Proteção à Testemunha no Rio de Janeiro. O órgão é responsável por determinar o ingresso de testemunhas de crimes no Programa de Proteção a Testemunhas (Provita), assim como por fiscalizar o serviço prestado pela ONG que exerce o trabalho. Contudo, ativistas e protegidos tem criticado as condições atuais do programa.
O Conselho de Proteção à Testemunha no Rio de Janeiro é composto por representantes do Ministério Público Estadual, Poder Judiciário, Defensoria Pública, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e das Secretarias de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos e de Segurança Pública.
No último dia 12, em Lima Duarte (MG), duas testemunhas que estavam sob proteção do Provita foram vítimas de uma tentativa de homicídio. O Provita, entretanto, contesta que tenha havido uma tentativa de assassinato.


Mais no UOL Notícias

Justiça do RJ decreta a prisão de quatro PMs do caso Juan


A Justiça do Rio de Janeiro decretou na noite desta quarta-feira (20) a prisão temporária dos quatro policiais militares suspeitos de envolvimento na morte e no sumiço do garoto Juan Moraes, 11, durante uma operação na favela Danon, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

A decisão atende o pedido feito na terça-feira (19) pelo Ministério Público do Rio contra os cabos Edilberto Barros do Nascimento e Rubens da Silva, e os sargentos Isaías Souza do Carmo e Ubirani Soares. Os quatro foram indiciados sob suspeita de duplo homicídio qualificado e pela ocultação do corpo de Juan.




Leia mais na Folha.com

Agressões e mortes exigem criminalização "urgente" da homofobia, defendem especialistas


Crimes recentes e chocantes como aagressão a pai e filho confundidos com um casal gay em São João da Boa Vista (SP), no último fim de semana, ou o assassinato do operador Danilo Rodrigo Okazuka, 28, em Barretos, nesta terça (19), representam picos de violência que só podem ser revertidos caso se defina, “com urgência”, uma legislação específica que criminalize a homofobia.
A opinião é compartilhada por juristas e advogados especialistas em segurança pública e na defesa dos direitos de minorias consultados peloUOL Notícias nessa terça-feira (20) --um dia depois da morte de Okazuka, segundo a polícia, por motivação homofóbica, e um dia após o juiz em São João ter negado a prisão preventiva de um dos agressores confessos do pai do jovem de 18 anos. Ele abraçava o próprio filho em uma feira agropecuária da cidade, pouco antes do ataque, e instantes depois de ter sido abordado por um grupo que questionava se eles eram um casal homossexual. O rapaz se feriu sem gravidade, mas o pai perdeu a maior parte da orelha direita.


Mais no UOL Notícias

Blog do Paulinho fora do ar: jornalista diz que não irá parar de fazer denúncias

O Blog do Paulinho está fora do ar para os internautas do Brasil desde quarta-feira (20/7), um dia após a divulgação de que a Justiça de São Paulo determinou que os principais provedores impedissem o acesso à página. A decisão judicial teve como base comentários publicados na blog e que foram considerados ofensivos a parentes do empresário Franck Henouda.




Mais no Comunique-se

Deputados nos EUA eliminam verbas para países latino-americanos por razões ideológicas

O Comitê de Relações Exteriores da Câmara de Representantes dos Estados Unidos aprovou na noite de quarta-feira (21/07) uma emenda na lei orçamentária do país que elimina parte da ajuda financeira aos governos da Argentina, Venezuela, Nicarágua, Equador e Bolívia, previstas pelo presidente, Barack Obama, em fevereiro.

A medida, proposta pelo republicano Connie Mack, obteve 23 votos a favor e 16 contra durante o debate sobre o projeto de lei que autoriza a ajuda externa dos EUA para o ano fiscal 2012. Segundo Mack, os cinco países citados "interferem" ou "oferecem resistência" aos processos democráticos e, portanto, terão de ser punidos. "Eles não apoiam os ideais da liberdade, da segurança e da prosperidade na região", disse o congressista.


