quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Clube Militar abre queixa-crime contra Silvio Tendler e manifestação é convocada


O cineasta Silvio Tendler, conhecido pelos filmes "Os Anos JK – Uma trajetória política", "Jango", "Glauber o Filme – Labirinto do Brasil", entre outros, prestará depoimento na 5ª Delegacia de Polícia do Rio de Janeiro, no centro da cidade, às 14h desta quarta-feira (19). Tendler foi intimado por "constrangimento ilegal qualificado", de acordo com ofício recebido em sua residência na última sexta-feira (14). O advogado de Tendler, porém, ainda não teve acesso aos autos e não sabe quais são as denúncias.
Tendler, neste domingo (16) publicou nas redes sociais uma "Carta Aberta"endereçada ao delegado que cuida do caso. 
A queixa-crime foi feita pelo presidente do Clube Militar, General Ex Renato César Tibau da Costa. Segundo ele, Tendler organizou manifestações contra as comemorações pelo aniversário da Ditadura, realizadas em 29 de março, no mesmo Clube Militar. 
 
Familiares e amigos de Tendler estão organizando, via redes sociais, um ato de solidariedade em frente à delegacia, quando se iniciar o depoimento. "O objetivo é mobilizar estudantes, advogados e quem mais quiser comparecer, em solidariedade ao Silvio", afirma Ana Rosa Tendler, filha do cineasta.


Leia mais no blog do Bob Fernandes.

Nenhum comentário: