sábado, 24 de dezembro de 2011

Islamitas líbios deslocam-se para a Síria para "ajudar" a revolução

ABC entrevista um grupo de líbios vinculados ao ex-yihadista Belhadj que tinha viajado à Síria para "avaliar" os meios de apoio à insurgência.  

Milhares de mísseis portáteis sem controle na Líbia, denuncia The New York Times

Autoridades ianques manifestaram nesta sexta-feira preocupação pela situação de milhares de mísseis portáteis em mãos de centenas de milícias armadas na Líbia, denuncia nesta sexta-feira o jornal The New York Times.
O periódico cita funcionários que advertem que um grande número desses foguetes estão supostamente desaparecidos e é muito difícil contabilizar sua existência.
Equipes de investigadores trabalham na nação norte-africana para recolher esses artefatos que podem ser empregados contra aviões civis se caírem em mãos de grupos terroristas.
Atualmente está em marcha uma iniciativa de comprar equipamentos dos quais não existe um inventário preciso, indica o Times.
Não encontramos as bases de dados, nada, disse Nicholas A. Spignesi, um funcionário do Departamento de Estado que dirigiu essa ação na Líbia em novembro, acrescenta o jornal.

Vejam o texto original em CUBADEBATE ou uma tradução livre no blog NEBULOSA.DE.ORION

Os rebeldes sírios apoiados por Washington estão sob o comando de um "ex-terrorista" da Al-Qaeda

Explorando o mito da chamada "primavera árabe" e as intervenções da OTAN, tanto oficiais como secretas, Qatar trata de impor dirigentes islamitas onde quer que se lhe apresente a oportunidade.

A investigação que a Red Voltaire realizou no terreno confirma esta última interpretação[1]. Recolhemos testemunhos diretos dos ataques desses grupos armados. As testemunhas afirmam que o sotaque de alguns agressores ao falar a língua árabe os delata como iraquianos, jordanianos ou líbios, e inclusive pashtuns.


Nos últimos meses, diferentes diários árabes favoráveis à administração al-Assad mencionam a infiltração na Síria de 600 a 1.500 homens do Grupo islâmico Combatente na Líbia (GICL), rebatizado desde novembro de 2007 com a solicitação da Al-Qaeda na Líbia. No final de novembro, a imprensa líbia relatou a intenção da milícia de Zintan de prender Abdelhakim Belhaj, companheiro de armas de Osama bin Laden [2] e chefe histórico da Al-Qaeda na Líbia, convertido em governador militar de Trípoli por obra e graça da OTAN [3]. A intenção da prisão ocorreu no aeroporto de Trípoli no momento que Belhaj saía para a Turquia. Posteriormente, vários diários turcos  mencionaram a presença de Abdelhakim Belhaj na fronteira turco-síria.

Vejam o texto original em VOLTAIRENET.ORG ou uma tradução livre no blog NEBULOSA.DE.ORION

Nada contra o ministro Orlando

Sem nenhuma prova, apenas com a palavra de um ex presidiário  acusado de  desvios de recursos do Ministério do Esporte, a  revista Veja publicou uma reportagem acusando Orlando Silva de integrar um suposto esquema de desvio de verbas. A imprensa repercutiu o caso, a oposição explorou políticamente e Orlando caiu. O  deputado pelo PCdoB paulista Aldo Rebelo assumiu a pasta e pediu auditoria nos convênios com ONGs.

Vejam mais em REDE BRASIL ATUAL

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Experiência autogestionária numa cidade da Romênia

