sábado, 4 de fevereiro de 2012

Líder dos PM-bandidos da Bahia é filiado ao PSDB Leia mais em: O Esquerdopata: Líder dos PM-bandidos da Bahia é filiado ao PSDB

O Conversa Afiada reproduz texto de amigo navegante baiano, vítima dos amotinados:


Desde a terça-feira feira, que as ruas de Salvador e das principais cidades do interior da Bahia começaram a esvaziar, tomadas pelo medo que assusta a população por conta da greve de parte dos policiais militares do estado.
O motim é fruto da “revolta” de apenas uma associação de praças da PM, entre as quase 30 que existem no estado. Esta minoria foi às ruas e está acampada na Assembléia Legislativa da Bahia. O que chama a atenção é que em vez de faixas e gritos de ordem, eles usam armas, apontam-nas para cima, ameaçam e amedrontam a população, usam o seu “poder de armados” (porque isso não é polícia) para fechar avenidas e gerar pânico.

Vejam mais no blog O ESQUERDOPATA

Petrobras anuncia descoberta de petróleo na Amazônia

A Petrobras anunciou descoberta de uma nova
acumulação de óleo e gás na Bacia do Solimões,
no Bloco SOL-T-171, no Amazonas

A Petrobras anunciou descoberta de uma nova acumulação de óleo e gás na Bacia do Solimões, no Bloco SOL-T-171, no Amazonas. Segundo a estatal, testes realizados indicaram capacidade de produção diária de 1.400 barris de óleo de boa qualidade (41º API) e 45 mil metros cúbicos de gás.

Vejam  mais em CORREIO DO BRASIL

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Lula é escolhido vencedor do prêmo “International Four Freedoms Award 2012”

A fundação holandesa Roosevelt Stichting anunciou nesta terça-feira (1º) que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi selecionado como vencedor do International Four Freedoms Award 2012 (em português, “Prêmio Internacional das Quatro Liberdades 2012).

A homenagem é concedida desde 1982 a pessoas e instituições que se engajaram para proteger a liberdade usando instrumentos pacíficos. A expressão “Quatro Liberdades” se refere a um discurso proferido em 1941 no Congresso Americano por Franklin Roosevelt. Na ocasião, o presidente dos EUA disse que um mundo seguro necessitava de quatro tipos de liberdade: de opinião e expressão, de culto, liberdade das privações e liberdade dos temores.
 
Vejam mais no blog OS AMIGOS DO PRESIDENTE LULA

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Damasco, um atalho para Teerã

O fato é que um ataque à Síria, em nome de mais uma “ação humanitária”, se constituirá na provocação perfeita para forçar o Irã a dar um passo em falso, precipitando uma justificada resposta do Ocidente e de seus aliados. Na última semana, membros do autodenominado Exército da Síria Livre teriam capturado sete iranianos integrantes da Guarda Revolucionária, atuando no país em apoio à repressão armada conduzida pelo governo local. A se confirmar como autêntica, essa informação mostra o quanto o regime dos aiatolás estaria disposto a se envolver para preservar a ditadura de Al-Assad.




Confira o texto completo no sítio da revista CartaCapital

Esta bala do futuro corrige sua própria trajetória





O que é esta trilha fantasmagórica na foto? Uma bala, voando e fazendo seu próprio caminho para atingir um alvo distante. Isso é ficção científica — com 4 polegadas, e lançada pelo cano de uma arma.
A bala guiada foi criada no Sandia National Laboratories, um laboratório de armas mantido pelo Departamento de Energia dos EUA e pela Lockheed Martin. Por lá, mentes brilhantes produziram este projétil, que corrige sua própria trajetória até trinta vezes por segundo por mais de 3 mil metros para atingir um alvo marcado com um laser, no melhor estilo de um míssil. Vento? Temperatura? A rotação da terra? Nada disso será um problema para essas balas, que mudam os dados navegacionais por meio de um sensor interno.

Leia mais no Gizmodo Brasil.

