quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Entrevista com Marcello Musto, politólogo e filósofo italiano. O fantasma de Marx remexe Wall Street e o mundo

Oliverio Comte
Punto Final
Quando em 1989 os adivinhos do neo-liberalismo anunciavam com júbilo o fim da história e o triunfo definitivo do capitalismo, jamais imaginaram que 19 anos mais tarde, o fantasma de Karl Marx percorreria o coração de Wall Street e dos principais centros de reprodução da usura mundial, invocado por eles mesmos.
Hoje, com o crescente desespero, buscam na obra do proscrito Marx, as chaves para a compreender a magnitude da crise atual do capitalismo, que desde 2008 sacode a economia global. Buscam uma saída cosmética - que assegure os interesses do capital - no contexto de uma crise multifacética que inclui os setores econômico, financeiro, alimentar, energético e ambiental. 


Paralelamente, um grupo de intelectuais de diversas partes do mundo, agrupados na Fundação Internacional Marx Engels (IMES), trabalha há anos numa tarefa longamente inconclusa: realizar uma edição integral e científica da obra de Marx e Friedrich Engels. A publicação das obras completas de ambos pensadores, iniciou-se em 1920 na ex-URSS, iniciativa conhecida como Projeto MEGA por suas siglas em alemão. Nele participaram intelectuais soviéticos e alemães, mas sucumbiu por causa dos expurgos stalinistas e o auge do nazismo na Alemanha. Em 1975 foi reiniciado como MEGA 2, que teve a mesma sorte com o o fim da URSS e dos socialismos reais em 1989. 
 
Vejam o texto completo em Rebelion.org ou uma tradução livre no blog NEBULOSA.DE.ÓRION

Nenhum comentário: