sábado, 17 de setembro de 2011

Ex-presidiário escolhido pelo Jornal Nacional para atacar Dilma em 2010, pede desculpas ao PT nos tribunais

Você se lembra do ex-presidiário Rubnei Quicoli, que a TV Globo abriu seus microfones e câmeras no Jornal Nacional para entrar nas casas dos brasileiros fazendo denúncias na base do "gogó" contra Dilma Rousseff e o PT durante a campanha eleitoral de 2010?

Pois é... ele pediu desculpas ao PT nas barras dos tribunais (na 9a. Vara Cível do TJDFT).

O ex-presidiário responde processo movido pela direção nacional do PT nas varas Cível e Criminal.


Vejam mais detalhes no blog OS AMIGOS DO PRESIDENTE LULA

Comissão de Ética do SJPDF analisa representações contra repórteres da Veja

A diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal recebeu nas últimas semanas diversas manifestações e duas representações formais contra o repórter Gustavo Ribeiro, autor das matérias “Madraçal do Planalto” e “O Poderoso Chefão”, publicadas na Revista Veja.

A segunda representação também pede instauração de procedimento ético contra o editor Daniel Pereira, coautor da matéria “O Poderoso Chefão”.


Leia a íntegra AQUI.

ONDE ESTÁ O DINHEIRO?

A pergunta que a imprensa conservadora aprisiona e dissimula num labirinto atordoante de impasses sem fim emerge de forma quase selvagem no noticiário dos últimos dias. À revelia da camuflagem de classe, o aguçamento da crise injeta progressiva nitidez a certas arguições da história: quem vai prover o saneamento das finanças públicas endividadas no ciclo de liquidez neoliberal e, em muitos países, falidas posteriormente no socorro aos mercados? De onde sairá o dinheiro necessário para retomar investimentos, sobretudo em infraestrutura ambiental, na reciclagem do urbanismo do petróleo para o urbanismo verde, ademais de adequar, expandir e qualificar os serviços públicos nessa direção; construir pontes entre a era do petróleo e a era da energia sustentável; educar adolescentes para o discernimento social e a liberdade em comunhão coletiva; vencer a fome; reciclar profissionais maduros, implantar enfim os programas que vão resgatar o emprego, a renda e o futuro da vida em sociedade?

Vejam o texto completo em CARTA MAIOR (sábado 17/09/2011)

TRAGAM DE VOLTA OS MÉDICOS CUBANOS

por Georges Bourdoukan
Inúmeras cidades brasileiras estão doentes por falta de médicos.
Melhor explicando,  não somente por falta de médicos.
Mas, ou  porque essas cidades  se encontram distantes dos grandes centros ou porque os salários “não seriam condizentes com a profissão”.
O Conselho Federal de Medicina informa que no Brasil ha 334 mil médicos (números de 2010).
Números  mais do que suficientes segundo a Organização Mundial de Saúde.
Só que esses médicos estão quase todos concentrados nos grande centros.
Tudo isso nós sabemos e tudo isso acontece desde as Capitanias Hereditárias.
Se vários estados do norte e nordeste ressentem a falta de médicos de quem é a culpa?
Do sistema e das escolas de medicina.
E a razão é uma só. 

Vejam o texto completo em PATRIA LATINA

A Águia da barbárie

Desde sua origem, o Império tem recorrido à mentira e à auto-agressão para "justificar" suas guerras de extermínio. Maine, Lusitânia, Tonkín e 11 de Setembro foram só várias, dentre muitas.

1-. 257 anos de mentiras e auto-atentados (1754-2011)

Quem se enfurece quando se diz que o 11 de Setembro foi um auto-atentado do Império, não conhece nem quer conhecer a história do governo dos Estados Unidos.

Tenho dedicado dezenas de artigos apresentando essa história desde a época em que esse país era só um projeto de império, submetido ainda à Grã Bretanha. O tema é inesgotável e devemos voltar a ele, cinco dias após o décimo aniversário da mais famosa das mentiras e auto-agressões.



Texto original em KAOSENLARED.NET e tradução livre no blog NEBULOSA.DE.ÓRION

Os esqueletos caem do armário

 O governo Álvaro Uribe terminou há pouco mais de um ano, mas seus abusos rivalizam com os piores momentos das ditaduras do Cone Sul nos anos 1970. No início de setembro, foi condenado a 40 anos de prisão Pedro Antonio Agámez, suposto “gato” que em 2007 recrutou dezenas de jovens oferecendo-lhes trabalho no campo e os entregou a militares para que os executassem e assim cumprissem sua cota de “guerrilheiros mortos em combate”. Desde 2008, a procuradoria-geral recebeu denúncias de 2.701 pessoas mortas dessa maneira, os chamados “falsos positivos”.


