sábado, 26 de novembro de 2011

A ESQUERDA, A LIÇÃO ESPANHOLA E O PT



Em pleno colapso do neoliberalismo, a direita venceu as eleições na Espanha, no último domingo, não tanto por seus méritos e votos, mas pela rendição do PSOE aos mercados e o elevado nível de abstenção. O universo eleitoral do conservadorismo cresceu pouco mais de 600 mil votos em relação a 2008, já o PSOE perdeu 4,5 milhões de eleitores. A novidade, de fato, foi o avanço  das forças à esquerda, entre as quais destaca-se o movimento Esquerda Unida, que saltou de 2 para 11 deputados, com forte apoio dos 'indignados'. Para falar sobre essa travessia política, de cuja irradiação depende uma saída progressista para a crise européia, o correspondente de Carta Maior em Madrid, Oscar Guisoni, conversou com o coordenador geral da Izquierda Unida, Cayo Lara; leia nesta pág. Leia também a coluna da editora de Política,  Maria Inês Nassif, sobre o desafio de reconstrução do PT: como renovar um partido de esquerda pós a experiência do poder? Sobre o mesmo tema, publicamos ainda um artigo de Tarso Genro na edição deste fim de semana. 


(Carta Maior; Sábado; 26/11/ 2011)
 

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Livro sobre repressão política no campo pode servir à Comissão da Verdade

Uma das autoras, ao lado de Ana Carneiro, do livro Retrato da Repressão Política no Campo – Brasil 1962-1985 – Camponeses torturados, mortos e desaparecidos, a jornalista e antropóloga Marta Cioccari espera que a obra produzida possa servir de consulta para os integrantes da recém-criada Comissão da Verdade que vai analisar os casos de violação dos direitos humanos ocorridos entre 1946 e 1985. O livro tem como ponto de partida uma série de pesquisas desenvolvidas em todo o País dentro do projeto Memórias Camponesas e foi enriquecido por dezenas de entrevistas e material de arquivo da época. Acima de tudo, acabou por se transformar em um dos poucos “documentos” sobre o tema, já que os registros da violência contra os camponeses, em um ambiente onde a própria denúncia representava um risco, são bastante escassos.


Leia a entrevista na Agência Carta Maior

Greve geral contra cortes do governo paralisa transportes em Portugal

Milhares de trabalhadores aderiram nesta quinta-feira (24/11) a uma greve geral convocada pelas duas maiores centrais sindicais de Portugal contra as medidas de austeridade fiscal que o governo do país prometeu tomar para receber ajuda financeira da União Europeia e do FMI (Fundo Monetário Internacional).
A paralisação de funcionários públicos e privados foi sentida principalmente no transporte público. Na capital, Lisboa, e em cidades como Porto, os serviços de ônibus e metrô foram completamente paralisados. Nos aeroportos, dezenas de vôos foram cancelados pela companhia pública TAP e outras empresas, afetando cerca de 50 mil passageiros.
Também foram afetados o atendimento em hospitais e postos de saúde, que adiaram consultas e cirurgias programadas. Foram mantidos apenas os atendimentos de urgência.
Essa é a segunda greve geral convocada em Portugal em dois anos. Segundo a GTP (Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses) e a UGT (União Geral de Trabalhadores), que unem mais de um milhão de filiados em um país de 10,5 milhões de habitantes, a adesão à paralisação de hoje foi bastante superior à greve realizada em 2010, embora tenha sido pouco sentida no comércio e no setor privado como um todo.


Leia mais no Opera Mundi

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

El árabe, una lengua europea

A pesar de sus diez años de experiencia en la prensa, la periodista sueca de origen palestino Nadia Jebril nunca había tenido la ocasión de hablar árabe en el contexto de su profesión. Pero se le ocurrió la idea del programa “Rena rama arabiskan” (El árabe en todos sus estados), con la finalidad de determinar el lugar que ocupa el idioma árabe en Europa: en Suecia, Dinamarca, Gran Bretaña, Francia, Italia, Malta, España, Bosnia y por último, en el Líbano. “Queríamos realizar algo cuyo tema fuera el idioma árabe”, explica. “Pero la gente tan sólo hablaba del islam y de Oriente Próximo, como si hubiera que limitarse a los asuntos clásicos”. Y entonces pensó: “Entre nosotros hay muchos musulmanes y la mayoría hablan árabe. Pero aquí es donde vivimos. Y no se habla el mismo árabe que en Oriente Próximo, aquí se hacen mezclas”.

Leia a íntegra AQUI.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Novo chefe da Rota atuou em massacre do Carandiru

O governo Geraldo Alckmin (PSDB) nomeou um dos 116 acusados do massacre do Carandiru, em 1992, para comandar a Rota, espécie de tropa de elite da PM paulista.


A informação é de reportagem de André Caramante publicada na edição desta quarta-feira da Folha (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).

O tenente-coronel Salvador Modesto Madia, 48, substituirá o coronel reformado Paulo Telhada, que comandou a tropa de 2009 até a sexta passada, quando se aposentou.


