sábado, 24 de março de 2012

Blu-ray: o fim está próximo


O avanço das mídias digitais e dos serviços P2P estão fazendo com que os filmes em mídias físicas sigam o mesmo caminho dos CDs de áudio, caindo em utilização até entrarem na obscuridade.
Um bom exemplo disso foi a falência da Blockbuster em 2010, que era simplesmente a maior rede de locação de filmes do mundo. Com a queda da gigante, muitas locadoras menores correram para preencher o espaço, mas muitas delas estão passando por dificuldades e seguindo o mesmo caminho. Da mesma forma que as antigas lojas de CDs de música tiveram que se reinventar, passando a vender eletrônicos, instrumentos musicais e outros produtos para continuarem no mercado, o mesmo acontecerá com estas locadoras: apenas as que conseguirem se reinventar continuarão no mercado.
Apesar de tudo isso, a situação dos DVDs não é tão ruim quanto a de um outro formato, tecnicamente mais avançado, mas que chegou depois ao mercado: o Blu-ray.

Confira no Hardware.com.br

Acampamento 'ensina racismo' na África do Sul

O documentário "Afrikaner Blood" (Sangue Africâner, em português), das holandesas Elles van Gelder e Ilvy Njiokiktjien, ganhou o primeiro prêmio do concurso World Press Photo 2012 na categoria multimídia. O vídeo mostra adolescentes sul-africanos brancos que vão para um acampamento de verão organizado por um grupo racista de extrema-direita.

De acordo com as produtoras do documentário, o grupo Kommandokorps está ensinando garotos africâneres a "evitar a visão de Nelson Mandela de uma nação arco-íris multicultural".




Continue lendo a notícia da BBC, disponível no UOL

sexta-feira, 23 de março de 2012

Elzita espera seu filho

A pernambucana Elzita Cruz é uma senhora de 97 anos. Como boa parte das pessoas de idade, Elzita reluta em mudar de casa ou de trocar o número de seu telefone. Contudo, seu comportamento não é motivado apenas em função da idade. Elzita aguarda até hoje o retorno de seu filho Fernando, desaparecido na época da ditadura militar (1964-1985). O caso de Elzita é apenas mais um exemplo de inúmeras mães que perderam seus filhos, de crianças que ficaram órfãs e de viúvos e viúvas do regime discricionário brasileiro.




Leia mais no blog do Juremir Machado da Silva

A sangrenta estrada para Damasco: A guerra da tripla aliança contra um Estado soberano

Há uma clara e esmagadora evidência de que o levantamento para o derrube do presidente Assad, da Síria, é uma violenta tomada de poder conduzida por combatentes apoiados no estrangeiro que mataram e feriram milhares de soldados, polícias e civis partidários do governo sírio, bem como a sua oposição pacífica.

Vejam o texto completo em VOLTAIREnet.org

quarta-feira, 21 de março de 2012

Provedores de internet nos EUA irão punir usuários que baixam material pirata


Uma tentativa mais forte de bloquear a pirataria online nos Estados Unidos está para ser iniciada: um acordo entre a RIAA e vários provedores passará a monitorar as conexões dos usuários, identificando - e punindo - aqueles que baixam conteúdo protegido por direitos autorais sem autorização.
acordo não é exatamente novo, mas o início prático deve se dar no segundo semestre. Desde que foi apresentado em junho do ano passado até agora os provedores estão implementando as mudanças técnicas necessárias. Entre os ISPs participantes estão AT&T, Cablevision, Comcast, Time Warner Cable e Verizon.

Continue no Hardware.com.br

Serra trabalha para evitar que CPI da Privataria seja instalada antes das eleições

A CPI da PrivatariaTucana se transformou, no Congresso, em moeda de troca entre parlamentares da base de apoio ao governo e oposicionistas. A constatação é do deputado Protógenes Queiroz (PCdoB-SP), autor do pedido para a instalação das investigações sobre desvios bilionários ocorridos durante o processo de privatização das principais empresas públicas brasileiras, no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC). Setores mais conservadores da Casa têm feito “uma ação pesada para postergar a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI)”, disse o parlamentar, em entrevista exclusiva ao Correio do Brasil, na manhã desta segunda-feira.




