sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

FHC não tem moral para falar de Amaury porque é réu por fraude na Privataria Tucana

O ex-presidente FHC tenta desqualificar o autor do livro "A Privataria Tucana", o premiado jornalista Amaury Ribeiro Jr., dizendo que ele é indiciado por quebra de sigilo (*). FHC acha que com isso desestimularia os outros a lerem o livro.

Mas o autor do livro não recorre só ao gogó para contar as roubalheiras na privataria de FHC e Serra,  ele usa farta documentação que pode ser facilmente confirmada a autenticidade.

Além disso, se qualquer indiciamento fosse critério para desqualificar uma pessoa, o que dizer do próprio FHC que é réu por fraude no edital de licitação na privataria da Vale? (quem é réu, ainda nao é culpado, mas está numa fase posterior ao indiciamento, quando um juiz já aceitou a denúncia, abrindo processo, por considerá-la suficientemente fundamentada para ir a julgamento).

 Vejam o texto completo no blog OS AMIGOS DO PRESIDENTE LULA

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Pior que a ditadura...

Enquanto os vereadores daqui decidem manter a homenagem a um assassino ditador na entrada da capital do principal território do império do PRBS, ao lado, no território anexo, as coisas se resolvem de outra maneira:

- Blogueiro que denunciou estupro envolvendo filho do diretor da RBS é encontrado morto, leia clicando aqui

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Polícia britânica testará laser que cegará manifestantes

Um laser que emite uma luz cegante capaz de afugentar manifestantes será testada pela polícia britânica supostamente para evitar que se repitam os saques e incêndios deste verão, afirmou o jornal britânico  The Telegraph.
A tecnologia impede temporariamente a visão de qualquer um que olhe para a fonte.

O fabricante, Photonic Security Systems com sede na Grã Bretanha, espera oferecer o artefato a companhias de navegação para dissuadir piratas. Aparatos similares já foram utilizados pelas tropas da Força Internacional de Assistência para a Segurança (ISAF) no Afeganistão para proteger as caravanas das tropas invasoras. 


Vejam o texto original em CUBADEBATE ou uma tradução livre no blog NEBULOSA.DE.ORION

O imperialismo inglês se manifesta

Quando os romanos atravessaram o Canal da Mancha para conquistar a ilha dos celtas (43 d.C.), esses na época considerados povos bárbaros, encontraram uma região de baixo nível civilizatório e de fácil dominação. Esta dominação se completou com a vinda do cristianismo, com uma nova proposta de salvação das almas, que até então estavam mergulhados em fantasias transcendentais que não satisfaziam seus questionamentos sobre o significado da vida. Com este domínio, a ilha de vários povos primitivos (de maneira sucinta), se consagrou como pertencente ao império Romano, por efeito, membro da comunidade européia, hoje conhecida com o nome de Reino Unido. 

Vejam o texto completo em AMERICA LATINA EM MOVIMENTO

Brasil é um dos cinco países que garantem saúde a imigrantes irregulares

Por ocasião do Dia Mundial dos Migrantes, a OIM (Organização Internacional de Migrações) informou nesta terça-feira (13/12) que Brasil, Argentina, Espanha, França e Portugal são os únicos países que garantem a imigrantes em situação irregular o acesso a seus serviços de saúde.




Mais no Opera Mundi

EEUU instala base de drones no sul da Líbia

Ao sul da cidade oásis de Katroun situada a mil quilometros de Trípoli no deserto do Saara, os ianques secundados pelos franceses já instalaram uma base de aviões espiões sem piloto -drones-, com os quais vigiam de perto os movimentos revolucionários ativos na região do Magreb árabe e o Sahel africano.
libia-mapa1A Líbia ocupada pela OTAN e Qatar converteu-se numa base militar de ameaça, desestabilização, espionagem e provocação contra os povos da Argélia, Tunísia, Egito, Nigéria, Chade, Mali, Sudão e Mauritânia. As forças líbias leais à Yamahiriya, as tribos tuaregues e toubou, o Exército nacional popular argelino são os principais objetivos da espionagem. De nenhuma maneira é certo que estes drones estejam destinados a controlar as quadrilhas terroristas da Al Qaeda que são uma força aliada deles na região. O Pentágono quer consolidar no poder os regimes pró-imperialistas da Líbia, Egito, Sudão, Tunísia e desestabilizar os de Mali, Argélia e Nigéria.