Cartas revelam novas facetas do escritor argentino Julio Cortázar


A Victoria Ocampo ele comenta, com habitual bom humor, que por uma provável "deformação profissional" costuma "recordar melhor a letra que o rosto ou a voz de muitos amigos distantes".
À irmã pede, com firme delicadeza, que não seja tão dura ao julgá-lo sobre sua permanência na França e que "não deixe passar demasiado tempo sem mandar pelo menos duas linhas".
À mulher, carinhosamente chamada de "funguinho felpudo", informa com entusiasmo que regou as plantas e que, devido aos muitos afazeres em Paris, corre "o risco de perder oito quilos".
Essas são apenas três das mil facetas de Julio Cortázar (1914-1984) que emergem da publicação do milhar de cartas reunido pela Alfaguara.
Organizadas em cinco tomos, as missivas do escritor argentino nascido na Bélgica chegam às livrarias da América hispânica, Espanha e EUA em 1º de fevereiro (primeiros três volumes) e abril. Não há previsão do lançamento da obra em português.


Continue lendo na Folha.com .

Atenas dará vale-refeição para combater desnutrição entre estudantes


O Ministério da Educação grego vai distribuir entre os alunos vales-refeição para almoços gratuitos devido aos crescentes casos de desnutrição em escolas, principalmente nos bairros mais atingidos pela crise econômica e o desemprego, informou nesta terça-feira a agência pública "AMNA".
O primeiro passo do projeto, que começará na próxima semana, será a distribuição dos tíquetes em 18 escolas de bairros populares na região de Ática. Depois, serão atendidas as famílias cuja situação econômica seja mais grave, explicou a vice-ministra de Educação, Evi Christofilopoulou.


Mais na Folha.com

Governo autoriza contratação temporária de mais de 3 mil professores universitários


 
Decisão foi publicada no Diário Oficial da União de segunda-feira (30).

O Ministério do Planejamento autorizou a contratação de 3.059 professores para atuarem no Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), que tem como objetivo ampliar o acesso e a permanência na educação superior.

Vejam mais em JORNAL DA CIÊNCIA-SBPC

Brasil contabiliza mais de 180 pedidos de patentes em nanobiotecnologia

Estudo divulgado nesta semana pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) apontou que entre 2000 e 2008 foram contabilizados 186 pedidos de patentes publicados no Brasil em nanobiotecnologia. 

Vejam mais em JORNAL DA CIÊNCIA-SBPC

Davos, a democracia e o capitalismo de Estado

Mauro Santayana
Nos corredores do encontro de Davos, de acordo com matéria de O Globo, empresários latino-americanos expressaram os temores de que “o capitalismo de Estado” represente um risco para democracia em nosso continente. Para entrar no assunto, convém saber o que, para esses senhores, é democracia,  capitalismo e Estado.  

Vejam o texto completo no JORNAL DO BRASIL

Autoridades iraquianas executaram 34 pessoas num só dia

26 de Janeiro de 2012
UN News Centre
Fonte: Uruknet
Navi Pillay, do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, afirma em comunicado à imprensa que a 19 de Janeiro, apenas em um dia, as autoridades iraquianas executaram 34 pessoas, entre elas duas mulheres. No comunicado refere-se também não haver nenhum relatório a dar conta de ter sido perdoada qualquer pessoa que estivesse no corredor da morte, mas haver muitos documentos a demonstrar possíveis confissões obtidas sob tortura.
Nos últimos dois meses, pelo menos 63 pessoas condenadas à morte foram executadas no Iraque.
www.uruknet.info?p=85122 


Vejam também em TRIBUNALIRAQUE.INFO

Fechem Guantanamo




Vejam em TRIBUNALIRAQUE.INFO(26.01.2012)

E vejam também CLOSE GUANTANAMO

A CUBA QUE DILMA VISITA

Emir Sader
Assim que Fidel e seus companheiros tomaram o poder e o governo dos EUA acentuou suas articulações para tratar de derrubar o novo poder, a grande burguesia cubana e uma parte da classe média alta foram se refugiar em Miami. Bastava esperar que mais um governo rebelde capitulasse diante das pressões norte-americanas ou fosse irremediavelmente derrubado. Afinal, nenhum governo latinoamericano rebelde tinha conseguido sobreviver. Poucos anos antes Getulio Vargas tinha se suicidado e Peron tinha abandonado o governo. Os dois governos da Guatemala que tinham ousado colocar em prática uma reforma agrária contra a United Fruis – hoje reciclada no nome para Chiquita -, sofreram um violento golpe militar. 


Vejam o texto completo em PATRIA LATINA

Presidente da OAB, que organiza “marcha contra corrupção” é acusado de receber R$ 1,5 mi em salário ilegal

O presidente nacional da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Ophir Filgueiras Cavalcante Júnior, aparece constantemente nas cameras de TVs discursando contra a corrupção, ou entregando documentos contra políticos no STF, pede impeachment de prefeito, e também foi um dos idealizadores  da "Marcha contra a corrupção" em setembro deste ano.No entanto,  notícia publicado na Folha deste domingo, mostra que Ophir Filgueiras, também tem laços e participa da corrupção que ele diz combater.

Presidente da OAB é acusado de receber R$ 1,5 mi em salário ilegal

Ação pede retorno de licença remunerada paga pelo Pará por 13 anos

Vejam mais no blog OS AMIGOS DO PRESIDENTE LULA

*DILMA DESPACHA UM TORPEDO CONTRA A HIPOCRISIA CONSERVADORA :

"Nós começaremos a conversar sobre direitos humanos em Guantánamo.Não é possível usar direitos humanos como uma arma política e ideológica". (Presidenta Dilma, 3ª feira, 31-01,em Havana)


(Carta Maior; 3ª feira; 31/01/ 2012)

Lei na Holanda vai criminalizar provedores que permitem acesso a sites de pirataria


O governo da Holanda pretende criar uma lei que permite a criminalização de provedores de serviços de internet que permitem acesso a sites de compartilhamento de arquivos, como o Pirate Bay. O projeto de lei, no entanto, não vai criar penas para usuários desses sites. As informações são da “Reuters”.
Segundo o porta-voz do Ministério da Justiça da Holanda, Wiebe Alkema, a legislação do país seria alterada para entrar em acordo com uma decisão judicial recente, que determinou ao Ziggo, provedor holandês de internet, o bloqueio de acesso ao Pirate Bay. O Pirate Bay, segundo a corte, deve ser bloqueado por permitir que filmes e músicas protegidas por direitos autorais sejam compartilhados.


Continue lendo no UOL Tecnologia

Você achava que SOPA e PIPA eram ruins? Conheça o ACTA, acordo internacional que promete limitar a internet


Recentemente os projetos de lei antipirataria SOPA e PIPA, que dariam a criadores de conteúdo um poder absurdo sobre a internet, entraram na pauta do mundo inteiro depois que diversos sites fizeram blecautes em protesto. Porém, uma ameaça mais insidiosa está se espalhando, de maneira menos barulhenta: é o ACTA (Anti-Counterfeiting Trade Agreement), que quer implementar propostas semelhantes às da SOPA e PIPA no mundo inteiro.
Foi legal ver o mundo inteiro se juntar à luta do pessoal dos EUA contra uma lei que tinha várias propostas muito erradas. Mas no fim das contas a SOPA e PIPA, mesmo podendo afetar sites de todo o mundo, eram leis americanas. Ninguém teria direito a usar tais leis fora dos EUA, fora da jurisdição americana.
O ACTA, no entanto, é um acordo internacional: ele estipula duras regras sobre direitos autorais, e se preocupa apenas com os detentores de copyright, cujos abusos não serão coibidos. Há pouco que usuários e consumidores podem fazer contra ele, e não só na internet: o foco do ACTA é a pirataria digital, mas cobre também a pirataria física.
Em seu ponto mais polêmico, o ACTA explica o que provedores de acesso e a polícia devem fazer para “prevenir” e impedir a pirataria, envolvendo até mesmo desconexão forçada de quem piratear pela terceira vez. Isto, obviamente, significa que seu provedor teria que monitorar tudo o que você faz na internet. Lá se vão a privacidade e a liberdade na rede.

Leia mais, e confira o vídeo, no Gizmodo Brasil
Ainda sobre esse assunto, veja também:

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

'Acordo secreto' entre Israel e Brasil?


'Meu apelo é urgente'

A jornalista brasileira Baby Siqueira Abrão, correspondente internacional radicada atualmente em Ramallah (Palestina-Cisjordânia), que integrou o grupo Comunicação Digital no FST, enviou-nos, via e-mail, uma grave denúncia seguida de um veemente apelo visando a articulação de uma mobilização para que se tenha acesso aos termos de um suposto 'acordo secreto' assinado pelo então ministro Nelson Jobim e seu colega israelense. O objetivo de tal 'acordo' seria a venda por Israel ao Brasil não só de armas, mas também de uma suposta 'tecnologia de segurança'. (...)
CLIQUE AQUI para ler mais.

Diálogos sobre o tempo

Ana Freitas* e Mario Novello** //
Este trabalho consiste em um diálogo entre a artista plástica Ana Freitas e o cosmólogo Mario Novello, na tentativa de produzir uma imagem que represente e seja fiel ao conceito de espaço-tempo da física moderna. O que salta aos olhos é  a dificuldade de se encontrar uma imagem capaz de simbolizar no imaginário do artista um conceito científico.