Mais no Opera Mundi.  

quinta-feira, 21 de julho de 2011

De olho no pré-sal

Alguém falou dia desses que o pré-sal poderá representar uma bênção ou uma maldição para o Brasil. HD cansado, ignorei solenemente aquela assertiva. Apenas retruquei a mim mesmo o que, na hora, me pareceu bastante óbvio.

Vejam mais detalhes no blog do ODENILDO SENA (D24am)

Pela primeira vez, ouro para o Brasil na Olimpíada Internacional de Física

Estudantes brasileiros conquistam uma medalha de ouro, a primeira concedida a um país ibero-americano, e quatro de bronze em competição internacional em Bangkok, na Tailândia.


O estudante Gustavo Haddad Braga é um herói olímpico de um tipo pouco comum. Nada de atletismo, vôlei ou natação. Ele acaba de conquistar para o Brasil a primeira medalha de ouro em uma Olimpíada Internacional de Física. Foi a coroação de um desempenho cada vez melhor das delegações brasileiras na prestigiada competição. Na 42ª edição da International Physics Olympics (IPhO, na sigla), realizada de 10 a 18 de julho, em Bangkok, na Tailândia, todos os cinco alunos do Brasil conquistaram medalhas. 


Vejam mais detalhes no JORNAL DA CIÊNCIA-SBPC

Cientistas do MIT não fabricam… imprimem painéis solares!

á tínhamos ouvido falar do papel electrónico e do transístor de papel, mas no MIT houve alguém que conseguiu construir uma impressora capaz de imprimir “folhas de papel” com mini painéis solares.
Estamos realmente na Era da Energia. Quase todas as ideias inovadoras têm um pensamento na geração ou na poupança de energia. Conheço algumas pessoas que têm telemóveis com um mini painel solar e a opinião deles é: “Pá, não te carrega o telemóvel assim de um momento para o outro, mas eu acho mesmo que carrega alguma coisa e ajuda a prolongar a carga da bateria”. E deve ser mesmo verdade porque a Samsung até lançou agora o portátil NC2155 que tem um painel solar acoplado.

Vejam mais detalhes em REVOLUÇÃO DIGITAL

Charge do Vicman






Charge do Vicman vista em REBELION.ORG (20.07.2011)

quarta-feira, 20 de julho de 2011

O moderno reacionário é a porta de entrada do velho fascismo


Se você não entendeu a piada de Rafinha Bastos afirmando que para a mulher feia o estupro é uma benção, tranquilize-se.
O teólogo Luiz Felipe Pondé acaba de fornecer uma explicação recheada da mais alta filosofia: a mulher enruga como um pêssego seco se não encontra a tempo um homem capaz de tratá-la como objeto.
Se você também considerou a deputada-missionária-ex-atriz Myriam Rios obscurantista ao ouvi-la falando sobre homossexualidade e pedofilia, o que dizer do ilustrado João Pereira Coutinho que comparou a amamentação em público com o ato de defecar ou masturbar-se à vista de todos?
Nas bancas ou nas melhores casas do ramo, neo-machistas intelectuais estão aí para nos advertir que os direitos humanos nada mais são do que o triunfo do obtuso, a igualdade é uma balela do enfadonho politicamente correto e não há futuro digno fora da liberdade de cada um de expressar a seu modo, o mais profundo desrespeito ao próximo.

O texto continua no Terra Magazine

Renúncia de Kadafi não é cogitada, diz chanceler líbio

O ministro das Relações Exteriores da Líbia, Abdelati Obeidi, afirmou nesta quarta-feira (20/07) que a renúncia do líder Muamar Kadafi não está na pauta de negociações para a solução do conflito no país norte-africano. A declaração ocorre no mesmo dia em que a França propôs que o coronel, que não ocupa nenhum cargo oficial "deixasse a vida política". Em troca, poderia viver em Trípoli.

"A saída de Kadafi nem sequer é cogitada. Este ponto também não figura nas propostas de que foram apresentadas pela UA (União Africana)", declarou Obeidi, citado pelas agências de notícias russas, depois de se reunir com o chanceler russo, Sergey Lavrov. 





Mais no Opera Mundi


Também é possível ver um texto em inglês da Reuters, onde o governo francês concede que, talvez, Kadafi possa permanecer na Líbia. 

Notebooks com processadores ARM podem atingir 23% das vendas em 2015

As previsões de que os processadores ARM abocanharão uma fatia considerável do mercado de PCs nos próximos anos continuam com cada vez mais força, alimentadas pela confirmação da Microsoft de que o Windows 8 rodará em processadores ARM, oferecendo uma experiência de uso consistente nas duas plataformas. É bem verdade que a grande maioria dos aplicativos x86 jamais serão portados para a nova plataforma (a menos que rodem sobre algum lento sistema de emulação), mas a Microsoft parece convencida de que o bom interesse do público será suficiente para convencer um número suficiente de desenvolvedores a portarem seus aplicativos.




Continua no Guia do Hardware

terça-feira, 19 de julho de 2011

A política do esquecimento


Em março de 2011, a juíza Diana Brunstein, da 7ª Vara Federal Cível de São Paulo, rejeitou uma ação civil pública assinada por procuradores do Ministério Público Federal que pedia o afastamento e a perda de cargos e aposentadorias de três delegados da Polícia Civil que participaram diretamente dos atos de tortura durante o regime militar (1964-1985). Com isso, a juíza valeu-se da interpretação da Lei da Anistia dada pelo Supremo Tribunal Federal, que no ano passado reconheceu como anistiados tanto as vítimas da repressão quanto os agentes de Estado que cometeram assassinatos, torturas e desaparecimentos forçados.
Mesmo assim, em julho deste ano, o MPF de São Paulo recorreu da decisão junto ao Tribunal Regional Federal (3ª Região), contestando o entendimento com base na decisão do STF. A aposta desta vez é que seja levada em conta a condenação do Brasil pela Corte Interamericana de Direitos Humanos em novembro de 2010.




Mais na CartaCapital

O fracasso da OTAN na Líbia

Depois de três meses e meio de bombardear e fornecer armas a vários grupos de oposição a Kaddafi, o fracasso da OTAN, nos esforços para promover “mudança de regime” na Líbia, já salta aos olhos.

Claro que os comandantes da OTAN ainda esperam que alguma bala perdida consiga matar Kaddafi, mas, até agora, ele continua onde sempre esteve, os líbios não se levantaram contra ele e, de fato, são as potências que compõem a OTAN que brigam furiosamente entre elas.

As matérias que vêm da Turquia sobre as ‘decisões’ do Grupo de Contato da OTAN para a Líbia têm uma aura surreal. A secretária de Estado dos EUA e Hague, ministro de Relações Exteriores britânico, falam em tom solene sobre o compromisso de ambos com a “mudança de regime” e com fortalecer os laços com o Conselho de Transição em Benghazi. 

Mas o fracasso de toda a ‘operação OTAN’ já é tema para historiadores – perfeito sinal de alerta sobre os perigos dos delírios políticos a serviço do “intervencionismo humanitário”, da insuficiência dos serviços de inteligência, das fantasias sobre a eficácia da guerra aérea e da mais impressionantemente mentirosa cobertura de imprensa de que se tem notícia na história contemporânea.





Leia mais na Agência Carta Maior

Parlamento Andino condena lei dos EUA que autoriza prisão de imigrantes por tempo indeterminado

O presidente do Parlamento Andino, o peruano Wilbert Bendezú, repudiou nesta segunda-feira (18/07) o projeto de lei aprovado pelo Comitê Judicial da Câmara de Representantes dos Estados Unidos que autoriza a prisão por tempo indeterminado dos imigrantes ilegais detidos em centros de imigração.

Para Bendenzú, essa norma afeta os imigrantes sem documento que se encontram no país, entre eles cerca de meio milhão de peruanos, assim como a refugiados e residentes estrangeiros que tenham cometido algum delito e sejam passíveis de deportação, de acordo com as leis migratórias. 