(Tomado de Resistencia Libia. Mais informação, em inglês em  http://www.ronpaulforums.com/entry.php?486-URGENT!-US-HAS-ATTACKED-IRAN-!-DAY-OF-INFAMY-!-and-also-attacked-SYRIA! )

 

No Pará, assentados sofrem pressões de grileiros e madeireiros


A estrada que liga o Trairão ao Projeto de Assentamento (PA) Areia foi aberta por madeireiros para escoar as toras via BR 163 e é riscada por diversas vicinais e ramificações ao longo do seu percurso. Em 2005, os colonos do assentamento ficaram ilhados por dois meses numa época de chuva incessante.
O sobrenome do Areia poderia ser Esquecimento. No assentamento, todas as roças são de subsistência. A luz veio só este ano e, desde que chegou, as contas de energia vêm com a cobrança da taxa de iluminação pública, embora não haja nenhum poste de luz na rua. O orelhão não funciona há mais de dois anos. A médica só aparece no posto de saúde uma vez por mês. Poucos se lembram da última vez que uma ambulância entrou lá.
Não há emprego para ninguém e as famílias vivem da aposentadoria dos mais velhos (quando têm), do Bolsa Família e da indústria ilegal da madeira, que chega a pagar 870 reais por mês para um trabalhador.

Confira no Terra Magazine.

O racismo à brasileira é o principal problema dos afrodescendentes

A discriminação racial atrelada á desigualdade social é uma constante dentro e fora dos territórios brasileiros

Maria Cláudia Santos, VOA

A luta pelo enfrentamento do “racismo à brasileira” é, inegavelmente, a principal pauta dos movimentos afrodescendentes no Brasil. A afirmação é do coordenador do Círculo da Juventude Afrodescendente das Américas, Richarles Martins, um dos participantes do evento internacional que discute, esta semana, no estado da Bahia, a situação dos povos de origem africana que vivem na Ibero-América.


Vejam mais em ZWELA ANGOLA

Emergência no Peru

Menos de cinco meses após o início de seu governo, o presidente do Peru, Ollanta Humala enfrenta uma crise com protestos contra grandes mineradoras na região de Cajamarca, no norte do país. Ele decretou estado de emergência, restringindo liberdades civis e políticas, e mudou 10 dos 17 ministros, inclusive o premiê - trocou o empresário Salomon Lerner pelo ex-militar Óscar Valdez, agora também um homem de negócios. A reforma sinaliza o endurecimento do presidente contra os movimentos sociais, que enfrentaram seu antecessor Alan García.
Há cerca de 200 conflitos em curso no Peru envolvendo organizações populares, grupos indígenas, organizações não-governamentais e grandes empresas, sobretudo nos setores de mineração, petróleo e infraestrutura. As disputas em Cajamarca ocorrem em torno de um projeto minerador de US$5 bilhões e são as mais importantes neste momento.


Leia mais no blog Todos os Fogos o Fogo

Que arquivos você anda baixando na internet?

O site youhavedownloaded.com sabe o que você andou baixando na internet. Duvida? Faça o teste: acesse a página e veja se não tem algo suspeito por ali. As chances são grandes que o site acerte, se você ou alguém na sua rede baixou arquivos piratas. O serviço já conta com registros de 50 milhões de IPs únicos que estiveram envolvidos em algum tipo de download ilegal nas últimas semanas.

O que o sistema faz é disponibilizar de forma pública aquilo que as empresas produtoras de filmes, jogos e programas já sabem há muito tempo: o destino exato para onde vai a pirataria online. Quando um usuário participa de uma rede de troca de arquivos P2P, informações como endereço de internet, horário, identificação do computador, dados do navegador e outras informações podem ser armazenadas e recuperadas.




Continue lendo no Código Fonte

Wikipedia ameaça 'desligar' serviço em inglês por lei antipirataria dos EUA

Jimmy Wales, cofundador da Wikipedia, ameaçou desligar a versão em inglês da Wikipedia como forma de protesto contra uma lei antipirataria discutida nos Estados Unidos. Chamada de Sopa (Stop Online Piracy Act ou Lei para Parar com a pirataria Online), o projeto ainda está em discussão, mas foi alvo de um recente postagem de Wales no fórum da Wikipedia nesta terça-feira (13).




Continue lendo no UOL Tecnologia

Milhares celebram retirada de tropas norte-americanas em Falluja


Iraquianos queimaram bandeiras dos Estados Unidos, agitaram cartazes e lotaram as ruas de Falluja, no oeste do Iraque, para celebrar a retirada das tropas norte-americanas do país.
Falluja, de maioria sunita, já foi reduto da al-Qaeda e registrou algumas das mais violentas batalhas em quase nove anos de guerra. Cerca de 3.000 moradores participaram de uma passeata levando cartazes com os dizeres "Falluja, cidade da resistência" e fotos de moradores mortos pelos ocupantes.

Confira a notícia da Reuters no G1

Diminui participação do governo federal nos gastos públicos em educação


Nos últimos 15 anos, diminuiu a participação do governo federal no gasto público em educação. Em 1995, a União era responsável por 23,8% dos investimentos na área, patamar que caiu para 19,7% em 2009. Já os municípios ampliaram a sua participação no financiamento de 27,9% para 39,1% no mesmo período. As informações fazem parte de um relatório sobre o tema divulgado hoje (14) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
A parcela estadual no total de investimento também caiu de 48,3% para 41,2%, considerando o mesmo período. O estudo do Ipea ressalta, entretanto, que os dados não significam que a aplicação de recursos em educação tenha diminuído, já que, em termos absolutos, houve aumento dos investimentos públicos em educação nas três esferas de governo.

Confira o restante do texto da Agência Brasil, disponível no UOL

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

MG: deputado petista insinua que revista foi usada por tucanos


O deputado estadual Rogério Correia (PT-MG) afirmou em nota nesta segunda-feira que a matéria de capa publicada pela revista Veja no último sábado levanta suspeitas de que a publicação tenha sido utilizada pelos tucanos como instrumento de ataque ao PT. A reportagem revelou o conteúdo de gravações telefônicas realizadas pela Polícia Federal com autorização da Justiça que comprovariam que o PT falsificou documentos com o intuito de denegrir adversários e enganar ministros do Supremo Tribunal Federal no caso do mensalão. Segundo a revista, a legenda em Minas Gerais, com o apoio da cúpula nacional, se aliou ao estelionatário Nilton Monteiro para realizar fraudes na Lista de Furnas, documento que acusava políticos da oposição de desvios em estatais no ano 2002.
A veiculação da matéria, diz Correia, "levanta suspeita e gera críticas de que a mesma foi utilizada pelos tucanos como instrumento para execução de uma velha estratégia política: 'A melhor defesa é o ataque'". Ele censura a revista por novamente colocar em dúvida a Lista de Furnas, já que, segundo o deputado, ela foi "periciada e considerada autêntica pela Polícia Federal".

Texto continua no Terra

Ataque de separatistas mata quatro soldados no Senegal


Pelo menos quatro soldados do exército do Senegal morreram nesta terça-feira (13/12) em um ataque cometido contra um acampamento militar por supostos membros do grupo separatista MFDC (Movimento das Forças Democráticas de Casamance).
 
Segundo informações da rádio RFM, citando fontes de segurança, o ataque ocorreu na localidade de Diattacounda, perto da cidade de Sedhiou, na região meridional do Senegal.
 
Além dos mortos, o incidente deixou um ferido, enquanto outros três soldados foram sequestrados pelos agressores e cerca de 20 estão desaparecidos.


Leia mais no Opera Mundi.

Radicais de extrema-direita judeus atacam base do exército israelense

Uma base do exército israelense fixada no norte da Cisjordânia foi atacada na madrugada desta terça-feira (13/12) por um grupo de 50 colonos e ativistas de extrema-direita. A informação foi confirmada pelas Forças Armadas do Estado judeu.

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu condenou os ataques, enquanto Tzipi Livni, líder da oposição, atribuiu ao governo parte da responsabilidade pelo ataque. “Todos os limites foram ultrapassados quando cidadãos israelenses atacam soldados da IDF (Forças Armadas de Israel) (...) Já pedi ao Ministro da Defesa para preparar um plano para cuidar dos rebeldes”, afirmou Netanyahu.