[Eles não são anarquistas, mas os habitantes da cidade de Limba, na Romênia, não esperam mais nada do governo. Colocaram as mãos sobre sua localidade e se ocupam dela, juntos.]
Em 2007, na cidade de Limba, na Romênia, o campanário da igreja, de 70 anos, estava a ponto de ruir. Os cidadãos fizeram uma lista do material necessário: madeiras, chapas, pregos. Eles igualmente organizaram uma coleta para pagar os artesãos contratados. E depois lhes ajudaram a preparar suas refeições. Depois disso, os cidadãos se deram conta de que precisavam de um caminho mais curto até as terras cultiváveis. O caminho acabava de frente a uma ravina sem ponte, o que os obrigava a fazer uma volta de três quilômetros para chegar aos campos de cultivo. As pessoas se reuniram num domingo. Eles já tinham recuperado o material do antigo CAP (Cooperativa Agrícola de Produção, unidade de produção paysanne da época comunista).
E em um dia construíram a ponte. Em 2011, os residentes se mobilizaram para ajudar uma mulher da vilaque estava entre a vida e a morte. Ela tinha problemas cardíacos, e sem dinheiro para pagar a operação necessária para sua sobrevivência. Ao apelo, de pronto, os cidadãos se reuniram para levantar 2500 euros em uma semana. Em abril, a doente finalmente foi operada e, hoje, está bem. Neste mesmo ano, as pessoas se sensibilizaram e enviaram 11 crianças de famílias pobres para uma colônia de férias por uma semana.   


Vejam o texto completo em A-Infos

Conexões Globais 2.0 no RS

Governador Tarso Genro realiza balanço de governo e lança Conexões Globais 2.0

Porto Alegre/RS - RS Urgente - Dando continuidade a uma prática que vem implementando desde o início de seu mandato, o governador Tarso Genro reuniu-se, ontem à noite, no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, com um grupo de jornalistas, blogueiros e representantes de movimentos sociais e da comunidade cultural. O encontro teve um duplo objetivo: Tarso fez um rápido balanço de seu primeiro ano de governo e lançou o Conexões Globais 2.0 – Festival Internacional de Cultura Livre, evento que será realizado em Porto Alegre de 25 a 28 de janeiro, dentro da programação do Fórum Social Temático Crise Capitalista, Justiça Social e Ambiental (24 a 28 de janeiro). Também participaram da conversa a secretária estadual de Comunicação e Inclusão Digital, Vera Spolidoro, e o secretário estadual da Cultura, Luiz Antonio de Assis Brasil. (...)
-Leia mais Clicando Aqui

CPI DA PRIVATARIA: AS SIRENES DO SILÊNCIO

"Passados 11 dias desde o lançamento de 'A privataria Tucana', de Amaury Ribeiro Jr,os colunistas de política da Folha --Clóvis Rossi, Fernando Rodrigues, Catanhede e Lo Prete--  mantém um pacto de silêncio e cumplicidade em relação às denúncias de corrupção ali reunidas. A omissão coletiva e deliberada diante do documento político mais explosivo dos últimos anos lança uma suspeita de parcialidade sobre tudo o que já escreveram ou possam escrever sobre o tema que agora evitam. Há casos em que o silêncio jornalístico grita mais do que as sirenes que pretende abafar. Esse é um deles. Como explicarão aos seus leitores a criação de uma CPI, cuja motivação lhes foi sonegada até o último minuto, a exemplo do que fez a Globo na campanha das 'Diretas Já' ,em 1984? Nesta 4ª feira,  o deputado Protógenes Queiróz protocolou o pedido de abertura de CPI sobre o tema, com 185 assinaturas. Reabrir a discussão sobre a alienação do patrimônio público, mas sobretudo, arguir as condições em que isso se deu, que restrições impôs à macroeconomic ado desenvolvimento e a quem beneficiou--  depende agora do PT e da base aliada do governo. Um bom começo seria indagar  os motivos que levaram 19 mandatados pelo PT a não assinarem o requerimento da CPI. Para facilitar o debate entre eles e seus eleitores, publicamos a lista com seus nomes e respectivos endereços eletrônicos no 'Blog das Frases'."
 

(Carta Maior;5ª feira; 22/12/ 2011)

O perfeito imbecil politicamente incorreto


No Brasil, é aquele sujeito que se sente no direito de ir contra as idéias mais progressistas e civilizadas possíveis em nome de uma pretensa independência de opinião. Saiba como reconhecê-lo.

