sábado, 24 de setembro de 2011

Redes sociais têm poder sobre conteúdo publicado pelo usuário


Sabe aquela foto do seu cachorro que fez sucesso entre os amigos no Facebook? E se ela fosse usada em uma propaganda, sem que você fosse consultado nem recebesse nada por isso? Pode?
Em teoria, sim. E, se você achava que não, é porque nunca deu atenção aos termos de uso e às políticas de privacidade da rede social.


Continue lendo na Folha.com, inclusive com um interessante infográfico sobre o tamanho dos termos de licença para as redes sociais.

Cientistas detectam partículas com velocidade superior à da luz

Os neutrinos, partículas elementares da matéria, foram detectadas viajando a uma velocidade sutilmente superior à da luz, até agora considerada um "limite insuperável", anunciaram esta quinta-feira físicos do Centro Nacional de Pesquisa Científica francês (CNRS).

Se for confirmado em outras experiências, este "resultado surpreendente" e "totalmente inesperado" em relação às teorias formuladas por Albert Einstein, poderia abrir "perspectivas teóricas completamente novas", destacou o CNRS em um comunicado.

De acordo com medições feitas por especialistas da experiência internacional Opera, os neutrinos percorreram os 730 km que separam as instalações do Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (Cern), em Genebra, do laboratório subterrâneo de Gran Sasso (centro da Itália) a uma velocidade de 300.006 km/segundo, ou seja, 6 km/s acima da velocidade da luz.





A notícia da AFP, continua no UOL Tecnologia

A casa púbica


Chame de Pub. Assim mesmo, com "b" mudo. A "public house" é uma instituição de qualquer inglês. Avançou para as ex-colônias como Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia e hoje aparece no mundo latino com a mesma desenvoltura de qualquer boteco ou padaria.
O Pub, originalmente, nasceu para resolver um problema crônico das residências inglesas: a falta de espaço. Assim o Pub virou a sala de estar dos lares britânicos, o local onde um londrino pode convidar o amigo como se fosse a extensão de sua casa. Cerveja de qualidade, alguns aperitivos, eventualmente um prato de comida e uma mesa de snooker.

Continue lendo no Terra Magazine

Na ONU, Abbas diz que é hora da 'Primavera Palestina' e condena assentamentos

"Em uma era onde os povos árabes afirmam sua luta pela democracia – a Primavera Árabe – chegou a hora da Primavera Palestina, a hora da independência". Aplaudido de pé, o presidente da ANP (Autoridade Nacional Palestina), Mahmoud Abbas realizou um discurso histórico nesta sexta-feira na sede da ONU (Organização das Nações Unidas), em Nova York, em que pediu a adesão como membro pleno e o conseqüente reconhecimento do Estado palestino pela entidade. 


Leia mais no Opera Mundi


Confira também: 


- A íntegra do discurso de Mahmoud Abbas (em inglês);


- "Temos um objetivo: existir. E existiremos" (na CartaCapital);


- Bill Clinton : "Netanyahu matou o processo de paz" (em inglês, na Foreign Policy);

Governo e sociedade civil divergem sobre rumos da banda larga

O anúncio, entretanto, foi insuficiente para acalmar representantes da sociedade civil, que andam descontentes com os rumos do PNBL. "As políticas deste governo estão se afastando cada vez mais do horizonte da universalização do acesso", disse o coordenador do Coletivo Intervozes, João Brant. "Nesses nove meses de governo Dilma, o ministério sequer reuniu as entidades para discutir as perspectivas do serviço de banda larga."

Nos próximos dias, a Câmara vai instalar uma subcomissão para acompanhar a execução do plano. Presente ao seminário, o futuro relator da subcomissão, Newton Lima (PT-SP), promete atuar para que o governo ouça os movimentos. “A banda larga está para a nova economia como a energia elétrica esteve para a economia do século passado. É uma tecnologia que serve de suporte para o desenvolvimento econômico e social”, disse.

Mas, até que o diálogo evolua, a sociedade reclama. Uma das principais reivindicações é que o governo troque o objetivo de "massificar" banda larga pelo de "universalizar". A diferença é que, no primeiro caso, vale a lógica do mercado e, no segundo, a da cidadania. 