Contine lendo na Carta Capital.

No dia da independência, Zelaya se coloca como líder da oposição em Honduras


“Qual independência?” questionaram milhares de pessoas que participaram do desfile, paralelo ao oficial, de celebração do 15 de setembro, na capital Tegucigalpa (veja fotos). Nesta data, todas as nações centro-americanas, exceto Panamá e Belize, declararam sua independência da Espanha, em 1821.
Apesar do feito, Honduras sempre foi uma nação sob intervenção de países centrais, principalmente dos Estados Unidos. Nos anos 80, enquanto os países vizinhos Nicarágua e El Salvador travavam lutas revolucionárias de libertação, Honduras servia de base para treinamento dos soldados da “contra”, forças financiadas pelos EUA que pretendiam acabar com a revolução sandinista. O governo norteamericana também foi acusado de participar do golpe de Estado civil-militar que depôs o então presidente Manuel Zelaya, em 2009.
Enquanto na comemoração oficial, o atual presidente, Porfírio Lobo Sosa, afirmava que “o país está em festa”,  a marcha organizada pela FNRP (Frente Nacional de Resistência Popular) estava de luto: era a primeira manifestação pública sem a presença do simbólico agitador popular Emmo Sadloo, assassinado por pistoleiros no último dia 07 de setembro. 


Leia mais no Opera Mundi

Só um lado da história não vale

É verdade que ultrapassamos o profético 1984 de George Orwell sem ver uma bomba atômica explodir na cidade inglesa de Colchester ou mesmo a totalidade da população ser doutrinada e controlada 24 horas por dia pelas intrometidas “teletelas” – inevitável dizer que surgem algumas dúvidas sobre a segunda afirmação. Mas o vídeo divulgado pelo Ministério dos Assuntos Exteriores de Israel recentemente, que percorre de forma didática o conflito entre palestinos e judeus, provoca, no mínimo, algumas comparações com o mundo imaginado pelo escritor inglês há mais de 60 anos. O filme, com cerca de cinco minutos, é uma resposta à campanha palestina ao redor do mundo pelo reconhecimento pleno do estado árabe na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (Onu), que se reúne em 22 de setembro. A Autoridade Palestina, reconciliada com o grupo em poder da Faixa de Gaza, o Hamas, insiste na manobra para isolar Israel e os Estados Unidos diante da comunidade internacional. É certo que qualquer avanço será vetado pelos Estados Unidos. Mas também não há dúvidas de que se os palestinos conseguirem cooptar alguns pesos-pesados europeus e um número expressivo de votos, o governo israelense ficará num cenário constrangedor.




Leia o texto completo, e aproveite para assistir os vídeos, que estão encaixados na matéria, na CartaCapital

Espanha: ex-dirigente do Batasuna é condenado a 10 anos de prisão

O ex-porta-voz do partido Batasuna, Arnaldo Otegi, foi condenado nesta sexta-feira (16/09) a dez anos de prisão por ter tentado reconstruir o partido, braço político do ETA e considerado ilegal.

A Audiência Nacional espanhola condenou também Rafael Díaz Usabiaga, ex-dirigente do sindicato basco LAB, por participar da tentativa de reconstituição do Batasuna, que foi proibido em 2003 em virtude da Lei de Partidos existente na Espanha desde 2002.





Leia mais no Opera Mundi

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Miss Universo angolana é vítima de racismo

A nova Miss Universo, a angolana Leila Lopes, foi vítima de ferozes ataques verbais de conteúdo racista.

As mensagens, escritas em português e em inglês, foram divulgadas pela página Stormfront (frente tempestade), cujos autores se definem como "comunidade nacionalista branca", e que está sob investigação da Polícia Federal brasileira por suspeita de vínculos com grupos neo-nazistas.

Vejam o texto original em CUBADEBATE ou uma tradução livre no blog NEBULOSA.DE.ÓRION 

Quixote Stallman pela liberdade

Richard Stallman anda pela Argentina palestrando sobre a liberdade. Nesta terça-feira passou pelo Centro de Conhecimento da Universidade Nacional de Missões convidado pela comunidade de software livre da província.

Stallman começou sua conferencia desenvolvendo os conceitos de liberdade e gratuidade, enfatizando que a liberdade é o essencial para compreender o código aberto.

    "Quando um programa não é livre é privativo, porque priva
de sua liberdade a seus usuários e os mantem divididos e
impotentes ao impor-lhes um sistema de poder injusto,
um sistema de colonização digital, que, como todo
sistema colonial, intenciona dividir para dominar.
 
 Vejam o texto original em Nación Red ou uma tradução livre no blog NEBULOSA.DE.ÓRION

Descoberta do telescópio espacial Kepler - Um planeta com dois sóis já não é ficção científica

Uma representação do sistema estelar Kepler 16
 (NASA/JPL-Caltech)


Pois é George Lucas, dois pores-do-sol seguidos deixaram de ser uma fantasia do planeta Tatooine, casa de Luke Skywalker, acontece mesmo em Kepler 16, um sistema com duas estrelas e um planeta que giram a cerca de 200 anos-luz de distância da Terra.


A descoberta foi feita graças ao Kepler, o telescópio espacial programado para detectar planetas fora do quintal do Sol. O investigador Laurance Doyle serviu-se dele para olhar para sistemas binários, ou seja, sistemas solares com duas estrelas.

Vejam mais detalhes em PUBLICO.PT

Homem escravizado foi trocado por automóvel

Parece uma cena de um filme mas não é. Um português, levado para Espanha em 2006, onde trabalhou escravizado durante três anos, chegou a ser trocado por um automóvel. “Comprador” e “vendedor” são igualmente portugueses e foram agora detidos pela Directoria do Norte da Polícia Judiciária (PJ). Vão responder pelos crimes de tráfico de pessoas, exploração laboral, sequestro e escravidão.

Vejam mais detalhes em PUBLICO.PT

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Governo do Paraguai oficializa ingresso na Unasul


O ministro de Relações Exteriores do Paraguai, Jorge Lara Castro, viaja nesta quinta-feira (15/09) para a capital do Equador, Quito, a fim de entregar o documento que ratifica o tratado constitutivo da Unasul (União das Nações Sul-americanas).
O texto será entregue pelo chanceler paraguaio à sede do Ministério de Relações Exteriores equatoriano durante uma cerimônia que será realizada às 15h locais (17h no horário de Brasília).


Continue lendo no Opera Mundi

A Praça é Nossa!


O Hospital Panamericano, incrustrado nas ruas arborizadas e cheias de casas com 30 metros de frente do Alto de Pinheiros, realmente, era algo estranho. Afinal, naquela zona da cidade só tem edificações térreas, e ele era um predião de vários andares. Estranho, sim. Mas São Paulo é uma cidade estranha, e o Alto de Pinheiros é um bairro tão estranho quanto, pois seus habitantes precisam ir de carro à padaria, de tão isolado que é. O transporte público é uma peça de ficção, e os moradores já chegaram a pedir para que os escassos ônibus que atendem a região sejam transferidos para outras ruas mais distantes.
Nunca deu IBOPE aquele hospital privado, apesar da vizinhança abastada. Pertenceu a Intermédica São Camilo, passou para a SAMCIL. Era cheio dos plantonistas bolivianos, eu mesmo só estive lá uma ou duas vezes. Mas é um hospital pronto, um equipamento de boa qualidade, passível de ser encampado pelo poder público (um grande credor da SAMCIL). Fechou este ano, quando o dono do plano de saúde se matou no interior do hospital, atolado em dívidas.
Pois bem: esse grupo de preclaros moradores do entorno resolveu se mobilizar para pedir a DEMOLIÇÃO do nosocômio, com vistas a dar lugar a uma bucólica PRAÇA.


Confira o texto completo no Com Fel e Limão

Presidente da Fenaj é o entrevistado no Frente a Frente desta quinta

Na TVE, o programa 'Frente a Frente' desta semana entrevista o presidente da Federação Nacional dos Jornalistas, Celso Schröder. Ele expõe a proposta do marco regulatório para o setor de comunicação no Brasil, que prevê, entre outras coisas, a criação do Conselho Nacional de Cumunicação. O jornalista fala da necessidade de mecanismos de controle de conteúdo nos meios e faz uma análise da atuação da Imprensa e da conjuntura que envolve o mercado dos meios de comunicação no país. Participam da bancada o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul, José Maria Rodrigues Nunes, o editor do protal Carta Maior, Marco Weisheimer, e Francis Maia, assessora de Imprensa do PDT na Assembleia Legislativa.