Leia mais na Folha.com

Após denúncias, reitor da Universidade Federal de Rondônia renuncia ao cargo

O reitor da Unir (Universidade Federal de Rondônia), José Januário de Oliveira Amaral, apresentou ao ministro da Educação, Fernando Haddad, em Brasília, a renúncia ao cargo, segundo informações do MEC (Ministério da Educação). O pedido será encaminhado ao Palácio do Planalto e a exoneração deve ser publicada nos próximos dias no Diário Oficial da União.

A decisão fo tomada após uma série de denúncias de malversação e desvio de recursos que envolvem a Fundação Rio Madeira (Riomar), que serve de apoio à Unir. No dia 24 de outubro, a  Sesu (Secretaria de Educação Superior) constituiu uma comissão de auditores, integrada por representantes do próprio MEC e da CGU (Controladoria-Geral da União), para fazer um levantamento da situação e auditar as contas, tanto da Riomar quanto da Unir.

Leia mais no UOL Notícias.

Ágil com ministros, Gurgel analisa denúncia contra Aécio há 6 meses

Procurador-geral da República, Roberto Gurgel, ainda não se manifestou sobre denúncia de sonegação fiscal e ocultação de patrimônio contra o senador Aécio Neves (PSDB-MG) recebida em maio. Para um dos autores, clima político morno sem cobertura jornalística intensa influencia ritmo de decisões. Acusações contra Antonio Palocci e Orlando Silva foram examinadas em dias.

BRASÍLIA – Acionado por adversários do governo Dilma para que investigasse ministros acusados de corrupção, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, deu respostas rápidas em dois casos que terminaram em demissão. Diante de denúncias formuladas a partir de reportagens, Gurgel decidiu em alguns dias arquivá-las quando o alvo era Antonio Palocci e pedir ao Supremo Tribunal Federal (STF) abertura de inquérito contra Orlando Silva.

O procurador-geral não mostra a mesma agilidade, porém, num caso em que os papéis estão invertidos e aliados da presidenta Dilma Rousseff denunciam um opositor dela. Gurgel analisa há seis meses uma representação feita contra o senador Aécio Neves (PSDB-MG), a irmã dele, Andrea Neves da Cunha, e uma rádio de ambos, a Arco Iris. 

Vejam o texto completo em CARTA MAIOR

Denuncia que abortou por causa da violência policial no Occupy Seattle

Uma mulher grávida que foi atacada com spray de pimenta durante os protestos do Occupy Seattle denuncia que perdeu o bebê cinco dias depois por causa da violência exercida pela polícia. Jennifer Fox, de 19 anos, alega também que além de ser literalmente ensopada por spray de pimenta, a polícia a golpeou no estômago duas vezes. Afirma que um policial deu-lhe um chute e um outro a empurrou com a roda de sua bicicleta, enquanto dispersavam os manifestantes em 15 de novembro passado.


Vejam o texto original e o vídeo em PÚBLICO.ES ou uma tradução livre no blog NEBULOSA.DE.ORION

Violência contra as mulheres: um fenómeno multidimensional

A violência contra as mulheres é uma forma de discriminação e uma violação de direitos humanos, sendo que a sua persistência constitui um pesado retrocesso civilizacional. Tendo em conta que as suas manifestações são variadas e complexas, a resposta a este fenómeno terá que ser global, estratégica e exige o envolvimento de toda a sociedade.

Ao invés de constituir um conjunto de fenômenos isolados e facilmente repreensíveis pelo conjunto da sociedade, a violência contra as mulheres constitui uma realidade cultural que se fundamenta na relação estrutural de desigualdade que existe entre mulheres e homens.
A permanente repressão contra as mulheres visa, na realidade, perpetuar a sua menorização e constituir uma forma de controlo sobre o seu poder e a sua sexualidade.  

Vejam mais em ESQUERDA.NET

Homenagens a assassinos e torturadores no Chile não são mais aceitas

No Chile, a dor e as feridas causadas pela ditadura estão longe de fechar. Ainda mais quando diversas autoridades, inclusive algumas de dentro do governo de direita de Sebastián Piñera, insistem em olhar para o lado e fazer de conta que não aconteceu nada. 

Um exemplo desta situação foi protagonizado pelo próprio Piñera, pelo prefeito da acomodada e conservadora localidade de Providencia, o ex-coronel de Exército, Cristián Labbé, e seu ex-superior hierárquico, o brigadeiro reformado Miguel Krassnoff, acusado, este último, de delitos de lesa humanidade nos tempos em que Pinochet governava o país.

A indisposição cidadã começou na semana passada quando Labbé –reconhecido amigo do defunto ditador chileno- anunciou que faria uma homenagem à Krassnoff, o que foi valorizado e respaldado pelo palácio de La Moneda. A opinião pública levantou a voz por meio das redes sociais, pela qual Piñera se retratou alegando que uma colaboradora havia falado por ele. Sua mensagem foi via twitter e não de frente ao país como a situação merecia.





Continue lendo na Agência Carta Maior.

"Cenário político europeu é desolador"


Para o professor da Unb, esta ótica, alicerçada na competitividade e na produtividade, deve ser submetida a questionamentos.
- O importante é saber se vale a pena isso. Se é interessante que daqui a dez, 15 anos, um europeu tenha condições de vida próximas a de um trabalhador chinês, por exemplo. Se a China é o exemplo do futuro, então, esse sistema todo,construído durante mais de 100 anos, através das lutas sociais, perdeu o sentido.O preocupante é que, positivo ou negativo, a Europa e, depois da Segunda Guerra, os Estados Unidos, foram espelhos do ocidente. Se a classe média na Europa e nos Estados Unidos têm uma queda no seu nível de vida em nome de uma competitividade, isso, certamente vai ter impacto no resto do mundo.

Confira o texto no Terra Magazine.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Premiê Elio di Rupo apresenta renúncia e agrava crise política na Bélgica


O premiê belga Elio di Rupo, que recebeu a tarefa de formar um novo governo na Bélgica, apresentou nesta segunda-feira sua renúncia ao rei Alberto II, agravandoainda mais a crise políica que paralisa o país. O monarca, no entanto, ainda não se decidiu sobre a saída do líder socialista, e pediu que os partidos locais reflitam sobre a gravidade da situação no país.
 
Di Rupo apresentou sua renúncia após informar ao monarca sobre o "bloqueio das negociações orçamentárias, sociais e econômicas que deviam levar à formação de um novo governo", informou o Palácio de Laeken em nota oficial
 
O rei da Bélgica, no entanto, ainda não declarou se aceita ou não o pedido, acrescenta o comunicado. O monarca ressalta a "gravidade da situação atual" e lembra que prazos impostos pela União Europeia para a redução do déficit público exigem uma solução rápida para a crise política.


Confira mais no Opera Mundi

Relatório acusa paramilitares colombianos de violência sexual em massa

Os paramilitares das AUC (Autodefesas Unidas da Colômbia) usaram a violência sexual em todas as suas formas como arma durante ações militares no Caribe colombiano, entre 1997 e 2005, segundo um relatório apresentado nesta quinta-feira  (17/11) na "Semana da Memória", que lembra as atrocidades cometidas pelo grupo na Colômbia.

O documento - que conta com duas seções intituladas "Mulheres e guerra. Vítimas e resistentes no Caribe colombiano" e "Mulheres que fazem história. Terra, corpo e política" - foi apresentado em Bogotá peloGrupo Memória Histórica da Comissão Nacional de Reparação e Reconciliação (CNRR).

Este relatório é resultado do trabalho de um grupo de pesquisadores liderados pela analista política María Emma Wills, que coletou depoimentos nas regiões caribenhas de Montes de María e Magdalena, onde a violência sexual fez parte do horror dos massacres.





Leia mais no Opera Mundi

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Repressão made in USA: "Estão utilizando as armas sônicas contra manifestantes em várias cidades"

As forças policiais de Nova York utilizaram nesta quinta-feira armas sônicas contra os manifestantes do movimento Ocupar Wall Street, durante uma nova marcha onde foram detidas pelo menos 200 pessoas.



“Estão usando as armas sônicas contra manifestantes Occupy em várias cidades USA incluindo NY e Dallas", alertou a escritora Eva Golinger em seu twitter.
A também analista internacional acrescentou que Nova York "parece um estado policial", onde milhares de uniformizados antimotins rondam a cidade. A Agencia Efe, por outro lado, confirmou que pelo menos 200 pessoas foram detidas enquanto resistiam à repressão policial e em Los Angeles outros 50 foram presos quando protestavam dentro de um Banco que ocuparam pacificamente. 

Vejam o texto original em CONTRAINJERENCIA ou uma tradução livre no blog NEBULOSA.DE.ORION

Incrível mas verdadeiro: uma em cada três crianças da principal economia do mundo vive na pobreza

RT – Ainda que pareça incrível, quase uma em cada três crianças da principal economia do mundo, EEUU, vive sob o limiar da pobreza. É o que mostram os resultados do censo ianque publicado nessa quinta-feira, que indicam que o número de menores de idade nesta situação aumentou em um milhão no ano anterior. 

Viver  sob o limiar da pobreza nos EEUU, supõe ter recursos anuais menores que 22.314 dólares para uma família de quatro membros, uma categoria na qual entraram 15,7 milhões, frente aos 14,7 milhões de 2009. Quanto às crianças hispânicas, o estudo mostra que a taxa de pobreza para essa coletividade é de uns 32,3%.
O censo mostrou que a pobreza atual afetará toda a vida posterior dos menores: "As crianças que vivem na pobreza, em  especial as pequenas, são mais vulneráveis que seus iguais a ter dificuldades cognitivas e comportamentais, tem menos anos de educação e, na medida que crescem, experimentam mais anos de desemprego". 

Vejam o texto original em CONTRAINJERENCIA ou uma tradução livre no blog NEBULOSA.DE.ORION