Por Cynara Menezes


Em 1996, três jornalistas –entre eles o filho do Nobel de Literatura Mario Vargas Llosa, Álvaro –lançaram com estardalhaço o “Manual do Perfeito Idiota Latino-Americano”. Com suas críticas às idéias de esquerda, o livro se tornaria uma espécie de bíblia do pensamento conservador no continente. Vivia-se o auge do deus mercado e a obra tinha pcomo alvo o pensamento de esquerda, o protecionismo econômico e a crença no Estado como agente da justiça social. Quinze anos e duas crises econômicas mundiais depois, vemos quem de fato era o perfeito idiota.

Vejam o texto completo em PATRIA LATINA

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

São Paulo também terá sua Comissão da Verdade


A Assembleia Legislativa de São Paulo criou um grupo para investigar os crimes da ditadura militar no Estado e fornecer informações à Comissão Nacional da Verdade.
A comissão será composta por cinco deputados estaduais e terá dois anos para apresentar um relatório sobre casos de torturas, mortes e desaparecimentos de militantes que se opuseram ao regime.
Devem ser convocados a depor ex-presos políticos e agentes que atuaram em órgãos da repressão, como a Oban (Operação Bandeirante) e o Dops (Departamento de Ordem Política e Social).


Leia mais na Folha.com

Britânicos pedem explicações ao Uruguai sobre proibição a navios das Malvinas

O embaixador do Reino unido no Uruguai, Patrick Mullee, pediu uma entrevista com o chanceler uruguaio, Luis Almagro. O objetivo da conversa é tratar da negativa à entrada de navios britânicos com bandeiras das Ilhas Malvinas no porto de Montevidéu. 

Porta-vozes da diplomacia britânica afirmaram em entrevista ao jornal uruguaio El País que está sendo discutida "de forma urgente com as autoridades uruguaias o significado" do anúncio feito ontem. 

A questão também é acompanhada pela embaixada da Espanha no Uruguai, uma vez que vários barcos pesqueiros que usam a bandeira das Ilhas Malvinas são de propriedade de empresários espanhóis.

Na quinta-feira, o presidente uruguaio, José Mujica, ordenou que se impedisse que embarcações pesqueiras britânicas vindas do arquipélago, cuja soberania é reivindicada pela Argentina, atracassem em seu país. Ele afirma cumprir acordo feito no ano passado durante encontro da Unasul (União das Nações Sul-americanas).




Cotinue lendo no Opera Mundi

Brasil completa um ano de desrespeito à Corte da OEA sobre Guerrilha do Araguaia

Esta semana, vestindo uma camiseta com a foto dos irmãos mortos e desaparecidos, onde se lia a frase "A única luta que se perde é a que se abandona", Laura foi mais uma vez para as ruas cobrar do Estado brasileiro o direito de enterrar seus entes queridos. Ao lado de outros familiares de vítimas da ditadura militar e ex-presos políticos, Laura Petit participou de um ato pelo cumprimento da sentença da Corte Interamericana de Direitos Humanos da OEA condenando o Brasil a reparar as famílias dos mortos da Guerrilha do Araguaia. Nesta quarta-feira, dia 14 de dezembro, venceu o prazo para que o país cumprisse os doze pontos da sentença, mas praticamente nada saiu do papel até hoje.

Entre as determinações da Corte da Organização dos Estados Americanos estão a investigação e punição dos responsáveis pelas torturas, homicídios e desaparecimentos forçados durante a Guerrilha do Araguaia; a identificação e entrega dos restos mortais dos desaparecidos aos familiares; o acesso, sistematização e publicação de documentos sobre a guerrilha em poder do Estado; e a implementação de programas de educação em direitos humanos permanentes dentro das Forças Armadas. A sentença diz ainda a Lei de Anistia de 1979 está em desacordo com a jurisdição internacional de direitos humanos, pois impede que perpetradores da ditadura sejam julgados, e que o Brasil deveria alterar sua legislação para permitir sua punição.




Confira o texto completo na Agência Carta Maior

Gás lacrimogêneo fabricado no Brasil é usado para reprimir protestos no Bahrein

Imagens divulgadas nesta sexta-feira (16/12) nas redes sociais denunciam o uso de gás lacrimogêneo fabricado no Brasil durante a repressão aos protestos que seguem há dez meses contra o governo do Bahrein.



.
.


Leia mais no Opera Mundi


Imagens com crédito para Zajil Delmon no Twitter. 

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Casos de crianças assassinadas chocam os argentinos


Nos últimos dois meses, uma série de assassinatos de crianças comoveu a sociedade argentina, que acompanha com espanto os detalhes da investigação de cada um dos casos.
É difícil ligar a televisão sem se inteirar de alguma novidade do "caso Nicole", do "caso Tomás" ou do "caso Gastón", para citar apenas três dos crimes que colocaram em foco a violência contra crianças.
Os assassinatos não têm relação entre vi e cada um tem um contexto próprio, mas a criminologista María Laura Quiñones Urquiza disse à BBC que todos têm algo em comum: as vítimas foram assassinadas "corpo a corpo" (por asfixiamento, golpes ou facadas), sem o uso de armas de fogo.
Para a especialista, isto mostra que os agressores viam essas crianças como "coisas" sobre as quais descarregaram sua violência, aproveitando sua supremacia física e a vulnerabilidade de suas vítimas.
Outra característica presente na maioria desses crimes é que o assassino atuou por vingança contra os pais das vítimas.


"Ordem Jedi" é escolhida como religião por mais de 15 mil tchecos

A "Ordem Jedi", organização fictícia da saga cinematográfica "Star Wars", foi escolhida como religião por mais de 15 mil pessoas na República Tcheca, como mostra censo realizado em 2011 no país. De acordo com o site CzechPosition, a maioria dos fanáticos está na capital, Praga.




Continua na Antena UOL

Reitor expulsa seis alunos da USP por ocupação em 2010


O reitor da USP, João Grandino Rodas, expulsou seis alunos da universidade sob acusação de terem ocupado salas do Coseas (Coordenadoria de Assistência Social) em março de 2010.
A expulsão foi publicada neste sábado nas páginas do "Diário Oficial" de São Paulo, após processo administrativo disciplinar movido pelo Coseas contra os alunos.
Segundo o despacho do reitor Rodas, foram desligados da universidade dois alunos da ECA (Escola de Comunicação e Artes) e quatro alunos da FFLCH (Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas).
Ao todo treze alunos foram processados; cinco foram absolvidos por falta de provas e outros dois foram julgados culpados, mas não fazem mais parte da universidade.
Os alunos foram punidos por uma suposta participação na invasão do bloco da sala da assistência social, localizado no Bloco G da universidade, feito por um grupo de alunos moradores do Crusp que reivindicavam, entre outras coisas, a melhoria nas condições de moradia e o aumento do número de vagas no conjunto residencial da universidade.


Continue lendo na Folha.com

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Código Florestal votado pelo Senado significa retrocesso de duas décadas

O Comitê em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável, endereçou uma carta aos deputados e deputadas que foi distribuída na manhã do dia 13-12-2011, antes da reunião de líderes da Câmara dos Deputados.

Para o Comitê, "o texto votado pelo Senado significa retrocesso de duas décadas na política ambiental brasileira, pois mantém conteúdo injusto e contrário aos interesses da sociedade brasileira, legalizando grande parte das atividades agropecuárias irregularmente instaladas em áreas ambientalmente importantes e sem trazer novos mecanismos para evitar desmatamentos futuros".
Clique aqui para ler a íntegra da carta.

domingo, 18 de dezembro de 2011

Instituto de Cosmologia Relatividade e Astrofísica lança revista eletrônica de cosmologia e cultura.


Mistura de ciências
A revista eletrônica será mensal e abordará a cosmologia e a cultura.
Cultura e cosmologia são os principais temas da nova revista Cosmos e Contexto, publicação eletrônica que está sendo lançada hoje (15/12) pelo Instituto de Cosmologia Relatividade e Astrofísica (ICRA) do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF).

Vejam mais em CIÊNCIA HOJE-SBPC