Mais no Opera Mundi

Israel abre licitação para construção de 6,9 mil casas, muitas na Cisjordânia

O governo israelense anunciou nesta segunda-feira (18/07) a abertura de uma série de licitações para a construção de 6,9 mil casas, 336 em assentamentos judaicos na Cisjordânia, dentro de um plano para tentar reduzir os preços das moradias.

O plano prevê a construção de 294 habitações na colônia de Beitar Illit, no sul da Cisjordânia, e de 42 casas na de Karnei Shomron, no norte, informa nesta segunda-feira o site do jornal Yedioth Ahronoth.





Continua no Opera Mundi

Derrota dos EUA: vitória de Humala desfaz aliança do Pacífico

Ollanta Humala foi eleito presidente do Peru em 5 de junho de 2011. O único verdadeiro derrotado nestas eleições foram os Estados Unidos, cuja embaixadora, Rose Likins, mal conseguiu disfarçar o fato de ter feito campanha pela adversária de Humala no segundo turno, Keiko Fujimori. Que estava em jogo nestas cruciais eleições latino-americanas?




Confira o texto de Immanuel Wallerstein, na Agência Carta Maior

ONG denuncia condenação de menores palestinos que atacam israelenses

Só um menor palestino, dos 853 processados por lançar pedras contra israelenses, foi absolvido no período 2005-2010, denunciou a ONG B'Tselem, uma organização israelense que vela pelos direitos humanos dos palestinos nos territórios ocupados.

Segundo um relatório publicado nesta segunda-feira (18/07) pela organização, os outros 852 foram declarados culpados em um acordo fora dos tribunais.

O motivo desse alto número se deve à pressão à qual se vêem submetidos os menores e suas famílias e ao fato de que, se não se declaram culpados e o processo judicial tem continuidade, as condenações se tornam piores.

Dos 853 menores, 34 tinham entre 12 e 13 anos; 255 entre 14 e 15; e os outros entre 16 e 17. 





Continue lendo no Opera Mundi

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Tsunami no Brasil?

Por mais aterrorizantes que sejam as imagens de tsunamis, o brasileiro está acostumado a vê-las de longe. No entanto, segundo o geofísico Alberto Brum Novaes, da Universidade Federal da Bahia, existe a possibilidade de vermos uma onda gigante de perto aqui no Brasil.
Em palestra sobre tsunamis na 63ª Reunião Anual da SBPC, em Goiânia, o pesquisador explicou que a erupção do vulcão Cumbre Vieja, na ilha canária espanhola La Palma, no Oceano Atlântico, pode causar um tsunami de grandes proporções, com 500 km de extensão e até 30 m de altura, que chegaria ao Caribe e a toda a orla leste dos Estados Unidos e à costa norte e nordeste do Brasil.

Vejam o texto completo em CIÊNCIA HOJE-SBPC

Os banqueiros aceleram a marcha para o saqueio da Grécia – e os sociais-democratas votam pelo suicídio nacional

A luta pelo futuro da Europa joga-se em Atenas e restantes cidades gregas, na sua resistência às exigências da finança, que são a versão do século XXI de um verdadeiro ataque militar. A ameaça de um absoluto domínio da banca não é certamente o tipo de política económica liquidatária que possibilite heróicos feitos de armas. As políticas financeiras destrutivas assemelham-se mais a um exercício da banalidade do mal – neste caso, os pressupostos pro-credores do Banco Central Europeu (BCE), União Europeia (UE) e FMI (incitado pelo Departamento do Tesouro dos Estados Unidos).