O Frente a Frente tem apresentação de Vitor Dalla Rosa, e vai ao ar na TVE e FM Cultura nesta quinta-feira, 15 de setembro, às 22h. Haverá reprise no domingo, 18, às 21h.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Colômbia: ex-diretor do serviço secreto é condenado por ligação com paramilitares

A Justiça colombiana condenou o ex-diretor do DAS (serviço secreto colombiano), Jorge Noguera Cotes, a 25 anos de prisão, conforme informou nesta quarta-feira (14/09) a Corte Suprema.
Noguera Cotes foi condenado por uso ilegal de informação e por permitir a infiltração de paramilitares no organismo de inteligência.
De acordo com as testemunhas ouvidas nesta tarde, o ex-diretor do DAS "tinha conhecimento de como paramilitares tinham listas com nomes, telefones, números de identidade e endereços de lugares onde estavam pessoas, ativistas e defensores de direitos humanos que, segundo a Corte Suprema de Justiça e os advogados das vítimas, apareceram mortos meses depois", como o caso do professor Alfredo Correa de Andreis, que foi assassinado.


Leia mais no Opera Mundi

Honduras: Zelaya acusa oligarquia de ter plano para eliminar membros da FNRP

O ex-presidente de Honduras Manuel Zelaya afirmou nesta terça-feira (13/09) que a "oligarquia" do país tem "um plano" de assassinar membros do movimento de oposição FNRP (Frente Nacional de Resistência Popular).

Durante a última semana foram mortos o ativista e colaborador de Zelaya, Mahadeo Roopchand Sadloo, conhecido como Emo, e o jornalista Medardo Flores em circunstâncias parecidas, já que ambos foram baleados por estranhos.

Zelaya pediu a investigação "dos alcances do que está acontecendo, porque existe uma elite sanguinária em Honduras que está executando pessoas de diferentes setores da sociedade, especialmente da Resistência, e os jornalistas têm sido vítima disso".




Continue lendo no Opera Mundi.

Famílias protestam contra liberdade de suspeitos de extermínio em Goiás

Familiares de vítimas desaparecidas, após abordagens policias, protestam contra a decisão da Justiça, que mandou soltar seis militares presos durante a Operação Sexto Mandamento, na noite de terça-feira (13). Em fevereiro de 2011, investigações da Polícia Militar (PM) apontaram que eles faziam parte de um grupo de extermínio.


leia mais no G1.

Greve dos Correios tem 80% de adesão no Estado, diz sindicato

O Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Correios e Telégrafos do Rio Grande do Sul (Sintect) estima que 80% dos servidores gaúchos aderiram à greve nacional iniciada nesta quarta-feira. Um grupo de cerca de 50 pessoas chegou a interromper uma das faixas da avenida Sertório, na Capital, onde fica uma das sedes da empresa. Os caminhões com correspondências e vans que transportam Sedex seguem impedidos de entrar no local. Os motoristas dos veículos foram obrigados a estacionar em ruas do entorno e em postos de gasolina.


Leia mais no Correio do Povo

A extrema-direita se afunda nas eleições municipais da Noruega

O Framstegspartiet (FrP) perdeu 6 pontos com respeito às eleições municipais de 2007, obtendo só 11,4 %.

Oslo *  Noruega
Os noruegueses castigaram nas eleições municipais celebradas neste domingo e ontem (segunda-feira, NT) a formação xenófoba de extrema direita Partido do Progresso (FrP), que retrocederam de 19% para 11,4% no conjunto do país dois meses após a matança de Utoya.
O índice de participação chegou a 62,6%, apenas superior ao alcançado há quatro anos.
Para muitos, esta eleições municipais e regionais tinham valor de prova após a matança perpetrada pelo nazi-fascista Anders Behring Breivik em 22 de julho deste ano em Utoya.

Vejam o texto original em SARE ANTIFAXISTA

Uma nazi-fascista condenada a ler o Diário de Anne Frank por ter desenhado símbolos nazistas.

Kessel * Rep Alemanha
Uma nazi-fascista alemã de 16 anos foi detida enquanto pintava com aerosol negro enormes cruzes gamadas sobre os cartazes que o partido político Die Linke havia distribuído pelas ruas.
Foi levada a julgamento em companhia de  outros dois nazi-fascistas e ali se determinou que havia marcado pelo menos 33 destas propagandas eleitorais com símbolos nazistas dado que, além das cruzes, a nazi-fascista havia pintado as siglas das SS nazistas.
Por essas razões, a nazi-fascista foi condenada pelo delito de propagação de símbolos anticonstitucionais.