Confira o texto completo na Agência Carta Maior. 

‘Se eu ganhasse R$ 712, ia ser servente de pedreiro’


Por Conceição Lemes*
O jornalista Flávio Pena, assessor da liderança do governo Antonio Anastasia (PSDB) na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, provocou os professores acampados na frente ALMG dizendo:  “Se eu ganhasse 712 reais, ia ser servente de pedreiro”.
De quebra,  ofendeu os professores — há mais de 100 dias em greve pelo pagamento do piso da categoria estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC) — e os serventes de pedreiro.
O jornalista Flávio Pena é tucano e o deputado Luis Humberto Carneiro, o líder do governo Antonio Anastasia na Assembleia Legislativa mineira.

A execução de Troy Davis (por Carlos Latuff)





Confira mais no Opera Mundi.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

'Não contém fermento populacional'

A ciência desmente alguns mitos, mas a estupidez (essa imune à razão), não. Ao conceder entrevista nesta quinta-feira 22, a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, teve que explicar novamente que dois mais dois não são oito. Em outras palavras, que a ampliação de três para cinco crianças beneficiárias do Programa Bolsa Família não é estímulo para que os casais tenham mais filhos a partir de agora. “Não conheço nenhum especialista ou conhecedor do assunto que acredite que a ampliação de um benefício de 32 reais vá levar à ampliação da taxa de natalidade. Pelo contrário, há oito anos, o Bolsa Família tem repassado recursos com a parcela variável, atingindo crianças, e o que tivemos foi a redução da taxa de natalidade, inclusive na população pobre e extremamente pobre”, destacou. O benefício, vale lembrar, deve atingir 1,2 milhão novas crianças.




Leia o texto completo na CartaCapital

O dia em que a Palestina derrotou os EUA

Na ausência explícita do primeiro presidente negro dos EUA, advogado ativista dos direitos civis, eleito, entre outras coisas, para recuperar a moral mundial, Obama compareceu na ONU como vergonha. Na postura evasiva e envergonhada do homem mais poderoso do mundo está a vitória palestina.

Leia AQUI.

Trabalhadores gregos entram em greve contra aperto fiscal

Os trabalhadores da Grécia entraram em greve de 24 horas nesta quinta-feira (21/09), paralisando o sistema de transporte público em protesto contra a decisão do governo de intensificar o aperto fiscal para garantir mais empréstimos e evitar a bancarrota do país.

Os sindicatos do transporte público convocaram a greve em protesto pela fusão de diversas empresas do setor e pela demissão ou aposentadoria antecipada de muitos trabalhadores, medidas que fazem parte do plano de economia requerido para que o país siga recebendo ajuda externa e evite a quebra.


O texto continua no Opera Mundi.

No Rio, militante é ameaçada após denúncias contra policiais

Ativista da Rede contra a Violência do Estado do Rio de Janeiro, Márcia Honorato relatou à secretaria estadual de Direitos Humanos as ocorrências de ameaças de morte e de um atentado frustrado no centro da capital, depois de ter feito denúncias contra a violência policial em morros cariocas.
Na terça-feira (13/09), na Cinelândia, um Siena cinza foi jogado contra a militante, que a princípio imaginou que se tratava de uma manobra irresponsável. Mais tarde, ao parar numa barraca de cachorro-quente, por volta das 21h, os ocupantes do mesmo carro passaram a observá-la. Márcia notou que o grupo havia conversado com policiais. Ao retomar a caminhada, sofreu uma nova tentativa de atropelamento do Siena.
Nervosa com os arrancos do automóvel, ela correu para um bar e se trancou no banheiro. O vidro do Siena foi aberto, segundo relata, e surgiram homens encapuzados.


Continue lendo, e confira a entrevista, no Terra Magazine

EUA matam (mais) um homem inocente

Troy Anthony Davis era um homem inocente. E, como todas suas apelações e evidências que colocavam em dúvida sua culpa foram negadas pelo estado da Geórgia e pela Suprema Corte dos Estados Unidos, ele morreu um homem inocente. Às 23 horas da cidade de Jackson, onde esperava há 20 anos no corredor da morte, um coquetel de três substâncias letais foi administrado intravenosamente no afro-americano de 42 anos. Poucos minutos depois, Davis foi declarado morto, justiçado por um crime que certamente não cometeu.

Continue lendo na CartaCapital

E no Opera Mundi: - UE lamenta execução de Troy Davis e pede fim da pena de morte.

EUA: imigrante ilegal é indenizada após dar a luz com algemas nos pés e nas mãos

O pesadelo de Juana Villegas começou em 2008, quando, após ser detida pela polícia de Nashville, Tennessee, sentiu as primeiras dores do parto. Grávida de nove meses, a imigrante ilegal mexicana foi levada para um hospital, mas precisou dar a luz algemadas pelos pés e pelas mãos. As informações são do Huffington Post.

Além disso, após o nascimento do pequeno Gael, Juana foi proibida de ficar com o bebê por três dias e de retirar o leite que produzia. Essa semana, três anos após o incidente, ela ganhou uma ação por danos morais e recebeu 200 mil dólares de indenização.


Continue lendo no Opera Mundi

Ataques aéreos da CIA no Paquistão matam crianças

Crianças são pelo menos 44% dos civis mortos nos sete anos de ataques aéreos não tripulados da inteligência estadunidense, a CIA, nas áreas tribais do Paquistão. A informação, que soma os números de fatalidades levantados através de relatos confiáveis, foi publicada pelo The Bureau of Investigative Journalism (TBIJ), organização inglesa de jornalismo investigativo parceira da brasileira Pública. Destes relatos reunidos, 168 crianças estão entre os 385 civis mortos nos voos que vitimaram de 2.309 a 2.880 pessoas. Ataque a civis é caracterizado pelo Protocolo Adicional I, de 1977, da Convenção de Genebra, como crime de guerra.

Os números variam de acordo com o levantamento das diferentes instituições, mas todos demonstram que a guerra ao terror atinge inocentes. O instituto americano de políticas públicas e pesquisa The New American Foundation afirma, numa apuração feita pela mídia, que mais de 2.500 pessoas foram mortas, 80% militantes, o que resultaria em 500 fatalidades. Em 2009, porém, Daniel Byman, da organização Brookings Institution, calculou que, para cada militante, por volta de 10 civis foram atingidos.


Continue lendo na Agência Carta Maior

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Nasser: Pressionar EUA é única alternativa dos palestinos

O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, deve fazer, nesta sexta-feira (23), um pedido de adesão às Organizações das Nações Unidas (ONU). A medida, que instauraria um Estado palestino, transformou-se numa forte pressão aos aliados Estados Unidos e a Israel. "Os palestinos estão sem alternativas, senão criar um fato novo na comunidade internacional", avalia Salem Nasser, doutor em Direito Internacional e professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Em entrevista a Terra Magazine, Nasser questiona o argumento israelense, de que o pedido atrapalha as negociações de paz. "Não tem negociação para ser atrapalhada e a parte responsável pela ausência de negociações são os israelitas", contesta. O especialista em Oriente Médio pondera, ainda, que a Autoridade Palestina tenta manter sua legitimidade diante da população.
- Colocando isso sobre o pano de fundo das revoltas árabes, os líderes se sentiram pressionados a tomar alguma ação. Ou então, como se diz num ditado em árabe, a navalha ia chegar na barba deles. Esse governo palestino precisava fazer alguma coisa que mostrasse que eles não estão parados.


Confira a entrevista no Terra Magazine

'Devemos lutar pela paridade de direitos', diz ativista palestino que defende Estado único

Para muitos governos, ONGs e ativistas pró-palestinos, essa votação pode representar uma vitória parcial e o início de uma grande pressão internacional. No entanto, diversas correntes defendem uma solução completamente diferente para o conflito: um estado único para israelenses e palestinos. Em entrevista ao Opera Mundi, Ali Abunimah, jornalista norte-americano de origem palestina e autor de 'One Country: A Bold Proposal to End the Israeli-Palestinian Conflict', explica como funcionaria a ideia de unir inimigos em torno de um só país. Abunimah é um dos fundadores da Electronic Intifada, uma publicação on-line sem fins lucrativos sobre o conflito israelo-palestino.  Para ele, o que há hoje já é um Estado único, comandado por judeus e que pratica um apartheid brutal contra os palestinos. A criação de um Estado com base nas fronteiras anteriores à Guerra dos Seis dias em 1967, para ele, transformaria o território palestino em um novo Bantustão - termo pejorativo usado pelos críticos do regime racista sul-africano para se referir aos Estados fictícios criados para os negros viverem em condições precárias. 


Leia a entrevista no Opera Mundi.

Alemanha proíbe organizações que protegem neonazistas e seus parentes

O governo da Alemanha determinou nesta quarta-feira (21/09) a proibição a qualquer tipo de ajuda ou apoio a neonazistas e suas famílias. A decisão é do ministro do Interior do país, Hans Peter Friedrich, que expediu a ordem depois de analisar conclusões de investigações policiais sobre a atuação do grupo Organização de Ajuda a Presos Políticos Nacionais e Parentes (cuja sigla, em alemão, é HNG).

“Não é aceitável que radicais de direita, que estão na prisão, tenham sua posições reforçadas no que se refere a atuar contra o Estado de Direito”, diz o comunicado oficial do Ministério do Interior da Alemanha.


Leia mais no Opera Mundi.

Recruta que denunciou estupro em quartel tem deficiência mental, diz psiquiatra

O deputado estadual Jeferson Fernandes (PT), apresenta nesta quarta-feira (21), na Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, um laudo médico atestando "retardo mental moderado" do soldado, de 19 anos, que alegou ter sido estuprado em um quartel do Exército em Santa Maria (RS). O caso aconteceu em maio passado, quando o recruta cumpria pena disciplinar em um alojamento do Parque Regional de Manutenção.
Em entrevista a Terra Magazine, o parlamentar chamou ainda de "absurda" a postura do Ministério Público Militar (MPM), que concluiu ausência de violência sexual no episódio, que envolveu, além da suposta vítima, quatro colegas de farda dela. O promotor Jorge César de Assis, da Procuradoria da Justiça Militar em Santa Maria, ofereceu denúncia contra os 5, incluindo o recruta que teria sido molestado, por "prática de atos de libidinagem", conduta enquadrada no artigo 235 do Código Penal Militar. Um sexto soldado, que estava de serviço no alojamento, foi denunciado também, já que teria visto parte dos atos e não tomou nenhuma iniciativa.
- É uma atrelamento total ao inquérito (instaurado pelo Exército). O inquérito, por si só, é uma peça parcial. Todo inquérito não ouve, muitas vezes, a tese do ofendido. Ele parte na maioria dos casos de uma opinião que aquela instituição tem sobre o que aconteceu. Eu não me surpreendi que o inquérito não apurasse nos detalhes o estupro. Agora, o Ministério Público, convenhamos. Ele tem plena liberdade de questionar, inclusive, os elementos do inquérito, de pedir novas diligências - criticou o deputado.


Continue lendo no Terra Magazine

Ainda sobre este assunto, leia também: - MPM afirma desconhecer laudo que atesta retardo de recruta.


Sobre este mesmo assunto, o Blogoleone já havia publicado:

15/07/2011: - Para militares, estupro em quartel de Santa Maria, foi "brincadeira" entre colegas;

27/08/2011: - Deputado aponta falhas na apuração de estupro em quartel.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Berlim: o Caribe é aqui

Já com os Piratas, a situação foi inteiramente outra. Seu barquinho virou uma caravela, sua propaganda amadora ganhou a simpatia até de quem não votava neles, descrita como bem humorada, inteligente e autêntica. Acabaram com 8,9% dos votos, e quase criaram um problema legal e inédito na eleição: tivessem mais votos, não teriam candidatos suficientes para preencher as cadeiras a que teriam direito. Piratearam votos de todos os partidos, sem exceção, até da CDU e do FDP, segundo as pesquisas. Têm agora 15 cadeiras em 152, praticamente 10%, o suficiente para provocar algumas marés.