Como sublinhou Vladimir Putin há uns anos atrás, as reformas neoliberais postas nas mãos de Boris Yeltsin pelos Harvard Boys nos anos 90 causaram na Rússia uma descida da natalidade, da esperança média de vida, e uma vaga de emigração – a maior queda do crescimento populacional desde a II Guerra Mundial. A fuga de capitais é outra das consequências da austeridade financeira. A "solução" proposta pelo BCE para o problema da dívida grega assevera-se autodestrutiva. Procura apenas ganhar tempo para que o BCE se aproprie de mais dívida do governo grego, deixando a factura para todos os contribuintes europeus. Foi evitar esta transferência das perdas dos bancos para os contribuintes que Angela Merkel insistiu para que os accionistas privados absorvessem algumas das perdas resultantes dos seus maus investimentos. 


Vejam o texto completo em RESISTIR.INFO

Não se trata só do euro. É a própria democracia na Europa o que está em jogo

Por Amartya Sen [12.07.2011 19h50]

A Europa liderou o mundo no que se refere à pratica da democracia. É, portanto, preocupante que os perigos para o governo democrático de hoje, que escapam pela porta dos fundos das prioridades financeiras, não recebam a atenção que merecem. Há questões profundas que devem ser enfrentadas no que diz respeito à forma como os governos democráticos do continente poderiam se ver minados pelo papel exageradamente grande das instituições financeiras e das agências de qualificação de riscos, que hoje se apossam à vontade de certas partes do terreno político da Europa.


Vejam o texto completo em REVISTA FÓRUM

Sistema de saúde prepara-se para receber 315 médicos formados em Cuba

Manágua, (Prensa Latina) O sistema de saúde da Nicarágua prepara-se para receber neste mês a 315 estudantes egressos da Escola Latino-americana de Medicina (ELAM), depois de cinco anos de estudos nessa instituição docente com sede em Cuba.

Os 315 acabam de concluir o quinto curso da carreira de medicina na ELAM e ao chegar a Nicarágua se incorporarão ao sistema nacional de saúde como internos, enquanto cursam o sexto e último curso com professores da brigada médica cubana Ernesto Che Guevara, que presta serviços há vários anos nesta nação centro-americana.

Vejam o texto completo em PATRIA LATINA

Juros das dívidas de Itália e Espanha batem recordes

Mercados confirmam que os alvos da especulação agora são Itália e Espanha. Comentador do Financial Times considera que as hipóteses de colapso da zona euro são de 50 por cento.

Vejam o texto completo em ESQUERDA.NET

O teatro político da dívida pública distrai, enquanto a riqueza dos norte-americanos é assaltada

Há massiva transferência de riqueza do povo norte-americano para as mãos de poucos, e está a acontecer agora, neste instante, enquanto a atenção dos norte-americanos é desviada para o teatro político-mediático dessas ridículas negociações da dívida. Por Dennis Kucinich.

Vejam o texto completo em ESQUERDA.NET

domingo, 17 de julho de 2011

Após nota de agência, portugueses enviam lixo à Moody's e distribuem camisetas irônicas





Mais de uma semana depois de classificar de lixo os títulos da dívida de Portugal, a agência de classificação de risco norte-americana Moody's continua a ser objeto de ataques e protestos no país. Camisetas com críticas à agência estão sendo dadas ou vendidas, seu site está sendo atacado – não podendo ser acessado a partir de Portugal – e críticos sugerem que cartas com detritos sejam enviados para a sede da empresa, em Nova York. 


Continua no Opera Mundi

Ex-guerrilheiro tupamaro é nomeado ministro da Defesa do Uruguai

O presidente do Uruguai, José Mujica, nomeou um ex-guerrilheiro do movimento Tupamaros, do qual ele mesmo participou, Eleuterio Fernández Huidobro, como novo ministro da Defesa.

O mandatário confirmou nesta quinta-feira (15/07) à imprensa, durante a realização da reunião do Conselho de Ministros, que o titular da pasta, Luis Rosadilla, vai se afastar do cargo por motivos de saúde e que Huidobro assumirá o ministério já na próxima semana.

Mujica adiantou ontem a saída de Rosadilla e afirmou que seu afastamento é "uma grande perda" para o governo e que precisava de alguém experiente para substitui-lo. 





Continue lendo no Opera Mundi