Vejam mais em COSMOS E CONTEXTO

domingo, 29 de janeiro de 2012

Visão além do alcance

O maior e mais potente telescópio do mundo será construído a 3 mil metros de atitude, no deserto do Atacama (Chile). Com o equipamento, pesquisadores esperam obter imagens diretas de exoplanetas e observar o surgimento e a expansão do universo.
Por: Sofia Moutinho
 Cerro Armazones; por enquanto, apenas um entre tantos montes do árido deserto do Atacama, no Chile, resumido a uma esburacada estrada de terra e alguns aparelhos meteorológicos. Mas, em 2020, o local vai abrigar o maior telescópio ótico do mundo, o Extremely Large Telescope (ELT).
  O supertelescópio terá um espelho de 40 metros de diâmetro, que vai coletar luz dos objetos mais apagados e distantes do universo. Confira como será o seu funcionamento (clique para ampliar). (imagem: ESO)
O ambicioso projeto do Observatório Europeu do Sul (ESO), organização astronômica formada por 14 países – e, quem sabe, em breve, pelo Brasil – inclui um espelho de 40 metros de diâmetro, maior que o de qualquer outro telescópio em operação ou mesmo em planejamento, como o   TMT (sigla de Thirty Meter Telescope), que será instalado no Havaí, com recursos de Estados Unidos, Canadá, China e Índia. 
Vejam mais detalhes em CIÊNCIA HOJE

FSM/Porto Alegre/2012: O PASSO SEGUINTE DA HISTÓRIA E AS LINHAS DE PASSAGEM


"O passo seguinte da história não virá da maquiagem verde do capitalismo, nem de miragens dissociadas das potencialidades e circunstancias do presente. O maior desafio é superar o déficit de democracia que sanciona a ganância do dinheiro sobre a economia, a natureza e a subjetividade.  A principal urgência: colocar todo o sistema financeiro sob o controle do interesse público. O novo sujeito histórico consiste em unir o interesse comum  em defesa do bem comum: as fontes da vida na Terra, a dignidade humana, a plena realização das potencialidades do indivíduo em nosso tempo. 'Pinheirinho' não é um ponto fora da curva: a lógica dominante não tem mais nada a oferecer exceto 'Sofrimento e Dor'. A São Paulo tucana é a conexão mais avançada do capitalismo brasileiro com a saturação da ordem mundial. As eleições municipais deste ano na capital paulista não se resumem à mera troca de alcaide: elas confrontam duas lógicas diante da crise. Uma, disposta a superar as raízes do colapso em que vivemos, cujo limbo mais exposto é a desordenada ruína dos gigantescos conglomerados urbanos; a outra, decidida a impedir a mudança decretando a reintegração de posse sobre cada centímetro de cidadania conquistado pelos que vivem na soleira da porta, do lado de fora da cidade e da democracia."

(Carta Maior; Domingo; 29/01/ 2012)

A senhora que soltou os cães da ganância

O passado não existe. A Sra. Thatcher ignora que nasceu em Grantham, uma pequena cidade no nordeste da Inglaterra, onde jovem atrás do balcão cuidou do mercado de seu pai, o Sr. Alfred Roberts, um comerciante de classe média e prefeito da cidade, imbuído do metódico rigor aplicado à política municipal, na contabilidade das empresas e da educação severa de sua filha. Margaret Hilda Roberts aprendeu na loja da família desde a infância que a humanidade é apenas uma clientela e está dividida em duas: alguns clientes são sérios, honestos e trabalhadores, permitindo-lhes pagar a compra a crédito, enquanto outros seu pai  teve que fiarles porque passavam o dia no bar à espera do Estado resolver-lhes os problemas com subsídios e outras coisas, até que ele teve que se retirar de crédito para reduzir suas perdas.




Confira o texto sobre a Sra. Thatcher, no El País, ou na tradução do Google

A Amazônia, segundo um morto e um fugitivo


Dois homens denunciaram a quatro órgãos federais e dois estaduais uma milionária operação criminosa que rouba ipê de dentro de áreas de preservação da floresta amazônica, no Pará. Depois da denúncia, um foi assassinado – e o outro foge pelo Brasil com a família, sem nenhuma proteção do governo. A partir do relato desses dois homens, é possível unir a Amazônia dos bárbaros à floresta dos nobres



Confira a coluna de Eliane Brum, na Época (via @sergioleo