Na verdade, os Piratas acabaram navegando de uma posição monotemática, a liberdade de expressão e o maior direito à privacidade na internet, em direção à incorporação de bandeiras à esquerda: acabar o imposto eclesiástico (“privatizemos as religiões”, dizia um cartaz), adoção de um salário mínimo (que não existe na Alemanha, e até o momento só a Linke abraçava essa causa do movimento sindical, inclusive o que apóia tradicionalmente o SPD), tornar gratuito o transporte público, causas ambientais e, para alegria do senador Suplicy, a adoção de uma renda mínima para os berlinenses.





Confira o texto completo na Agência Carta Maior

Cientista da Merck admite presença de vírus da AIDS, SV40 e câncer em suas vacinas(+ Video)

Por Natural News

Um dos mais proeminentes cientistas de vacinas na história desta indústria -um investigador dos Laboratórios Merck- fez uma gravação onde abertamente admite que produziram vacinas contaminadas com leucemia e vírus cancerígeno.

Em uma gravação de finais da década de 70 do século passado, onde aparece o Dr. Maurice Hilleman conversando com seus colegas, o cientista admite em meio a uma explosão de risos que com estas vacinas os Estados Unidos poderiam ganhar as olimpíadas na União Soviética (1980), porque os atletas russos estariam então "cheios de tumores", o que prova que eles sabiam que as vacinas causavam câncer em humanos.

Vejam o texto original em CUBADEBATE e uma tradução livre no blog NEBULOSA.DE.ORION

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

O PÊNDULO DA HISTÓRIA ESCAPA AO CONSERVADORISMO

Há uma travessia em curso no pêndulo da crise mundial. Sua  velocidade é crescente . A esquerda brasileira, as forças progressistas e o próprio governo devem apertar o passo para não se perderem na inútil batalha do dia anterior. Vive-se um deslocamento de forças e percepções para fora do centro de gravidade do conservadorismo mercadista.  O discernimento da sociedade já não cabe mais em velhos perímetros calcificados pela  ortodoxia.  O campo conservador  desidrata a ponto de regurgitar expoentes e agendas do centro político. Editoriais e o colunismo da chamada grande imprensa colidem diariamente com o seu próprio noticiário. O dispositivo midiático demotucano apregoa aquilo que a página seguinte evidencia ser a catástrofe em marcha na vida das nações. Por mais que se desvirtue a realidade o efeito espelho  percola   a formação das consciência, argui certezas e desacredita receitas. A agenda que  dobra a aposta na doutrina  neoliberal perde legitimidade na esteira de uma contradição insolúvel: as bases sociais mais amplas beneficiadas por esse modelo estão agora sendo pisoteadas por ele. A classe média europeia ou a norte-americana verga sob o peso brutal da instabilidade que devora o lastro econômico e a sua contrapartida subjetiva. A mudança é abrupta e truculenta. Se a esquerda não se credenciar, a extrema direita só ocupará o vácuo pela violência, a intolerância e a xenofobia. A 2ª feira foi particularmente pedagógica na exposição dessa nova moldura.  Nos EUA, o presidente Barack Obama  --um exemplo de centro expelido pelo estreitamento conservador-  demarcou seu campo na luta pela reeleição. E o fez afrontando o fiscalismo suicida que ancora a doutrina do Estado mínimo. 

Vejam o texto completo em CARTA MAIOR de 3ª feira,20/09/ 2011

‘História da região não depende da ONU’

"Depois de anos de pesquisas para meu livro Popular Resistance in Palestine conclui que as ações dos políticos nas Nações Unidas ou em outras esferas não é o mais significativo. O mais importante são as manifestações nas ruas. É assim que a história é modificada –por pessoas comuns. Os direitos civis nos Estados Unidos não foram alcançados pelos políticos. Acabar com a guerra no Vietnã não foi conseguido pelos políticos, mas apesar deles. Porque quando as pessoas querem, conseguem. E elas têm de querer o suficiente para passar para a ação. Por isso, não estou muito preocupado em ir à Onu. Estou mais interessado nas pessoas e na pressão dos palestinos sobre a Autoridade Palestina para que se faça a coisa certa. Sou um mobilizador quando escrevo e falo às pessoas, ainda que alguns o chamem isso de incitamento. É essencial que os povos desafiem seus políticos, sejam israelenses, palestinos, americanos ou brasileiros."