 Texto original em SARE ANTIFAXISTA e tradução livre no blog NEBULOSA.DE.ÓRION

terça-feira, 13 de setembro de 2011

EUA e seus aliados europeus estão presos em um pântano, diz Tariq Ali

Políticos conservadores e liberais euro-americanos que formam a estrutura das elites governantes e declaram acreditar em moderação, tolerância e fazer guerras para impor os mesmos valores nos Estados re-colonizados ainda estão cegos pela sua situação e não conseguem ver o que está escrito na parede. Não obstante a sua piedosa renúncia à violência terrorista, não têm problemas em defender a tortura, as prisões ilegais, o assassínio de indivíduos, estados de exceção ilegítimos para que possam prender qualquer um indefinidamente e sem julgamento. Entretanto, os bons cidadãos da Euro-América que se opõem às guerras feitas pelos seus governos evitam olhar para os mortos, feridos e órfãos do Iraque e do Afeganistão, da Líbia e do Paquistão... a lista continua a crescer.

A guerra – jus beli – é agora um instrumento legítimo conquanto seja usado com a aprovação dos EUA e de preferência usado pelas suas tropas. Hoje em dia, é apresentada como uma necessidade “humanitária”: um lado está ocupado a cometer crimes, o lado moralmente superior está simplesmente a administrar a punição necessária; e nega-se a soberania ao Estado a derrotar. A sua substituição é cautelosamente policiada tanto através de bases militares como através de uma combinação de ONGs e dinheiro. Esta colonização ou dominação do século XXI é auxiliada pelas redes midiáticas globais, um pilar essencial para conduzir operações políticas e militares.


Confira o texto completo na Agência Carta Maior

domingo, 11 de setembro de 2011

Nomes falsos em lista de "prisioneiros políticos” cubanos são reconhecidos(+ Vídeo)

O contra-revolucionário Elizardo Sánchez reconheceu hoje à agência ANSA que em uma lista que publicou sobre supostos "presos políticos" em Cuba há "nomes falsos", mas afirmou que a "polícia secreta a vazou".

Uma reportagem do noticiário da televisão nacional nesta quinta-feira negou que o governo use a violência contra os cidadãos, e especialmente que haja aplicado contra integrantes do grupo Damas de Branco, em incidentes no leste do país em agosto último.

Acusou Sánchez, além disso, de incluir em sua lista de vítimas de direitos humanos, divulgada nesta semana, "nomes de astros do futebol internacional e até pintores do século XVIII".


(Com informação da ANSA)

Vejam as fotos e vídeo em CUBADEBATE ou no blog NEBULOSA.DE.ORION com tradução livre do texto

Escândalo: uma elite secreta de 9 banqueiros domina as finanças globais segundo o New York Times

LA JORNADA / APORREA – Vou me referir a um velho tema de quase 13 anos da época da candidatura de Bill Clinton, que fez um acordo "secreto" com as "mãos invisíveis" e muito vistas da plutocracia oligárquica-oligopólica dos banqueiros de Wall Street (Nicholas D. Kristof y Edward Wyatt, NYT 15, 16, 17 y 18/2/99)

Fica exposto o sequestro tanto da “democracia” como da “política” e da “economia” subjugadas pelas forças do inexistente “mercado financeiro”, manipuladas por um punhado de banqueiros, que manobram na opacidade absoluta.  

Vejam em  CONTRAINJERENCIA ou uma tradução livre no blog NEBULOSA.DE.ORION

Estudantes brasileiros conquistam medalhas em Olimpíada Internacional de Astronomia

O Brasil será o próximo anfitrião da Olimpíada. Em 2013, será a vez da Grécia.

O Brasil conquistou duas medalhas de bronze na 5ª Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA, na sigla em inglês), realizada entre os dias 25 de agosto e 3 de setembro, em Gdansk, na Polônia. Os medalhistas foram Gustavo Haddad e Ivan Tadeu, ambos com 16 anos. Tábata Amaral, de 17 anos, e Pedro Caetano, de 16, obtiveram menção honrosa. Os quatro brasileiros se destacaram entre competidores de 27 nações. À frente do grupo, estavam os professores Thaís Mothé-Diniz, do Observatório do Valongo, da UFRJ e Felipe Gonçalves Assis, ex-participante da olimpíada. No próximo ano, a IOAA acontecerá no Brasil.

 Vejam mais em JORNAL DA CIÊNCIA-SBPC