Livni, líder do Kadima, partido de centro-direita, condenou o ataque e disse que qualquer um que comete atos de violência contra o próprio exército faz isso motivado pelo atual clima de discórdia no Knesset (Parlamento de Israel). Para ela, Netanyahu prefere tratar o incidente como uma questão de reforço policial do que um tema ideológico, “já que ele se sente desconfortável ao confrontar seus aliados naturais”.




Leia mais no Opera Mundi

O primeiro milissegundo de uma explosão nuclear é a real face da morte atômica





A fascinante foto acima saiu de testes de explosão nuclear feitos em Nevada, nos EUA, em 1952. Ela é bem diferente de todas as explosões nucleares que você já viu porque é assim que ela é no primeiro milissegundo após a detonação. Parece uma caveira feita por Tim Burton.
É a face da morte um segundo antes de liberar toda sua destruição.

Confira no Gizmodo Brasil

Bandeira palestina é hasteada pela primeira vez na Unesco


A bandeira da Palestina foi hasteada nesta terça-feira (13) pela primeira vez em uma organização da ONU, a Unesco, em Paris, depois da admissão da Palestina nesta organização, ocorrida em 31 de outubro, apesar da oposição e de represálias dos Estados Unidos e de Israel.
O presidente palestino Mahmud Abbas estava presente na cerimônia solene, na qual o hino palestino foi ouvido, o que representa uma vitória diplomática e simbólica no caminho dos palestinos em sua luta para serem reconhecidos internacionalmente como Estado.

Em audiência, Chevron afirma que vazamento em Campos continua


Representantes da Chevron afirmam que o vazamento de óleo no Campo do Frade, na Bacia de Campos, no litoral Norte Fluminense, continua e não há previsão para controlá-lo. A informação foi confirmada durante uma audiência pública na segunda-feira (12), em Macaé, também no Norte Fluminense.
“As quantidades estão se mostrando cada vez menores na observação que é feita no fundo do mar. A expectativa é que haja um controle total da questão em algum tempo, no futuro. Não sei precisar (o tempo) porque essa quantidade ainda está em avaliação para saber exatamente como o óleo chegou à superfície”, afirmou o supervisor de meio ambiente da Chevron, Luiz Alberto Pimenta Borges.

Confira no G1

Japão lança satélite espião em foguete de fabricação nacional


O Japão lançou nesta segunda-feira com sucesso de seu centro espacial de Tanegashima (sudoeste) um satélite de vigilância em um foguete H-2A, em uma operação prevista para o domingo que teve que ser atrasada um dia por causa do mau tempo.
Segundo a Agência Aeroespacial japonesa (Jaxa), o foguete foi lançado às 10h21 (horário local, 23h21 de domingo em Brasília) e 20 minutos mais tarde o satélite se separou da plataforma de lançamento e entrou na rota prevista na altura adequada.
Trata-se do sétimo satélite dos serviços de inteligência que o Japão colocou em órbita, e seu desenvolvimento e lançamento tiveram um custo de 50 bilhões de ienes, segundo a edição digital do jornal "Asahi".


Leia mais na Folha.com

Canadá abandona Protocolo de Kyoto

O Canadá se retirou do Protocolo de Kyoto sobre a redução das emissões de gases do efeito estufa, declarou nesta segunda-feira o ministro canadense do Meio Ambiente, Peter Kent.

"Estamos invocando o direito legal do Canadá de abandonar formalmente (o Protocolo de) Kyoto", disse Kent após a conferência da ONU sobre o aquecimento global encerrada no domingo em Durban, África do Sul.




Confira a notícia da AFP no UOL Ciẽncia e Saúde

Cão faz vigília em frente a hospital desde que o dono morreu

Uma demonstração de fidelidade comove direção, funcionários, pacientes e visitantes do Hospital de Caridade de São Pedro do Sul, cidade localizada na região Central do Estado. Desde que seu dono morreu, há quatro meses, um cão transformou o pátio do estabelecimento de saúde em sua nova moradia.

A enfermeira Nair Matias conta que tudo teve início em agosto, quando a ambulância do Samu foi deslocada até a rua Coronel Scherer para socorrer um homem idoso que morava sozinho e passava mal. O cachorro do paciente seguiu o veículo até o hospital e nunca mais deixou o local. Na opinião da enfermeira, o cão ainda imagina que seu dono permanece hospitalizado.


Mais no Correio do Povo

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Emediato: “Silêncio da mídia com o livro do Amaury será rompido em breve”

Luiz Fernando Emediato, 59, está exultante. A privataria tucana, de Amaury Ribeiro Jr., lançado há uma semana por sua Geração Editorial, esgotou a primeira tiragem de 15 mil exemplares em 48 horas. Uma nova fornada de 30 mil está a caminho. Saudado com um silêncio ensurdecedor pela grande mídia, a obra faz uma devassa nos porões da venda do patrimônio público durante os dois governos de Fernando Henrique Cardoso (1995-2003). E mostra, com farta documentação, as idas e vindas de comissões, favorecimentos e propinas que fizeram a fortuna de poucos felizardos que gravitavam em torno do PSDB.

Ao mesmo tempo, a obra não pode ser acusada de estar a serviço do PT. A agremiação de Lula sai chamuscada do livro em pelo menos dois episódios: o grande acordo que acabou com a CPI do Banestado, em 2003, e o comportamento de alguns dirigentes, durante a campanha presidencial de Dilma Rousseff, em 2010.







Confira na Agência Carta Maior

EUA mantêm novos anticoncepcionais com drospirenona à venda


Após quase dez horas de discussão sobre a segurança dos anticoncepcionais que contêm o hormônio drospirenona, a FDA (agência norte-americana que regula fármacos e alimentos) decidiu que os benefícios da pílula superam os riscos para a população feminina em geral.
Dos 26 membros do comitê consultivo da FDA, 15 votaram a favor da manutenção dos contraceptivos no mercado. No entanto, a maioria (21) considerou que as atuais informações dadas aos consumidores não refletem os reais riscos dessas drogas.
Os consultores avaliaram que mais alertas devem ser incluídos na bula e que mais pesquisas são necessárias.


Vale conferir o restante da notícia e o infográfico na Folha.com

Matando o euro


Pode o euro ser salvo? Não faz muito tempo, disseram que o pior resultado possível seria um calote da Grécia. Agora, um desastre muito maior que isso parece altamente provável.
Embora os líderes da Europa insistam em que o problema são os gastos excessivos nos países devedores, o problema real está nos gastos insuficientes na Europa como um todo. E os esforços dos líderes, exigindo austeridade cada vez maior, vêm tendo um papel importante em agravar a situação.
Nos anos que antecederam a crise de 2008, a Europa, assim como a América, teve bancos descontrolados e acúmulo acelerado de dívida. Na Europa, porém, boa parte dos empréstimos foi feita entre países, com recursos da Alemanha fluindo para o sul. Eles eram vistos como de baixo risco: afinal, os destinatários operavam com o euro.

O texto de Paul Krugman, está disponível no blog do Luis Nassif

Proteste quer anular acordo do PNBL


A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) quer anular o Termo de Compromisso firmado entre Governo Federal e empresas de telecomunicações, que criou o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL). Ela acusa a iniciativa de prejudicar os cidadãos brasileiros, já que as condições dos planos oferecidos são “extremamente desvantajosas”.
Assinado em junho deste ano, o compromisso serve, principalmente, para popularizar a banda larga a curto prazo. Já que o Estado ainda não tem a estrutura para prover todo o País com acesso à Internet via sua estatal, a Telebrás, as operadoras tornaram-se parceiras, e se responsabilizaram pela tarefa.
A principal reclamação é quanto à qualidade dos planos: o tráfego de dados a que cada cliente terá direito é bastante limitado (300MB mensais) e falta garantia em relação à velocidade do acesso – teoricamente de 1 Mbps.

Confira no Computer World

Fórum debate política de empregabilidade de pessoas com deficiência


A Serasa Experian promove, na próxima terça-feira, 13 de dezembro, em São Paulo, o 25º Fórum Serasa Experian de Empregabilidade de Pessoas com Deficiência. O tema desta edição será a Atual Política do Ministério do Trabalho Referente à Empregabilidade de Pessoas com Deficiência.
Para palestrar sobre o assunto, a Serasa Experian convidou Fernanda Maria Pessoa di Cavalcanti, coordenadora nacional do projeto de inserção da pessoa com deficiência do Ministério do Trabalho e Emprego, auditora fiscal do trabalho, e assessora Técnica do DEFIT/SIT/TEM, de Brasília; além de José Carlos do Carmo, médico sanitarista e do Trabalho e Auditor Fiscal da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de São Paulo.