Continue lendo no Correio do Brasil

Para Serra, assinatura de Serra equivale a nada


Como na sina de Prometeu, José Serra está acorrentado a um suplício. Assumido em 2004 e desonrado em 2006, o compromisso de permanecer na prefeitura até o fim do mandato bica-lhe o fígado com a renitência de uma águia de mitologia grega.
Serra assinara o fatídico documento durante sabatina organizada pela Folha em 14 de setembro de 2004. Dali a dois anos, em 2006, deu o assinado por não rubricado e foi à sorte dos votos na campanha para governador.
Devolvido pelas circunstâncias às querelas municipais, Serra apresenta-se novamente como candidato a prefeito. Numa entrevista radiofônica, foi reinquirido sobre o rompimento do compromisso. Sua emenda piorou o soneto:
“Eu não assinei nada em cartório. Isso é folclore. Houve um debate, uma entrevista. O pessoal perguntou: ‘Se o senhor for eleito prefeito vai sair para se candidatar à Presidência?’ Eu disse que não. ‘Então assina aqui.’ Eu assinei um papelzinho. Não era nada…”

Há mais no blog do Josias de Souza

A extrema direita e os atentados na França

Mauro Santayana 
A polícia francesa se encontrava, na noite de ontem, mobilizada a fim de identificar o homem que matou quatro pessoas, entre elas três crianças,  e feriu outras, em uma escola judaica de Toulouse. Houve, tanto na França como em Israel, preocupação em culpar os demônios do momento, ou seja, os terroristas muçulmanos. Antes de qualquer manifestação das testemunhas, os meios de comunicação e os porta-vozes oficiais quiseram culpar os islamitas. Coube aos próprios policiais  relacionar o atentado contra a escola judaica de Toulouse à morte de dois paraquedistas franceses, e graves ferimentos em dois outros, na mesma região, nestes mesmos dias, e de forma semelhante.


Vejam mais no JORNAL DO BRASIL

terça-feira, 20 de março de 2012

Da utopia à revolta, da indignação à revolução

por Miguel Urbano Rodrigues
Este início do século XXI será recordado como uma das épocas mais trágicas e belas da História da Humanidade. Mas as atuais gerações, quando comentam os efeitos da crise mundial que hoje atinge a quase totalidade dos povos e meditam sobre a onda de barbárie que varre o planeta, são empurradas para conclusões pessimistas. O que captam do tempo histórico em movimento é sobretudo o lado mais sombrio. 

Vejam mais em PATRIA LATINA

James Petras: a Síria não é uma luta entre democratas e autoritários

Síria - Direitos nacionais e imperialismo


Efraín Chury Iribarne entrevista James Petras, que afirma que a Síria “não é uma luta entre democratas e autoritários, é uma luta entre duas variações de autoritarismo”.
Chury: Muito bem, e o que fazemos a partir deste momento é simplesmente te dar a palavra. Estou te escutando...
Petras: Comecemos com as eleições na Rússia onde o candidato Putin ganhou por 2/3 dos votos, com 65% da votação e com uma participação de 64% do eleitorado, que é 30% mais do que os que votam nas eleições americanas.  

Vejam mais em PATRIA LATINA

segunda-feira, 19 de março de 2012

A cada ano há 3 mil mortes no trabalho, diz sindicalista

Quase 3 mil pessoas morrem por ano em acidentes de trabalho no Brasil e a maior parte das vítimas são jovens entre 25 e 29 anos. O alerta é do coordenador nacional do Fórum Sindical dos Trabalhadores, José Augusto da Silva Filho, que ontem participou de ­audiência pública da ­Comissão de Direitos Humanos (CDH) sobre a segurança dos trabalhadores brasileiros. 




O texto completo está no blog do Luís Nassif

O massacre no Afeganistão não foi loucura

Robert Fisk
Parece que enlouqueceu, anunciaram jornalistas. Será? Querem que acreditemos nisso? Claro, se estivesse completamente louco, nosso sargento teria matado 16 de seus companheiros norte-americanos. Teria assassinado seus camaradas e depois ateado fogo aos corpos. Mas ele não matou norte-americanos; escolheu matar afegãos. Houve uma escolha. Por que, então, matou afegãos? Há uma pista interessante que não apareceu nos noticiários. O artigo é de Robert Fisk.