Confira a entrevista de Mazim Qumsiyeh, cientista e ativistas palestino, à CartaCapital.

'Exit', uma saída para os neo-nazistas alemães

O programa atende a membros de grupos radicais de direita, e já ressocializou 400.

De forma similar como são tratados os dependentes de drogas e álcool, na Alemanha existe um programa especializado em oferecer ajuda e alternativas de tratamento e re-inserção na sociedade para os nazistas que queiram libertar-se de suas atividades criminosas derivadas do fanatismo ideológico de supremacia racial, ódio aos estrangeiros e anti-semitismo pregados por Adolf Hitler.

Chama-se 'Exit' e sua sede em Berlim funciona -no anonimato- sob a fachada de um negócio de fotocopiadoras.

Vejam o texto original em EL TIEMPO ou uma tradução livre no blog NEBULOSA.DE.ORION

Karl Marx tinha razão

John Gray | BBC Mundo | 12-9-2011

Como efeito secundário da crise financeira, mais e mais pessoas estão percebendo que Karl Marx estava certo

O grande filósofo alemão do século XIX, economista e revolucionário, pensava que o capitalismo era radicalmente instável.

Tinha incorporada a tendência de produzir altas e baixas cada vez maiores e profundas e, a longo prazo, estava destinado a destruir-se a si mesmo.

Comprazia a Marx essa característica: estava seguro de que haveria uma revolução popular, a qual engendraria um sistema comunista que seria mais produtivo e muito mais humano.


Vejam o texto original em KAOSENLARED.NET e uma tradução livre no blog NEBULOSA.DE.ÓRION

domingo, 18 de setembro de 2011

Democracia e Capitalismo: Dois conceitos antagônicos

O sistema tem nos imposto seu vocabulário, vende-nos capitalismo por democracia, e obriga-nos a esquecer as coisas mais elementares para sustentar nossa vida. Devemos lutar contra isto.

Um dos assuntos mais importantes no desenvolvimento de uma luta de libertação tem a ver claramente com a linguagem que é utilizada. Os políticos tradicionais utilizam conceitos transcendentais para os povos, com fins puramente demagógicos, fenômeno que se repete e que passa de uma geração para outra da classe governante, isto em sua ânsia por continuar incrementando seu papel de gendarme da classe dominante.

Por essa razão é muito importante ressaltar a natureza dos conceitos, muitas vezes conhecidos pelos acadêmicos, mas que não transcendem os muros dos centros de conhecimento. Uma das palavras mais "manuseadas" pelas classes políticas tradicionais, guiadas pelo padrão projetado pelos EEUU há mais de 70 anos, é a "democracia"; fazem um festim deste vocábulo que encerra, desde a Grécia de Aristóteles uma só definição, muito simples: "o governo dos que são mais". Portanto, impuseram a idéia de que o capitalismo e a democracia são a mesma coisa, algo que a realidade nega constantemente. 

Vejam o texto original em KAOSENLARED e uma tradução livre no blog NEBULOSA.DE.ORION

Polícia prende no Pará irmãos acusados de assassinar casal extrativista


Os irmãos José Rodrigues e Lindon Jonhson, acusados do assassinato do casal de extrativistas José Cláudio e Maria do Espírito Santo Ribeiro da Silva, no dia 24 de maio deste ano, em Nova Ipixuna (PA), foram presos neste domingo (18) numa área de mata fechada a 52 quilômetros do município de Novo Repartimento, no sudeste do Pará.
A Secretaria de Segurança Pública do Pará informou que José Rodrigues e Lindon Jonhson estavam escondidos num barraco no meio do matagal. Armados, ainda tentaram fugir quando a área foi cercada pelos policiais.

Continue lendo no Blog da Amazônia